-PROJETO ALTERA GARANTIA IMOBILIÁRIA PARA EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS
-PROPOSTA QUE REAJUSTA SALÁRIOS PARA PROFESSORES TERÁ NOVOS VALORES
-SÃO JOÃO DO OESTE INICIA ROTEIRO DE REUNIÕES ADMINISTRATIVAS
-DESCANSO FARÁ TESTES RÁPIDOS DE HIV E SÍFILIS NESTE SÁBADO
-MUNICÍPIOS DESENVOLVEM PROJETO ACADEMIA DA SAÚDE
-SECRETÁRIO EXPLICA SOBRE DEMANDA DE EXAMES NA SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE
-TEMPORAL CAUSA APAGÃO EM PELO MENOS 34 CIDADES NO OESTE; TRABALHOS PARA RESTABELECER ENERGIA ELÉTRICA PROSSEGUEM HOJE
-HOMEM É PRESO DEVENDO MAIS DE 22 MIL EM PENSÃO ALIMENTÍCIA E MULHER É DETIDA AO AGREDIR VÍTIMA COM CRIANÇA NO COLO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu nublado, melhorando a partir da tarde. A temperatura pode chegar a26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Após sua caótica renúncia na quarta-feira, a líder social-democrata sueca MAGDALENA ANDERSSON passará por uma nova votação no Parlamento na segunda-feira para se tornar primeira-ministra. Ela foi eleita na manhã de quarta-feira, mas teve que renunciar mais tarde, depois que seu projeto de orçamento foi derrubado e ambientalistas decidiram deixar o governo, tudo no mesmo dia. O futuro governo, a princípio, só será formado por social-democratas, sem ambientalistas. Embora tenha sido eleita horas antes, a economista de 54 anos não havia assumido oficialmente suas funções antes de renunciar.
Portugal anunciou na quinta-feira que vai voltar a impor algumas medidas para conter o aumento dos contágios pela doença, mesmo com 87 por cento de sua população vacinada, um dos índices mais altos do mundo. A partir de 1º de dezembro, as máscaras voltarão a ser obrigatórias em ambientes fechados, o passaporte sanitário será exigido em restaurantes e hotéis e o governo recomenda o trabalho remoto. Será obrigatório um exame negativo de Covid para ir a eventos culturais ou esportivos, visitar residências de idosos ou entrar em bares e boates. A partir de janeiro, o trabalho remoto voltará a ser obrigatório e as férias escolares serão prorrogadas.
A Organização Mundial de Saúde convocou uma reunião de especialistas para esta sexta-feira a fim de discutir se declara a nova cepa da covid-19 localizada na África do Sul como uma "variante de preocupação". Cientistas têm afirmado que a nova variante possui um alto número de mutações, que podem torná-la mais transmissível e permitir que ela contorne algumas das respostas imunes geradas por infecção anterior ou pela vacinação. A Comissão Europeia propôs aos 27 países membros da União Europeia a suspensão dos voos do sul da África em razão dessa variante do coronavírus.
A Polícia Federal reabriu a investigação sobre o atentado a faca contra o presidente JAIR BOLSONARO na campanha eleitoral de 2018. O inquérito foi retomado após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região derrubar as restrições que vinham travando as apurações. A PF poderá agora analisar o material obtido a partir da quebra de sigilo bancário do advogado ZANONE MANUEL DE OLIVEIRA JÚNIOR, que na época do crime defendeu ADÉLIO BISPO DE OLIVEIRA, autor da facada.A linha de investigação retomada pela PF busca verificar se alguém pagou pelo trabalho de ZANONE no caso ou se o advogado assumiu a defesa de ADÉLIO para ganhar visibilidade. Em etapas anteriores, a Polícia Federal concluiu que ADÉLIO agiu sozinho, sem cúmplices ou mandantes.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta quinta-feira um projeto de lei, que será enviado para análise do Congresso Nacional, com mudanças nas regras de garantia para financiamentos. De acordo com o Ministério da Economia, a proposta, entre outros pontos, prevê que o mesmo bem imóvel possa ser usado como garantia em mais de uma operação de empréstimo. O presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO, afirmou que o mercado ainda não dispõe de uma modalidade flexível de garantia imobiliária. O governo informou que pedirá urgência para votação da proposta e que espera aprovar o projeto na Câmara e no Senado no próximo ano.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a medida provisória que cria o Auxílio Brasil, programa social do governo federal que substitui o Bolsa Família. A MP foi editada pelo governo em agosto, mas tem que ser aprovada pelo Congresso até 7 de dezembro para virar lei em definitivo. O texto será enviado para análise do Senado. Os pagamentos do Auxílio Brasil começaram em 17 de novembro, mesmo dia em que o governo liberou a última parcela do auxílio emergencial, pago em razão da pandemia do novo coronavírus. Segundo o governo, neste primeiro mês serão contempladas mais de 14 milhões e 500 mil famílias, que receberão um total de mais de três bilhões 250 milhões de reais em auxilio.
A Campanha de Multivacinação para atualização da cobertura vacinal de crianças e adolescentes de zero a 14 anos chegou à reta final. A ação termina dia 30 de novembro em todo o estado. Até o momento, segundo levantamento realizado pela Divecom os 295 municípios catarinenses já foram atualizadas 217 mil 460 cadernetas de vacina desde o início da Campanha, no dia primeiro de outubro. Na Campanha são oferecidas 16 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. Entre as doses aplicadas estão todas aquelas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente como a vacina Tríplice Viral, que previne a caxumba, o sarampo e a rubéola; a febre amarela e a Meningo C.
A advogada CLAUDIA PRUDÊNCIO é a primeira mulher eleita presidente da OAB em Santa Catarina. A eleição durou nove horas, e pela primeira vez, foi feita de forma online. CLAUDIA, da chapa 4, recebeu 12 mil 797 votos, 47 por cento do total. Em segundo lugar ficou advogado Hélio Brasil, da Chapa 1, com oito mil 320 votos, e em terceiro, a advogadaVÍVIAN DE GANN, da Chapa 2, com quatro mil 352 votos. GABRIEL KAZAPI recebeu com mil 466 votos. CLAUDIA, candidata da situação, vai presidir a OAB de Santa Catarina entre os anos de 2022 e 2024.
Após as críticas ao projeto original enviado pelo governo de Santa Catarina à Alesc para a descompactação do plano de carreira do magistério, um novo texto será enviado nos próximos dias. Ele vai trazer valores diferentes com reajuste além do que havia sido proposto inicialmente pelo Executivo. A confirmação ocorreu na quarta-feira, em reunião do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA com deputados estaduais. Pelo novo texto, todos os professores terão reajuste mínimo de 20 por cento, de acordo com os cálculos do governo. Os valores variam conforme o nível da carreira do professor. A base salarial da categoria será de cinco mil para os professores que tiverem ensino superior e fizeram 40 horas na rede pública do Estado.
-CIER DESENVOLVE PROJETO SOBRE RECICLAGEM E DESTINAÇÃO CORRETA DO LIXO
-SJO INICIA ROTEIRO DE REUNIÕES ADMINISTRATIVAS
-DESCANSO FARÁ TESTES RÁPIDOS DE HIV E SÍFILIS NESTE SÁBADO
-MUNICÍPIOS DESENVOLVEM PROJETO ACADEMIA DA SAÚDE
-SECRETÁRIO EXPLICA SOBRE DEMANDA DE EXAMES NA SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE
O Centro Integrado de Ensino Rural, CIER, da comunidade de Esperança, no interior de Iporã do Oeste, desenvolveu projeto sobre reciclagem e destinação correta do lixo. De acordo com a professora dos anos iniciais, DÉBORA ARCARI, a ideia de fazer a coleta de pilhas, baterias e materiais eletrônicos, surgiu dos alunos, após estudo feito em sala de aula sobre consumo responsável, reciclagem e tempo de decomposição dos materiais. A professora comenta que a escola fez a colocação de caixas para o depósito dos materiais, e os 12 estudantes do terceiro ano do ensino fundamental do turno matutino passaram nas salas de aula e fizeram a divulgação do projeto, que teve duração de 20 dias. DÉBORA frisa que os alunos fizeram a recolha de um número considerável de pilhas e materiais eletrônicos em suas residências. A professora do educandário lembra que o material foi levado até a prefeitura, que fará a destinação correta. DÉBORA ARCARI cita que o projeto será mantido na escola para os próximos anos, e que é muito gratificante ver a iniciativa dos alunos em desenvolver a atividade. Segundo ela, é muito importante o trabalho de conscientização dos alunos no cuidado com o meio ambiente.
Estudantes do quinto ano de Santa Helena participaram nessa semana de uma atividade alusiva ao Dia do Rio, que é comemorado em 24 de novembro, desde 2005. A data visa lembrar a importância dessas fontes primordiais de água doce e da necessidade de preservá-las, assim como de suas nascentes. Os rios são a principal fonte de água potável para a população humana, por isso devem ser mantidos limpos e protegidos contra a poluição. Para refletir sobre a importância da data e o que ela representa, os estudantes do quinto ano da Escola Municipal Cinderela de Santa Helena, junto com a professora ELIZETE FRANCISCON, participaram de atividade especial sobre o rio, mata ciliar e a importância da preservação. A atividade foi conduzida pela extensionista da Epagri, LUCIANA MEES, e o técnico em agropecuária, JOÃO LAUER.
Os estudantes conheceram o local da captação de água no Rio Macaco Branco, na comunidade de Linha Aparecida. Na ocasião puderam acompanhar como atualmente é retirada a água com o caminhão tanque. Na Estação de Tratamento (ETA), acompanharam o processo de como é feita a limpeza e o tratamento da água. O servidor MÁRIO OLIVEIRA explicou os detalhes de como é feito o trabalho diariamente para que as pessoas tenham água potável. A atividade de comemoração ao Dia do Rio encerrou com uma sensibilização feita pela extensionista da Epagri, sobre a preservação e importância da mata ciliar, e os cuidados com a água. LUCIANA MEES abordou ainda, de forma especial, o descarte correto dos lixos. Ela afirma que é necessário que cada vez mais a população esteja ciente de que é necessário reutilizar o que for possível e cooperar para evitar que a situação dos mananciais piore ainda mais.
SJO iniciou nessa semana o roteiro de reuniões administrativas nas comunidades. A primeira foi realizada em Itacuruçu, na quarta-feira. Já na noite de ontem, a comunidade atendida foi Cristo Rei e hoje será a vez de Beato Roque. Segundo o vice-prefeito RUDI RASCH, a participação foi significativa nas primeiras reuniões, que contam com a presença do prefeito, vice e secretários. Ele ressalta a importância da administração ir ao encontro dos munícipes, para tirar dúvidas, prestar contas, expor o trabalho da prefeitura e também captar os anseios e pedidos da comunidade. Lembra que muitas vezes as pessoas não têm tempo ou não querem ir à prefeitura para fazer as reivindicações, por isso o deslocamento dos gestores públicos às comunidades é uma ótima oportunidade para ouvir a população.
O vice-prefeito de SJO, RUDI RASCH, entende que o administrador público não deve ter nada a esconder, e lembra que essas reuniões administrativas já eram realizadas no período que foi prefeito de SJO, por dois mandatos, de 1997 a 2004. Reitera que naquela época eram realizadas reuniões a cada ano, sempre prestando contas e mantendo contato com o munícipe. RASCH salienta que as reuniões administrativas estão sendo realizadas a cada noite, com exceção dos sábados e domingos. Após a reunião de hoje, em Beato Roque, elas prosseguem na segunda-feira, até serem contempladas todas as comunidades.
Descanso fará testes rápidos de HIV e sífilis neste sábado. A informação é da coordenadora da vigilância epidemiológica, CARLISE WAGNER. Segundo ela, os testes serão realizados em todas as unidades de saúde do município, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h deste sábado. A campanha é alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de luta contra a AIDS, uma vez que primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra essa doença sexualmente transmissível. CARLISE explica que os testes rápidos de HIV e sífilis são feitos por meio de picada no dedo, do qual é extraído sangue. O resultado demora entre dez a 15 minutos, portanto a pessoa pode aguardar no local. De acordo com a coordenadora, existe certa resistência da população para realizar esses testes, por sentir vergonha ou por medo do preconceito que positivados para HIV sofrem. CARLISE WAGNER ressalta, por outro lado, que a testagem é muito importante, pois identificar uma doença com antecedência permite qualidade de vida maior ao paciente. Os munícipes deverão levar cartão SUS e documento com foto para fazer os testes, que serão realizados no maior sigilo possível.
Projeto Academia da Saúde inicia na próxima semana em Mondaí. A informação é da nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Mondaí, DAINÁ MELZ. Ela salienta que as inscrições estão disponíveis para os munícipes. Segundo a nutricionista, o projeto é pensado há mais tempo e já havia estrutura pronta para a execução, mas devido à pandemia houve atraso, pois atividades em grupo estavam proibidas. A relevância do Academia da Saúde, conforme DAINÁ MELZ, está no potencial da atividade física tanto para os pacientes do NASF como também para o público em geral. Trata-se de um trabalho de prevenção que começa a ser realizado na saúde pública. A nutricionista detalha que em primeiro momento o educador físico, MAICON, vai conduzir atividades no período matutino. Será dividido em grupos, com atendimento de públicos específicos e posteriormente a ideia é ampliar para outros públicos. Inicialmente serão atendidos pacientes hipertensos, diabéticos, obesos, tanto adultos quanto adolescentes, crianças e gestantes.
O munícipe que se enquadrar nas patologias citadas pela nutricionista poderá se dirigir ao NASF de Mondaí no período da manhã, onde o profissional de Educação Física vai fazer a pré-inscrição. Para ser considerado obeso, será realizado o cálculo do índice de massa corporal do paciente. A base para classificação é da Organização Mundial da Saúde. Uma vez que o paciente estiver dentro dos requisitos, será feita a inscrição e repassada prescrição para consulta com médico da sua área, que então vai liberar para prática de atividade física. Na sequência, os participantes do projeto deverão retornar ao NASF para fazer avaliação física, nutricional, e por fim iniciar as atividades. A nutricionista DAINÁ MELZ enfatiza que o professor vai começar as atividades no momento que formarem as primeiras turmas, na sala próxima ao Corpo de Bombeiros de Mondaí. O NASF dispõe de sala próxima, na qual serão realizadas atividades relacionadas a treinamentos funcionais, com o peso do corpo ou alguns equipamentos. DAINÁ reitera que não serão exercícios focados em musculação, pois o local não está sendo equipado para isso. Ela salienta a importância do projeto, pois vai atender públicos especiais.
Iporã do Oeste também desenvolve o Projeto Academia da Saúde. De acordo com o secretário de Saúde do município, VALTUIR DAL BOSCO, o projeto compreende instalação de uma pista de caminhada, com cobertura para aparelhos de ginástica. A obra, para a qual serão investidos em torno de 400 mil reais, vai ficar entre o cemitério católico e o CRAS, com amplo estacionamento. Ainda será edificada uma academia em espaço interno, com esteira e bicicleta, para atender demandas da Secretaria e também da população em geral. O local ficará disponível para educador físico, psicólogo, enfermeiro e a Saúde de Iporã do Oeste também contratou o quinto médico, que também poderá acompanhar as atividades na academia. A previsão, conforme o secretário de Saúde, é que na próxima semana será lançada licitação dessa obra, para no início do ano que vem ser utilizada para atividades físicas e mentais com a equipe multidisciplinar. DAL BOSCO cita como exemplo de projeto semelhante ao Academia da Saúde, já realizado por Iporã do Oeste, o Vida Ativa. Este já é desenvolvido há vários anos e envolve atividades como caminhada e acompanhamento por equipe multidisciplinar.
Com os casos zerados e 99 por cento da população vacinada contra a Covid-19, o município de Iporã do Oeste foca as atenções para outros atendimentos, como os mutirões de oftalmologia, ortopedia e exames laboratoriais. O secretário de Saúde, VALTUIR DAL BOSCO, destaca que nessa semana acontece o quarto mutirão de oftalmologia do ano. Até o momento já houve mais de duas mil consultas de pacientes, de mais de 15 municípios que são atendidos pelo Hospital Nossa Senhora das Mercês, e também mais de mil e 500 cirurgias feitas para esses municípios. Segundo DAL BOSCO, no momento estão na fila de oftalmologia apenas os que se inscreveram na última semana. Já no caso da ortopedia, na próxima semana também acontece o quarto mutirão do ano, com mais de 500 consultas e mais de 450 cirurgias para diversos municípios que são atendidos.
O secretário de Saúde de Iporã do Oeste, VALTUIR DAL BOSCO, compara que antes da pandemia eram atendidos em torno de 15 a 20 pessoas por dia no hospital e hoje supera 60 diárias. Até o final de outubro, já haviam sido realizados mais de 45 mil exames no hospital de Iporã do Oeste. No caso das sessões de fisioterapia, já foram efetuadas mais de três mil e 200, e também mais de duas mil consultas com psicólogo. Já as consultas especializadas, que são encaminhadas para fora do município, foram mais de mil e 800, para mais de cinco mil pacientes atendidos. DAL BOSCO salienta que no caso de exames como ressonância, endoscopia, colonoscopia e ultrassom, já foram realizados mais de quatro mil. Só em ultrassom, foram mais de 900 exames nesse ano. O secretário pede para a população aguardar um pouco no caso de novos exames, pois eles são comunicados apenas alguns dias antes para as pessoas não esquecerem e irem nesses agendamentos feitos junto a clínicas e hospitais da região.
VALTUIR DAL BOSCO, secretário de Saúde de Iporã do Oeste, comenta que tudo está agendado para dentro de 10 a 20 dias o paciente receber atendimento. Ele reitera que os exames que dependem do município logo são encaminhados, enquanto aqueles que são de atribuição do estado estão com demandas reprimidas. O secretário frisa que o município está cobrando o estado para que ele também faça sua parte e atenda as pessoas com necessidade. Algumas das especialidades que o município espera que o estado atenda com mais urgência, segundo DAL BOSCO, são as vasculares e otorino. O responsável da pasta da Saúde de Iporã do Oeste recebeu como resposta que o Hospital Regional teria alguns atendimentos básicos para fazer, e que por isso as filas não avançam.
-TEMPORAL CAUSA APAGÃO EM PELO MENOS 34 CIDADES NO OESTE; TRABALHOS PARA RESTABELECER ENERGIA ELÉTRICA PROSSEGUEM HOJE
-HOMEM É PRESO DEVENDO MAIS DE 22 MIL E 500 REAIS EM PENSÃO ALIMENTÍCIA
-MULHER É DETIDA AO AGREDIR VÍTIMA COM CRIANÇA NO COLO
Temporal deixou pelo menos 40 mil unidades consumidoras sem luz no Oeste de SC. A Defesa Civil já havia emitido alerta ontem sobre a possibilidade de temporais previstos em toda a região. Conforme o gerente regional da Celesc de São Miguel do Oeste, SANDRO VALMORBIDA, a previsão se concretizou e o temporal atingiu pelo menos 34 cidades da unidade distribuidora. Em Iporã do Oeste, por exemplo, a energia elétrica faltou durante aproximadamente três horas, das 18 até por volta das 21h. VALMORBIDA observa que o temporal registrado no final da tarde desta quinta-feira veio acompanhado de fortes rajadas de vento e tempestade, deixando mais de 40 mil unidades consumidores sem luz. O gerente da Celesc citou que um grande número de consumidores foi prejudicado devido à situação climática atípica. As altas temperaturas e o tempo abafado contribuíram para a formação da tempestade. SANDRO VALMORBIDA informou que as equipes da Celesc se empenharam durante toda noite para restabelecer o serviço.
Após temporal, região segue com quase quatro mil unidades consumidoras sem energia. Os técnicos da Central Elétrica de SC (CELESC) seguem nesta sexta-feira os trabalhos para restabelecer o fornecimento de energia na região Extremo-Oeste. A tempestade com ventos e raios deixou mais de 120 mil imóveis sem eletricidade nesta quinta, em toda região. De acordo com o gerente regional da CELESC de São Miguel do Oeste, SANDRO VALMORBIDA, o temporal derrubou árvores sobre as redes, ocasionando quebra de postes, isoladores, rompimento de cabos e queima de transformadores. Ele destaca que no auge do temporal a regional registrou 43 mil unidades consumidoras sem energia. Segundo o gerente regional, as equipes começaram restabelecer o sistema para energizar o maior número possível de consumidores, ou seja, atenção para subestações, alimentadores e ramais. Por isso o restabelecimento de energia para alguns consumidores pode demorar um pouco mais. VALMORBIDA enfatiza que estatal estima que durante o dia de hoje, o mais tardar até a manhã de sábado, todos os 122 mil 717 consumidores da nossa regional estejam com energia restabelecida.
Em Iporã do Oeste, moradores de algumas comunidades relataram à produção de jornalismo da Rádio Oeste na manhã de hoje, que no começo desta sexta-feira ainda não contavam com o retorno da energia elétrica. Em contato com responsáveis pelo escritório da CELESC no município, esses relataram que logo no início da noite de ontem, uma operação em conjunto com colegas de toda a região se iniciou, encerrando os trabalhos próximo à meia noite. A retomada das atividades foi dada logo cedo, por volta das seis horas desta sexta-feira, com o objetivo de restabelecer a energia elétrica nas comunidades que ainda não contavam com o serviço. PAULO MARX, um dos responsáveis do escritório da CELESC, disse à reportagem da Rádio Oeste que inicialmente foram acionadas todas as centrais chamadas de alimentadores, e depois foi percorrido o interior do município para solucionar os pontos com problemas.
Localidades como Jaboticaba, Linha Wicker, Pirapó e Entre Rios tiveram os serviços restabelecidos até o início da manhã. Os trabalhos continuaram por Alto Piraju, Linha Taipa, parte de Monte Maria e Macucozinho, que ainda não contavam com o retorno da energia elétrica. Os profissionais da CELESC afirmaram que a maior dificuldade é quando uma mesma rede tem mais que um ponto de rompimento, o que exige percorrer longos trechos até encontrar o defeito e fazer o concerto. Isso explica porque às vezes em uma localidade demore um pouco mais que outra para ter a energia elétrica restabelecida.
Um trabalhador ficou ferido após um galpão desabar durante o temporal que atingiu a região no final da tarde desta quinta-feira. O fato foi registrado na comunidade de Linha Maria Goretti, interior de Itapiranga, por volta das 18 horas, onde a construção atingiu um trabalhador de 47 anos. Conforme familiares, o homem estava trabalhando no local e não conseguiu sair a tempo quando ocorreu o desabamento. O galpão, que possuía três andares, servia para estocar madeira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e removeu o homem dos destroços. Ele estava consciente e relatava dores pelo corpo. Após o primeiro atendimento, ele foi encaminhado ao Hospital de Itapiranga. Vizinhos e conhecidos que passavam pelo local auxiliaram nos trabalhos, retirando parte da estrutura que estava sobre o corpo da vítima.
A guarnição trabalhou por quase uma hora até a retirada da vítima. A família informou que ele segue internado no Hospital de Itapiranga, onde deve ficar em observação e realizar novos exames. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga recebeu vários chamados devido ao temporal no final da tarde desta quinta-feira. Em algumas localidades, a guarnição foi acionada para o corte de árvores. Em Linha Santo Antônio, uma árvore caiu sobre uma residência. Nesta ocorrência, a guarnição cedeu cerca de 24 metros quadrados de lona para cobertura da mobília que ficou exposta à chuva devido aos danos no telhado. Além disso, em algumas localidades como Linha Laranjeira e Bairro das Flores, também foram entregues lonas devido aos danos causados pelo temporal.
Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira, por volta das 11 horas, em Descanso. Um homem de 40 anos foi abordado e durante consulta foi constatado que possuía mandado de prisão por inadimplência de prestação alimentícia no valor de 22 mil 566 reais. Foi dada voz de prisão ao homem que foi conduzido e entregue na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar atendeu ocorrência de lesão corporal leve-dolosa no Bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste. Quando a PM chegou ao local, ao meio dia de ontem, uma mulher estava agredindo outra mulher e a vítima da agressão estava com uma criança no colo. Por haver criança no local, o Conselho Tutelar foi acionado e as mulheres relataram que tiveram um desentendimento. A autora foi contida e algemada. As duas mulheres envolvidas estavam com lesões e foram conduzidas até a Delegacia de Polícia.