ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 27 03 2021

-QUEIROGA PEDE PÁTRIA DE MÁSCARAS E DISTANCIAMENTO SOCIAL

-MOISÉS É AFASTADO MAIS UMA VEZ. DANIELA VAI ASSUMIR GOVERNO NA TERÇA

-PELO SEGUNDA ANO, CELEBRAÇÃO DE RAMOS NÃO TERÁ PRESENÇA DE FIÉIS

-MÉDIA MÓVEL DE CASOS DE COVID TEM REDUÇÃO DE 62 POR CENTO NO MUNICÍPIO

-COMÉRCIO PROJETA ALTA DE TRÊS POR CENTO NAS VENDAS DA PÁSCOA DESTE ANO

-OPERAÇÃO HÓRUS DA PM FAZ NOVA APREENSÃO DE VINHOS NA REGIÃO

-JUSTIÇA DECRETA PRISÃO DE SUSPEITO INCENDIO QUE DESTRUIU TRES CASAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 74 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Ao menos 32 pessoas morreram e 66 ficaram feridas nesta sexta-feira em uma colisão de dois trens de passageiros em Sohag, sul do Egito. A informação é do ministério da Saúde do país. Um vídeo filmado perto do local do acidente e divulgado pela imprensa local mostra diversos vagões tombados. O Egito registra muitos acidentes rodoviários e ferroviários, provocados por falta de respeito às regras de trânsito, uma frota antiga e ferrovias em péssimo estado. Em 2002 aconteceu a maior tragédia ferroviária da história do país, quando um incêndio em um trem matou 370 pessoas no sul do Cairo.

A China ultrapassou os Estados Unidos e a Índia e voltou a ser o país com a maior quantidade de vacinas contra a Covid-19 aplicadas por dia na última semana. Os dados são do balanço do Our World in Data. O gigante asiático administrou uma média de dois milhões 820 mil doses por dia na última semana, contra dois milhões 510 mil dos Estados Unidos e dois milhões 310 mil da Índia. A última vez que a China liderou a vacinação no mundo foi no início de fevereiro, segundo o projeto ligado à Universidade de Oxford. Os países estão aplicando uma média de 13 milhões e 700 mil doses por dia, e com isso o mundo superou as 500 milhões de vacinas aplicadas até o momento.

O México superou 200 mil mortes por Covid-19 e se tornou o terceiro país a atingir a marca, depois de Estados Unidos e Brasil. Apesar da marca simbólica, o país chegou a nove semanas de números decrescentes de mortes e casos confirmados. Foram registrados 584 novos óbitos nas últimas 24 horas, contra um pico de mais de 3 mil no dia cinco de fevereiro. O número de infectados caiu de mais de 20 mil por dia em janeiro para cerca de 6 mil atualmente. A taxa de mortalidade do México é 17 por 100 mil habitantes.

O Congresso Nacional aprovou nesta na quinta-feira o projeto de lei do Orçamento da União para 2021. O texto segue para sanção presidencial e estabelece as receitas e despesas federais previstas para este ano. No mesmo dia, a Comissão Mista de Orçamento, formada por deputados e senadores, aprovou o texto. Geralmente, o orçamento de um ano é aprovado no ano anterior, já que o texto é necessário para organizar os gastos do governo. No entanto, a votação que deveria ter acontecido em 2020 acabou adiada para este ano em razão de disputas políticas, da pandemia de Covid-19 e das eleições municipais. Entre outros pontos, o projeto orçamentário define que as receitas do governo federal somarão quatro trilhões 324 bilhões neste ano.

O presidente JAIR BOLSONARO defendeu nesta sexta-feira, em reunião comemorativa aos 30 anos do Mercosul, a ampliação das negociações comerciais com países de fora do bloco. O encontro ocorreu por videoconferência, em razão da pandemia de Covid-19. Além de BOLSONARO, participaram os demais presidentes do bloco: ALBERTO FERNÁNDEZ da Argentina, LUIS LACALLE POU do Uruguai e MARIO ABDO do Paraguai. O presidente disse ainda que a regra de decisões por consenso não pode virar veto ou freio permanente para a "modernização" do bloco. A regra diz que as decisões têm que ser tomadas por concordância de todos os membros.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, pediu nesta sexta-feira que os brasileiros se unam em uma "pátria de máscaras" para diminuir a circulação da Covid. QUEIROGA definiu a si mesmo como a "autoridade sanitária máxima do país" ao fazer o pedido. QUEIROGA defendeu uma lista de medidas capazes de prevenir o contágio pelo coronavírus, como lavar as mãos, manter o distanciamento social e usar máscaras. O ministro declarou, inclusive, que as máscaras têm um poder de bloquear o coronavírus tão grande quanto a campanha de vacinação. O ministro também afirmou que, durante a pandemia, o governo federal vem assumindo responsabilidades normalmente atribuídas aos estados, como o fornecimento de oxigênio e de sedativos utilizados para a intubação de pacientes, além da oferta ampliada de leitos de UTI.

O pedido de impeachment do caso dos respiradores foi aprovado nesta sexta-feira e o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, será novamente afastado do cargo. A suspensão ocorre por até 120 dias. A decisão foi tomada por seis votos a quatro pelo tribunal de julgamento formado por desembargadores e deputados estaduais. A sessão durou mais de 14 horas. Os cinco desembargadores votaram pelo prosseguimento da denúncia, com votos contundentes contra o governador apontando uma suposta ciência dele sobre a compra dos respiradores e omissão para evitar o pagamento antecipado de 33 milhões de reais a empresa Veigamed. Dos cinco deputados, quatro votaram pelo arquivamento da denúncia. O voto de LAERCIO SCHUSTER, do PSB, foi decisivo para afastar o governador e determinar a abertura do processo que pode levar a perda definitiva do mandato de CARLOS MOISES.

O pedido de impeachment do governador, aceito ontem pela Alesc, se baseaia em quatro pontos: a compra de 200 respiradores por 30 milhões com pagamento antecipado e que não teve entrega dos produtos, uma suposta prestação de informações falsas à CPI que analisou o caso na Assembleia, a tentativa de contratação de um hospital de campanha com supostas irregularidades em Itajaí e a ausência de punição aos servidores que teriam relação com a negociação. Como o pedido foi aceito, o governador é afastado e o tribunal misto vai trabalhar na produção de provas e depoimentos para avaliar se MOISÉS é culpado e deve sofrer o impeachment, ou se é inocente e deve retornar ao cargo, com arquivamento do caso. Nessa segunda votação, são necessários sete votos para decretar o impedimento do governador. Caso o julgamento não ocorra em até 120 dias, o chefe do Executivo volta automaticamente ao cargo.

CARLOS MOISÉS estará afastado do governo de Santa Catarina a partir da terça-feira. No lugar dele, a vice-governadora DANIELA REINEHR voltará a comandar o Estado. Ela já havia assumido em novembro de 2020, quando o chefe do Executivo foi afastado temporariamente por causa de outro processo de impeachment. No período fora do governo, MOISÉS terá redução de um terço dos salários. A vice-governadora DANIELA publicou uma mensagem no Twitter afirmando que recebeu o resultado com tranquilidade e responsabilidade para trabalhar para que Santa Catarina supere o momento crítico da segunda onda da pandemia de Covid-19. Ela afirmou que buscará a união de esforços para imunizar e dar atendimento hospitalar e imediato à população. DANIELA disse ainda que vai dara mesma atenção para com a economia, evitando danos ainda maiores para o estado.

A Rádio Peperi recebeu nesta semana várias ligações de fiéis questionando a emissora sobre de que forma seria realizada a celebração de domingo de Ramos que vai ocorrer amanhã em São Miguel do Oeste. Os ouvintes queriam saber se poderiam se deslocar até a Igreja Matriz São Miguel Arcanjo para acompanhar o tradicional momento de fé. Em contato com o padre CLAIR LOVERA, ele explicou que novamente neste ano, não será possível a presença de público na celebração. Conforme ele, a ação visa obedecer o decreto emitido pela Diocese de Chapecó que consta a proibição de público nas igrejas até a próxima quarta-feira, dia 31 de março.

Nenhuma Igreja Católica pertencente à Diocese de Chapecó poderá realizar celebrações com a presença de fiéis amanhã. A informação é do padre da Paróquia São Miguel Arcanjo, CLAIR LOVERA. Ele disse que apenas estão permitidas celebrações com a equipe paroquial reduzida e com transmissões pelas rádios ou pelas redes sociais. Ele explicou que no caso da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, a celebração de amanhã vai ocorrer e os fiéis devem acompanhar aqui pela Rádio Peperi FM a partir das oito e meia da manhã. Ele reforçou que nenhum fiel poderá entrar na Igreja Matriz amanhã, sendo somente permitida a entrada das pessoas que farão a celebração e demais envolvidas.

As famílias católicas devem sintonizar a Rádio Peperi amanhã de manhã e colocar um ramo verde nas portas e portões das residências. A orientação é do padre da Paróquia São Miguel Arcanjo, CLAIR LOVERA. Ele comentou que a celebração deste domingo, marca o início da Semana Santa e por isso é fundamental que as famílias estejam reunidas. Ele lembrou que os fiéis podem também fazer a aspersão com água nos ramos após a celebração. CLAIR LOVERA pediu compreensão dos católicos e disse que a igreja está consciente que as medidas restritivas trazem um certo desconforto, porém, admitiu que o distanciamento é fundamental para conter o avanço da Covid-19.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a necessidade de ações da sociedade para suprir lacunas deixas pelo poder público. Diante da incapacidade do Estado em atender as demandas da população, a comunidade acaba se mobilizando e organizando campanhas e atividades para auxiliar o poder público a fazer a parte. O programa de hoje debateupor que isso acontece e se a sociedade vai ter que assumir cada vez mais as responsabilidades do poder público. O Peperi Debates reuniu o empresário e um dos fundadores da “A Tribo Oficial”, ANTONIO DALTOÉ, o ex-secretário Regional JOÃO GRANDO e o diretor de saúde do Lions Clube São Miguel Universidade, ADILSON PANDOLFO. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.

A pandemia estabeleceu um quadro totalmente atípico que exige o envolvimento de todos na busca de soluções, inclusive da sociedade. A afirmação é do ex-secretário regional, JOÃO GRANDO. Ele disse que o envolvimento de entidades e pessoas para ajudar o Hospital Regional, por exemplo, é fundamental nessa situação de catástrofe sanitária. No entanto, fora desse contexto, a participação da sociedade para suprir lacunas do poder público deve ser vista de outra forma. GRANDO comentou que existe uma pesada carga tributária sobre a sociedade e a contrapartida do Estado é insuficiente para atender a demanda social. Ele defendeu, durante o programa de hoje, uma revisão da carga tributária e a redefinição das prioridades do poder publico para poder atender, com mais eficiência, as necessidades da população.

Praticamente todas as sociedades, em diversos momentos e lugares históricos, tiveram que se envolver na busca de soluções para as lacunas deixadas pelo Estado. A observação é do diretor de saúde do Lions Clube São Miguel, ADILSON PANDOLFO. Ele disse que, no Brasil, a Constituição Federal organizou uma estrutura estatal para atender todas as áreas, mas na prática isso é muito difícil de acontecer. PANDOLFO afirmou que, mesmo assim o Estado não pode deixar de cumprir as suas obrigações funções e o cidadão deve fazer essa cobrança. Ele ressaltou que o Estado é formado por todos e não apenas pelos políticos que fazem a gestão dos órgãos públicos. Na visão de PANDOLFO, as entidades e pessoas devem contribuir, na medida do possível, para a busca de soluções. Ele entende que o Estado deve manter a responsabilidade original, mas a sociedade deve atuar de forma complementar onde o poder público tem dificuldades.

A pandemia do coronavírus escancarou a fragilidade do sistema de saúde no Brasil e as dificuldades de uma parcela expressiva da população. Isso mostra, segundo o empresário e um dos fundadores da Tribo Oficial, ANTONIO DALTOÉ, como o Estado não consegue abranger todos da mesma forma. Ele disse que o poder público, apesar de arrecadar um percentual significativo da produção em forma de impostos, não consegue atender as diferentes demandas da sociedade. Ele citou que ajudar é da natureza humana e que a primeira organização criada no Brasil com o intuito de prestar um serviço voluntário foi criada em 1543. Para ANTONIO, a intervenção da comunidade para ajudar a resolver as carências do Estado deve crescer ainda mais. Ele entende que o Estado precisa melhorar a gestão dos recursos públicos para atender a população, mas a sociedade pode e deve trabalhar junto com o poder público na busca de soluções para as principais carências sociais.

Uma chuva com granizo e fortes ventos provocou prejuízos em alguns municípios do extremo-oeste na noite de quinta-feira. Em Guarujá do Sul, o temporal derrubou algumas árvores e causou o destelhamento de galpões em uma propriedade rural na Linha Possatto. Na Linha Santo Isidoro em São José do Cedro, o telhado de um dos galpões de uma propriedade teve parte arrancada e jogada no outro lado da estrada. Uma caixa d'água foi arrastada pelo vento por cerca de 30 metros. A casa onde mora a família também teve parte do telhado danificada. Nesta sexta-feira, a equipe da secretaria de obras de São José do Cedro foi acionada para auxiliar para a reconstrução das estruturas atingidas.

A prefeitura de São Miguel do Oeste divulgou nesta sexta-feira, os editais do Processo Seletivo Simplificado para as vagas de professor de língua espanhola e língua inglesa, e para técnico em enfermagem, médico clínico geral, motorista e enfermeiro. As inscrições para todas as vagas serão realizadas entre os dias 30 de março e 09 de abril, no departamento de Desenvolvimento de Pessoas, junto ao Centro Administrativo. A qualificação profissional e o tempo de experiência são os critérios de avaliação para os interessados nas vagas disponíveis. Os editais, na íntegra, poderão ser acessados através do site da Prefeitura: saomiguel.sc.gov.br, no link Concursos e Editais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3631 2057.

O comércio catarinense projeta alta de três por cento nas vendas de presentes para a Pásoca deste ano na comparação com a mesma data do ano passado. A expectativa é da FCDL. De acordo com o presidente da entidade, IVAN TAUFFER, o número foi obtido na pesquisa feita com cerca de 400 comerciantes de todo o estado, inclusive da região. 41 por cento deles responderam que as vendas para a data serão superiores às registradas em 2020. Outros 33 por cento avaliaram que deverá ser igual. TAUFFER comentou que a expectativa é bastante otimistas, apesar do setor ainda enfrentar dificuldades por conta do coronavírus. A pesquisa também apontou que o cartão de crédito deve ser a principal opção de pagamento dos presentes.

O valor médio para a compra do presente para a Páscoa deste ano deve ficar entre 51 e cem reais. A informação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. De acordo com ele, os valores podem variar de uma região para a outra, mas a média no estado deve ficar nesse patamar. Ele comentou, por exemplo, que na região, o crediário deve ser a forma de pagamento mais usada pelos consumidores. TAUFFER destacou ainda que o chocolate será o principal produto das vendas, mas outros setores também deve vender mais nesta época do ano. Ele disse que é provável que muitas famílias optem por outros presentes, como vestuário e acessórios. Na visão do empresário, o conceito de presente útil pode aparecer diante das dificuldades da pandemia do coronavírus.

O presidente da FCDL, IVAN TAUFFER participou do Peperi Entrevista de ontem e analisou a dificuldade do comércio em contratar trabalhadores desde o início da pandemia. De acordo com os dados do cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério da Economia, o segmento demitiu mais do que contratou em 2020 e o saldo negativo se repetiu em janeiro. Aqui em São Miguel do Oeste, o comércio fechou 20 vagas de trabalho no primeiro mês do ano. Para TAUFFER, o setor está fechando postos exatamente porque foi o mais afetado pela pandemia.

O município vai aplicar, na próxima segunda-feira, a segunda dose da vacina contra o coronavírus para quem se vacinou no início do mês. Serão atendidos os idosos de 78 anos acima e profissionais da saúde que foram vacinados nos dias oito e nove de março. A aplicação da segunda vai acontecer na Praça Walnir Bottaro Daniel. A segunda dose do imunizante estará disponível das oito às 11 horas para os idosos. Os profissionais da saúde serão vacinados das 11 da manhã a uma da tarde. Ao todo, 385 pessoas deverão ser atendidas na próxima segunda-feira.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, três óbitos relacionados ao coronavírus. Os casos são de um homem de 48 anos de Pinhalzinho e duas idosas, uma de 92 anos de Modelo e outra de 71 anos de Galvão. A ocupação é de cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são 12 confirmados. Sete pacientes aguardam transferência para leito de UTI no Pronto Socorro. Em São Miguel do Oeste, 22 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Atualmente, 121 moradores estão com o vírus ativo.

São Miguel do Oeste registrou dois mil e 93 casos de Covid-19 nos três primeiros meses do ano. O número é mais da metade de todos os diagnósticos feitos no município desde o início da pandemia. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem pela secretaria de saúde, foram três mil 880 casos desde maio de 2020. Desse total, dois mil e 93 foram neste ano: 696 em janeiro, 850 em fevereiro e 547 em arço. A média de casos diários vem caindo neste mês. Na semana do dia cinco ao dia 11 a média ficou em 22 virgula oito casos por dia. Do dia 12 ao dia 18, o número foi de 18 casos por dia. Na semana compreendida entre os dias 19 e 25 a média foi de 14 casos. A média móvel de casos de Covid apresentou uma redução de 62 por cento em 14 dias no município.

A maioria dos casos confirmados de Covid-19 em São Miguel do Oeste. Do total de pessoas que contraíram o coronavírus, 55 por cento são do sexo feminino e 45 por cento do masculino. A maior parte dos registros ocorre em pessoas com idades entre 20 e 39 anos. Cerca de mil e 600 moradores contaminados estão nessa faixa etária. O número de óbitos provocados por complicações da Covid-19 é de 32. A faixa etária com maior número de óbitos é de 70 a 79 anos com oito mortes, o que representa 28 por cento do total. Em seguida, vem os grupos de 60 a 69 e 80 a 89 anos com sete mortes. Do total de óbitos, apenas dois não tinha comorbidades. Em relação a testagem, o município aplicou cerca de três mil e 700 testes de anticorpos, biologia molecular e antígeno.

A Polícia Militar apreendeu 300 garrafas de vinho nesta sexta-feira na fronteira com a Argentina. Um veículo Corsa foi abordado e revistado pela polícia por volta da uma e 15 da tarde de ontem em Dionísio Cerqueira. O veículo foi parado em uma barreira da operação Horus. Dentro do carro estavam 52 caixas de vinho, que totalizaram 300 garrafas. A guarnição da PM constatou que a carga de vinho não havia sido registrada na aduana e foi apreendida. O motorista vai responder pelo crime de descaminho que é a entrada de produtos estrangeiros fora dos padrões definidos em lei.

Uma empresa de São José do Cedro foi vítima de um golpe aplicado nesta semana. De o gerente da loja, EVERTON SHOLZE, os estelionatários entraram em contato com a loja por telefone e se identificaram como setor de cobrança da empresa. Os golpistas encaminharam para a loja um documento para ser assinado contendo todos os dados como CPF e o atual endereço. Quando o documento chegou, o responsável não estava na loja e quem assinou foi uma colaboradora. EVERTON comentou que no contrato, em linhas minúsculas, havia as especificações de um plano no valor de 15 mil reais que deveria ser pago em parcelas de 399 mensais por três anos. A empresa registrou um boletim de ocorrência para cancelar o plano.

A Polícia Civil de Belmonte solicitou a prisão preventiva do homem suspeito de ser o autor do incêndio que destruiu três residências há cerca de duas semanas no município. O pedido foi deferido pela justiça. De acordo com a Polícia Civil, LUIS SANDER DA SILVA começou o incêndio que deixou 15 pessoas desalojadas no dia 13 deste mês. Com a Ordem de Prisão, policiais Civis de Belmonte, São Miguel do Oeste e Bandeirante realizaram diversas diligências para localizar o suspeito, porém sem êxito. Em novo pedido, a Polícia Civil solicitou autorização judicial para divulgação do nome e imagem de LUIZ. Qualquer informação sobre a localização do suspeito pode ser comunicada ao número 181 ou 3625.0155. A foto do foragido está no portal da Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.