-ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERDE E CONTA DE LUZ NÃO TERÁ TAXA EXTRA
-MOISÉS ENVIA OFÍCIO A JORGINHO PARA PROPOR EMENDAS AO ORÇAMENTO DE SC
-DEBATE NA PEPERI DISCUTE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL
-DEMUTRAN FINALIZA INSTALAÇÃO DE SEMÁFORO NA RUA SANTOS DUMONT
-200 PRODUTORES TÊM ATÉ QUARTA PARA RETIRAR O CARTAO DO BONUS AGRICOLA
-COLISÃO EM CARRO DEIXA CICLISTA FERIDO NO CENTRO DA CIDADE
-MULHER SOFRE FERIMENTOS LEVES EM ACIDENTE NA SC 305
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo cinco reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Os bombardeios da Rússia mataram, nesta sexta-feira, pelo menos 15 pessoas e obrigaram a retirada dos pacientes dos hospitais da cidade ucraniana de Kherson. Segundo o presidente ucraniano, VOLODIMIR ZELENSKI, havia ainda nesta sexta-feira pela noite "mais de seis milhões" de lares sem eletricidade, apesar dos esforços de reconexão à rede no momento em que as temperaturas se aproximam de zero. Os bombardeios desta sexta continuaram atingindo Kherson, no sul, a primeira grande cidade a cair em mãos russas após a invasão em 24 de fevereiro, mas recuperada pelos ucranianos em 11 de novembro, no último grande revés da ofensiva do presidente russo, VLADIMIR PUTIN.
Uma delegação representando o governo do presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, chegou à Cidade do México na sexta-feira para assinar um “acordo social” com seus oponentes políticos, depois que as negociações entre os dois lados estão paralisadas há mais de um ano. Mediadas pela Noruega, as negociações serão retomadas após meses de reuniões informais e podem aliviar as tensões das sanções petrolíferas dos Estados Unidos à Venezuela. A oposição vê as negociações como uma saída para uma crise política prolongada com um eventual acordo sobre eleições presidenciais “livres e justas” em 2024.
O presidente do Peru, PEDRO CASTILLO, aceitou a renúncia de seu primeiro-ministro e anunciou que vai reorganizar seu gabinete mais uma vez, em meio a uma longa batalha entre os poderes Executivo e Legislativo do país. O ex-primeiro-ministro ANIBAL TORRES, um fiel aliado de CASTILLO, desafiou o Congresso controlado pela oposição a um voto de confiança na semana passada. Mas o Congresso se recusou a realizar tal votação nesta quinta-feira, dizendo que as condições para isso não foram atendidas. Se o Congresso tivesse rejeitado o voto de confiança, TORRES e todo o gabinete de ministros teriam sido forçados a renunciar.
A emissão de passaportes pela Polícia Federal será retomada após crédito suplementar de 37 milhões 365 mil reais para a continuidade da impressão. O serviço está suspenso desde o último sábado por falta de recursos. A volta do serviço foi garantida por uma portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira. O texto é da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento, vinculada ao Ministério da Economia, e abre crédito suplementar de 58 milhões de reais para os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Desenvolvimento Regional. A parte destinada à pasta da Justiça mira a Polícia Federal, mais especificamente o programa de segurança pública, combate à corrupção, ao crime organizado e ao crime violento. A atividade descrita é a manutenção do sistema de emissão de passaporte, controle do tráfego internacional e de registros de estrangeiros.
O presidente do TSE, ALEXANDRE DE MORAES, excluiu nesta sexta-feira os partidos Republicanos e Progressistas da ação sobre os questionamentos ao resultado do segundo turno das eleições presidenciais. Na decisão, o ministro atendeu a um pedido das legendas e limitou o processo ao PL. As legendas, que compõem a coligação de JAIR BOLSONARO, tinham sido condenadas por litigância de má-fé a pagar uma multa de 22 milhões e 900 mil reais submetidas a um bloqueio do fundo partidário até que efetuassem o pagamento. Na terça-feira, o PL protocolou um pedido, em nome da coligação, para que votos do segundo turno fossem anulados com base em um relatório que apontou supostas irregularidades em seis modelos de urnas eletrônicas. O pedido foi indeferido pelo TSE.
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que manterá a bandeira verde acionada em dezembro para todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional. A bandeira verde está em vigor para todos os consumidores desde 16 de abril. De acordo com a agência, o patamar reflete o nível dos reservatórios das hidrelétricas, devido ao período de chuvas. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no país aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.
Em apenas uma semana, Santa Catarina teve um crescimento de 105 vírgula 94 por cento nos casos ativos de Covid-19. Segundo dados da secretaria de saúde, nesta semana, nove mil e 82 pessoas ainda estavam em tratamento para o vírus. Em 17 de novembro eram quatro mil 410 casos. O Estado não registrava esse acumulado de casos desde 30 de julho. Na época, eram nove mil 246 ativos. Depois disso, Santa Catarina viveu um período de desaceleração da curva nos meses seguintes. O atual crescimento de casos ocorre desde o início de novembro. Somente neste mês, houve um salto de 405 por cento na quantidade de casos ativos.
Santa Catarina chegou a marca de 50 feminicídios neste ano após o registro de dois crimes entre quarta e quinta-feira. Um deles foi o assassinato a tiros da professora ALESSANDRA ABDALA, de 45 anos, perto da escola em que lecionava em Florianópolis. Os números proporcionais do crime são maiores do que em 2021, quando o ano contabilizava 48 mulheres assassinadas até 23 de novembro e terminou com 55 mortes. Segundo a delegada PATRÍCIA ZIMMERMANN, coordenadora das Delegacias de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso do Estado, o combate à violência contra a mulher depende muito mais da denúncia nos primeiros atos de agressão física ou psicológica e ameaça.
O governador CARLOS MOISÉS encaminhou, nesta sexta-feira ofício ao governador eleito, JORGINHO MELLO, e ao grupo de transição, se colocando à disposição para propor emendas à Lei Orçamentária Anual, para readequar o orçamento. No texto do ofício, o governador diz que o objetivo é definir as fontes de recursos para possibilitar a execução das propostas apresentadas na campanha eleitoral, como, por exemplo do “Programa Faculdade Gratuita”, que prevê a concessão de bolsas gratuitas em vagas de universidades do Sistema ACAFE. Recentemente, a equipe de transição do governador eleito pediu a suspensão todas as licitações e ações financeiras, o que gerou um mal-estar com o atual governo.
A edição deste sábado do programa Conectando ao Agro falou sobre a Legislação dos Agrotóxicos em Santa Catarina. O Engenheiro Agrônomo, FABIO TREVISOL abordou os aspectos legais que envolvem a comercialização e a aplicação dos produtos nas lavouras. O programa é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Extremo Oeste de Santa Catarina, com apoio da Mutua. O Conectando ao Agro vai ao ar todos os sábados pela FM 99,9, a partir das nove e meia da manhã.
Na semana da Consciência Negra, o Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão a partir das seguintes perguntas: por que o preconceito e a discriminação ainda estão presentes? Como eles se formam e como eles podem ser superados? O debate de hoje analisou porque a democracia racial ainda é um mito e quais são os caminhos para mudar o rumo dessa história. O programa reuniu o professor de Sociologia do IFSC, ALESSANDRO OLIVEIRA, o apoiador do afrodesmo e coordenador Projeto Leituras Negras, professor da rede estadual, LUIS ALVES e a professora do Instituto Federal de Santa Catarina, JUCIANE FERIGOLO PARCIANELLO. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O Brasil tem uma sociedade multiétnica e multirracial, mas ainda é mal resolvido em relação ao passado. O comentário é do professor de Sociologia do IFSC, ALESSANDRO ALVES. Ele disse que existem avanços acontecendo em relação a superação do racismo, como dispositivos legais que buscam a democratização da cidadania para povos segregados, como a lei de cotas. No entanto, de acordo com ele, foram 400 anos de escravidão que ainda estão presentes em atos de preconceito e racismo. Para o professor, as escolas tem um papel decisivo no processo de mudança dessa realidade e na conscientização de que as diferenças não podem criar relações de superioridade ou inferioridade entre as pessoas.
O racismo, pós abolição, se adaptou, passou por uma metamorfose e vai persistindo na sociedade. A avaliação é do apoiador da Afrodesmo e coordenador Projeto Leituras Negras, LUIS ALVES. Ele disse que o racismo é diferente do passado, mas ainda existe como uma chaga na sociedade. Para o professor, leis como a que torna obrigatório o ensino da cultura afrodescente e indígena nas escolas são muito importantes, mas é preciso superar a discriminação que existe, ainda que de modo velado, nas sociedade. Ele também entende que a escola tem um papel central nesse tema, mas precisa decidir se vai reproduzir ou combater os preconceitos. ALVES ressaltou que o olhar de quem sofre é diferente daquele que discrimina e que a democracia racial ainda é um mito.
As pessoas tem obrigação, como seres humanos, de discutir e agir na prática para combater o racismo. A afirmação é da professora do Instituto Federal, JUCIANE FERIGOLO PARCIANELLO. Ela esteve no Peperi Debates de hoje e disse que o primeiro passo para superar o racismo é reconhecer que é racista. JUCIANE comentou que essa é uma grande dificuldade porque o racismo está impregnado no pensamento coletivo o que leva as pessoas a não reconhecerem algumas práticas ou comentário que tem esse caráter. Ela admitiu que nasceu em uma família racista e que é preciso falarmuito sobre o tema, provocar o debate e avançar no sentido de que essa é uma questão que precisa ser enfrentada pelas famílias, pela sociedade e pelas escolas.
A BR 163 será interditada na tarde de hoje para a execução das obras de revitalização da rodovia. A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. De acordo com o Dnit, a BR-163 terá interdição total do tráfego as três horas da tarde entre Guaraciaba e São José do Cedro. A ação é necessária para continuidade das obras de restauração e adequação de capacidade da rodovia. O transito deve ser liberado por volta das seis horas da tarde. O trecho estará devidamente sinalizado, garantindo a segurança dos trabalhadores e usuários da rodovia.
Na tarde desta sexta-feira, a nona região de Polícia Militar realizou uma solenidade alusiva ao Dia de Santa Catarina. O ato foi marcado pela promoção de Policiais Militares na sede do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira em São Miguel do Oeste. Ao todo, 114 PMs que integram o batalhão foram promovidos. 102 Soldados foram elevados a patente de Cabo e 12 sargentos também foram promovidos. A solenidade contou com a presença de autoridades regionais, locais além de familiares dos promovidos. As fotos da cerimônia estão no portal da Peperi na internet.
A decoração e iluminação de Natal de Descanso será inaugurada na sexta-feira da semana que vem. A informação é do secretário de Educação e Cultura, MAICON ROSIN. De acordo com ele, o setor é o responsável pelos eventos neste ano. O secretário explicou que decoração está sendo instalada em quatro pontos da cidade: na praça central, no trevo de acesso à cidade, no morro do Cristo e na praça do Distrito de Itajubá. MAICON ROSIN lembrou ainda que neste ano toda a decoração foi terceirizada através de um processo licitatório. Ele frisou que a abertura da programação natalina contará com apresentações culturais e talentos locais, brinquedos para as crianças, chegada do Papai Noel, feira do artesanato e da agricultura familiar. Na oportunidade haverá ainda show de fogos e show com a dupla IGOR e JÚNIOR.
O presidente da Câmara de vereadores assumiu o comando provisório da prefeitura de Paraíso nesta semana. LENOIR ALMEIDA está na condição de prefeito interino em razão das férias da prefeita MARLENE GIACOMINI e da vice-prefeita, SILENE LIBERO. Durante oito dias, o vereador vai responder pela prefeitura. Ele destacou que essa é a primeira vez, nos 40 anos do município, que um presidente do legislativo assume a cadeira de prefeito. ALMEIDA disse que o período é curto, mas ele pretende contribuir para o desenvolvimento do município de Paraíso.
Os vereadores de Barra Bonita participaram nesta semana de um evento na capital federal. A informação é do vereador do Partido dos Trabalhadores, IVO ARALDI. De acordo com ele, o grupo esteve participando do Congresso de Vereadores que ocorreu desde a última terça-feira e teve encerramento nesta sexta-feira. Segundo ele, o tema do seminário principal foi “Como será o Brasil após as eleições?”, além de outras programações importantes. Ele citou como exemplo as palestras sobre conhecimentos gerais sobre a gestão pública, sobre a saúde pública e também sobre a função do legislativo e os fundamentos no processo de atuação.
A Câmara de Vereadores de Barra Bonita não é associada a União dos Vereadores do Brasil e por isso a comitiva de Barra Bonita não pôde participar da assembleia geral da entidade. IVO ARALDI lamentou essa questão e disse que seria um momento importante para os vereadores do município. Na oportunidade, ele e os demais vereadores também visitaram gabinetes de deputados federais e senadores na busca de recursos diversos para serem aplicados em Barra Bonita. ARALDI comentou que essas viagens para Brasília são de extrema importância visto que os valores recebidos são fundamentais para a construção de obras, aquisição de veículos, máquinas e investimentos em setores específicos, como por exemplo, na Saúde de Barra Bonita.
Os vereadores de Barra Bonita visitaram vários gabinetes, entre eles, dos senadores, JORGINHO MELLO, IVETE SILVEIRA e ESPERIDIÃO AMIM. O gabinete do deputado federal PEDRO UCZAI também foi visitado pelo vereador IVO ARALDI e na oportunidade o parlamentar se comprometeu em destinar recursos para a Saúde de Barra Bonita. O prefeito AGNALDO DERESZ também esteve em visita na capital federal onde com os vereadores do MDB visitou o gabinete da senadora IVETE SILVEIRA na busca de recursos. Já com o deputado CELSO MALDANER o prefeito conseguiu o valor de 200 mil reais para investimento na Saúde de Barra Bonita, valor este que já está na conta do município.
Cerca de 200 agricultores ainda não retiraram o cartão do Bônus Agrícola na secretaria de Agricultura do município. Ele tem prazo até a próxima quarta-feira, dia 30, retirar o cartão e gastar o valor a que tem direito nas empresas cadastradas pela prefeitura. Os recursos que não forem utilizados voltarão para os cofres do município. De acordo com o Servidor da Secretaria de Agricultura e Assistente Técnico de Administração, PLAUDENIR MALMANN, a secretaria já começou uma busca ativa dos produtores que ainda não retiraram o cartão. Ele explicou que o Secretário de Agricultura, ANTÔNIO ORSO, está percorrendo o interior do município em busca desses agricultores.
Grande parte dos 200 trabalhadores rurais não possuem uma quantia alta a ser recebida no cartão, mas devem exercer seu direito da mesma forma. O comentário é do servidor da secretaria de Agricultura, PLAUDENIR MALMANN. Ele explicou que valor que cada agricultor tem carregado em seu cartão varia na proporção das notas emitidas no ano de 2020, com o mínimo de 50 e o máximo de dois mil e 500 reais. O recurso pode ser gasto nas cerca de 40 empresas credenciadas para compra de diesel, horasmáquina, defensivos agrícolas, ferramentas, fertilizantes, entre muitos outros utensílios. Ele ainda solicitou que os produtores apresentem as notas fiscais referentes ao ano de 2022 até março do ano que vem. Assim, será possível que a Secretaria adiante seu trabalho e entregue o bônus por volta de abril de 2023, dando mais tempo hábil para os beneficiários gastarem o dinheiro.
A Secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste finalizou a instalação dos semáforos na esquina da rua Waldemar Ramgrab com a Itaberaba, nas proximidades do Terminal Rodoviário. O trabalho foi concluído nesta sexta-feira. De acordo com o secretário JEFERSON DIAS, os semáforos foram submetidos aos primeiros testes na tarde de ontem. Na próxima semana, eles serão energizados e entrarão em operação de forma educativa por um determinado período. Posteriormente, o equipamento passará a fazer o monitoramento e efetiva fiscalização. DIAS não confirmou quantos dias o aparelho ficará em teste e nem quando entrará em operação efetiva.
O planejamento da nova diretoria da CDL para os próximos dois anos será definido em um encontro no começo do mês de dezembro. A informação é do presidente eleito da entidade, JUAREZ DOS SANTOS JUNIOR. Ele explicou que os membros da nova diretoria vão se reunir nos dias seis, sete e 13 de dezembro em um encontro de preparação e definição das prioridades da CDL. No Peperi Entrevista de quinta, ele antecipou que pretende, entre outras metas, aumentar a proximidade com as empresas associadas, regionalizar ainda mais o Natal de São Miguel do Oeste e aprimorar os cursos de qualificação e capacitação dos comerciantes e colaboradores das empresas.
Outra meta da nova diretoria da CDL é chegar ao número de mil empresas associadas. A informação é do presidente eleito, JUAREZ DOS SANTOS. Ele disse que a entidade tem 708 associados, mas é possível aumentar ainda mais o quadro e atender mais empresas. JUAREZ destacou ainda que a CDL vai completar 50 anos em 2023 e que outro objetivo da nova diretoria é fazer um grande evento para marcar essa data.
Um acidente deixou uma pessoa ferida nesta sexta-feira na SC 305. A colisão aconteceu por volta das três horas da madrugada de ontem nas proximidades do trevo de acesso a Palma sola envolvendo um veículo Celta, placas de Palma Sola. O Corpo de Bombeiros foi chamado e encontrou uma mulher de 29 anos à cerca de um quilômetro do local do acidente. Ela relatou que outro veículo bateu no carro dela e se evadido do local. A mulher não tinha ferimentos aparentes, apenas queixava-se de dor no tórax. Mesmo assim, ela foi conduzida ao Hospital Santo Antônio de Campo Ere.
Um ciclista sofreu ferimentos leves em um acidente no começo da noite de ontem no cruzamento da rua Marcilio Dias com a Avenida Getúlio Vargas. A colisão aconteceu por volta das sete horas da noite e envolveu um carro e uma bicicleta. O ciclista relatou apenas dores nas pernas e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Ele não precisou ser levado ao hospital e foi liberado logo depois de receber os primeiros socorros.