ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 27/01/2021

-INSUMO CHINES PARA PRODUZIR A CORONAVAC DEVE CHEGAR NA PRÓXIMA QUARTA

-CERCA DE 50 MIL PESSOAS JÁ FORAM VACINADAS CONTRA COVID EM SC

-DEPUTADO VAMPIRO É O NOVO SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

-SETOR EPIDEMIOLÓGICO INSTALA NOVAS ARMADILHAS CONTRA DENGUE

-TAXISTAS REGISTRAM AUMENTO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

-SEM ACORDO, HOSPITAL NÃO RENOVA CONVÊNIO COM PREFEITURA

-2020 REGISTROU A MENOR MÉDIA HISTÓRICA DE CHUVAS

-REDE ESTADUAL DISPONIBILIZA TRÊS FORMAS PARA RETORNO ESCOLAR

-POLÍCIA APREENDE VINHO IMPORTADO ILEGALMENTE DA ARGENTINA

-HOMEM É ENCONTRADO CAÍDO SOBRE A VIA NO CENTRO

O tempo está instável... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Mais de 68 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, aponta levantamento da Universidade de Oxford e mais de seis milhões de pessoas já receberam as duas doses necessárias para a imunização recomendada pelas farmacêuticas. Os Estados Unidos lideram tanto o ranking de doses aplicadas com 22 milhões até o momento. Os outros países que mais aplicaram doses são: China que seguem com 15 milhões e o Reino Unido com sete milhões de imunizados.

O primeiro-ministro da Itália, GIUSEPPE CONTE, entregou renúncia ao presidente do país nesta terça-feira. Ele estava no poder desde 2018. CONTE já havia anunciado que iria apresentar sua renúncia. O presidente SÉRGIO MATTARELLA vai conversar com os líderes partidários nesta quarta-feira para decidir como resolver a crise política. A expectativa é que MATTARELLA entregue a CONTE um mandato para formar um novo governo, com mais apoio no parlamento, disseram fontes do governo.

O Peru iniciou nesta terça-feira a mobilização de 50 unidades blindadas e motorizadas do exército ao longo da fronteira com o Equador, na tentativa de controlar a entrada de migrantes sem documentos, principalmente venezuelanos. O Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru indicou em mensagem em seu Twitter que, após reunião com o alto comando militar equatoriano, decidiu "reforçar as medidas de controle", que "continuará nos próximos dias com as respectivas medidas de bloqueio à entrada de migrantes ilegais". A passagem legal da fronteira entre os dois países continua fechada, como medida para conter as infecções por coronavírus.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta terça-feira as três primeiras pessoas do estado de São Paulo contaminadas com a variante amazonense do coronavírus, que tem sido apontada como um dos motivos para explosão de casos da Covid em Manaus. A variante do Amazonas, batizada de P1, está por trás do maior número de casos hoje no estado. Os pesquisadores que estudam a nova linhagem publicaram os resultados da análise de novas amostras colhidas de pacientes de Manaus. Em dezembro, 52 por cento dos casos na capital do Amazonas foram provocados pela variante P1. Em janeiro, o número subiu para 85 por cento.

O governo de São Paulo anunciou que a matéria-prima para a fabricação da CoronaVac vai chegar na quarta-feira da semana que vem, dia três de fevereiro. O suficiente para quase 9 milhões de doses. O contrato entre o Instituto Butantan e a Sinovac previa um lote de 11 mil litros, mas, a pedido da fabricante chinesa, a remessa foi dividida em duas. Os técnicos explicam que se a vacina for aplicada corretamente, o rendimento das duas remessas de insumos deve ser de 17 milhões doses. Até agora, o Brasil tem 12 milhões e cem mil doses de vacina, incluindo a Coronavac e a Oxford/AstraZeneca, que chegaram para a Fiocruz no fim de semana passado.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira que o governo federal assinou uma carta de intenções favorável à compra de 33 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 por empresas do Brasil.Ainda de acordo com BOLSONARO, o governo defende que metade dessas doses seja doada para o Sistema Único de Saúde e a outra metade, aplicada em funcionários dessas empresas, para garantir que a economia do país não pare. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse que a vacinação no setor privado representa uma segurança para a volta ao trabalho.

Ao menos 14 cidades devem decretar situação de emergência em Santa Catarina após as chuvas registradas neste mês, segundo informativo divulgado pela Defesa Civil estadual no início da noite desta terça-feira. Mais de 220 unidades habitacionais foram danificadas ou destruídas, além de obras e instalações públicas. Cerca de 30 cidades registraram ocorrências e algumas foram mais duramente atingidas. Algumas prefeituras, como a de Florianópolis, Guabiruba e Rio do Cedros já decretaram situação de emergência e encaminharam o documento ao estado. Três pessoas morreram no domingo: uma no Oeste, após ser arrastada ao tentar atravessar um córrego, e duas em Florianópolis após um deslizamento.

O presidente JAIR BOLSONARO estará em Florianópolis no dia quatro de fevereiro. Ele virá a Capital catarinense para a entrega de automóveis em evento do Ministério da Cidadania. A informação foi confirmada pelo ministro da pasta, ONYX LORENZONI. Os carros serão destinados à assistência social de Santa Catarina, e foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar da bancada catarinense. O evento será na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, no Norte da Ilha, assim como na última vez em que Bolsonaro esteve na Capital, em seis de novembro de 2020 para a formatura de agentes da corporação. Os veículos serão destinados a 147 municípios pelo Programa de Mobilidade de Assistência Social.

Mais de 48 mil e 700 pessoas foram vacinadas contra o novo coronavírus em Santa Catarina até à tarde desta terça-feira, segundo balanço preliminar divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O número de pessoas que receberam a primeira dose do imunizante pode ser mais alto, ainda informou o Estado, já que nem todas as cidades divulgaram suas informações. O levantamento do governo estadual foi feito com base em informações enviadas pelos municípios entre os dias 19 a 26 de janeiro, já que o sistema para registro das doses do Ministério da Saúde apresentou instabilidade ao longo da semana.

LUIZ FERNANDO VAMPIRO é confirmado novo secretário estadual de educação. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Governo Estadual. O deputado aceitou o convite feito pelo governador CARLOS MOISÉS e assumirá o comando da Secretaria de Estado da Educação. O parlamentar já tem realizado reuniões com o atual secretário, NATALINO UGGIONI e com os servidores da pasta para tomar conhecimento de projetos que estão em andamento. O movimento é político por parte do governador MOISÉS, que pretende se aproximar ainda mais do MDB. A data da posse ainda será definida.

Realizada primeira Assembleia Geral dos Prefeitos em 2021 da AMEOSC. Os trabalhos ocorreram na tarde desta terça-feira de forma presencial, no auditório da Câmara de Vereadores de SMOeste. Onde estiveram Prefeitos, Vices, Secretários e demais representantes dos 19 municípios da Associação. Inicialmente aconteceu a Assembleia do CONDER e do CISAMEOSC sob coordenação de seus Presidentes, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER eJOÃO DE ANDRADE. Ainda foi aberto um espaço para fala do Presidente do CONSAD e prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON. Logo após, o Presidente da AMEOSC e prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS conduziu a Assembleia Geral da entidade e ampliou importantes pautas. Foi discutido o Plano de Continência para retorno das aulas presenciais no mês de fevereiro;Apresentação e ratificação do reajuste dos Servidores para 2021 pelo IPCA; Rodovia BR-163; Construção da nova sede da AMEOSC; Usina de asfalto e entre outros assuntos.

2020 registrou a menor média histórica em precipitação. Conforme o vice-prefeito de SJCedro, ELMAR HENTZ, as precipitações nos últimos meses foram abaixo dos registros histórico. Lembra que em todos os anos nos meses de outubro, novembro e dezembro eram registradas precipitações regulares. Comenta que no ano passado a falta de chuva na região começou no mês junho e que prejudicou o setor de agricultura além do abastecimento para a população da região. Segundo ele, neste mês de janeiro a precipitação foi registrado acima da média histórica com 400 milímetros de chuva. HENTZ ressalta que no ano passado as precipitações foram de mil e 450 milímetros, já no ano anterior foi registrado em média duas mil e 400 milímetros. Destaca que vem acompanhando e registrando as precipitações dos últimos 25 anos, e que 2020 foi o ano com o menor volume de chuva. De acordo com ele, as menores precipitações que ocorrem normalmente, é em fevereiro e março e nos meses de julho e agosto

Colheita da safrinha em 2020 foi o que auxiliou os agricultores a passarem pela estiagem. A afirmação é do vice-prefeito, ELMAR HENTZ. Segundo ele foram colhidas até 150 sacas de milho nas propriedades nos meses de maio e junho, e que possibilitou os agricultores guardarem para alimentação dos bovinos nos meses seguintes. Conforme o vice-prefeito, que esteve em contato com os agricultores nas propriedades, a perda do milho pode passar de 50 por cento além da qualidade que ficou comprometida. Cita ainda os ataques de cigarrinhas no final da colheita, que está prejudicando parte da plantação. Acrescenta que os agricultores estão buscando sementes que resistam aos ataques de pragas. HENTZ ressalta que está sendo dada continuidade nos trabalhos de silagem com máquinas terceirizadas devido à limitação dos trabalhos de colheitas das máquinas da prefeitura. Mas salienta que a terceirização é para agilizar o processo de colheita. ELMAR comenta ainda que os agricultores esperavam as precipitações pararem para depois plantar, mas que no último ano foi ao contrário, os agricultores teve que esperar pela chuva para poder plantar.

Casa Familiar Rural de Guaraciaba retoma as atividades. Conforme o diretor da instituição, ARTÊMIO BART, o retorno aconteceu nesta segunda-feira com a volta dos colaboradores que estavam no período de férias. Segundo ele, ainda não há apresentação de planejamento por parte do estado e o que está sendo realizado na entidade são reformas na estrutura. Acrescenta que a expectativa é de que o estado divulgue as atividades da Casa Familiar nos próximos dias. Comenta que está sendo encaminhados documentos para realização do convênio com as prefeituras da região. Salienta ainda que os serviços de atendimento ao público iniciaram nesta semana por procura de informações e esclarecimentos. O diretor destaca que estão abertas as inscrições para os jovens que queiram integrar na entidade.

Indefinição do estado atrapalha planejamento da entidade. Para o diretor, ARTÊMIO BART, até o momento há informações de que as aulas na rede estadual serão retomadas em fevereiro, porém não há confirmações sobre esse retorno por parte do governo. Comenta que esta indefinição atrapalha o desenvolvimento de ações na entidade. Ele acrescenta que é preciso ser definido sobre se haverá alojamento interno para os alunos ou de que forma isso deve ocorrer. Salienta que estamos em um momento difícil devido à pandemia, não sendo possível informar os pais e alunos com convicção sobre a volta dos trabalhos para este ano ou de que forma funcionará. Até as últimas informações, a data para o início das aulas na rede estadual de ensino está marcada para 18 de fevereiro.

Administração entrega matrículas de lotes que passaram por regularização em Guaraciaba. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira no Gabinete do prefeito VANDECIR DORIGON. A administração, em parceria com o Setor de Planejamento, realizou na manhã desta quarta-feira a entrega de novas matrículas de lotes que passaram por regularização. Conforme o prefeito são duas matrículas entregues aos moradores do Loteamento denominado REHURB Teixeira. DORIGON explica ainda que esse processo de regularização aconteceu de forma administrativa, e já haviam sido entregues anteriormente outras doze matrículas para os moradores deste loteamento, sendo que todos os lotes já possuem edificações. Com a regularização concluída, a administração já pode iniciar a infraestrutura do local com pedras irregulares.

Setor de imóveis tem expectativa de crescimento neste ano. Segundo o empresário do ramo imobiliário, JOSÉ SCHOLL, o ano iniciou com grande procura por imóveis e a expectativa do setor é que esse crescimento siga durante os próximos meses. O corretor de imóveis ressalta que os valores de lotes na cidade estão acessíveis com ofertas a partir de 65 mil reais. Salienta que os valores de terrenos não sofreram aumento nos últimos meses. SCHOLL comenta que os imóveis tiveram uma alteração devido ao preço dos materiais de construção, que no momento, ainda apresentam dificuldades de serem encontrados no mercado. Além disso, o corretor cita que está sendo avaliada a redução na dimensão de áreas para que seja possível a regularização de chácaras urbanas, como uma espécie de contrato para que sejam possíveis construções dentro da lei.

Taxistas registram aumento no transporte de passageiros neste início de ano. A informação é do taxista em SJCedro, JOVANI CARNIEL. Segundo ele a principal movimentação de passageiros neste mês está sendo por parte do moradores dos municípios da região. Lembra que nos outros anos eram registrados maiores movimentos por parte de passageiros que vinham visitar parentes no município. Para ele, esse crescimento de demanda na região se deve por não haver ônibus que faz diversos trajetos dentro do município. CARNIEL comenta ainda que houve uma crescente em transportes de longa distância. O taxista destaca que alguns transporte de passageiros não são realizados, principalmente na parte da noite, como uma medida de segurança para os motoristas. JOVANI salienta que, em alguns casos, o passageiro pede para que seja transportado apenas um cliente devido a pandemia.

]Setor epidemiológico instala novas armadilhas contra o mosquito da dengue. De acordo com o agente de endemias em SJCedro, VALMIR ZIGLIOLI, foram instalados mais nove armadilhas em pontos estratégicos como em borracharias e oficinas onde são encontrados com frequência água parada. Ele enfatiza que são 28 armadilhas instaladas nestas empresas. Comenta ainda que o município tem um total de 44 pontos de armadilhas instaladas. Segundo o agente de endemias a cada quatorze dias estes locais no município são vistoriados, além de uma vez por semana ser visitado os locais onde foram implantadas as armadilhas. Conforme ZIGLIOLI, estão sendo encontradas muitas larvas do mosquito ada dengue no município principalmente nas armadilhas que são vistoriados toda semana. Ele acrescenta que apenas nestes primeiros dias do ano foram confirmados nove focos para Aedes aegypti, além de outros três que foram encaminhados para análise, mas que acredita que deve se confirmar.

Agentes de endemias estão preocupados com a situação da dengue e instalam novas armadilhas no município. Conforme o agente de endemias em SJCedro, VALMIR ZIGLIOLI, o objetivo de instalar mais armadilhas em pontos estratégicos é para encontrar os principais locais com proliferação. Para ele, as visitações feitas pelos agentes são insuficientes devido a grande extensão que o município tem, salienta que os moradores devem tomar os cuidados com água parada em pneus, vasos de plantas em entre outros recipientes que possam acumular água. Comenta que os munícipes devem vistoriar no entorno de sua residência todos os dias. Seguindo ele, está sendo encontradas grandes quantidades de pneus jogados em terrenos baldios. Acrescenta que está havendo um grande descuido por parte da população principalmente neste mês. Para ele a situação no município é preocupante.

Definido os novos diretores regionais do CREA. Conforme o diretor regional da entidade, DOUGLAS PATEL, que foi reconduzido ao cargo pelo presidente, serão mais três anos a frente da entidade na região Extremo Oeste. Segundo ele, é uma honra continuar a frente dos trabalhos e representando a região até dezembro de 2023. Comenta que foram mais de quinze novos diretores de 23 inspetorias escolhidas para estarem assumindo a gestão das entidades no estado. O diretor enfatiza que estará nos próximos dias nomeando novos inspetores nas diretorias da região. Acrescenta que a entidade de SMOeste possui mais de 37 escritórios com autonomia para nomear 25 inspetores que faz parte do colegiado. PATEL destaca que será realizada a busca por profissionais que tem representatividade na sociedade para estar fazendo a nomeação. DOUGLAS ressalta que o objetivo da nova presidência, é aproximar o Crea dos munícipes, além de buscar diálogo com prefeito de cada município.

Entidade deve intensificar fiscalização nas propriedades. De acordo com o diretor regional do CREA, DOUGLAS PATEL, a região do Extremo Oeste se destaca entre outras do estado devido ao desempenho da equipe. Destaca ainda que a região ocupa a quinta colocação, ficando atrás apenas de grandes centros como Florianópolis e Joinville. O diretor comenta ainda a entidade no estado conta com mais de mil e 500 profissionais. PATEL enfatiza que os trabalhos realizados seguem uma padronização pré-definida pela presidência. Ele acrescenta que após o quadro de colaboradores estiver definido, será realizada uma inspeção de impacto na região. Acrescenta que a regional em SMOeste conta apenas com um fiscal que trabalha na inspeção de construção civil. O diretor salienta que a regional não possuí um profissional para desempenhar fiscalização na agronomia. Ele salienta que a diretoria da entidade deverá fiscalizar as ações desempenhadas por profissionais nas propriedades, pela qual os responsáveis técnicos realizam atividades de projetos e assistências.

Matrículas para a rede estadual de ensino serão abertas em fevereiro. Segundo a integradora de ensino de educação em Dionísio Cerqueira, SILVANA PRESTES, a reunião aconteceu na segunda-feira com todos os gestores das equipes pedagógica e administrativa do estado para planejamento do retorno escolar na rede estadual. Ela comenta que acontece nesta quinta-feira mais uma reunião para que sejam sanadas dúvidas dos gestores regionais. Conforme a integradora foi apresentada as ações que serão adotadas para retorno seguro dos alunos e professores, além de garantir segurança para as famílias. PRESTES ressalta que as matrículas são realizadas de forma online e serão abertas nos dias três e quatro de fevereiro. Acrescenta que as famílias que não possui acesso à internet ou apresentam dificuldades para realizar a matrícula, pode se estar buscando por atendimento nas secretarias estaduais de educação para ser realizado o registro dos alunos nos devidos institutos de ensino. Salienta que as rematrículas são realizadas automaticamente

A rede estadual disponibilizará três formas para o retorno escolar. De acordo com a integradora de ensino de educação em Dionísio Cerqueira, SILVANE PRESTES, serão disponibilizadas três modelos para que seja possível o retorno na rede estadual. A integradora informa que o primeiro modelo é de aulas cem por cento presenciais em instituições do interior que apresentam um número menor de alunos por turma com limite de dezoito estudantes. Mas acrescenta que os municípios deverão disponibilizar transporte escolar para todos os alunos e seguir os protocolos da saúde. Já o segundo modelo de retorno é em alternância, ou seja, os alunos serão divididos em dois grupos. Cita ainda que as aulas acontecerão em uma semana com o grupo “A”, enquanto o grupo “B” realiza aulas complementares em casa. Na semana seguinte acontece à alternância, o grupo “B” desenvolverá aulas presenciais, enquanto o grupo “A” com as atividades complementares em casa. Já no terceiro modelo de estudo, as aulas serão disponibilizadas de forma totalmente remota.

Hospital e prefeitura não chegam a um acordo sobre renovação de convênio e as negociações são encerras. A administração de Palma Sola esteve reunida na manhã desta terça-feira, com o Ministério Público e a direção do hospital para uma audiência. Objetivo foi de tratar assuntos relacionados à renovação do convênio com o hospital No início deste ano a prefeitura fez uma proposta sem reajuste. Devido à crise gerada pela pandemia, a administração não concedeu nenhum reajuste aos contratos em vigência. Diante das propostas de ambas as partes, a direção do hospital não aceitou novamente a proposta da prefeitura. O prefeito CLEOMAR MATELLI, em mais uma tentativa, propôs o valor de 110 mil reais de plantão hospitalar e mais pagamento de serviços prestados. Em contrapartida, a direção do hospital ofertou o valor de 140 mil reais, mais o pagamento de serviços prestados. Sem chegar a um acordo, as negociações foram encerradas. O município já está em tratativa com hospitais da região, para que os serviços sejam prestados aos munícipes.

Bombeiros são acionados para controlar princípio de incêndio. A Guarnição do Corpo de Bombeiros de SMOeste, se deslocou para atendimento de princípio de incêndio em pilha de madeira. O local era um depósito de lenha usado por uma padaria, anexo a uma edificação na parte externa. Chegando ao local a guarnição encontrou uma pilha de lenha praticamente toda queimada. A padeira relatou que quando chegou para trabalhar, encontrou o fogo e acionou os bombeiros. O fogo não apresentava chamas, apenas brasas, então durante o combate foi realizado também o rescaldo e revirado o material. Após extinção do incêndio foi verificado que a tubulação de água embutida na parede onde a lenha ficou "escorada" queimando. Na mesma parede havia a tubulação de gás, então foi realizado o fecho da central e orientado a não abrir antes de inspecionar.

Polícia apreende vinho importado ilegalmente da Argentina. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária, equipe Tático Ostensivo Rodoviário, durante a Operação Hórus, fez uma abordagem na rodovia SC 161, em Campo Erê, por volta das 11 horas 45 desta terça-feira. Em uma caminhonete Strada, placas de Descanso, dirigida por um homem de 51 anos, foram encontradas pelos policiais 24 garrafas de vinho importado ilegalmente da Argentina. A bebida seria enviada via correio para o litoral de Santa Catarina. As mercadorias foram apreendidas e encaminhadas para a Receita Federal.

Polícia instaura inquérito para investigar acidente com morte na BR163. O acidente que vitimou ANDRÉIA GOZZI ORTOLAN, de 27 anos, na noite do último sábado, 23, em SMOeste está sendo investigado pela Polícia Civil. No outro veículo estava um homem de 27 anos e uma mulher de 41 que foram encaminhados ao Hospital Regional. De acordo com a PRF, o motorista do Ônix Hatch recusou o teste do bafômetro, mas teria confessado a ingestão de bebida alcoólica. Além disso, ele teria informado aos policiais que não recordava quem dirigia o veículo no momento do acidente, mas depois teria recuperado a consciência e revelou estar no volante quando ocorreu a colisão. A suspeita é de que Andréia também estivesse conduzindo sob efeito de bebida alcoólica, porém, a tese deve ser confirmada ou descartada por meio de laudo cadavérico. O resultado pode demorar até 120 dias para ser emitido. De acordo com o delegado de Polícia Civil mediante inquérito deve ser apurado se o motorista realmente ingeriu bebida alcoólica e se a versão de que ele não era condutor é verídica. Também será apurado se foi ele quem acionou o socorro.

Homem é encontrado caído sobre via a via no centro. No início desta manhã de quarta-feira, por volta das 5 horas e 20 minutos, na Rua Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Campo Erê, foi encontrado um homem de caído sobre a via e inconsciente. Segundo os socorristas, ao chegar ao local à guarnição encontrou, JAIRO BARBOZA, de 62 anos que estava caído em via pública com ferimento na região da boca. Foram realizados procedimentos no local e em seguida ele foi conduzido ao hospital Santo Antônio. De acordo com os Bombeiros, no hospital foram efetuados procedimentos para a reanimação do homem, mas não obtiveram sucesso, sendo que o médico constatou o óbito. A Polícia Militar, também esteve no local para os procedimentos. As causas da morte serão apuradas pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.