-CONSUMIDOR TERÁ QUE PAGAR 30 BILHÕES DE REAIS A FUNDO DO SETOR ELÉTRICO
-SANTA CATARINA TEM FALTA DE TESTES DE DENGUE NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
-PREFEITO DIZ QUE OBRA DA NOVA PONTE ESTÁ ATRASADA POR CULPA DA GESTÃO PASSADA
-SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS ELEGE NOVA DIRETORIA NO FINAL DE SEMANA
-MUNICÍPIO TERÁ FEIRÃO DO EMPREGO NESTE SÁBADO NA PRAÇA WALNIR BOTARO DANIEL
-POLÍCIA MILITAR FAZ APREENSÃO DE AGROTÓXICOS NO EXTREMO-OESTE
-HOMEM SUSPEITO DE AGREDIR MULHER COM GOLPES DE MARTELO É PRESO NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que destruiu uma "grande quantidade" de armas fornecidas à Ucrânia pelos Estados Unidos e os países europeus em bombardeios feitos na região sudeste do país nesta quarta-feira. De acordo com o comunicado, a Rússia atingiu mais de 90 alvos militares na Ucrânia durante a noite desta terça-feira e matou ao menos 500 soldados ucranianos. A Rússia também informou que bombardeou pontes e ferrovias na Ucrânia para reduzir o fornecimento de armas ocidentais.
Em visita a Moscou, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ANTONIO GUTERRES, pediu nesta terça-feira um cessar-fogo imediato na Ucrânia e uma investigação independente para apurar indícios de crimes de guerra cometidos por tropas russas. Esta é a primeira vez que o secretário-geral da ONU vai à Rússia desde o início da guerra da Ucrânia, que já dura mais de dois meses. Durante o encontro, o presidente russo VLADIMIR PUTIN disse que ainda confia na possibilidade de uma solução diplomática para o conflito na Ucrânia.
A ONU afirmou nesta terça-feira que oito milhões e 300 mil pessoas podem fugir da Ucrânia este ano devido à invasão russa iniciada em 24 de fevereiro. O órgão calcula que cinco milhões e 200 mil ucranianos já fugiram do país devido ao conflito. Com o agravamento da situação, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados dobrou a solicitação de recursos para ações deajuda humanitária para enfrentar a crise. O pedido é de mais um bilhão 850 milhões de dólares para auxiliar os refugiados da guerra.
O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que regulamenta operações com moedas virtuais no Brasil. Para atuar no país, as empresas que prestam serviços usando ativos virtuais – as criptomoedas – terão de obter autorização do governo e coibir práticas como a lavagem de dinheiro. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. A criptomoeda é um tipo de dinheiro totalmente virtual, que não é emitido por um governo de um país específico. Um exemplo de ativo virtual é o bitcoin. Pela proposta, um órgão será escolhido pelo Executivo para fiscalizar o funcionamento dessas prestadoras e disciplinar quais tipos de moedas serão reguladas.
A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira o orçamento de 2022 da Conta de Desenvolvimento Energético. Pela decisão, a CDE terá 32 bilhões e 96 milhões de reais dos quais 30 bilhões 219 milhões serão pagos pelos consumidores na conta de luz. O valor a ser pago pelos consumidores representa alta de 54 por cento na comparação com 2021, quando os clientes pagaram 19 bilhões e meio de reais. Pelas estimativas da agência, o aumento médio na conta de luz será de três vírgula 39 por cento. A Conta de Desenvolvimento Energético é um fundo usado para bancar ações e subsídios concedidos pelo governo no setor de energia.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA 15 – considerado uma prévia da inflação oficial do país – ficou em um vírgula 73 por cento em abril, após ter uma taxa de zero vírgula 95 por cento em março, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. É a maior taxa para o mês desde 1995, quando ficou em um vírgula 95 por cento. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 12 vírgula zero tres por cento. Com alta de sete vírgula 51 por cento, a gasolina foi a principal responsável pela alta da inflação no mês, respondendo por zero vírgula 48 ponto percentual. Houve altas acentuadas também do diesel com 13 por cento e no etanol com seis vírgula seis por cento.
A polêmica em relação a alíquota do ICMS do leite, do trigo e de alimentos e bebidas vendidas por bares e restaurantes pode ter seu capítulo final nesta quarta-feira. O projeto do Executivo está em discussão na Comissão de Finanças e Tributação e pode ser votado no plenário à tarde. A votação da proposta de CARLOS MOISÉS ocorre após a maioria dos parlamentares manter os vetos do governador a um projeto de lei aprovado ano passado sobre o tema. A matéria que pode ser votada hoje altera três leis tributárias. Entre as principais mudanças, em caso de aprovação, está a redução do ICMS do leite de 17 para sete por cento. O produto também voltaria à cesta básica.
As Secretarias municipais de Saúde foram avisadas pela secretaria estadual que não há testes de dengue disponíveis em Santa Catarina. O Estado tem hoje apenas seis mil unidades, que foram reservadas para situações especiais, como casos graves de dengue, gestantes ou óbitos suspeitos, por exemplo. Somente nos meses de março e abril, o Laboratório Central fez 20 mil testes de dengue. Desde o início de abril, a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica já havia flexibilizado os diagnósticos de dengue nas cidades com transmissão sustentada, reduzindo o envio de amostras ao Lacen. Segundo o estado, a falta de testes é reflexo de um represamento no Ministério da Saúde, que está com problemas na aquisição.
Santa Catarina possui seis mil 224 vagas de trabalho disponíveis, de acordo com o relatório semanal divulgado nesta terça-feira, pelo Sistema Nacional de Emprego. Do total, 74 oportunidades são para pessoas com deficiência. Os cargos estão nos 69 postos locais do Sine e são voltados para pessoas com ou sem experiência, do nível médio ao superior. São Miguel do Oeste é a cidade com mais oportunidades: são mil e seis vagas abertas. Na sequência, aparecem Concórdia com 922 e Chapecó com 433. Os interessados podem se candidatar pelo aplicativo Sine Fácil, pelo site do Emprega Brasil ou na agencia local do SIne.
As fortes chuvas que caíram na região Extremo Oeste na última sexta-feira deixaram mais uma vez ao menos duas comunidades do interior de Barra Bonita com passagem restrita para a sede do município. Isso ocorreu pois o volume de água deixou a ponte que existe sobre o Rio das Antas embaixo d'água. Atualmente, a estrutura faz ligação com as comunidades de Progresso e Alto São José, além de ligar os municípios de Barra Bonita e Romelândia. O fato registrado pelos moradores não é novidade e ocorre com frequência sempre que existem grandes volumes de chuva visto a estrutura ser extremamente baixa e não comportar a demanda necessária.
Após a ponte sobre o rio das Antas no interior de Barra Bonita ficar novamente submersa, alguns moradores do município questionaram a Administração nas redes sociais sobre a demora na construção efetiva da nova estrutura na localidade. Para responder essa questão, a reportagem da Peperi entrou em contato com o prefeito AGNALDO DERESZ, que esteve recentemente em Florianópolis e se reuniu com o secretário de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Na oportunidade, ele verificou o andamento do projeto da ponte que deve ser construída em Barra Bonita sobre o Rio das Antas.
O governo de Barra Bonita quer agilidade na construção da nova ponte sobre o Rio das Antas. A declaração é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Conforme ele, após mais uma vez a situação se repetir, foram mandadas fotos da real situação para o governo estadual e exposto a extrema urgência de uma nova estrutura no município. De acordo com ele, a resposta da secretaria de Infraestrutura é que a obra deve ir para licitação em breve. Segundo AGNALDO DERESZ, apesar da situação crítica, os moradores não estão isolados e podem ter acesso ao centro do município através das Linhas São Pedro e Águas do Araçá, além da própria ponte suspensa, mais conhecida como “pinguela” que existe na localidade.
O anúncio de construção da nova ponte sobre o Rio das Antas foi feito no governo passado e na época, a gestão informou que estava executando um projeto que acabaria de vez com esse problema no município. O lembrete é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Ele também destacou sobre as insinuações de que o município possui dinheiro em caixa para construir a estrutura. Ele garantiu que os recursos deixados pelos governos do MDB e do PSD não são suficientes para a obra, visto que foram deixados pouco mais de dois milhões em recursos livre entre as duas Administrações e o valor orçado para a ponte é atualmente superior aos seis milhões de reais.
A demora na construção da ponte sobre o Rio das Antas no interior de Barra Bonita está ocorrendo porque houve equívocos da Administração anterior. A afirmação é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Ele citou que na época, o governo fez um projeto base e encaminhou para o Deinfra, porém, o órgão reprovou o documento por não possuir largura ideal exigida por lei, nem passarela nos dois lados. Apesar da negativa, o governo passado insistiu e encaminhou o projeto para licitação, sendo que a própria empresa ganhadora percebeu o equívoco do projeto. AGNALDO DERESZ esclareceu que o projeto feito no governo passado não constava sequer o local onde seria construída a ponte sobre o Rio das Antas.
A ponte ainda não foi construída pois a atual gestão precisou fazer um projeto executivo e pedir autorização para a Câmara de Vereadores, ou seja, começar praticamente do zero todo o procedimento. A explicação é do prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ. Ele pontuou que se o governo anterior tivesse feito os trâmites corretamente, a situação seria bem diferente no momento. Ele frisou que não se pode persistir no erro e por isso o trabalho deve ser correto, mesmo que demore mais que o esperado. AGNALDO reiterou que o projeto feito no ano passado foi aprovado e agora o município aguarda a licitação para que o Estado construa essa ponte. O prefeito finalizou dizendo que entende a pressa dos moradores, porém pediu paciência e garantiu que a Administração está empenhada para resolver de vez essa questão.
O Sindicato dos trabalhadores Rurais vai promover, neste sábado, a assembleia geral da entidade. O evento está marcado para as 10 horas da manhã no salão comunitário da Linha Canela Gaúcha. A pauta prevê a prestação de contas da atual diretoria, palestra sobre temas ligados a agricultura e almoço no local ao custo de 15 reais para associados. As confirmações devem ser feitas na sede do sindicato ou nas extensões de base de Paraíso, Barra Bonita e Bandeirante. Durante a assembleia deste sábado, os agricultores também vão escolher a nova diretoria da entidade para o mandato 2022-2025.
Apenas uma chapa foi inscrita para a eleição da nova diretoria do sindicato dos trabalhadores rurais de São Miguel do Oeste. O candidato único a presidente é o atual tesoureiro, LIRIO WHATIER. A votação será sábado, entre nove da manhã e três da tarde. Além das urnas no local da assembleia, no salão da Linha Canela Gaucha, os agricultores poderão votar na sede do sindicato e nas extensões de base de Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita. Em Barra Bonita a votação será na Linha Treze de Maio. Cerca de 900 agricultores estão aptos a votar. Para que a eleição tenha validade, 20 por cento desse total deve comparecer e votar neste sábado.
A nova diretoria do sindicato dos trabalhadores rurais mantem membros do grupo que está no comando da entidade, mas também inclui novas lideranças do campo. A afirmação é do candidato a presidente, LIRIO WATHIER. Ele também destacou que 50 por cento dos cargos foram preenchidos por mulheres. A nova diretoria também tem espaço para os jovens do meio rural. WATHIER citou que as metas da nova diretoria serão definidas depois da posse marcada para o mês de junho. Ele está no sindicato há mais de 10 anos e disse, no Peperi Entrevista, que a entidade ainda tem um papel muito importante na defesa da agricultura.
Começou nesta terça-feira, com a participação de uma comitiva da Ameosc, a Marcha dos prefeitos à Brasília. O evento ocorre anualmente e reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários para debater as políticas públicas que impactam a vida da população. Além da pauta coletiva, os gestores municipais também apresentam pedidos pontuais e aproveitam a viagem para discutir as questões de cada município. O tema desta edição da marcha é “Município: o caminho para um Brasil melhor”. Até quinta-feira serão debatidos temas como saúde pós-crise sanitária da Covid-19, mobilidade, assistência social e política agrícola nacional, reforma tributária, reforma previdenciária municipal, lei de improbidade e licitações e o Marco Regulatório do Saneamento.
O vice-prefeito EDENILSON ZANARDI e o prefeito WILSON TREVISAN estão participando da marcha dos prefeitos a Brasilia nesta semana. De acordo com ZANARDI, trata-se do maior evento municipalista da América Latina. Ele disse que a marcha tem muitos eventos simultâneos e o objetivo é participar das atividades que tenham mais ligação com São Miguel do Oeste. ZANARDI reforçou que os temas de maior destaque são voltados a educação, saúde, saneamento público e finanças dos municípios. Ele comentou que nesta quarta-feira, prefeito e vice são participar de debates sobre habitação, mobilidade urbana e consórcios municipais.
A questão central da marcha dos prefeitos a Brasilia, mais uma vez, é a discussão a respeito de um novo pacto federativo. O comentário é do vice-prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele explicou que o modelo que ainda destina mais recursos para o governo federal e a menor parcela para os municípios é um dos grandes problemas. Segundo ZANARDI, os gestores municipais necessitam de mais recursos para atender as demandas da população.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento vai realizar neste sábado a primeira edição do Feirão do Emprego O evento vai acontecer entre oito da manhã e quatro da tarde na área coberta ao lado da Praça Walnir Bottaro Daniel. O objetivo do município é aproximar as empresas que possuem vagas disponíveis e pessoas que estão em busca de uma oportunidade. De acordo com a secretária MARLI DA ROSA, diversas empresas do município terão estruturas de atendimento montadas no local para o recebimento de currículos e entrevistas. Os trabalhadores podem ir até o local, conversar com as empresas e, quem sabe, preencher as vagas abertas.
São Miguel do Oeste é um dos município que mais tem gerado emprego em toda a região, mas ainda é preciso aproximar as empresas dos trabalhadores. A afirmação é da secretaria de Desenvolvimento, MARLI DA ROSA. Ela disse que somente nos últimos cinco anos, o saldo foi de duas mil 142 contratações a mais do que demissões, segundo o CAGED. Segundo MARLI, a demanda por mão de obra continua crescendo e por isso o feirão do emprego deste sábado é importante. 12 empresas do setor industrial, especialmente do setor frigorífico e da construção civil vão estar na praça com vagas abertas para os trabalhadores. MARLI comentou que a expectativa é de uma boa participação no evento de sábado na praça do centro.
O feirão do emprego neste final de semana é mais uma ação do poder público municipal para a geração de empregos na cidade. A secretária MARLI DA ROSA lembrou que em setembro do ano passado, foi criado o Balcão de Empregos, com cadastro online de currículos e de empresas com vagas disponíveis, pelo site balcaodeempregos.saomiguel.sc.gov.br. O balcão também tem um ponto de atendimento na praça central. Atualmente, cerca de 60 empresas e 300 pessoas estão cadastradas. MARLI citou ainda que também foram realizados cursos de capacitação gratuitos, conforme a demanda das empresas com sede em São Miguel do Oeste. Ela destacou que o desafio é ajudar a criar os perfis adequados para as vagas disponíveis, e assim promover o desenvolvimento econômico e social.
A Polícia Civil confirmou, nesta quarta-feira, a apreensão de um caminhão carregado com 28 bovinos clandestinos no município de Princesa. A apreensão ocorreu na ultima semana depois de uma denúncia anônima encaminhada para a Cidasc. O caso foi repassado ao Centro Estadual de Apoio Operacional de Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina. A Polícia Militar também participou da operação. A carga foi lacrada e encaminhada ao Serviço de Inspeção Federal de destino no litoral. Em nota, a Polícia Civil informou que a união de esforços entre a Polícia Civil, CIDASC e Polícia Militar tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado e aumentar a proteção da sanidade do rebanho catarinense.
Na Madrugada de quarta-feira, a Guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático fez mais uma apreensão de vinhos trazidos ilegalmente da Argentina para o Brasil. A operação ocorreu em Dionísio Cerqueira. Durante uma barreira da operação Hórus na BR 280 foi abordado um Vectra com placas do Paraná. Ele estava carregado com 67 caixas de vinho, totalizando cerca de 400 garrafas sem o devido desembaraço aduaneiro. O valor da carga foi estimado em 110 mil reais. O condutou não acatou a ordem de parada, sendo abordado na BR 280 em direção a Flor da Serra do Sul. Ele foi preso e levado para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
A Polícia Militar flagrou um contrabando de agrotóxicos na BR 282 em Flor do Sertão. A guarnição de São Miguel do Oeste tentou abordar um Santana de Treze Tílias no Bairro Santa Rita, mas o motorista escapou em alta velocidade na direção de Maravilha pela BR 282. Durante a fuga, o veículo transitou quase todo caminho pela contramão de direção, forçando ultrapassagens em locais proibidos e efetuando frenagens bruscas para tentar atingir a viatura policial. Em Flor do Sertão, o condutor abandonou o veículo e fugiu para uma área de mata. No carro, foram encontrados 19 galões de agrotóxico de origem Argentina. O veículo com o material foi apreendido, mas o motorista não foi localizado.
A Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva contra o suspeito de uma tentativa de homicídio no município de São José do Cedro. O homem foi preso na segunda-feira à tarde. O crime aconteceu no dia oito deste mês no centro da cidade. Por volta das seis horas da tarde, após uma discussão em um bar, um homem de 45 anos desferiu golpes de faca e, em seguida, atropelou a vítima de 31 anos. O homem ferido foi socorrido e encaminhado ao hospital de São José do Cedro. A Polícia Civil abriu inquérito e o delegado da cidade pediu a ordem judicial para prender o suspeito. O autor da tentativa de homicídio foi localizado, preso e está recolhido no presídio de São José do Cedro.
O homem que estava foragido por tentar matar a mulher com marteladas na cabeça foi preso pela Polícia Militar de Anchieta na manhã de hoje. O crime aconteceu na madrugada da última segunda-feira no Bairro Aeroporto em Dionísio Cerqueira. A mulher foi agredida com golpes de martelo e foi socorrida com intenso sangramento na cabeça, traumatismo cranioencefálico, cortes na face e luxações. O suspeito estava escondido na casa de um parente no centro de Anchieta. Ele foi preso hoje, passou por exame médico e foi entregue na Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.