Ao menos 32 pessoas morreram e 66 ficaram feridas nesta sexta-feira em uma colisão de dois trens de passageiros em Sohag, sul do Egito. A informação é do ministério da Saúde do país. Um vídeo filmado perto do local do acidente e divulgado pela imprensa local mostra diversos vagões tombados. O Egito registra muitos acidentes rodoviários e ferroviários, provocados por falta de respeito às regras de trânsito, uma frota antiga e ferrovias em péssimo estado. Em 2002 aconteceu a maior tragédia ferroviária da história do país, quando um incêndio em um trem matou 370 pessoas no sul do Cairo.
A China ultrapassou os Estados Unidos e a Índia e voltou a ser o país com a maior quantidade de vacinas contra a Covid-19 aplicadas por dia na última semana. Os dados são do balanço do Our World in Data. O gigante asiático administrou uma média de dois milhões 820 mil doses por dia na última semana, contra dois milhões 510 mil dos Estados Unidos e dois milhões 310 mil da Índia. A última vez que a China liderou a vacinação no mundo foi no início de fevereiro, segundo o projeto ligado à Universidade de Oxford. Os países estão aplicando uma média de 13 milhões e 700 mil doses por dia, e com isso o mundo superou as 500 milhões de vacinas aplicadas até o momento.
O México superou 200 mil mortes por Covid-19 e se tornou o terceiro país a atingir a marca, depois de Estados Unidos e Brasil. Apesar da marca simbólica, o país chegou a nove semanas de números decrescentes de mortes e casos confirmados. Foram registrados 584 novos óbitos nas últimas 24 horas, contra um pico de mais de 3 mil no dia cinco de fevereiro. O número de infectados caiu de mais de 20 mil por dia em janeiro para cerca de 6 mil atualmente. A taxa de mortalidade do México é 17 por 100 mil habitantes.
O Congresso Nacional aprovou nesta na quinta-feira o projeto de lei do Orçamento da União para 2021. O texto segue para sanção presidencial e estabelece as receitas e despesas federais previstas para este ano. No mesmo dia, a Comissão Mista de Orçamento, formada por deputados e senadores, aprovou o texto. Geralmente, o orçamento de um ano é aprovado no ano anterior, já que o texto é necessário para organizar os gastos do governo. No entanto, a votação que deveria ter acontecido em 2020 acabou adiada para este ano em razão de disputas políticas, da pandemia de Covid-19 e das eleições municipais. Entre outros pontos, o projeto orçamentário define que as receitas do governo federal somarão quatro trilhões 324 bilhões neste ano.
O presidente JAIR BOLSONARO defendeu nesta sexta-feira, em reunião comemorativa aos 30 anos do Mercosul, a ampliação das negociações comerciais com países de fora do bloco. O encontro ocorreu por videoconferência, em razão da pandemia de Covid-19. Além de BOLSONARO, participaram os demais presidentes do bloco: ALBERTO FERNÁNDEZ da Argentina, LUIS LACALLE POU do Uruguai e MARIO ABDO do Paraguai. O presidente disse ainda que a regra de decisões por consenso não pode virar veto ou freio permanente para a "modernização" do bloco. A regra diz que as decisões têm que ser tomadas por concordância de todos os membros.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, pediu nesta sexta-feira que os brasileiros se unam em uma "pátria de máscaras" para diminuir a circulação da Covid. QUEIROGA definiu a si mesmo como a "autoridade sanitária máxima do país" ao fazer o pedido. QUEIROGA defendeu uma lista de medidas capazes de prevenir o contágio pelo coronavírus, como lavar as mãos, manter o distanciamento social e usar máscaras. O ministro declarou, inclusive, que as máscaras têm um poder de bloquear o coronavírus tão grande quanto a campanha de vacinação. O ministro também afirmou que, durante a pandemia, o governo federal vem assumindo responsabilidades normalmente atribuídas aos estados, como o fornecimento de oxigênio e de sedativos utilizados para a intubação de pacientes, além da oferta ampliada de leitos de UTI.
O pedido de impeachment do caso dos respiradores foi aprovado nesta sexta-feira e o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, será novamente afastado do cargo. A suspensão ocorre por até 120 dias. A decisão foi tomada por seis votos a quatro pelo tribunal de julgamento formado por desembargadores e deputados estaduais. A sessão durou mais de 14 horas. Os cinco desembargadores votaram pelo prosseguimento da denúncia, com votos contundentes contra o governador apontando uma suposta ciência dele sobre a compra dos respiradores e omissão para evitar o pagamento antecipado de 33 milhões de reais a empresa Veigamed. Dos cinco deputados, quatro votaram pelo arquivamento da denúncia. O voto de LAERCIO SCHUSTER, do PSB, foi decisivo para afastar o governador e determinar a abertura do processo que pode levar a perda definitiva do mandato de CARLOS MOISES.
O pedido de impeachment do governador, aceito ontem pela Alesc, se baseia em quatro pontos: a compra de 200 respiradores por 30 milhões com pagamento antecipado e que não teve entrega dos produtos, uma suposta prestação de informações falsas à CPI que analisou o caso na Assembleia, a tentativa de contratação de um hospital de campanha com supostas irregularidades em Itajaí e a ausência de punição aos servidores que teriam relação com a negociação. Como o pedido foi aceito, o governador é afastado e o tribunal misto vai trabalhar na produção de provas e depoimentos para avaliar se MOISÉS é culpado e deve sofrer o impeachment, ou se é inocente e deve retornar ao cargo, com arquivamento do caso. Nessa segunda votação, são necessários sete votos para decretar o impedimento do governador. Caso o julgamento não ocorra em até 120 dias, o chefe do Executivo volta automaticamente ao cargo.
CARLOS MOISÉS estará afastado do governo de Santa Catarina a partir da terça-feira. No lugar dele, a vice-governadora DANIELA REINEHR voltará a comandar o Estado. Ela já havia assumido em novembro de 2020, quando o chefe do Executivo foi afastado temporariamente por causa de outro processo de impeachment. No período fora do governo, MOISÉS terá redução de um terço dos salários. A vice-governadora DANIELA publicou uma mensagem no Twitter afirmando que recebeu o resultado com tranquilidade e responsabilidade para trabalhar para que Santa Catarina supere o momento crítico da segunda onda da pandemia de Covid-19. Ela afirmou que buscará a união de esforços para imunizar e dar atendimento hospitalar e imediato à população. DANIELA disse ainda que vai dara mesma atenção para com a economia, evitando danos ainda maiores para o estado.
Grupo de bombeiros de Campo Erê doam sangue. A queda na doação de sangue devido à pandemia preocupa hemocentros, pois o estoque de sangue está cada vez menor. Pensando em ajudar nesse momento, bombeiros comunitários de Campo Erê, estiveram na tarde desta sexta-feira, 26, em Pato Branco, no Hemonúcleo para uma doação coletiva de sangue. SILVIA ACOSTA farmacêutica do HN, de Pato Branco, diz que com a pandemia do coronavírus, o Hemonúcleo está com dificuldades em manter os níveis de sangue nos estoques e com isso as doações se tornam ainda mais necessárias.
Se você está entre o público que tem condições necessárias para se tornar um doador e quer prestar este ato de solidariedade e cidadania, pode procurar uma das unidades de coleta mais próxima. SILVIA, explica que o sangue é composto pelo plasma, hemácias, plaquetas e fatores de coagulação. Por meio da doação por aférese, é possível retirar do sangue apenas alguns destes componentes. A doação de plaquetas (plaquetaférese) é o procedimento mais comum. As plaquetas são componentes que atuam no processo de coagulação sanguínea, evitando os sangramentos (hemorragias).
Durante a doação por aférese, o sangue retirado do braço do doador passa por um kit estéril e descartável instalado em um equipamento que separa as células por centrifugação. O sangue não entra em contato com a máquina. O componente desejado é drenado para uma bolsa de coleta e os demais componentes retornam continuamente ao doador. Agora também com a Covid-19, a profissional acrescenta que doadores que já passaram pela doença são muito importantes para a recuperação de pacientes internados acometidos pelo vírus e que não conseguem sozinhos desenvolver anticorpos, o plasma do sangue do doador é separado e levado para tratamento desses pacientes.
O Hemonúcleo trabalha com o agendamento das doações, e também atende todas medidas sanitárias para evitar a transmissão do vírus. Dúvidas podem ser sanadas através do WhatsApp (46) 99136-3940 ou pelo telefone (46) 3225-1014. Os bombeiros de Campo Erê pretendem dar sequência a essa ação, sempre respeitando o período exigido para novas doações.
Município registra praticamente uma morte por dia de Covid. Quem revela é DÉBORA PREVEDELO – Secretária da Saúde de Palma Sola. Foram 6 vidas perdidas para a doença em uma semana. O último falecimento foi de uma mulher, de 75 anos, que morava no interior, que apresentava comorbidades, como excesso de peso. Em 20 dias seu estado se agravou, chegando a óbito. Ela chegou a dar entrada na Unidade de Tratamento Intensivo, mas como na maioria dos casos, seu organismo não reagiu. Porém, DÉBORA chama atenção que cada vez mais as vítimas são pessoas de pouca idade e sem problemas de saúde.
Com sorte, 40 por cento dos pacientes conseguem sair com vida da UTI. De acordo com a Secretária da Saúde de Palma Sola, essa é a triste realidade, no momento. DÉBORA PREVEDELO alerta que mesmo que a pessoa consiga vaga na UTI, o que é cada vez mais difícil, não tem garantia nenhuma de que vai sair de lá com vida. O município tem 23 casos ativos de coronavírus. Apesar de tudo isso, está havendo uma pequena redução no numero de contaminados, por causa das medidas duras tomadas pela prefeitura. Uma delas é aplicação de multa de 100 reais para toda pessoa que for flagrada caminhando na rua, sem máscara. Dependendo da infração, como aglomeração, a multa pode chegar a mil reais.
Equipe técnica faz a fiscalização contra a quebra nas regras da saúde pública em Palma Sola. Ela é formada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Mais de 20 pessoas já foram flagradas descumprindo as portarias e multadas. A Prefeitura anota o CPF de quem descumpriu as leis e coloca em dívida ativa. O município tem hoje duas pessoas internadas com Covid 19. O mais importante de tudo, agora, é não ficar doente, finaliza DÉBORA PREVEDELO.
Três novos óbitos são registrados em Francisco Beltrão pela Covid; total é de 123 mortes pela doença. A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão divulgou o boletim desta sexta-feira, sobre os casos de Covid-19 no município. Conforme o novo boletim, 54 casos e 3 óbitos foram confirmados nas últimas 24 horas. Os óbitos registrados são de uma mulher de 70 anos, ocorrido no Hospital Regional; uma mulher de 46 anos, ocorrido na Policlínica e um homem de 59 anos, ocorrido na Policlínica. Todos possuíam comorbidades.
Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 apontam que até o momento Francisco Beltrão registrou 123 óbitos e 9.490 casos confirmados da doença. Destes, 839 estão em tratamento, 54 pacientes estão em leito de enfermaria, 22 em UTI e 763 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. 8.528 pacientes já estão recuperados e 158 estão em investigação. O próximo boletim com dados atualizados sobre a Covid-19 será na divulgado na segunda-feira.
A rodovia estadual entre Anchieta e Romelândia apresenta defeitos. Recentemente foi realizado um trabalho de melhorias em alguns trechos, contudo, outros pontos estão apresentando problemas. Esta é a afirmação do prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. Conforme ele, nesta semana esteve conversando com o novo coordenador regional de infraestrutura para que seja feita uma obra de melhoria nos pontos críticos da rodovia estadual. O prefeito destacou que, em apenas cinco anos, os 20 quilômetros de revitalização da SC 161, está apresentando defeitos devido a baixa qualidade do material utilizado na pavimentação, além de ter sidomal executada pela empresa. CANCI ressaltou que desde 2017 vem cobrando da Secretaria de Estado da Infraestrutura a manutenção dos trechos que tem registrado diversos problemas no pavimento asfáltico. Ele também comentou ainda sobre os problemas da via.
O prefeito lembrou que o Governo do Estado entrou na Justiça contra a empresa por não ter cumprido o que estava no projeto original. A suspeita é de que a empreiteira tenha realizado um serviço de baixa qualidade. IVAN disse que esteve conversando com o prefeito de Romelândia alguns dias atrás, tratando sobre a SC 161. Enquanto o estado procura respostas da empresa através da Justiça, alguns trabalhos de melhoria estão sendo feitos pelo governo estadual. O prefeito destacou que a rodovia é importante para o escoamento da produção dos municípios da região.
Deputado defende projeto para liberar autistas de usarem máscara. O deputado estadual FABIANO DA LUZ enfatiza que foi procurado por pais de crianças autistas para que estes sejam liberados do uso de máscara em locais públicos. A justificativa é de que crianças autistas entram em pânico quando são obrigadas a usar máscara, pois se sentem sufocadas. Diante da situação, o objetivo é criar lei estadual que ampara a elas o não uso de máscara. Um obstáculo neste sentido, conforme o deputado, é uma resistência muito grande de escolas e locais públicos, que não conhecem os autistas e exigem que aquela criança use máscara. FABIANO DA LUZ enaltece que a lei federal 140192020 já dispensa o uso de máscara por autistas, e agora a intenção do deputado é de que o Projeto de Lei 063.52021 seja aprovado para essas medidas serem seguidas no estado de SC.
De acordo com DA LUZ, para terem o direito de não usar máscara, as crianças autistas precisam ter boletim médico que recomende o não uso. Ele defende que pessoas com necessidades diferentes, como é o caso dos autistas, também precisam ser amparadas com medidas diferentes para terem oportunidade de se sentirem à vontade em ambientes coletivos. FABIANO DA LUZ entende a importância da máscara para evitar a transmissão do coronavírus, mas reforça que para crianças com autismo o acessório prejudica mais do que ajuda. O deputado acrescenta que diante do cenário da pandemia, o contágio apenas vai terminar a partir da disseminação das vacinas contra Covid-19.
Nesta semana o Brasil ultrapassou três mil mortes diárias por conta do vírus, o que torna o País naquele que tem mais mortes no mundo e com o maior número de infecções. Segundo o parlamentar, todos os países estão evitando brasileiros em seus territórios. Ele espera que as doses sejam aplicadas em toda população o quanto antes, para o Brasil voltar à normalidade e ser a potência que sempre foi.
Região deve registrar temperaturas abaixo dos 10ºC na próxima semana. A temperatura deve ser abaixo dos 10ºC na próxima semana. A informação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Ele disse que neste sábado, 27, a chance de chuva se concentra entre a tarde e à noite, sendo que as temperaturas devem chegar próximo dos 30ºC. Já amanhã, as chances de chuva são maiores devido à entrada de uma frente fria no Estado, fazendo com que as temperaturas caiam consideravelmente, principalmente a partir da próxima segunda-feira, e terça-feira As máximas para a próxima semana devem ficar abaixo dos 25ºC e as mínimas abaixo dos 10ºC, dependendo do local.
Caminhão bi-trem tomba na SC-480 em São Lourenço do Oeste. Um caminhão bi-trem com placas de São Domingos, tombou no fim da tarde desta sexta-feira na rodovia SC-480, na divisa entre os municípios de São Lourenço do Oeste e Jupiá. O veículo estava carregado com grãos e a carga ficou espalhada pela pista. A Polícia Militar Rodoviária registrou a ocorrência e pede atenção aos motoristas que passam pelo local. O condutor, de 68 anos, foi levado à UPA 24 horas para atendimento médico.
Incêndio destrói residência de madeira e suspeita é de que tenha sido criminoso. Na madrugada de hoje, foi registrado um incêndio numa casa de madeira na Rua São Francisco, bairro São Miguel em Francisco Beltrão. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas, porém o fogo destruiu completamente uma casa de madeira, sendo feito o rescaldo para evitar que o fogo atingisse outras casas. A Polícia Militar também esteve no local e em conversas com vizinhos, não foi possível localizar o proprietário da residência, apenas informações de que dois homens teriam saído do local durante o incêndio. Não houve vítimas.