ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 27/05/21

O Catar anunciou nesta quarta-feira uma ajuda de 500 milhões de dólares para a reconstrução da Faixa de Gaza, bombardeada durante o recente conflito entre Israel e o movimento islamita Hamas no poder no enclave palestino. O ministro das Relações Exteriores do país anunciou, via Twitter, que o Catar vai apoiar “os irmãos na Palestina para alcançar uma solução justa e duradoura mediante o estabelecimento de um Estado independente". 254 palestinos morreram pelos ataques israelenses na Faixa de Gaza, e em Israel o lançamento de foguetes do enclave matou 12 pessoas. Um cessar-fogo entrou em vigor na sexta-feira.

O PAPA FRANCISCO fez uma brincadeira com um grupo de brasileiros nesta quarta-feira ao final de sua audiência geral no Vaticano, segundo informações da agência italiana Ansa. Ao caminhar pelo pátio de San Damaso, o pontífice foi abordado pelo padre JOÃO PAULO SOUTO VICTOR, de Campina Grande na Paraíba, que pediu orações para seus conterrâneos. O padre disse: "Santo padre, reze por nós, brasileiros". Sorrindo, FRANCISCO respondeu com piada: "Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração".

Os Estados Unidos apoiam uma solução negociada para a crise política na Venezuela, mas manterão a pressão sobre o governo de NICOLÁS MADURO até que haja eleições livres e justas no país. A declaração é do principal assessor do presidente JOE BIDEN para a América Latina. JUAN GONZÁLEZ, diretor para o Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional de BIDEN, enfatizou que Washington não deixará de exercer pressão sobre Caracas até que eleições transparentes sejam realizadas. GONZÁLEZ reiterou que Biden não reconhece a autoridade de Maduro por considerar sua reeleição em 2018 ilegítima e vê o líder da oposição JUAN GUAIDÓ como presidente interino da Venezuela.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quarta-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que amplia a lista de doenças a serem investigadas no teste do pezinho feito no Sistema Único de Saúde. A lei entrará em vigor um ano após publicação no "Diário Oficial da União". O teste do pezinho faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal e é feito nos primeiros dias de vida do bebê. No teste, é coletada uma amostra de sangue do pé da criança, daí o nome do exame. A Lei inclui no exame, por exemplo, toxoplasmose congênita e atrofia medular espinhal.

Um novo lote com 629 mil 460 doses da vacina Pfizer contra a covid-19 desembarcou no final da tarde desta quarta-feira no aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. É a quinta remessa do imunizante desde o final de abril, que será entregue para distribuição ao Ministério da Saúde. A previsão é que 200 milhões de doses sejam entregues este ano, o que permitirá a vacinação de 100 milhões de brasileiros, já que o imunizante requer duas doses. A entrega faz parte de um acordo firmado em 19 de março que prevê a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao país até o final do terceiro trimestre deste ano.

A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira a convocação de nove governadores, um ex-governador e uma vice-governadora para prestarem depoimento na comissão. A Comissão também aprovou nesta quarta-feira a reconvocação do ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, do ex-chefe da pasta, EDUARDO PAZUELLO. A convocação de governadores é uma reivindicação principalmente dos senadores governistas na CPI. Eles alegam que a comissão deve investigar supostos casos de corrupção nos estados envolvendo recursos para combate à pandemia. Entre os convocados estão o governador catarinense CARLOS MOISÉS. A vice, DANIELA REIHNER também será chamada pela CPI da Covid.

O Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira, uma série de projetos para apreciação da Assembleia Legislativa. Entre as propostas estão a criação do SC Mais Renda, que é um auxílio emergencial para famílias catarinenses, a destinação de 100 milhões ao enfrentamento à estiagem, uma alteração na Constituição do Estado para facilitar a transferência de recursos para os municípios e a chamada PEC da Inovação, que incentiva o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica. Na avaliação do presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL, a boa relação entre os Poderes foi importante na construção dos projetos. A tendência é e aprovação de todos as matérias.

O Governo do Estado confirmou nesta quarta-feira que todo o efetivo das forças de segurança e servidores do sistema prisional e socioeducativo de Santa Catarina serão vacinados contra a Covid-19. Seguindo a ampliação dos grupos prioritários, os profissionais que atuam no sistema prisional e socioeducativo, incluindo as unidades e sedes administrativas, também serão todos vacinados a partir desta quinta-feira. Os servidores deverão observar os locais e horários de vacinação de acordo com as regras dos municípios onde estão lotados em suas funções. Para receber a imunização, o servidor deve procurar o local de imunização na cidade onde está atuando com documento comprovando o vínculo.

Santa Catarina criou 11 mil 127 empregos formais, com carteira assinada, em abril. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia. O número representa a diferença entre as 103 mil e 72 contratações e as 91 mil 945 demissões feitas no período. Este foi o quarto mês seguido, no ano, com saldo positivo na abertura de vagas de trabalho. O setor de serviços liderou a geração de empregos no Estado em abril, com saldo positivo de cinco mil 170 vagas. A indústria abriu duas mil 635 vagas. O resultado catarinense foi o terceiro melhor do Brasil em abril.

Começa vacinação contra Covid para servidores da educação. Conforme GILBERTO ZÁTERA – Supervisor Regional de Educação de São Lourenço do Oeste, a partir de hoje até o fim de junho, todos deverão receber o imunizante. Conforme ele, os professores e demais trabalhadores do setor foram informados e a organização se deu juntando secretarias municipais da educação e diretores de escolas de todas as redes: municipal, estadual, privada e ensino superior. Pelo levantamento realizado, só ficaram de fora os motoristas, mas isso não quer dizer que não irão tomar a vacina. A classificação geral tem 13 grupos e o primeiro será os funcionários das Apaes.

Quem atende creches de zero a 3 anos é o grupo imediatamente a seguir na vacinação contra coronavírus. Em terceiro aparecem professores de crianças de 4 a 6 anos, até chegar aqueles que desempenham atividades remotas. Cedup Campo Erê teve um aluno contaminado. Por precaução, toda turma desse colega precisou ser dispensada por uma semana, oportunidade que foi aproveitada para desinfecção do ambiente. Na Escola Básica São Bernardino teve sintomas de professores, alunos e um estagiário. Igualmente, por 7 dias o grupo foi dispensado. A Vigilância Sanitária acompanhou o quadro de saúde de todos. GILBERTO ZÁTERA torce para que segunda-feira as aulas voltem presenciais.

Vacinação de profissionais da educação contra coronavírus deve começar em 31 de maio. A informação é da diretora da Escola de Educação Básica Raul Pompéia, de Campo Erê - MÁRCIA BUFFON. Afirma que recebeu muito bem a notícia, embora na visão dela devesse ter iniciado ainda antes da volta das aulas ao presencial. Num primeiro momento recebem o imunizante profissionais envolvidos com a educação especial, depois quem trabalha nas creches, e então os professores da rede estadual básica. Mesmo ainda sem data definida, se o cronograma for seguido, a diretora fala que até a metade de junho a primeira dose da vacina deve chegar a todos.

Aproximadamente 73 profissionais da E.E.B Raul Pompéia devem ser imunizados. A diretora da escola estadual de Campo Erê - MÁRCIA BUFFON, informa que a vacina não será somente para professores. O documento recebido do Estado define que todos os profissionais que convivem diariamente nas instituições de ensino serão imunizados. No levantamento feito pela Secretaria de Saúde, através do departamento de educação municipal, entre os 73 profissionais da Raul Pompéia são incluídos servidores, merendeiras, equipe pedagógica e motoristas.

Vacinação contra coronavírus é liberada para professores e profissionais da educação. O responsável pela pasta em São Lourenço do Oeste - ALEX TARDETTI, define essa chegada como antes tarde do que nunca. No ano passado as aulas tiveram que ser suspensas, e mesmo nesse ano muitos professores estavam com medo de voltar às escolas. Para que ocorresse o retorno, em 2020 foi elaborado um protocolo de segurança e as aulas voltaram a acontecer, intercaladas com o modo remoto, no dia oito de fevereiro. Ele considera correto que inicie logo a imunização de quem está em contato com tantas crianças e jovens do município.

São mais de 300 profissionais relacionados à educação em São Lourenço do Oeste. O secretário de educação - ALEX TARDETTI, informa que foi feito um cadastro com todos os professores do município para saber quantas doses seria necessário. Agora se iniciou uma nova inscrição para a segunda fase, para quem não entrou na primeira, quem trabalha na Secretaria Municipal de educação, Gerência Regional e motoristas do transporte escolar. As doses para esses profissionais devem chegar a partir do mês que vem, imunizando um total de mais de 300 profissionais.

DMER de Santa Terezinha do Progresso faz melhorias em volta de aviários. Conforme o responsável pelo Departamento Municipal de Estradas e Rodagem - DÉCIO KETERMAN, a ação foi realizada para melhorar o acesso para o carregamento dos frangos. Foram feitos cascalhamentos em volta dos aviários e melhorias nas estradas e pátios para os caminhões manobrarem. Os acessos das propriedades também receberam melhorias, pois segundo DÉCIO, em muitos lugares o caminhão quase não conseguia chegar.

Produtores recebem parte do trabalho como incentivo da prefeitura. No total a administração de Santa Terezinha disponibiliza dez horas-máquina para cada agricultor. DÉCIO KETERMAN explica que há casos em que só isso é suficiente, mas na maioria é pouco que o produtor precisa tirar do bolso. Segundo o secretário do DMER, os aviários onde o trabalho foi feito são na maioria antigos, e espalhados por todo o município. A prefeitura ajuda também a preparar o solo caso o produtor queira instalar uma nova estrutura.

Obra de calçamento no Bairro Mello está em fase de conclusão. Quem anuncia é o vice-prefeito de Campo Erê - JUCEMAR DE MELLO. A estrada que passa pela Rua Minas Gerais e parte da Nereu Ramos, deve ser entregue na próxima semana. O vice fala que já foi passado o rolo compactador, mas a terra seca atrapalha a qualidade do serviço. Por isso, vai esperar a chuva prevista para o final de semana, passar com o rolo novamente e entregar o calçamento com qualidade. ROQUE anuncia que na próxima semana devem chegar emendas parlamentares importantes a Campo Erê, que já foram confirmadas e serão usadas em ainda mais obras.

Vice-Prefeito de Campo Erê agradece ajuda nos melhoramentos na cidade. JUCEMAR DE MELLO, que também responde pela Secretaria da Cidade, observou que novas calçadas estão sendo feitas, melhorando a visão do município. ROQUE pede que a população tenha mais atenção com os terrenos baldios, fazendo limpeza e impedindo que acumule lixo e mato. Conforme ele, essa ação ainda ajuda a diminuir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Anuncia ainda que está organizando a vinda do programa “Adote Uma Lixeira” para Campo Erê. Explica que isso vai ajudar a deixar a cidade mais limpa, unindo prefeitura e munícipes.

Deputado cita trajetos importantes da nossa região, que necessitam de investimentos. MAURO DE NADAL sabe que existem muitas reivindicações de usuários da SC 305, que liga Campo Erê a São Lourenço do Oeste. Outro trajeto que seguidamente apresenta buracos é a 160 Campo Erê a Pinhalzinho. Ele cita também a estrada que une Palma Sola ao Paraná. De acordo com o governador CARLOS MOISÉS, as rodovias que já tem projeto de engenharia, terão obras licitadas ainda esse ano. As que ainda não tem projeto terão que passar por esse processo para que se faça licitação das obras até o ano que vem.

Policiais militares recebem medalhas de mérito. Ainda em comemoração aos 186 anos da Polícia Militar de Santa Catarina, houve a entrega de Medalhas de Mérito por Tempo de Serviço, na sede da 5ª Companhia de Polícia Militar de São Lourenço do Oeste nesta semana. A honraria é concedida ao policial que tenha completado cada decênio de tempo de serviço, 10, 20 ou 30 anos, e ainda que nesse período tenha prestado bons serviços nas funções desempenhadas. As medalhas são concedidas pelo Governo do Estado, por indicação do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina. Na comarca de São Lourenço do Oeste, receberam as medalhas: CABO ANDRÉ SAVIO e Cabo EDSON GONÇALVES, de São Lourenço do Oeste; Soldado ISMAEL DE ALMEIDA, de Quilombo e Soldado ADAMUS FERREIRA, de Santiago do Sul.

GLOBO-MANCHETES-QUINTA-27.05.21-MÁRCIA

Jovem é presa em flagrante por tráfico de droga. Ontem a Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron), prendeu uma jovem de 18 anos por tráfico de drogas e corrupção de menores. A prisão aconteceu em São Lourenço do Oeste. Ela estava com aproximadamente 83 gramas de cocaína, o que renderia mais de 80 porções, além de 146 gramas de maconha, que daria cerca de 150 baseados. Junto com a jovem estava também, e atuava, uma adolescente menor de idade, que relatou que a droga apreendida seria destinada à venda para usuários de um bairro de São Lourenço. Após interrogada, a jovem de 18 anos foi encaminhada para o presídio feminino de Chapecó. Já a adolescente responderá por ato infracional e foi liberada após a presença de responsável legal.

Casal positivado com Covid-19 pratica assalto e acaba preso. Eles foram detidos depois de praticar um assalto na tarde de ontem numa loja no centro da cidade de Pato Branco. A Polícia Militar foi acionada, iniciaram as buscas, localizaram o casal e recuperaram todos os objetos subtraídos. Conforme a PM, durante a abordagem a equipe foi informada de que os detidos estariam positivados com Covid-19. Os dois foram encaminhados para os procedimentos juntamente com os celulares recuperados. Eles responderão pelos crimes de roubo, com pena prevista de reclusão de 4 a 10 anos, e multa, também por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa com pena prevista a detenção de 1 mês a 1 ano e multa.

Famílias realizam velório de vítimas de acidente de trânsito em Itapiranga. Os corpos foram liberados somente na madrugada de hoje. O corpo de VIANEY RAACH, 31 anos, foi velado no Pavilhão de Linha Santa Fé Alta e o sepultamento ocorreu as nove horas de hoje no cemitério da comunidade. DOUGLAS DE SOUZA, 28 anos, foi velado no Bairro Santa Tereza Alto até as nove horas e após na Igreja Assembleia de Deus com sepultamento as 13 horas. IVO MORAES, o Chitãozinho, 61 anos, está sendo velado no ginásio do Bairro Santa Tereza Alto com sepultamento as 13 horas no cemitério municipal. JUNIOR LIMA, 22 anos, foi velado até as nove horas no ginásio do Bairro Santa Teresa Alto e após levado para Linha Bonita, município de Vista Gaúcha, Rio Grande do Sul, de onde JÚNIOR é natural e será sepultado às 14 horas.

O motorista do veículo Corsa de Itapiranga, CLEITO PETROLLI, 30 anos, continua hospitalizado no Hospital Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Conforme a assessoria de comunicação do hospital, ele está aguardando cirurgia devido a fraturas no braço direito e seu estado de saúde é estável. PETROLLI foi o único sobrevivente dos cinco ocupantes do Corsa que se envolveu no grave acidente ocorrido por volta das sete horas de ontem, na SC 163, em linha Cordilheira, interior de Itapiranga.

Delegacia de Itapiranga trabalha para esclarecer seis mortes ocorridas na comarca. Delegado aguarda laudos do IML. Cinco óbitos ocorram ontem. O delegado SANDRO ZANCANARO informa que será ouvido o motorista do caminhão envolvido no acidente na SC 163 e também aguarda a recuperação do motorista do Corsa para ouvir sua versão. Outra investigação é da morte de um motociclista ocorrida ontem na comunidade de Cristo Rei, interior de São João do Oeste. O delegado aguarda laudo da perícia técnica, pois a vítima não apresentava ferimentos visíveis. Segundo o delegado, os laudos do IML costumam ser entregues para a polícia entre duas e três semanas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.