ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 27/05/2020

GLOBO EM FOCO – 27/05/20

-PRESIDENTE DIZ QUE NÃO PODE CONTINUAR SOCORRENDO ESTADOS E MUNICÍPIOS

-ESTADO CRIA CONSELHO DE GOVERNANÇA PARA AMPLIAR O DIÁLOGO COM O SETOR PRODUTIVO

-CAMPANHA SOU MAIS SÃO JOÃO VALORIZA PRODUTOS LOCAIS

-TÉCNICOS SEGUEM COM MONITORAMENTO DO NÍVEL DO RIO URUGUAI

-IGREJA CATÓLICA SEGUE COM CELEBRAÇÕES SEM PRESENÇA DE PÚBLICO

-TUNÁPOLIS INVESTE NA RENOVAÇÃO DA FRONTA DE VEÍCULOS DA SAÚDE

-OBRAS EM ITAPIRANGA TERÃO GRANDE IMPACTO NO TRÂNSITO DA CIDADE

-USO DE TECNOLOGIAS TEM AUXILIADO AÇÕES DA PM NO COMBATE AO CRIME

-HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM RIACHO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 20 graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Organização Mundial da Saúde alertou ontem para o risco de uma possível segunda onda de contágios pelo novo coronavírus e recomendou cautela nessa fase de transição. A agência da ONU lembrou que, enquanto muitos países registram o declínio de casos, outros, como na América Latina, estão em plena pandemia. Os casos confirmados em todo o mundo superaram ontem cinco milhões e 500mil, de acordo com um levantamento em tempo real da Universidade Johns Hopkins. Mais de dois milhões e 300 mil já se recuperaram da doença. O total de mortos é de 346 mil e 700.

O presidente da Assembleia Nacional francesa e seu colega alemão pediram nesta terça-feira a reabertura das fronteiras entre os países europeus o mais rápido possível, após várias semanas de fechamento devido à pandemia do novo coronavírus. O texto conjunto foi publicado dois dias antes da reunião da Assembleia Parlamentar Franco-Alemã. Até o momento, está prevista uma reabertura das fronteiras na Europa para meados de junho, mas os anúncios foram feitos apenas em total desordem entre os países europeus, apesar dos pedidos da Comissão para chegar a um acordo.

Uma "grande maioria" dos pacientes com formas leves da Covid-19 desenvolve anticorpos que podem imunizá-los por pelo menos "várias semanas" contra a doença, de acordo com um estudo co-conduzido pelo Instituto Pasteur da França. O estudo foi realizado com 160 pacientes membros da equipe hospitalar de Estrasburgo, no leste da França, e com formas leves da Covid-19. Os testes sorológicos, que detectam os sinais de uma infecção passada, mostraram que quase todo o grupo desenvolveu anticorpos nos primeiros 15 dias. Outro teste determinou que 98 por cento dos pacientes haviam desenvolvido "anticorpos neutralizantes" 28 dias depois. Mais estudos serão necessários para refinar e comprovar os resultados.

O Amazonas inaugurou, na manhã desta terça-feira, uma ala médica exclusiva para indígenas com Covid-19 que devem receber tratamento no Hospital da Nilton Lins. O local contará com uma estrutura humanizada, levando em consideração as tradições indígenas, com adaptação de redes e “sala do pajé”. Ao todo, serão disponibilizados 20 leitos de alta complexidade e 33 leitos clínicos na ala indígena – para índios de Manaus e outras regiões do Amazonas. Toda a estrutura passou pelo crivo, em acordo com representantes indígenas, para que a cultura fosse respeitada dentro da ala. O Amazonas concentra quase 60 por cento dos casos de Covid-19 em indígenas do país, com mais de 450 casos confirmados em populações indígenas.

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira uma operação no Palácio das Laranjeiras, sede oficial do governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL. A Corporação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão para investigar supostos desvios de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus. As investigações apontam a suposta existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro. WINTZEL teria sido citado por alvos de uma recente operação da Lava Jato que mirou pessoas que teriam obtido vantagens em contratos formados pela Secretaria de Saúde do Estado. O governador negou as irregularidades e disse que está sendo perseguido pelo presidente JAIR BOLSONARO.

O presidente JAIR BOLSONARO disse, nesta terça-feira, que o socorro de 60 bilhões de reais para Estados e municípios é a última oportunidade para governadores e prefeitos. Ele afirmou que a União não pode continuar socorrendo Estados e municípios. BOLSONARO voltou a defender a abertura do mercado de forma racional. O presidente ressaltou que o Brasil tem que voltar à normalidade e lembro que está exausto de falar que desde o começo haviam dois problemas: o vírus e o desemprego, mas que apenas um foi tratado com exclusividade. O presidente também disse que o governo estuda pagar mais uma parcela do auxílio emergencial, mas em valor mais baixo do que os atuais 600 reais.

Os números de violência contra mulheres em Santa Catarina tiveram queda nos primeiros meses de 2020, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública. De primeiro de janeiro a 10 de maio foram registradas oito mil 128 ocorrências de ameaça e três mil 863 de agressão, levando em conta somente os dados da Polícia Civil. No ano passado, neste mesmo período, foram nove mil 725 casos de ameaça e quatro mil 751 de lesão. Significa dizer que os registros tiveram queda de 16 e 18 por cento, respectivamente. Conforme a delegada que coordena as Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso no estado, PATRÍCIA ZIMMERMANN D’ÁVILA se percebe o decréscimo de registros principalmente no período de quarentena do novo coronavírus, mas a suspeita é que parte das notificações não chegue à polícia.

Uma reunião entre o governador CARLOS MOISÉS e representantes do setor produtivo nesta terça-feira, marcou a criação do Conselho de Governança, um órgão consultivo que ampliará o diálogo entre as entidades públicas e privadas de Santa Catarina. O encontro na Casa d´Agronômica também serviu para que o Governo escutasse as demandas das federações empresariais e explicasse as ações que levaram o Estado a obter um dos melhores resultados do país no enfrentamento da pandemia de Covid-19 até o momento. Segundo o presidente da Federação das Indústrias, MARIO CEZAR DE AGUIAR, Santa Catarina deve ser o primeiro estado a superar a crise do novo coronavírus, a exemplo do que já ocorreu em outros momentos de dificuldade.

O Governo de Santa Catarina recebeu 100 dos 500 novos respiradores e monitores adquiridos da WEG– empresa de Jaraguá do Sul –, nesta terça-feira. A aquisição é resultado de uma força-tarefa que envolveu equipes do Governo do Estado e iniciativa privada. São 100 equipamentos que serão entregues para os hospitais da rede SUS de todas as macrorregiões catarinenses, nos municípios de Joinville, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Brusque, Timbó, São Miguel do Oeste e Lages. Os critérios da entrega respeitam a taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivados das últimas 48 horas. Segundo o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, Santa Catarina poderá dobrar sua capacidade de leitos de UTI em três meses. Ele disse que o estado tem mais de mil 200 leitos.

Igreja católica se adapta a nova realidade com celebrações sem presença de público. O padre ALCIDO KUNZLER, que atuou por anos na paróquia de Iporã do Oeste, e hoje chanceler da Diocese de Chapecó, explica que a recomendação de celebrações sem a presença de público segue por tempo indeterminado. Enquanto isso, missas e cultos ocorrem com transmissão pela rádio e presença de apenas algumas pessoas na organização. Conforme o chanceler, sacramentos também não estão ocorrendo, o que não deve interferir na fé e no agir das pessoas como bons cristãos. Ele avalia que a não realização dos sacramentos é o menor dos problemas, e considera que o maior prejuízo tem sido a impossibilidade de realizar as celebrações com a presença de público.

O padre ALCIDO KUNZLER afirma que em todos os seus anos de vida religiosa nunca passou por uma situação parecida. De acordo com o chanceler, o momento cria um novo sentimento de fé, de reflexão, diante de tudo o que está acontecendo. Padre ALCIDO diz que o momento tem despertado também a solidariedade nas pessoas, e a expectativa é que isso se mantenha após esse período de pandemia passar. Cita também maior valorização de profissionais que por muitas vezes não eram devidamente reconhecidos, como aqueles do setor da saúde que estão no combate de frente ao coronavírus. O chanceler lembra que além dos cuidados com o espírito e com a mente, chama atenção também para cuidados com a alimentação que garantem uma boa imunidade. O padre ALCIDO assumiu a função de chanceler da Diocese de Chapecó há cerca de três anos. Sua função é a organização da documentação da diocese e de todas as paróquias atendidas.

Hospital Regional de São Miguel do Oeste vai receber 10 respiradores. O Governo de Santa Catarina recebeu 100 dos 500 novos respiradores e monitores adquiridos da WEG S.A – empresa de Jaraguá do Sul, nesta terça-feira. Essa força-tarefa envolveu equipes do Governo do Estado e iniciativa privada. São 100 equipamentos que serão entregues para os hospitais da rede SUS de todas as macrorregiões catarinenses, nos municípios Joinville, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Brusque, Timbó, São Miguel do Oeste e Lages. Os critérios da entrega respeitam a taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivados das últimas 48 horas. Os 500 respiradores foram adquiridos em tempo hábil para o enfrentamento ao Covid-19, graças à fundamentação técnica feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria, junto à Anvisa, que permitiu celeridade no processo.

FCDL lança campanha para enfatizar medidas preventivas. O presidente, IVAN TAUFFER percebe que o comércio catarinense está retomando suas operações rumo à normalidade e os lojistas investem em iniciativas em favor da segurança dos envolvidos: colaboradores, clientes e os próprios empresários. Ele salienta que por isso a federação lançou a campanha 'Comércio consciente', com ações que incluem jingle e peças publicitárias, destacando a importância das medidas preventivas no varejo. Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, a campanha traz sugestões e dicas para adaptação ao novo cenário. Conforme TAUFFER, a intenção é reforçar a mensagem de que a permanência das lojas abertas depende da conscientização em relação ao cumprimento das regras estabelecidas pelas autoridades públicas. Passados quase dois meses de isolamento social, a retomada do comércio sinalizou aos lojistas uma leve recuperação. Ele esclareceu que, na prática, diminuíram as perdas.

Campanha Sou Mais São João enaltece características e valoriza produtos locais. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste, JOEL FOLLMANN, a campanha lançada pela entidade objetiva valorizar o comércio, a indústria, a prestação de serviço e todos os produtos locais. Em um momento como este, de pandemia, o presidente da ACISJO considera que o apoio da população se faz muito importante para a reestruturação e o fortalecimento das empresas do município. JOEL FOLLMANN comenta que a campanha contempla uma logomarca, que ressalta características de São João do Oeste. A cor verde representa o movimento associativista, o chapéu representa a cultura alemã, as três-marias, flor que embeleza a entrada da cidade e o losango remete a logomarca da ACISJO. Esta logomarca poderá ser utilizada pelas empresas quando da divulgação ou do lançamento de novos produtos.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste enfatiza que passados mais de 60 dias do início da pandemia, o comércio já tem um comportamento mais tranquilo em comparação aos primeiros dias da quarentena e as medidas do governo para evitar a transmissão do coronavírus. JOEL FOLLMANN afirma que isso exigiu readequações das empresas, considerando que a maioria delas permaneceu fechada no início da quarentena. O presidente da Acisjo considera que a população está colaborando com as medidas de prevenção, fazendo o uso de máscara e álcool 70, disponibilizado em todo o comércio. Ele avalia que o reflexo disso é que até o momento o município não registrou casos de Covid-19. FOLLMANN lamenta que o setor mais atingido é o turismo, pois o município deixou de receber milhares de turistas. O presidente antecipa que nos próximos dias serão lançadas novas ações de auxílio ao comércio local.

Técnicos seguem monitoramento do nível do rio Uruguai. Parceria estabelecidas entre órgãos ambientais, poder público e empresas contribui para ações que envolvem recursos hídricos. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental da prefeitura de Itapiranga, MACIEL WELTER, estão ocorrendo videoconferência para analisar o impacto da chuva na bacia do Rio Uruguai. Ele relata ocorrência de até 80 milímetros de chuva incluindo a região dos rios Canoas e Pelotas que integram o complexo do Rio Uruguai. WELTER destaca o reflexo positivo da chuva na Usina Hidrelétrica Foz de Chapecó. Na semana passada foi registrado o menor volume de água no rio Uruguai desde a inauguração da barragem em 2010. Foram apenas 26 centímetro acima do nível mínimo considerado no rio. Com a chuva do último fim de semana ocorreu elevação até quase dois metros no nível de água.

Estiagem deve prosseguir com menor precipitação nos próximos meses. Ações de controle no nível de água no Rio Uruguai envolvem o município de Itapiranga, JBS e balsa, Agencia Nacional de Água e Operador Nacional do Sistema Elétrico. Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental, MACIEL WELTER, nova avaliação ocorre nesta quinta-feira para acompanhar vazão da Foz de Chapecó. Videoconferência debate medidas que devem ser adotadas para manter operações de captação de água e navegação. MACIEL WELTER salienta que a elevação do nível do Rio Uruguai em quase dois metros cobriu as pedras que estavam expostas no leito do rio e acabou com os focos de mosquito da dengue que haviam sido identificados gerando mais um problema causado pela estiagem que afeta a região.

Campanha do agasalho registra grande procura por roupas em São João do Oeste. Doações e retirada ocorrem o ano todo sem mobilização específica. Segundo a coordenadora do CRAS, CRISTIANE DOS REIS, a campanha que ocorria no Lar do Idoso, passou a ser de forma continua no Centro de Referência em Assistência Social. Ela destaca a grande procura por roupas de uso no inverno e por isso solicita que a prioridade para doação também seja de calças e casacos. CRISTIANE destaca ainda que também são aceitas doações de colchões, travesseiros e cobertores. Já os interessados em contribuírem com sofás, cama, mesa e outros móveis devem enviar fotografia para serem expostas e assim os interessados entram em contato com os doadores. A coordenadora explica que a equipe do CRAS não possui condições para coleta e depósito de móveis inviabilizando que estes itens sejam recebidos.

CRAS de São João do Oeste registra demanda para encaminhamento do auxílio emergencial de 600 reais. Benefício foi disponibilizado pelo Governo Federal por motivo do novo Coronavírus. Conforme a coordenadora do CRAS, CRISTIANE DOS REIS, vários grupos de trabalhadores possuem direito como integrantes do MEI, contribuinte individual, trabalhador informal, autônomo, desempregado ou inscritos no cadastro único. A equipe do CRAS está disponível para auxiliar nos encaminhamentos. CRISTIANE chama atenção que o atendimento continua normal, porém os trabalhos em grupos foram suspensos respeitando as portarias de isolamento social.

Tunápolis investe na renovação da frota de veículo da secretaria da Saúde. O prefeito RENATO PAULATA considera uma importante conquista para o município. A aquisição foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado estadual PEDRO BALDISSEIRA. O município já confirmou a compra de um veículo van para o transporte de pacientes que precisam de tratamento médico especializado em centros de referência. O prefeito cita que já foi efetuado o depósito da emenda impositiva do governo do estado possibilitando a licitação e a compra da van. O veículo terá capacidade de oito lugares com acentos em espaçamento maior para proporcionar conforto nas longas viagens onde as pessoas já enfrentam problemas causados pela doença. PAULATA observa que o encaminhamento iniciou no ano passado com empenho da emenda parlamentar e agora o município só precisa aguardar adequações no veículo para incorporar a frota da secretaria de Saúde.

Prefeito de Tunápolis considera como fato positivo o recurso destinado para compra de van para a saúde. O valor destinado pelo governo do estado foi de 170 mil reais, e a licitação atingiu 173 mil reais resultando em pequena contrapartida por parte do município. RENATO PAULATA informa que a previsão de entrega é no prazo de três semanas. Ele salienta que a secretaria da saúde mantém serviços essências a população e lamenta ainda não ter condições de retomar atividades coletivas com programas em grupos que o município possui. PAULATA diz que a prefeitura adota medidas diárias para manter tudo organizado para o retorno das aulas, atividades esportivas e culturais que são importantes e recebem incentivos. O prefeito pede compreensão aos munícipes neste momento de isolamento e reforça a necessidade de cuidados para evitar contágio do novo Coronavírus.

A revitalização da Avenida Uruguai terá consequência em boa parte da cidade de Itapiranga. Trânsito e estacionamento terão impacto significativo nos próximos meses. Quem passar por Itapiranga rumo ao Rio Grande do Sul também será influenciado pelas obras. Conforme o secretário de Administração, JOSÉ GILVANE LAUER, o DIVA, nesta semana estão sendo definidos os detalhes com os técnicos da prefeitura e equipe da empresa Gaia, vencedora da licitação. A logística também vai ter participação da empresa JBS que depende essencialmente desta via para o frigorifico e fábrica de rações. DIVA projeta estabelecer duas vias, onde atualmente tem um lado da rua e estacionamento oblíquo. A Avenida Uruguai é acesso para insumos para a fábrica de rações, escoamento da produção, também circulação dos caminhões de transportes de frango e a saída dos produtos industrializados pela JBS.

A Avenida ainda é o acesso principal para o trânsito de veículos com destino ao porto da barca para travessia do Rio Uruguai rumo ao Rio Grande do Sul. O secretário de Administração observa que a meta é evitar o transito pesado na Rua do Comércio que iria gerar vários transtornos para as empresas, além da dificuldade de circulação de caminhões em espaço restrito. JOSÉ GILVANE LAUER reconhece a dificuldade em seguir cronograma em um cenário de várias obras desenvolvidas pela a mesma empresa. Segundo ele, por ser ano eleitoral, a empresa possui prazo limitado para cumprir etapas sem comprometer a liberação de recursos e as questões legais que a legislação impõe.

Secretário projeta novas obras em Itapiranga. Conversa com empresas e parlamentares é constante para ajustes visando novas ações no município. O secretário de Administração, JOSÉ GILVANE LAUER, salienta que existem recursos garantidos de emendas parlamentares, verbas próprias e também de financiamento. Outras pavimentações e obras na cidade e interior que ainda estão na dependência da confirmação de recursos. O secretário de Administração aponta evolução nas obras de pavimentação no bairro São Cristóvão em Santa Fé Alta e no acesso ao loteamento Portal do Sol, em Laranjeira.

Uso de tecnologias associada à contribuição da população tem auxiliado ações da PM no combate ao crime. A constatação é do comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF. De acordo com o sargento, o uso de tecnologias se faz importante em ações como as duas prisões cumpridas na manhã de ontem, na cidade. Ele explica que a confirmação de dados pelo sistema da polícia permitiu por exemplo, a prisão de um homem que em 2011 havia praticado uma tentativa de homicídio no interior de São João do Oeste, e estava foragido. MILTON WOLF comenta que a conferência de dados no sistema, quando abordagens são feitas na rua, por muitas vezes já resultaram no flagrante de situações como mandado de prisão aberto ou desaparecimento.

Ferramentas como a Rede de Vizinhos, a página de Facebook e o WatsApp da PM auxiliam a polícia com informações, mas segundo o sargento, a orientação é que em casos mais urgentes a população utilize o número 190 para acionar a polícia. MILTON WOLF lembra que as demais ferramentas da PM são disponibilizadas com a finalidade de esclarecer dúvidas, e se os recados forem enviados para os aplicativos a ocorrência pode demorar mais para ser atendida. Denúncias podem ser feitas no anonimato. Conforme o sargento, tecnologias e o auxílio da população são importantes também para suprir a falta de efetivo. Recentemente o destacamento recebeu o reforço de mais um policial, aumentando para seis o efetivo. O sargento lembra que desde o início da pandemia houve uma diminuição geral no número de ocorrências, principalmente a noite. A maior demanda é a fiscalização dos estabelecimentos em função dos decretos do estado.

Moradores relatam várias tentativas de golpe do falso sequestro em Iporã do Oeste. Durante a tarde desta terça-feira a reportagem da Rádio Oeste foi procurada por uma moradora da linha União da Serra, interior do município, a qual relatou ter recebido uma ligação em seu telefone fixo, de um número “estranho”, em que a pessoa do outro lado da linha dizia ser seu filho e que havia sido “roubado”. Como a mulher não possui filhos, logo percebeu se tratar de uma tentativa de golpe e desligou o telefone. A moradora relatou ainda que logo após uma ligação foi feita pelo mesmo número, mas desta vez para seu vizinho. Neste outro contato, o golpista além de se passar por filho, alegava que havia sofrido um acidente e que precisava de dinheiro. As duas famílias não chegaram a depositar dinheiro e em seguida comunicaram a polícia.

Já na manhã desta quarta-feira, novamente a reportagem da Rádio Oeste foi procurada por três moradores do município, dois que residem na comunidade de Linha Taipa Alta e um da cidade, os quais informaram que durante a madrugada de hoje também receberam ligações tratando-se do golpe do falso seqüestro. No relato das vítimas, mesmo que não tenham perdido nenhum valor em dinheiro, levaram um grande susto com as ligações, considerando o horário que foram realizadas. A Polícia Militar orienta que, nesses casos, a pessoa não passe informações como nome de familiares e desligue, pois o estelionatário estimula a vítima a falar o nome de algum familiar e dar sequência ao golpe.

Ações de inteligência e fiscalizações tiram drogas de circulação na região. Conforme o comandante da unidade da PRF em Guaraciaba, DELMAR SARTORI, foram quatro grandes apreensões de drogas na semana passada em diferentes situações. Ele garante que não houve denúncias e sim ações coordenadas em pontos estratégicos que, somados ao preparo dos agentes, trouxeram resultados para sociedade tirando um volume grande entorpecentes das ruas. A primeira ocorrência foi na BR-282, no trecho entre SMOeste e Maravilha. No local, após tentar uma abordagem, o motorista fugiu com um Meriva, mas, abandonou o carro em seguida. O automóvel, que era roubado em SP, foi recuperado e o carregamento de 200 quilos de maconha apreendido. Na quarta-feira foram ações simultâneas. Uma das apreendeu 2.100 quilos de maconha em Maravilha em um bitrem e mais de 70 quilos de crack em outro caminhão, em Guaraciaba. Na sexta-feira houve apreensão de 40 quilos de maconha com um casal em um Voyage do RS. No total cinco pessoas foram presas por tráfico de drogas.

PRF espera desarticular o crime organizado a partir das ações na região. O comandante DELMAR SARTORI acredita que os reflexos das apreensões vão desestabilizar os grupos que usam as rodovias do Extremo Oeste como rota de transporte. Ele salienta que as quadrilhas que atuam com tráfico de drogas e contrabando, principalmente de cigarro, agem de forma parecida, costumeiramente com veículos furtados. O policial esclarece que este ciclo envolve diversos crimes como o furto do carro, a clonagem, a receptação, além do vínculo entre compradores, motoristas contratados para o transporte e o proprietário de mercadoria SONORA. DELMAR estima que nas quatro apreensões da semana passada feitas pela PRF o prejuízo ao narcotráfico foi entre dois a três milhões de reais. Citou ainda a ajuda de outras instituições como a PM com os farejadores e a Polícia Civil que fez as prisões. As mais de duas toneladas de maconha foram incineradas no mesmo dia para garantir segurança.

PM apreende nova carga de bebidas provenientes de descaminho. Na noite de terça-feira foi registrada mais uma apreensão de caixas de vinho provenientes da Argentina. A ação ocorreu durante a Operação Hórus, em Barracão. No local Policiais Militares realizavam patrulhamento e abordagens, quando visualizaram um Fox, de cor chumbo, em atitude suspeita. Durante revista veicular foram localizados 71 caixas de vinho oriundos da Argentina, que totalizaram 348 garrafas. Diante dos fatos o veículo, as bebidas e o motorista de 36 anos foram encaminhados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Mulher se assusta com animal sobre a pista e perde o controle do carro. Uma saída de pista resultou em grandes danos em um automóvel Jetta, placas de Maravilha, na BR-282, durante a noite desta terça-feira. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta das 20h45, além do Samu e PRF. Uma mulher, de 25 anos, conduzia o veículo quando viu um animal atravessar a rodovia e se assustou. Com isso, ela perdeu o controle do veículo e colidiu em uma árvore, com a parte traseira do carro, no outro lado da rodovia. O relato foi repassado aos policiais rodoviários federais, que controlaram o trânsito no local. Além da mulher, também estava o pai dela, de 48 anos. Ninguém se feriu gravemente, mas os bombeiros conduziram os envolvidos ao hospital de Maravilha para avaliação médica.

Homem é encontrado morto em riacho no Bairro Sagrado Coração. Um idoso, de 70 anos, foi encontrado morto no início da manhã desta quarta-feira, em um riacho em São Miguel do Oeste. De acordo com informações apuradas, JOSÉ ALVES DA SILVA foi visto pela última vez quando saiu para trabalhar na noite desta terça-feira. Visto que ele não retornou para casa depois de algumas horas, familiares realizaram buscas, mas sem sucesso. Na manhã desta quarta, por volta das 7 e meia, o corpo do idoso foi localizado dentro de um riacho, na frente de sua residência. A suspeita é de que ele tenha caído de uma ponte quando retornava para casa após o trabalho e tenha morrido afogado. O Corpo de Bombeiros, as polícias Militar e Civil e o Instituto Geral de Perícias foram acionados e realizaram o procedimentos necessários.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.