-LIRA DESISTE DE VOTAR PEC DA IMUNIDADE E ENVIA TEXTO PARA COMISSÃO
-MP E OUTROS ÓRGÃOS RECOMENDAM LOCKDOWN EM SC POR 14 DIAS
-MUNICÍPIO PRORROGA DATA DE PAGAMENTO DO ALVARÁ PARA EMPRESAS
-HOSPITAL REGIONAL PEDE QUE PESSOAS BUSQUEM ATENDIMENTO NA UPA
-VACINAÇÃO DOS IDOSOS SERÁ RETOMADA SEGUNDA-FEIRA NA PRAÇA
-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO NO CENTRO DA CIDADE
-CARRO CAI EM RIO E MOTORISTA FICA FERIDO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 75 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O ministro da Saúde do Equador, JUAN CARLOS ZEVALLOS, renunciou ao cargo nesta sexta-feira. ZEVALLOS, que assumiu o ministério da Saúde no pior da pandemia no Equador, é acusado de um suposto tráfico de influências. Vários de seus familiares foram vacinados com as primeiras doses importadas pelo governo. Em uma carta divulgada pelo presidente LENÍN MORENO, o ex-ministro apresentou a renúncia ao cargo que ocupava há onze meses alegando “a situação política atual e com o objetivo de possibilitar a continuidade" do plano de vacinação, iniciado em janeiro.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou mais de 300 pessoas com participação no ataque ao Capitólio realizado por apoiadores do ex-presidente DONALD TRUMP em seis de janeiro, e pelo menos 280 foram presas. O secretário de Justiça adjunto, JOHN CARLIN, disse que a investigação sobre os responsáveis está avançando a uma velocidade e escala sem precedentes. Na quinta-feira, a chefe interina de polícia do Capitólio disse aos parlamentares que os apoiadores de TRUMP indicaram que poderiam tentar explodir o prédio.
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou o pacote um trilhão e 900 bilhões de dólares de JOE BIDEN para combater os efeitos da pandemia na economia dos Estados Unidos. Os democratas, que controlam a Câmara, aprovaram a medida por 219 votos a favor e 212 contra. A proposta foi para o Senado. O Plano de Resgate Americano, como foi batizado pelo governo, deve ser usado para pagar por vacinas e suprimentos médicos e possibilitar uma nova rodada de auxílio financeiro para famílias, pequenas empresas, governos estaduais e locais.
O Rio de Janeiro receberá nesse sábado lotes da matéria-prima para a produção de 12 milhões e 200 mil doses da vacina OxfordAstraZeneca contra a Covid-19. A chegada da matéria-prima na Fiocruz, em Manguinhos, deve acontecer depois das sete horas da noite. Esse horário está condicionado ao tempo necessário para liberação da carga no aeroporto, podendo ter atraso. As doses devem ser entregues ao Ministério da Saúde durante o mês de março. Essa remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo que chega ao Brasil neste sábado representa o segundo e terceiro lotes do insumo comprado no país asiático.
A Agência Nacional de Telecomunicações estimou nesta sexta-feira em até 35 bilhões de reais o custo das faixas de frequência do leilão do 5G, tecnologia que promete uma velocidade de internet bem superior à das tecnologias atualmente disponíveis. Segundo o presidente da Anatel, LEONARDO DE MORAIS, a maior parte dessa quantia será destinada para obrigações de investimentos, ou seja, a maior parte desse valor não deve ir para o caixa da União. Agora, o edital seguirá para análise do Tribunal de Contas da União. A previsão do governo é fazer o leilão até o final de julho deste ano.
O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA desistiu de votar no plenário a PEC da Imunidade e decidiu enviá-la para discussão em uma comissão especial a ser criada. Esse é o rito de praxe, mas a intenção do presidente da casa era votar a proposta em plenário neste sexta. A proposta de emenda à Constituição cria novas regras para a imunidade parlamentar. Na prática, as mudanças vão dificultar a prisão de deputados e senadores em alguns casos. O teor da PEC e o rito-relâmpago também geraram repercussão negativa na opinião pública e desagradaram a ministros do STF.
O presidente do Tribunal do Impeachment, desembargador RICARDO ROESLER, marcou para dia 26 de março a sessão em que será analisado o afastamento do governador CARLOS MOISÉS para enfrentar um novo julgamento por crime de responsabilidade. O tribunal misto foi composto em 30 de outubro, após a Assembleia Legislativa aprovar com apenas três votos contrários a autorização para abertura do processo de impeachment sobre a compra de 200 respiradores de UTI por 33 milhões. No dia 26 de março, os cinco deputados estaduais e cinco desembargadores que formam o tribunal misto analisam o relatório da desembargadora ROSANE WOLFF sobre o caso. São necessários seis votos para que seja aberto o processo, o que levaria ao afastamento de MOISÉS do cargo de governador por até 180 dias. Caso o afastamento não alcance seis votos, o caso é arquivado.
Santa Catarina bateu dois novos recordes nesta sexta-feira. O estado chegou a 33 mil 464 pacientes da Covid-19 em tratamento, o maior número da pandemia. Também atingiu 909 internações em Unidade de Terapia Intensiva, contando as redes pública e privada. Os números são do boletim estadual. Ainda segundo integrantes do governo, há mudança no perfil das vítimas, com pessoas mais jovens procurando por vagas em hospitais. A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 90 vírgula 69 por cento. Se forem levados em consideração apenas os leitos de UTI-Covid-19 para adultos, esse número sobe para 96 vírgula 61 por cento.
Diante do avanço da Covid-19 em Santa Catarina, seis órgãos públicos recomendaram nesta sexta-feira ao governo do estado que suspenda por pelo menos 14 dias todas as atividades não essenciais. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, uma das entidades que assinou o documento, as restrições anunciadas nesta semana não são suficientes para diminuir o contágio do vírus. O estado precisa responder à recomendação em 24 horas, sob pena de uma possível ação civil pública. O governo de Santa Catarina informou em nota na noite desta sexta que recebeu a recomendação e que ela "será avaliada pela Secretaria de Estado da Saúde e Procuradoria Geral do Estado e os esclarecimentos prestados dentro do prazo cabível".
A secretaria de Urbanismo está seguindo, sem nenhum tipo de problema ou atraso, o cronograma de poda e recolha de galhos na cidade. Nesta semana, as equipes da prefeitura estiveram no bairro Santa Rita. Ontem e hoje, a recolha dos galhos ocorreu no centro da cidade. No mês de março, serão mais quatro bairros atendidos pela iniciativa. O cronograma prevê a poda e recolhimento dos galhos no Jardim Peperi entre segunda e quinta-feira. Entre os dias oito e 11 de março, o serviço será no Morada do Sol. Dos dias 15 a 18 de março o trabalho será realizado no São Luiz e na última semana do mês, entre os dias 22 e 25, a atividade está programada para o bairro Andreatta.
Os moradores que quiserem realizar podas dentro de seus lotes deverão programar-se para efetuar este serviço nos dias em que a equipe do Urbanismo estiver no bairro. O alerta é do secretário adjunto de Urbanismo, CLAUDIO BARP. Ele disse que as pessoas devem deixar estes materiais depositados na parte externa dos terrenos e, preferencialmente, comunicar a secretaria. O telefone é o 3631- 2014. BARP explicou que a equipe que faz a poda das arvores também faz a trituração destes galhos no próprio local. O subproduto pode ser utilizado como adubo. Os moradores devem ficar atentos ao cronograma porque quem depositar galhos em via pública fora do período de coleta ficará sujeito a notificação e multa.
O município prorrogou a data de vencimento da taxa de alvará de funcionamento das empresas para o dia 12 de março. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela administração municipal. A medida foi tomada devido a problemas técnicos que impediram o pagamento dos boletos na data do vencimento original, que seria nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro. Em nota, o município informou que o problema no sistema implicou no cancelamento dos boletos lançados e não pagos pelos contribuintes. Os boletos deverão ser impressos novamente para que o pagamento seja liberado.
O município de São Miguel do Oeste aplicou 13 milhões 345 mil reais em saúde no ano passado. O dado foi apresentado ontem durante a audiência pública de prestação de contas da prefeitura. O número é quase um milhão e 600 mil reais a mais do que o exigido em lei. Em virtude da pandemia, a audiência ocorreu de forma virtual, transmitida pela página oficial do município no Facebook. De acordo com os dados apresentados, o valor mínimo das despesas da saúde deveria ser de 11 milhões 748 mil, levando em consideração os recursos próprios. No entanto, o município investiu cerca de 13 milhões 345 mil, ou seja, dois vírgula zero quatro por cento a mais. Somando os recursos vinculados, o montante total investido na saúde chega a 29 mil 588 mil reais.
A audiência pública de ontem também serviu para a apresentação das receitas e despesas do município no último quadrimestre de 2020. O secretário de Finanças, ALENCAR BARBIERI também fez um balanço do ano. Assim como na saúde, na Educação o Município também ultrapassou o gasto mínimo exigido em lei. BARBIEIRI disse que além disso foram realizadas várias obras e ações que favoreceram a comunidade nos mais diversos setores. Em relação aos gastos gerais com folha de pagamento, o limite prudencial é de 53 por cento de comprometimento das receitas com os servidores. Em 2020, o município de São Miguel do Oeste conseguiu fechar o ano com 45 vírgula 94 por cento da receita destinada para o pagamento dos salários do funcionalismo.
O governador CARLOS MOISÉS confirmou, nesta semana, que Santa Catarina vai destinar 50 milhões do orçamento estadual para auxiliar na retomada das obras na BR 163. MOISÉS participou da reunião da bancada catarinense em Brasília, formada por deputados e senadores catarinenses. No encontro, os parlamentares discutiram a destinação dos cerca de 200 milhões de reais da emenda coletiva do grupo no orçamento geral da União para este ano. O orçamento ainda não foi votado pelo Congresso. O prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER participou da reunião na capital federal e disse que o governador assumiu o compromisso de injetar 50 milhões dos cofres do estado nas obras da rodovia federal. Agora, o governo estadual precisa fazer um convenio com a União e aprovar um projeto de lei sobre o assunto, suplementando o orçamento. A projeto ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa.
A bancada de deputados e senadores catarinenses decidiu dividir os cerca de 200 milhões da emenda coletiva ao orçamento da União de 2021 em 19 cotas, uma para cada deputado e senador. Os parlamentares vão decidir a destinação de cada cota, desde que seja em áreas estruturantes, como a BR 163. O prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER tem a expectativa de que alguns parlamentares usem essas emendas para colocar ainda mais recursos na rodovia que liga São Miguel a Dionísio Cerqueira. O valor que já está no orçamento da União para a rodovia é de 16 milhões. Como a Lei Orçamentária de 2021 ainda será votada pelo Congresso, esse valor pode aumentar. WESCHENFELDER disse que agora é hora de se mobilizar para garantir mais recursos para a obra que é tão esperada pela região.
O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, assinou, na tarde desta sexta-feira, um novo decreto de medidas restritivas para enfrentamento da pandemia no município. O documento entra em vigor na segunda-feira e traz medidas mais enérgicas para reduzir a circulação de pessoas. O documento foi elaborado em parceria com o Comitê de Gerenciamento de Crise e prevê, entre outros pontos, a proibição de aulas presenciais e o cancelamento de atividades esportiva e coletivas. Bares e choperias não podem atender ao público e templos e igrejas não poderão receber os fiéis. O transporte coletivo também foi suspenso. Bancos e cooperativas de crédito também não poderão atender e as casas lotéricas poderão funcionar somente com atendimento individual. O comércio em geral poderá funcionar, desde que com capacidade reduzida a 25 por cento.
O decreto restritivo da prefeitura de Belmonte também proíbe a circulação das pessoas em vias públicas entre dez da noite e seis da manhã. O cidadão que não respeitar essa espécie de “toque de recolher” e qualquer outra restrições prevista no decreto pode ser multado em 250 reais. Somente poderão sair de casa entre dez da noite e seis da manhã para ir ou voltar do trabalho, por problema de saúde ou outra extrema necessidade. A mesma penalidade de multa será aplica aos que descumprirem o isolamento domiciliar. Além disso, haverá autuação criminal por violação de medidas sanitárias, e em caso de reiteração da conduta, aplicação da multa em dobro. A multa também será aplicada a quem for flagrado sem o uso da máscara e se negar a usá-la.
A Comissão de Direito da Saúde da subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil enviou, nesta semana, um oficio ao comitê de crise de coronavírus pedindo informações sobre as ações de enfrentamento a pandemia do coronavírus. No documento, a entidade também pede para fazer parte do comitê e ajudar a deliberar sobre as decisões envolvendo a pandemia e as medidas restritivas. Nesta semana, o Conselho das Entidades Empresariais também solicitou o ingresso no comitê. O membro da Comissão de Direito da Saúde da OAB, JOÃO CARLOS DALMAGRO JÚNIOR disse que a entidade é uma instituição da sociedade civil, por isso, deve participar do comitê.
A OAB vai se posicionar por medidas que prezem pela saúde das pessoas e pelo restabelecimento do sistema público de saúde. A afirmação é do membro da Comissão de Direito da Saúde da OAB, JOÃO CARLOS DALMAGRO JÚNIOR. Ele ressaltou que a situação é grave e desesperado e a OAB quer contribuir na tomada de decisões para enfrentar esse problema. DALMAGRO citou que o sistema de saúde está colapsado e defendeu medidas mais restritivas. Ele disse que as últimas medidas previstas em decretos municipais e estaduais se mostraram ineficazes e a transmissão do vírus não foi barrada. Na visão do advogado, o ideal seria que o estado fizesse um decreto mais restritivo com o lockdown geral em Santa Catarina.
Trinta e nove pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Outros seis pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, três mil 332 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais duas mil 985 já se recuperaram. 324 moradores ainda estão com o vírus ativo. Também nesta sexta-feira, a Administração de São Miguel do Oeste informou que o Decreto Municipal que permite o atendimento de restaurantes somente para o horário do almoço e proíbe o funcionamento integral de bares e congêneres em qualquer horário, passa a permitir a retirada de pedidos no local. O decreto vai até segunda-feira quando será reavaliado pelo comitê de crise do coronavírus.
O Hospital Regional registrou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos relacionados ao coronavírus. Os casos são de um homem de 54 anos de Mondaí e um idoso de 67 anos de São Miguel do Oeste. A taxa de ocupação nos leitos de UTI permanece em cem por cento com 25 pacientes confirmados. Na enfermaria, são 12 pacientes e taxa de ocupação de 75 por cento. Até o final da tarde de ontem, sete pacientes aguardavam transferência para leito de UTI. Eles estão improvisados no pronto socorro da unidade. Do total de internados com Covid-19 na UTI e Enfermaria, oito pacientes são de Chapecó e sete de São Miguel do Oeste. Os pacientes que vieram de mais longe para o Hospital Regional são de Irati e União do Oeste.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso emitiu uma nota pedindo que as pessoas procurem a Unidade de Pronto Atendimento em caso de necessidade. Em nota, a instituição reforça que os atendimentos devem ser feitos na UPA 24 horas porque o Hospital Regional está lotado e precisa utilizar o pronto socorro para dar suporte as pessoas que aguardam a abertura de vagas em leitos de UTI. Esses pacientes são intubados e ficam no pronto socorro à espera da transferência. O número de pessoas na fila de espera por vagas na UTI aumentou nesta semana. Ontem, eram sete pacientes nessa condição, dois deles de São Miguel do Oeste. A direção do Hospital afirmou, em nota, que a situação é crítica.
A vacinação contra Covid-19 será retomada na próxima segunda-feira em São Miguel do Oeste. Um novo lote do imunizante chegou na tarde de ontem e a imunização recomeça na segunda na praça Walnir Botaro Daniel. A vacina será aplicada nos idosos com idades entre 83 e 89 anos. A aplicação do medicamento será das oito horas da manhã às quatro da tarde. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, são 488 doses para a população de 85 a 89 anos e 153 abaixo desta idade. Para receber a vacina, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF. Até agora, o município já recebeu mil 731 doses e todas foram aplicadas em profissionais da saúde e idosos acima dos 90 anos.
A Secretaria de Saúde montou um cronograma de atendimento preferencial por faixa etária para a retomanda da campanha de vacinação contra a Covid na semana que vem. O objetivo é evitar a aglomeração e evitar a formação de filas. Os idosos devem observar o seguinte esquema para ir até a praça Walnir Botaro Daniel tomar a vacina. Para quem tem 89 anos a vacinação será as oito horas. As nove horas será para quem 88 anos e as dez para idosos com 87 anos. As pessoas que tem 86 anos serão vacinadas ao meio dia. Na parte tarde, idosos de 85 anos podem se vacinar a uma hora. As duas horas começa a imunização para quem 84 anos e as três da tarde para as pessoas de 83 anos.
A nona região de Polícia Militar de Fronteira recebeu reforço de efetivo para as ações de fiscalização dos novos decretos relacionados a Covid-19. De acordo com o comandante da nona região, MARCELO DE WALLAU, 12 policiais militares serão deslocados de Florianópolis para a região da fronteira. Eles serão empregados nas ações de enfrentamento a pandemia juntamente com a realização do policiamento preventivo e operações voltadas a situações especificas na esfera criminal. WALLAU disse que o reforço é importante, mas que o encerramento desta crise passa pela colaboração da sociedade com o cumprimento das medidas preventivas e a denúncia de eventuais situações que possam colocar em risco a saúde pública.
Uma mulher sofreu ferimentos em uma colisão entre um carro e uma moto em Cunha Porã. O acidente envolveu uma moto Biz e um Gol por volta das seis horas da tarde de ontem no centro da cidade. A guarnição da polícia atendeu a ocorrência. A condutora da moto relatou dores no tornozelo e sofreu ferimentos no braço e ombro. A motociclista foi socorrida pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e conduzida ao hospital do município. Já a condutora do Gol saiu ilesa e não necessitou atendimento.
Um carro caiu em um rio e um pessoa ficou ferida nesta sexta-feira em Maravilha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma Marajó perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira. O carro foi parar dentro do rio Iracema. O homem, de 52 anos, sofreu ferimentos nos braços e na cabeça. Ele relatou que o freio do carro parou de funcionar quando estava perto do cemitério da cidade, perdendo o controle até chegar no rio. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o Hospital São José de Maravilha.