-CÂMARA APROVA AUXÍLIO MENSAL DE 600 REAIS PARA TRABALHADORES INFORMAIS
-BANCOS E LOTÉRICAS VÃO REABRIR NA SEGUNDA. COMÉRCIO GERAL VOLTA NA QUARTA
-CALENDÁRIO ESCOLAR SEGUE INDEFINIDO COM A PANDEMIA
-TUNÁPOLIS COMEÇA PUXAR ÁGUA PARA ABASTECIMENTO NA CIDADE
-ITAPIRANGA REGISTRA AUMENTO NOS CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS
-DECRETO VISA O ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA
-POLÍCIA CIVIL FECHA FÁBRICA DE ÁLCOOL EM GEL
-PM PRENDE QUATRO HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS
= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A Organização Mundial da Saúde informou nesta quinta-feira que, nos últimos dois dias, o mundo registrou mais 100 mil novos casos de coronavírus. Ao todo, já são mais de meio milhão de pessoas infectadas. Na segunda-feira, a OMS apresentou um balanço dos casos a cada marca de 100 mil para alertar como a pandemia está se acelerando nesta semana: os primeiros 100 mil casos de Covid-19 foram registrados em 67 dias - mas foram necessários apenas mais 11 dias para dobrar e atingir 200 mil casos e outros quatro dias para chegar a 300 mil casos. Agora, a pandemia levou dois dias para somar mais 100 mil novos casos ao balanço. O balanço ainda aponta 22 mil 993 mortos e 120 mil 983 recuperados da doença.
O primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON, de 55 anos, está infectado com o coronavírus, de acordo com uma nota do governo divulgada nesta sexta-feira. O politico conservador teve sintomas leves e vai se isolar. De acordo com um comunicado do governo britânico, ele vai continuar a liderar os esforços contra a epidemia. A mídia britânica afirma que outros ministros podem se isolar, por terem tido contato com JOHNSON. O Reino Unido tem 11 mil 658 casos confirmados de coronavírus. Até hoje, 578 pessoas haviam morrido por causa da doença que ele causa.
Com mais de 82 mil casos, os Estados Unidos se tornaram nesta quinta-feira, o país com mais casos confirmados de Covid-19 no mundo, superando a Itália e a China, de acordo com um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins. Os três países atingiram os seguintes números de casos nesta quinta: 82 mil 404 casos nos Estados Unidos, 81 mil 782 na China e 80 mil 589 na Itália. O presidente DONALD TRUMP disse que o aumento dos casos confirmados no país se deveu à aplicação de testes em massa para os pacientes norte-americanos. Em entrevista coletiva, o mandatário disse não ser possível saber o número real de casos da doença.
Todas as 65 fábricas de carros, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas do Brasil estão ou ficarão paradas como reflexo do avanço do novo coronavírus, segundo a Anfavea, a associação das fabricantes. O levantamento da Anfavea não inclui motos. No entanto, Honda e Yamaha, as duas maiores empresas do setor, que têm mais de 90 por cento do mercado, já anunciaram paradas em suas fábricas, localizadas em Manaus. As medidas foram tomadas individualmente pelas empresas, e levam em consideração dois fatores importantes: a necessidade do isolamento e do distanciamento social e a queda na demanda por veículos. Em relação as indústrias de caminhões, até agora, Mercedes-Benz, Volvo, Volkswagen, Daf, Iveco e Agrale detalharam os planos de paralisação na produção de caminhões e ônibus no Brasil. A Scania, porém, não informou o período em que sua unidade de São Bernardo do Campo ficará sem operar.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até dez e 20 da manhã de hoje, dois mil 991 casos confirmados do novo coronavírus, no Brasil com 77 mortos, 58 deles em São Paulo. O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde de quinta-feira, informando que o Brasil registra dois mil 915 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 77 mortes - os dados ainda não foram atualizados por todas as secretarias de saúde estaduais. Paraíba atualizou o número de casos para nove na manhã de sexta-feira. Já Porto Alegre teve sua segunda morte provocada pela doença, mas ela ainda não foi contabilizada pelo governo local. Cardíacos, homens e pessoas acima de 60 anos estão entre os grupos que tiveram mais casos graves e mortes neste mês. O balanço aponta ainda que, até ontem a tarde, o país tinha 194 pacientes internados em UTIs e outros 205 em enfermarias.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira projeto que prevê concessão durante três meses de auxílio emergencial de 600 reais a trabalhadores informais e de mil e 200 reais para mães responsáveis pelo sustento da família. A ajuda por causa da crise do novo coronavírus foi aprovada por votação simbólica em sessão em que os deputados participaram virtualmente. Agora, o texto vai ao Senado. Para receber o auxílio, o trabalhador não pode receber aposentadoria, seguro-desemprego ou ser beneficiário de outra ajuda do governo. Também não pode fazer parte de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família. O benefício será dado a microempreendedores individuais, contribuintes individuais e trabalhadores informais que tenham renda individual per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos.
O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina foi atualizado no final da tarde desta quinta-feira pelo governo do Estado. São 149 pacientes positivados para a Covid-19 - 10 deles estão em UTI - e 325 pessoas em investigação, além de uma morte confirmada no final da noite da quarta-feira, de um homem de 86 anos, morador de Porto Belo. Outro óbito que estava em investigação, em Xanxerê, no Oeste catarinense, resultou negativo para a doença, informou o governo. Entraram para a lista de municípios com confirmação do novo coronavírus as cidades de Itapema, Siderópolis e Timbé do Sul. De acordo com secretário da Saúde, HELTON ZEFERINO, entre os 10 pacientes em Unidade Intensiva de Tratamento, seis têm mais de 60 anos.
O governador do estado anunciou nesta quinta-feira os detalhes do plano de retomada da economia catarinense. CARLOS MOISÉS explicou que a estratégia de reabertura das empresas foi traçada com base em regras de isolamento social. As aulas seguem suspensas por 30 dias, conforme decreto inicial, sem alteração. A circulação de transportes coletivos urbano e intermunicipal também permanecem suspensas até o dia oito de abril, por considerar os ônibus um meio de grande propagação da doença. Estão orientados a não circular no território catarinense, portanto, qualquer transporte público ou privado de linha ou de fretamento de pessoas. Na próxima segunda-feira, as agências bancárias, correspondentes, lotéricas e cooperativas de crédito voltam a funcionar, parcialmente, apenas para serviços bancários presenciais.
O comércio e a prestação de serviços voltam a funcionar no estado a partir da próxima quarta-feira, dia primeiro de abril. De acordo com o plano anunciado pelo governo, estarão autorizados a abrir as portas na quarta-feira, com algumas restrições gerais, os serviços privados não essenciais como, academias, shopping, bares e restaurantes, setor hoteleiro e escritórios de prestação de serviço. Segundo o governador, esses estabelecimentos de atendimento ao público terão limitação de 50 por cento da capacidade e controle de acesso e marcação de locais de presença, com um metro e meio de distância entre cada pessoa. Os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais podem voltar ao normal a partir do dia primeiro de abril sem nenhuma restrição.
Educação enfrenta período de complicação que afeta todos os setores. O secretário NELSON KLEIN considera que é preciso ter seriedade para medidas que buscam equilíbrio visando compensar a falta de aula no momento. Itapiranga analisa adequações do calendário escolar, porém no momento não é possível realizar reuniões com os professores para planejamento. O secretário da Educação também diz que não haverá perdas salariais aos professores, pois o calendário escolar deve ser mantido com a totalidade de dias letivos. NELSON KLEIN esta monitorando os debates na área da educação e mantém contato com outros secretários sobre medidas que serão adotadas para reduzir o efeito da paralização e garantir direitos dos profissionais da educação e dos alunos.
Polícia Militar Ambiental alerta sobre período permitido para colheita, transporte e comercialização do pinhão. De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, até o dia primeiro de abril se estende o período chamado de defeso do pinhão, em que é proibido por lei colher e vender a semente. O capitão explica que a araucária consta na lista das espécies nativas ameaçadas de extinção, e necessita dessa proteção especial por lei em vigor desde 2011. Ele lembra que a partir de abril o fruto da araucária estará maduro para colheita. RONCÁGLIO diz que esse período deve ser respeitado para que o pinhão atinja a maturidade e a maior qualidade para o consumo humano, para que novas mudas sejam geradas a partir das sementes e levando em conta também que o pinhão serve de alimentos para outros animais que irão disseminar as sementes para outros locais.
Apesar da árvore que origina as sementes ser da mesma espécie de araucária, cada estado define o prazo para colheita e venda, em função das diferenças climáticas. O comandante da Polícia Militar Ambiental comenta que a maior incidência da araucária é justamente nos três estados do sul. O capitão enfatiza que a polícia trabalha na orientação a população para que não compre pinhão fora do período. EVERTON RONCÁGLIO lembra que o objetivo é orientar, mas caso a venda seja denunciada ou flagrada o produto será apreendido, o responsável será multado em 500 reais por saca e irá responder processo criminal. Diferente de outros anos, o capitão destaca que até o momento não houve denúncias ou flagras de colheita irregular do pinhão. A partir da liberação para venda, o capitão orienta o consumidor que fique atento a qualidade do pinhão, já que não há uma certificação e um selo de procedência no estado. Na região a incidência da araucária é maior em São José do Cedro, Palma Sola e Campo Erê.
Retomadas obras de recuperação da BR 282. A empresa Gaia Rodovias informou na quarta-feira, por meio de nota encaminhada à imprensa, que retomou os trabalhos Na BR 282. Conforme a nota, a retomada se deu após determinação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT. A empresa é uma das responsáveis pela restauração da BR 282 no trecho entre Chapecó e SMOeste, e BR 158 no trecho do entroncamento com a BR 282, em Maravilha, até a divisa com o Rio Grande do Sul. No comunicado, a empresa informa ainda que a infraestrutura de transportes é considerado serviço essencial e por isso foi determinado às empresas contratadas o retorno às atividades com o compromisso de garantir a proteção e a saúde dos colaboradores em observância às recomendações de hábitos de higiene, bem como, demais medidas que visam evitar o contágio do vírus entre os trabalhadores.
Vereador demonstra preocupação com o avanço do Coronavírus. AFONSO UTZIG relata que a preocupação com a pandemia da Covid 19, tira o foco nos problemas causados pela estiagem. Cita que a falta de água e perdas na safrinha de milho afetam a produção agrícola. Para o vereador, são atividades de importância social e no movimento econômico. UTZIG diz que é uma pessoa pública e residente no interior, por isso conhece a realidade do setor agropecuário. O vereador manifesta preocupação com a queda na arrecadação, mas apoia medidas de prorrogação de prazo para o pagamento de taxas e tributos para moradores da cidade e interior.
São João do Oeste segue procedimentos adotados por outros municípios e altera pagamento de taxas, impostos e serviços, municipais. Estão incluindo alvarás, IPTU e outras despesas que os contribuintes teriam com o município no período de quarentena. Conforme o prefeito FERNANDO BISIGO, com boa parte do comércio sem atendimento a economia num todo é prejudicada. O município terá reflexo com queda no retorno do ICMs. Salienta que o decreto visa auxiliar os munícipes e flexibilizar o pagamento permitindo organização por parte dos empresários e outros contribuintes. Segundo BISIGO, prorrogar vencimento dos impostos, taxas e serviços municipais é uma maneira de compensar um pouco as perdas que estão ocorrendo na indústria, comércio e prestação de serviços. O prefeito alerta que a medida é válida para vencimentos de todos as taxas, impostos e serviços ocorridos entre os dias 17 de março até 19 de abril.
Decreto visa o enfrentamento da emergência de saúde pública. O prefeito de São João do Oeste observa que a pandemia provocada pelo Coronavírus alterou a rotina mundial. Lembra que o município tem contrato com o Sicoob Creditapiranga, para arrecadação de tributos e a comparativa de crédito não possui atendimento ao público. FERNANDO BISIGO cita que neste período as pessoas estão isentas da cobrança de multa e juros. Informa ainda que a prefeitura presta serviço de plantão para esclarecimento de duvidas. BISIGO avalia que estão sendo adotados critérios coerentes que demonstram preocupação com a prevenção na saúde, mas com atenção na situação econômica. De acordo com BISIGO esta situação nova exige que todos buscam entender as consequências e amenizar o impacto na vida das pessoas.
Situação da estiagem se agrava e Tunápolis inicia transporte de água para abastecimento da cidade. Conforme o prefeito, RENATO PAULATA, a última precipitação de chuva mais significativa foi registrada ainda no mês de janeiro, e desde então, o baixo volume de chuva vem agravando a estiagem em toda a região. O prefeito recorda que ainda no dia 18 de março, em reunião da defesa civil no município, foi definido pelo decreto de emergência, considerando os prejuízos já enfrentados com a seca. Ele cita que a maior dificuldade é o abastecimento de água, tanto na cidade como no interior. PAULATA ressalta que a partir desta quinta-feira foi iniciado o transporte de água de cerca de 200 mil litros de água por dia, para o abastecimento da cidade. Ele afirma que a preocupação é também com o abastecimento no interior, pois são mais de 80 propriedades que precisam transportar água do rio Macaco Branco e rio Peperi Iguaçu. A demanda no interior é de mil e 600 metros cúbicos diários de água.
O plantel de Tunápolis que precisa ser abastecido com água diariamente é de 130 mil suínos, 21 mil cabeças de bovinos e 800 mil frangos. RENATO PAULATA enfatiza que a estiagem já tem gerado reflexos negativos na queda da produção leiteira, em mais de 20%. A falta de chuva afeta as pastagens, as safrinhas de milho e soja, que já projetam perdas de 35 a 40%. O prefeito de Tunápolis lembra que a estimativa de perda foi feita ainda quando do decreto de emergência, e hoje os prejuízos já são maiores. Ele comenta que estão sendo elaborados os relatórios para fazer o encaminhamento à defesa civil do estado com o objetivo de homologar o decreto de emergência. PAULATA enfatiza que apesar da difícil decisão de cancelar a Efacitus, que seria realizada no mês de abril, foi o mais acertado no momento devido a situação de estiagem e também da pandemia. O investimento previsto na feira, de cerca de 200 mil, será redirecionado para o abastecimento de água e ações preventivas na saúde.
Em relação aos trabalhos durante a quarentena devido ao coronavírus, o prefeito de Tunápolis ressalta que todos os setores estão mantendo o atendimento de plantão, exceto a educação que está com todas as atividades paralisadas. RENATO PAULATA informa que junto com ministério público, órgãos estaduais e municípios da região está sendo elaborado um calendário de reposição das aulas, adiadas devido a pandemia. O prefeito ressalta que após o período de quarentena e a retomada das atividades será necessário o empenho de todos para minimizar os prejuízos e atrasos causados pelas restrições. Além dos reflexos negativos na economia, PAULATA lamenta que a previsão é de menor disponibilidade de recursos aos municípios para investimentos neste ano.
Itapiranga registra aumento nos casos suspeitos de Coronavírus. Primeiro paciente identificado no município teve resultado negativo. A secretaria da Saúde de Itapiranga solicitou ontem a realização de mais três exames. Material foi coletado hoje e enviado ao laboratório Lacen, em Florianópolis. Na quarta-feira o município tinha um paciente suspeito de ter o Coronavírus e 12 em monitoramento. Ontem passou para 11 em monitoramento, porém com três casos suspeitos. Conforme o secretário da Saúde, DAVINO RAUBER, o exame solicitado no dia 17, finalmente teve o resultado divulgado ontem e descartando a Covid 19, porém com diagnóstico inconclusivo. O secretário explica que uma norma técnica do Ministério da Saúde estabelece que um único resultado não detectado do Coronavírus não exclui o diagnóstico da COVID-19.
Vários fatores como coleta inadequada da amostra. DAVINO RAUBER diz que a norma técnica aponta influencia do tipo de amostra biológica, tempo decorrido entre a coleta e o início dos sintomas, e oscilação da carga viral podem influenciar o resultado do exame. De acordo com RAUBER, na manhã de hoje será coletado material e enviado na tarde desta sexta-feira. Uma nova logística de transporte agiliza a entrega a partir da regional de saúde de São Miguel do Oeste até a capital. Com saída todos os dias 14 horas de São Miguel do Oeste, envolvendo ainda as regionais de Saúde de Chapecó, Joaçaba e Lages até a entrega no laboratório Lacen em Florianópolis. DAVINO RAUBER informa que os três pacientes suspeitos de terem o Coronavírus em Itapiranga, são residentes no município.
Hospital amplia capacidade de atendimento de pessoas com problemas respiratórios. Um grupo de voluntários realiza campanha de arrecadação de dinheiro para investimento na área da saúde, especialmente no Hospital Sagrada Família de Itapiranga. Conforme o diretor do hospital, ALEXANDRE RIBAS, já foi definido pela compra de dois equipamentos de respiração e a projeção de instalar uma UTI. O hospital já possui ala de estabilização com leitos contendo oxigenioterapia e respiradores. RIBAS informa que relatou para a Secretaria de Estado da Saúde a disponibilidade de 20 leitos para atendimentos de pessoas com doenças respiratórios, mais 20 leitos para internações por outros motivos e ainda nove leitos destinados exclusivamente para pacientes suspeitos de terem a Covid 19.
Colisão entre motos deixa três jovens feridos no interior de Belmonte. O acidente ocorreu por volta das 19 horas e 30 minutos na estrada geral da comunidade de linha Tabajara, interior de Belmonte, e envolveu duas motos. Os bombeiros de São Miguel do Oeste atenderam três vítimas que tiveram ferimentos com a colisão. Um adolescente de 14 anos foi encontrado consciente e orientado, com ferimento cortante no pé esquerdo e suspeita de fratura nos ossos do pé. Outra vítima, um adolescente de 16 anos, estava consciente e orientado, apresentando fratura fechada no braço esquerdo, escoriação na mão esquerda e ferimento cortante no pé esquerdo. Os dois foram encaminhados ao hospital regional. A terceira vítima, um rapaz de 19 anos, encontrava-se consciente e orientado. Ele apresentava escoriação pelo corpo e foi conduzido ao hospital pelo carro da secretaria de saúde do município.
Polícia desativa estabelecimento que fabricava álcool em gel ilegalmente. Na tarde de quinta-feira, a Polícia Civil, mantendo sua rotina de fiscalizações de cumprimento ao Decreto Estadual para manutenção da quarentena, bem como realizando as atividades de repressão ao crime, visitou uma fábrica de produtos de limpeza, localizada no Bairro Agostini, em São Miguel do Oeste, juntamente com as autoridades da Vigilância Sanitária municipal e estadual. No local, conforme os policiais da DIC já haviam apurado, foi constatada a produção e comercialização de álcool, em gel e líquido, de forma clandestina. A fábrica, que era destinada a fabricação de produtos de limpeza, detergentes, ceras e sabão, passou, neste tempo de crise, a fabricar, de forma ilegal e sem qualquer controle e em desacordo com especificações sanitárias, álcool em gel e álcool líquido.
O álcool era produzido e embalado em recipientes sem qualquer rótulo. Também não tinha formulação química elaborada de forma técnica. De acordo com o proprietário, eram produzidos no olho, com base em sua experiência de anos com produtos. As agentes da vigilância sanitária também constataram diversas irregularidades na produção e comercialização dos produtos de limpeza. Além disso, também constataram que as licenças sanitárias do município e do Estado não estavam regularizadas pela fábrica, pelo que houve a interdição do local. Os recipientes de álcool que ainda estavam depositados no local foram apreendidos pela Polícia Civil e instruirão futuro Inquérito Policial para apurar a responsabilidade criminal do proprietário, por crime contra a saúde pública. Além disso, o procedimento policial também irá apurar eventual venda do produto por preço excessivo, o que também poderá sujeitar o responsável às penas de crime contra o consumidor.
PM prende quatro homens por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Na quinta-feira, às 21 horas, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de Tráfico de drogas na Rua Marcílio Dias, no centro de São Miguel do Oeste. Os policiais realizaram a abordagem de um veículo de Chapecó com quatro homens e, em buscas foi localizada cocaína fracionada para a venda e cinco mil 798 reais. Foram apreendidos, além da droga, quatro celulares e cartões de crédito e o motorista não possuía Carteira Nacional de Habilitação.