-BOLSA CAI SETE POR CENTO APÓS CHEGADA DO CORONAVÍRUS NO BRASIL
-SC ENCERRA O CARNAVAL SEM NENHUMA MORTE NAS RODOVIAS ESTADUAIS
-ELEITA MESA DIRETORA DO PROJETO VEREADOR MIRIM
-TUNÁPOLIS INVESTE EM MELHORIAS DE CENTROS COMUNITÁRIOS
-PROGRAMA CONTEMPLA PRODUTORES RURAIS COM MAIS DE UM MILHÃO E 300 MIL REAIS
-SINDICATO E SENAR AMPIAM CAPACITAÇÃO PARA SUINOCULTORES
-HOMEM É PRESO APÓS TENTAR FURTAR FRUTEIRA EM DESCANSO
-IDENTIFICADO MOTOCICLISTA MORTO EM ACIDENTE NA SC-163
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
Além da China, outros 41 países em cinco continentes já registraram casos confirmados de infecção por coronavírus, incluindo o Brasil, que confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de infecção. Além do Brasil, Grécia, Geórgia, Macedônia do Norte, Noruega, Romênia e Paquistão também confirmaram os primeiros casos de coronavírus nesta quarta-feira. Os casos mais recentes de mortes por coronavírus foram registrados na Itália, que já soma 12 mortes e é o país da Europa mais afetado pelo vírus até o momento. O número de infecções no mundo chegou a 80 mil 988 e não há tratamento efetivo para a doença até agora.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta quarta-feira que os cientistas do país já estão a caminho de encontrar uma vacina contra o novo coronavírus. No entanto, segundo a emissora Fox News, o chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, ANTHONY FAUCI, disse que uma vacina contra o novo coronavírus só poderia entrar em aplicação após um ano ou um ano e meio. Isso porque ela ainda dependeria de testes, desenvolvimento e produção. O presidente ainda disse estar disposto a aprovar um orçamento superior a dois bilhões e meio de dólares nos esforços de combate ao novo coronavírus.
Um assassino abriu fogo contra funcionários de uma fábrica de cervejas em Milwaukee, no Wisconsin, Estados Unidos e deixou cinco mortos nesta quarta-feira. De acordo com a polícia local, o autor do crime se matou em seguida. Ainda segundo os policiais, o assassino é um homem de 51 anos morador da cidade. As motivações para o crime ainda estão desconhecidas. Segundo a agência Associated Press, o diretor da empresa, GAVIN HATTERSLEY, disse que o assassino era um funcionário do local. A emissora afiliada da rede ABC em Wisconsin informou que o criminoso havia sido demitido recentemente da companhia, mas isso não estava confirmado oficialmente.
O novo regime fiscal estabelecido pela regra do teto de gastos começou a impor perdas para a área de saúde em 2019, quando nove bilhões de reais deixaram de ser empenhados para essas despesas, de acordo com o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, do ano passado, da Secretaria do Tesouro Nacional. Aprovada em 2016, com validade de 2017 em diante, a regra do teto de gastos mudou a forma de correção do piso em saúde. Até então, o valor mínimo de gastos na área estava vinculado à receita corrente líquida. Com a mudança, passou a ser corrigido pela inflação do ano anterior. Os dados do Tesouro mostram que, no ano passado, foram aplicados 122 bilhões, valor cinco bilhões acima do piso em vigor.
A Secretaria do Tesouro Nacional projeta a necessidade de gastos adicionais de 50 bilhões e 700 milhões em saúde entre 2020 e 2027 devido ao envelhecimento populacional. A estimativa está no Relatório de Riscos Fiscais da União. Neste ano, o orçamento da saúde é de 135 bilhões, segundo a proposta orçamentária aprovada pelo Congresso no final do ano passado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a parcela da população com mais de 65 anos era de 10 e meio por cento em 2018. Pelas projeções do instituto, esse percentual atingirá 15 por cento em 2034 e alcançará 25 e meio por cento em 2060.
O mercado financeiro local reagiu mal ao avanço da epidemia de coronavírus e do primeiro caso no Brasil na reabertura dos negócios após o carnaval. Nesta quarta-feira, o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, registrou a maior queda desde 18 de maio de 2017, quando os agentes repercutiram a divulgação das conversas do ex-presidente Michel Temer com o dono da JBS. O dólar atingiu o patamar de quatro reais e 44 centavos pela primeira vez. O Ibovespa recuou sete por cento e chegou a 105 mil 718 pontos. Os investidores temem os impactos do avanço do coronavírus no crescimento da economia global e diversas empresas alertaram que o surto afetará suas finanças.
Do início de 2019 até esta quarta-feira, 67 detidos foram soltos por falta de vagas no Presídio Regional de Araranguá, no Sul do estado. O local está interditado desde 2014 por causa da superlotação. Um acordo entre diversos órgãos da segurança pública e Justiça tenta uma medida para diminuir o problema. Por nota, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa disse que o Departamento de Administração Prisional tem providenciado o remanejamento de presos para outras unidades da região. Também afirmou que estão em andamento projetos de processos licitatórios para a construção de uma nova unidade. Em 2019, 62 detidos foram embora sem ter pisado dentro da unidade. Isso dá uma média de mais de cinco pessoas liberadas por mês com mandados de prisão em aberto.
Santa Catarina tem dois casos suspeitos de coronavírus. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira pela secretaria estadual de saúde. Os pacientes estão sendo monitorados e a expectativa é que até a próxima semana seja divulgado o resultado dos exames, conforme a assessoria de imprensa da pasta. Outros quatro casos que eram suspeitos já foram descartados. O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta o primeiro caso da doença no país. A Secretaria não detalhou de quais cidades catarinenses são os casos suspeitos nem informações sobre os pacientes, mas confirmou que os quatro casos descartados são da Grande Florianópolis, Rio do Sul e Brusque.
A confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, em morador de São Paulo que esteve na Itália, motivou o monitoramento de todos os outros passageiros do mesmo voo em que ele estava e também pessoas que tiveram contato com o paciente. Entre os monitorados estão passageiros catarinenses. Um deles, inclusive, já teria procurado o sistema de saúde para fazer exames em Florianópolis. As informações foram confirmadas pelo secretário de Estado da Saúde, HELTON ZEFERINO. Além disso, todas as unidades de saúde estão orientadas sobre como tratar os casos suspeitos e, em caso de pacientes confirmados com a doença Covid-19, há um plano para o tratamento e o cuidado com o vírus.
Pelo segundo ano consecutivo, as rodovias estaduais de Santa Catarina não tiveram registro de morte durante o Carnaval. Na Operação Alegria 2020, foram abordados 11 mil 470 veículos em 432 barreiras de trânsito. Em 2019, também não houve morte nas SCs, marca histórica obtida após 15 anos. A operação teve início às seis horas da tarde de sexta-feira e se estendeu até as oito horas da Quarta-feira de Cinzas. Durante este período foram registrados 92 acidentes, envolvendo 152 veículos. No total, 74 pessoas ficaram feridas.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo promove palestra com o gerente regional do SESI-SENAI, IVANOR FINATTO. Evento será hoje, a partir das 19 horas e 30 minutos, no auditório da Assemit. Conforme a Secretária, CARLISE WERLANG, o tema abordado será a Internet das Coisas, aplicações, mudanças, vantagens e desvantagens na indústria. Salienta que na abordagem será destacado como a internet impacta no setor industrial e prestação de serviços. CARLISE observa que a inteligência artificial provoca a substituição de pessoas por máquinas. A palestra visa mostrar como lidar com esta situação.
Sicoob Creditapiranga realizará Semana de Negócios. No período de dois a seis de março, o Sicoob Creditapiranga promoverá mais uma edição da Semana de Negócios. O objetivo é disponibilizar aos associados cinco dias para dirigir-se pessoalmente a qualquer uma das agências, a fim de conhecer e contratar condições operacionais especiais nos produtos e serviços da cooperativa. Segundo o gerente de negócios, NIRTON FOLLMANN, a ideia do evento é possibilitar uma agenda ampla para que os associados visitem pessoalmente os pontos de atendimento, tendo a oportunidade de escolher um dos cinco dias. Os produtos que contarão com condições especiais de comercialização serão: crédito consignado INSS, crédito pessoal, financiamento de veículos, seguros de vida e cartão de crédito.
Nível do Rio Uruguai volta ao normal. Nesta quarta-feira, o Rio Uruguai está no seu nível normal. Na segunda-feira, o Rio estava com pouca vazão, o que acarretou a suspensão de energia da Usina Foz do Chapecó. A empresa emitiu uma nota sobre o assunto. Nesta quarta-feira, às 16 horas, a empresa estava com 65% da capacidade do seu reservatório e gerando energia normalmente. A produção de energia retornou ao normal entre seis e sete horas. De acordo com dados publicados no site, a empresa ficou sem gerar energia entre as cinco horas da manhã do dia 24 e as oito horas do dia 25, ou seja, por cerca de 27 horas. E mais um período de quatro horas na madrugada do dia 26. Mesmo assim, os vertedouros continuaram largando água. O nível na régua de medição no porto ARUI em Itapiranga está em cerca de 85 centímetros. Na segunda-feira, chegou na casa dos 40 centímetros.
Projeto Vereador Mirim de Itapiranga realiza primeira sessão do ano. São 11 alunos do ensino médio de escolas estaduais e particular de Itapiranga. Na reunião desta quarta-feira, foi definida a mesa diretora câmara mirim. Com nove votos a aluna do Colégio Safa Sagrada Família, DJANIKERLLE MILENA GAIKE foi eleita presidente, LUIZA SCHUCK RAMBO, vice-presidente, MAIARA BISOLLO CARLSON, primeira secretária e ALINE REIS segunda secretária. Ao contrário do poder Legislativo, a câmara mirim teve domínio absoluto feminino na mesa diretora. A primeira sessão para trabalhos do grupo, ocorre na próxima segunda-feira, às 18 horas, na câmara de vereadores. As sessões serão sempre na primeira segunda-feira do mês.
Câmara de Vereadores de Itapiranga aprova projetos de suplementação de recursos. Devido ao ponto facultativo de segunda-feira, os trabalhos foram adiados para a quarta-feira. Conforme o presidente, ALEXANDRE SIQUEIRA, foram aprovados projetos de remanejamento de recursos em um trabalho tranquilo na noite de ontem. SIQUEIRA chama atenção para a Audiência Pública de prestação de contas do município que ocorre hoje, a partir das 13 horas e 30 minutos. Na primeira parte terá a prestação de contas geral da prefeitura e na sequência sobre o Fundo Municipal de Saúde. O presidente da câmara considera que este é o momento da população marcar presença e acompanhar dados sobre arrecadação e destinação dos recursos em um ato de transparência.
Setor de Urbanismo de São João do Oeste inicia encaminhamentos para decoração de Páscoa. Conforme a responsável pelo setor de Urbanismo, FABIANA WELCHEN, no momento o foco são as licitações dos materiais que o setor necessita durante o ano para os trabalhos no município. Ela cita, por exemplo, a compra dos materiais que serão usados para a decoração alusiva a Páscoa, trabalho que será iniciado já nos próximos dias. A Páscoa, além da Semana Alemã e do Natal, são as datas que recebem maior atenção na decoração dos pontos públicos de São João do Oeste. Paralelo a isso, FABIANA comenta que também estão ocorrendo os serviços rotineiros de roçadas, corte de grama, recolha de entulhos e galhos.
Agricultores interessados em expor na Efacitus devem se inscrever até final deste mês. O veterinário, EDUARDO DOTTO, ressalta que como responsável técnico da feira sua função é verificar a condição sanitária dos animais, a documentação, exames e GTA. DOTTO enfatiza que o trabalho do veterinário já inicia meses antes da feira com a sensibilização e visita aos agricultores e o acompanhamento dos animais que estão sendo preparados. Os produtores interessados em expor devem procurar a comissão organizadora ou a secretaria de agricultura para manifestar o interesse. Para o torneio leiteiro da feira deste ano, o veterinário comenta que o objetivo é melhorar os prêmios de participação, além de incrementar a exposição das novilhas na raça jersey e holandesa, com possibilidade de comercialização dos animais.
Comunidade de linha Fátima recebe investimentos. De acordo com o secretário de Administração e Finanças de Tunápolis, DONATO LAUSCHNER, a empresa vencedora da licitação está construindo um anexo no ginásio de linha Fátima, ampliação de dez por 25 metros. O secretário ressalta que o anexo irá facilitar a acomodação das pessoas que vem prestigiar os eventos da comunidade, e também servir de estacionamento quando houver eventos esportivos. LAUSCHNER cita que o investimento é superior a 40 mil reais, recursos próprios do município. O secretário comenta que o ginásio também necessita de algumas melhorias, como reboco externo e pintura externa e interna, construção de novos banheiros, melhorias na cozinha, na copa e nas arquibancadas. Para este investimento já há confirmação de uma emenda de 250 mil do deputado PEDRO UCZAI. Já na linha Fátima o início das obras depende do empenho da emenda.
O secretário de Administração e Finanças esclarece que em 2019 foram feitos repasses para várias comunidades, menos para Fátima e Pitangueira. Questões relacionadas à escritura da terra, pertencente à Mitra, também impossibilitou o repasse de recursos para algumas comunidades. DONATO LAUSCHNER ressalta que em função disso a comunidade de Fátima está sendo contemplada agora com as melhorias, e também será contemplada a linha Pitangueira, com a conclusão do centro de múltiplo uso. Na linha Pitangueira o investimento será de cerca de 600 mil, sendo 250 mil de emenda do deputado CELSO MALDANER, e o restante recursos próprios. O projeto da obra está para ser licitado. O secretário ressalta que as exigências sanitárias aumentam cada vez mais para as comunidades, e investimentos frequentes nas estruturas se fazem necessários para a promoção de eventos.
Itapiranga mantém incentivo a produção agrícola. O Programa de Lei dos Créditos estará disponível a partir de primeiro de março. Mil 662 blocos de produtores rurais ativos terão direito a recursos do município. São agricultores que tiveram venda em 2019 e atendem as exigências para receberem incentivo à produção. A prefeitura de Itapiranga vai pagar, em conta bancária dos produtores rurais, um milhão 353 mil reais. Conforme o Secretário da Agricultura, HERWALD TREBIEN, o Programa atende os agricultores nas suas atividades diversas desde o alto movimento econômico na suinocultura, avicultura e produção de leite até a agricultura de subsistência. O secretário observa que o município elabora o pagamento de 200 créditos por mês com prazo máximo de 30 dias para depósito aos primeiros inscritos.
Secretário da Agricultura alerta os produtores rurais para terem paciência no acesso aos recursos do programa de Lei dos Créditos. HERWALD TREBIEN salienta que no início a procura é maior. O pagamento prossegue até 30 novembro e o programa não sofrerá alteração, pois foi implantado em 2017 . HERWALD TREBIEN destaca que os valores pagos pelo município variam de acordo com a movimentação no bloco do produtor rural em 2019. O produtor precisa estar com situação regularizada com os tributos e indicar conta bancárias para receber os créditos.
A parceria com o SENAR terá novidades neste ano no trabalho do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga. Novas ações focam também em capacitações aos suinocultores de cinco municípios da área de abrangência. Projeto Gestor Rural inicia em março. A Assistente Administrativa do Sindicato, MÁIRA SCHMITT, destaca que este curso atende um pedido da CADEC, a Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração com foco inicial nas UPL, Unidades Produtoras de Leitão. O Sindicato foi persistente na solicitação ao SENAR para atender a demanda, pois são apenas dois profissionais para esta capacitação dificultando a oferta do curso na região. MÁIRA cita ainda que serão 80 horas de atividades em 10 módulos com meta de atingir todas as etapas da suinocultura. O trabalho, a partir do próximo mês, inicia com gestão de pessoas, em seguida recrutamento e seleção, já na terceira etapa a abordagem será na gestão de processos e negócios.
Programa Gestor Rural pode ser ampliado para produtores dos cinco município de abrangência do sindicato. Inicialmente o projeto é destinado para suinocultores de Itapiranga e São João do Oeste, porém com possibilidade de ampliar para outros municípios de abrangência, Tunápolis, Iporã do Oeste e Mondaí. A Assistente Administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais diz que as inovações são constantes para acompanhar a necessidade de profissionalização em diferentes áreas do setor produtivo. MÁIRA SCHMITT diz que a equipe está aberta para sugestões e busca atender os pedidos feitos por secretarias da agricultura e outras entidades com atuação no meio rural.
Inovação do Sindicato dos Produtores Rurais inclui ação com idosos. Projeto inicia com grupos da terceira idade de São João do Oeste. A Assistente Administrativa do Sindicato, destaca que o projeto Qualidade de Vida na Melhor Idade, foi uma solicitação do vice-prefeito GENÉSIO ANTON. O SENAR vai disponibilizar de um profissional para coordenar os trabalhos. MÁIRA SCHMITT diz que é motivo de satisfação atender esta demanda com evento no 18 de março no Lar do Idoso. Salienta que serão atividades interativas com dinâmicas de grupo em um dia de integração e lazer. Na oportunidade também será entregue para todos os participantes um kit de produtos de higiene pessoal. O Sindicato mantém várias possibilidades de cursos e capacitações. MÁIRA informa que a iniciativa de São João do Oeste será ampliada para outros municípios.
Homem é preso após tentar furtar fruteira em Descanso. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta das 22 horas desta quarta-feira, próximo ao trevo de Descanso.
A Central de Emergência de São Miguel do Oeste recebeu ligação informando sobre um furto que estaria acontecendo dentro de um estabelecimento comercial. As guarnições se deslocaram ao local, onde o solicitante relatou que viu um homem tentando arrombar seu estabelecimento com uma barra de ferro e após fugiu do local. Em rondas foi encontrado pela PM um homem que assumiu que havia vindo de moto até a frente da fruteira. Com a chegada do dono ele foi para os fundos do estabelecimento e saiu correndo. O autor apresentava pequenas lesões na mão e estava suado de correr. Ele acabou preso pela PM.
Adolescente fica ferido em acidente no interior de São José do Cedro. Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados por volta das 18 horas desta quarta-feira, para atendimento de um acidente de trânsito entre um veículo e uma motocicleta, na Linha 21 de novembro. No local foi constatada uma colisão entre um Gol do município e uma motocicleta cuja placa não pôde ser identificada. O motociclista, de 17 anos, sofreu ferimentos diversos com escoriações pelo corpo, além de fratura na região da tíbia e fíbula. Ele confirmou que transitava sem capacete. A vítima recebeu atendimento de primeiros socorros no local e foi conduzida ao Hospital de SJCedro para avaliação médica. O motorista do veículo não sofreu ferimentos e não necessitou de atendimento.
Identificado motociclista morto em acidente na SC-163. Foi identificado o motociclista que morreu após uma colisão contra um caminhão na SC-163 em Descanso na manhã desta quinta-feira. LUIZ ANTONIO CAROSSI de 55 conduzia uma motocicleta Yamaha Factor de Barra Bonita quando acabou perdendo o controle e colidindo contra um caminhão Iveco de Belmonte. O motorista do caminhão relatou à Polícia Militar Rodoviária que o motociclista seguia sentido a Descanso quando perdeu o controle da direção, invadiu a pista contrária e acabou sendo atingido pelo caminhão. CAROSSI era casado e pai de dois filhos. Seu corpo deve ser velado na Igreja Católica de Barra Bonita e o sepultamento no cemitério católico do centro. LUIZ ANTONIO CAROSSI, trabalhava de operador de escavadeira hidráulica na empresa Albater Terraplanagens.