ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 27 04 2021

-SENADO INSTALA CPI PARA APURAR RESPONSABILIDADES DO GOVERNO NA PANDEMIA

-SANTA CATARINA TEM QUINTA SEMANA SEGUIDA COM QUEDA NAS MORTES POR COVID

-DEPUTADA CRITICA EXIGENCIA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA AGRICULTORES FAMILIARES

-UNOESC OFERECE VAGAS REMANESCENTES DO PROUNI PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO

-COBRANÇA DAS NOVAS VAGAS DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO JÁ ESTÁ EM VIGOR

-MOTOCICLISTA DE 18 ANOS MORREM EM COLISÃO CONTRA CARRO NA SC 283

-EXAMES APONTAM QUE MAURICEIA ESTAVA VIVA QUANDO CASA FOI INCENDIADA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Bares, restaurantes, cinemas, museus e salas de concertos reabriram as portas nesta segunda-feira na Itália. Junto com a reabertura, o governo italiano anunciou um plano de 222 bilhões de euro, mais de um bilhão e 400 milhões de reais, para estimular a economia. A terceira maior economia da zona do euro perdeu um milhão de postos de trabalho em 2020 e o PIB caiu nove por cento. Para obter o dinheiro da ajuda, o governo italiano teve que elaborar um plano de gastos detalhado que será enviado até sexta-feira à União Europeia.

A vice-presidente dos Estados Unidos, KAMALA HARRIS, anunciou nesta segunda-feira ajuda humanitária adicional no valor de 310 milhões de dólares para os seguintes países da América Central: Guatemala, Honduras e El Salvador. A medida foi anunciada durante encontro virtual de HARRIS com o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei. O auxílio será destinado a programa humanitários e de combate à fome nos países, como medida para evitar que pessoas da América Central, em desespero, deixem suas casas e partam em caravana rumo aos Estados Unidos.

Os Estados Unidos vão direcionar um lote de 60 milhões de doses da vacina de OxfordAstraZeneca para outros países assim que a quantidade encomendada chegar. A informação é do conselheiro do governo do país para a Covid-19, ANDY SLAVITT. O país ainda não decidiu qual será o destino das vacinas. O governo de JOE BIDEN havia dito em março que iria mandar cerca de quatro milhões de doses para seus vizinhos, o México e o Canadá. O país agora enfrenta pressão para aumentar o número de destinatários de suas doações, especialmente para a Índia.

A Procuradoria-Geral da República denunciou à Justiça nesta segunda-feira o governador do Amazonas, WILSON LIMA do PSC e mais 17 pessoas por suposto envolvimento em um esquema de corrupção ligado ao enfrentamento da pandemia no estado. Na denúncia, a PGR estima prejuízo superior a dois milhões de reais aos cofres públicos. A principal suspeita é de desvio de recursos para a compra de respiradores. O governador nega as acusações. O caso será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça, onde começam a tramitar as ações que envolvem governadores. Se a denúncia for recebida, os citados se tornam réus no STJ pelos crimes apontados pela PGR. A denúncia não pede o afastamento do governador do cargo.

O Senado instala nesta terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, destinada a apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia. Na primeira reunião, os membros da comissão elegerão o presidente e o vice-presidente da comissão. Cabe a eles, em seguida, indicar um senador para relator da CPI. Também hoje deve ocorrer a definição de um plano de trabalho, possivelmente em reunião a ser marcada para esta quarta. O plano vai definir, por exemplo, o horário e os dias de funcionamento da comissão e será uma espécie de guia para a atuação da CPI. A apresentação desse documento cabe ao relator.

Após cinco horas de debates e apresentação de relatórios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária negou nesta segunda-feira o pedido de autorização excepcional para a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia. A decisão unânime foi tomada após 14 estados pedirem autorização para importação emergencial de quase 30 milhões de doses. A gerências de medicamentos, fiscalização e monitoramento da Anvisa deram pareceres contra a importação. A Anvisa apontou que NÃO recebeu relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e NÃO conseguiu localizar o relatório com autoridades de países onde a vacina é aplicada.

O ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, disse nesta segunda-feira em entrevista ao jornalista RODRIGO BOCARDI, na rádio CBN, que agiu no caso da apreensão recorde de madeira no Pará a pedido de parlamentares. Entre os citados por SALLES estão o senador JORGINHO MELLO do PL e a deputada federal CAROLINE DE TONI do PSL. A interferência resultou em uma notícia-crime contra o ministro e na substituição do superintendente da Polícia Federal na Amazônia, delegado ALEXANDRE SARAIVA, que acusou o ministro de agir para favorecer madeireiros. SALLES afirmou, na entrevista, que JORGINHO MELLO e CAROLINE DE TONI o teriam procurado em defesa de empresários de Santa Catarina que atuam no ramo de madeiras no Pará.

Pela quinta semana consecutiva, Santa Catarina registra queda no total de mortes por covid-19. A semana passada encerrou com 445 óbitos, ocorridos entre o domingo, 18, e o sábado, 24. Houve uma redução de 51 por cento em comparação com a semana de 14 a 20 de março, o pico de mortes em toda a pandemia, quando 917 pessoas perderam a vida por complicações causadas pelo coronavírus. No entanto, o Estado ainda apresenta situação crítica no sistema hospitalar, com 51 pessoas na fila de espera por vagas na UTI, além de 17 mil e 800 casos ativos de coronavírus. As situações mais críticas são do Norte do Estado e do Sul, tanto em número de casos ativos quanto em lotação das UTIs.

A governadora interina DANIELA REINEHR exonerou nesta segunda-feira o presidente da Santur, LEANDRO MANÉ FERRARI. A dispensa foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira. A decisão da governadora de trocar o comando da Santur, às vésperas do Tribunal de Julgamento do impeachment, surpreendeu o setor do turismo. Ainda em março, quando o governador CARLOS MOISÉS foi afastado, o empresariado se mobilizou para pedir à governadora interina que não mexesse no comando da pasta. Quem assume a Santur é EDUARDO LOCH, ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Santa Catarina.

A Unoesc está oferecendo mais de 400 vagas de bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos. Os candidatos interessados deverão se inscrever nos dias três e quatro de maio, no site do ProUni. O resultado será divulgado no dia sete de maio. Serão selecionados os candidatos com os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio, levando em consideração o número de bolsas disponíveis, semelhante ao que já ocorre nas edições regulares do ProUni. Os benefícios do programa fica entre 50 e cem por cento de bolsa. A lista de vagas dos cursos disponíveis no campus da Unoesc de São Miguel do Oeste pode ser conferida na própria universidade.

O prefeito CELSO BIEGELMEIER fez uma avaliação muito positiva dos cem primeiros dias do governo de Bandeirante. Ele disse que o fato de ser reeleito facilitou bastante a continuidade dos trabalhos iniciados na gestão anterior. Segundo o prefeito, parte da equipe continuou nos mesmos cargos e esse também foi aspecto que contribuiu para manter o ritmo dos trabalhos. BIEGELMEIER citou os dois grandes projetos desse começo de mandato são na área de granja de suínos e de convênios com o governo do estado e federal. O prefeito também comentou que as dificuldades da pandemia do coronavírus e da estiagem estão sendo superadas pelas secretarias do governo municipal.

Os dois projetos de granjas de suínos tem um investimento previsto de 35 milhões de reais no município de Bandeirante. A informação é do prefeito CELSO BIEGELMEIER. De acordo com ele, a expectativa é de que as duas estruturas tenham um impacto expressivo no movimento econômico do município. O prefeito explicou que a prefeitura está apoiando esses novos empreendimentos, especialmente com serviços de terraplanagem para a construção das unidades. Além desses projetos, BEIGELMEIER citou que a água é outro foco dos cem primeiros dias de mandato. Ele comentou, por exemplo, que a prefeitura investiu na perfuração de um novo poço na comunidade de Novo Encantado.

Os prejuízos causados pela estiagem na região Extremo Oeste catarinense são expressivos e geram preocupação para a Epagri. A informação é do gerente regional, SIDINEI SIMON. Ele participou do RPN primeira Edição do último sábado e trouxe dados preliminares das perdas em diversos setores agropecuários. Conforme ele, a safrinha foi fortemente atingida com esse fenômeno. Ele lembrou que além da falta de chuva, outra questão enfrentada pelos agricultores foi em relação à cigarrinha. Segundo SIMON, ambas situações foram responsáveis pelas grandes perdas em diversas culturas em todos os municípios da região.

O volume de chuvas ficou bem abaixo do esperado desde a primavera e por isso os efeitos foram sentidos de forma intensa pelos agricultores. A afirmação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, foram cerca de mil milímetros de chuvas a menos nos últimos meses. Ele destacou que diante disso, todos os 19 municípios da Ameosc precisaram distribuir água para as famílias residentes no interior. SIMON lembrou que até houve volumes de chuva, porém, os mesmos serviram apenas para amenizar os estragos, não resolver a questão de fato.

Os 19 municípios associados a Ameosc transportam em média mais de um milhão de litros de água diariamente para o interior. A declaração é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele disse que em média são um milhão e 160 litros de água levados até o interior dos municípios diariamente. Ele citou que são atendidas cerca de 326 famílias com esse volume. Já sobre os dados relacionados as perdas nas culturas, SIMON explicou que os mesmos são preliminares e podem sofrer alteração, mas até o momento a maior perda foi em relação ao milho para silagem que amarga prejuízos de 55 por cento. Já no milho a perda é de 45 por cento, seguida da soja com 12 por cento e o feijão com 11 por cento de perda.

Na pecuária de leite os prejuízos até o momento com a estiagem giram em torno dos 16 por cento. A estimativa é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele salientou, porém, que os dados são variáveis e dependendo da situação podem ser maiores ou menores que os obtidos nesse momento. Ele pontuou que as maiores perdas ocorreram em municípios próximos da divisa com o Rio Grande do Sul como Itapiranga e até São Miguel do Oeste. Já os municípios que fazem fronteira com a Argentina como Dionísio Cerqueira e demais tiveram perdas menores devido ao volume de chuva ter sido um pouco maior.

Para amenizar os efeitos da estiagem é de extrema importância que os agricultores tenham consciência e comecem a pensar e executar ações em cada propriedade. A orientação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele ressaltou que são fundamentais medidas como a conservação e cobertura do solo, reservatórios de água e proteção de nascentes, além da manutenção das matas ciliares. O profissional lembrou ainda que nesse sentido as políticas públicas foram fundamentais no auxílio e na redução dos impactos causados pela falta de chuva no Extremo Oeste de Santa Catarina.

Dezessete pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. Outras 15 pessoas entraram para a lista de recuperados. 76 moradores estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio foram registrados dois óbitos ligados ao coronavírus nas últimas 24 horas. Os casos são de dois idosos, um de 71 anos de São Miguel do Oeste e outro de 62 anos de Guaraciaba. A ocupação está em 80 por cento na UTI com 20 pacientes confirmados. Na enfermaria, são 14 pacientes internados com Covid-19.

As agências do Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina estão com vagas abertas para mais de 60 funções. Entre os destaques estão auxiliar de linha de produção, vendedor, auxiliar de cozinha, pedreiro, motorista, operador de caixa e repositor. Ao todo são quatro mil 575 oportunidades abertas. Quase 20 por cento das vagas ofertados no estado estão na agencia do Sine de São Miguel do Oeste. A unidade tem 785 oportunidades a serem preenchidas. Uma única empresa da agroindústria está em busca de 130 trabalhadores para o cargo de auxiliar de linha de produção. Os candidatos interessados podem consultar as vagas diretamente nas agências do Sine, após agendamento pelo telefone da unidade mais próxima, ou acessar as oportunidades pelo aplicativo SineFácil, disponível para smartphones ou tablets.

A decisão do governo de Santa Catarina de exigir nota fiscal eletrônica para vendas de produtos da agricultura familiar está atrasando a execução do Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal no estado. O alerta é da deputada estadual LUCIANE CARMINATTI. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a exigência cria dificuldades para os pequenos agricultores. A parlamentar comentou o estado conseguiu aplicar apenas 800 mil reais do total de quatro milhões e meio liberados pelo governo federal para a compra de alimentos da agricultura familiar. Segundo LUCIANE, o prazo para cumprir o programa termina em julho e existe o risco do estado ter que devolver três milhões e 700 mil reais por conta dessa exigência da secretaria estadual da Fazenda.

A deputada LUCIANE CARMINATTI está pedindo que o Estado permita a apresentação de notas do bloco de produtor para efetivar a compra de alimentos com recursos do Programa de Aquisição de Alimentos. Segundo a parlamentar, o decreto que prevê a exigência da nota fiscal eletrônica é de anos anteriores, mas o governo vinha aceitando a nota física. Neste ano, no entanto, o governo está cobrando o documento eletrônico. Na visão da parlamentar, esse tipo de cobrança só serve para criar dificuldade e atrapalhar a vida de quem produz.

O programa de aquisição de alimentos tem uma importância muito grande para os pequenos agricultores do estado e para as entidades que recebem esse alimentos. De acordo com a deputada LUCIANE CARMINATTI, os valores do programa têm impacto social em 134 municípios e o Estado deve tomar duas medidas para não ter que devolver os recursos do PAA para o governo federal. Ela disse que o governo estadual deve pedir a prorrogação do prazo para utilizar o valor total do programa e permitir que os agricultores emitam notas físicas do bloco para comprovar a venda. LUCIANE comentou que o estado não pode deixar que a burocracia traga prejuízos para os pequenos produtores rurais.

A cobrança da vagas de estacionamento rotativo nas ruas incluídas na zona azul começou nesta segunda-feira. Desde ontem, os monitores estão fiscalizando e exigindo o pagamento dos motoristas que deixam os veículos nos trechos com vagas demarcadas nas ruas Padre Aurélio Canzi, La Salle e Sete de Setembro. De acordo com a gestora da Serber, RUBIA RAIHER, a semana passada foi destinada para orientar a população e permitir que os usuários se acostumem com a nova área. Ela lembrou que a alocação e pagamento das vagas pode ser feito por cartão, aplicativo de celular ou parquímetro. Os valores são os mesmos e não houve reajuste das tarifas em relação ao ano passado.

A Polícia Civil indiciou um homem por abusos sexuais cometidos contra duas sobrinhas e a própria filha no município de São Lourenço do Oeste. Segundo a polícia, o homem, de 43 anos, abusou de duas crianças de oito e nove anos de idade, além de uma adolescente 13 anos. No final de novembro de 2019, a mãe da adolescente procurou a polícia e relatou que visualizou mensagens encaminhadas pelo tio à sobrinha no telefone celular da filha. A adolescente contou à mãe que havia sido abusada pelo tio em duas ocasiões distintas. Depois disso, outro familiar confirmou que o mesmo homem abusou de outra sobrinha de nove anos e da filha de oito anos. A Polícia Civil abriu inquérito e concluiu que o homem abusava das menores quando as vítimas estavam sozinhas e durante a noite, enquanto dormiam. Ele indiciado pelo crime de estupro de vulnerável e o caso foi encaminhado ao Ministério Público.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente no final da manhã de ontem na SC 496. A colisão aconteceu por volta das 11 e 45 em Belmonte e envolveu um Corsa de Caxias do Sul. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o condutor do veículo perdeu o controleda direção, saiu da pista e capotou. O motorista, de 27 anos, sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado para o Hospital Regional.

O condutor de uma motocicleta morreu ao bater de frente contra uma caminhonete no começo da noite desta segunda-feira em Mondaí. A colisão envolveu uma moto CG 125 e uma Hilux, ambos emplacados em Riqueza. O acidente aconteceu por volta das sete horas em frente ao silo da Cooper A1. O condutor da moto, HENRIQUE DE OLIVEIRA, de 18 anos, morreu na hora. O condutor do carro e outros três ocupantes do veículo saíram ilesos. Segundo informações da Polícia Militar, a Hilux, que trafegava no sentido Mondaí a Riqueza, fazia conversão para o silo da cooperativa quando o motociclista, que vinha de Riqueza, colidiu no carro.

O Inquérito Policial que apura as circunstâncias do incêndio que matou uma mulher em Descanso foi prorrogado por mais 30 dias. A informação é do delegado CLEVERSON MULLER. Ele explicou que em razão da complexidade dos fatos e da pendência da conclusão de laudos periciais, especialmente os encaminhados ao Instituto de Análises Forenses em Florianópolis, não foi possível concluir as investigações dentro do prazo. Além de estender o prazo do inquérito por mais um mês, o delegado também pediu a prorrogação da prisão temporária do principal suspeito do incêndio que matou MAURICEIA ESTRAICH de 22 anos. O delegado CLEVERSON explicou que o homem foi preso em flagrante, no mesmo dia do crime, por ter prestado declarações falsas na Delegacia. O suspeito nega a acusação. Até agora, a Polícia Civil já interrogou mais de 20 pessoas.

Os exames periciais realizados pelo Instituto Geral de Perícias apontam que MAURICÉIA ESTRAICH estava viva quando o incêndio começou. Em nota divulgada ontem à tarde, o delegado CLEVERSON MULLER disse que a Polícia Civil apurou indícios de que o homem estava no local antes do incêndio e que tinha conhecimento de que a vítima estava sozinha na casa. Ele comentou que os exames também apontaram que MAURICEIA não possuía limitações que a impedisse de sair da casa. Também foi confirmado que os animais domésticos que ficavam no interior da residência se salvaram do fogo, mesmo com as portas da residência fechadas. O Juízo da comarca de Descanso prorrogou a prisão do suspeito por mais 30 dias. MULLER ressaltou que o Inquérito Policial segue em sigilo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.