-BOLSONARO AFIRMA QUE VAI DISTRIBUIR VACINA PARA COVID APÓS APROVAÇÃO DA ANVISA
-JUSTIÇA DECIDE QUE REAJUSTE DO PROCURADORES DO ESTADO É LEGAL
-ACISMO PROMOVE REUNIÃO DE NEGÓCIOS COM EMPRESÁRIOS ASSOCIADOS A ENTIDADE
-PROMOTORIA PODE AJUIZAR NOVA AÇÃO CONTRA A CASAN POR FALTA DE ÁGUA NA CIDADE
-POLÍCIA AMBIENTAL EMITE ALERTA SOBRE AUMENTO DOS RISCOS DE INCENDIOS
-CAMINHÃO TOMBA EM ESTRADA DO INTERIOR E DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS
-HOMEM ACUSADO DE MATAR EX-NAMORADA É CONDENADO A 29 ANOS DE PRISÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O número de casos confirmados do novo coronavírus no mundo passou de 60 milhões, mostra levantamento da Universidade Johns Hopkins nesta quarta-feira. O total de vítimas da Covid-19 chega a um milhão e 400 mil. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, que tem um painel em tempo real que monitora o avanço da pandemia em todo o mundo. Nos últimos 16 dias, o planeta registrou 10 milhões de novos diagnósticos do vírus causador da Covid-19. O Brasil é terceiro país com maior número de infectados.
O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse que seu governo não será um "terceiro mandato de BARACK OBAMA", de quem foi vice durante oito anos. A declaração foi dada nesta terça-feira em sua primeira entrevista exclusiva desde a eleição de 3 de novembro. BIDEN disse ainda que sua administração quer representar todo o "espectro do povo americano, assim como todo o espectro presente dentro do Partido Democrata". Ele disse que deverá enfrentar "desafios únicos", que não existiam quando foi vice-presidente dos Estados Unidos.
O corpo de DIEGO ARMANDO MARADONA começou a ser velado por volta das seis horas desta quinta-feira na Casa Rosada, a sede do governo da Argentina. O início teve um pequeno tumulto quando os portões foram abertos, mas a situação logo foi controlada. O governo do presidente ALBERTO FERNÁNDEZ declarou luto oficial de três dias, e estima-se que cerca de um milhão de pessoas participem do funeral. Maior jogador da história da Argentina e lenda do futebol mundial, MARADONA morreu aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa ontem à tarde.
O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que prevê pena maior em caso de crimes cometidos por preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou orientação sexual. Com a aprovação, a proposta segue para votação na Câmara dos Deputados. O texto não define, contudo, em quanto tempo a pena poderá ser aumentada nessas hipóteses. No Brasil, é crime a discriminação e o preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Além disso, o Supremo Tribunal Federal reconhece desde 2019 os crimes de homofobia e transfobia.
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que muda a Lei das Falências, de 2005, e cria novas regras de recuperação judicial de empresas. O texto vai à sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O projeto autoriza o devedor, desde que esteja em processo de recuperação judicial, a contratar um financiamento utilizando bens pessoais seus ou de outras pessoas como garantia. A permissão para o empréstimo precisará ser dada por um juiz. Os bancos deixam de emprestar dinheiro para empresas nessa situação devido ao alto risco de não receberem. Segundo o projeto, se a falência for decretada antes da liberação do valor total do financiamento, o contrato será automaticamente rescindido.
O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta quarta-feira que só espera a aprovação da Anvisa para comprar e distribuir gratuitamente as vacinas contra a Covid-19. A declaração foi feita durante um encontro com 150 empresário em um clube de São Paulo. BOLSONARO falou sobre a pandemia. Sem citar nenhum laboratório, o presidente afirmou que, uma vez certificada pela Anvisa, a vacina vai ser comprada e distribuída de graça para a população. O presidente também antecipou ontem que no início do ano que vem vai lançar o programa "Minha Primeira Empresa" para incentivar quem quer abrir o próprio negócio.
Santa Catarina tem 19 mil e 300 exames de coronavírus com vencimento até 31 de dezembro deste ano. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, mesmo próximo do vencimento, todos os testes serão usados, visto que a média de processamento diário do estado é superior a dois mil exames. Neste momento, Santa Catarina também não sofre com falta de insumos para processar os exames feitos, segundo o governo do Estado. Porém, o Laboratório Central de Saúde tem capacidade para processar o resultado de mil testes ao dia. Com a alta dos casos no estado e da demanda, parte dos exames é enviada ao Instituto Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Um projeto de lei coletivo, com assinatura de 16 deputados estaduais, pretende tornar as aulas presenciais obrigatórias em Santa Catarina, independentemente da classificação de risco para Covid-19. A proposta torna a educação atividade essencial, sem possibilidade de interrupção em caso de calamidade pública. A justificativa da proposta fala dos prejuízos à formação de crianças e adolescentes apontados pela Unesco como consequência da paralisação das atividades escolares na pandemia, e alega que há baixo índice de transmissão do novo coronavírus nas escolas, em comparação com outras atividades. O projeto está em tramitação na Alesc.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina validou a equiparação dos salários dos procuradores do Estado em julgamento realizado nesta quarta-feira em Florianópolis. A decisão pela legalidade do aumento do salário saiu um dia após a governadora interina de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, anular o ato administrativo de janeiro de 2019 que autorizava o pagamento. Os desembargadores decidiram que o reajuste dado aos procuradores do Estado é legal e que deve ser retroativo à data em que foi autorizada por CARLOS MOISÉS, em janeiro de 2019. O aumento dos vencimentos dos procuradores do Estado para equiparar os salários deles aos dos procuradores da Assembleia Legislativa é alvo da denúncia que resultou no primeiro processo de impeachment e afastamento do governador.
O trecho em obras da BR 282 terá vários pontos de interrupções na tarde de hoje. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a empresa que está executando o projeto de revitalização da rodovia vai realizar serviços de detonação nesta quinta-feira. As detonações estão previstas para o quilômetro 605 em Maravilha e vão acontecer entre uma e cinco da tarde. Nesse período, o trânsito de veículos pela rodovia terá interrupções pontuais. O Dnit disse que o fluxo será instável durante a tarde de hoje.
A Polícia Ambiental emitiu, nesta quarta-feira, uma nota sobre os riscos de queimadas na região. Nos últimos dias, a corporação atendeu inúmeros casos de incêndios em lotes urbanos, áreas de campo e de vegetação, causado prejuízos e riscos as pessoas. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO, o tempo seco aliado à falta de chuvas, contribui para o aumento do número de queimadas e incêndios florestais. Ele ressaltou que a limpeza de áreas por meio do uso de fogo não é a medida mais recomendada, embora ainda seja uma prática aceita na legislação ambiental. RONCAGLIO ressaltou que em áreas urbanas as queimadas são proibidas. Nas áreas rurais, somente são permitidas as chamadas “queimadas controladas” desde que se obtenha a devida autorização junto ao Órgão Ambiental.
A gerência regional da Celesc de São Miguel do Oeste conta com um novo responsável. SANDRO VALMORBIDA é o novo gerente e assumiu a vaga deixada por JOSÉ VOLKWEIS. Conforme ele, há um ano a empresa implantou um plano gerencial onde todos os gerentes e demais cargos de chefia passam por um processo de seleção. Segundo ele, o objetivo a partir de agora é fazer uma ponte entre a unidade local e a sociedade em geral, bem como, trabalhar para buscar melhorias na rede de abastecimento de energia elétrica na região Extremo Oeste de Santa Catarina.
A unidade da Celesc de São Miguel do Oeste terá uma série de desafios para os próximos anos. A projeção é do novo gerente regional da estatal, SANDRO VALMORBIDA. De acordo com ele, entre as questões que serão trabalhadas, está a qualidade de energia que deve ser mantida, a ampliação do serviço prestado, o investimento em equipamentos e a redução de custos, bem como, manter a equipe capacitada. O profissional destacou que pretende fazer uma gestão de resultados, inovando o atendimento prestado pela Celesc na região. VALMORBIDA ressaltou também que pretende reduzir o número de inadimplentes e tornar a unidade de São Miguel do Oeste referência para todo o estado catarinense.
A Celesc possui uma série de projetos que serão executados na região Extremo Oeste nos próximos meses. O comentário é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Ele disse que para 2021 os investimentos ultrapassam a cifra de 10 milhões de reais. Ele lembrou que a estatal atende 34 municípios, sendo de Palmitos à Dionísio Cerqueira e de Itapiranga à Campo Erê. O profissional ressaltou que no momento existem obras em andamento em São José do Cedro no valor de um milhão e 700 mil reais. VALMORBIDA declarou que a Celesc pretende investir três milhões e meio de reais na instalação de 437 novos transformadores e 600 novos postes, além de aplicar 995 mil em melhorias na rede e na aquisição de mais 120 transformadores e 212 postes. Também devem ser investidos 512 mil reais em equipamentos especiais e 613 mil reais em religadores de energia.
O programa Celesc Rural já está sendo executado em ao menos seis municípios da região Extremo Oeste. A informação é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Ele frisou que essa era uma demanda antiga dos produtores rurais e neste ano foi atendida pela empresa. Ele explicou que trata-se da substituição da rede monofásica para trifásica, além de outras melhorias. O gerente afirmou que neste ano a execução é de 30 quilômetros, totalizando um investimento de dois milhões e 700 mil reais. Entre os municípios que estão recebendo investimentos neste ano estão Anchieta, São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Cunha Porã, Iporã do Oeste e Iraceminha. Já em 2021 mais 30 quilômetros devem ser executados beneficiando Palmitos, Guaraciaba, Mondaí, entre outros.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste realizou, na noite de terça-feira, uma reunião de negócios com empresários associados a entidade. Participaram do encontro representantes de 13 empresas que integram o programa Parceiro Acismo. Na oportunidade, cada um dos representantes fez uma breve apresentação de seus serviços e negócios. Também participaram do evento, os membros do Conselho Diretor, equipe da Acismo e coordenadores de Núcleos. O projeto Selo Parceiro Acismo foi lançado no mês de agosto com o objetivo de divulgar a qualidade do serviço ou produto da empresa associada que adere ao projeto, além de conceder descontos ao consumidor. Segundo o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, o foco é incentivar o consumo local e valorizar os associados.
A Câmara de Vereadores realizou ontem à noite uma audiência pública para debater a situação do abastecimento de água na cidade de São Miguel do Oeste. Durante o encontro, também foram discutidas a qualidade da água fornecida à famílias, as cobranças das faturas e as soluções para resolver o problema no município. O encontro teve momentos de cobrança por parte da comunidade, especialmente da União das Associações de Moradores de Bairros, a UAMB. Além da entidade, a audiência púbica contou com a participação de representantes da prefeitura, da Casan e do Ministério Público de Santa Catarina. Um dos encaminhados da audiência é a formação de uma comissão que vai elaborar um documento que será enviado para a Casan e os órgãos que participaram da reunião.
Além da comissão para acompanhar o atendimento dos pedidos apresentados nesta quarta-feira, a audiência pública sobre o abastecimento de agua na cidade terminou com, pelo menos, mais cinco encaminhamentos. De acordo com a vereadora que propôs o evento, MARIA TEREZA CAPRA, um dos pedidos é que a Casan melhore e facilite a comunicação com os usuários. Outros pedidos são a contratação de mais caminhões pipa para atender a população neste momento, que a prefeitura repasse para a comissão o plano de ação da Casan para o abastecimento da cidade, conversar com a ARIS, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento sobre esses problemas e buscar recursos com o Governo Federal, Estadual e com deputados para melhorar o sistema de abastecimento dos moradores.
A vereadora proponente da audiência pública desta quarta-feira sobre a falta de água na cidade disse em entrevista para a Peperi que a Casan tem responsabilidade direta sobre o problema. MARIA TEREZA CAPRA comentou que a estiagem que atinge o município é grave e cria uma serie de transtornos, inclusive no processo do fornecimento de agua para os moradores. A vereadora ressaltou, no entanto, que a falta de água nas casas não é culpa exclusiva da estiagem.
O problema do abastecimento da cidade não é de investimento ou de estrutura da Casan. A afirmação é do chefe da agência local da empresa, EDENILSON MELLO. Durante a audiência de ontem, ele citou que a empresa anunciou 12 milhões em ações na cidade, como a instalação de uma rede que vai ligar a estação de tratamento do bairro Estrela ao reservatório do São Gotardo. MELLO reforçou que a questão é grave em razão da seca e que a Casan tem feito investimentos para melhorar a estrutura e o sistema de abastecimento dos moradores.
O Ministério Público já ajuizou sete ações sobre os problemas de abastecimento de água no município. O promotor MAICON HAMMES participou da audiência pública de ontem e explicou que são cinco ações judiciais contra a Casan em relação a qualidade da água e mais duas ações sobre tratamento dos efluentes a partir das ETAs – Estação de Tratamento de Esgoto. Ele disse que as ações foram ajuizadas porque todas as tentativas de solução para os problemas foram esgotadas sem sucesso. O promotor anunciou ontem que o MP abriu um novo procedimento para apurar a falta de água que atinge a cidade neste momento.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou sete novas internações de pacientes com Covid-19 na enfermaria nas últimas 24 horas. A ocupação é de 13 internados, sendo nove positivos e quatro suspeitos com taxa de ocupação de 81 por cento nos leitos de enfermaria. Na UTI, são 10 pacientes confirmados, o que dá uma taxa de 55 por cento. Em São Miguel do Oeste, o número pessoas com o coronavírus ativo está em 133. Ontem, 16 moradores tiveram a doença confirmada e 19 foram considerados recuperados e deixaram o isolamento domiciliar.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência contra uma mulher vítima de violência doméstica. O fato foi registrado na Rua Marcílio Dias, bairro São Luiz, por volta das seis e meia da tarde de ontem. A guarnição da polícia foi acionada via Central de Emergências para verificar a denúncia de que um homem estava descumprindo uma medida protetiva e estaria em frente à casa da vítima. A PM flagrou o homem com sinais de embriaguez em frente à casa da ex-companheira. Ele relatou que queria reatar o namoro com a mulher. A vítima ficou no interior da residência aguardando a chegada da PM e o homem foi preso em flagrante.
A Polícia Militar de São José do Cedro prendeu um homem que trabalhava em uma chácara onde foram cultivados dois “pés” de maconha. Por volta das duas e meia da tarde, uma guarnição da PM realizava o patrulhamento rural com rondas preventivas no interior do município quando visualizou dois pés de maconha plantados atrás de um galpão. O proprietário não estava no local. Apenas um funcionário da chácara foi localizado e conduzido para a delegacia de polícia.
Um homem condenado por estupro foi preso nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O mandado judicial de prisão foi cumprido pela Polícia Militar no final da manhã na rua Domenico Orso, no Bairro São Gotardo. No local, os policiais abordaram um homem de 27 anos que possuía mandado de prisão em aberto por condenação pelo
crime de estupro, com pena de 23 anos de reclusão. O homem foi levado para a Unidade Prisional Avançada.
Um caminhão carregado com tábuas de madeiras capotou no início da tarde desta quarta-feira no interior do município. O acidente aconteceu por volta do meio-dia e 20 na rodovia municipal Leonino Baldissera, na Linha Barra do Guamerim. Os dois homens que estavam no caminhão ficaram feridos. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico. Uma das vítimas está internada na Unidade de Tratamento Intensivo do hospital.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 30 quilos de maconha e prendeu quatro pessoas na BR 158 nesta quarta-feira. Uma equipe da PRF deu ordem de parada ao motorista de um Onix placas de Belo Horizonte que trafegava pela rodovia em Cunha Porã. O motorista não obedeceu e fugiu em alta velocidade. Durante o acompanhamento, os policiais visualizaram dois objetos sendo jogados pela janela do veículo, que parou pouco depois. A equipe retornou ao local e encontrou uma mochila e um travesseiro com diversos tabletes de maconha. O motorista disse que buscou a droga no Paraná e a levaria até Novo Hamburgo. Ele e os três passageiros foram conduzidos à delegacia de Maravilha, onde vão responder por tráfico de drogas.
Um homem acusado de feminicídio foi condenado a 29 anos de prisão nesta quarta-feira em Itapiranga. O júri foi realizado a distância, com o juiz, advogados e jurados em Itapiranga e o réu na Unidade Prisional Avançada em São Miguel do Oeste. JEFERSON RECKEZIEGEL de 33 anos, foi condenado a 29 anos e quatro meses em regime fechado por feminicidio com quatro qualificadoras que agravaram o crime. De acordo com a acusação, JEFERSON matou a ex-companheira, CRISTIANE ARENHARDT com 11 facadas em Itapiranga. Na mesma tarde do crime, ela havia registrado boletim de ocorrência contra o homem, que a ameaçava há algum tempo em razão da vontade de findar o relacionamento. Diante da negativa dela de retirar a queixa, o acusado teria desferido 11 golpes de faca na mulher, que morreu em decorrência dos ferimentos. CRISTIANE foi morta no Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher em 2019 e JEFERSON foi condenado exatamente um ano depois a 29 anos de cadeia.