-PRESIDENTE DIZ QUE NÃO PODE CONTINUAR SOCORRENDO ESTADOS E MUNICÍPIOS
-ESTADO CRIA CONSELHO DE GOVERNANÇA PARA AMPLIAR O DIÁLOGO COM O SETOR PRODUTIVO
-BOMBEIROS LANÇAM NOVA EDIÇÃO DA CAMPANHA DO AGASALHO NA REGIÃO
-COBERTURA VACINAL CONTRA A GRIPE É DE 84 POR CENTO NO MUNICÍPIO
-ESTADO DEVE ENCAMINHAR 10 RESPIRADORES PARA O HOSPITAL REGIONAL DE SMO
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA MAIS UMA TENTATIVA DO GOLPE DO FALSO SEQUESTRO
-IDOSO DE 70 ANOS É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE RIACHO EM BAIRRO DA CIDADE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A Organização Mundial da Saúde alertou ontem para o risco de uma possível segunda onda de contágios pelo novo coronavírus e recomendou cautela nessa fase de transição. A agência da ONU lembrou que, enquanto muitos países registram o declínio de casos, outros, como na América Latina, estão em plena pandemia. Os casos confirmados em todo o mundo superaram ontem cinco milhões e 500mil, de acordo com um levantamento em tempo real da Universidade Johns Hopkins. Mais de dois milhões e 300 mil já se recuperaram da doença. O total de mortos é de 346 mil e 700.
O presidente da Assembleia Nacional francesa e seu colega alemão pediram nesta terça-feira a reabertura das fronteiras entre os países europeus o mais rápido possível, após várias semanas de fechamento devido à pandemia do novo coronavírus. O texto conjunto foi publicado dois dias antes da reunião da Assembleia Parlamentar Franco-Alemã. Até o momento, está prevista uma reabertura das fronteiras na Europa para meados de junho, mas os anúncios foram feitos apenas em total desordem entre os países europeus, apesar dos pedidos da Comissão para chegar a um acordo.
Uma "grande maioria" dos pacientes com formas leves da Covid-19 desenvolve anticorpos que podem imunizá-los por pelo menos "várias semanas" contra a doença, de acordo com um estudo co-conduzido pelo Instituto Pasteur da França. O estudo foi realizado com 160 pacientes membros da equipe hospitalar de Estrasburgo, no leste da França, e com formas leves da Covid-19. Os testes sorológicos, que detectam os sinais de uma infecção passada, mostraram que quase todo o grupo desenvolveu anticorpos nos primeiros 15 dias. Outro teste determinou que 98 por cento dos pacientes haviam desenvolvido "anticorpos neutralizantes" 28 dias depois. Mais estudos serão necessários para refinar e comprovar os resultados.
O Amazonas inaugurou, na manhã desta terça-feira, uma ala médica exclusiva para indígenas com Covid-19 que devem receber tratamento no Hospital da Nilton Lins. O local contará com uma estrutura humanizada, levando em consideração as tradições indígenas, com adaptação de redes e “sala do pajé”. Ao todo, serão disponibilizados 20 leitos de alta complexidade e 33 leitos clínicos na ala indígena – para índios de Manaus e outras regiões do Amazonas. Toda a estrutura passou pelo crivo, em acordo com representantes indígenas, para que a cultura fosse respeitada dentro da ala. O Amazonas concentra quase 60 por cento dos casos de Covid-19 em indígenas do país, com mais de 450 casos confirmados em populações indígenas.
A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira uma operação no Palácio das Laranjeiras, sede oficial do governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL. A Corporação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão para investigar supostos desvios de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus. As investigações apontam a suposta existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro. WINTZEL teria sido citado por alvos de uma recente operação da Lava Jato que mirou pessoas que teriam obtido vantagens em contratos formados pela Secretaria de Saúde do Estado. O governador negou as irregularidades e disse que está sendo perseguido pelo presidente JAIR BOLSONARO.
O presidente JAIR BOLSONARO disse, nesta terça-feira, que o socorro de 60 bilhões de reais para Estados e municípios é a última oportunidade para governadores e prefeitos. Ele afirmou que a União não pode continuar socorrendo Estados e municípios. BOLSONARO voltou a defender a abertura do mercado de forma racional. O presidente ressaltou que o Brasil tem que voltar à normalidade e lembro que está exausto de falar que desde o começo haviam dois problemas: o vírus e o desemprego, mas que apenas um foi tratado com exclusividade. O presidente também disse que o governo estuda pagar mais uma parcela do auxílio emergencial, mas em valor mais baixo do que os atuais 600 reais.
Os números de violência contra mulheres em Santa Catarina tiveram queda nos primeiros meses de 2020, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública. De primeiro de janeiro a 10 de maio foram registradas oito mil 128 ocorrências de ameaça e três mil 863 de agressão, levando em conta somente os dados da Polícia Civil. No ano passado, neste mesmo período, foram nove mil 725 casos de ameaça e quatro mil 751 de lesão. Significa dizer que os registros tiveram queda de 16 e 18 por cento, respectivamente. Conforme a delegada que coordena as Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso no estado, PATRÍCIA ZIMMERMANN D’ÁVILA se percebe o decréscimo de registros principalmente no período de quarentena do novo coronavírus, mas a suspeita é que parte das notificações não chegue à polícia.
Uma reunião entre o governador CARLOS MOISÉS e representantes do setor produtivo nesta terça-feira, marcou a criação do Conselho de Governança, um órgão consultivo que ampliará o diálogo entre as entidades públicas e privadas de Santa Catarina. O encontro na Casa d´Agronômica também serviu para que o Governo escutasse as demandas das federações empresariais e explicasse as ações que levaram o Estado a obter um dos melhores resultados do país no enfrentamento da pandemia de Covid-19 até o momento. Segundo o presidente da Federação das Indústrias, MARIO CEZAR DE AGUIAR, Santa Catarina deve ser o primeiro estado a superar a crise do novo coronavírus, a exemplo do que já ocorreu em outros momentos de dificuldade.
O Governo de Santa Catarina recebeu 100 dos 500 novos respiradores e monitores adquiridos da WEG– empresa de Jaraguá do Sul –, nesta terça-feira. A aquisição é resultado de uma força-tarefa que envolveu equipes do Governo do Estado e iniciativa privada. São 100 equipamentos que serão entregues para os hospitais da rede SUS de todas as macrorregiões catarinenses, nos municípios de Joinville, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Brusque, Timbó, São Miguel do Oeste e Lages. Os critérios da entrega respeitam a taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivados das últimas 48 horas. Segundo o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, Santa Catarina poderá dobrar sua capacidade de leitos de UTI em três meses. Ele disse que o estado tem mais de mil 200 leitos.
Com pouco mais de uma semana em andamento no comércio de São Miguel do Oeste, o Liquida São Miguel têm despertado a atenção dos consumidores. A afirmação é do diretor de relações públicas da CDL, JUARES DOS SANTOS JÚNIOR. Ele disse que a liquidação está apenas no início, mas a inciativa vai trazer resultados positivos para as empresas, tanto em vendas, quanto em divulgação e prospecção de clientes. Ele disse que muitos consumidores tem entrado em contato com as empresas e interagindo nas redes sociais da CDL e do Liquida São Miguel em busca de produtos e ofertas divulgadas. A campanha que vai até o dia 18 do mês que vem tem descontos de até 70 por cento nos produtos, serviços e mercadorias.
O Corpo de Bombeiros lançou na semana passada a edição de 2020 da Campanha do Agasalho. Assim como em anos anteriores, todos os quartéis do Estado estão recebendo as doações. No Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, as arrecadações começaram na segunda-feira e podem ser feitas até o dia 17 de junho. De acordo com o tenente JACKSON KREUTZ, as doações deve ser, preferencialmente, de cobertores e roupas de inverno, tanto para adultos quanto para crianças. Ele disse que para garantir a segurança dos doadores e dos bombeiros, o horário para a entrega dos donativos será reduzido e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das duas as seis da tarde. As caixas para arrecadação estarão em ambiente ventilado, de fácil acesso e sem contato com as equipes.
As pessoas que forem levar as doações da campanha do Agasalho para o Corpo de Bombeiros deve observar as normas de segurança e proteção contra o coronavírus. De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, JACKSON KREUTZ, as pessoas devem estar sozinhas, de máscara e as doações devem estar em sacolas plásticas. No último dia de doação, as caixas coletoras ficarão isoladas, para evitar o contágio, até que termine o tempo de permanência do vírus em superfícies. Depois disso, elas serão higienizadas. A entrega dos donativos será realizada entre os dias 22 e 26 de junho. Em São Miguel do Oeste, o repasse para as famílias carentes será realizada em parceria com a Paróquia São Miguel Arcanjo e com o Lions Clube Lionesses.
O programa Boa Tarde Peperi desta terça-feira abordou a importância de campanhas como a do Agasalho na comunidade. O tenente do Corpo de Bombeiros, JACKSON KREUTZ disse que esse tipo de iniciativa é ainda mais importante neste ano em razão da pandemia do coronavirus que afetou empregos e a renda das pessoas, especialmente dos trabalhadores informais. A secretária de Assistência Social de São Miguel do Oeste, ANDREIA REBELATTO disse que as campanhas promovidas pelas entidades são fundamentais para as famílias carentes. De acordo com ela, os trabalhadores que perderam a renda nesse período precisam dessa ajuda mais pontual. O município não organiza uma campanha oficial, mas apoia as entidades que tem esse tipo de iniciativa.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste vai realizar na tarde desta sexta-feira uma audiência pública para prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2020. O encontro, exigido por lei, está marcado para as duas e meia da tarde no salão de atos da prefeitura. Em virtude do momento de pandemia, em que devem ser evitadas aglomerações, o ato será realizado com transmissão online, por meio da página oficial do Município no Facebook. A população poderá participar, fazer questionamentos e dirimir dúvidas por meio de comentários durante a “live”. Na oportunidade, o secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI, apresentará os principais números, receitas e despesas do município nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, além da situação financeira atual.
O Grupo Jovens de Valor, de São Miguel do Oeste, apresentou, na tarde desta terça-feira, ao prefeito WILSON TREVISAN, uma série de possíveis soluções em serviços de tecnologia, inovação e empreendedorismo.
A proposta foi apresentada por três dos representantes do grupo: PAMELLA SCHONS, DOUGLAS RODRIGUES e TARCIANE JIULKOWSKI. A ideia, de acordo com eles, é criar um ecossistema e assim viabilizar a implantação no futuro de um Centro Tecnológico. A proposta é implantar esse centro por meio de parceria entre o setor público e o privado. TREVISAN avaliou de forma positiva a proposta e sugeriu somente algumas adequações para que a mesma se torne viável. O grupo irá realizar os ajustes necessários, e entende que, apesar do momento de pandemia, o desenvolvimento precisa continuar, a fim de que São Miguel do Oeste preserve sua trajetória de destaque e liderança regional.
O município de Bandeirante vem registrando ao longo das últimas semanas um alto índice na procura pela vacina contra a gripe. A informação é do enfermeiro e coordenador de Atenção Básica da secretaria de Saúde, LUCIANO FIORENTIN. Conforme ele, a aceitação neste ano foi superior à comparada com as outras campanhas desenvolvidas nos últimos anos no município. De acordo com ele, até o momento Bandeirante já atingiu mais de 98 por cento da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. LUCIANO lembrou ainda que está em andamento a segunda etapa da terceira fase da campanha, onde serão vacinados adultos com idades entre 55 e 59 anos, além dos professores.
O percentual de vacinação contra a gripe em Bandeirante nas últimas edições ficava em torno de 95 e 98 por cento, porém os números não eram precisos. A afirmação é do enfermeiro e coordenador de Atenção Básica da secretaria de Saúde, LUCIANO FIORENTIN. Segundo ele, os números do Ministério da Saúde não eram compatíveis com os registrados pela Saúde do município. Ele destacou que neste ano, mais de 100 por cento dos idosos já foram vacinados. Ele ressaltou que o índice está em torno de 115 por cento. LUCIANO lembrou, porém, que ainda faltam entre sete e oito por cento desse grupo para serem imunizados em Bandeirante. Já relativo à vacinação para as crianças, o enfermeiro destacou que mais de 93 por cento já foram imunizadas, restando 25 por cento ainda a receber a vacina.
A secretaria de Saúde de Bandeirante está realizando um trabalho de conscientização para que todas as pessoas dos grupos sejam imunizadas. O comentário é do enfermeiro e coordenador de Atenção Básica da secretaria de Saúde, LUCIANO FIORENTIN. Ele disse que muitos se recusam a tomar a vacina devido a notícias ou comentários feitos em conversas com familiares. O profissional reforçou que a vacina protege a população contra o vírus da gripe e por isso é fundamental que todos recebam esse medicamento. LUCIANO lembrou ainda que a vacina contra a gripe está disponível na unidade de Saúde de segunda a sexta no horário entre sete e meia às 11 e meia e da uma às cinco horas da tarde.
O índice de cobertura vacinal da campanha contra a gripe em São Miguel do Oeste é de 84 por cento. A informação é da coordenadora da imunização, LEANDRA MORTARI. De acordo com ela, a meta dos grupos de risco da cidade é vacinar pelo menos 90 por cento do total. Até agora, já foram aplicadas 11 mil e 600 doses da vacina. Ela explicou que o índice parcial é alto porque o número de idosos e profissionais da saúde foi maior do que a quantidade indicada pelo Ministério da Saúde. LEANDRA citou que o índice geral é bom, mas alguns grupos tem baixa adesão e preocupam a secretaria municipal de saúde.
Apenas 55 por cento das crianças menores de seis anos, gestantes e mães de bebes recém nascidos já se vacinaram contra a gripe no município. A informação é da coordenadora da imunização, LEANDRA MORTARI. Ela disse que a adesão é baixa e preocupante, já que esses grupos tem uma vulnerabilidade maior e precisam de proteção. LEANDRA comentou que alguns mitos e tabus ainda estão presentes e acabam afastando as pessoas da vacinação contra a influenza.
A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia cinco de junho. Nesta semana, as doses serão aplicadas nos postos dos bairros de acordo com o cronograma definido pela secretaria de saúde. Hoje à tarde, por exemplo, a imunização vai ocorrer no posto do bairro São Gotardo. De acordo com a coordenadora da campanha no município, LEANDRA MORTARI, a vacinação nos bairros até sexta-feira e, a partir de segunda, a secretaria volta a atender a população na estrutura montada na praça Walnir Botaro Daniel. Ela reforçou que os grupos prioritários devem aproveitar a campanha do governo e se proteger contra a gripe Influenza. LEANDRA destacou que se sobrarem doses de vacina depois do dia cinco de junho é possível que o medicamento seja liberado para outros grupos, mas essa decisão será da secretaria Estadual de Saúde.
A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste registrou mais dois casos de covid-19 nesta terça-feira. As pacientes são duas mulheres, de 30 e 31 anos, que apresentaram sintomas respiratórios e estão em isolamento domiciliar. No total, o município de São Miguel do Oeste confirmou 31 casos da doença até o momento. Sete pessoas já estão recuperadas. Uma ainda permanece em internação hospitalar. 24 moradores que testaram positivo para a nova doença ainda estão em isolamento domiciliar.
A colaboradora do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com resultado positivo para a Covid-19 recebeu alta nesta terça-feira. A mulher, de 36 anos, ficou 10 dias internada e foi casa no dia de ontem. A paciente concluiu os 14 dias de sintomas e apresentou melhora clínica, possibilitando a alta. A profissional da área assistencial do Hospital contraiu a doença externamente. Ela não atua na área de atendimento aos pacientes com Covid-19 e não teve contato com paciente confirmado. Além da mulher de 36 anos, outra colaboradora de 26 anos teve resultado positivo, mas permanece em isolamento domiciliar. De acordo com a médica infectologista, PRISCILA GARRIDO, os colaboradores que apresentaram sintomas ou tiveram contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados foram afastados do trabalho.
Até ontem, o Hospital Regional teve apenas três atendimentos de casos confirmados de Covid-19. Além das duas colaboradoras, a unidade recebeu um caminhoneiro do Rio Grande do Sul que teve os sintomas em Palma Sola e foi encaminhado para São Miguel do Oeste. O motorista e a colaboradora de 36 anos tiveram alta e são casos recuperados de Covid-19. A outra funcionária de 26 anos teve a doença diagnosticada mas está em isolamento domiciliar. Nesta terça-feira, apenas um paciente suspeito permanecia internado na ala de enfermaria exclusiva para a Covid-19.
O Hospital Regional de São Miguel do Oeste vai receber 10 respiradores entregues por uma empresa de Jaraguá do Sul ao governo do estado. A secretaria de saúde adquiriu 500 equipamentos e cem deles já foram entregues. Os respiradores serão repassados para os hospitais de referência do SUS em todas as regiões. De acordo com o prefeito de Chapecó, LUCIANO BULIGON, o oeste e extremo-oeste vão receber 20 aparelhos. Em publicação na conta oficial no Twitter, o prefeito afirmou que o Hospital de Chapecó e o Regional de São Miguel receberão 10 respiradores cada um. A direção do Hospital Terezinha Gaio Basso só vai se manifestar depois que os aparelhos chegarem a unidade.
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira e da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira, cumpriram mandados de busca e apreensão da operação de repressão de crimes patrimoniais ocorridos na cidade. De acordo com os delegados que conduziram os trabalhos, as diligências possibilitaram a apreensão de evidências das infrações que estão sendo investigadas pela Polícia Civil. Durante a operação foi apreendida uma pequena quantidade de maconha. Três pessoas, duas de 19 e uma de 16 anos, foram conduzidas a Delegacia de Polícia.
A Polícia Militar atendeu mais uma ocorrência de tentativa do golpe do falso sequestro na região. Dessa vez, a vítima foi um agricultor, morador da Linha União da Serra, interior do município de Iporã do Oeste. Ele relatou que recebeu uma ligação de um número desconhecido e o autor se passava por seu filho. O golpista disse que havia sido sequestrado e precisava de ajuda para o resgate. O morador não chegou a fazer o depósito pois seus vizinhos o alertaram sobre o golpe e ligaram para a Polícia Militar.
Um idoso de 70 anos foi encontrado morto dentro de um riacho na manhã desta quarta-feira. O corpo de JOSÉ DA SILVA, de 70 anos, foi localizado no bairro Sagrado Coração de Jesus, proximidades da Delegacia de Polícia. De acordo com familiares, o homem teria saído de casa para pegar latinhas e não retornou. Ele foi encontrado morto dentro do riacho cerca de uma hora depois. O IML, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, e a Polícia Militar foram acionados e realizaram os procedimentos necessários. As causas da morte são desconhecidas.