-QUEIROGA PEDE PÁTRIA DE MÁSCARAS E DISTANCIAMENTO SOCIAL
-MOISÉS É AFASTADO MAIS UMA VEZ. DANIELA VAI ASSUMIR GOVERNO NA TERÇA
-IBGE REALIZA PESQUISAS POR TELEFONE POR CONTA DA PANDEMIA
-SAÚDE REGISTRA AUMENTO DE PACIENTES GRAVES COM COVID
-AGRONOMO APONTA VANTAGENS NA CORREÇÃO DE SOLO
-AGRONEGÓCIO PROPORCIONA RESULTADO POSITIVO PARA COOPERATIVA
-POLÍCIA APREENDE 100 MIL MAÇOS DE CIGARROS E PRENDEM DOIS HOMENS
-AUTOR DE INCÊNDIO TEM PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 74 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Ao menos 32 pessoas morreram e 66 ficaram feridas nesta sexta-feira em uma colisão de dois trens de passageiros em Sohag, sul do Egito. A informação é do ministério da Saúde do país. Um vídeo filmado perto do local do acidente e divulgado pela imprensa local mostra diversos vagões tombados. O Egito registra muitos acidentes rodoviários e ferroviários, provocados por falta de respeito às regras de trânsito, uma frota antiga e ferrovias em péssimo estado. Em 2002 aconteceu a maior tragédia ferroviária da história do país, quando um incêndio em um trem matou 370 pessoas no sul do Cairo.
A China ultrapassou os Estados Unidos e a Índia e voltou a ser o país com a maior quantidade de vacinas contra a Covid-19 aplicadas por dia na última semana. Os dados são do balanço do Our World in Data. O gigante asiático administrou uma média de dois milhões 820 mil doses por dia na última semana, contra dois milhões 510 mil dos Estados Unidos e dois milhões 310 mil da Índia. A última vez que a China liderou a vacinação no mundo foi no início de fevereiro, segundo o projeto ligado à Universidade de Oxford. Os países estão aplicando uma média de 13 milhões e 700 mil doses por dia, e com isso o mundo superou as 500 milhões de vacinas aplicadas até o momento.
O México superou 200 mil mortes por Covid-19 e se tornou o terceiro país a atingir a marca, depois de Estados Unidos e Brasil. Apesar da marca simbólica, o país chegou a nove semanas de números decrescentes de mortes e casos confirmados. Foram registrados 584 novos óbitos nas últimas 24 horas, contra um pico de mais de 3 mil no dia cinco de fevereiro. O número de infectados caiu de mais de 20 mil por dia em janeiro para cerca de 6 mil atualmente. A taxa de mortalidade do México é 17 por 100 mil habitantes.
O Congresso Nacional aprovou nesta na quinta-feira o projeto de lei do Orçamento da União para 2021. O texto segue para sanção presidencial e estabelece as receitas e despesas federais previstas para este ano. No mesmo dia, a Comissão Mista de Orçamento, formada por deputados e senadores, aprovou o texto. Geralmente, o orçamento de um ano é aprovado no ano anterior, já que o texto é necessário para organizar os gastos do governo. No entanto, a votação que deveria ter acontecido em 2020 acabou adiada para este ano em razão de disputas políticas, da pandemia de Covid-19 e das eleições municipais. Entre outros pontos, o projeto orçamentário define que as receitas do governo federal somarão quatro trilhões 324 bilhões neste ano.
O presidente JAIR BOLSONARO defendeu nesta sexta-feira, em reunião comemorativa aos 30 anos do Mercosul, a ampliação das negociações comerciais com países de fora do bloco. O encontro ocorreu por videoconferência, em razão da pandemia de Covid-19. Além de BOLSONARO, participaram os demais presidentes do bloco: ALBERTO FERNÁNDEZ da Argentina, LUIS LACALLE POU do Uruguai e MARIO ABDO do Paraguai. O presidente disse ainda que a regra de decisões por consenso não pode virar veto ou freio permanente para a "modernização" do bloco. A regra diz que as decisões têm que ser tomadas por concordância de todos os membros.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, pediu nesta sexta-feira que os brasileiros se unam em uma "pátria de máscaras" para diminuir a circulação da Covid. QUEIROGA definiu a si mesmo como a "autoridade sanitária máxima do país" ao fazer o pedido. QUEIROGA defendeu uma lista de medidas capazes de prevenir o contágio pelo coronavírus, como lavar as mãos, manter o distanciamento social e usar máscaras. O ministro declarou, inclusive, que as máscaras têm um poder de bloquear o coronavírus tão grande quanto a campanha de vacinação. O ministro também afirmou que, durante a pandemia, o governo federal vem assumindo responsabilidades normalmente atribuídas aos estados, como o fornecimento de oxigênio e de sedativos utilizados para a intubação de pacientes, além da oferta ampliada de leitos de UTI.
O pedido de impeachment do caso dos respiradores foi aprovado nesta sexta-feira e o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, será novamente afastado do cargo. A suspensão ocorre por até 120 dias. A decisão foi tomada por seis votos a quatro pelo tribunal de julgamento formado por desembargadores e deputados estaduais. A sessão durou mais de 14 horas. Os cinco desembargadores votaram pelo prosseguimento da denúncia, com votos contundentes contra o governador apontando uma suposta ciência dele sobre a compra dos respiradores e omissão para evitar o pagamento antecipado de 33 milhões de reais a empresa Veigamed. Dos cinco deputados, quatro votaram pelo arquivamento da denúncia. O voto de LAERCIO SCHUSTER, do PSB, foi decisivo para afastar o governador e determinar a abertura do processo que pode levar a perda definitiva do mandato de CARLOS MOISES.
O pedido de impeachment do governador, aceito ontem pela Alesc, se baseaia em quatro pontos: a compra de 200 respiradores por 30 milhões com pagamento antecipado e que não teve entrega dos produtos, uma suposta prestação de informações falsas à CPI que analisou o caso na Assembleia, a tentativa de contratação de um hospital de campanha com supostas irregularidades em Itajaí e a ausência de punição aos servidores que teriam relação com a negociação. Como o pedido foi aceito, o governador é afastado e o tribunal misto vai trabalhar na produção de provas e depoimentos para avaliar se MOISÉS é culpado e deve sofrer o impeachment, ou se é inocente e deve retornar ao cargo, com arquivamento do caso. Nessa segunda votação, são necessários sete votos para decretar o impedimento do governador. Caso o julgamento não ocorra em até 120 dias, o chefe do Executivo volta automaticamente ao cargo.
CARLOS MOISÉS estará afastado do governo de Santa Catarina a partir da terça-feira. No lugar dele, a vice-governadora DANIELA REINEHR voltará a comandar o Estado. Ela já havia assumido em novembro de 2020, quando o chefe do Executivo foi afastado temporariamente por causa de outro processo de impeachment. No período fora do governo, MOISÉS terá redução de um terço dos salários. A vice-governadora DANIELA publicou uma mensagem no Twitter afirmando que recebeu o resultado com tranquilidade e responsabilidade para trabalhar para que Santa Catarina supere o momento crítico da segunda onda da pandemia de Covid-19. Ela afirmou que buscará a união de esforços para imunizar e dar atendimento hospitalar e imediato à população. DANIELA disse ainda que vai dara mesma atenção para com a economia, evitando danos ainda maiores para o estado.
Região Extremo Oeste deve registrar temperaturas abaixo dos 10 graus na próxima semana. Frente fria já está sendo anunciada há vários dias e deve provocar temperaturas abaixo dos 10 graus na próxima semana na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Em sua participação diária nas emissoras afiliadas à Rede Peperi, COUTINHO disse que neste sábado, a chance de chuva se concentra entre a tarde e à noite, sendo que as temperaturas devem chegar próximo dos 30 graus. Já neste domingo, as chances de chuva são maiores devido à entrada de uma frente fria no Estado, fazendo com que as temperaturas caiam consideravelmente, principalmente a partir da próxima segunda-feira e terça-feira.
Seguem as obras de reforma e ampliação da creche bela vista. As melhorias na escola iniciaram no mês de janeiro deste ano, com previsão de término em 120 dias. A secretaria de Educação e setor de Engenharia e Arquitetura, tem acompanhado continuamente a execução das obras. O projeto contempla a reforma da estrutura edificada e a ampliação de área construída em 360 metros quadrados. A nova construção contará com duas salas de aula, banheiro, salas de direção, dos professores e de amamentação, depósito de merenda e área de serviço. A obra foi licitada por 615 mil reais, sendo 415 mil reais são recursos próprios, e 200 mil de emenda parlamentar do deputado estadual, MAURO DE NADAL.
Sicoob fortalece parceria com Associação Hospitalar de Tunápolis. Cooperativa participa de ações de apoio local e pelas campanhas sociais e solidárias. Com a aproximação da Páscoa e espírito de renovação que promove em todas as pessoas, a ala psiquiátrica da Associação Hospitalar de Tunápolis presenteou a agência do Sicoob do município com uma bela ornamentação. O hospital atende pessoas dos municípios de Tunápolis e Santa Helena e é referência regional no atendimento a pacientes com problemas psíquicos. De acordo com a gerente do ponto de atendimento, CLEIDE WIRTH REMPEL, o cuidado com a comunidade onde está inserido está dentro de cada um que conhece os princípios do cooperativismo.
Cooperativa A1 registra resultado positivo em período de pandemia. Agronegócio tem sido o fator mais positivo, porém as vendas também estão em alta. Resultados oficiais serão apresentados na próxima semana em assembleia. Segundo a gerente da unidade local da Cooperativa A1, ELISIANE TAVARES, o saldo positivo nos resultados de 2020, muito em função do bom momento do agronegócio. Ela salienta que a cooperativa tem forte ligação com os associados e oferece assistência técnica especializada em diferentes áreas com destaque para lavouras de grãos, atividades de aves, suínos e gado leiteiro. De acordo com ELISIANE, esta parceria proporciona bons resultados para a cooperativa e para os associados.
Agronegócio é o carro chefe da Cooper A1, porém as vendas apresentam bom resultado no mercado e loja agropecuária. Números oficiais serão divulgados na assembleia da próxima semana. A gerente da unidade local da Cooperativa A1, ELISIANE TAVARES, cita que a diretoria central também vai detalhar os investimentos previsto de acordo com o plano de trabalho para 2021. Observa que a cooperativa é agropecuária e trabalha para o desenvolvimento de atividades agrícolas. ELISIANE informa que a Assembleia Geral Ordinária ocorre no 31 de março de forma virtual, a partir das nove horas e 30 minutos. Os associados precisam fazer um cadastro para receber um link e ter acesso a reunião. São mais de nove mil associados no Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.
Projeto para alterações no Programa de Melhoramento Genético de São João do Oeste passa por ajustes. O prefeito GENÉSIO ANTON e o médico veterinário, ÉLIO RAVAZZI, participaram de uma live para explicar a necessidade de alterações no sistema atual e admitiram ajustes no projeto que está em análise na câmara de vereadores. De acordo com o prefeito, as negociações envolveram sugestões de profissionais da área e dos vereadores. ANTON avalia que é preciso manter a evolução no Melhoramento Genético e admite aceitar alguns ajustes propostos pelo legislativo. O projeto que gerou grande polêmica deve ser votado nas próximas sessões da câmara.
IBGE realiza pesquisas por telefone por conta da pandemia. Segundo o chefe da agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de SMO, CLÁUDIO RADTKE JUNIOR, o IBGE está realizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que é uma amostra sobre desemprego, subocupação, renda e uma série de informações que são noticiadas pela mídia nacional. Ao contrário do Censo, que está previsto para iniciar em agosto, a PNAD não visita todos os domicílios e no momento é efetuada por telefone, para evitar riscos de contágio por Covid-19. A pesquisa existe desde 2011 e antes do cenário da pandemia sempre ocorreu de forma presencial. CLÁUDIO RADTKE pontua que o IBGE precisou reformular a metodologia de coleta dos dados, incluindo plataformas que antes não eram aceitas, como no caso do telefone, que agora virou regra.
Conforme o chefe da agência de SMO, os pesquisadores do Instituto agora são obrigados a entrar em contato por telefone ou WhatsApp, para não deixar de obter informações. Estas ligações geraram dúvidas entre pessoas que foram consultadas na região, as quais suspeitaram que se tratava de algum golpe. RADTKE reitera que o telefone do IBGE regional é 3622 0774 e neste número também tem WhatsApp. Se alguém tiver dúvida sobre a identidade da pessoa, pode entrar em contato por este telefone ou também pelos canais próprios do IBGE, no site respondendo.ibge.gov.br, onde é informado o nome e documento da pessoa que pergunta. Existe ainda o telefone 0800 721 8181 e quem vai atender é um servidor do IBGE no RJ. CLÁUDIO RADTKE recomenda, no entanto, que as pessoas priorizem contato com o IBGE de SMO, por meio do próprio chefe, que está no Instituto há 15 anos.
Deputado defende projeto para liberar autistas de usarem máscara. O deputado estadual FABIANO DA LUZ enfatiza que foi procurado por pais de crianças autistas para que estes sejam liberados do uso de máscara em locais públicos. A justificativa é de que crianças autistas entram em pânico quando são obrigadas a usar máscara, pois se sentem sufocadas. Diante da situação, o objetivo é criar lei estadual que ampara a elas o não uso de máscara. Um obstáculo neste sentido, conforme o deputado, é uma resistência muito grande de escolas e locais públicos, que não conhecem os autistas e exigem que aquela criança use máscara. FABIANO DA LUZ enaltece que a lei federal 14019/2020 já dispensa o uso de máscara por autistas, e agora a intenção do deputado é de que o Projeto de Lei 063.5/2021 seja aprovado para essas medidas serem seguidas no estado de SC.
De acordo com DA LUZ, para terem o direito de não usar máscara, as crianças autistas precisam ter boletim médico que recomende o não uso. Ele defende que pessoas com necessidades diferentes, como é o caso dos autistas, também precisam ser amparadas com medidas diferentes para terem oportunidade de se sentirem à vontade em ambientes coletivos. FABIANO DA LUZ entende a importância da máscara para evitar a transmissão do coronavírus, mas reforça que para crianças com autismo o acessório prejudica mais do que ajuda. O deputado acrescenta que diante do cenário da pandemia, o contágio apenas vai terminar a partir da disseminação das vacinas contra Covid-19. Nesta semana o Brasil ultrapassou três mil mortes diárias por conta do vírus, o que torna o País naquele que tem mais mortes no mundo e com o maior número de infecções. Segundo o parlamentar, todos os países estão evitando brasileiros em seus territórios. Ele espera que as doses sejam aplicadas em toda população o quanto antes, para o Brasil voltar à normalidade e ser a potência que sempre foi.
A situação de contaminação pelo novo Coronavírus segue com alerta máximo em Tunápolis. O município vive situação semelhante da região e não é o momento de as pessoas infringirem as normas. Segundo a Secretária da Saúde, ROSELI BONAVIGO, o número de contaminados estabilizou, porém estão sendo registrados casos mais graves da doença que exigem monitoramento das pessoas que estão em casa, e também hospitalizadas na enfermaria e até em UTI. Ela alerta para a importância do máximo de cuidado, respeitando as normas de isolamento para evitar contaminação de outras pessoas. A secretária diz que é um risco muito grande as pessoas que positivarem para a doença terem contato com público, sendo no trabalho, no comércio ou em outras situações com aglomeração.
ROSELI BONAVIGO cita ainda que a saúde enfrenta diversas restrições de atendimento, com prioridade somente para situação de urgência. A secretária da Saúde de Tunápolis faz pedido especial para as pessoas que tiverem agendamento para consultas ou algum procedimento que compareçam no horário marcado para evitar aglomeração devido a chegada antecipada ou com atraso. De acordo com ROSELI BONAVIGO, diariamente circularam muitas pessoas com Covid nas unidades de saúde gera grande possibilidade de contaminação. No momento a secretaria realiza poucos encaminhamentos, justamente devido a situação que está a saúde em decorrência da pandemia exigindo que cada um faça sua parte na prevenção.
O extensionista da Epagri de Tunápolis, TIAGO CARVALHO cita vários benefícios aos produtores rurais com a correção de solo adequada. A distribuição de calcário iniciou neste mês e já contemplou nove produtores rurais no município. Inicialmente são 945 toneladas de cota, porém é possível solicitar suplementação na Secretaria de Estado da Agricultura. No ano passado os pedidos extras foram atendidos e os produtores do município receberam mil e 300 toneladas do produto. Nesta primeira etapa mais de 30 produtores rurais devem ser contemplados em um limite de 30 toneladas por agricultor. O extensionista ressalta que não existe um manual que seja aconselhado para todas as lavouras, pois é preciso avaliar cada situação para fazer a correção adequada do solo. CARVALHO avalia como fundamental o uso de calcários para ter melhor aproveitamento na alta tecnologia que é empregada no plantio com grande investimento em adubação e sementes.
A especialização dos produtores rurais exige atenção a todos os detalhes. O extensionista da Epagri de Tunápolis, TIAGO CARVALHO recomenda planejamento desde o início dos preparativo para a próxima safra. Para a correção do solo ser mais eficiente, é importante ter atenção na análise. Muito produtores estão fazendo coleta de amostra de solo após a colheita da safrinha e isso permite uma adubação correta para compensar o investimento que é feito na lavoura. TIAGO CARVALHO observa que a análise vai mostrar a carência da terra para estabelecer a necessidade de correção com calcários e adubação. Segundo o agrônomo, é comum o problema com acidez do solo e consequências por ser realizado duas safras de silagem com retirada de toda a palhada. CARVALHO diz que na adubação não são registrados problemas devido ao uso de esterco de franco, de suínos e de gado. Ele alerta que as questões climáticas também provocam ataque de pragas.
Autor de incêndio em Belmonte tem prisão preventiva decretada. A Polícia Civil de Belmonte colheu vasto conjunto de provas acerca da autoria do incêndio que destruiu três residências e deixou cerca de 15 pessoas desalojadas, no último dia 13 deste mês. O Poder Judiciário da Comarca de Descanso decretou a prisão preventiva de LUIZ SANDER DA SILVA, pedido que foi aceito no último dia 16, após parecer favorável do Ministério Público. Com a ordem de prisão, policiais civis de Belmonte, São Miguel do Oeste e Bandeirante realizaram diversas investigações no intuito de localizar o suspeito, porém sem êxito. Desta forma, em novo pedido, a Polícia Civil autorizou a divulgação do nome e imagem de LUIZ SANDER DA SILVA. Qualquer informação sobre a localização dele pode ser comunicada ao número 181. Não é necessária a identificação.
O caso do homem de 18 anos morto alvejado com quatro disparos em Guarujá do Sul passa a ser investigado pela DIC de SMOeste. A informação é do delegado interino da delegacia de SJCedro, CLAUDIR STANG. Segundo o delegado, até o momento não foram identificados os autores dos disparos que matou Victor Vieira Lopes, no início da madrugada de domingo, 21. O policial destacou que o homem sobrevivente do fato, não conseguiu repassar informações detalhadas. Algumas outras informações estão em sigilo judicial. STANG comentou que o carro seguiu os motociclistas por um curto período de tempo, quando alvejou os dois homens. Segundo o delegado, as informações ainda estão sendo colhidas pelos policiais.
Polícia Rodoviária Federal e GAECO apreendem 100 mil maços de cigarros e prendem dois homens. Em ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e GAECO de São Miguel do Oeste, foram apreendidos aproximadamente 100 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai e dois homens foram presos pela prática do crime. Policiais Rodoviários Federais, após trocarem informações com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de São Miguel do Oeste, que havia recebido uma denúncia anônima, encontraram um veículo Van Mercedes-Benz, placas de Piracicaba, São Paulo, estacionado em hotel na cidade de Ponte Serrada, e constataram que ele estava carregado de cigarros contrabandeados. Logo a seguir, os policiais localizaram o motorista da Van e outro indivíduo, motorista de um Fiat Uno, que estaria fazendo o papel de “batedor” para a carga. Os dois homens, um de 23 e 24 anos, foram presos em flagrante por contrabando.
Homem é preso por ameaçar os pais. No na madrugada, de hoje, no interior de Iporã do Oeste. Um homem de 39 anos foi preso após ameaçar os pais e jogar uma tesoura contra sua mãe. O homem estava revoltado porque os pais negavam entregar as chaves da motocicleta. Por volta das 18 horas de ontem, o mesmo homem foi abordado pela polícia no pátio de um posto de combustíveis, em visível estado de embriaguez, tentando ligar a moto. A polícia retirou a chave, porém mais tarde ele retornou com a chave reserva. A polícia fez contato com familiares do homem e o pai dele veio buscá-lo, ficando responsável pelo mesmo. Às cinco horas da madrugada, a PM recebeu um novo chamado, momento em que o homem foi preso por ameaçar os pais. Esta é a terceira prisão por violência doméstica em Iporã do Oeste nas últimas duas semanas.