ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 27/04/2021

GLOBO EM FOCO – 27 04 21

-SENADO INSTALA CPI PARA APURAR RESPONSABILIDADES DO GOVERNO NA PANDEMIA

-SANTA CATARINA TEM QUINTA SEMANA SEGUIDA COM QUEDA NAS MORTES POR COVID

-RÁDIO ITAPIRANGA COMPLETA HOJE 58 ANOS DE ATIVIDADES

-PREJUÍZOS CAUSADOS PELA ESTIAGEM NA REGIÃO GERAM PREOCUPAÇÃO

-ITAPIRANGA ELABORA PROJETO PARA AUMENTAR INCENTIVOS PARA EMPRESAS

-EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA ELEVA O PREÇO PAGO AO PRODUTOR

-ÔNIBUS DE TRANSPORTE ESCOLAR É REMOVIDO POR IRREGULARIDADES

-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO COM CARRO EM MONDAI

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Bares, restaurantes, cinemas, museus e salas de concertos reabriram as portas nesta segunda-feira na Itália. Junto com a reabertura, o governo italiano anunciou um plano de 222 bilhões de euro, mais de um bilhão e 400 milhões de reais, para estimular a economia. A terceira maior economia da zona do euro perdeu um milhão de postos de trabalho em 2020 e o PIB caiu nove por cento. Para obter o dinheiro da ajuda, o governo italiano teve que elaborar um plano de gastos detalhado que será enviado até sexta-feira à União Europeia.


A vice-presidente dos Estados Unidos, KAMALA HARRIS, anunciou nesta segunda-feira ajuda humanitária adicional no valor de 310 milhões de dólares para os seguintes países da América Central: Guatemala, Honduras e El Salvador. A medida foi anunciada durante encontro virtual de HARRIS com o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei. O auxílio será destinado a programa humanitários e de combate à fome nos países, como medida para evitar que pessoas da América Central, em desespero, deixem suas casas e partam em caravana rumo aos Estados Unidos.


Os Estados Unidos vão direcionar um lote de 60 milhões de doses da vacina de Oxford AstraZeneca para outros países assim que a quantidade encomendada chegar. A informação é do conselheiro do governo do país para a Covid-19, ANDY SLAVITT. O país ainda não decidiu qual será o destino das vacinas. O governo de JOE BIDEN havia dito em março que iria mandar cerca de quatro milhões de doses para seus vizinhos, o México e o Canadá. O país agora enfrenta pressão para aumentar o número de destinatários de suas doações, especialmente para a Índia.



A Procuradoria-Geral da República denunciou à Justiça nesta segunda-feira o governador do Amazonas, WILSON LIMA do PSC e mais 17 pessoas por suposto envolvimento em um esquema de corrupção ligado ao enfrentamento da pandemia no estado. Na denúncia, a PGR estima prejuízo superior a dois milhões de reais aos cofres públicos. A principal suspeita é de desvio de recursos para a compra de respiradores. O governador nega as acusações. O caso será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça, onde começam a tramitar as ações que envolvem governadores. Se a denúncia for recebida, os citados se tornam réus no STJ pelos crimes apontados pela PGR. A denúncia não pede o afastamento do governador do cargo.


O Senado instala nesta terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, destinada a apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia. Na primeira reunião, os membros da comissão elegerão o presidente e o vice-presidente da comissão. Cabe a eles, em seguida, indicar um senador para relator da CPI. Também hoje deve ocorrer a definição de um plano de trabalho, possivelmente em reunião a ser marcada para esta quarta. O plano vai definir, por exemplo, o horário e os dias de funcionamento da comissão e será uma espécie de guia para a atuação da CPI. A apresentação desse documento cabe ao relator.


Após cinco horas de debates e apresentação de relatórios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária negou nesta segunda-feira o pedido de autorização excepcional para a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia. A decisão unânime foi tomada após 14 estados pedirem autorização para importação emergencial de quase 30 milhões de doses. A gerências de medicamentos, fiscalização e monitoramento da Anvisa deram pareceres contra a importação. A Anvisa apontou que NÃO recebeu relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e NÃO conseguiu localizar o relatório com autoridades de países onde a vacina é aplicada.



O ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, disse nesta segunda-feira em entrevista ao jornalista RODRIGO BOCARDI, na rádio CBN, que agiu no caso da apreensão recorde de madeira no Pará a pedido de parlamentares. Entre os citados por SALLES estão o senador JORGINHO MELLO do PL e a deputada federal CAROLINE DE TONI do PSL. A interferência resultou em uma notícia-crime contra o ministro e na substituição do superintendente da Polícia Federal na Amazônia, delegado ALEXANDRE SARAIVA, que acusou o ministro de agir para favorecer madeireiros. SALLES afirmou, na entrevista, que JORGINHO MELLO e CAROLINE DE TONI o teriam procurado em defesa de empresários de Santa Catarina que atuam no ramo de madeiras no Pará.


Pela quinta semana consecutiva, Santa Catarina registra queda no total de mortes por covid-19. A semana passada encerrou com 445 óbitos, ocorridos entre o domingo, 18, e o sábado, 24. Houve uma redução de 51 por cento em comparação com a semana de 14 a 20 de março, o pico de mortes em toda a pandemia, quando 917 pessoas perderam a vida por complicações causadas pelo coronavírus. No entanto, o Estado ainda apresenta situação crítica no sistema hospitalar, com 51 pessoas na fila de espera por vagas na UTI, além de 17 mil e 800 casos ativos de coronavírus. As situações mais críticas são do Norte do Estado e do Sul, tanto em número de casos ativos quanto em lotação das UTIs.


A governadora interina DANIELA REINEHR exonerou nesta segunda-feira o presidente da Santur, LEANDRO MANÉ FERRARI. A dispensa foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira. A decisão da governadora de trocar o comando da Santur, às vésperas do Tribunal de Julgamento do impeachment, surpreendeu o setor do turismo. Ainda em março, quando o governador CARLOS MOISÉS foi afastado, o empresariado se mobilizou para pedir à governadora interina que não mexesse no comando da pasta. Quem assume a Santur é EDUARDO LOCH, ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Santa Catarina.

Rádio Itapiranga completa hoje 58 anos de atividades. Emissora afiliada da Rede Peperi evoluiu ao longo do tempo e agora transmite em sinal de FM na frequência de 105,1. O diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, a Rádio Itapiranga FM apresenta em sua programação espaços destinados aos conteúdos jornalísticos, culturais e musicais. Trabalha na linha notícia e entretenimento, destacando-se na informação, com entrevistas e prestação de serviços. BALDISSERA lembra que o início das transmissões ocorreu no dia 27 de abril de 1963 operando na frequência de 1250 KHz. A emissora foi ao ar no dia do padroeiro da cidade, São Pedro Canísio. Em 1986 passou a integrar a Rede Peperi de Comunicação e no mesmo ano passou para a frequência para 990 KHz. Em fevereiro de 2021 iniciou as transmissões no canal de FM 105,1.

Os prejuízos causados pela estiagem na região Extremo Oeste catarinense são expressivos e geram preocupação para a Epagri. A informação é do gerente regional, SIDINEI SIMON. Ele participou do RPN primeira Edição do último sábado e trouxe dados preliminares das perdas em diversos setores agropecuários. Conforme ele, a safrinha foi fortemente atingida com esse fenômeno. Ele lembrou que além da falta de chuva, outra questão enfrentada pelos agricultores foi em relação à cigarrinha. Segundo SIMON, ambas situações foram responsáveis pelas grandes perdas em diversas culturas em todos os municípios da região.


O volume de chuvas ficou bem abaixo do esperado desde a primavera e por isso os efeitos foram sentidos de forma intensa pelos agricultores. A afirmação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, foram cerca de mil milímetros de chuvas a menos nos últimos meses. Ele destacou que diante disso, todos os 19 municípios da Ameosc precisaram distribuir água para as famílias residentes no interior. SIMON lembrou que até houve volumes de chuva, porém, os mesmos serviram apenas para amenizar os estragos, não resolver a questão de fato.


Os 19 municípios associados a Ameosc transportam em média mais de um milhão de litros de água diariamente para o interior. A declaração é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele disse que em média são um milhão e 160 litros de água levados até o interior dos municípios diariamente. Ele citou que são atendidas cerca de 326 famílias com esse volume. Já sobre os dados relacionados as perdas nas culturas, SIMON explicou que os mesmos são preliminares e podem sofrer alteração, mas até o momento a maior perda foi em relação ao milho para silagem que amarga prejuízos de 55 por cento. Já no milho a perda é de 45 por cento, seguida da soja com 12 por cento e o feijão com 11 por cento de perda.


Na pecuária de leite os prejuízos até o momento com a estiagem giram em torno dos 16 por cento. A estimativa é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele salientou, porém, que os dados são variáveis e dependendo da situação podem ser maiores ou menores que os obtidos nesse momento. Ele pontuou que as maiores perdas ocorreram em municípios próximos da divisa com o Rio Grande do Sul como Itapiranga e até São Miguel do Oeste. Já os municípios que fazem fronteira com a Argentina como Dionísio Cerqueira e demais tiveram perdas menores devido ao volume de chuva ter sido um pouco maior.


Para amenizar os efeitos da estiagem é de extrema importância que os agricultores tenham consciência e comecem a pensar e executar ações em cada propriedade. A orientação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele ressaltou que são fundamentais medidas como a conservação e cobertura do solo, reservatórios de água e proteção de nascentes, além da manutenção das matas ciliares. O profissional lembrou ainda que nesse sentido as políticas públicas foram fundamentais no auxílio e na redução dos impactos causados pela falta de chuva no Extremo Oeste de Santa Catarina.

A Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de SJO fará assembleia às 20 horas desta quarta-feira, em terceira e última convocação. De acordo com o engenheiro agrônomo da Coopafasjo, DIRCEU BABICK, trata-se da assembleia ordinária que a cooperativa realiza a cada ano, com prestação de contas. O evento também terá eleição de conselho fiscal e prestação do relatório do conselho administrativo e fiscal. Em função da pandemia, neste ano a assembleia ocorre de maneira online, pelo aplicativo Google Meet. BABICK salienta que para participar, os associados devem baixar o Google Meet por meio do Play Store ou App Store do celular. O link será repassado na quarta-feira, pelo grupo de WhatsApp da cooperativa.

O engenheiro agrônomo enfatiza que a Coopafasjo passou por algumas mudanças e atualmente trabalha com quatro atividades. Compra e revenda de leite, supermercado, loja agropecuária e posto de combustíveis, que começou no ano passado. BABICK reforça que hoje a cooperativa é aberta para o público em geral, para fortalecer a sustentabilidade e também para obter maior volume nas compras. A iniciativa resultou em faturamento expressivo para a Coopafasjo. Segundo DIRCEU BABICK, a cooperativa, localizada há pouco mais de um quilômetro da cidade de SJO, no sentido às Linhas Macuco e Fortaleza, tem 241 associados ativos, um número que se mantém há mais tempo. Ele destaca que algumas opções da Coopafasjo, como o posto com revenda de gasolina e diesel, tanto para associados, como para o público em geral, ajudam na busca e fidelização de clientes. Reitera que muitas vezes, quando o associado vem ao posto de combustíveis, ele também aproveita para ir à loja agropecuária.

Assemit recebe apoio em projetas que desenvolve. O presidente da Associação Empresarial de Itapiranga, LUCIR GUARESCHI, recebeu a visita do deputado MAURÍCIO ESKUDLARK. Ele manifestou apoio ao movimento pró ponte juntamente com o senador JORGINHO MELLO em busca de audiência com o ministro dos Transportes TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, bem como interceder junto ao Governo Federal pra que seja concluída a federalização da BR-163 que compreende são Miguel do Oeste a Itapiranga. Também esteve na Assemit a consultora regional da Facisc, MÁRCIA TONETT que fez a entrega do banner comemorativo pelos 50 anos da Facisc, na qual a Assemit faz parte. Na oportunidade, também foi tratado o andamento das atividades do projeto Voz Única que é desenvolvido pela Facisc.

Município elabora projeto para ampliar auxilio para empresas. Necessidade de um projeto especial surgiu com pedido de auxilio de empresários que vão instalar um laticínios no município. Itapiranga já possui a Lei de Incentivo Econômico que contempla empresas em diferentes formas de contribuição do poder público. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo chama atenção que a situação atual é diferenciada e que exige um projeto específico. ALEXANDRE SIQUEIRA informa que será debatido com os vereadores para esclarecer o apoio que a prefeitura dará ao Laticínios Itapiranga. Este auxilio parte desde a fase de infraestrutura inicial, com acesso, escavação e terraplenagem. Garantia de fornecimento de água é outra solicitação feita pelos empresários de Itapiranga e São João do Oeste.

Empresários vão investir quatro milhões e 500 mil reais no empreendimento. ALEXANDRE SIQUEIRA relata benefícios ao município com a geração de emprego e receitas por meio de impostos que serão gerados com a comercialização dos derivados de leite. O secretário avalia que o laticínios vai dar importante contribuição. O secretário de Desenvolvimento Econômico avalia que Itapiranga está dando um importante passo para o crescimento econômico nos próximos anos. ALEXANDRE SIQUEIRA lembra que o município já possui o laticínios Milk Geller com industrialização de leite tipo A e derivados. A empresa trabalha com produção própria de leite, na indústria em linha Chácara.

O secretário da Saúde de São João do Oeste projeta avanços significativos no atendimento especializado na saúde. MAURO BARELLA cita como exemplos áreas de otorrino e ortopedia, além de exames com diagnóstico mais rápido. O secretário considera que está sendo um intermediário do Extremo Oeste com a Secretaria de Estado da Saúde. Objetivo é colocar o Hospital Santa Casa Rural como referência em especialidades para atendimento dos munícipes e pacientes da região, com prioridade na ortopedia. Em viagem a Florianópolis BARRELLA solicitou doação de um aparelho de mamografia para exames no município. Ele diz que é preciso evitar desgaste dos pacientes e despesas com deslocamento diário para exames e tratamento de média complexidade. Aponta que uma viagem até Florianópolis gera desgaste e riscos aos pacientes.

De acordo com MAURO BARELLA já ocorreu grande avanço para São João do Oeste com fim de filas de atendimento em áreas essenciais. Encaminhamentos estão sendo feitos com deputados para auxílio financeiro por meio de emendas parlamentares. Conforme o secretário da Saúde, recurso extra é fundamental para implantar novos serviços no hospital da cidade. Outro foco está na solução rápida de problemas urgentes. Meta é agilizar atendimento com prioridade em doenças mais graves como é o caso de câncer. BARELLA observa que existia uma demanda reprimida, sendo preciso trabalho e investimento para proporcionar melhor qualidade de vida a população que busca atendimento médico nas unidades de saúde pública.

Secretário projeta período de adaptação para volta ao trabalho normal na saúde. Pandemia alterou completamente o atendimento aos pacientes. MAURO BARELLA explica que será preciso uma reorganização desde o encaminhamento para exames até a renovação de receitas. Ele pede a colaboração dos munícipes para entenderem as alterações que são feitas visando organizar o atendimento. O secretário também chama atenção para a importância da visita domiciliar de acordo com a área de atuação de cada médico da Secretaria Municipal da Saúde. BARELLA cita a implantação de especialidades, consultas e exames, além de encaminhamentos para cirurgias de maior complexidade. Estes procedimentos são feitos visando resolver problemas de atendimento aos pacientes do município.

O cenário da suinocultura volta ser animador e motiva os produtores a manter os investimentos. Após quedas no preço pago aos produtores, o setor está reagindo nas últimas semanas e já atinge percentual registrado no final de 2020. A Associação dos Criadores de Suínos de Santa Catarina aponta as exportações como fator positivo. O presidente da ACCS, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI, lembra dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea sobre as cotações do suíno vivo e da carne que continuam em movimento de recuperação. Além do bom ritmo das exportações, o aumento no consumo de carne suína no mercado brasileiro e a expectativa de flexibilização da quarentena também favoreceram as vendas internas. DE LORENZI afirma que a China vai lançar uma série de atividades no mês que vem para impulsionar o consumo doméstico.

Os chineses são os maiores compradores da carne suína brasileira. Para o presidente da ACCS, isso é fundamental manter uma margem de lucro ao produtor rural devido ao câmbio favorável com alta do dólar. LOSIVANIO DE LORENZI comemora o novo recorde nas exportações. No primeiro trimestres deste ano foram vendidas 224 mil toneladas de carne suína. No mesmo período do ano passado foram 180 mil. A China comprou 128 mil toneladas. O segundo maior comprador, Hong Kong ficou com com 25 mil toneladas. DE LORENZI diz que estes números refletem bem a importância dos chineses. Pois a diferença do primeiro para o segundo maior parceiro do Brasil é de 123 mil toneladas apenas nos tr~es primeiros meses do ano.

Questão sanitária permite venda para Japão e Estados Unidos. São mercados extremamente exigentes e que aceitam a carne suína brasileira, especialmente de Santa Catarina que lidera os padrões de qualidade exigidos no exterior. O presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI diz que é preciso seguir ritmo de cuidados com doenças e com isso garantir aumento no preço da carne suína. Ele reforça que a projeção é de um longo período de exportação em alta, principalmente para a China que segue enfrentando problemas sanitários. Segundo DE LORENZI, doenças em suínos afetam outros países da Europa e o Brasil está bem cotado para exportar devido as condições sanitárias favoráveis.

Ônibus de transporte escolar é removido por irregularidades. O fato ocorreu no final da tarde de ontem, na Linha Esperança, interior de Iporã do Oeste. Após denúncia, a guarnição da Polícia Militar fiscalizou ônibus de transporte escolar e constatou que um dos veículos terceirizados não possuía autorização para este tipo de transporte, que requer documento obrigatório emitido semestralmente pela Delegacia Regional. No dia nove deste mês, o mesmo veículo já havia sido fiscalizado e autuado. Na oportunidade ele teve o documento recolhido, com prazo de 14 dias para regularização. Como a irregularidade não foi sanada e o veículo foi novamente flagrado fazendo o transporte irregular, o mesmo foi novamente autuado, e desta vez, removido ao pátio conveniado. O proprietário também não comprovou a inspeção semestral obrigatória.

Homem sofre ferimentos graves em capotamento de veículo. O acidente ocorreu por volta do meio dia desta segunda-feira, na rodovia SC-496, em Belmonte. A Polícia Rodoviária atendeu a ocorrência, na qual o motorista do Corsa, emplacado em Caxias do Sul, saiu da pista e capotou. O condutor, de 27 anos, sofreu ferimentos graves foi socorrido e conduzido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Motociclista morre em colisão com carro na SC-283. O condutor de uma motocicleta morreu ao bater de frente com uma Hilux, na noite de ontem, em frente ao silo da Cooper A1, em Mondaí. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado por volta das 19 horas e 15 minutos. HENRIQUE WAGNER DE OLIVEIRA, 18 anos, de Riqueza, já estava morto no momento da chegada do socorro. Já o condutor do carro e outros três ocupantes saíram ilesos. Os dois veículos envolvidos tinham placas de Riqueza. Segundo informações da Polícia Militar, a Hilux, que trafegava no sentido Mondaí a Riqueza, manobrou em direção ao silo da cooperativa, quando o motociclista, que vinha de Riqueza, colidiu no carro. Após os procedimentos de socorro, a Polícia Militar permaneceu no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.