ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco - Itapiranga - 27/01/2021

GLOBO EM FOCO – 27/01/21

-INSUMO CHINES PARA PRODUZIR A CORONAVAC DEVE CHEGAR NA PRÓXIMA QUARTA

-CERCA DE 50 MIL PESSOAS JÁ FORAM VACINADAS CONTRA COVID EM SC

- REJEITADO PROJETO QUE REVOGA INCENTIVOS DE ÁGUA EM SÃO JOÃO DO OESTE

- ELEITOR QUE NÃO VOTOU EM 2020 NÃO TERÁ CONSEQUÊNCIAS

- ESCOLA PORTO NOVO LANÇA EDITAL DE MATRÍCULAS

-80 POR CENTO DOS PRODUTORES DE SÃO JOÃO DO OESTE JÁ RENOVARAM O BLOCO RURAL

-POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE MAIS DE 4 MIL REAIS EM MERCADORIA CONTRABANDEADA

-PAREDE DE CASA DESABA E IDOSO FICA FERIDO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Mais de 68 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, aponta levantamento da Universidade de Oxford e mais de seis milhões de pessoas já receberam as duas doses necessárias para a imunização recomendada pelas farmacêuticas. Os Estados Unidos lideram tanto o ranking de doses aplicadas com 22 milhões até o momento. Os outros países que mais aplicaram doses são: China que seguem com 15 milhões e o Reino Unido com sete milhões de imunizados.


O primeiro-ministro da Itália, GIUSEPPE CONTE, entregou renúncia ao presidente do país nesta terça-feira. Ele estava no poder desde 2018. CONTE já havia anunciado que iria apresentar sua renúncia. O presidente SÉRGIO MATTARELLA vai conversar com os líderes partidários nesta quarta-feira para decidir como resolver a crise política. A expectativa é que MATTARELLA entregue a CONTE um mandato para formar um novo governo, com mais apoio no parlamento, disseram fontes do governo.


O Peru iniciou nesta terça-feira a mobilização de 50 unidades blindadas e motorizadas do exército ao longo da fronteira com o Equador, na tentativa de controlar a entrada de migrantes sem documentos, principalmente venezuelanos. O Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru indicou em mensagem em seu Twitter que, após reunião com o alto comando militar equatoriano, decidiu "reforçar as medidas de controle", que "continuará nos próximos dias com as respectivas medidas de bloqueio à entrada de migrantes ilegais". A passagem legal da fronteira entre os dois países continua fechada, como medida para conter as infecções por coronavírus.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta terça-feira as três primeiras pessoas do estado de São Paulo contaminadas com a variante amazonense do coronavírus, que tem sido apontada como um dos motivos para explosão de casos da Covid em Manaus. A variante do Amazonas, batizada de P1, está por trás do maior número de casos hoje no estado. Os pesquisadores que estudam a nova linhagem publicaram os resultados da análise de novas amostras colhidas de pacientes de Manaus. Em dezembro, 52 por cento dos casos na capital do Amazonas foram provocados pela variante P1. Em janeiro, o número subiu para 85 por cento.


O governo de São Paulo anunciou que a matéria-prima para a fabricação da CoronaVac vai chegar na quarta-feira da semana que vem, dia três de fevereiro. O suficiente para quase 9 milhões de doses. O contrato entre o Instituto Butantan e a Sinovac previa um lote de 11 mil litros, mas, a pedido da fabricante chinesa, a remessa foi dividida em duas. Os técnicos explicam que se a vacina for aplicada corretamente, o rendimento das duas remessas de insumos deve ser de 17 milhões doses. Até agora, o Brasil tem 12 milhões e cem mil doses de vacina, incluindo a Coronavac e a Oxford/AstraZeneca, que chegaram para a Fiocruz no fim de semana passado.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira que o governo federal assinou uma carta de intenções favorável à compra de 33 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 por empresas do Brasil. Ainda de acordo com BOLSONARO, o governo defende que metade dessas doses seja doada para o Sistema Único de Saúde e a outra metade, aplicada em funcionários dessas empresas, para garantir que a economia do país não pare. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse que a vacinação no setor privado representa uma segurança para a volta ao trabalho.

Ao menos 14 cidades devem decretar situação de emergência em Santa Catarina após as chuvas registradas neste mês, segundo informativo divulgado pela Defesa Civil estadual no início da noite desta terça-feira. Mais de 220 unidades habitacionais foram danificadas ou destruídas, além de obras e instalações públicas. Cerca de 30 cidades registraram ocorrências e algumas foram mais duramente atingidas. Algumas prefeituras, como a de Florianópolis, Guabiruba e Rio do Cedros já decretaram situação de emergência e encaminharam o documento ao estado. Três pessoas morreram no domingo: uma no Oeste, após ser arrastada ao tentar atravessar um córrego, e duas em Florianópolis após um deslizamento.

O presidente JAIR BOLSONARO estará em Florianópolis no dia quatro de fevereiro. Ele virá a Capital catarinense para a entrega de automóveis em evento do Ministério da Cidadania. A informação foi confirmada pelo ministro da pasta, ONYX LORENZONI. Os carros serão destinados à assistência social de Santa Catarina, e foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar da bancada catarinense. O evento será na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, no Norte da Ilha, assim como na última vez em que Bolsonaro esteve na Capital, em seis de novembro de 2020 para a formatura de agentes da corporação. Os veículos serão destinados a 147 municípios pelo Programa de Mobilidade de Assistência Social.


Mais de 48 mil e 700 pessoas foram vacinadas contra o novo coronavírus em Santa Catarina até a tarde desta terça-feira, segundo balanço preliminar divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O número de pessoas que receberam a primeira dose do imunizante pode ser mais alto, ainda informou o Estado, já que nem todas as cidades divulgaram suas informações. O levantamento do governo estadual foi feito com base em informações enviadas pelos municípios entre os dias 19 a 26 de janeiro, já que o sistema para registro das doses do Ministério da Saúde apresentou instabilidade ao longo da semana.

Rejeitado projeto de revogação dos incentivos de água no município de São João do Oeste. Sessão extraordinária ocorreu na noite de ontem. Dois projetos foram enviados para análise. De acordo com o presidente da casa legislativa, ÉVERTON WEHNER, um dos projetos se refere a subsídios que foram concedidos na fatura de água e que estão causando prejuízos aos município. O prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, havia solicitado a revogação das três leis de incentivo a água, pois o investimento no setor é maior que a arrecadação com o pagamento dos munícipes. Para o prefeito, o município possui um alto custo na captação e transporte da água, enquanto que as empresas pagam um custo muito reduzido. Conforme ANTON, São João do Oeste está deixando de arrecadar, e o município há muito tempo trabalha com prejuízo.

O presidente do legislativo, ÉVERTON WEHNER, destaca que o projeto foi rejeitado. Oito vereadores estiveram presentes na sessão. ÉVERTON WEHNER cita que o projeto recebeu quatro votos favoráveis e três abstenções. Chama atenção que neste caso, o projeto só seria aprovado com o mínimo de cinco votos favoráveis. Agora o projeto volta para o executivo para os encaminhamentos necessários. WEHNER comenta ainda que o segundo projeto analisado, o qual trata sobre a alteração da lei de 2020 e estabelece a doação de parte de um lote sem custos aos municípios foi aprovado por unanimidade. ÉVERTON WEHNER destaca que foi preciso revogar a lei para novo procedimento e assim evitar despesas aos cofres públicos.

Centro de Referência e Assistência Social de Tunápolis abre inscrições para retorno das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Conforme a coordenadora do CRAS, CLEONICE YESS, as vagas são para as oficinas de artesanato e jiu-jitsu. Ela explica que o público prioritário são os beneficiados dos programas sociais, mas as vagas são para a população em geral. Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de janeiro. O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de fevereiro. A coordenadora cita que as instrutoras das oficinas foram contratadas por licitação. Os grupos terão no máximo seis pessoas e os kits serão individuais para evitar o compartilhamento de objetos. Para participação das crianças e adolescentes nas oficinas, é necessário a assinatura do termo de autorização pelos pais ou responsáveis e a ficha de inscrição para os adultos. CLEONICE lembra que as visitas domiciliares aos idosos com mais de 80 anos continuam suspensas, por serem do grupo de risco para Covid. /

Apesar da estiagem, safra de uva possui melhor qualidade./A avaliação é feita pela enóloga NAIRA MARX. Segundo ela, a falta de chuva no último ano, apesar de ter afetado diversas culturas, beneficiou a uva, pois houve menor incidência de doenças e melhor maturação da fruta. Com a estiagem, a videira produziu a fruta mais doce, agregando qualidade ao produto final. NAIRA explica que em quantidade, a produção não foi semelhante em todas as regiões atingidas pela seca. NAIRA observa que apesar da produção própria, a previsão de compra neste ano é de mais de 100 toneladas de uvas oriundas da serra gaúcha e catarinense.

A enóloga NAIRA MARX destaca que houve um aumento em mais de 20 por cento na clientela. Ela acredita ser um atrativo em época de pandemia. Além do vinho, outros produtos a exemplo do suco de uva, vinagres e espumantes possuem grande saída. Quanto à questão de mercado, a enóloga explica que a maior parte é comercializada no Extremo Oeste, contudo, novos mercados já foram abertos a exemplo do Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Reunião sobre o clima aponta volume de chuva considerável até o final do mês. O encontro é realizado a cada três meses e reúne meteorologistas do estado por meio da Epagri Ciram de Florianópolis. De acordo com o meteorologista CLÓVIS CORREA, a reunião realizada nesta segunda-feira, apontou que ainda neste mês de janeiro e parte de fevereiro, a tendência é para chuvas com volumes consideráveis. Já para o mês de março, CORREIA comenta que a tendência é da chuva normalizar com queda nas temperaturas. O meteorologista explica que essa previsão se dá por meio do conhecimento da climatologia do estado para cada época do ano, tanto em precipitação de chuvas, quanto em temperaturas. Além disso, são analisadas projeções climáticas a nível de mundo para chegar a uma projeção do que poderá acontecer nos próximos meses.

CLÓVIS CORREA destaca que na reunião, a discussão técnica e ampla resultou em projeções para toda parte sul do País. Ele observa que geralmente quando se tem a presença do fenômeno “el ninho”, o período tende a ser mais chuvoso. Já o “la ninha”, com exceção do verão que possui características influenciadas pelo atlântico e não pelo fenômeno em si, a tendência é de pouca chuva. CORREA observa que apesar de estar chovendo com frequência no momento, a tendência para os próximos três meses é de chuvas dentro da normalidade e até mesmo abaixo do normal se comparado a média histórica.

Novo presidente da AEST elenca ações prioritárias para o ano com empresários de Santa Helena e Tunápolis. BRUNO SALDIVIA, até então presidente da AEST, havia sido eleito para o biênio 2020-2021, mas solicitou afastamento do cargo em função de ter se mudado para o litoral catarinense, onde vai atuar no mercado financeiro. SALDIVIA também assumiu funções na direção estadual do Núcleo de Jovens Empreendedores, como presidente do conselho estadual e diretor do jovem empreendedor da Facisc. Quem assume a entidade agora é o vice-presidente, TAILAN FREY. Conforme ele, nesta segunda-feira foi realizada a primeira reunião do ano. FREY ressalta que no encontro houve a formalização da solicitação de afastamento do ex-presidente e oficializada sua nova função.

Planejamento estratégico da associação é tema de reunião da AEST. Na primeira reunião do ano, TAILAN FREY ressalta que foram dadas as coordenadas para 2021. O presidente da AEST enfatiza que o foco da diretoria são as capacitações, profissionalização dos associados, diversificação da economia por meio do turismo, cursos sobre educação financeira, representatividade das empresas e a implantação da casa de apoio do empreendedor. TAILAN FREY complementa que a diretoria possui o apoio de consultores e integrantes da diretoria regional da Facisc.

Cartório Eleitoral de Itapiranga segue sem atendimento ao público. Serviços podem ser solicitados de forma online. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, que abrange os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste, NETO MICHELS, a equipe está apenas realizando trabalhos internos. Ele cita que o Tribunal de Justiça ainda não divulgou uma previsão para o retorno do atendimento. NETO MICHELS destaca que no dia 21 de janeiro, uma resolução prevista no artigo sete do código eleitoral suspendeu as consequências para o eleitor que não votou nas eleições de 2020 e não apresentou justificativa. O prazo de esclarecimento da ausência para o primeiro turno encerrou no dia 14 de janeiro. MICHELS enfatiza que o tribunal considerou a medida, tendo em vista o agravamento da pandemia da COVID-19, o qual dificulta o eleitor justificar a ausência.

Multa não será anulada, apenas suspensa no momento. O chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga cita que após o fim do prazo de suspensão estabelecido na resolução, caso o Congresso Nacional não aprove a anistia das multas, o eleitor deverá pagar a respectiva multa. Para ele, entre os efeitos que ficam suspensos neste momento estão o impedimento do eleitor de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, entre outros. MICHELS lembra ainda que o eleitor que esteve no exterior e retornou para o Brasil, possui 30 dias para justificar a ausência. Conforme NETO MICHELS, as ferramentas são disponibilizadas no site da Justiça Eleitoral.

Secretária de Educação de Tunápolis anuncia plano de retomada das aulas. Pais de alunos devem assinar um termo. A secretária de Educação NAÍSSA SCHAURICH, cita que o retorno das aulas da creche cinco até o quinto ano iniciam em 18 de fevereiro. Já as creches um, dois e três retornam às aulas no dia 22 de fevereiro. Conforme a secretária de Educação de Tunápolis, os professores efetivos e em caráter admitivo, retornam aos trabalhos no próximo dia três de fevereiro. De acordo com NAÍSSA SHAURICH, o calendário escolar já está finalizado, porém, possíveis mudanças podem acontecer por sugestão de professores. A secretária de Educação de Tunápolis lembra que até quinta-feira, dia 28 de fevereiro, os pais devem comparecer até a secretaria de Educação para assinar o termo de retorno dos alunos, tanto para quem for frequentar as aulas presenciais, como aqueles que irão adotar o sistema remoto.

Todos os cuidados necessários serão tomados, respeitando os protocolos de preservação de saúde à todos. A garantia é da secretária de Educação de Tunápolis, NAÍSSA SCHAURICH. Ela destaca que os ônibus escolares estão passando por inspeção veicular para o retorno do transporte. Além disso, em cada coletivo haverá um responsável para aferir a temperatura, aplicar álcool em gel nas mãos, cobrar o uso de máscara e organizar o distanciamento entre os alunos. NAÍSSA enaltece que todas as matrículas foram realizadas em dezembro, mas reforça que caso alguma família necessitar, pode entrar em contato com a secretaria de Educação.

Escola Porto Novo lança edital de matrículas. Famílias poderão escolher o método de retorno. Conforme o diretor da Escola Porto Novo de Itapiranga, PAULO LUDWIG, uma reunião foi realizada na última segunda-feira junto a secretaria de Educação, para definir o ano letivo de 2021. PAULO LUDWIG destaca que as matrículas deverão ser realizadas de forma presencial na escola nos dias três e quatro de fevereiro. Para evitar aglomerações, a escola estabeleceu dois dias para a realização da matrícula. O diretor da escola, PAULO LUDWIG, destaca que no dia três de fevereiro, elas serão exclusivas para alunos do primeiro ano. Ele cita que neste dia serão atendidos os pais que moram dentro do zoneamento da escola Porto Novo ou que trabalham nesta área. LUDWIG complementa que no dia quatro de fevereiro, as matrículas serão para as vagas restantes do primeiro ano, bem como das outras turmas que o edital prevê.

PAULO LUDWIG destaca que o Estado lançou três meios de retorno, sendo 100 por cento presencial, 50 por cento dos alunos presenciais ou 100 por cento de forma remota. O diretor informa que a escola irá propor um método diferenciado e enviará um questionário para as famílias optar a maneira que julgar melhor aos seus filhos. LUDWIG cita que a escola pretende atender 50 por cento dos alunos de cada turma numa semana e os demais na semana seguinte. Quanto a possibilidade de aulas em tempo integral, o diretor salienta que a questão será estudada e definida em um segundo momento.

Produtores de São João do Oeste são beneficiados através de programas. Conforme TATIELE REIHNER, a secretaria da Agricultura de São João do Oeste possui vários programas já existentes que visam beneficiar os produtores do município. Cita como exemplo o programa de bônus agrícola, incentivo que o produtor recebe pela movimentação do bloco e distribuição de mudas de hortaliças, destinadas a todos os munícipes uma vez ao ano, a fim de incentivar uma alimentação mais saudável. TATIELE REINERH menciona também o programa do metro quadrado e cúbico construído, um incentivo ao agricultor para investir na sua propriedade, além do programa de melhoramento genético. TATIELE REINERH lembra aos agricultores que estão abertos os pedidos de mudas de eucalipto junto a secretaria de Agricultura ao valor de 25 centavos a unidade. Observa que as variedades produzidas são as grandis e as salignas. A retirada das mudas está prevista para maio.

Renovação do bloco de produtor rural deve ser feito ainda nesta semana./A observação é da diretora de Movimento Econômico de São João do Oeste, TATIELE REINEHR. Conforme ela, no mês de janeiro, como é de costume, a secretaria de Agricultura dá atenção especial a renovação do bloco de produtor rural. TATIELE chama a atenção dos produtores que ainda não o fizeram, para não deixar de última hora e evitar transtornos. Segundo a diretora, o prazo encerra neste dia 31 de janeiro. Ela destaca que o produtor deve comparecer na unidade conveniada a Fazenda Estadual que fica junto a Prefeitura, e solicitar a renovação. TATIELE REINEHR observa que em casos excepcionais, em que o produtor não puder mesmo comparecer, um membro da família poderá fazer a renovação. Ela lembra que se o bloco rural não estiver em dia, a partir de primeiro de fevereiro, nenhuma nota estará válida para emissão.

Grande parte dos produtores já passaram a emitir nota eletrônica. TATIELE enfatiza que este método tem facilitado para o produtor e também para a secretaria. Cita como benefício, que o produtor pode emitir a nota de sua casa, sem necessidade de se deslocar até a prefeitura. Ela reforça que em caso de dúvidas, a secretaria possui assessoria para auxiliar o produtor. A diretora enfatiza que apesar da pandemia e a estiagem que prejudicou os agricultores, a expectativa pelos dados agropecuários é de crescimento neste setor. Ela cita como exemplo o aumento no preço do leite e o crescimento e estabilidade da avicultura e suinocultura no ano de 2020.

Polícia Civil instaura inquérito para investigar acidente com morte na BR 163. O acidente que vitimou ANDRÉIA GOZZI ORTOLAN, de 27 anos, na noite do último sábado, em São Miguel do Oeste, está sendo investigado pela Polícia Civil. Andréia conduzia um Onix Sedan que colidiu frontalmente com um Onix Hatch na BR 163 em linha Três Curvas. Com o impacto o carro que ela dirigia saiu de pista e parou em um barranco às margens da rodovia. No outro veículo estava um homem de 27 anos e uma mulher de 41 que foram encaminhados ao hospital regional. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal o motorista do Onix Hatch recusou o teste do bafômetro, mas teria confessado a ingestão de bebida alcoólica. Além disso, ele teria informado aos policiais que não recordava quem dirigia o veículo no momento do acidente, mas depois teria recuperado a consciência e revelou estar no volante quando ocorreu a colisão.

A suspeita da polícia é de que Andréia também estivesse conduzindo sob efeito de bebida alcoólica, porém, a tese deve ser confirmada ou descartada por meio de laudo cadavérico. O resultado pode demorar até 120 dias para ser emitido. De acordo com o delegado de Polícia Civil, CLAUDIR STANG, mediante inquérito deve ser apurado se o motorista realmente ingeriu bebida alcoólica e se a versão de que ele não era condutor é verídica. Também será apurado se foi ele quem acionou o socorro e se tinha condições físicas de prestar apoio às vítimas, já que permaneceu no local da ocorrência.

Polícia Rodoviária apreende mais de 4 mil reais em mercadoria contrabandeada. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária, equipe Tático Ostensivo Rodoviário, durante a Operação Hórus, fez uma abordagem por volta das 11 horas e 45 minutos desta terça-feira, em Campo Erê. Em uma caminhonete Fiat/Strada, placas de Descanso, os policiais encontraram 24 garrafas de vinho importado ilegalmente da Argentina. O veículo era dirigido por um homem de 51 anos. A bebida seria enviada por correio para o litoral de Santa Catarina. As garrafas de diversas marcas tiveram seu valor estimado em aproximadamente 4 mil, 465 reais. A mercadoria foi apreendida e encaminhada para a Receita Federal.

Parede de casa desaba e idoso fica ferido. Um idoso de 60 anos sofreu ferimentos após uma parede cair sobre ele. O fato aconteceu por volta das 9 horas e 30 minutos desta quarta-feira, em uma casa que estava em demolição no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com populares, uma equipe de trabalhadores realizava a demolição da residência quando a parede caiu sob o idoso. Ele ficou em baixo dos escombros e foi retirado pelos colegas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o homem com suspeita de fraturas nas costelas ao Hospital de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.