O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
Além da China, outros 41 países em cinco continentes já registraram casos confirmados de infecção por coronavírus, incluindo o Brasil, que confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de infecção. Além do Brasil, Grécia, Geórgia, Macedônia do Norte, Noruega, Romênia e Paquistão também confirmaram os primeiros casos de coronavírus nesta quarta-feira. Os casos mais recentes de mortes por coronavírus foram registrados na Itália, que já soma 12 mortes e é o país da Europa mais afetado pelo vírus até o momento. O número de infecções no mundo chegou a 80 mil 988 e não há tratamento efetivo para a doença até agora.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta quarta-feira que os cientistas do país já estão a caminho de encontrar uma vacina contra o novo coronavírus. No entanto, segundo a emissora Fox News, o chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, ANTHONY FAUCI, disse que uma vacina contra o novo coronavírus só poderia entrar em aplicação após um ano ou um ano e meio. Isso porque ela ainda dependeria de testes, desenvolvimento e produção. O presidente ainda disse estar disposto a aprovar um orçamento superior a dois bilhões e meio de dólares nos esforços de combate ao novo coronavírus.
Um assassino abriu fogo contra funcionários de uma fábrica de cervejas em Milwaukee, no Wisconsin, Estados Unidos e deixou cinco mortos nesta quarta-feira. De acordo com a polícia local, o autor do crime se matou em seguida. Ainda segundo os policiais, o assassino é um homem de 51 anos morador da cidade. As motivações para o crime ainda estão desconhecidas. Segundo a agência Associated Press, o diretor da empresa, GAVIN HATTERSLEY, disse que o assassino era um funcionário do local. A emissora afiliada da rede ABC em Wisconsin informou que o criminoso havia sido demitido recentemente da companhia, mas isso não estava confirmado oficialmente.
O novo regime fiscal estabelecido pela regra do teto de gastos começou a impor perdas para a área de saúde em 2019, quando nove bilhões de reais deixaram de ser empenhados para essas despesas, de acordo com o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, do ano passado, da Secretaria do Tesouro Nacional. Aprovada em 2016, com validade de 2017 em diante, a regra do teto de gastos mudou a forma de correção do piso em saúde. Até então, o valor mínimo de gastos na área estava vinculado à receita corrente líquida. Com a mudança, passou a ser corrigido pela inflação do ano anterior. Os dados do Tesouro mostram que, no ano passado, foram aplicados 122 bilhões, valor cinco bilhões acima do piso em vigor.
A Secretaria do Tesouro Nacional projeta a necessidade de gastos adicionais de 50 bilhões e 700 milhões em saúde entre 2020 e 2027 devido ao envelhecimento populacional. A estimativa está no Relatório de Riscos Fiscais da União. Neste ano, o orçamento da saúde é de 135 bilhões, segundo a proposta orçamentária aprovada pelo Congresso no final do ano passado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a parcela da população com mais de 65 anos era de 10 e meio por cento em 2018. Pelas projeções do instituto, esse percentual atingirá 15 por cento em 2034 e alcançará 25 e meio por cento em 2060.
O mercado financeiro local reagiu mal ao avanço da epidemia de coronavírus e do primeiro caso no Brasil na reabertura dos negócios após o carnaval. Nesta quarta-feira, o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, registrou a maior queda desde 18 de maio de 2017, quando os agentes repercutiram a divulgação das conversas do ex-presidente Michel Temer com o dono da JBS. O dólar atingiu o patamar de quatro reais e 44 centavos pela primeira vez. O Ibovespa recuou sete por cento e chegou a 105 mil 718 pontos. Os investidores temem os impactos do avanço do coronavírus no crescimento da economia global e diversas empresas alertaram que o surto afetará suas finanças.
Do início de 2019 até esta quarta-feira, 67 detidos foram soltos por falta de vagas no Presídio Regional de Araranguá, no Sul do estado. O local está interditado desde 2014 por causa da superlotação. Um acordo entre diversos órgãos da segurança pública e Justiça tenta uma medida para diminuir o problema. Por nota, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa disse que o Departamento de Administração Prisional tem providenciado o remanejamento de presos para outras unidades da região. Também afirmou que estão em andamento projetos de processos licitatórios para a construção de uma nova unidade. Em 2019, 62 detidos foram embora sem ter pisado dentro da unidade. Isso dá uma média de mais de cinco pessoas liberadas por mês com mandados de prisão em aberto.
Santa Catarina tem dois casos suspeitos de coronavírus. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira pela secretaria estadual de saúde. Os pacientes estão sendo monitorados e a expectativa é que até a próxima semana seja divulgado o resultado dos exames, conforme a assessoria de imprensa da pasta. Outros quatro casos que eram suspeitos já foram descartados. O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta o primeiro caso da doença no país. A Secretaria não detalhou de quais cidades catarinenses são os casos suspeitos nem informações sobre os pacientes, mas confirmou que os quatro casos descartados são da Grande Florianópolis, Rio do Sul e Brusque.
A confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, em morador de São Paulo que esteve na Itália, motivou o monitoramento de todos os outros passageiros do mesmo voo em que ele estava e também pessoas que tiveram contato com o paciente. Entre os monitorados estão passageiros catarinenses. Um deles, inclusive, já teria procurado o sistema de saúde para fazer exames em Florianópolis. As informações foram confirmadas pelo secretário de Estado da Saúde, HELTON ZEFERINO. Além disso, todas as unidades de saúde estão orientadas sobre como tratar os casos suspeitos e, em caso de pacientes confirmados com a doença Covid-19, há um plano para o tratamento e o cuidado com o vírus.
Igreja quer que padres trabalhem proposta de conscientização da Campanha da Fraternidade. O comentário é do padre CILDO ROCEMBACH da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê. Ele entende que a Campanha desse ano, tem um tema muito importante e que as pessoas devem refletir sobre o assunto. O padre explica que a Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais. A cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos.
Campanha da Fraternidade sempre começa na quarta-feira de cinzas e acontece durante o ano todo. Quem explica é o padre CILDO. Conforme ele, muitas pessoas acham que ela termina depois da Páscoa, mas não, ela dura até o fim do ano, junto com o Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais. A Campanha da Fraternidade é trabalhada, debatida e refletida com toda a comunidade e de várias maneiras, complementa o padre.
Mundo inteiro reflete sobre o mesmo tema. Segundo o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê, neste ano, a campanha é inspirada na Irmã DULCE. O tema é ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’. A campanha diz que “vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”. É isso que o tema desse ano quer mostrar aos fieis.
Temas das campanhas da Fraternidade mobilizam a sociedade. A observação é do padre ARMANDO MAGALHÃES da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Palma Sola. Segundo ele, o fato das mensagens serem transmitidas através da igreja, com a palavra de Deus, toca mais o coração das pessoas. A reflexão que as pessoas fazem durante esse período é muito importante e com o tempo o resultado é positivo.
Mudar a mentalidade das pessoas é o primeiro passo para uma vida melhor. O pensamento é de ARMANDO MAGALHÃES, pároco de Palma Sola. Para ele, a Campanha da Fraternidade deste ano, vem para uma ampla reflexão. Por meio do tema e do lema da Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso - "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele", os cristãos são convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
Trabalho de conscientização não e fácil, mas igreja vai trabalhar para isso. Afirmativa é do padre ARMANDO. Conforme ele, objetivo é chegar a um consenso e todos entender as consequencias de não ser presente no seguimento de participação popular, ajudando e sendo solidário uns com os outros. Afirma que junto com as demais lideranças da Paróquia vai trabalhar para que seus fieis se conscientizem com a campanha e que os resultados sejam muito positivos.
Acontece hoje encontro especial em Saltinho. Quem lembra é o secretário de assistência social MATEUS KHUN. De acordo com ele, daqui a pouco ás 14 horas no centro de múltiplo uso, acontece uma roda de conversa com o tema: Proteção e Garantia dos Direitos da Mulher. Esse evento será um pouco diferente, cita MATEUS, pois não será apenas um palestrante. Terá duas policiais que vão discutir o assunto e tirar dúvidas dos participantes, além da equipe do social que também fará uma fala. Ação, é em alusão ao Dia da Mulher.
Roda de conversa sobre proteção e garantia dos direitos da mulher é aberto a todo público. De acordo com o secretário de assistência social, apesar de ser alusivo ao Dia da Mulher, a palestra não é só para o público feminino. É até importante que os homens participem, pois geralmente os casos de agressões são praticados por eles, e é importante que também tenham conhecimento dos direitos das mulheres.
É fundamental discutir violência doméstica com toda população. O comentário é do secretário social de Saltinho MATEUS KHUN. Conforme ele, são muitos os desafios da mulher, e a violência tem aumentado muito nos últimos anos, tanto para mulheres da cidade quanto do campo. Ele entende que apresentando números, dados e levando o conhecimento dos direitos e das mulheres é um meio de alertar e prevenir novos casos. Toda população está convidada, para prestigiar o evento em Saltinho, daqui a pouco ás 14 horas no Centro de Múltiplo Uso.
Projeto Semear atende crianças e adolescentes no contra turno escolar. Segundo uma das monitoras da proposta em Campo Erê MARIZANE PORONICZAK, o Semear trabalha com alunos de seis até 17 anos. O projeto funciona todos os dias, mas nas segundas, quartas e sextas-feiras são atendidos os de seis a 12 anos, e nas terças e quintas-feiras, o atendimento é para os de 13 até 17 anos. Objetivo é inserir os envolvidos em atividades lúdicas de convívio social.
São várias as atividades dentro do Projeto Semear. MARIZANE destaca, oficinas de artesanato, recreação, esporte, salão de beleza e culinária. Atividade de esporte ocorre apenas duas vezes na semana, nos demais dias, as crianças e adolescentes podem escolher qual oficina querem participar. Ainda para esse ano está previsto, abertura de mais dois trabalhos: capoeira e música. Os interessados em participar do projeto devem ir até o Cras e falar com DANIELA ou FERNANDA.
Entidades definem sobre realização ou cancelamento da festa das sementes crioulas. A presidente da Cooper Anchieta e da comissão, ROSELEI WILLI afirma que os preparativos estavam adiantados para o evento previsto para ocorrer em março, no aniversário do município junto com a expo Anchieta. Ela esclarece que a feira promovida pela prefeitura, visando exposição do comércio, indústria e serviços, foi cancelada definitivamente pela administração que não encontrou viabilidade financeira. Mas, a festa que é organizada por entidades da agricultura ainda poderá acontecer em outra data e a definição acontece hoje.
Festa das Sementes é organizado pela cooperativa, Sintraf, grupo raízes ecológicas, Epagri, Movimento das Mulheres Camponesas, entre outras. A presidente revela que objetivo é não atrapalhar outras programações. ROSELEI explica que a preparação das lavouras iniciou em setembro, agora ocorre à colheita, seleção e classificação, e a intenção da festa é a divulgação e troca das sementes. Serão vários seminários. A programação visa ainda valorizar ações de agroecologia e produção orgânica.
Acanor promove primeira assembleia ordinária de 2020. A informação é do secretário executivo da Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina EDERSON HERMANN. De acordo com ele, o encontro ocorreu em Jupià. Apesar da diretoria deste ano ser nova, os trabalhos continuam alinhados, pois a equipe de 2019 deixou várias ações encaminhadas. O secretário conta que para esse ano, já está marcado um curso na área de legislação eleitoral. O assunto é importante, avalia EDERSON, pois esse é um ano de eleições municipais.
Curso de legislação eleitoral pela Acanor acontece entre março e abril. De acordo com HERMANN, podem participar desse encontro todas as pessoas interessadas em ser candidato, os que já exercem o cargo de vereador e ou no executivo. O tema vai abordar ainda, o que a legislação prevê, principalmente para quem está no seu último mandato. Admite que 2020 será um ano diferente, devido ao pleito eleitoral, pois no período de campanha Acanor diminuí suas atividades, mas mesmo assim associação tem uma programação especial para o ano.
Acanor apoia emenda parlamentar da saúde. O secretário executivo da Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina, diz que devido a emenda parlamentar ao Orçamento Estadual, de autoria coletiva de todos os deputados, por intermédio da Comissão de Finanças e Tributação, de 20 milhões para a área da saúde, contemplando todos os municípios catarinenses, por meio dos consórcios intermunicipais, para atender serviços de média e alta complexidade, todas as Câmaras associadas aprovaram moção de apoio à emenda. Ela seguirá também assinada pelo prefeito e o secretário de saúde, e remetida à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado.
Operação Alegria 2020 encerra sem registros de mortes nas rodovias estaduais. Após 15 anos, o recorde foi alcançado novamente nesse carnaval. A Polícia Militar Rodoviária realizou desde às 18 horas de sexta-feira, a Operação Alegria, que se estendeu até às 08 horas de ontem. Objetivo foi proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o período. Na Operação Alegria de 2020 foram 92 acidentes, sendo 49 com vítimas, envolvendo 152 veículos e causando ferimentos em 74 pessoas e nenhuma morte.
Na Operação do ano passado foram 91 acidentes, sendo 48 com vítimas, envolvendo 162 veículos e causando ferimentos em 64 pessoas e também sem nenhuma morte. No total, foram 11.470 veículos abordados em 432 barreiras de trânsito realizadas. Durante a fiscalização, um dos principais focos foi à embriaguez ao volante. Em razão disso, como vem ocorrendo em outras operações, em 2020 foram 550 pessoas flagradas embriagadas nas rodovias catarinenses.
Flagrantes de embriaguez aumentam durante o carnaval nas rodovias catarinenses em comparação com 2019. Desde sexta-feira, início do carnaval, a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina intensificou a fiscalização dos motoristas embriagados. Foram 524 motoristas flagrados embriagados. Só nas regiões Oeste e Meio Oeste mais de200 flagrantes desde o início da operação alegria. No mesmo período do ano passado, durante o carnaval, foram flagrados 154 motoristas embriagados em todo o Estado.
Um aumento de 24,5 por cento em relação à 2019. É a primeira vez que esse número é registrado pela Polícia Militar Rodoviária. Mesmo com a chuva, que piora as condições de dirigibilidade e aumenta o risco de acidentes graves, os policiais rodoviários estiveram presentes nas rodovias. As autuações expedidas pelos policiais militares rodoviários aos motoristas durante o período da operação refletem a imprudência de alguns condutores. Foram trezentas e cinco autuações pelo não uso do cinto de segurança, 152 por ultrapassagens irregulares e 109 pelo mau estado de conservação dos veículos, o que coloca em risco os outros usuários.
Motociclista morre em colisão na SC163. Um homem de 55 anos morreu após colidir com um caminhão na divisa entre São Miguel do Oeste e Descanso, por volta das 7 horas e 30 minutos de hoje. O acidente envolveu uma moto Yamaha Factor placa de Barra Bonita e um caminhão Iveco de Belmonte. O condutor do caminhão relatou à Polícia Militar Rodoviária que o motociclista fazia sentido SMODescanso, quando perdeu o controle da direção invadindo a pista contrária, sendo atingido pelo caminhão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou o óbito no local. O Instituo Médico Legal foi acionado para recolher o corpo. O homem foi identificado como LUIZ CAROSSI.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.