-PACHECO LÊ REQUERIMENTO E INSTALA CPMI DOS ATOS DE 8 DE JANEIRO
-OPERAÇÃO MENSAGEIRO DEFLAGRA QUARTA FASE COM NOVAS PRISÕES EM SC
-CASOS DE RAIVA EM ANIMAIS GERAM PREOCUPAÇÃO NA CIDASC
-RÁDIO ITAPIRANGA COMEMORA 60 ANOS DE ATIVIDADES
-SECRETÁRIA DA SAÚDE TEME O CAOS EM VIRTUDE DA DENGUE
-EMPRESA QUE FORNECEU ALIMENTO IMPRÓPRIO FOI ALERTADA MAIS DE 10 VEZES
-POLICIA MILITAR APREENDEU 98 GARRAFAS DE VINHO CONTRABANDEADAS
-ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO VAI A JÚRI POPULAR
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus. Neste momento ____ graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
Após apelos de décadas por mais participação feminina na Igreja Católica, o papa FRANCISCO vai dar às mulheres o direito de voto no próximo Sínodo dos Bispos, a reunião em que bispos debatem e decidem questões ideológicas e regimentos internos. O Vaticano publicou nesta quarta-feira as modificações, que já valerão no próximo Sínodo, em outubro deste ano. Durante o Sínodo, bispos de todo o mundo votam propostas concretas e as apresentam ao papa, que então elabora um documento levando em consideração as medidas votadas. Até agora, as únicas pessoas que podiam votar eram os homens. Com a nova mudança, cinco religiosas se juntarão a cinco padres como representantes votantes de ordens religiosas. Além delas, outras 35 mulheres ligadas à igreja também.
Os presidentes JOE BIDEN, dos Estados Unidos, e YOON SUK YEOL, da Coreia do Sul, revelaram nesta quarta-feira que têm novos planos para responder às ameaças nucleares da Coreia do Norte. Os dois se encontraram em Washington. Depois da reunião, BIDEN afirmou que “um ataque nuclear da Coreia do Norte contra os Estados Unidos ou seus aliados é inaceitável e resultará no fim de qualquer regime que tome essa ação”. O presidente norte americano afirmou ainda que qualquer ataque nuclear da Coreia do Norte contra a Coreia do Sul seria respondido de forma rápida, esmagadora e decisiva.
O presidente da Colômbia, GUSTAVO PETRO, pediu a seus ministros que renunciem antes de uma reformulação de gabinete. Fontes ligadas ao governo afirmaram que o líder de esquerda perdeu sua coalizão majoritária no Congresso. O pedido de PETRO seguiu-se à reviravolta na Câmara dos Deputados da Colômbia depois que um debate sobre a polêmica reforma da saúde do presidente foi abandonada por não atingir o quórum necessário. Alguns partidos da coligação do governo ameaçaram não aprovar o projeto original. A remodelação pode resultar na saída de alguns dos 18 ministros do PETRO, bem como na movimentação de outros para diferentes pastas.
A prévia da inflação do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 desacelerou o ritmo de alta para zero vírgula 57 por cento em abril, informou nesta quarta-feira o IBGE. Com o resultado, o índice acumula alta de quatro vírgula 16 por cento nos últimos 12 meses. Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados registraram inflação no mês de abril. A maior variação e o maior impacto no índice do mês vieram dos Transportes, com alta de um vírgula 44 por cento. Na sequência, contribuíram com o resultado do mês os grupos Saúde e cuidados pessoais e Habitação.
O Supremo Tribunal Federal irá retomar, nesta quinta-feira, o julgamento que trata da correção dos depósitos do FGTS. A decisão a ser tomada pelo plenário do supremo é aguardada por milhões de brasileiros, que poderão ser beneficiados com a mudança na forma de atualização dos valores. Na semana passada, o ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, que é o relator do processo, considerou que a remuneração do FGTS precisa ser, no mínimo, igual à da poupança. O ministro ANDRÉ MENDONÇA acompanhou o entendimento de Barroso, e ainda considerou que o indicador utilizado atualmente na correção dos valores do fundo é inconstitucional. Após os votos dos dois ministros, o julgamento foi suspenso pela presidente do STF, ROSA WEBER. Ainda faltam as manifestações de nove ministros.
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, RODRIGO PACHECO, fez a leitura do requerimento de instalação da comissão parlamentar mista de inquérito para apurar os fatos que levaram à invasão das sedes dos três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Oo próximo passo é a definição da proporcionalidade da composição da comissão, de acordo com a tamanho das bancadas e blocos partidários. A comissão será constituída por 15 senadores e 15 deputados, com igual número de suplentes. Além disso, o grupo terá mais um integrante de cada Casa representando a Minoria em caráter de rodízio. No total, serão 32 titulares. O grupo terá prazo de 180 dias para investigar os “atos de ação e omissão” ocorridos no dia 8 de janeiro.
Está em andamento em Santa Catarina a quarta fase da Operação Mensageiro. Os investigadores cumprem mandados de prisão e busca e apreensão na investigação do escândalo do lixo. Há informação de mais prisões de prefeitos: ao todo, nesta quinta-feira, seriam 18 mandados de prisão, sendo oito prefeitos entre os alvos. Até as três primeiras fases da operação, já foram sete prefeitos detidos. Todos continuam na mesma condição, sendo apenas um em prisão domiciliar. Os alvos desta quinta-feira são prefeitos e secretários municipais. A nova fase ocorre diante dos fatos apurados nas etapas iniciais da investigação.
Santa Catarina registrou, em média, uma morte por dia de dengue na última semana, segundo o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica desta quarta-feira. Na comparação com os dados divulgados na última semana, o Estado registrou crescimento de sete mortes e três mil e 800 casos, média de 542 diagnósticos diários. Santa Catarina se aproxima dos 20 mil casos de dengue, nesta quarta, número que há um mês chegava perto dos cinco mil. O crescimento médio foi de 706 casos diários nos últimos15 dias. Ao menos 14 mortes foram confirmadas desde janeiro. Sete cidades estão na lista dos municípios que decretaram epidemia.
Santa Catarina registrou em fevereiro crescimento de um vírgula oito por cento na produção industrial frente ao mês anterior, janeiro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês de 2022 registrou queda de quatro vírgula seis por cento. No ano, a redução foi de quatro e meio por cento e no acumulado de 12 mesesa queda foi de quatro vírgula um por cento. Os dados são da pesquisa Produção Industrial Mensal Regional do IBGE. Segundo apuração do IBGE, a produção de fevereiro comparada com o mesmo mês do ano passado em Santa Catarina teve crescimento nos grupos de produtos de borracha e plástico com oito virgula oito por cento eveículos, reboques e carrocerias com alta de sete por cento.
Rádio Itapiranga completa 60 anos no ar. Hoje é um dia especial para o principal meio de comunicação na região de Itapiranga, 60 anos de atividades da Rádio Itapiranga. Um dia especial para a comunidade regional, que possui uma grande identificação com a Rádio Itapiranga. Segundo o diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, os parabéns são do povo Itapiranguense e da região. Ele agradece todos os ouvintes, anunciantes e toda a equipe de funcionários. A Rádio Itapiranga FM apresenta em sua programação espaços destinados aos conteúdos jornalísticos, culturais e musicais. Trabalha na linha notícia e entretenimento, destacando-se na informação, com entrevistas e prestação de serviços.
A programação da Rádio Itapiranga é bastante diversificada, atendendo a todos os estilos e preferências, em especial, o germânico. A Rádio Itapiranga iniciou suas atividades no dia 27 de abril de 1963 operando na frequência de 1250 KHz. No dia 30 de abril de 1986 passou a integra a Rede Peperi de Comunicação. Em novembro de 1986 teve alteração da frequência para 990 KHz. Em 20 de fevereiro de 2021 iniciou as transmissões no canal de FM 105,1.
A gerente da Rádio Itapiranga, NOELI BORTOLUZZI, atua na emissora há 47 anos e destaca orgulho em acompanhar a trajetória da emissora. Conforme a gerente, celebrar mais um aniversário da emissora é motivo de alegria e de gratidão, ainda mais em seu sexagésimo aniversário. Para ela, a emissora representa uma grande história, com muitas conquistas e vitórias. NOELI BORTOLUZZI ressalta que atualmente a emissora opera com equipamentos de qualidade para levar sempre o melhor para o ouvinte e parceiros.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai realizar uma Audiência Pública Virtual nesta quinta-feira para debater os cortes feitos pelo Governo do Estado no programa Bolsa Estudante para alunos do Ensino Médio. A audiência foi aprovada por meio de requerimento feito pela deputada estadual, LUCIANE CARMINATTI, à Comissão de Educação da Alesc. Conforme a deputada, o pedido da audiência surgiu diante das inúmeras reivindicações recebidas de pais, estudantes e gestores preocupados com o que ela considera o fim do Bolsa Estudante, já que o corte atingiu 83 por cento dos alunos que recebiam o benefício. LUCIANE CARMINATTI cobra informações sobre o critério utilizado para os cortes e a apresentação de uma justificativa para o fato de que numa mesma escola, alunos com o mesmo grau de vulnerabilidade não possuem igualdade no acesso ao Programa.
A deputada LUCIANE CARMINATTI ressalta que no momento em que o Estado discute a oferta de faculdade gratuita, não é possível permitir que os alunos do Ensino Médio não consigam sequer concluir os 12 anos da escolaridade básica. A parlamentar salienta que a audiência tem o propósito de levantar o problema e ouvir todas as partes envolvidas, para que possa ser encontrada uma solução para a situação. O debate virtual desta quinta-feira terá a participação e apresentação de um parecer do Tribunal de Contas de Santa Catarina, de representantes da Secretaria de Estado da Educação, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, além de estudantes, pais e professores de todo o Estado. LUCIANE CARMINATTI reforça que a audiência será muito importante para a retomada da perspectiva de continuidade do Programa Bolsa Estudante em Santa Catarina.
Casos de raiva em animais geram preocupação em Santa Catarina. Estado teve três casos confirmados somente neste ano. De acordo com a Médica Veterinária da Unidade Conveniada da Cidasc de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, TATIANE ALBUQUERQUE, apesar de serem poucos casos, é preciso manter a atenção, já que a doença é grave e pode ser transmitida de animais para seres humanos. Ela destacou em entrevista ao RPN desta quarta-feira, que as medidas de prevenção são cruciais para evitar novos casos. Conforme TATIANE, existe o Programa Nacional de Controle da Raiva que promove ações e trabalhos nas propriedades, com o objetivo de levar informações aos produtores rurais e maior educação sanitária da população, fazendo com que as pessoas saibam as características da doença e as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas.
A vacinação dos rebanhos é fundamental para controlar os casos de raiva. Conforme a Médica Veterinária da Unidade Conveniada da Cidasc de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, TATIANE ALBUQUERQUE, é preciso incentivar os produtores a fazerem a aplicação da vacina contra a raiva em bovinos, equinos e também nos pequenos animais domésticos. Outra ação importante apontada pela Veterinária é o cadastro dos abrigos de morcegos, principalmente dos morcegos vampiros, pois são eles que mordem os animais para sugar o sangue e transmitir a doença. Os morcegos vampiros geralmente se abrigam em bueiros, cavernas, buracos, árvores ou até em construções abandonadas, sendo importante que as pessoas notifiquem a Cidasc, diante da presença de morcegos em um desses locais. A partir disso, é feito o monitoramento da reprodução e do comportamento da espécie.
Os produtores também devem prestar atenção no comportamento dos animais em suas propriedades. A Médica Veterinária da Unidade Conveniada da Cidasc de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, TATIANE ALBUQUERQUE, cita que caso seja identificada salivação em excesso, distanciamento do rebanho, falta de apetite ou até a presença de mordida com sangue no pescoço, deve ser feita uma notificação ao escritório da Cidasc mais próximo. Em qualquer um desses casos, os profissionais tem até 24 horas para visitar a propriedade e identificar se existe suspeita de raiva. Em caso de necessidade, poderá ser feita a coleta de material ou captura dos morcegos para análise em laboratório. Ela considera que é preciso melhorar o índice da cobertura vacinal dos animais, pois muitos produtores sequer sabem o que é a raiva e ainda desconhecem a existência de vacina a baixo custo contra a doença.
Empresa que forneceu lanche estragado para idosos foi alertada mais de 10 vezes. Alimentação imprópria também era destinada para participantes das atividades do CRAS. A Vigilância Sanitária de Itapiranga interditou dois estabelecimentos por irregularidades. Procedimento ocorreu após denúncias. Segundo a Vigilância Sanitária, uma das fiscalizações ocorreu em um estabelecimento que fornecia alimentos para os grupos da terceira idade do município, impróprias para o consumo. Os alimentos foram encontrados mofados e deteriorados, sem condições para o consumo. A indústria panificadora, que foi a vencedora de processo licitatório para fornecer os lanches aos idosos de Itapiranga. A Vigilância Sanitária reforça que o local foi interditado devido as precárias condições de higiene, além da falta de adequações para produção de alimentos.
A Secretária de Assistência Social, SIMONE FELIN destaca inconformidade no fornecimento de lanches conforme estabelecido no edital de licitação. Ela chama atenção que ocorreram problemas por mais de 10 vezes. Foi conversado com a empresa sobre os cuidados no preparo do lanche para os idosos, porém a situação não mudou. SIMONE FELIN cita que outra empresa deve passar a fornecer os lanches para a Secretaria de Assistência Social. Conforme a Secretária de Assistência Social, são dois mil idosos, com oito mil lanches por mês. SIMONE FELIN informa que são mais de 100 famílias do Bolsa Família e serviço de convivência que também recebem lanches.
Secretaria de Assistência Social tem atenção especial com idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo SIMONE FELIN, a projeção para este ano é de investimento superior a um milhão de reais em alimentação, transporte para intercâmbios e música nos encontros da terceira idade. A Secretária comenta que são dois mil idosos em 33 grupos, além de outros atendimentos que são prestados pela equipe da prefeitura. SIMONE FELIN destaca os idosos em situação de vulnerabilidade que fazem parte das atividades de convivência do CRAS. O trabalho envolve assistente social, psicóloga e orientadora social. Objetivo é dar atenção para as pessoas que não possuem condições de estarem presentes nas atividades de rotina dos grupos da terceira idade.
Itapiranga vive uma epidemia de Dengue. São 80 casos confirmados, praticamente todos contraídos no município. O Prefeito ALEXANDRE RIBAS decretou situação de emergência em saúde pública e várias medidas estão sendo adotadas para o enfrentamento da doença. Conforme a Secretária, CLAIR HEINEN, a Sala de Situação foi transformada em Centro de Operações Especiais em Saúde. A meta é envolver a comunidade, diferentes entidades e pessoas para discutir ações visando evitar um caos em saúde pública devido a multiplicação dos casos de Dengue que estão ocorrendo em Itapiranga. A Secretária lembra que já foram realizadas várias ações com envolvimento de escolas da cidade e agentes comunitárias de saúde, na limpeza de locais públicos e recolha de entulhos que servem para acumulo de água.
Segundo CLAIR HEINEN a situação mais preocupante está nos Bairros Santa Tereza Alto, Santa Tereza Baixo, Porto Novo e Bairro das Flores. Ela diz que é preciso que cada um faça seu papel de cidadão para evitar um problema ainda mais grave com consequências desagradáveis a toda população. CLAIR HEINEN reafirma que a situação de epidemia é de responsabilidade de todos e não apenas do poder público. A Secretária da Saúde teme pelo caos nos postos do município e no hospital. Ela critica o fato de que pessoas confirmadas com Dengue ficam circulando pelo comércio. Conforme CLAIR, uma irresponsabilidade, pois cada um tem o seu papel dentro do contexto da sociedade e na saúde.
Problema da Dengue é maior que o registrado oficialmente. Já são 80 casos confirmados, porém muitas pessoas nem procuram as unidades de saúde. A transmissão acaba tendo um caminho mais livre e as consequências se agravam. A Secretária da Saúde de Itapiranga, CLAIR HEINEN, avalia que é preciso ter mais responsabilidade em todas as etapas. Ela critica a falta de cuidados das pessoas com os locais que servem de reprodução do mosquito transmissor da doença e até mesmo a falta de cuidados de quem tem a confirmação da Dengue. CLAIR HEINEN faz um apelo para ações coletivas e individuais para que a Dengue não cause problema ainda maior e que acabe prejudicando a todos.
Acusado de tentativa de homicídio em Campo Erê vai a júri popular. Acontece amanhã, sexta-feira, na Câmara de Vereadores do município de Campo Erê, o júri do réu acusado por tentativa em homicídio em 2020, conforme a denúncia do Ministério Público. A ocorrência foi registrada no dia 6 de março de 2020, no bairro São Cristóvão, em Campo Erê. O acusado fez diversos disparos de espingarda contra um homem, que foi atingido no mínimo por dois deles nas costas. Ele conseguiu se esconder, e foi socorrido ao hospital. O réu deverá ser julgado por tentativa de homicídio, por meio que dificultou a defesa da vítima.
A Policia Militar apreendeu 98 garrafas de vinho oriundas da Argentina, que estavam sendo transportadas em um veículo Fiat Uno, na BR-282, em Maravilha. A polícia notou que o veículo, com placas de Barracão-PR, passava nas proximidades da base da PRF com as luzes baixas e a traseira rebaixada, o que gerou suspeita na noite desta quarta-feira. Ao realizar a abordagem, os policiais constataram que havia cinco ocupantes no carro, além de uma grande quantidade de garrafas de vinho sendo transportadas ilegalmente. Durante a abordagem, os homens demonstraram nervosismo e alegaram que não sabiam o destino da carga de vinhos de marcas diversas. A mercadoria avaliada em 40 mil reais foi apreendida e os envolvidos responderão pela prática do crime de descaminho.