ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 27/05/2020

-PRESIDENTE DIZ QUE NÃO PODE CONTINUAR SOCORRENDO ESTADOS E MUNICÍPIOS
-ESTADO CRIA CONSELHO DE GOVERNANÇA PARA DIÁLOGO COM SETOR PRODUTIVO
-FUNCIONÁRIA DO HOSPITAL COM COVID-19 RECEBE ALTA COM HOMENAGEM
-COMÉRCIO TRAÇA ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAR INADIMPLÊNCIA
-APICULTURA É ATIVIDADE SECUNDÁRIA EM PROPRIEDADES DA REGIÃO
-GUARUJÁ DO SUL ENDURECE MEDIDAS PARA PREVENIR A DENGUE
-AÇÕES DA PRF TIRAM GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS DE CIRCULAÇÃO
-VEREADOR SOLICITA MELHORIAS EM LIGAÇÃO ENTRE LOCALIDADES
-PAI E FILHA SOFRE ESCORIAÇÕES EM SAÍDA DE PISTA NA BR-282
-IDOSO É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE RIACHO EM SMOESTE

O tempo está ensolarado na região. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Organização Mundial da Saúde alertou ontem para o risco de uma possível segunda onda de contágios pelo novo coronavírus e recomendou cautela nessa fase de transição. A agência da ONU lembrou que, enquanto muitos países registram o declínio de casos, outros, como na América Latina, estão em plena pandemia. Os casos confirmados em todo o mundo superaram ontem cinco milhões e 500mil, de acordo com um levantamento em tempo real da Universidade Johns Hopkins. Mais de dois milhões e 300 mil já se recuperaram da doença. O total de mortos é de 346 mil e 700.

O presidente da Assembleia Nacional francesa e seu colega alemão pediram nesta terça-feira a reabertura das fronteiras entre os países europeus o mais rápido possível, após várias semanas de fechamento devido à pandemia do novo coronavírus. O texto conjunto foi publicado dois dias antes da reunião da Assembleia Parlamentar Franco-Alemã. Até o momento, está prevista uma reabertura das fronteiras na Europa para meados de junho, mas os anúncios foram feitos apenas em total desordem entre os países europeus, apesar dos pedidos da Comissão para chegar a um acordo.

Uma "grande maioria" dos pacientes com formas leves da Covid-19 desenvolve anticorpos que podem imunizá-los por pelo menos "várias semanas" contra a doença, de acordo com um estudo co-conduzido pelo Instituto Pasteur da França. O estudo foi realizado com 160 pacientes membros da equipe hospitalar de Estrasburgo, no leste da França, e com formas leves da Covid-19. Os testes sorológicos, que detectam os sinais de uma infecção passada, mostraram que quase todo o grupo desenvolveu anticorpos nos primeiros 15 dias. Outro teste determinou que 98 por cento dos pacientes haviam desenvolvido "anticorpos neutralizantes" 28 dias depois. Mais estudos serão necessários para refinar e comprovar os resultados.

O Amazonas inaugurou, na manhã desta terça-feira, uma ala médica exclusiva para indígenas com Covid-19 que devem receber tratamento no Hospital da Nilton Lins. O local contará com uma estrutura humanizada, levando em consideração as tradições indígenas, com adaptação de redes e “sala do pajé”. Ao todo, serão disponibilizados 20 leitos de alta complexidade e 33 leitos clínicos na ala indígena – para índios de Manaus e outras regiões do Amazonas. Toda a estrutura passou pelo crivo, em acordo com representantes indígenas, para que a cultura fosse respeitada dentro da ala. O Amazonas concentra quase 60 por cento dos casos de Covid-19 em indígenas do país, com mais de 450 casos confirmados em populações indígenas.

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira uma operação no Palácio das Laranjeiras, sede oficial do governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL. A Corporação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão para investigar supostos desvios de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus. As investigações apontam a suposta existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro. WINTZEL teria sido citado por alvos de uma recente operação da Lava Jato que mirou pessoas que teriam obtido vantagens em contratos formados pela Secretaria de Saúde do Estado. O governador negou as irregularidades e disse que está sendo perseguido pelo presidente JAIR BOLSONARO.

O presidente JAIR BOLSONARO disse, nesta terça-feira, que o socorro de 60 bilhões de reais para Estados e municípios é a última oportunidade para governadores e prefeitos. Ele afirmou que a União não pode continuar socorrendo Estados e municípios. BOLSONARO voltou a defender a abertura do mercado de forma racional. O presidente ressaltou que o Brasil tem que voltar à normalidade e lembro que está exausto de falar que desde o começo haviam dois problemas: o vírus e o desemprego, mas que apenas um foi tratado com exclusividade. O presidente também disse que o governo estuda pagar mais uma parcela do auxílio emergencial, mas em valor mais baixo do que os atuais 600 reais.

Os números de violência contra mulheres em Santa Catarina tiveram queda nos primeiros meses de 2020, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública. De primeiro de janeiro a 10 de maio foram registradas oito mil 128 ocorrências de ameaça e três mil 863 de agressão, levando em conta somente os dados da Polícia Civil. No ano passado, neste mesmo período, foram nove mil 725 casos de ameaça e quatro mil 751 de lesão. Significa dizer que os registros tiveram queda de 16 e 18 por cento, respectivamente. Conforme a delegada que coordena as Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso no estado, PATRÍCIA ZIMMERMANN D’ÁVILA se percebe o decréscimo de registros principalmente no período de quarentena do novo coronavírus, mas a suspeita é que parte das notificações não chegue à polícia.

Uma reunião entre o governador CARLOS MOISÉS e representantes do setor produtivo nesta terça-feira, marcou a criação do Conselho de Governança, um órgão consultivo que ampliará o diálogo entre as entidades públicas e privadas de Santa Catarina. O encontro na Casa d´Agronômica também serviu para que o Governo escutasse as demandas das federações empresariais e explicasse as ações que levaram o Estado a obter um dos melhores resultados do país no enfrentamento da pandemia de Covid-19 até o momento. Segundo o presidente da Federação das Indústrias, MARIO CEZAR DE AGUIAR, Santa Catarina deve ser o primeiro estado a superar a crise do novo coronavírus, a exemplo do que já ocorreu em outros momentos de dificuldade.

O Governo de Santa Catarina recebeu 100 dos 500 novos respiradores e monitores adquiridos da WEG– empresa de Jaraguá do Sul –, nesta terça-feira. A aquisição é resultado de uma força-tarefa que envolveu equipes do Governo do Estado e iniciativa privada. São 100 equipamentos que serão entregues para os hospitais da rede SUS de todas as macrorregiões catarinenses, nos municípios de Joinville, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Brusque, Timbó, São Miguel do Oeste e Lages. Os critérios da entrega respeitam a taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivados das últimas 48 horas. Segundo o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, Santa Catarina poderá dobrar sua capacidade de leitos de UTI em três meses. Ele disse que o estado tem mais de mil 200 leitos.

Funcionária do Hospital com COVID-19 recebe alta. A colaboradora do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de 36 anos, com resultado positivo para a Covid-19, recebeu alta nesta terça-feira, após 10 dias de internação. A paciente concluiu os 14 dias de sintomas e apresentou melhora clínica, possibilitando a sua volta para casa. A profissional da área assistencial contraiu a doença externamente. Ela não atua na área de atendimento e não teve contato com paciente confirmado. Além dela, outra colaboradora de 26 anos teve resultado positivo, mas permanece em isolamento domiciliar. Conforme a médica infectologista, as duas foram afastadas e não houve mais casos demonstrando que é possível controlar e evitar a contaminação com os cuidados internos. O Hospital Regional informa que, até esta terça-feira, somente três atendimentos foram positivados sendo as duas colaboradoras e o paciente do Rio Grande do Sul encaminhado de Palma Sola, que já teve alta. Apenas um paciente suspeito permanece internado.

Casos positivos de Coronavírus refletem no menor movimento no comércio. O presidente da Associação comercial de Anchieta, EDUARDO SCHOLZE explica que os seis casos confirmados no município nesta semana deixaram a população em alerta. O município fica atrás apenas de SMOeste no Extremo Oeste em número da Covid19. Ele revela que esse fator também está refletindo nas vendas, já que as pessoas estão saindo menos para as compras. O presidente afirma que além do movimento menor, as compras também são em menor valor e quantidade. Ele percebe que existe uma recessão que ainda se estenderá pelos próximos meses. SCHOLZE afirma que para reduzir as perdas o comércio está seguindo as regras impostas e buscando planejamento. Outro problema está no atrasos dos recebimentos. O presidente da Acisa destaca que as lojas e mercados precisam trocar estoque, pagar fornecedores e empregados todo mês. Para ele, o período exige planejamento e também criatividade.

FCDL lança campanha para enfatizar medidas preventivas. O presidente, IVAN TAUFFER percebe que o comércio catarinense está retomando suas operações rumo à normalidade e os lojistas investem em iniciativas em favor da segurança dos envolvidos: colaboradores, clientes e os próprios empresários. Ele salienta que por isso a federação lançou a campanha 'Comércio consciente', com ações que incluem jingle e peças publicitárias, destacando a importância das medidas preventivas no varejo. Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, a campanha traz sugestões e dicas para adaptação ao novo cenário. Conforme TAUFFER, a intenção é reforçar a mensagem de que a permanência das lojas abertas depende da conscientização em relação ao cumprimento das regras estabelecidas pelas autoridades públicas. Passados quase dois meses de isolamento social, a retomada do comércio sinalizou aos lojistas uma leve recuperação. Ele esclareceu que, na prática, diminuíram as perdas.

Apicultores obtêm qualidade no mel, mas enfrentam dificuldades com a venda e custo de produção. Na quarta-feira, dia 20, foi comemorado o Dia da Abelha, e na sexta-feira, dia 22, o Dia do Apicultor. Conforme o extensionista da Epagri Regional e especialista em abelhas, VILMAR MILANI, o Dia da Abelha, criado em 2018, tem como objetivo ressaltar a importância que este inseto representa para a natureza, levando em conta a grande mortalidade que vem sendo registrada nos últimos anos no país. Ele enfatiza que os insetos tem atuação importante principalmente na polinização, que garante a produção de alimentos. Da mesma forma, o extensionista chama atenção para o Dia do Apicultor, enfatizando a atuação fundamental deste profissional na criação das abelhas e na produção do mel, um alimento rico em nutrientes e muito utilizado na culinária.

Produção de mel costuma ser atividade secundária nas propriedades do Extremo Oeste. O mel agrega renda a atividades primárias como produção de leite, suínos, aves ou grãos. O especialista na área, VILMAR MILANI, cita que a maior parte da produção de mel e própolis são para consumo das próprias famílias, e o excedente é destinado para comercialização. São de 20 a 30 propriedades por município que contém caixas de abelha para diferentes finalidades. Ele comenta que o índice de mortalidade de abelhas na região também acaba sendo baixa pela menor disponibilidade de colmeias. Ele lamenta que no Brasil seja autorizada a venda de produtos usados nas lavouras e que causam a morte de abelhas. Produtos estes que na Europa, por exemplo, tem comercialização proibida.

Epagri mantém há anos a parceria com os apicultores, principalmente na assistência técnica e disponibilidade de capacitações, o que vem trazendo resultados positivos na qualidade e na produtividade. VILMAR MILANI revela a última safra teve produção boa, mas houve dificuldade no mercado de venda. O extensionista comenta que Santa Catarina é um dos maiores produtores do país e grande estado exportador. Houve sete seminários do Extremo Oeste falando sobre as espécies, manejo e detalhes da atividade. O estado teve problemas com produtos contrabandeados de outro país, um mel de qualidade inferior, e que comprometeram o mercado externo. MILANI esclarece que com isso as empresas alegam que não conseguem exportar, e acabam reduzindo o preço de mel do produtor. A consequência é o aumento no estoque do mel, e a venda fracionada para o consumidor local a um preço que nem cobre o custo de produção.

Decreto prevê realização e cobrança do serviço a proprietários que não limparem terrenos. Conforme a secretária da saúde, FRANCIANE BASEGIO, o prefeito de Guarujá do Sul, CLÁUDIO JÚNIOR WESCHENFELDER, assinou um decreto que permite a realização de limpeza em terrenos particulares que estejam oferecendo condições propícias para a criação do mosquito Aedes Aegipty, e efetuar a cobrança dos serviços aos proprietários do imóvel, por meio do IPTU. Ela destaca que a medida foi tomada devido aos casos de dengue já confirmados no município e o descaso percebido. A secretária cita lotes privados na cidade, terrenos baldios e áreas que possuem acúmulo de mato, detritos, águas estagnadas, bem como de quaisquer outros dejetos prejudiciais à saúde e à segurança pública, a critério da vigilância epidemiológica. Ao perceber a situação, a equipe intimará o proprietário que terá até 15 dias para efetuar a regularização. Não sendo atendida a intimação, o município providenciará a execução dos serviços necessários.

Valor cobrado aos proprietários de imóveis foi estipulado por metragem. A secretária da saúde FRANCIANE BASEGIO esclarece que no decreto prevê o valor cobrado correspondente a 0,50 centavos por metros quadrados, que resulta em torno de 0,12 UFRM, aos serviços executados como roçada, retirada e destinação de entulhos e capina. O proprietário do terreno poderá ser notificado e responsabilizado mais de uma vez, a contar do prazo de 180 dias da última infração. Ela informa que a notificação será sempre acompanhada de demonstrativo do débito, segundo a classificação da área e a aplicação dos valores previstos no documento. Além disso, FRANCIANE comenta que os débitos provenientes das autuações e das notificações não pagos nos prazos previstos, serão inscritos em dívida ativa, processados e cobrados administrativa ou judicialmente acrescido de juros de mora e correção monetária.

Ações de inteligência e fiscalizações tiram drogas de circulação na região. Conforme o comandante da unidade da PRF em Guaraciaba, DELMAR SARTORI, foram quatro grandes apreensões de drogas na semana passada em diferentes situações. Ele garante que não houve denúncias e sim ações coordenadas em pontos estratégicos que, somados ao preparo dos agentes, trouxeram resultados para sociedade. A primeira ocorrência foi na segunda-feira, na BR-282, no trecho entre SMOeste e Maravilha. No local um motorista fugiu com um Meriva, mas, abandonou o carro em seguida. O automóvel, que era roubado em SP, foi recuperado e o carregamento de 200 quilos de maconha apreendidos. Na quarta-feira foram ações simultâneas. Uma das apreendeu 2.100 quilos de maconha e Skank em Maravilha em um bitrem, e mais de 70 quilos de crack em outro caminhão, mas em Guaraciaba. Na sexta-feira houve apreensão de 40 quilos de maconha com um casal em um Voyage do RS.No total cinco pessoas foram presas por tráfico de drogas e os veículos apreendidos.

PRF espera desarticular o crime organizado a partir das ações na região. O comandante DELMAR SARTORI acredita que os reflexos das apreensões vão desestabilizar os grupos que usam as rodovias do Extremo Oeste como rota de transporte. Ele salienta que as quadrilhas que atuam com tráfico de drogas e contrabando, principalmente de cigarro, agem de forma parecida, costumeiramente com veículos furtados. O policial esclarece que este ciclo envolve diversos crimes como o furto do carro, a clonagem, a receptação, além do vínculo entre compradores, motoristas contratados para o transporte e o proprietário de mercadoria. DELMAR estima que nas quatro apreensões da semana passada feitas pela PRF o prejuízo ao narcotráfico foi entre dois a três milhões de reais. Citou ainda a ajuda de outras instituições como a PM com os farejadores e a Polícia Civil que fez as prisões. As mais de duas toneladas de maconha foram incineradas no mesmo dia para garantir segurança.

Prefeitura de Guarujá do Sul realizará audiência pública para prestação de contas. O secretário da Administração JULIO DELLA FLORA afirma que a audiência referente ao primeiro quadrimestre do ano, atendendo assim a Lei de Responsabilidade fiscal, ocorre amanhã as 15 horas. Ele explica que a Lei obriga o município a prestar esse tipo de esclarecimento a população como a administração já vinha fazendo através de reuniões nos programas Ouvindo a Comunidade. Devido a pandemia o encontro de amanhã não terá público, mas as pessoas que tiveram interesse em acompanhar será disponibilizado um Link na página oficial do município www.guarujado sul.sc.gov.br, onde os internautas podem deixar perguntas para sanar suas dúvidas.

Vereador pede melhorias em estrada rural de Princesa. VILSON DALLO afirma que é preciso fazer um cascalhamento e compactação na estrada que liga a Linha Moquém da comunidade de Pinheirinho. Ele explica que o pedido é recorrente, mas, até o momento não foi atendido pelo setor de obras. O vereador revela que nos últimos dias um caminhão chegou atolar e o trecho é movimentado. Ele entende que a secretaria demanda de cronograma e do clima adequado para as melhorias, no entanto, espera que até semana que vem a reivindicação seja atendida para melhorar as condições para os produtores da região. DALLO acredita que seja aproximadamente um quilômetro de trecho que necessita do reparo e de alargamento da via.

Câmara de SJCedro recebe um projeto e pedido de vereador. Foi realizada na segunda-feira a quarta sessão de maio de forma virtual, através do aplicativo Zoom. Houve a entrada de um projeto que altera outro, aprovado ano passado, a respeito da doação de uma área de terra aos bombeiros. A líder do governo MARCIA DEMOSSI explica que a mudança neste artigo visa atender recomendação do comando do Corpo de Bombeiros Estadual no que diz respeito à futura destinação do imóvel. Como no texto consta que o terreno será usado para sede, já construída, a intenção é esclarecer que o local será para ampliação com salas de aula para cursos básicos e avançados ofertados anualmente para população. O vereador IRONI FEDRIZI usou espaço na sessão e pediu a substituição de lâmpadas e reparos da iluminação pública nas Ruas Hermínio Conte, Leopoldina Sontag, Afonso Graef, João Rigotti e Ilda Lunckes Sefrin, no Loteamento Graef, além do Loteamento São Domingos. Ele ainda solicitou desobstrução de um bueiro Linha Derrubada Baixa.

Vereadora de SJCedro sugere adaptações em provas e testes para pessoas com deficiência intelectual. MÁRCIA DEMOSSI solicitou o envio de uma moção de apelo ao governador de Santa Catarina, à Ameosc, à Acafe, Alesc e para a Fundação Catarinense de Educação especial, quanto a garantia imediata da inclusão social, principalmente daquelas pessoas com deficiência intelectual, assegurando adaptação das provas dos concursos públicos, vestibulares, ENEM. A vereadora citou que embora o Estatuto da Pessoa com Deficiência garante uma série de direitos para os detentores de algum tipo de deficiência, ainda requer aprofundamento das políticas públicas. Lembra que existem intérpretes de libras, provas em braile e leitores para pessoas com deficiência visual ou auditiva. No entanto, percebe a carência da diferenciação para este outro público. Ela ressaltou a importância da elaboração de provas adequadas para cada candidato, considerando o seu nível de limitação intelectual.

Caso de suspeita de morte por Covid 19 na região gera conflito entre testes. A morte de FELIPE STEFAN, de 13 anos, provocou questionamentos sobre o diagnóstico de Coronavírus. O menino brincava com amigos na comunidade de Linha Weber, interior de Dionísio Cerqueira, quando passou mal e desmaiou. Ele foi socorrido e encaminhado para atendimento em Guarujá do Sul. O impasse entre a prefeitura de Dionísio Cerqueira e a Secretaria de Estado da Saúde aconteceu após a confirmação da morte do adolescente no boletim epidemiológico de Covid-19 no sábado. O município não reconheceu o caso como confirmado e disse que aguardaria o resultado do Lacen. O exame não detectou a presença do coronavírus, mas destaca que o resultado é inconclusivo. Segundo o IGP, a realização do teste rápido foi feita a pedido da Secretaria da Saúde de SMOeste após localização de coágulos no coração da vítima. O laudo do IML consta como morte por causa desconhecida, mas poderá ser modificado.

Prefeitura de Dionísio Cerqueira se embasa no exame oficial, mas, estado manterá o dado. Conforme o prefeito, THYAGO GNOATTO tendo em vista que esse teste rápido não tem uma eficácia de cem por cento a decisão da administração desde o começo foi esperar o resultado oficial que não foi conclusivo para doença. Na amostra recolhida o vírus não foi detectado. O documento, porém, apresenta observações, afirmando que um único resultado “não detectável não exclui diagnóstico de Covid-19”. De acordo com o documento, uma coleta inadequada, o tipo de amostra e o tempo decorrido entre o recolhimento e o exame podem influenciar o resultado. A Rádio Cedro buscou informações oficiais junto a Secretaria de Estado da Saúde. Em nota enviada para emissora, a informação é que o estado vai manter a morte como confirmada para a Covid-19. Segundo a pasta, o resultado do teste rápido igualmente garante o diagnóstico da doença. Uma amostra do pulmão do paciente ainda está em análise no Lacen com objetivo de esclarecer os fatos e resolver a divergência.

Polícia Militar realiza mais de 860 vistorias em estabelecimentos comerciais da região para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias determinadas em decorrência da pandemia do coronavírus. Os policiais militares tem percorrido o comércio verificando questões como o uso da máscara por clientes e funcionários e a lotação dos estabelecimentos. Também são realizadas vistorias em locais conhecidos como de aglomeração de pessoas, como loteamentos e mirantes. Na última semana foram expedidos 10 termos de notificação e interditado um estabelecimento por descumprimento de normas sanitárias. Além disso, foram expedidos dois termos circunstanciados pelo descumprimento destas medidas em São Miguel do Oeste.

PM apreende nova carga de bebidas provenientes de descaminho. Na noite de terça-feira foi registrada mais uma apreensão de caixas de vinho provenientes da Argentina. A ação ocorreu durante a Operação Hórus, em Barracão. No local Policiais Militares realizavam patrulhamento e abordagens, quando visualizaram um Fox, de cor chumbo, em atitude suspeita. Durante revista veicular foram localizados 71 caixas de vinho oriundos da Argentina, que totalizaram 348 garrafas. Diante dos fatos o veículo, as bebidas e o motorista de 36 anos foram encaminhados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Mulher se assusta com animal sobre a pista e perde o controle do carro. Uma saída de pista resultou em grandes danos em um automóvel Jetta, placas de Maravilha, na BR-282, durante a noite desta terça-feira. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta das 20h45, além do Samu e PRF. Uma mulher, de 25 anos, conduzia o veículo quando viu um animal atravessar a rodovia e se assustou. Com isso, ela perdeu o controle do veículo e colidiu em uma árvore, com a parte traseira do carro, no outro lado da rodovia. O relato foi repassado aos policiais rodoviários federais, que controlaram o trânsito no local. Além da mulher, também estava o pai dela, de 48 anos. Os bombeiros conduziram pai e filha ao hospital São José com escoriações para avaliação médica.

Homem é encontrado morto em riacho no Bairro Sagrado Coração. O idoso, José da Silva, de 70 anos, foi encontrado morto dentro de um riacho, no bairro Sagrado Coração de Jesus, proximidades da Delegacia de Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira. A reportagem da Peperi conversou com os familiares da vítima. Segundo detalhes, o homem teria saído de casa para pegar latinhas e não retornou mais, sendo encontrado depois de uma hora, morto dentro do riacho. O IML, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, e também a Polícia Militar foram acionados e realizaram os procedimentos necessários. As causas da morte são desconhecidas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.