-GASOLINA E DIESEL FICAM MAIS CAROS A PARTIR DE HOJE NAS REFINARIAS
-SC ULTRAPASSA 90 POR CENTO DA POPULAÇÃO VACINADA CONTRA A COVID
-ENCONTRO DISCUTE PROJETO DE PRODUÇÃO DE QUEIJO COLONIAL NO MUNICÍPIO
-MUNICÍPIO VAI VACINAR ADOLESCENTES DE 13 ANOS NA PRAÇA NESTA QUARTA-FEIRA
-PRESIDENTE DA OCESC DIZ QUE COOPERATIVAS REFORÇAM AÇÕES DURANTE PANDEMIA
-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR FURTO É DETIDO PELA POLÍCIA MILITAR
-IDOSO FICA FERIDO AO SOFRER QUEDA DE SEIS METROS DE ALTURA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A 100 dias do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que será realizado em Pequim, autoridades chinesas anunciaram nesta terça-feira o confinamento de quatro milhões de habitantes na cidade Lanzhou, no noroeste da China, para conter um novo foco de Covid-19. O governo tem endurecido as medidas para combater a pandemia nos últimos dias, com a adoção de um lockdown também no norte do país e o cancelamento da maratona de Wuhan, cidade que registrou os primeiros casos do novo coronavírus no fim de 2019.
O Ministério Público da Argentina acusou uma cuidadora de idosos de Bariloche por maus-tratos contra uma idosa de 100 anos, informou a imprensa local. Imagens que integram o processo foram divulgadas neste domingo pelo ativista de direitos humanos MATÍAS BAGNATO, e mostram chutes e agressões verbais contra a idosa O registro foi feito a partir de câmeras escondidas pelos familiares da vítima, que não teve sua identidade divulgada. A acusada, de 51 anos, responderá em liberdade pelo crime de agressão com agravamento de ser "premeditado".
O governo dos Estados Unidos detalhou nesta segunda-feira as condições para ingresso de viajantes no país a partir de oito de novembro. Como anunciado antes, viajantes completamente vacinados contra a Covid-19 poderão entrar nos Estados Unidos desde que comprovem a imunização e tenham um teste negativo para a doença. Todas as vacinas aplicadas no Brasil serão aceitas no território americano. A exigência de visto está mantida. A novidade é que o governo do presidente JOE BIDEN estabeleceu que menores de 18 anos não precisarão de vacina contra a Covid para acessar o território americano. Os menores com dois a 17 anos, no entanto, terão de fazer um teste de coronavírus antes de embarcarem rumo ao país.
O novo aumento para a gasolina e para o diesel começa a vigorar nesta terça-feira nas refinarias. Segundo a Petrobras, a gasolina vai subir 21 centavos por litro e o diesel, 28 centavos. O reajuste de sete por cento para a gasolina e de nove virgula 15 por cento para o diesel leva em conta a prática de preços competitivos adotada há cinco anos pela estatal. Com esse reajuste, o aumento da gasolina nas refinarias já acumula uma alta de 74 por cento e o diesel, de 65 por cento, neste ano. Em nota, a Petrobras informou que esses ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento para distribuidores, importadores e outros produtores.
A CPI da Covid vota nesta terça-feira o relatório final elaborado pelo senador RENAN CALHEIROS. A análise do parecer será o último ato da comissão, criada há seis meses para investigar as ações e omissões do governo federal durante a pandemia. O documento com mais de mil e cem páginas pede o indiciamento do presidente JAIR BOLSONARO por considerar que ele cometeu pelo menos nove crimes. CALHEIROS ainda responsabiliza duas empresas, a Precisa Medicamentos e VTCLog, e mais de 70 pessoas, entre ministros, ex-ministros, deputados federais, médicos e empresários. Ao todo, o relator aponta para o cometimento de mais de 20 infrações. Na último quinta-feira, o presidente BOLSONARO afirmou que a CPI é uma fantasia e um “festival de baboseiras”.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, sem vetos, o projeto que flexibiliza a lei de improbidade administrativa e passa a exigir a comprovação de dolo para a condenação de agentes públicos pelo crime de improbidade. A sanção foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União. A Câmara dos Deputados concluiu no dia seis de outubro a votação do projeto. A matéria foi aprovada em junho, mas voltou para análise dos deputados porque foi modificada pelo Senado. A lei de improbidade administrativa, de 1992, trata das condutas de agentes públicos que atentam contra princípios da administração pública, promovam prejuízos aos cofres públicos, enriqueçam ilicitamente se valendo do cargo que ocupam.
Uma das principais alterações estabelecidas pela proposta era justamente a exigência de comprovação de dolo, ou seja, intenção de cometer irregularidade para a condenação de agentes públicos.
O Estado de Santa Catarina ultrapassou a marca de 90 por cento da população com 12 anos ou mais vacinada com a primeira dose contra a Covid-19 no último domingo. O Vacinômetro SC apontou que cinco milhões 524 mil 614 pessoas receberam a primeira dose, três milhões 849 mil 158 foram vacinadas com a dose dois, 257 mil 149 com a dose única. Mais de 219 mil idosos e trabalhadores de saúde receberam a dose de reforço. Em relação à população total, Incluindo os que têm menos de 12 anos, significa que 76 por cento de todos os catarinenses já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 67 por cento da população está com o esquema vacinal completo com a segunda dose ou dose única.
Está marcado para o dia sete de fevereiro o início das aulas na rede estadual para o ano letivo de 2022. Os professores iniciam alguns dias antes, em três de fevereiro, para o planejamento pedagógico do ano letivo. O calendário completo divulgado pela Secretaria de Estado da Educação. De acordo com o calendário, o primeiro semestre letivo termina no dia 16 de julho, quando começa o recesso escolar de meio de ano. As aulas serão retomadas para o segundo semestre no dia primeiro de agosto, e o término do ano letivo será em 16 de dezembro, com os conselhos de classe marcados para os dias 19, 20 e 21. Os estudantes que pretendem trocar de escola ou ingressar na rede estadual a partir de 2022 devem fazer sua solicitação de matrícula neste link entre os dias primeiro e três de dezembro.
Os deputados federais e senadores de Santa Catarina tiveram nos últimos meses os maiores valores de liberação de emendas parlamentares em mais de cinco anos. Em setembro, SC recebeu 122 milhões de emendas efetivamente pagas pelo governo BOLSONARO. O valor é o maior de todos os meses desde 2016, a partir de quando são disponibilizados dados no painel Siga Brasil, do Senado Federal. Um mês antes, em agosto, foi a vez de o Estado ter recorde de valor empenhado que é quando o governo se compromete a executar a despesa e reserva recursos para ela no orçamento. Foram liberados 222 milhões para ações indicadas por parlamentares de Santa Catarina. A quantia foi a segunda maior da série histórica desde 2016.
A secretaria de Educação de Guaraciaba está estudando a possibilidade de implantar na Educação Infantil da rede municipal de ensino o Sistema Aprende Brasil. A informação é da secretária, SANDRA GASPERIN. De acordo com ela, a equipe pedagógica esteve avaliando os materiais e a possibilidade de implantação é grande. Conforme ela, o sistema já está presente nas turmas de primeiro ao nono ano desde 2015. Segundo ela, um dos avanços foi percebido através das notas do IDEB. SANDRA explicou que o próximo passo é apresentar o material para todos os professores que atuam na Educação Infantil e posteriormente promover a possível implantação do novo sistema no município.
O município de Bandeirante recebeu na manhã de ontem a visita do secretário adjunto de Desenvolvimento Social de Santa Catarina, DANIEL NETTO CÂNDIDO. A informação é do prefeito, CELSO BIEGELMEIER. Conforme ele, na oportunidade foram tratados assuntos referentes ao programa “SC MAIS MORADIAS”. Segundo ele, o município foi contemplado entre 61 municípios do estado catarinense, tendo como critério de análise o Índice de Desenvolvimento Humano. BIEGELMEIER explicou que através do programa, Bandeirante vai realizar a doação de terrenos e a execução dos trabalhos. Para ele, a ação é fundamental para que os mais necessitados tenham moradia digna no município.
A deputada estadual MARLENE FENGLER está defendendo a criação de um programa de compensação para quem protege nascentes. Ela lembrou que o Governo do Estado destinou, por demanda da bancada do Oeste, 300 milhões de reais. Esses recursos, divididos para os anos de 2021 até 2023, referem-se ao Programa SC Mais Solo e Água, para combate à estiagem, principalmente no Oeste, que é o mais prejudicado no setor produtivo com a falta de água. Do valor total, a Secretaria da Agricultura do Estado já aplicou 69 milhões em projetos como aquisição de cisternas, investimentos na proteção de nascentes e reservatórios de água. Segundo a deputada MARLENE, a ideia é que o estado compense as pessoas que fizerem a preservação, ou seja, que elas recebam uma retribuição financeira, para fazer essa manutenção e o cuidado das nascentes. Ela disse que essas ações são fundamentais para no futuro a região não sofrer ainda mais com a estiagem.
O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, NELSON ARNS, participou de um encontro na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. Ele esteve no salão paroquial reunido com a equipe da pastoral da criança da paróquia São Miguel Arcanjo. A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB, a Conferencia Nacional dos Bispos no Brasil. A entidade atua na comunidade e na capacitação de líderes voluntários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, desde a gestação até os seis anos. Entre outros assuntos, ARNS apresentou o novo aplicativo da pastoral.
Os cuidados de saúde da gestação até os dois anos de idade tem impactos para o resto da vida. A afirmação é do coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, NELSON ARNS. Ele disse que, por isso, a pastoral vem dando atenção especial a promoção da saúde nos anos iniciais da infância. ARNS comentou que essa é uma obrigação humana e cristã da sociedade que a Pastoral da Criança considera uma prioridade. No encontro de ontem em São Miguel, ele conversou sobre as ações que podem ser desenvolvidas na comunidade para reforçar esse cuidado com as gestantes e as crianças de famílias carentes. A Pastoral desenvolve ações nessa área em todo o país desde a década de 1980.
O projeto a respeito da produção de queijo colonial com leite cru em São Miguel do Oeste é a pauta de um encontro que está sendo realizado nesta terça-feira no Cetresmo da Epagri. De acordo com o pesquisador da Epagri, CLOVIS DORIGON, o objetivo do projeto que envolve Epagri, prefeitura e Instituto Federal de Santa Catarina é caracterizar o queijo colonial produzido para autoconsumo das famílias com a possibilidade de formalizar a produção para venda do produto. Neste momento, 14 famílias participam do projeto. O seminário de hoje envolve, além dos produtores, técnicos e pesquisadores envolvidos com a iniciativa.
O principal desafio do projeto que envolve Epagri, prefeitura e Instituto Federal é produzir queijo colonial de leite cru para a comercializar sem descaracterizar o produto. O comentário é do pesquisador da Epagri, CLOVIS DORIGON. Ele explicou que as exigências sanitárias para a venda desse tipo de produto são rigorosas. No seminário de hoje, a Epagri vai apresentar os resultados das análises da agua, do leite e do queijo que foram feitas com as 14 famílias que produzem para consumo próprio. A partir desses resultados, serão realizadas capacitações para melhorar a produção. No segundo semestre do ano que vem, serão feitos novas análises para confirmar o que melhorou e o que falta para colocar o queijo colonial com leite cru no mercado local.
O município de São Miguel do Oeste conta há alguns anos com serviços de pessoas que estão presas na Unidade Prisional Avançada local. O lembrete é do secretário adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. Conforme ele, a ação vem ocorrendo desde que uma indicação foi realizada na Câmara de Vereadores e acatada pelo prefeito WILSON TREVISAN no seu primeiro mandato. Segundo ele, atualmente, 31 apenados prestam serviços diariamente na comunidade. De acordo com BARP, um ônibus busca os presos às sete horas da manhã e devolve os mesmos no final da tarde. Já ao meio-dia eles almoçam em um espaço reservado na prefeitura de São Miguel do Oeste.
Além da secretaria de Urbanismo, os presos prestam serviços diariamente para diversas outras secretarias de São Miguel do Oeste. A informação é do secretário adjunto, CLÁUDIO BARP. Ele destacou que ações também são executadas nos setores de Assistência Social, Saúde e Educação. Ele salientou que todo o trabalho é supervisionado e a ação é extremamente importante pois através desta, ocorre a ressocialização das pessoas na sociedade. BARP lembrou que atualmente a Unidade Prisional Avançada abriga pessoas de diversas cidades da região e do estado catarinense.
A prefeitura de São Miguel do Oeste paga mensalmente um salário mínimo para cada preso que presta serviço para o município. A afirmação é do secretário adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. Ele explicou que 75 por cento do valor fica com cada trabalhador e outros 25 por cento são destinados para a Unidade Prisional Avançada que aplica o recurso em melhorias no espaço físico. Entre os trabalhos realizados pelos presos ele citou as roçadas nas principais ruas e avenidas, ajardinamento e plantio de gramas no lago municipal, limpeza de lixeiras e limpezas e manutenções no Caic, além de ações voltadas as bocas de lobos e construção de tubulação e colocação de paver.
Os presos da Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste também atuam na pavimentação de pedras irregulares e pinturas nos cemitérios municipais. O comentário é do secretário adjunto, CLÁUDIO BARP. Ele disse que as ações ocorrem em diversos setores e variam de acordo com as especialidades de cada preso, além da própria prefeitura oferecer oportunidades para capacitações. Ele pontuou que alguns também atuam no ramo eletrônico. CLÁUDIO BARP reforçou que com esse projeto em andamento, o município de São Miguel do Oeste mantém uma mão de obra útil, contribuindo dessa forma para o papel de ressocialização das pessoas na sociedade novamente.
Vinte e cinco pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. A semana também começou com 12 pessoas que superam a doença e entraram para a lista de recuperados. Com isso, o número de casos ativos passou para 78. Desse total, seis estão internados no hospital e 72 estão em isolamento domiciliar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação permanece em 44 por cento com 11 pessoas internadas com Covid nos leitos de UTI destinados para pacientes da doença. Na enfermaria, são cinco internados com taxa de ocupação de 37 e meio por cento.
A campanha de vacinação contra a Covid na praça Walnir Botaro Daniel prossegue hoje com a aplicação da segunda dose da CoronavacButantan para vacinados em 27 de setembro e a terceira dose para profissionais da saúde vacinados até 29 de maio. Amanhã, a secretaria de saúde vai aplicar a primeira dose da Pfizer para adolescentes de 13 anos. São 624 doses disponíveis para essa faixa etária e mais 72 doses para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Também na quarta-feira, será disponibilizada a segunda dose Pfizer para pessoas em atraso. Na quinta-feira, será aplicada a segunda dose para pessoas em atraso dos laboratórios CoronavacButantan e OxfordAstrazeneca. Na sexta-feira, poderão ser vacinadas as pessoas em atraso com a segunda dose da Pfizer.
As dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus não impediram os investimentos na base produtiva, na diversificação de produtos e serviços prestados pelas cooperativas catarinenses. A afirmação é do presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, LUIZ VICENTE SUZIN. Ele participou do Peperi Entrevista de hoje e disse que o cooperativismo atravessou o ano da pandemia com números positivos. Em 2020, a receita operacional bruta do setor chegou a 49 bilhões e 800 milhões. O crescimento foi de 23 por cento na comparação com 2019, o o maior das últimas décadas. O levantamento abrangeu as 251 cooperativas registradas na OCESC. Ele disse que o agronegócio foi o ramo das cooperativas que mais contribui para esses números.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, LUIZ VICENTE SUZIN afirmou que o cooperativismo reforçou, nesse período de pandemia, a importância que tem para o desenvolvimento do estado. Ele citou que outro dado positivo foi a expansão do número de associados que cresceu 11 vírgula seis por cento no ano passado com o ingresso de mais 313 mil pessoas no sistema. No conjunto, as cooperativas reúnem agora mais de três milhões de catarinenses. As que mais atraíram associados foram as cooperativas de crédito que têm atualmente dois milhões e 200 mil pessoas, as de infraestrutura que atuam em distribuição de energia elétrica e as de consumo.
Em um ano em que a pandemia assolou quase todos os setores e a economia brasileira andou em marcha lenta, as cooperativas catarinenses cresceram porque adaptaram suas atividades e seus processos produtivos aos desafios impostos pela crise econômica. O comentário é do presidente da OCESC, LUIS VICENTE SUZIN. De acordo com ele, Os novos padrões de conduta nas organizações, ditados pelo enfrentamento da pandemia, estimularam ainda mais a racionalização da gestão, a otimização dos processos e a elevação do grau de excelência em produtos e serviços das cooperativas. Outro ponto importante citado por SUZIN foi a geração de emprego nas cooperativas. O setor contratou oito por cento a mais em 2020 do que em 2019. O saldo foi de mais de cinco mil e 500 postos de trabalho abertos no ano passado.
A Polícia Militar registrou apenas uma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas em São Miguel do Oeste. Por volta das 11 e meia da noite de ontem, uma guarnição abordou um veículo na rua Anita Garibaldi, centro da cidade. Durante a revista do carro, os policiais encontraram uma pochete sobre o banco do carona contendo um pacote com maconha. Um dos homens que estava no carro assumiu a propriedade da droga. Os policias confeccionaram o termo circunstanciado em que o suspeito se comprometeu a comparecer em audiência na justiça para explicar a posse da droga. A maconha foi apreendida pela PM.
Um homem, acusado de furto, foi preso nesta segunda-feira no município. Uma guarnição da PM, em rondas pela rua General Osório, recebeu a informação de que um homem, com mandado de prisão em aberto, estava trabalhando em uma obra. Os policiais localizaram o suspeito e confirmaram que ele tinha um mandado judicial de prisão pelo crime de furto. Ele foi detido e conduzido até a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Um idoso ficou ferido ao sofrer uma queda de seis metros de altura na manhã de hoje no interior de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das nove horas da manhã na comunidade de Linha Fátima. Segundo o Corpo de Bombeiros, o idoso sofreu uma queda de uma escada no momento em que retirava pêssego no pomar da família. Ele foi atendido com ferimentos pelo corpo e com um corte na cabeça. O idoso foi conduzido ao Hospital Regional em estado estável e consciente.