-TSE DEBATE NESTA TERÇA NOVAS RESOLUÇÕES PARA ELEIÇÕES DE 2024
-VENDAS EXTERNAS DE SC SOMARAM 852 MILHÕES DE DÓLARES EM JANEIRO
-LEVANTAMENTO APONTA SÃO MIGUEL COM ALTO RISCO DE TRANSMISSAO DE DENGUE
-NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA SOBE PARA 22 NO MUNICÍPIO
-DEPUTADA DO PT ASSUME COORDENAÇÃO DA BANCADA DO OESTE NA ALESC
-HOMEM É PRESO POR LESÃO CORPORAL, AMEAÇA E POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA
Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
Israel apresentou nesta segunda-feira um relatório à Corte Internacional de Justiça sobre as medidas tomadas para cumprir uma decisão provisória que ordenava para evitar ações de guerra na Faixa de Gaza que pudessem constituir genocídio. A fonte não deu detalhes sobre o conteúdo do relatório, que foi entregue horas antes do limite do prazo para sua entrega. No mês passado, o tribunal superior da ONU ordenou a Israel que se abstenha de quaisquer atos que possam se enquadrar na Convenção do Genocídio. Além disso, também decretou que Israel garanta que suas tropas não cometam atos genocidas contra os palestinos, depois de a África do Sul ter acusado o país de genocídio liderado pelo Estado. Israel e os seus aliados ocidentais classificaram a acusação como infundada.
O grupo radical islâmico palestino Hamas recebeu um projeto de proposta das negociações de trégua na Faixa de Gaza em Paris, que inclui uma pausa de 40 dias em todas as operações militares e a troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses em uma proporção de 10 para um. Segundo o cessar-fogo proposto, hospitais e padarias em Gaza seriam reparados, 500 caminhões de ajuda entrariam na faixa todos os dias e milhares de tendas e caravanas seriam entregues para alojar os deslocados. O projeto também afirma, segundo a fonte, que o Hamas libertaria 40 reféns israelenses, incluindo mulheres, pessoas menores de 19 anos, idosos com mais de 50 anos e doentes, enquanto Israel libertaria cerca de 400 prisioneiros palestinos e não os prenderia novamente.
Cerca de 20 líderes europeus se reuniram em Paris, nesta segunda-feira, para enviar ao presidente russo, VLADIMIR PUTIN, uma mensagem de determinação europeia em relação à Ucrânia e contrariar a narrativa do Kremlin de que a Rússia está fadada a vencer a guerra que entrou em seu terceiro ano. O presidente francês, EMMANUEL MACRON, convidou os seus homólogos europeus ao Palácio do Eliseu para uma reunião de trabalho anunciada a curto prazo devido ao que os seus conselheiros dizem ser uma escalada na agressão russa nas últimas semanas. MACRON disse que o objetivo é acabar com essa ideia de que a Rússia está vencendo a guerra.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, considerado a prévia da inflação oficial do país, registrou uma alta de zero vírgula 78 por cento nos preços em fevereiro, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O mês de fevereiro costuma ser muito influenciado por uma alta sazonal no grupo Educação, por conta dos reajustes escolares. O segmento teve alta de cinco vírgula zero sete por cento no mês e impacto de zero vírgula ponto percentual no índice geral. Assim, o índice teve uma forte aceleração na comparação com o mês anterior. Em fevereiro de 2023, o IPCA-15 foi de zero vírgula 76 por cento.
O ministro de Portos e Aeroportos, SILVIO COSTA FILHO, afirmou nesta segunda-feira que o pacote do governo federal para financiar as companhias aéreas deve ficar entre quatro bilhões e seis bilhões de reais. De acordo com o ministro, a proposta do projeto deverá ser encaminhada para as empresas no próximo mês. O ministro explicou que os valores serão repassados a partir de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Com os valores, as empresas poderão pagar dívidas, fazer investimentos e comprar novas aeronaves. SILVIO COSTA FILHO também informou que a primeira etapa do Programa Voa Brasil deve disponibilizar cinco milhões de passagens aéreas a partir de março.
O Tribunal Superior Eleitoral começa a julgar nesta terça-feira as propostas de regras que serão aplicadas nas eleições municipais de 2024. São 12 sugestões de resolução que trazem regulamentação para temas como propaganda eleitoral, preparação para a votação, uso de recursos do fundo eleitoral, prestação de contas dos candidatos e fiscalização destes recursos. Uma das questões que deve ser enfrentada pela Corte Eleitoral é o tratamento a ser dado ao uso de inteligência artificial na campanha eleitoral. Além disso, outras regras que foram aplicadas na eleição passada, como a proibição do transporte de armas e munições nas 24 horas anteriores e posteriores à votação, também deverão constar do pacote.
Seis mandados de prisão e 11 de busca e apreensão foram cumpridos nesta segunda-feira em uma investigação contra crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro nas cidades de Criciúma, Balneário Rincão e Urussanga, no Sul de Santa Catarina. A ação comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas apura a atuação de empresas "laranjas" contratadas em nomes de terceiros para realização de diversos serviços públicos. A investigação descobriu que apesar das atividades executadas, os impostos não eram recolhidos da forma devida. A estimativa é de que foram sonegados mais de 10 milhões de reais no esquema.
O Ministério Público de Santa Catarina agendou para o final de março uma vistoria definitiva do atual estado de conservação das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, em Florianópolis. A intenção é reunir técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Estado, do Município, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, a fim de elaborar um relatório derradeiro sobre o estado de conservação das pontes. O MP alega que o governo não está cumprindo os prazos para resolver os problemas. A secretaria de infraestrutura informou que empresa contratada emitiu um laudo apontando que trata-se de uma situação que “é muito mais um problema estético” e que, dessa forma, acaba entregando uma sensação de “insegurança” a população.
Com incremento de vendas ao exterior superior a 30 por cento em janeiro de 2024 em relação a igual período do ano passado, os setores de motores elétricos e madeireiro - que inclui móveis, obras de carpintaria e madeira serrada - foram os principais destaques positivos da balança comercial catarinense no primeiro mês do ano. Foram vendidos ao mercado externo 40 milhões de dólares em motores elétricos em janeiro, enquanto as exportações de móveis somaram 19 milhões, as de madeira serrada 25 milhões, e as de obras de carpintaria, 24 milhões de dólares. O desempenho é decorrente do aumento nas compras desses produtos pelos Estados Unidos. As exportações de carnes de aves somaram 138 de milhões de dólares e as de carne suína atingiram 110 milhões. Os dois setores lideraram as vendas externas catarinenses em janeiro de 2024.
A empresa ganhadora do processo licitatório começou a montagem das estruturas para realização da segunda edição da FecoCedro. Nesta semana, estão sendo instalados estandes internos, da praça de alimentação e área kids. Cada espaço terá dimensões de nove metros quadrados, seguindo o padrão das últimas feiras realizadas no Município. A segunda edição da feira do comércio local de São José do Cedro será nos dias 09 e 10 de março na gruta São Cristovão e terá uma programação bastante abrangente, desde ofertas do comércio local até uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas, sempre acompanhada de shows, músicas ao vivo e apresentações culturais no palco principal. A abertura oficial do evento acontece no sábado da semana que vem a partir das 10 da manhã.
A secretaria municipal de agricultura do município de Romelândia está liberando os benefícios de auxilio silagem 2024 para os produtores. Em nota, a pasta alertou que ocorreram mudanças no sistema do estado de Santa Catarina e, por isso, os agricultores devem comparecer a secretaria municipal com as notas de venda de leite emitidas no ano de 2023 para assim ter o direito ao benefício. A secretaria informou ainda que o programa de horas máquinas somente terão isenção no prazo de 30 dias após os serviços realizados. Os beneficiados deverão comparecer na secretaria com o movimento econômico para assim ter o benefício de isenção. Produtores com movimento econômico de até 20 mil no ano anterior terão direito a duas maquinas; agricultores com movimento até 30 mil tem direito a três horas e produtores com movimento econômico acima de 50 mil reais tem direito a cinco horas maquinas subsidiadas pelo município.
A administração de Descanso está construindo quatro casas para famílias ribeirinhas do município. O valor investido será de 600 mil reais oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual, PADRE PEDRO BALDISSERA. De acordo o prefeito SADI BONAMIGO, o objetivo é retirar essas famílias de locais impróprios ao longo das margens do Rio Macaco Branco e oferecer uma moradia digna e segura. As casas estão sendo construídas em terrenos públicos no bairro Antônio Rech e na Área Industrial, com previsão de conclusão e entrega até novembro deste ano, conforme o contrato estabelecido com a empresa vencedora da licitação. As famílias beneficiadas foram selecionadas após um levantamento realizado pela Defesa Civil e pela Secretaria de Assistência Social.
Os carnes do IPTU de Descanso já podem ser acessados pelos contribuintes. Neste ano, o imposto vence no dia 15 de março e quem optar pelo pagamento em cota única terá desconto de 10 por cento. Os alvarás vencem no dia 20 de março. Em nota, a administração explicou que o desconto é aplicável apenas ao IPTU e não se estende à taxa de lixo. Quem optar pelo pagamento parcelado, em até oito vezes, não terá direito a desconto. Neste caso, os vencimentos das parcelas serão em 15 de março, 18 de abril, 16 de maio, 17 de junho, 15 de julho, 16 de agosto, 16 de setembro e 17 de outubro. As guias de pagamento poderão ser solicitadas pessoalmente no setor de Tributos da Prefeitura, pelo WhatsApp 3623-0161 ou podem ser acessadas no site do município.
Em São Miguel do Oeste, o Imposto Predial e Territorial Urbano vence no dia 11 de março. Os boletos estão disponíveis no site oficial do Município. Como acontece há alguns anos, os carnês do IPTU e da taxa de coleta de lixo não serão enviados em formato físico aos contribuintes. As guias podem ser acessadas por meio do endereço eletrônico saomiguel.sc.gov.br, clicando no banner “IPTU” ou na aba “Serviços – IPTU” e inserindo os dados requisitados. Quem usa aplicativo bancário consegue realizar o pagamento totalmente digital e, quem precisar imprimir o boleto, mas não tiver acesso a impressora, pode solicitar o serviço gratuitamente na Prefeitura. O valor do IPTU cai no caixa geral da prefeitura e pode ser aplicado em qualquer setor do município.
Além do pagamento em cota única, os contribuintes poderão optar pela quitação do IPTU de forma parcelada em São Miguel do Oeste. A informação é da secretária adjunta de Finanças, ELIZETE XAVIER DOS SANTOS. No caso de parcelamento, a primeira deve ser paga também no dia 11 de março. ELIZETE lembrou que a novidade deste ano é que o IPTU pode ser pago em um período maior de tempo. Os contribuintes podem fazer o parcelamento em até 10 vezes. A secretária lembrou ainda que que o IPTU 2024 foi corrigido pelo índice oficial de inflação, o IPCA. O acumulado em doze meses ficou em quatro vírgula 68 por cento, índice de correção do imposto deste ano. O pagamento em cota única não terá desconto para os contribuintes.
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado com vagas de estágio para estudantes de cursos superiores e Ensino Médio na prefeitura de São Miguel do Oeste. Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de março, no setor de Atendimento e Protocolo da Prefeitura. As vagas abertas são para estudantes do Ensino Médio e dos seguintes cursos superiores: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Assistência Social, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia. O edital contendo todas as informações está disponível no site oficial do Município, saomiguel.sc.gov.br, no link Concursos e Seletivos.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, acompanhado do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, secretário de Agricultura, NILO BEDIN, demais secretários municipais, e equipe técnica da prefeitura e da Epagri, vistoriou, na tarde desta segunda-feira, a finalização das obras no pavilhão da nova Feira Livre Municipal. No local, foram investidos cerca de 726 mil reais, sendo quase 500 mil de recursos próprios do Município e o restante de uma emenda da deputada LUCIANE CARMINATTI. São mais de 530 metros quadrados de área totalmente remodelada e equipada, e mais 30 metros quadrados de ampliação, totalizando 22 espaços para comercialização de produtos. Ainda, será realizada licitação para exploração de uma cantina.
O processo de credenciamento e entrega de documentação dos feirantes que venderão seus produtos no local deve ser concluído até o final desta semana. A informação é do secretário NILO BEDIN. De acordo com ele, a expectativa é de que o atendimento possa ser iniciado ainda na primeira quinzena de março. Ele ressaltou que nova Feira Livre Central funcionará nos moldes de um mercado público, com ambiente moderno, organizado e aconchegante, proporcionando melhores condições de trabalho aos produtores e garantia de alimentos de qualidade à população. Um dos objetivos da reforma e ampliação do espaço é aumentar a circulação de pessoas, incrementando as vendas e a renda dos feirantes que vendem os produtos no local.
O vereador de Bandeirante, ADINOR SALLES, apresentou uma moção de apoio a iniciativa de reincorporação da comunidade de Linha Pérola ao município de São Miguel do Oeste. No documento, ele explica que em 1995, quando Bandeirante se emancipou, foi acordado que, mais tarde, a comunidade retornaria para São Miguel. SALLES disse que a maioria das famílias voltou a fazer esse pedido e o próprio prefeito de Bandeirante, CELSO BIEGELMEIER afirmou que encara essa posição dos moradores com naturalidade. A moção de apoio do vereador SALLES deve ser votada na sessão desta noite da câmara de Bandeirante.
O cronograma de recolha e trituração de galhos entra na quarta semana de trabalhos em São Miguel do Oeste. As equipes da prefeitura já passaram pelos bairros São Sebastião, Estrela e Agostini. Desde ontem, a coleta dos galhos está ocorrendo no bairro Salete. Os moradores tem até quinta para deixar os entulhos vegetais na frente das residências para o recolhimento. A cada semana, um bairro diferente recebe o serviço e, todas as sextas-feiras, as equipes concentram o trabalho na área central. O roteiro completo está disponível e atualizado no site oficial do município, saomiguel.sc.gov.br, e também é divulgado semanalmente nas redes sociais da prefeitura.
De acordo com o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, a recolha de galhos é um serviço contínuo desenvolvido pelo setor que mantem a cidade limpa e organizada. Ele explicou que, além disso, o material proveniente das podas é triturado no momento da coleta e pode ser utilizado como adubo orgânico nas hortas dos próprios moradores. Alguns tipos de folhagem, entretanto, não são triturados, como bananeiras, folhas de coqueiro, cactos, roseiras e grimpas de pinheiro. Caso o morador queira realizar a limpeza de seu lote, a Secretaria de Urbanismo disponibiliza um local licenciado para o depósito, onde poderá levar e depositar estes materiais. Na semana que vem, a coleta será realizada no bairro São Gotardo.
São Miguel do Oeste é um dos 47 municípios em alto risco de transmissão de dengue de Santa Catarina. A informação está no boletim epidemiológico sobre o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti de 2024, o Lira. A cidade é considerada infestada e o levantamento serviu para a identificação de áreas com maior proporçãoocorrência de focos, assim como criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, chikungunya e zika. Além de São Miguel, outros seis municípios da Ameosc estão em alto risco de transmissão de dengue: Anchieta, Guarujá do Sul, Mondaí, Paraíso, Riqueza e São José do Cedro.
O número de casos confirmados de dengue em São Miguel do Oeste subiu para 22 nesta semana. A informação é da Vigilância Epidemiológica da secretaria de saúde. Desde quinta-feira, mais quatro pessoas tiveram o diagnóstico positivo para a doença. Três casos são autóctones, ou seja, foram contraídos no município e um é importado. Os registros de dengue foram em moradores do centro e dos bairros Salete, Sagrado Coração de Jesus e Jardim Peperi. Outros 17 casos suspeitos aguardam o resultado dos exames de laboratório. A cidade também conta com 171 focos do mosquito da dengue.
A Bancada do Oeste na Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, nesta terça-feira, a primeira reunião do ano. O encontro teve dois objetivos principais: a definição das pautas prioritários para o ano e a escolha da nova coordenação do colegiado para 2024. Desde que foi criada, em 2019, a bancada vem promovendo um rodízio entre os coordenadores. Em 2023, o grupo foi comandado pelo deputado do PSDB, MARCOS VEIRA. Os deputados têm um acordo que vem sendo cumprido e, desse modo, a deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI foi confirmada na coordenação da bancada para o mandato deste ano.
Atualmente, a Bancada do Oeste é a maior da Alesc e conta com 10 deputados. A deputada LUCIANE CARMINATTI, disse que vai conduzir os trabalhos da bancada em duas linhas. A primeira é a manutenção das pautas que vem sendo defendidas pelo colegiado, como internet no meio rural, energia trifásica e investimentos e rodovias e hospitais. Além disso, LUCIANE pretende aproximar a bancada das microrregiões do grande oeste, como o extremo-oeste. Ela citou que a meta é intensificar a conexão entre a bancada e a região e identificar as pautas locais. A parlamentar pretende promover uma reunião da Bancada do Oeste em São Miguel do Oeste para ouvir empresários, sindicatos, entidades e movimentos sociais.
Durante o Peperi Entrevista desta segunda-feira, a deputada LUCIANE CARMINATTI, ressaltou a importância da atuação conjunta dos deputados na defesa das pautas que são mais importantes para o oeste e extremo-oeste. Ela destacou que nos cinco anos de atividades, o colegiado conseguiu deixar as diferenças partidárias de lado e trabalhar pela região. Segundo LUCIANE, a atuação da bancada fez com que os governos passassem da dar mais atenção para as demandas regionais.
Um homem foi preso por lesão corporal , ameaça e posse ou porte ilegal de arma de fogo, em Mondaí neste final de semana. O fato aconteceu na Linha Tateto. De acordo com a PM, a guarnição foi acionada para averiguar solicitação de que uma mulher estaria sendo agredida pelo companheiro. Ao chegar no local, os policiais encontraram a vítima chorando e com lesões no rosto. A mulher relatou que ela e seu companheiro tiveram uma discussão e que ele a agrediu com socos, puxou os cabelos e a derrubou no chão. Por diversas vezes, o homem teria dito que iria matá-la. Durante o registro do Boletim de Ocorrência, os policiais foram informados de que o homem possuía uma arma de fogo e que a mesma estaria escondida. A arma, uma espingarda calibre 36, foi encontrada e não apresentava marca e numeração. O autor foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia.
A Polícia Civil de Caíbi prendeu um homem de 32 anos nesta segunda-feira. De acordo com a Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste da Polícia Civil, ele descumpriu uma medida protetiva de urgênciae teve a prisão preventiva deferida pelo Poder Judiciário. Após troca de informações, na tarde desta segunda-feira a Polícia Civil de Caibi, com apoio da Polícia Militar, deu cumprimento ao Mandado de Prisão. O homem não ofereceu resistência e foi encaminhado a Unidade Prisional. O Inquérito Policial deve ser concluído e encaminhado para a Justiça nos próximos dias.