O ministro da Saúde do Equador, JUAN CARLOS ZEVALLOS, renunciou ao cargo nesta sexta-feira. ZEVALLOS, que assumiu o ministério da Saúde no pior da pandemia no Equador, é acusado de um suposto tráfico de influências. Vários de seus familiares foram vacinados com as primeiras doses importadas pelo governo. Em uma carta divulgada pelo presidente LENÍN MORENO, o ex-ministro apresentou a renúncia ao cargo que ocupava há onze meses alegando “a situação política atual e com o objetivo de possibilitar a continuidade" do plano de vacinação, iniciado em janeiro.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou mais de 300 pessoas com participação no ataque ao Capitólio realizado por apoiadores do ex-presidente DONALD TRUMP em seis de janeiro, e pelo menos 280 foram presas. O secretário de Justiça adjunto, JOHN CARLIN, disse que a investigação sobre os responsáveis está avançando a uma velocidade e escala sem precedentes. Na quinta-feira, a chefe interina de polícia do Capitólio disse aos parlamentares que os apoiadores de TRUMP indicaram que poderiam tentar explodir o prédio.
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou o pacote um trilhão e 900 bilhões de dólares de JOE BIDEN para combater os efeitos da pandemia na economia dos Estados Unidos. Os democratas, que controlam a Câmara, aprovaram a medida por 219 votos a favor e 212 contra. A proposta foi para o Senado. O Plano de Resgate Americano, como foi batizado pelo governo, deve ser usado para pagar por vacinas e suprimentos médicos e possibilitar uma nova rodada de auxílio financeiro para famílias, pequenas empresas, governos estaduais e locais.
O Rio de Janeiro receberá nesse sábado lotes da matéria-prima para a produção de 12 milhões e 200 mil doses da vacina OxfordAstraZeneca contra a Covid-19. A chegada da matéria-prima na Fiocruz, em Manguinhos, deve acontecer depois das sete horas da noite. Esse horário está condicionado ao tempo necessário para liberação da carga no aeroporto, podendo ter atraso. As doses devem ser entregues ao Ministério da Saúde durante o mês de março. Essa remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo que chega ao Brasil neste sábado representa o segundo e terceiro lotes do insumo comprado no país asiático.
A Agência Nacional de Telecomunicações estimou nesta sexta-feira em até 35 bilhões de reais o custo das faixas de frequência do leilão do 5G, tecnologia que promete uma velocidade de internet bem superior à das tecnologias atualmente disponíveis. Segundo o presidente da Anatel, LEONARDO DE MORAIS, a maior parte dessa quantia será destinada para obrigações de investimentos, ou seja, a maior parte desse valor não deve ir para o caixa da União. Agora, o edital seguirá para análise do Tribunal de Contas da União. A previsão do governo é fazer o leilão até o final de julho deste ano.
O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA desistiu de votar no plenário a PEC da Imunidade e decidiu enviá-la para discussão em uma comissão especial a ser criada. Esse é o rito de praxe, mas a intenção do presidente da casa era votar a proposta em plenário neste sexta. A proposta de emenda à Constituição cria novas regras para a imunidade parlamentar. Na prática, as mudanças vão dificultar a prisão de deputados e senadores em alguns casos. O teor da PEC e o rito-relâmpago também geraram repercussão negativa na opinião pública e desagradaram a ministros do STF.
O presidente do Tribunal do Impeachment, desembargador RICARDO ROESLER, marcou para dia 26 de março a sessão em que será analisado o afastamento do governador CARLOS MOISÉS para enfrentar um novo julgamento por crime de responsabilidade. O tribunal misto foi composto em 30 de outubro, após a Assembleia Legislativa aprovar com apenas três votos contrários a autorização para abertura do processo de impeachment sobre a compra de 200 respiradores de UTI por 33 milhões. No dia 26 de março, os cinco deputados estaduais e cinco desembargadores que formam o tribunal misto analisam o relatório da desembargadora ROSANE WOLFF sobre o caso. São necessários seis votos para que seja aberto o processo, o que levaria ao afastamento de MOISÉS do cargo de governador por até 180 dias. Caso o afastamento não alcance seis votos, o caso é arquivado.
Santa Catarina bateu dois novos recordes nesta sexta-feira. O estado chegou a 33 mil 464 pacientes da Covid-19 em tratamento, o maior número da pandemia. Também atingiu 909 internações em Unidade de Terapia Intensiva, contando as redes pública e privada. Os números são do boletim estadual. Ainda segundo integrantes do governo, há mudança no perfil das vítimas, com pessoas mais jovens procurando por vagas em hospitais. A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 90 vírgula 69 por cento. Se forem levados em consideração apenas os leitos de UTI-Covid-19 para adultos, esse número sobe para 96 vírgula 61 por cento.
Diante do avanço da Covid-19 em Santa Catarina, seis órgãos públicos recomendaram nesta sexta-feira ao governo do estado que suspenda por pelo menos 14 dias todas as atividades não essenciais. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, uma das entidades que assinou o documento, as restrições anunciadas nesta semana não são suficientes para diminuir o contágio do vírus. O estado precisa responder à recomendação em 24 horas, sob pena de uma possível ação civil pública. O governo de Santa Catarina informou em nota na noite desta sexta que recebeu a recomendação e que ela "será avaliada pela Secretaria de Estado da Saúde e Procuradoria Geral do Estado e os esclarecimentos prestados dentro do prazo cabível".
Suspensas todas as atividades na Igreja Matriz. De acordo com Padre CILDO ROCKEMBACH, em obediência ao decreto municipal, as celebrações de hoje e amanhã na matriz e nas comunidades católicas da paróquia, estão canceladas. Diz a lei que das 23 horas de sexta-feira até as 6 horas de segunda, não haverá movimentação no município. O pároco reforça que a medida de paralização dos trabalhos religiosos, nesse fim de semana, tem a finalidade de contribuir com a determinação das autoridades. Contudo, o horário tradicional da missa aos domingos, será respeitado. Padre CILDO virá ao estúdio da Rádio Atalaia com a equipe de liturgia e de canto restrita para celebração ao vivo especial.
Rádio Atalaia completa 19 anos. A inauguração ocorreu em 27 de fevereiro de 2002, com a presença do então governador do Estado ESPERIDIÃO AMIN. Com uma programação dinâmica, voltada especialmente para o jornalismo, a emissora atende municípios do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. O sinal é favorecido pela posição geográfica do parque de transmissão e a localização dos estúdios, na divisa dos 2 estados. Os programas são recheados com informação e entretenimento. Serviço de Utilidade Pública, entrevistas, notícias e músicas, com comunicadores ecléticos e descontraídos fazem da emissora uma companheira de todas as horas, das 5 da manhã as 23 horas.
No dia 16 de junho de l.999, o presidente da República assinou documento, autorizando a concessão a Rádio Atalaia. Esta seria a quinta emissora da Rede Peperi de Comunicação. Na data de hoje, a exatamente 19 anos, se dava inauguração, com grande festa nas imediações da rádio. Em 4 de março de 2002, começavam as atividades em caráter definitivo. O próximo passo no desenvolvimento da Atalaia é a migração para o FM. A direção trabalha com a expectativa de esse ano, ainda, ocorrer a mudança, que vai favorecer muito a área de cobertura no Oeste Catarinense e Sudoeste do Paraná.
Prefeita quer que população respeite restrições do decreto municipal. ROZANE MOREIRA chefe do executivo municipal de Campo Erê, emitiu um novo decreto na tarde de ontem. O documento traz novas orientações e mais restrições a população campoerense. Ela pede que as pessoas cumpram o que determina o decreto, pois o momento em que vivemos é o pior de toda pandemia do coronavírus. Em entrevista à Rádio Atalaia, ela disse, que se a população não colaborar, municípios e estados serão obrigados a fazer um lockdown total, não será somente aos finais de semana como nesse primeiro momento. E não é isso que os governantes querem, salientou ROZANE.
Em Campo Erê as principais restrições são. De acordo com o decreto, aulas estão suspensas por prazo indeterminado, com reavaliação da situação em 15 dias. Atividades Totalmente Suspensas por 15 dias: Bares, boates, casas de shows e eventos, bailes e afins; Em propriedades particulares: festas, encontros, confraternizações ou qualquer outro tipo de evento que implique em aglomeração de pessoas; Circos, shows, amostras e apresentações que importem em aglomeração de pessoas; Jogos de sinuca, dominó, bocha, bolão, 48, jogos de baralho e demais meios recreativos.
Ainda são consideradas atividades totalmente suspensas por 15 dias em Campo Erê: Aglomeração de pessoas em locais públicos como praças e parques, bem como a utilização de parques infantis, exceto para a prática de exercícios ou esportes individuais que permitam o distanciamento físico, como caminhadas, ciclismo e afins; Colocação de mesas, cadeiras e bancos em áreas externas de lojas de conveniências e demais estabelecimentos; Atividades esportivas de caráter recreativo e de caráter amador, bem como a venda de bebidas e alimentos nos estabelecimentos destinados a estas práticas, enquanto perdurar o nível gravíssimo.
Atividades permitidas, mas com restrições. Conforme o decreto do município de Campo Erê, nessa categoria podem funcionar: missas, cultos e demais atividades religiosas fica limitada à ocupação máxima de 25 por cento da capacidade total permitida; Academias, estúdios de personal training podem operar com 50 por cento de sua capacidade física; Restaurantes, pizzarias, lanchonetes e food trucks poderão funcionar exclusivamente das 10 horas até as 14 e das 18 horas às 20 horas para atendimento presencial, podendo servir seus produtos no local, com 50 por cento da capacidade física. Após esse horário, o atendimento deverá ser realizado exclusivamente por meio de delivery.
Padarias podem funcionar dentro do seu horário normal de expediente, desde que se limitem a vender seus produtos para retirada no balcão, fora destes horários. Ainda mercearias, minimercados, mercados, supermercados, padarias e afins, fica proibida da entrada de mais de uma pessoa por grupo familiar a cada compra. Lockdown de fim de semana acontece em Campo Erê conforme o decreto estadual. A fiscalização será feita pela Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Fiscais de tributos. As multas para o descumprimento das medidas varia de 500 a cinco mil reais. Isso, para comércio e pedestresmunícipes, que desrespeitarem as normas do decreto.
Paraná terá toque de recolher e fechamento de atividades não essenciais para conter a Covid-19. O governador RATINHO JUNIOR, preparou uma força-tarefa de emergência para tentar conter a disseminação do novo coronavírus no estado. Devido à súbita elevação dos índices relacionados à doença, com a proximidade de um estrangulamento no sistema público de saúde, o governador, determinou, entre outras ações, a suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais em todo o Estado e a ampliação na restrição de circulação das pessoas, que passa a ser entre as 20 horas e cinco horas da manhã. O decreto entra em vigor à 0h de hoje e tem validade até as cinco horas de segunda-feira dia 8 de março.
Decreto do paraná pode ser prorrogado. Isso vai depender do comportamento da pandemia no território paranaense durante o período. O decreto vale para a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo, estendendo-se a vedação para quaisquer estabelecimentos comerciais. Restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que comercializam refeições podem funcionar nos sistemas de delivery, drive-thru e retirada no balcão, com respeito às normas para evitar a disseminação do coronavírus. Também como forma de conter a proliferação do vírus, o decreto estabelece a suspensão das aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas.
Hospital da Fundação tem 12 leitos para atender pacientes com Covid 19. Conforme a enfermeira EDIANE RAGNINI, todos estão ocupados. A instituição é filantrópica e recebe pacientes da microrregião. Quando uma pessoa é liberada, imediatamente vem outra para ocupar o lugar. O Estado é que gerencia os internamentos tanto para UTI como pacientes clínicos. Hospital de São Lourenço do Oeste tem hoje um total de 16 pessoas internadas. EDIANE garante que existe uma boa estrutura para atender ao noroeste catarinense. O problema é que todos os dias precisa solicitar oxigênio, com um custo que passa de 20 mil reais por mês.
Enfermeira EDIANE RAGNINI não esconde sua preocupação diante da possibilidade de faltar oxigênio. Hospital da Fundação, de São Lourenço é filantrópico e recebe recursos do Estado, mas nem sempre são suficientes para custear todos os atendimentos. A direção está consciente da possibilidade de trabalhar ainda com mais dificuldades, porque a pandemia tende a piorar com o crescimento do número de infectados. As visitas nos hospitais estão proibidas desde o ano passado. EDIANE admite que as equipes de enfermeiros e médicos estão sobrecarregadas, mas ainda conseguindo suprir os atendimentos.
Vigilância Sanitária autua estabelecimentos e intensifica pedido para os cuidados. Desde de março do ano passado, quando iniciou a pandemia do coronavírus, a saúde vem orientando a população para os cuidados e prevenção para evitar a propagação do vírus em Palma Sola. Um decreto já em vigor, prevê multa por descumprimento de medidas. Segundo a secretária de saúde e coordenadora regional da saúde, DÉBORA PREVEDELLO, a nova determinação tem como objetivo alertar os moradores para tomarem as medidas preventivas. O decreto prevê multa de 100 reais para descumprimento de medidas. Ela destacou ainda que, após a autuação, o boleto é gerado automaticamente na prefeitura, e enquanto não for quitado, o valor fica em dívida ativa.
Vigilância Sanitária e Polícia Militar verificam denúncias de descumprimento de medidas. Conforme a fiscal de vigilância do município de Palma Sola SIDIANE DE LARA, foram verificados pontos denunciados por suposto descumprimento do decreto e as informações da denúncia procediam. Só nessa semana dois comércios foram multados em 300 reais cada um. Ela comentou que a situação encontrada era que comerciantes e funcionários estavam dentro do estabelecimento sem fazer uso da máscara, e quem arcou com o custo foi o empresário. Nos demais locais visitados não foi constatado o descumprimento, mas todos foram orientados quanto às medidas que serão tomadas caso seja flagrado.
Setor administrativo da prefeitura é denunciado por descumprimento das medidas do decreto municipal. Quem conta é DÉBORA PREVEDELLO – secretária de saúde de Palma Sola.De acordo com ela, a fiscalizou chegou até o local, mas nenhuma irregularidade foi encontrada pela vigilância e polícia. Ela frisa que a orientação e é o que vem sendo seguido é que, tanto os servidores quanto a população que estejam em atendimento, usem máscara. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os valores provenientes das multas, são utilizadas para aquisição de testes para covid-19 e medicamentos.
Pm apreende cigarro. A equipe PM em patrulhamento próximo a Linha Altaneira visualizou uma Saveiro de cor preta, em atitude suspeita. Foi dado sinal de abordagem através de giroflex e sirene a qual foi acatada. Em busca pessoal do condutor nada de ilícito foi localizado. No mesmo momento se aproximava um caminhão que ao ver aabordagem deu meia volta. O motorista da Saveiro aproveitou a situação e se evadiu em meia a mata. A equipe fez acompanhamento do caminhão que foi localizado aproximadamente 4 km adiante abandonado em meia a uma lavoura de soja. Em busca veicular foram localizadas aproximadamente 80 caixas de cigarro totalizando quatro mil maços. Os homens não foram localizados. Os veículos juntamente com a carga foram apreendidos e posteriormente encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Operação Integração Fronteira Pesada é realizada na região. Dentro da sistemática da Operação Hórus e do Programa V.I.G.I.A do Ministério da Justiça, as forças de segurança pública realizaram ontem, mais uma operação integrada. A Operação envolveu Policiais Militares de Santa Catarina, através da Polícia Militar Rodoviária Estadual, do 11°BPM de São Miguel do Oeste e do 2°BPM de Chapecó. Ainda da Polícia Militar do Paraná através do 21°BPM de Francisco Beltrão e do 3°BPM de Pato Branco, Policiais Militares do Rio Grande do Sul, através do 1° Batalhão Rodoviário, Agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Receita Federal. Polícia Militar de Campo Erê também apoiou a ação na divisa dos municípios de Campo Erê e Marmeleiro.
Objetivo principal da operação é fomentar o conceito de integração e operações em conjunto na área de fronteira. O foco é o combate aos crimes na faixa de fronteira Brasil, Argentina e Paraguai, a fim de impactar preventiva e repressivamente na Preservação da Ordem Pública. A Operação contou com o emprego de mais de setenta Policiais com diversas ações e operações na área de fronteira.
Como resultado, foram realizadas inúmeras abordagens preventivas resultando em quatro detenções por posse de drogas, uma apreensão de mercadoria oriundas de contrabando e descaminho e um homem com mandado de prisão foi preso.
Mulher é detida por abandonar filho de oito anos. Uma mãe foi presa no final da noite de ontem em Pato Branco. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 23horas e 30 minutos uma pessoa entrou em contato com a Central de Operações e informou que passou pela Rua Paraná e avistou uma criança sozinha no ponto de ônibus. No local, os policiais encontraram o menino de oito anos somente de chinelo, cueca e camiseta. Ele não soube dizer que horas sua mãe teria saído de casa alegando que iria buscar um lanche para comerem, mas que teria saído antes ainda de uma queda de luz geral ocorrida a aproximadamente 30 minutos antes da chegada dos policiais no local.
A criança relatou que mora em uma casa aos fundos do local da ocorrência e ao lado da sua, residem seus tios. A equipe entrou em contato com os tios e a cunhada da mulher tentou ligar diversas vezes via aplicativo “Whatsapp” sendo que todas as tentativas acusavam que estava em outra chamada. A mulher também não atendeu às ligações pelo celular. Como não houve contato com o Conselho Tutelar, a tia acompanhou a criança até o batalhão. Durante a confecção do boletim, a mãe da criança respondeu as mensagens da tia e foi informada sobre os fatos. Ela foi ao batalhão, onde foi presa e entregue à 5ª Subdivisão Policial. A criança ficou sob os cuidados da tia.