ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 27 01 2021

-GOVERNADORES PRORROGAM CONGELAMENTO DO ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS POR 60 DIAS

-SC VACINOU POUCO MAIS DE DOIS POR CENTO DAS CRIANÇAS CONTRA COVID

-PREFEITURA DE BELMONTE CANCELA EXPOSIÇÃO-FEIRA EM RAZÃO DA ESTIAGEM

-VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE 11 ANOS SERÁ EM DOIS DIAS NO MUNICÍPIO

-PREFEITO CONFIRMA CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO POLIESPORTIVO NO BAIRRO AGOSTINI

-HOMEM FICA FERIDO EM COLISÃO DE VEÍCULOS NO TRECHO URBANO DA SC 163

-TRABALHADOR QUE CAIU DE PRÉDIO EM CONSTRUÇÃO MORRE NO HOSPITAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, disse nesta quarta-feira que não renunciará após uma série de supostas festas em seu escritório e residência oficial durante o lockdown da Covid-19, mas concordou que os ministros que conscientemente enganam o Parlamento devem renunciar. Respondendo a perguntas dos parlamentares, JOHNSON foi acusado pelo líder trabalhista da oposição de mudar sua história em relação as reuniões e quando questionado se ele renunciaria agora, JOHNSON negou. Ele está sendo acusado de participar de reuniões sociais na pandemia, enquanto a população era submetida ao confinamento. A oposição pede sua renúncia.

Os Estados Unidos rejeitaram uma demanda da Rússia para barrar uma eventual entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte. O secretário de Estado americano, ANTONY BLINKEN, apresentou na quarta-feira esta e outras decisões em uma resposta formal às propostas da Rússia para resolver a crise na Ucrânia. BLINKEN não fez concessões, mas disse que está oferecendo a Moscou "um caminho diplomático sério, caso a Rússia opte por isso". Um ministro russo disse que seu país estudaria a resposta de BLINKEN, entregue em coordenação com a Otan.

O governo argentino decidiu flexibilizar os requisitos de entrada no país. A partir do próximo sábado, turistas de países vizinhos terão o mesmo tratamento que os cidadãos argentinos e serão dispensados de apresentar um teste de PCR para ingressar no país. O novo protocolo também permite o ingresso de não vacinados total ou parcialmente, desde que obtenham uma "exceção de vacinação", apresentem testes e façam quarentena. As medidas publicadas no Diário Oficial na madrugada desta quarta-feira estabelecem que, a partir de sábado, argentinos e residentes, mas também brasileiros, uruguaios, paraguaios, bolivianos e chilenos que estiverem completamente vacinados há mais de 14 dias poderão entrar na Argentina sem testes de Covid-19.

O Tesouro Nacional informou nesta quarta-feira que a dívida pública do governo federal pode subir para até seis trilhões e 400 bilhões em 2022. O valor inclui os endividamentos do governo no Brasil e no exterior, e o montante informado pelo Tesouro representa o teto, isto é, o valor máximo ao qual a dívida pode chegar ao final do ano. Se confirmada a previsão, a alta será de 790 bilhões, 14 por cento, na comparação com 2021. Isso porque, também nesta quarta, o Tesouro informou que a dívida cresceu 12 por cento em 2021, passando de cinco trilhões em 2020 para cinco trilhões e 600 bilhões no ano passado.

O presidente JAIR BOLSONARO autorizou o aumento de aproximadamente 33 por cento no piso salarial de professores. A porcentagem é maior que a recomendação do Ministério da Economia, que beirava sete e meio por cento. O piso da categoria pode passar de dois mil 886 reais para três mil 845. O tema gera divergências entre governo federal e estados ou municípios. Governantes locais temem que o aumento gere grande pressão nas contas e aumente, de forma considerável, os gastos. Pela Lei do Magistério, o reajuste de professores é atrelado ao chamado valor por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, definido pelo Ministério da Educação.

O congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços foi prorrogado por 60 dias, nesta quarta-feira. O prazo inicial encerraria em 31 de janeiro. A decisão, feita por governadores, cobra o governo BOLSONARO pela mudança na política de paridade internacional nos preços dos combustíveis, praticada pela Petrobras. A nota enviada ao chefe do executivo atribui a necessidade de prorrogação ao "fim da observação do consenso e a concomitante atualização da base de cálculo dos preços dos combustíveis, atualmente lastreada no valor internacional do barril de petróleo". Os governadores congelaram o valor do imposto em novembro do ano passado, a princípio por um prazo de 90 dias, que venceria no final deste mês. Até a tarde desta quarta-feira, a proposta de prorrogação do congelamento por mais 60 dias já tinha o apoio de 26 governadores.

O Ministério das Comunicações informou nesta quarta-feira que doze capitais brasileiras já estão totalmente prontas - tanto em infraestrutura quanto em legislação - para receber a quinta geração de internet móvel, o 5G. Uma das capitais que já tem condições de receber a nova tecnologia é Florianópolis. Leiloado em novembro do ano passado, o padrão 5G oferecerá internet de alta velocidade em todas as capitais brasileiras até 31 de julho deste ano. A instalação das novas antenas do 5G difere das tecnologias anteriores, já que necessitam de densidade maior de replicadores de sinal.

Em quase duas semanas de campanha, Santa Catarina vacinou dois vírgula 15 por cento das crianças entre cinco e 11 anos, segundo dados do Ministério da Saúde desta quarta-feira. Ao todo, foram 13 mil 843 pessoas, dentro dessa faixa etária, que receberam ao menos a primeira dose. As primeiras doses pediátricas chegaram ao Estado no dia 14 de janeiro. Na ocasião, foram distribuídas, aos 295 municípios catarinenses, 39 mil e 800 doses, de forma proporcional, levando em conta a estimativa do IBGE de 2020. Apesar disso, até o momento, o Estado não possui dados oficiais sobre a quantidade de vacinas aplicadas em crianças. Por meio de assessoria, a Dive informou que o problema na divulgação dos dados está no sistema, já que a equipe está com dificuldade de integrar as informações. Ainda não há previsão de quando ele será resolvido.

O veto do presidente JAIR BOLSONARO a 43 milhões de reais previstos no orçamento da União para rodovias federais de Santa Catarina foi recebido com indignação por entidades empresariais. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina publicou nota em que diz esperar “reação mais contundente dos nossos representantes políticos” para obter uma compensação vinda de Brasília. O Fórum Parlamentar Catarinense marcou audiência com o ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS. O presidente da Facisc, SÉRGIO RODRIGUES ALVES, chamou de “decepcionante” o corte que atinge estradas importantes para o desenvolvimento catarinense. Ele citou um documento produzido pela entidade nas eleições de 2018 que elencava mais de 700 demandas do setor empresarial, 47 por cento delas relacionadas à infraestrutura.

O Itaipu Rural Show 2022 em Pinhalzinho terá um barracão destinado à criação de suínos. A informação é do responsável pela suinocultura na vigésima terceira edição da feira, DANIEL SIMON. De acordo com ele, o galpão vai simular uma granja para que os visitantes entendam melhor como funciona a criação de suínos. No mesmo barracão, as empresas parceiras da Cooper Itaipu nesse setor estarão demonstrando produtos, equipamentos, nutrição, genética e inovações na área. SIMON acrescentou que as principais raças utilizadas, que terão mais destaque na exposição, são Landrace e Large White.

O responsável pela suinocultura na vigésima terceira edição criação de suínos do Itaipu Rural Show, DANIEL SIMON, é uma ótima alternativa para os pequenos produtores. De acordo com ele, devido a boa rentabilidade e pouco espaço necessário para os chiqueirões, a região tem um bom potencial para a criação de suínos. Ele salientou que os produtores integrados a uma cooperativa não sofrem com as variações no preço da carne, pois recebem conforme uma tabela de remuneração, que dá garantia na hora de entregar os animais. Por isso, conforme SIMON, o produtor independente acaba tendo mais dificuldade em relação aos preços pagos pelo produto. Ele ressaltou que, nos últimos anos, a Cooper Itaipu está ampliando a criação, aumentando a quantidade de animais, e possibilitando mais agricultores entrarem nesse mercado.

Os eleitores que precisarem fazer qualquer alteração no título de eleitor devem ficar atentos aos prazos da Justiça Eleitoral. O alerta é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral com sede de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. De acordo com ela, por ser ano eleitoral, os eleitores ficam impedidos de realizar qualquer alteração a partir de 150 dias antes do pleito eleitoral que vai ocorrer no dia dois de outubro. Conforme ela, dessa forma, o cadastro eleitoral será realizado apenas até o dia quatro de maio, não sendo mais permitido após essa data.

Os jovens que vão completar 16 anos até o dia dois de outubro também podem solicitar o título de eleitor. A informação é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral com sede de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Segundo ela, o procedimento também deve ser feito até a data de quatro de maio. Ela destacou que para solicitar o título de eleitor ou qualquer outro documento as pessoas devem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral. O endereço eletrônico é o www.tre-sc.jus.br. DEANA frisou que através da internet os eleitores podem fazer o requerimento do título net, além de solicitar ações de alistamento, transferência de domicilio eleitoral ou apenas uma revisão cadastral. Ela lembrou que as certidões de quitação e crimes eleitorais também são emitidas diretamente pelo portal.

Ao acessar o site do TRE os eleitores precisam estar atentos e preencher os dados corretamente. A orientação é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral com sede de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Ela salientou que o procedimento é de extrema importância e pontuou que a atenção também deve ser mantida na hora de informar o número de telefone para contato. Ela esclareceu que muitos acabam informando números errados ou incompletos, impossibilitando que a equipe faça contato em caso de falta de documentos ou outros assuntos. DEANA FANTON disse ainda que o número cadastrado deve ser preferencialmente de WhatsApp para que o título em formato PDF seja encaminhado pelo aplicativo de mensagens.

Mais um evento foi cancelado na região por causa da estiagem. Nesta semana a prefeitura de Belmonte anunciou que não vai mais realizar a Feira da Agropecuária, Comércio e Industrial de Belmonte. A Facibel estava marcada para ser realizada entre três e cinco de março e fazia parte do aniversário de 30 anos do município. Conforme a Administração, a decisão foi tomada em parceria com a Comissão Central Organizadora e expositores. Dessa forma, a Facibel será realizada apenas no ano que vem. Esse é o terceiro município que cancela eventos programados visto a falta de chuva. Em dezembro ainda Barra Bonita cancelou parte das festividades visto a estiagem e nesta semana São Miguel do Oeste também anunciou o cancelamento da programação marcada para ocorrer no mês que vem pelo mesmo motivo.

A Facibel de Belmonte já estava com toda a programação definida e quase 60 expositores confirmados. Também seriam realizados shows nacionais e regionais e diversas atrações. Conforme o prefeito, JAIR GIUMBELLI, o cancelamento ocorreu visto as grandes perdas registradas em todos os setores agropecuários e os prejuízos nas mais diversas culturas. Ele citou ainda o trabalho do governo para o transporte diário de água que já ultrapassa os 200 mil litros, sendo utilizados dois caminhões da prefeitura e um terceirizado, além de um trator. O prefeito destacou ainda as perdas superiores a 90 por cento nas lavouras de milho e soja, além da queda na produção leiteira.

Teve início na manhã desta quarta-feira, a capacitação da primeira turma no curso de Manipulação de Alimentos promovido de forma gratuita pela Ameosc em parceria com a Epagri. O curso está sendo realizado no Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste, na Linha Cruzinhas, e é voltado para profissionais manipuladores de alimentos, nutricionistas, entre outros interessados. A capacitação presencial está sendo ministrada pelas extensionistas sociais da Epagri de São Miguel do Oeste. A duração será de três dias, durante o período da manhã e tarde. A conclusão está prevista para a sexta-feira. Durante a capacitação, os participantes irão trabalhar temas como segurança alimentar e nutricional, fatores de risco, higienização de equipamentos e alimentos, recebimento de produtos e outros aspectos.

No mês de março, a Ameosc promoverá uma capacitação sobre mudanças na modalidade pregão. O curso será voltado para servidores públicos que atuam na área. As inscrições podem ser realizadas até o dia dois de março. Segundo a Ameosc, o tema licitações é de suma importância para a Gestão Pública, no entanto, como é marcado por inúmeras complexidades e especificidades, os servidores precisam passar por constantes atualizações. Em primeiro de abril de 2021, por exemplo, foi sancionado o novo marco legal das licitações e contratos administrativos. A nova lei entra em vigor em 2023. O curso sobre essas mudanças vai acontecer nos dias 07 e 08 de março com o tema “Pregão na nova lei de licitações e contratos administrativos”. São 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até o dia dois de março.

Cerca de dois mil e 500 pneus foram retirados do Ecoponto Regional nesta quinta-feira. O carregamento foi realizado pela empresa Oliveira Pneus, de Maravilha. A carga será levada para uma empresa de reciclagem que fica em Curitiba, no Paraná. Os pneus usados são oriundos dos diversos municípios da região. O Ecoponto é mantido pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e tem abrangência regional. Um convenio entre as prefeitura permite que a Ameosc assuma os custos do aluguel e do colaborador que trabalha no local. O espaço está situado na Rua Willy Barth, no Bairro Progresso em São Miguel do Oeste e funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial. O Ecoponto recebe pneus inservíveis enviados pelos 19 municípios associados e pela população em geral.

Além dos pneus, o Ecoponto da Ameosc na Willy Barth recebe uma série de materiais recicláveis. Entre os produtos recebidos pela estrutura estão televisores, geladeiras, micro-ondas e computadores em desuso. O Ecoponto funciona há 20 anos com o objetivo de proporcionar a reutilização da matéria prima, auxiliando na preservação do meio ambiente, além de evitar o abandono dos pneus em locais inapropriados, contribuindo para que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, não se prolifere. Na última semana, uma parceria entre a Ameosc, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e o CONDER possibilitou a recolha de mais de 40 mil lâmpadas inservíveis do local.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai dividir em dois dias a aplicação da primeira dose da vacina contra covid para crianças de 11 anos. A decisão foi tomada para evitar aglomerações. Nesta sexta-feira, serão atendidas as crianças com 11 anos de idade nascidas de janeiro a junho de 2010. Na segunda-feira, serão vacinadas as nascidas de julho a dezembro. Nestes dois dias, também serão vacinadas crianças de cinco a 11 anos que possuem comorbidades. O restante do cronograma desta semana segue normalmente, com atendimento das oito da manhã as quatro da tarde, sem intervalo ao meio-dia, na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni.

Nesta quinta-feira, as equipes da secretaria de saúde estão aplicando a terceira dose da PFIZER para pessoas vacinadas com a há mais de cinco meses, ou acima de 43 anos vacinadas com a segunda dose até 27 de setembro. No sábado, será dia de Mega Vacinação, com atendimento especial, das oito da manhã a uma da tarde para aplicação da 3ª dose PFIZER para adultos acima de 18 anos vacinados com a segunda dose até 29 de setembro e demais doses para adolescentes e adultos com a vacinação PFIZER em atraso.

O número de novos casos confirmados de Covid segue alto em São Miguel do Oeste. Nesta quarta-feira, mais 101 pessoas foram diagnosticadas com a doença no município.84 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, oito mil 560 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais sete mil 731 já se recuperaram. O número de casos ativos é de 748. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, quatro pessoas seguem internadas na UTI Covid e um paciente tem suspeita da doença. A taxa de ocupação está em 50 por cento. Na enfermaria, são quatro casos confirmados e ocupação de 80 por cento.

O município de São Miguel do Oeste não deve construir um Centro de Eventos, mas sim, um ginásio poliesportivo. A projeção é do prefeito, WILSON TREVISAN. Ele garantiu que um centro de eventos tem um valor alto e acaba se tornando um elefante branco para os municípios. Dessa forma, a intenção é construir um ginásio poliesportivo que atenda grupos diversos com apoio ao setor da cultura. O novo espaço deve ser construído no bairro Agostini e deve abrigar até duas mil e 500 pessoas em eventos. TREVISAN mencionou ainda que o novo local deve atender as oficinas diversas e a secretaria de Esportes e de Cultura.

O prefeito de São Miguel do Oeste está trabalhando em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e com os demais prefeitos da região e empresários para que os voos entre o município e a capital do Estado sejam regulares. WILSON TREVISAN explicou que a ideia é garantir 100 passagens ao mês, sendo 50 por parte dos deputados e 50 entre as prefeituras e a classe empresarial. Conforme ele, os parlamentares possuem assessores na região e a ideia pode dar certo com a união de todos. Ele disse que já apresentou a proposta para o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL e a intenção é que conversas sejam mantidas nesse sentido ao longo dos próximos meses.

O voo em São Miguel do Oeste só será fortalecido se for diário ou no mínimo três vezes por semana. A declaração é do prefeito, WILSON TREVISAN. Ele salientou que caso a parceria entre Alesc, Ameosc e empresários funcione, a região garantiria no mínimo cinco passageiros diariamente. Ele frisou que uma conversa com a Aerosul será marcada para tratar dessa possibilidade. TREVISAN destacou ainda as obras de revitalização que serão realizadas no aeroporto Hélio Wassum para que o local comporte um avião de porte maior para o transporte de passageiros.

Uma colisão envolvendo um carro e uma moto deixou uma pessoa ferido no final da tarde no trecho urbano da SC 163. O acidente aconteceu por volta das cinco horas da tarde na avenida Gustavo Fetter, centro de Iporã do Oeste. A colisão ocorreu à cerca de 500 metros do trevo de saída para Mondaí e São João do Oeste. O condutor da moto foi conduzido ao hospital pelos bombeiros com diversas fraturas. Já no carro, ninguém ficou ferido. A Polícia Militar também esteve no local, mas não informou a dinâmica do acidente.

O homem que sofreu uma queda de um prédio em construção morreu na tarde de ontem no Hospital de Mondaí. O acidente aconteceu por volta das sete e meia da manhã na Rua Teutônia, Bairro Bela Vista. Um homem de 47 anos sofreu uma queda de aproximadamente 20 metros. A vítima, um pedreiro, foi atendido pelos bombeiros com suspeita de traumatismo crânio encefálico, hemorragia interna e fratura no braço. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o hospital de Mondaí. O homem, identificado como ALEVINO RODRIGUES, de 47 anos, não resistiu e morreu na tarde de ontem.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.