ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 27/01/2021

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Mais de 68 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, aponta levantamento da Universidade de Oxford e mais de seis milhões de pessoas já receberam as duas doses necessárias para a imunização recomendada pelas farmacêuticas. Os Estados Unidos lideram tanto o ranking de doses aplicadas com 22 milhões até o momento. Os outros países que mais aplicaram doses são: China que seguem com 15 milhões e o Reino Unido com sete milhões de imunizados.

O primeiro-ministro da Itália, GIUSEPPE CONTE, entregou renúncia ao presidente do país nesta terça-feira. Ele estava no poder desde 2018. CONTE já havia anunciado que iria apresentar sua renúncia. O presidente SÉRGIO MATTARELLA vai conversar com os líderes partidários nesta quarta-feira para decidir como resolver a crise política. A expectativa é que MATTARELLA entregue a CONTE um mandato para formar um novo governo, com mais apoio no parlamento, disseram fontes do governo.

O Peru iniciou nesta terça-feira a mobilização de 50 unidades blindadas e motorizadas do exército ao longo da fronteira com o Equador, na tentativa de controlar a entrada de migrantes sem documentos, principalmente venezuelanos. O Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru indicou em mensagem em seu Twitter que, após reunião com o alto comando militar equatoriano, decidiu "reforçar as medidas de controle", que "continuará nos próximos dias com as respectivas medidas de bloqueio à entrada de migrantes ilegais". A passagem legal da fronteira entre os dois países continua fechada, como medida para conter as infecções por coronavírus.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta terça-feira as três primeiras pessoas do estado de São Paulo contaminadas com a variante amazonense do coronavírus, que tem sido apontada como um dos motivos para explosão de casos da Covid em Manaus. A variante do Amazonas, batizada de P1, está por trás do maior número de casos hoje no estado. Os pesquisadores que estudam a nova linhagem publicaram os resultados da análise de novas amostras colhidas de pacientes de Manaus. Em dezembro, 52 por cento dos casos na capital do Amazonas foram provocados pela variante P1. Em janeiro, o número subiu para 85 por cento.

O governo de São Paulo anunciou que a matéria-prima para a fabricação da CoronaVac vai chegar na quarta-feira da semana que vem, dia três de fevereiro. O suficiente para quase 9 milhões de doses. O contrato entre o Instituto Butantan e a Sinovac previa um lote de 11 mil litros, mas, a pedido da fabricante chinesa, a remessa foi dividida em duas. Os técnicos explicam que se a vacina for aplicada corretamente, o rendimento das duas remessas de insumos deve ser de 17 milhões doses. Até agora, o Brasil tem 12 milhões e cem mil doses de vacina, incluindo a Coronavac e a OxfordAstraZeneca, que chegaram para a Fiocruz no fim de semana passado.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira que o governo federal assinou uma carta de intenções favorável à compra de 33 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 por empresas do Brasil.Ainda de acordo com BOLSONARO, o governo defende que metade dessas doses seja doada para o Sistema Único de Saúde e a outra metade, aplicada em funcionários dessas empresas, para garantir que a economia do país não pare. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse que a vacinação no setor privado representa uma segurança para a volta ao trabalho.

Ao menos 14 cidades devem decretar situação de emergência em Santa Catarina após as chuvas registradas neste mês, segundo informativo divulgado pela Defesa Civil estadual no início da noite desta terça-feira. Mais de 220 unidades habitacionais foram danificadas ou destruídas, além de obras e instalações públicas. Cerca de 30 cidades registraram ocorrências e algumas foram mais duramente atingidas. Algumas prefeituras, como a de Florianópolis, Guabiruba e Rio do Cedros já decretaram situação de emergência e encaminharam o documento ao estado. Três pessoas morreram no domingo: uma no Oeste, após ser arrastada ao tentar atravessar um córrego, e duas em Florianópolis após um deslizamento.

O presidente JAIR BOLSONARO estará em Florianópolis no dia quatro de fevereiro. Ele virá a Capital catarinense para a entrega de automóveis em evento do Ministério da Cidadania. A informação foi confirmada pelo ministro da pasta, ONYX LORENZONI. Os carros serão destinados à assistência social de Santa Catarina, e foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar da bancada catarinense. O evento será na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, no Norte da Ilha, assim como na última vez em que Bolsonaro esteve na Capital, em seis de novembro de 2020 para a formatura de agentes da corporação. Os veículos serão destinados a 147 municípios pelo Programa de Mobilidade de Assistência Social.

Mais de 48 mil e 700 pessoas foram vacinadas contra o novo coronavírus em Santa Catarina até a tarde desta terça-feira, segundo balanço preliminar divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O número de pessoas que receberam a primeira dose do imunizante pode ser mais alto, ainda informou o Estado, já que nem todas as cidades divulgaram suas informações. O levantamento do governo estadual foi feito com base em informações enviadas pelos municípios entre os dias 19 a 26 de janeiro, já que o sistema para registro das doses do Ministério da Saúde apresentou instabilidade ao longo da semana.

Região recebe quantidade de chuva volumosa. De acordo com CLAUDIR GILIOLI – extensionista rural da Epagri em Campo Erê, a grande precipitação traz coisas boas e ruins para agricultura. Conforme ele, para produtores que ainda sofriam com a falta de abastecimento, a chuva é benéfica por possibilitar armazenagem de água. Por outro lado, o excesso de precipitação aumenta muito a umidade do ar, podendo ser prejudicial para algumas plantações.

Cultura mais afetada pela chuva é o feijão. O extensionista da Epagri explica que o excesso de água atrapalha quem planta a cultura, que já está em fase de colheita em alguns lugares, e o agricultor precisa esperar o sol para começar a colher. No milho é o mesmo caso, algumas lavouras estão prontas, mas o excesso de umidade no solo e semente atrapalham a colheita. No caso da soja, frisa que é ainda mais grave. Segundo GILIOLI, já tem indícios da presença de ferrugem asiática na cultura, uma doença que é favorecida pela alta umidade.

Umidade alta exige cuidados especiais por parte do agricultor. CLAUDIR GILIOLI – extensionista rural da Epagri em Campo Erê, destaca que os fungos trazem prejuízos para várias plantas, mas principalmente soja. Salienta que é necessário cuidado dos produtores, caso notem a presença de doenças causadas principalmente por fungos. É necessária atenção para, quando o tempo permitir, fazer os tratamentos necessários para as doenças trazidas pela umidade. O atendimento na Epagri de Campo Erê segue normal, sem férias de final e início de ano, pois foram adiantadas devido à pandemia.

Apesar do clima, período é bom para agricultura. A informação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, NELSON MORESCO. De acordo com ele, o trabalho agrícola depende muito do clima, mas aos poucos os produtores tem mais mecanismos para se proteger dos prejuízos, como Proagro, Seguro Agrícola e Plantio escalonado. Destaca a importância de utilizar os recursos à disposição, buscando se proteger dos riscos provocados por fatores naturais.

Agricultura tem preços bons, mas custos altos. NELSON MORESCO observa que o preço de venda, tanto para grãos quanto carnes, são bons, porém, devido principalmente ao aumento do dólar, os custos para produzir também estão maiores. Pontua que cada safra tem suas dificuldades especificas, podendo ser do clima ou mercado. Por isso, o presidente reforça a importância do homem do campo conhecer suas terras e recursos, aumentando a chance de boas produções. Comenta que o momento é especial para o agro, resultado de avanços tecnológicos, mas principalmente da determinação dos produtores.

Safra 202021 deve ter um resultado inferior quando comparada a anteriores. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, já é possível ver prejuízos nas lavouras. Na opinião de NELSON MORESCO, principalmente a cultura do milho que está sendo muito afetada pelo clima, além de um atraso no plantio das safras como um todo. As incertezas climáticas, com momentos sobrando e outros faltando água, são prejudiciais para o desenvolvimento das plantas. Entretanto, destaca que as entidades relacionadas à agricultura estão sempre em busca de ações para ajudar o agricultor.

Prazo para justificar voto já está encerrado. Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Maravilha, ADEMIR JOHANN, ainda não há informações precisas sobre a quantidade de eleitores que não foram regularizar a situação. No entanto, tem dados do Sistema Justifica, que mostra que 521 pessoas fizeram dentro do prazo. Informa ainda que na maioria dos municípios da zona eleitoral de Maravilha, as abstenções ficaram abaixo de dez por cento. As exceções foram Santa Terezinha do Progresso, onde foi um pouco acima disso, e Maravilha que se distanciou, chegando a mais de 20 por cento dos eleitores que não foram as urnas.

Maior demanda no Cartório Eleitoral é analise de prestação de contas. Conforme o chefe em Maravilha, o trabalho de avaliar as contas prestadas pelos candidatos que concorreram ao pleito ainda não está encerrado. Outra grande demanda, segundo ADEMIR JOHANN, é nos atendimentos aos eleitores, como: alistamento eleitoral, transferência e atualização de dados. Comenta que isso é feito exclusivamente pela internet, com esclarecimento de dúvidas disponível via WhatsApp, pelo: 49 9 8805-8419. Na comarca de Maravilha todos os candidatos eleitos prestaram contas dentro do prazo, mas só será possível afirmar que estão regulares quando terminar o processamento dos dados.

Por falta de documento Campo Erê deixa de receber 50 mil reais para amenizar estiagem. De acordo com a prefeita ROSANE MOREIRA, todos os municípios que decretaram situação de emergência no auge da estiagem, foi contemplado com esse valor. Era preciso comunicar a decisão de decreto municipal a Defesa Civil do Estado. Como Campo Erê não fez isso, ficou fora da lista dos beneficiados. ROSANE explica que os 50 mil eram destinados a aquisições de caixa d’água, abertura de poço ou até mesmo para transportar água para as famílias.

Não é somente os 50 mil reais que Campo Erê perde. Prefeita ROSANE salienta que, por ter deixado de comunicar o decreto de Situação de Emergência a Defesa Civil de Santa Catarina, o município fica de fora também do planejamento do Estado, criado para estender outros benefícios para auxiliar nos prejuízos provocados pela seca. Outra situação que a prefeita lamenta é os 70 mil reais que o município deverá devolver, na lei Aldir Blanc. O valor foi destinado a artistas locais, paralisados com seu trabalho por causa da pandemia. Os documentos teriam sido preenchidos de forma errada.

SAER-FRON tem relatório positivo das atividades desempenhadas. Segundo o delegado e piloto coordenador do Serviço Aeropolicial de Fronteira ALBERT SILVEIRA, a avaliação é com relação ao ano passado. Ele diz que mesmo 2020 sendo um ano atípico, o Serviço Aeropolicial de Fronteira deu continuidade à Missão de atender a população de toda a região, assim como vem fazendo agora, em 2021. De janeiro a dezembro, as Missões com o helicóptero da Polícia Civil na Fronteira somaram 834 voos, em diversas operações e atendimentos. Foram duzentas e cinquenta e nove missões de voo relacionadas a ações policiais que resultaram em prisões e apreensões de drogas e outros ilícitos na região.

Ações de resgate somam 427 missões em 395 horas de voo. Segundo o delegado, a equipe do SAER atua com os profissionais de Saúde do SARA, que é o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico. Esse trabalho, lembra SILVEIRA, é fruto de parceria da Polícia Civil com o município de Chapecó e outros municípios da região, como os que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste, CIS-AMOSC. O Delegado destaca que, apesar das dificuldades vindas com a pandemia, as atividades não cessaram, tendo as missões do SAER atingido 82 municípios, inclusive alguns deles nos Estados que fazem divisa com Santa Catarina.

Missões de treinamento são constantes na Unidade do SAER. Isso conforme o delegado e piloto coordenador do Serviço Aeropolicial de Fronteira ALBERT SILVEIRA, garante a formação continuada da tripulação e de outros operadores da segurança pública que atuam em conjunto, sempre mantendo os índices de eficiência e segurança de voo com o uso do Helicóptero nas ações do SAER-FRON.

Polícia Rodoviária apreende mais de quatro mil reais em vinho importado ilegalmente. A equipe Tático Ostensivo Rodoviário - TOR, durante a Operação Hórus, fez uma abordagem na rodovia SC 161, em Campo Erê, ontem. Numa caminhonete Strada com placas de Descanso, dirigida por um homem de 51 anos, os policiais encontraram 24 garrafas de vinho importadas ilegalmente da Argentina. A bebida seria enviada via correio para o litoral do estado. As garrafas de diversas marcas tiveram seu valor estimado em aproximadamente quatro mil 465 reais. A mercadoria foi apreendida e encaminhada para a Receita Federal.

Colisão entre veículos deixa motorista ferido. Uma batida entre dois carros ocorreu ontem, no centro de Quilombo, e deixou uma pessoa com ferimentos. De acordo com os bombeiros que atenderam a ocorrência, se envolveram no acidente um Sentra e um Ka. O motorista do Ka, de 54 anos, se queixava de dores nos braços e pernas e foi levado receber atendimento pré-hospitalar e então cuidados avançados.

Motociclista perde o controle da moto, cai e é levado a UPA. Por volta das 19 horas e 15 minutos de ontem, os Bombeiros de São Lourenço do Oeste foram acionados, pois um motoqueiro saiu da pista e foi ao chão na rua Hermes Gabriel Ioris, bairro Santa Catarina, em São Lourenço. O veículo envolvido no acidente foi uma motocicleta CG emplacada no município. A única vítima foi o piloto, um homem que teve apenas ferimentos leves. Os bombeiros fizeram o primeiro atendimento no local e levaram o motociclista para a UPA 24 horas.

Saída de pista deixa motorista ferida na SC-157. Os Bombeiros de São Lourenço registraram dois acidentes com moto no mesmo dia. O segundo foi por volta das 23 horas e 20 minutos de ontem. Uma motocicleta saiu da pista e a condutora caiu na SC 157, Linha Matão em Novo Horizonte. Ela conduzia uma Biz, com placa de São Lourenço. A mulher teve ferimentos leves, e depois do atendimento no local, foi levada pela ambulância do Corpo de Bombeiros até a UPA 24 horas.

Motociclista fica ferido em colisão na PR-280. O condutor de uma motocicleta ficou ferido após uma colisão ontem, na rodovia PR-280 em Marmeleiro. Se envolveram no acidente a moto que seguia pela rodovia sentido a Renascença e um veículo FordKa. O condutor da motocicleta teve ferimentos graves e foi removido ao Hospital Regional em Francisco Beltrão pelo Corpo de Bombeiros. O trânsito intenso no local foi desviado pelo pátio de um posto de combustível e pela lateral da rodovia.

Após ser encontrado caído no centro da cidade, homem morre no hospital. Por volta das 5 horas e 20 minutos de hoje, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionada para atender um homem caído em via pública. Os socorristas se deslocaram até Rua Sagrado Coração de Jesus no centro de Campo Erê, e se depararam com a vítima de 62 anos caída inconsciente com ferimento na região da boca. Após o atendimento pré-hospitalar e as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar foi conduzido ao hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Contínuas manobras de RCP seguiram sendo feitas, mas ele não resistiu e o médico constatou óbito. A Polícia Militar de Campo Erê esteve no local e as causas serão apuradas. Ele foi identificado como JAIRO BARBOZA. Era morador de Campo Erê, onde trabalhou em algumas empresas de agronegócio na cidade e era mais conhecido pela locadora, onde atendeu por vários anos com a locação e venda de filmes e sala de jogos. JAIRO tinha o costume de todos dias, início da manhã, sair para fazer uma caminhada.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.