ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 27 03 2020

-CÂMARA APROVA AUXÍLIO MENSAL DE 600 REAIS PARA TRABALHADORES INFORMAIS

-BANCOS E LOTÉRICAS VÃO REABRIR NA SEGUNDA. COMÉRCIO GERAL VOLTA NA QUARTA

-CÂMARA FARÁ DEVOLUÇÕES MENSAIS PARA AJUDAR NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

-MUNICÍPIO TEM QUATRO CASOS SUSPEITOS DA DOENÇA EM INVESTIGAÇÃO

-CENTRO DE ATENDIMENTO NO SALÃO PAROQUIAL SERÁ ABERTOR NA SEGUNDA-FEIRA

-COLISÃO ENTRE MOTOS DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS EM ESTRADA RURAL

-PM PRENDE QUATRO SUSPEITOS DE TRÁFICOS DE DROGAS NA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A Organização Mundial da Saúde informou nesta quinta-feira que, nos últimos dois dias, o mundo registrou mais 100 mil novos casos de coronavírus. Ao todo, já são mais de meio milhão de pessoas infectadas. Na segunda-feira, a OMS apresentou um balanço dos casos a cada marca de 100 mil para alertar como a pandemia está se acelerando nesta semana: os primeiros 100 mil casos de Covid-19 foram registrados em 67 dias - mas foram necessários apenas mais 11 dias para dobrar e atingir 200 mil casos e outros quatro dias para chegar a 300 mil casos. Agora, a pandemia levou dois dias para somar mais 100 mil novos casos ao balanço. O balanço ainda aponta 22 mil 993 mortos e 120 mil 983 recuperados da doença.

O primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON, de 55 anos, está infectado com o coronavírus, de acordo com uma nota do governo divulgada nesta sexta-feira. O politico conservador teve sintomas leves e vai se isolar. De acordo com um comunicado do governo britânico, ele vai continuar a liderar os esforços contra a epidemia. A mídia britânica afirma que outros ministros podem se isolar, por terem tido contato com JOHNSON. O Reino Unido tem 11 mil 658 casos confirmados de coronavírus. Até hoje, 578 pessoas haviam morrido por causa da doença que ele causa.

Com mais de 82 mil casos, os Estados Unidos se tornaram nesta quinta-feira, o país com mais casos confirmados de Covid-19 no mundo, superando a Itália e a China, de acordo com um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins. Os três países atingiram os seguintes números de casos nesta quinta: 82 mil 404 casos nos Estados Unidos, 81 mil 782 na China e 80 mil 589 na Itália. O presidente DONALD TRUMP disse que o aumento dos casos confirmados no país se deveu à aplicação de testes em massa para os pacientes norte-americanos. Em entrevista coletiva, o mandatário disse não ser possível saber o número real de casos da doença.

Todas as 65 fábricas de carros, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas do Brasil estão ou ficarão paradas como reflexo do avanço do novo coronavírus, segundo a Anfavea, a associação das fabricantes. O levantamento da Anfavea não inclui motos. No entanto, Honda e Yamaha, as duas maiores empresas do setor, que têm mais de 90 por cento do mercado, já anunciaram paradas em suas fábricas, localizadas em Manaus. As medidas foram tomadas individualmente pelas empresas, e levam em consideração dois fatores importantes: a necessidade do isolamento e do distanciamento social e a queda na demanda por veículos. Em relação as indústrias de caminhões, até agora, Mercedes-Benz, Volvo, Volkswagen, Daf, Iveco e Agrale detalharam os planos de paralisação na produção de caminhões e ônibus no Brasil. A Scania, porém, não informou o período em que sua unidade de São Bernardo do Campo ficará sem operar.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até dez e 20 da manhã de hoje, dois mil 991 casos confirmados do novo coronavírus, no Brasil com 77 mortos, 58 deles em São Paulo. O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde de quinta-feira, informando que o Brasil registra dois mil 915 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 77 mortes - os dados ainda não foram atualizados por todas as secretarias de saúde estaduais. Paraíba atualizou o número de casos para nove na manhã de sexta-feira. Já Porto Alegre teve sua segunda morte provocada pela doença, mas ela ainda não foi contabilizada pelo governo local. Cardíacos, homens e pessoas acima de 60 anos estão entre os grupos que tiveram mais casos graves e mortes neste mês. O balanço aponta ainda que, até ontem a tarde, o país tinha 194 pacientes internados em UTIs e outros 205 em enfermarias.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira projeto que prevê concessão durante três meses de auxílio emergencial de 600 reais a trabalhadores informais e de mil e 200 reais para mães responsáveis pelo sustento da família. A ajuda por causa da crise do novo coronavírus foi aprovada por votação simbólica em sessão em que os deputados participaram virtualmente. Agora, o texto vai ao Senado. Para receber o auxílio, o trabalhador não pode receber aposentadoria, seguro-desemprego ou ser beneficiário de outra ajuda do governo. Também não pode fazer parte de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família. O benefício será dado a microempreendedores individuais, contribuintes individuais e trabalhadores informais que tenham renda individual per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos.

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina foi atualizado no final da tarde desta quinta-feira pelo governo do Estado. São 149 pacientes positivados para a Covid-19 - 10 deles estão em UTI - e 325 pessoas em investigação, além de uma morte confirmada no final da noite da quarta-feira, de um homem de 86 anos, morador de Porto Belo. Outro óbito que estava em investigação, em Xanxerê, no Oeste catarinense, resultou negativo para a doença, informou o governo. Entraram para a lista de municípios com confirmação do novo coronavírus as cidades de Itapema, Siderópolis e Timbé do Sul. De acordo com secretário da Saúde, HELTON ZEFERINO, entre os 10 pacientes em Unidade Intensiva de Tratamento, seis têm mais de 60 anos.

O governador do estado anunciou nesta quinta-feira os detalhes do plano de retomada da economia catarinense. CARLOS MOISÉS explicou que a estratégia de reabertura das empresas foi traçada com base em regras de isolamento social. As aulas seguem suspensas por 30 dias, conforme decreto inicial, sem alteração. A circulação de transportes coletivos urbano e intermunicipal também permanecem suspensas até o dia oito de abril, por considerar os ônibus um meio de grande propagação da doença. Estão orientados a não circular no território catarinense, portanto, qualquer transporte público ou privado de linha ou de fretamento de pessoas. Na próxima segunda-feira, as agências bancárias, correspondentes, lotéricas e cooperativas de crédito voltam a funcionar, parcialmente, apenas para serviços bancários presenciais.

O comércio e a prestação de serviços voltam a funcionar no estado a partir da próxima quarta-feira, dia primeiro de abril. De acordo com o plano anunciado pelo governo, estarão autorizados a abrir as portas na quarta-feira, com algumas restrições gerais, os serviços privados não essenciais como, academias, shopping, bares e restaurantes, setor hoteleiro e escritórios de prestação de serviço. Segundo o governador, esses estabelecimentos de atendimento ao público terão limitação de 50 por cento da capacidade e controle de acesso e marcação de locais de presença, com um metro e meio de distância entre cada pessoa. Os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais podem voltar ao normal a partir do dia primeiro de abril sem nenhuma restrição.

A permanência das pessoas por mais tempo em casa aumentou a preocupação da Casan com o consumo de água na cidade. Além disso, o prolongamento da escassez de chuvas na região Extremo Oeste contribui para um quadro que pode gerar alguma dificuldade no abastecimento. Por isso, e para evitar o desabastecimento, a empresa reforçou o pedido de uso consciente da água pelas famílias do município. De acordo com chefe da agencia local, EDNILSON MELLO, o consumo aumentou nos últimos dias e a população precisa entender que o momento é de economizar e cuidar para que todos sejam abastecidos. Ele citou que as pessoas devem evitar desperdícios e usar o produto apenas para as atividades essenciais.

A população não deve lavar casas, pátios, calçadas e carros com a água da Casan enquanto durar o período de estiagem. A recomendação é do chefe da agencia local da empresa do estado, EDNILSON MELLO. Ele disse que ao lavar louças ou escovar os dentes, é preciso manter a torneira fechada. Outra recomendação é só acionar a máquina de lavar quando estiver completa de roupas. MELLO comentou que implantação da adutora do aquífero Guarani fez com que houvesse um incremento de 40 por cento no Sistema de Abastecimento. Ele ressaltou que se as pessoas colaborarem não haverá a necessidade de realizar o sistema de rodizio no abastecimento como acontecia em anos anteriores.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta semana uma série de projetos que visam auxiliar o governo do estado no combate a pandemia do novo Coronavírus. A informação é do primeiro vice-presidente da mesa diretora da Alesc, deputado MAURO DE NADAL do MDB. De acordo com ele, a palavra de ordem nesse momento é prevenção. Segundo ele, grande parte das atividades estão paralisadas e o poder legislativo está trabalhando com o mínimo de servidores possíveis. De acordo com DE NADAL, apenas os serviços essenciais seguem em andamento. Ele lembrou que as sessões estão sendo realizadas virtualmente nesse período.

Entre os projetos aprovados pela Alesc nesta semana está o repasse de 20 milhões de reais para o governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA. O comentário é do primeiro vice-presidente da mesa diretora, deputado MAURO DE NADAL do MDB. Ele destacou que esse montante vai servir para as ações no combate ao Covid-19. O parlamentar revelou que juntando com outros poderes estaduais a cifra chega próxima dos 55 milhões de reais. DE NADAL explicou que esse recurso poderá ser usado na compra de equipamentos hospitalares como por exemplo, respiradores. O deputado disse que o governo poderá realizar ainda a compra de medicamentos, além de trabalhar com ações de mobilização, divulgação e prevenção ao Covid-19 em Santa Catarina.

A Alesc votou ainda um projeto de lei que permite ao estado catarinense um prazo maior no pagamento das dividas milionárias. A afirmação é do primeiro vice-presidente da mesa diretora, deputado MAURO DE NADAL do MDB. Ele ressaltou que Santa Catarina possuía uma dívida que iria vencer nos próximos três anos e agora com a aprovação da Alesc, o governo poderá pagar o montante em até 12 anos. Ele lembrou que também foi aprovada uma taxa de juros menores nesse novo formato. DE NADAL disse que essas ações permitem que Santa Catarina tenha um “fôlego financeiro” para enfrentar o momento pós Coronavírus.

O Cartório de Registro Civil de São Miguel do Oeste está atendendo em regime de plantão durante o período de quarentena e de restrições impostas pelo decreto do governador. De acordo com a oficial responsável pelo cartório, FLAVIA NOGUEIRA, apenas o serviço de registro de nascimentos e óbitos está sendo feito. Para isso, o cartório está agendando os atendimentos pelo telefone. Quem precisar dos serviços pode fazer contato

pelo telefone 3622 1105, entre duas e seis da tarde. Os documentos para a confecção das certidões devem ser enviados por email ou por whatsapp. Depois que o documento estiver pronto, a pessoa é avisada para assinar e retirar a certidão.

O programa Boa Tarde Peperi desta sexta-feira vai repercutir o plano de retomada da economia anunciado ontem pelo governador CARLOS MOISES DA SILVA. O quadro Ponto e Contraponto do Boa Tarde Peperi vai ouvir a opinião do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST, do vice-presidente regional da Facisc, ELSON OTTO, do diretor regional da FCDL, EDENILSON ZANARDI e do vice-presidente de Finanças da Fecomércio, FRANCISCO CRESTANI. O material será apresentado a partir das três da tarde, mas o Boa Tarde Peperi começa as duas com a Análise do Globo em Foco.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste confirmou, nesta quinta-feira, o número total de servidores que entraram em férias por conta da crise do coronavírus. Ao todo, a prefeitura antecipou as férias de aproximadamente 200 servidores que atuam em setores que não são considerados essenciais ou que não se enquadram no home office. Por outro lado, está mantido, em sistema de plantão e contato via telefone ou e-mail, o atendimento na maior parte dos setores. Na Engenharia, por exemplo, o encaminhamento de projetos para análise deve ser encaminhado do email [email protected]. A análise será feita pelos profissionais que estão trabalhando de casa. No Centro Administrativo, a Central Telefônica 3631-2000 também está funcionando. Na Saúde, já está em funcionamento da Central de Informações Covid-19, no 3631-2010.

As medidas adotadas pelo governo do estado e pelo município de São Miguel do Oeste para enfrentar o coronavírus surtiram os efeitos desejados. A avaliação é do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele disse que a restrição da circulação e do contato entre as pessoas foi suficiente para segurar a transmissão do vírus na região. O médico comentou que o principal objetivo das medidas foi promover o isolamento social para retardar a entrada do vírus e atrasar, ao máximo, o pico de incidência de contaminação dos moradores. PIACENTINI citou que a população colaborou com os pedidos e a situação do coronavírus está sob controle na cidade.

São Miguel do Oeste não teve nenhum caso confirmado de coronavírus e o número de pessoas em isolamento domiciliar caiu nesta semana. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, o município teve seis casos suspeitos da doença e um deles ainda permanece internado em um hospital da cidade. Dois foram descartados e quatro aguardam os resultados dos exames de laboratório para confirmar ou descartar a doença. O número de pessoas com sintomas respiratórios em isolamento domiciliar caiu para 74. No boletim de quarta-feira, eram 86 moradores nessa situação.

O centro de atendimento ou triagem de pessoas com sintomas respiratórios tem data para ser aberto. A estrutura no salão paroquial será ativada a partir de segunda-feira. O espaço tem três salas e capacidade para atender 18 pessoas ao mesmo tempo. O médico MAURICIO PIACENTINI esteve no Boa Tarde Peperi de ontem e confirmou que o local está pronto para ser usado.

A câmara de vereadores vai devolver mensalmente o valor que sobra do repasse feito pelo poder executivo. Os detalhes dessa transação foram acertados na manhã de ontem em um encontro que envolveu o prefeito WILSON TREVISAN e o presidente da Câmara de Vereadores, EVERALDO DI BERTI. Normalmente, o valor do chamado duodécimo que o legislativo recebe do orçamento municipal e não gasta é devolvido para a prefeitura no final do ano. TREVISAN e DI BERTI acertaram ontem que as sobras do legislativo vão retornar mensalmente para o poder executivo. A devolução já havia sido discutida pelo presidente da câmara com os demais membros da mesa diretora. Além disso, os vereadores estão analisando a possibilidade de destinar as emendas impositivas integralmente para a saúde, além dos 50 por cento previstos originalmente.

As devoluções mensais da câmara de vereadores para a prefeitura iniciam já neste mês. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele explicou que a prefeitura repassa cerca de 500 mil reais por mês para a câmara de vereadores. Segundo TREVISAN, os gastos do legislativo giram em torno de pouco mais de 300 mil. O restante, entre cerca de 140 e 150 mil reais vão voltar para o município. Durante o programa Peperi Entrevista de ontem, TREVISAN disse que esse valor não será depositado nas contas gerais da prefeitura, mas na conta específica da saúde. O dinheiro vai diretamente para o Fundo Municipal de Saúde e será integralmente gasto no setor, especialmente nas ações de combate ao coronavírus.

Os poderes precisam se unir para enfrentar o problema do coronavírus da melhor forma possível. O comentário é do presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que a ideia de fazer a devolução dos valores que sobram do repasse que vem do executivo foi debatida pelos vereadores antes mesmo da reunião de ontem com o prefeito WILSON TREVISAN. DI BERTI disse que a câmara deve devolver cerca de 350 mil reais para a prefeitura na segunda-feira. Ele explicou que apenas um pequeno valor ficará nas contas do legislativo para alguma emergência. DI BERTI confirmou que as devoluções mensais devem ficar em mais de cem mil reais. Ele destacou que a câmara não tem essa obrigação legal, mas está disposta a colaborar com o executivo.

O município vai reavaliar o orçamento deste ano para realocar recursos para o setor da saúde. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a saúde vai gastar mais do que o valor orçado em razão das ações necessárias para o enfrentamento do coronavírus. TREVISAN afirmou, no Peperi Entrevista de ontem, que a administração terá que tirar recursos de outros setores para cobrir os gastos adicionais que a saúde terá. Além disso, o município já suspendeu todas as licitações previstas para os próximos dias. O prefeito disse que a equipe de governo fará uma análise dos investimentos previstos para este ano e que os cortes devem ser expressivos em razão da queda de arrecadação que vai afetar as finanças municipais.

O prefeito WILSON TREVISAN defendeu a divisão dos recursos do fundo eleitoral deste ano entre os municípios. De acordo com ele, as eleições municipais vão acontecer, apesar da discussão sobre a viabilidade de realizar o pleito em razão do coronavírus. TREVISAN citou que independentemente disso, o Congresso precisa aprovar uma lei para destinar os quase três bilhões do fundo eleitoral para a saúde dos municípios. Para o prefeito, o dinheiro não pode ser usado na campanha diante de um quadro de saúde tão grave como o atual.

Três pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo duas motocicletas nesta quinta-feira em Belmonte. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da noite na estrada geral da comunidade de linha Tabajara, interior do município de Belmonte. Um adolescente de 14 anos sofreu ferimentos na perna com suspeita de fratura. Outro menor, de 16 anos, sofreu fratura fechada no braço e escoriações nas pernas. Os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados ao Hospital Regional para atendimento médico. O terceiro ferido é um rapaz de 19 anos que sofreu escoriações. Ele foi conduzido ao hospital pelo carro da secretaria de saúde do município.

Quatro homens foram detidos nesta quinta-feira suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Eles foram abordados pela Polícia Militar por volta das nove horas da noite na rua Marcilio Dias, centro da cidade. Eles estavam em um veículo de Chapecó. Dentro do carro, foram encontrados cerca de cinco mil e 800 reais em dinheiro e cocaína fracionada para a venda. Os policiais também apreenderam quatro celulares e cartões de créditos. Todos foram detidos e levados para a delegacia de polícia.

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil, a Vigilância Epidemiológica e o Procon resultou na interdição parcial de uma fábrica de produtos de limpeza no bairro Agostini. No local, segundo a Divisão de Investigação Criminal, foi constatada a produção e comercialização de álcool em gel e líquido de forma clandestina. A fábrica começou a produzir, de forma ilegal, sem qualquer controle e em desacordo com especificações sanitárias, álcool em gel e álcool líquido. A polícia informou que o proprietário fabricava os produtos “no olho”, “com base em sua experiência de anos com produtos”. Os recipientes de álcool que ainda estavam depositados no local foram apreendidos pela Polícia Civil e será aberto Inquérito Policial para apurar um possível crime contra a saúde pública. A empresa foi parcialmente interditada, ou seja, o estabelecimento está proibido de fabricar álcool em gel.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.