ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 26/11/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O número de casos confirmados do novo coronavírus no mundo passou de 60 milhões, mostra levantamento da Universidade Johns Hopkins nesta quarta-feira. O total de vítimas da Covid-19 chega a um milhão e 400 mil. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, que tem um painel em tempo real que monitora o avanço da pandemia em todo o mundo. Nos últimos 16 dias, o planeta registrou 10 milhões de novos diagnósticos do vírus causador da Covid-19. O Brasil é terceiro país com maior número de infectados.

O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse que seu governo não será um "terceiro mandato de BARACK OBAMA", de quem foi vice durante oito anos. A declaração foi dada nesta terça-feira em sua primeira entrevista exclusiva desde a eleição de 3 de novembro. BIDEN disse ainda que sua administração quer representar todo o "espectro do povo americano, assim como todo o espectro presente dentro do Partido Democrata". Ele disse que deverá enfrentar "desafios únicos", que não existiam quando foi vice-presidente dos Estados Unidos.

O corpo de DIEGO ARMANDO MARADONA começou a ser velado por volta das seis horas desta quinta-feira na Casa Rosada, a sede do governo da Argentina. O início teve um pequeno tumulto quando os portões foram abertos, mas a situação logo foi controlada. O governo do presidente ALBERTO FERNÁNDEZ declarou luto oficial de três dias, e estima-se que cerca de um milhão de pessoas participem do funeral. Maior jogador da história da Argentina e lenda do futebol mundial, MARADONA morreu aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa ontem à tarde.

O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que prevê pena maior em caso de crimes cometidos por preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou orientação sexual. Com a aprovação, a proposta segue para votação na Câmara dos Deputados. O texto não define, contudo, em quanto tempo a pena poderá ser aumentada nessas hipóteses. No Brasil, é crime a discriminação e o preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Além disso, o Supremo Tribunal Federal reconhece desde 2019 os crimes de homofobia e transfobia.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que muda a Lei das Falências, de 2005, e cria novas regras de recuperação judicial de empresas. O texto vai à sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O projeto autoriza o devedor, desde que esteja em processo de recuperação judicial, a contratar um financiamento utilizando bens pessoais seus ou de outras pessoas como garantia. A permissão para o empréstimo precisará ser dada por um juiz. Os bancos deixam de emprestar dinheiro para empresas nessa situação devido ao alto risco de não receberem. Segundo o projeto, se a falência for decretada antes da liberação do valor total do financiamento, o contrato será automaticamente rescindido.

O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta quarta-feira que só espera a aprovação da Anvisa para comprar e distribuir gratuitamente as vacinas contra a Covid-19. A declaração foi feita durante um encontro com 150 empresário em um clube de São Paulo. BOLSONARO falou sobre a pandemia. Sem citar nenhum laboratório, o presidente afirmou que, uma vez certificada pela Anvisa, a vacina vai ser comprada e distribuída de graça para a população. O presidente também antecipou ontem que no início do ano que vem vai lançar o programa "Minha Primeira Empresa" para incentivar quem quer abrir o próprio negócio.

Santa Catarina tem 19 mil e 300 exames de coronavírus com vencimento até 31 de dezembro deste ano. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, mesmo próximo do vencimento, todos os testes serão usados, visto que a média de processamento diário do estado é superior a dois mil exames. Neste momento, Santa Catarina também não sofre com falta de insumos para processar os exames feitos, segundo o governo do Estado. Porém, o Laboratório Central de Saúde tem capacidade para processar o resultado de mil testes ao dia. Com a alta dos casos no estado e da demanda, parte dos exames é enviada ao Instituto Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Um projeto de lei coletivo, com assinatura de 16 deputados estaduais, pretende tornar as aulas presenciais obrigatórias em Santa Catarina, independentemente da classificação de risco para Covid-19. A proposta torna a educação atividade essencial, sem possibilidade de interrupção em caso de calamidade pública. A justificativa da proposta fala dos prejuízos à formação de crianças e adolescentes apontados pela Unesco como consequência da paralisação das atividades escolares na pandemia, e alega que há baixo índice de transmissão do novo coronavírus nas escolas, em comparação com outras atividades. O projeto está em tramitação na Alesc.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina validou a equiparação dos salários dos procuradores do Estado em julgamento realizado nesta quarta-feira em Florianópolis. A decisão pela legalidade do aumento do salário saiu um dia após a governadora interina de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, anular o ato administrativo de janeiro de 2019 que autorizava o pagamento. Os desembargadores decidiram que o reajuste dado aos procuradores do Estado é legal e que deve ser retroativo à data em que foi autorizada por CARLOS MOISÉS, em janeiro de 2019. O aumento dos vencimentos dos procuradores do Estado para equiparar os salários deles aos dos procuradores da Assembleia Legislativa é alvo da denúncia que resultou no primeiro processo de impeachment e afastamento do governador.

Lions Club e Clube do Leãozinho promovem campanha de Natal. De acordo com a presidente do Lions, ROSELI RIGON, Natal lembra criança, e por isso resolveram realizar a Campanha Um Presente de Natal. Segundo ela, para participar as crianças precisam escrever uma carta contando um pouco da sua história, citando que presente gostariam de ganhar no e porquê. Além do presente, é necessário colocar a escola onde estuda, série, nome da professora e telefone da família.

Qualquer criança do primeiro ao quinto ano de Campo Erê pode participar. Quem conta é OTAVIO CAMBRUZI - presidente do Clube do Leãozinho. Na opinião dele é sempre legal ajudar outras crianças. Pede a quem deseja ganhar um presente de natal, e tenha a idade correspondente, escreva sua cartinha. Elas devem ser entregues na Rádio Atalaia até dia 12 de dezembro. Todas as cartinhas serão lidas pelos membros do Clube do Leãozinho e dez devem ser escolhidas. A entrega dos presentes deve ocorrer no dia 19 desse mês. Além do presente que deseja ganhar, na carta é necessário contar um pouco da sua história, e porque deseja aquele presente.

Palma Sola registra segunda morte por Covid-19. A Secretaria de Saúde, informa que na noite de ontem ocorreu a segunda morte por Covid-19 no município. O paciente de 64 anos, NILSON CRESTANI, testou positivo no dia 11 de novembro, apresentava dor de cabeça, tosse e dor de garganta, sendo acompanhado pela equipe médica de Francisco Beltrão. Na última semana foi internado na UTI, não resistiu e morreu na noite de ontem. Por orientação médica, não foi realizado velório, sendo somente feito um cortejo fúnebre pelas ruas da cidade e dentro do pátio da empresa Palmasola SA.

Prefeito decreta luto oficial por três dias em Palma Sola. O prefeito CLEOMAR MANTELLI, conta que considerando que MANIN, popularmente conhecido, foi um dos desbravadores domunicípio e região, dando início no desenvolvimento industrial de Palma Sola. Por muitos anos o palmassolense trabalhou pelo desenvolvimento local, dedicando a sua vida as empresas da família, gerando emprego e renda aos munícipes. Diz ainda que foi com profunda tristeza que o município recebe a notícia do falecimento do MANIN, que sempre batalhou pelas causas do município e não mediu esforços para contribuir com o desenvolvimento de Palma Sola.

Epagri auxilia produtores com dificuldade durante a estiagem. A informação é de CLAUDIR GILIOLI – extensionista rural em Campo Erê. De acordo com ele, o órgão está tomando medidas para diminuir os prejuízos que a seca está trazendo para a agricultura da região. Conforme o extensionista, essas medidas podem tanto ser financeiras, como no caso dos subsídios e seguros, ou mesmo com orientações para armazenamento de água e proteção de fontes. Ele frisa a importância dessas medidas de prevenção, para que a situação futuramente não fique tão crítica.

Agricultores podem contar com a Epagri. CLAUDIR GILIOLLI explica que, no caso do Proagro, somente produtores que financiaram podem solicitar o benefício, enquanto a assistência técnica está à disposição de todos. Segundo ele, em Campo Erê o órgão trabalha junto à Secretaria de Agricultura, em função do maquinário, necessário para trabalhos como limpeza de bebedouros. O extensionista comenta ainda que a Epagri representa a Secretaria de Agricultura do Estado dentro do município, que também tem programas para a estiagem.

Três resoluções do Estado se encaixam em Campo Erê. Conforme o extensionista, a Secretaria de Agricultura do Estado tem programas separados por conta da estiagem. GILIOLLI destaca que, através do fundo de desenvolvimento rural, foram lançadas três resoluções com recursos para apoio aos agricultores atingidos pela seca. Para Campo Erê se encaixam as resoluções, 049, 050, 051, que trazem recursos em apoio aos agricultores em diferentes atividades. Porém, explica que os agricultores só podem se beneficiar desses recursos se o município decretar situação de emergência, e for reconhecida pela Defesa Civil do Estado.

Bancada do Oeste se reúne para tratar estiagem. De acordo com a deputada LUCIANE CARMINATTI, o grupo formado por parlamentares do oeste de Santa Catarina, se encontrou para discutir a seca. Segundo ela, uma segunda reunião vai acontecer, junto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Fetraf e também Fetaesc, que representa os agricultores familiares. Ela percebeu que muitas ações, comentadas pelo Governo do Estado, não chegaram a população.

Estado não cumpre tudo que promete. De acordo com a Deputada Estadual, é muita burocracia, fazendo com que os processos se tornem lentos e difíceis de acessar. LUCIANE CARMINATTI cita como outro ponto que aumenta a demora, a falta de comunicação entre os órgãos do governo. Por isso, foi formado um comitê composto pela Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e Poder Executivo. O grupo trata da regulamentação e agilização das medidas. CARMINATTI, quer que acabem os anúncios bonitos e realmente auxiliem o agricultor.

Técnicos da Defesa Civil visitam regiões atingidas pela estiagem. Nesta semana as ações foram concentradas no Extremo Oeste. A força-tarefa analisa estratégias utilizadas e que são colocadas em prática pelas prefeituras. Desta forma, outro foco das vistorias é fornecer informações aos municípios sobre o apoio realizado pelos governos do Estado e Federal, bem como o acesso a itens de assistência humanitária para minimização dos efeitos da estiagem. Segundo o diretor de Gestão de Desastres, ALDRIN DE SOUZA, a situação observada em campo é crítica e deve se agravar em função da tendência hidrológica. A lavoura está sofrendo perdas, principalmente de milho, que apresenta crescimento inadequado para a época.

Falta de água para pessoas e animais é a maior preocupação. ALDRIN DE SOUZA destaca a dificuldade dos municípios de manter a capacidade dos reservatórios de água. Lembra que em muitas localidades está sendo realizado o transporte de água para animais e abastecimento humano. Além de agilidade na avaliação da documentação para a homologação de situações de emergência para o fornecimento rápido de itens de apoio, um plano de trabalho foi colocado em prática.

Para os municípios com situação de emergência reconhecida, a defesa civil está fornecendo reservatórios de 5, 10, 15 e 20 mil litros. Isso, para ampliar a capacidade de reserva com foco no abastecimento humano, água potável envasada e o kit de transporte de água limpa. O sistema é montado sobre um caminhão disponibilizado pelas prefeituras. Até o momento já foram entregues 180 reservatórios de cinco e 10 mil litros para ampliar a capacidade de reservação nas comunidades.

Pela primeira vez Santa Terezinha do Progresso tem mulher no comando da prefeitura. MÁRCIA DETOFOL fez mil 190 votos e comenta que estava ciente o tempo todo de que fazia uma bela campanha. Nos 45 dias que teve procurou conversar com todos os eleitores do município, por isso os números não causam surpresa, A prefeita eleita fez mais votos na cidade que no interior. Diz que sua campanha foi baseada na simplicidade e repassou muita honestidade para o povo. Agora ela tem poucos dias para conduzir a transição do cargo.

Prefeita eleita esteve isolada por causa do coronavírus. Ela revela que, juntamente com toda sua família, adquiriu o vírus e precisaram fazer tratamento de saúde em casa. Contudo, MÁRCIA se recupera e está passando bem. Sua prioridade será agricultura, destacando que moradores das comunidades estão sofrendo muito com falta de água. Adianta que uma das primeiras medidas no gabinete será estudar a situação, juntamente com sua equipe para buscar soluções.

Prefeita não esconde que o cargo deixa apreensiva pela responsabilidade que representa, mas garante que está muito feliz e preparada para assumir. MÁRCIA DETOFOL está orgulhosa porque o pai foi prefeito três vezes de Santa Terezinha e agora ela se sente na obrigação de fazer ainda melhor. Revela que durante a campanha, várias pessoas questionavam se seria seu pai quem iria governar. Conforme a prefeita, com calma e paciência ela ia explicando e as pessoas foram entendendo que não seria assim. A partir de agora MÁRCIA senta com lideranças para discutir formação de governo.

PM apreende três armas de fogo e centenas de munições. Por volta das 21 horas e 40 minutos de ontem, a Polícia Militar recebeu informação de que um Vectra havia chegado numa residência no bairro São Miguel, em Francisco Beltrão, e logo foram ouvidos disparos de arma de fogo. Os policiais encontraram dois homens em atitude suspeita, galos de rinha e um local preparado para prática de rinha. Na casa foram encontradas uma pistola Taurus calibre 380, carregada, um revólver marca Rossi, calibre 38, um revólver marca Taurus, calibre 38 com numeração suprimida.

Caixas com munições de vários calibres que totalizaram 857 balas são encontradas na casa. Os policiais ainda localizaram pássaros silvestres em gaiolas que foram encaminhados para a Polícia Ambiental. Os envolvidos, armas e munições foram encaminhados para a décima nona Subdivisão de Polícia.

Bombeiros trabalham mais de quatro horas em combate a incêndio. Uma área de reflorestamento e mata nativa de 19 hectares foi atingida por um incêndio na tarde de ontem no interior de Novo Horizonte. Os bombeiros foram acionados por volta de 14 horas e 15 minutos. A guarnição deslocou uma viatura equipada com kit picape, material de sapa, pinga fogo e dois bombeiros para o local para avaliação e reconhecimento da área e realização de possível combate. Ainda, foi solicitado auxílio de um trator esteira para abrir aceiros para conter a propagação do incêndio. Foram usados aproximadamente mil e 200 litros de água para combate direto as chamas nas mais de quatro horas de trabalho.

Mulher denuncia médico da UPA por abuso sexual. Uma moradora de Pato Branco procurou a Delegacia da Mulher denunciando um abuso sexual ocorrido no dia 11 de novembro na Unidade de Pronto Atendimento durante uma consulta. Segundo a delegada FRANCIELA ALBERTON, a vítima disse que procurou a unidade de saúde, pois estava com dores na garganta e nas costas com suspeitas que estivesse com Covid-19. Segundo ela, o médico pediu para ela entrar no consultório, trancou a porta, encostou um objeto para que não fosse aberta e durante o exame passou a tocar em suas partes íntimas, alheio aos sintomas da mulher e inclusive com atos libidinosos.

Ao final ele receitou para a paciente remédios para dores na garganta e nas costas. A delegada informou que o médico já vinha sendo investigado por atos similares e solicitou uma medida cautelar pedindo o afastamento do médico da UPA que foi deferida pelo Poder Judiciário. O nome do médico não foi divulgado pois o caso corre em segredo de Justiça e outras vítimas podem procurar a polícia para denunciar. A delegada vai ouvir mais algumas pessoas e concluir o inquérito que será encaminhado ao Ministério Público.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.