-SENADO INSTALA CPI PARA APURAR RESPONSABILIDADES DO GOVERNO NA PANDEMIA
-SANTA CATARINA TEM QUINTA SEMANA SEGUIDA COM QUEDA NAS MORTES POR COVID
-VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 CONTINUA AMANHÃ EM IPORÃ DO OESTE
-COOPAFASJO PROMOVE ASSEMBLEIA ONLINE NESTA QUARTA-FEIRA
-PREFEITO DE TUNÁPOLIS DESTACA PROGRESSO EM 32 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
-COM CASOS EM QUEDA, MUNICÍPIO AINDA MANTÉM ALERTA SOBRE CORONAVÍRUS
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO
-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO COM CARRO NA SC-283
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44centavos. O euro está valendo seis reais e 58centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Bares, restaurantes, cinemas, museus e salas de concertos reabriram as portas nesta segunda-feira na Itália. Junto com a reabertura, o governo italiano anunciou um plano de 222 bilhões de euro, mais de um bilhão e 400 milhões de reais, para estimular a economia. A terceira maior economia da zona do euro perdeu um milhão de postos de trabalho em 2020 e o PIB caiu nove por cento. Para obter o dinheiro da ajuda, o governo italiano teve que elaborar um plano de gastos detalhado que será enviado até sexta-feira à União Europeia.
A vice-presidente dos Estados Unidos, KAMALA HARRIS, anunciou nesta segunda-feira ajuda humanitária adicional no valor de 310 milhões de dólares para os seguintes países da América Central: Guatemala, Honduras e El Salvador. A medida foi anunciada durante encontro virtual de HARRIS com o presidente da Guatemala, ALEJANDRO GIAMMATTEI. O auxílio será destinado a programas humanitários e de combate à fome nos países, como medida para evitar que pessoas da América Central, em desespero, deixem suas casas e partam em caravana rumo aos Estados Unidos.
Os Estados Unidos vão direcionar um lote de 60 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para outros países assim que a quantidade encomendada chegar. A informação é do conselheiro do governo do país para a Covid-19, ANDY SLAVITT. O país ainda não decidiu qual será o destino das vacinas. O governo de JOE BIDEN havia dito em março que iria mandar cerca de quatro milhões de doses para seus vizinhos, o México e o Canadá. O país agora enfrenta pressão para aumentar o número de destinatários de suas doações, especialmente para a Índia.
A Procuradoria-Geral da República denunciou à Justiça nesta segunda-feira o governador do Amazonas, WILSON LIMA do PSC e mais 17 pessoas por suposto envolvimento em um esquema de corrupção ligado ao enfrentamento da pandemia no estado. Na denúncia, a PGR estima prejuízo superior a dois milhões de reais aos cofres públicos. A principal suspeita é de desvio de recursos para a compra de respiradores. O governador nega as acusações. O caso será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça, onde começam a tramitar as ações que envolvem governadores. Se a denúncia for recebida, os citados se tornam réus no STJ pelos crimes apontados pela PGR. A denúncia não pede o afastamento do governador do cargo.
O Senado instala nesta terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, destinada a apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia. Na primeira reunião, os membros da comissão elegerão o presidente e o vice-presidente da comissão. Cabe a eles, em seguida, indicar um senador para relator da CPI. Também hoje deve ocorrer a definição de um plano de trabalho, possivelmente em reunião a ser marcada para esta quarta. O plano vai definir, por exemplo, o horário e os dias de funcionamento da comissão e será uma espécie de guia para a atuação da CPI. A apresentação desse documento cabe ao relator.
Após cinco horas de debates e apresentação de relatórios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária negou nesta segunda-feira o pedido de autorização excepcional para a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia. A decisão unânime foi tomada após 14 estados pedirem autorização para importação emergencial de quase 30 milhões de doses. A gerências de medicamentos, fiscalização e monitoramento da Anvisa deram pareceres contra a importação. A Anvisa apontou que NÃO recebeu relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e NÃO conseguiu localizar o relatório com autoridades de países onde a vacina é aplicada.
O ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, disse nesta segunda-feira em entrevista ao jornalista RODRIGO BOCARDI, na rádio CBN, que agiu no caso da apreensão recorde de madeira no Pará a pedido de parlamentares. Entre os citados por SALLES estão o senador JORGINHO MELLO do PL e a deputada federal CAROLINE DE TONI do PSL. A interferência resultou em uma notícia-crime contra o ministro e na substituição do superintendente da Polícia Federal na Amazônia, delegado ALEXANDRE SARAIVA, que acusou o ministro de agir para favorecer madeireiros. SALLES afirmou, na entrevista, que JORGINHO MELLO e CAROLINE DE TONI o teriam procurado em defesa de empresários de Santa Catarina que atuam no ramo de madeiras no Pará.
Pela quinta semana consecutiva, Santa Catarina registra queda no total de mortes por Covid-19. A semana passada encerrou com 445 óbitos, ocorridos entre o domingo, 18, e o sábado, 24. Houve uma redução de 51 por cento em comparação com a semana de 14 a 20 de março, o pico de mortes em toda a pandemia, quando 917 pessoas perderam a vida por complicações causadas pelo coronavírus.No entanto, o Estado ainda apresenta situação crítica no sistema hospitalar, com 51 pessoas na fila de espera por vagas na UTI, além de 17 mil e 800 casos ativos de coronavírus. As situações mais críticas são do Norte do Estado e do Sul, tanto em número de casos ativos quanto em lotação das UTIs.
A governadora interina DANIELA REINEHR exonerou nesta segunda-feira o presidente da Santur, LEANDRO MANÉ FERRARI. A dispensa foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira.A decisão da governadora de trocar o comando da Santur, às vésperas do Tribunal de Julgamento do impeachment, surpreendeu o setor do turismo. Ainda em março, quando o governador CARLOS MOISÉS foi afastado, o empresariado se mobilizou para pedir à governadora interina que não mexesse no comando da pasta.Quem assume a Santur é EDUARDO LOCH, ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Santa Catarina.
-MUNICÍPIO PROJETA AVANÇOS EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NA SAÚDE
-VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 CONTINUA AMANHÃ EM IPORÃ DO OESTE
-COOPAFASJO PROMOVE ASSEMBLEIA ONLINE NESTA QUARTA-FEIRA
-PREFEITO DE TUNÁPOLIS DESTACA PROGRESSO EM 32 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
-COM CASOS EM QUEDA, MUNICÍPIO AINDA MANTÉM ALERTA SOBRE CORONAVÍRUS
O cenário da suinocultura volta a ser animador e motiva os produtores a manter os investimentos. Após quedas no preço pago aos produtores, o setor está reagindo nas últimas semanas e já atinge percentual registrado no final de 2020. A Associação dos Criadores de Suínos de Santa Catarina aponta as exportações como fator positivo. O presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI, lembra dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea, sobre as cotações do suíno vivo e da carne que continuam em movimento de recuperação. Além do bom ritmo das exportações, o aumento no consumo de carne suína no mercado brasileiro e a expectativa de flexibilização da quarentena também favoreceram as vendas internas. DE LORENZI afirma que a China vai lançar uma série de atividades no mês que vem para impulsionar o consumo doméstico.
Os chineses são os maiores compradores da carne suína brasileira. Para o presidente da ACCS, é fundamental manter uma margem de lucro ao produtor rural, devido ao câmbio favorável com alta do dólar. LOSIVANIO DE LORENZI comemora o novo recorde nas exportações. No primeiro trimestre deste ano foram vendidas 224 mil toneladas de carne suína. No mesmo período do ano passado foram 180 mil. A China comprou 128 mil toneladas. O segundo maior comprador, Hong Kong, ficou com 25 mil toneladas. DE LORENZI diz que estes números refletem bem a importância dos chineses. A diferença do primeiro para o segundo maior parceiro do Brasil é de 123 mil toneladas apenas nos três primeiros meses do ano.
Questão sanitária permite venda para Japão e Estados Unidos. São mercados extremamente exigentes e que aceitam a carne suína brasileira, especialmente de Santa Catarina, que lidera os padrões de qualidade exigidos no exterior. O presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI, diz que é preciso seguir ritmo de cuidados com doenças e com isso garantir aumento no preço da carne suína. Ele reforça que a projeção é de um longo período de exportação em alta, principalmente para a China, que segue enfrentando problemas sanitários. Segundo DE LORENZI, doenças em suínos afetam outros países da Europa e o Brasil está bem cotado para exportar devido às condições sanitárias favoráveis.
O secretário da Saúde de São João do Oeste projeta avanços significativos no atendimento especializado na saúde. MAURO BARELLA cita como exemplos áreas de otorrino e ortopedia, além de exames com diagnóstico mais rápido. O secretário considera que está sendo um intermediário do Extremo Oeste com a Secretaria de Estado da Saúde. Objetivo é colocar o Hospital Santa Casa Rural como referência em especialidades para atendimento dos munícipes e pacientes da região, com prioridade na ortopedia. Em viagem a Florianópolis, BARELLA solicitou doação de um aparelho de mamografia para exames no município. Ele diz que é preciso evitar desgaste dos pacientes e despesas com deslocamento diário para exames e tratamento de média complexidade. Aponta que uma viagem até Florianópolis gera desgaste e riscos aos pacientes.
De acordo com MAURO BARELLA, já ocorreu grande avanço para São João do Oeste com o fim de filas de atendimento em áreas essenciais. Encaminhamentos estão sendo feitos com deputados para auxílio financeiro por meio de emendas parlamentares. Conforme o secretário da Saúde, recurso extra é fundamental para implantar novos serviços no hospital da cidade. Outro foco está na solução rápida de problemas urgentes. Meta é agilizar atendimento com prioridade em doenças mais graves como é o caso de câncer. BARELLA observa que existia uma demanda reprimida, sendo preciso trabalho e investimento para proporcionar melhor qualidade de vida à população que busca atendimento médico nas unidades de saúde pública.
Secretário projeta período de adaptação para volta ao trabalho normal na saúde. Pandemia alterou completamente o atendimento aos pacientes. MAURO BARELLA explica que será preciso uma reorganização desde o encaminhamento para exames até a renovação de receitas. Ele pede a colaboração dos munícipes para entenderem as alterações que são feitas visando organizar o atendimento. O secretário também chama atenção para a importância da visita domiciliar de acordo com a área de atuação de cada médico da Secretaria de Saúde. BARELLA cita a implantação de especialidades, consultas e exames, além de encaminhamentos para cirurgias de maior complexidade. Estes procedimentos são feitos visando resolver problemas de atendimento aos pacientes do município.
Idosos de 62 anos, nascidos em 1958, serão contemplados com a primeira dose da vacina contra Covid-19 na manhã desta quarta-feira, em Iporã do Oeste. A responsável pela Sala de Vacinas, KARIN BLATT, ressalta que serão aplicadas 95 doses, no Centro Público de Convivência, das oito às dez horas. Ela explica que não haverá doses suficientes para atender toda população de 62 anos, portanto as pessoas que nasceram em 1959 terão que aguardar uma próxima remessa. As agentes de saúde estão entrando em contato, desde ontem, com todas as pessoas a serem contempladas amanhã. Sobre a vacinação contra influenza, KARIN frisa que houve campanha que imunizou crianças, gestantes e puérperas no sábado. Esta vacinação continua nesta semana, com um dia para aplicar em profissionais da saúde. Posteriormente haverá nova data para vacinar crianças, gestantes e puérperas.
Mudança em sistema de emissão de documentos está prevista para agosto. Conforme a diretora da Junta Militar e do Setor de Identificação de Santa Helena, MARÍLIA STACK, havia previsão de que o sistema de identificação no município mudaria para o digital no início de abril. Por conta de imprevistos em relação à pandemia, entre outros, a data para iniciar a coleta de digitais através do sistema biométrico foi adiada para primeiro de agosto. Os documentos de identidade continuam a ser confeccionados na forma antiga, ou seja, as digitais da pessoa são coletadas com tinta e a cada semana a responsável do Setor de Identificação precisa se deslocar ao IGP de SMO para digitalizar e encaminhar para impressão. MARÍLIA lembra que o processo para o cidadão receber o documento leva entre 15 a 20 dias.
Quanto ao alistamento militar, a diretora reitera que o prazo para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 é 30 de junho. A Junta Militar orienta para os jovens fazerem o alistamento de forma online. Caso não tiver acesso à internet ou alguma dificuldade, o jovem pode vir à Junta Militar do município. MARÍLIA STACK ressalta que Santa Helena é um município não tributário, ou seja, quem se alistar lá não é obrigado a servir o exército. Após o requerimento, o certificado de dispensa de incorporação, que é o CDI, pode ser retirado na Junta Militar do município.
A Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de SJO fará assembleia às 20 horas desta quarta-feira, em terceira e última convocação. De acordo com o engenheiro agrônomo da Coopafasjo, DIRCEU BABICK, trata-se da assembleia ordinária que a cooperativa realiza a cada ano, com prestação de contas. O evento também terá eleição de conselho fiscal e prestação do relatório do conselho administrativo e fiscal. Em função da pandemia, neste ano a assembleia ocorre de maneira online, pelo aplicativo Google Meet. BABICK salienta que para participar, os associados devem baixar o Google Meet por meio do Play Store ou App Store do celular. O link será repassado na quarta-feira, pelo grupo de WhatsApp da cooperativa.
O engenheiro agrônomo enfatiza que a Coopafasjo passou por algumas mudanças e atualmente trabalha com quatro atividades. Compra e revenda de leite, supermercado, loja agropecuária e posto de combustíveis, que começou no ano passado. BABICK reforça que hoje a cooperativa é aberta para o público em geral, para fortalecer a sustentabilidade e também para obter maior volume nas compras. A iniciativa resultou em faturamento expressivo para a Coopafasjo. Segundo DIRCEU BABICK, a cooperativa, localizada há pouco mais de um quilômetro da cidade de SJO, no sentido às Linhas Macuco e Fortaleza, tem 241 associados ativos, um número que se mantém há mais tempo. Ele destaca que algumas opções da Coopafasjo, como o posto com revenda de gasolina e diesel, tanto para associados, como para o público em geral, ajudam na busca e fidelização de clientes. Reitera que muitas vezes, quando o associado vem ao posto de combustíveis, ele também aproveita para ir à loja agropecuária.
O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, destaca que os 32 anos de emancipação político administrativa do município, comemorados ontem, registram um patamar de crescimento acentuado neste espaço de tempo. Emancipado de Itapiranga em 1989, o município de Tunápolis acumula 70 anos de colonização, que iniciou nos anos 50. FREY enaltece o trabalho dos primeiros pioneiros, que abriram as clareiras na mata virgem e começaram a implantar o sonho de construir a comunidade e a família. O prefeito avalia que cada liderança, na sua época, arcou com seus compromissos e gradativamente evoluíram em tudo aquilo que se propuseram no município e região. Agradece pelo empenho de todos, que juntos tornaram Tunápolis num município destaque na região, com um movimento econômico acentuado e fortalecido pela agricultura, comércio, indústria, saúde e educação.
MARINO FREY afirma que Tunápolis está fazendo o máximo para melhorar as condições dos munícipes, assim como as administrações anteriores também se dedicaram. A primeira administração iniciou as atividades em 1990, com recursos básicos. Em 2021, o município já está na nona legislatura e na visão de FREY, cada administração aplicou os recursos disponíveis para o benefício da população. Tunápolis tem em torno de quatro mil e 600 habitantes e segundo o prefeito, o número está crescendo gradativamente. Reitera que em épocas passadas, devido à restrição no ciclo da madeira, muitas pessoas procuraram outros lugares para continuar suas atividades. MARINO FREY salienta que a população local faz jus ao município que estão construindo com seu trabalho e dedicação.
Com casos em queda, município ainda mantém alerta sobre Covid-19. Descanso registrou 762 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Segundo o secretário de Saúde, CLEBER RECH, os números de Covid-19 estão caindo gradativamente e resultam de trabalho do governo municipal, juntamente com o Comitê de Crise e ajuda da população em relação aos cuidados necessários. No momento, 17 pacientes estão com o vírus ativo e três hospitalizados. Somente neste ano, o município registrou 547 casos, o que representa 71 por cento do total. A situação amenizou neste mês, quando houve redução nos casos confirmados. Em relação às vacinas contra Covid, RECH salienta que Descanso já imunizou duas mil 540 pessoas, sendo que mil 753 receberam a primeira dose e 787 também já foram contemplados com a segunda.
O secretário reconhece que as vacinas estão vindo lentamente aos municípios e reitera que uma maior agilidade depende do estado. CLEBER RECH ressalta que a equipe de Saúde está preparada. Assim que as vacinas chegam ao município, logo são aplicadas na população. Já as vacinas contra gripe estão atendendo crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e indígenas. Em Descanso, até sexta-feira foram imunizadas 347 crianças, 35 gestantes, 29 trabalhadores da saúde e oito puérperas.
Outra situação que requer cuidados, segundo RECH, é a dengue. O município confirmou um caso da doença neste ano e também 36 focos. Lembra que os agentes de endemias estão trabalhando e orientam a população para manter cuidados sobre os terrenos e ver se tem alguma vasilha com água acumulada. Quanto às cirurgias, o secretário de Saúde frisa que elas ocorrem conforme orientação do estado. Para fazer exames laboratoriais, por exemplo, apenas uma porcentagem pode ir junto com o transporte da prefeitura, conforme determina o decreto estadual. Os agentes de saúde, por sua vez, entram em contato com a população por telefone ou WhatsApp, e visitam cada família uma vez por mês. RECH enfatiza que estes profissionais ajudam nas campanhas de vacinação contra gripe e Covid-19, além de orientar sobre cuidados contra dengue.
No caso da farmácia, CLEBER RECH ressalta que alguns itens faltam, enquanto outros foram licitados e a autorização de fornecimento já foi encaminhada para a empresa. O impasse, no entanto, está na falta de matéria prima, por isso as empresas não conseguem entregar ao município. Segundo o secretário, a farmacêutica também ajuda ligando para outros municípios, para que possam emprestar medicação básica, em caso de necessidade. RECH acrescenta que o município conta com equipe qualificada na Saúde e comprometida com o trabalho. Aproveita para solicitar à população para manter os cuidados relativos ao coronavírus, como manter distanciamento social, usar máscara e álcool em gel.
-ÔNIBUS DE TRANSPORTE ESCOLAR É REMOVIDO POR IRREGULARIDADES EM IPORÃ DO OESTE
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO
-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO COM CARRO NA SC-283
Exames apontam que MAURICEIA estava viva quando casa foi incendiada. O Inquérito Policial que apura as circunstâncias do incêndio ocorrido no dia 28 de março, que vitimou MAURICEIA DE FÁTIMA ESTRAICH, de 22 anos, terá mais 30 dias para conclusão. De acordo com o delegado responsável pelo caso, CLÉVERSON MULLER, um homem foi preso em flagrante, no mesmo dia do crime, por ter prestado declarações falsas na Delegacia. Entretanto, na continuidade das investigações, a Polícia Civil apurou indícios de que o homem estava no local antes do incêndio e tinha conhecimento de que a vítima estava sozinha na casa. Além disso, exames periciais demonstravam que MAURICEIA estava viva quando iniciou o incêndio e não possuía limitações que a impedisse de sair da casa. Também foi confirmado que os animais domésticos que ficavam no interior da residência se salvaram do fogo, mesmo com ambas as portas da residência fechadas.
Estas e outras circunstâncias fundamentaram o pedido da Polícia Civil e o decreto do Poder Judiciário pela prisão temporária ainda no dia posterior ao crime, em 29 de março. Até o momento foram interrogadas mais de vinte pessoas, bem como o suspeito, que negou a prática criminosa. Considerando a complexidade dos fatos investigados, aliado à pendência da conclusão de laudos periciais, especialmente os encaminhados ao Instituto de Análises Forenses em Florianópolis, não foi possível concluir as investigações, sendo então representado pela prorrogação da prisão temporária. Com manifestação favorável do Ministério Público, o Juízo da comarca de Descanso prorrogou a prisão por mais 30 dias.
O Inquérito Policial segue em sigilo, razão pela qual a Polícia Civil, pede para que seja aguardada divulgação oficial e conjunta de novas informações sobre o caso, pois não serão repassadas informações individualizadas. O Delegado de Polícia responsável pelo caso esclarece que em nenhum momento declarou a existência de vínculo do suspeito com a vítima, sendo que eventuais informações neste sentido são inverídicas e de responsabilidade exclusiva do autor da divulgação.
Ônibus de transporte escolar é removido por irregularidades. O fato ocorreu no final da tarde de ontem, na Linha Esperança, interior de Iporã do Oeste. Após denúncia, a guarnição da Polícia Militar fiscalizou ônibus de transporte escolar e constatou que um dos veículos terceirizados não possuía autorização para este tipo de transporte, que requer documento obrigatório emitido semestralmente pela Delegacia Regional. No dia nove deste mês, o mesmo veículo já havia sido fiscalizado e autuado. Na oportunidade ele teve o documento recolhido, com prazo de 14 dias para regularização. Como a irregularidade não foi sanada e o veículo foi novamente flagrado fazendo o transporte irregular, o mesmo foi novamente autuado, e desta vez, removido ao pátio conveniado. O proprietário também não comprovou a inspeção semestral obrigatória.
Homem sofre ferimentos graves em capotamento de veículo. O acidente ocorreu por volta do meio dia desta segunda-feira, na rodovia SC-496, próximo à comunidade de Bela União, em Belmonte. A Polícia Rodoviária atendeu a ocorrência, na qual o motorista do GM/Corsa, emplacado em Caxias do Sul/RS, saiu da pista e capotou. O condutor, de 27 anos, sofreu ferimentos graves, como corte na cabeça, foi imobilizado e conduzido ao Hospital Regional de SMO. Os danos no veículo foram de média proporção.
Motociclista morre em colisão com carro na SC-283. O condutor de uma motocicleta Honda CG 150/Titan morreu ao bater de frente com um carro Toyota Hilux SW4, na noite de ontem, em frente ao silo da Cooper A1, em Mondaí. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado quando uma ambulância de Mondaí já havia atendido a ocorrência, por volta das 19h15. HENRIQUE WAGNER DE OLIVEIRA, 18 anos, de Riqueza, já estava morto no momento da chegada do socorro. Já o condutor do carro e outros três ocupantes saíram ilesos. Os dois veículos envolvidos tinham placas de Riqueza. Uma das viaturas do Corpo de Bombeiros já estava atendendo incêndio de pequena proporção em vegetação próxima ao lixão da prefeitura de Mondaí, no Bairro Capivara, quando foi notificada do acidente fatal. Segundo informações da Polícia Militar, a Hilux, que trafegava no sentido Mondaí/Riqueza, fazia conversão para o silo da cooperativa, quando o motociclista, que vinha de Riqueza, colidiu no carro. Após os procedimentos de socorro, a Polícia Militar permaneceu no local.