Bares, restaurantes, cinemas, museus e salas de concertos reabriram as portas nesta segunda-feira na Itália. Junto com a reabertura, o governo italiano anunciou um plano de 222 bilhões de euro, mais de um bilhão e 400 milhões de reais, para estimular a economia. A terceira maior economia da zona do euro perdeu um milhão de postos de trabalho em 2020 e o PIB caiu nove por cento. Para obter o dinheiro da ajuda, o governo italiano teve que elaborar um plano de gastos detalhado que será enviado até sexta-feira à União Europeia.
A vice-presidente dos Estados Unidos, KAMALA HARRIS, anunciou nesta segunda-feira ajuda humanitária adicional no valor de 310 milhões de dólares para os seguintes países da América Central: Guatemala, Honduras e El Salvador. A medida foi anunciada durante encontro virtual de HARRIS com o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei. O auxílio será destinado a programa humanitários e de combate à fome nos países, como medida para evitar que pessoas da América Central, em desespero, deixem suas casas e partam em caravana rumo aos Estados Unidos.
Os Estados Unidos vão direcionar um lote de 60 milhões de doses da vacina de OxfordAstraZeneca para outros países assim que a quantidade encomendada chegar. A informação é do conselheiro do governo do país para a Covid-19, ANDY SLAVITT. O país ainda não decidiu qual será o destino das vacinas. O governo de JOE BIDEN havia dito em março que iria mandar cerca de quatro milhões de doses para seus vizinhos, o México e o Canadá. O país agora enfrenta pressão para aumentar o número de destinatários de suas doações, especialmente para a Índia.
A Procuradoria-Geral da República denunciou à Justiça nesta segunda-feira o governador do Amazonas, WILSON LIMA do PSC e mais 17 pessoas por suposto envolvimento em um esquema de corrupção ligado ao enfrentamento da pandemia no estado. Na denúncia, a PGR estima prejuízo superior a dois milhões de reais aos cofres públicos. A principal suspeita é de desvio de recursos para a compra de respiradores. O governador nega as acusações. O caso será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça, onde começam a tramitar as ações que envolvem governadores. Se a denúncia for recebida, os citados se tornam réus no STJ pelos crimes apontados pela PGR. A denúncia não pede o afastamento do governador do cargo.
O Senado instala nesta terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, destinada a apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia. Na primeira reunião, os membros da comissão elegerão o presidente e o vice-presidente da comissão. Cabe a eles, em seguida, indicar um senador para relator da CPI. Também hoje deve ocorrer a definição de um plano de trabalho, possivelmente em reunião a ser marcada para esta quarta. O plano vai definir, por exemplo, o horário e os dias de funcionamento da comissão e será uma espécie de guia para a atuação da CPI. A apresentação desse documento cabe ao relator.
Após cinco horas de debates e apresentação de relatórios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária negou nesta segunda-feira o pedido de autorização excepcional para a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia. A decisão unânime foi tomada após 14 estados pedirem autorização para importação emergencial de quase 30 milhões de doses. A gerências de medicamentos, fiscalização e monitoramento da Anvisa deram pareceres contra a importação. A Anvisa apontou que NÃO recebeu relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e NÃO conseguiu localizar o relatório com autoridades de países onde a vacina é aplicada.
O ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, disse nesta segunda-feira em entrevista ao jornalista RODRIGO BOCARDI, na rádio CBN, que agiu no caso da apreensão recorde de madeira no Pará a pedido de parlamentares. Entre os citados por SALLES estão o senador JORGINHO MELLO do PL e a deputada federal CAROLINE DE TONI do PSL. A interferência resultou em uma notícia-crime contra o ministro e na substituição do superintendente da Polícia Federal na Amazônia, delegado ALEXANDRE SARAIVA, que acusou o ministro de agir para favorecer madeireiros. SALLES afirmou, na entrevista, que JORGINHO MELLO e CAROLINE DE TONI o teriam procurado em defesa de empresários de Santa Catarina que atuam no ramo de madeiras no Pará.
Pela quinta semana consecutiva, Santa Catarina registra queda no total de mortes por covid-19. A semana passada encerrou com 445 óbitos, ocorridos entre o domingo, 18, e o sábado, 24. Houve uma redução de 51 por cento em comparação com a semana de 14 a 20 de março, o pico de mortes em toda a pandemia, quando 917 pessoas perderam a vida por complicações causadas pelo coronavírus. No entanto, o Estado ainda apresenta situação crítica no sistema hospitalar, com 51 pessoas na fila de espera por vagas na UTI, além de 17 mil e 800 casos ativos de coronavírus. As situações mais críticas são do Norte do Estado e do Sul, tanto em número de casos ativos quanto em lotação das UTIs.
A governadora interina DANIELA REINEHR exonerou nesta segunda-feira o presidente da Santur, LEANDRO MANÉ FERRARI. A dispensa foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira. A decisão da governadora de trocar o comando da Santur, às vésperas do Tribunal de Julgamento do impeachment, surpreendeu o setor do turismo. Ainda em março, quando o governador CARLOS MOISÉS foi afastado, o empresariado se mobilizou para pedir à governadora interina que não mexesse no comando da pasta. Quem assume a Santur é EDUARDO LOCH, ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Santa Catarina.
CDL São Lourenço do Oeste lança campanha alusiva ao Dia das Mães. Nesse ano, além de incentivar as vendas numa das datas mais esperadas pelos lojistas, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Lourenço, buscou realizar uma linda campanha enaltecendo as alegrias e os desafios da maternidade. CARINE OLIVEIRA - Secretária executiva da CDL contou que durante a vigência da Campanha, a ideia é destacar trajetórias inspiradoras, desafios e superação na maternidade. O objetivo é promover oportunidades para as mamães trocarem experiências, desafios e a socialização de informação.
A ideia é mostrar através das experencias que as mães podem encontrar forças e inspiração, para superar seus desafios conhecendo a maneira que outras mães também as enfrentam. CARINE, salientou que o Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos diariamente. E com objetivo de elevar a importância da maternidade na construção da sociedade, valorizando as mães que também são atuantes no mercado de trabalho, no lar, na comunidade, nas entidades, vamos ressaltar a multifuncionalidade dessas mulheres, mães guerreiras, disse CARINE.
Chamadas feitas ao telefone 193 do Corpo de Bombeiros de Campo Erê estão centralizadas em Xanxerê. Todas as ligações feitas a esse número estão caindo no Batalhão em Xanxerê desde o ano de 2019. No entanto, a população está sentindo somente agora dificuldade no atendimento. MÁRCIO FREITAS, Soldado do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, explica que o objetivo dessa centralização é fazer com que quarteis menores como o de Campo Erê, que tem um número de efetivo menor, não precise deixar uma pessoa 24 horas atendendo telefone. Como o Batalhão tem um efetivo maior fica mais fácil manter um socorrista em tempo integral no telefone.
Em Campo Erê, os bombeiros além da parte operacional, atendimento das ocorrências, atuam ainda em atividades administrativas. Dessa forma, mantendo um bombeiro no telefone, seria uma pessoa a menos atendendo à população.
O Soldado FREITAS, acrescenta que com a centralização das chamadas é possível otimizar o atendimento, pois assim que a central recebe a ligação, já aciona um alarme no quartel de Campo Erê, indicando para a guarnição o tipo de ocorrência a ser atendida. Dessa forma, antes mesmo de desligar o telefone com o solicitante, os socorristas já saíram do quartel para fazer o atendimento.
Algumas informações são fundamentais e indispensáveis ao ligar no 193. O Soldado FREITAS, orienta a sempre se identificar, saber o local da ocorrência, nome da rua, número, ponto de referência e contar qual o tipo de emergência. Contudo, diante da dificuldade que algumas pessoas estão encontrando em passar essas informações nas chamadas ao 193, de forma pioneira, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, criou um cartão virtual do bombeiro. O soldado explicou que o uso desse cartão é simples: basta clicar em cima do ícone do cartão e a pessoa é direcionada para atendimento. No cartão, o solicitante pode pedir socorro via WhatsApp, telefone fixo, celular, redes sociais como facebook e Instagram. Pode ainda verificar questões de alvarás ou ligar para mais informações. Isso tudo apenas clicando em cima do ícone e sendo direcionado para o atendimento.
Deputada percorre a região para conversar com os novos prefeitos e lideranças. LUCIANE CARMINATI aproveita para visitar escolas e ouvir professores e agricultores. Ela diz que isso é importante para ficar por dentro dos problemas e reivindicações da região. A parlamentar tem sido muito atenciosa para vários municípios, porque tem contribuído com emendas. Em Formosa do Sul destinou três emendas no valor de 348 mil reais. Em Novo Horizonte vai liberar 150 mil para a cooperativa dos agricultores. Para Saltinho foram 200 mil reais para a regularização fundiária e mais 100 mil para uma quadra no Bairro Cidade Alta.
Deputada LUCIANE CARMINATI vai destinar para Campo Erê 400 mil reais. Outros 100 mil são do ano passado. São Bernardino receberá uma verba para ser aplicada na educação. Para Jupiá a deputada vai enviar 220 mil reais para educação e a rede de água para beneficiar três comunidades. Galvão recebeu 180 mil reais para compra de uma ambulância, e mais 2100 mil para uma escola de Coronel Martins. Conforme a parlamentar, todos os recursos citados estão em andamento ou serão liberados ainda esse ano. Ela defende a manutenção da escola de São Donato – Saltinho.
Legislação para transporte de criança muda para motos e carros. A lei de trânsito orientava que para andar no banco da frente de um automóvel, era necessário ter dez anos completos, independente de outros fatores. Porém, conforme FELIPE ANDRETTA – sargento da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, as regras mudaram para aumentar a segurança nos transportes. Ele explica que a idade deixou de ser o fator mais importante para levar a criança no banco da frente, e a partir de agora o porte físico é o novo critério. Como conta o sargento, devido à forma que o cinto de segurança funciona, só podem usar o banco da frente, crianças com mais de um metro e quarenta e cinco centímetros de altura.
Alteração aumenta a segurança em caso de acidentes. Assim como o uso obrigatório da cadeirinha no banco de trás, a altura mínima impede que o cinto fique no pescoço do passageiro. Sargento FELIPE ANDRETTA informa que, segundo a lei de trânsito, é obrigatório o uso de cadeirinha por crianças de um a quatro anos e meio, e dos quatro anos e meio até os sete é exigido o assento de elevação. A partir de agora, dos sete aos dez anos, pode usar somente o cinto se a altura da criança for acima de um metro e quarenta e cinco. Para motos a mudança foi na idade mínima, que antes era de sete anos e passou a ser dez.
Incêndio em vegetação em Galvão mobilizou duas guarnições de bombeiros da região. Atenderam a ocorrência São Lourenço do Oeste e São Domingos, por volta das 21 horas da noite de ontem. A área atingida era de reflorestamento de eucalipto e fica próximo à cidade, além de uma área de vegetação nativa próximo a um rio. Aproximadamente 20 mil metros quadrados foram queimados e os bombeiros usaram cerca de três mil litros de água para o combate. Na madrugada de hoje, o incêndio começou novamente. Os bombeiros foram para o local e fizeram uso de material de sapa, batedores e abafadores para controle. O trabalho durou cerca de uma hora.
Colisão entre dois veículos deixa idosa ferida na SC-305. Ontem o trem de socorro do GBM Grupamento Bombeiro Militar de Campo Erê foi acionado para atendimento de acidente de trânsito na SC-305, na curva da Santa, sentido São Lourenço do Oeste. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com uma colisão frontallateral entre um Onix, placas de Belo HorizonteMG e uma Strada, emplacada em Saltinho. Recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros uma idosa de 73 anos. Ela estava consciente e orientada com queixa de dores na região do abdômen.
Também um idoso de 76 anos, condutor da Strada. Ele estava consciente e orientado, sem queixa de dores e sem ferimentos aparentes. Após avaliação, o mesmo optou por permanecer no local. Os bombeiros avaliaram ainda um homem de 21 anos, consciente e orientado, sem queixa de dores e sem ferimentos aparentes. Ele também recusou o encaminhamento ao Hospital. A única vítima levada para atendimento médico foi a idosa de 73 anos. A guarnição do ABTR-134 (Auto Bomba Tanque Resgate), permaneceu no local até a chegada da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste.
Polícia de Marmeleiro prende rapaz pelos crimes de dano e roubo. A equipe cumpriu um mandado de prisão ontem. Conforme a PM, os policiais abordaram um rapaz de 24 anos e em consulta ao sistema policial constataram que ele possuía um mandado de prisão pelos crimes de dano qualificado e roubo. O abordado foi preso e entregue na 19ª SDP em Francisco Beltrão.
PM prende homem acusado de estupro de vulnerável em Renascença. Por volta das 19 horas de ontem, a equipe da Polícia Militar realizava patrulhamento de rotina, quando abordaram um homem de 29 anos. Em consulta foi verificado que contra ele tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável. O homem foi preso e entregue na 19ª SDP, em Francisco Beltrão.
Polícia de São Lourenço do Oeste indicia homem de estupro de vulnerável de filha e sobrinhas. A Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami) de São Lourenço do Oeste, concluiu, no início da tarde de ontem, a investigação que apurava abusos sexuais cometidos por um homem de 43 anos contra duas crianças de 8 e 9 anos, além de uma adolescente de 13 anos, em ambiente familiar. As vítimas eram as duas sobrinhas e a própria filha do agressor. Conforme a polícia, o caso foi registrado no fim de novembro de 2019.
O boletim de ocorrência relatava a existência de crime de estupro de vulnerável cometido por um homem adulto contra uma menina de 13 anos, sobrinha dele. A mãe da menina disse que viu mensagens encaminhadas pelo tio para o celular da filha. A adolescente então contou para a mãe que havia sido abusada pelo tio em duas ocasiões. A mulher compartilhou o fato com sua irmã, que relatou que, meses atrás, sua filha de nove anos também disse que havia sido abusada sexualmente pelo mesmo tio.
O caso foi investigado, confirmando que os crimes haviam mesmo acontecido, e a própria filha do investigado, de apenas oito anos, também havia sido vítima de violência sexual cometida por ele. A investigação descobriu que o criminoso praticava os delitos quando as vítimas estavam sozinhas e durante à noite, enquanto dormiam. O homem foi indiciado por estupro de vulnerável contra as três meninas, porém ainda não foi preso. O crime aconteceu em São Lourenço do Oeste.