O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A porta-voz da Organização Mundial da Saúde, MARGARET HARRIS, afirmou nesta sexta-feira que a entidade escolhe as vacinas que apoia com base em critérios científicos, e não pela nacionalidade da empresa que as desenvolvem. Em entrevista, a vice-diretora-geral da OMS, MARIÂNGELA SIMÃO, disse que das 10 vacinas em estados avançados de pesquisa, quatro são chinesas, uma é russa e cinco outras são de multinacionais. Ela disse que a ONU escolheu a ciência e os países devem escolher a vacina mais segura.
Israel e Sudão concordaram nesta sexta-feira em adotar medidas para normalizar as relações, em um acordo mediado com a ajuda dos Estados Unidos que faz do país africano o terceiro governo árabe a descartar as hostilidades com Israel nos últimos dois meses.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, que buscará a reeleição em três de novembro, selou o acordo em um telefonema com o primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, o premiê sudanês, ABDALLA HAMDOK, e o chefe do Conselho de Transição, ABDEL FATTAH AL-BURHAN.
A França superou nesta sexta-feira a marca de um milhão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A situação piorou ainda mais quando o país registrou mais de 40 mil novos contágios da doença em apenas 24 horas. No total, 42 mil e 32 novos casos foram registrados nesta sexta-feira, 310 a mais do que na véspera. O número de mortos também foi alto, com 298 novos óbitos registrados em 24 horas. Desde o início da pandemia, são ao menos 34 mil 508 mortos. A França é o segundo da União Europeia a contabilizar mais de um milhão de casos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou nesta sexta-feira a importação de seis milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa que deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A decisão não trata do pedido feito pelo governo paulista para que também seja permitida a importação dos insumos necessários para a produção de outras 40 milhões de doses no Brasil. A CoronaVac está atualmente na terceira fase de testes. A Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pela vacina, ainda não obteve o registro para aplicação do imunizante, que não pode ser utilizado na população.
O ministro do Supremo Tribunal Federal RICARDO LEWANDOWSKI decidiu, nesta sexta-feira, que vai levar diretamente ao plenário três ações que discutem a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas no combate à pandemia de Covid-19. O ministro aplicou o chamado rito abreviado, que permite o exame do caso diretamente pelo colegiado da Corte. Com isso, ele abriu mão de emitir uma decisão individual a respeito do tema. O STF reúne atualmente quatro ações que tratam do tema, três favoráveis à vacinação mais ampla eou obrigatória, e uma que pede a proibição da vacinação compulsória. A decisão de LEWANDOWSKI, nesta sexta, só faz referência às três primeiras.
O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o ex-ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI e o presidente do Instituto LULA, PAULO OKAMOTTO, viraram réus nesta sexta-feira pelo crime de lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. Conforme o Ministério Público Federal, o crime envolveu doações da Odebrecht ao Instituto LULA para disfarçar repasses no total de quatro milhões, entre dezembro de 2013 e março de 2014. Dois ex-executivos da Odebrecht também tiveram a denúncia aceita pelo juiz federal LUIZ ANTÔNIO BONAT, da décima terceira Vara da Justiça Federal de Curitiba, no fim da tarde desta sexta. Eles se tornaram réus pelo mesmo crime. A defesa de LULA afirmou que a decisão é um ato de perseguição e que a ação penal é descabida.
Santa Catarina chegou a 243 mil 116 casos confirmados de Covid-19 nesta sexta-feira. Desse total, 230 mil 522 são considerados recuperados e nove mil 579 estão em acompanhamento. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, também foram registrados três mil e 15 óbitos pela doença desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de um vírgula 24%. De acordo com o levantamento, o município com maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville com 23 mil 902 casos, seguido por Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Criciúma, Balneário Camboriú, Palhoça, Chapecó e Brusque.
O Tribunal de Julgamento aceitou na madrugada deste sábado a denúncia contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, no caso do aumento salarial dado aos procuradores do estado em 2019. Com isso, ele será afastado do cargo a partir de terça-feira por até 180 dias. A denúncia contra a vice-governadora, DANIELA REINEHR foi rejeitada pelo tribunal. Por essa razão, ela assume interinamente o cargo de MOISÉS quando ele for afastado. No caso do governador, foram seis votos a favor do recebimento da denúncia e quatro contra. Porém, houve empate no caso da vice-governadora. Por essa razão, o presidente do tribunal de julgamento, desembargador RICARDO ROESLER, precisou fazer o voto de minerva arquivando a denúncia contra DANIELA.
A vice-governadora DANIELA REINEHR atualmente sem partido será a nova governadora em exercício de Santa Catarina. DANIELA foi a primeira mulher eleita vice-governadora no estado catarinense e agora será a primeira a assumir o governo do Estado, ainda que de forma temporária. Ela já havia governado por 10 dias em janeiro, durante férias de CARLOS MOISÉS. DANIELA deve receber posse oficialmente como governadora em exercício após o agora governador afastado ser notificado da decisão do tribunal de julgamento. Ela segue no cargo pelo menos até que o tribunal misto faça o julgamento do processo de impeachment de MOISÉS, em um prazo máximo de 180 dias. Depois disso, ela volta a ser vice caso a denúncia contra o até então chefe do Executivo seja arquivada ou permanece como governadora em definitivo se o impedimento de MOISÉS for confirmado.
Lei garante auxílio para trabalhadores e espaços culturais que tiveram atividades afetadas pela pandemia.A Lei Aldir Blanc foi criada em junho de 2020 e prevê auxílios emergenciais aos trabalhadores e estabelecimentos na área da cultura. Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Operacionalização da lei Aldir Blanc ELISA DOCENA, a legislação, quando criada, foi dividida em três tipos de benefícios. Ela cita que o primeiro é para trabalhadores da cultura, com parcelas de 600 reais, no mesmo molde do auxílio emergencial, pago pelo governo federal.
Tem direito a receber o auxílio da lei emergencial cultural, os trabalhadores nas áreas de artes, música, teatro e artesanato. Outro benefício será pago por meio dos municípios, que é um subsídio aos espaços culturais, e o terceiro será de responsabilidade dos municípios e também do estado, que são os editais e premiações na área da cultura, como forma de auxílio aos trabalhadores retomarem as suas atividades.
Para ter acesso ao auxílio, precisa se cadastrar no site Mapa Cultural SC. Além do cadastro, será necessário preencher uma auto declaração, onde vão constar os dados do trabalhador, e as atividades realizadas nos últimos 24 meses. ELISA DOCENA comenta que a solicitação do auxílio será avaliada por órgãos de controle. A coordenadora reforça que para os espaços culturais o auxílio varia de três a dez mil reais, dependendo do porte da empresa e das despesas que tinha antes da pandemia.
Se tudo correr bem, em 9 de novembro alguns alunos já poderão retornar as aulas presenciais. O comentário é de GILBERTO ZATERA – Supervisor Regional de Educação de São Lourenço do Oeste. Ele explica que o retorno, por enquanto, será para aqueles alunos que precisam de reforço, porque não foram bem nas notas durante a pandemia. São 4 turmas de no máximo 15 alunos cada, que precisam se reforço, completa ZATERA.
Lavouras de Anchieta registram prejuízos com pragas. O presidente do Sintraf VENTURA WOLFART afirma que aqueles que conseguiram fazer a semeadura tem uma parte da lavoura em desenvolvimento, mas, existe um problema relacionado ao ataque de insetos que estão comendo a planta. Ele explica que devido a este problema os produtores precisam fazer o replantio.
Além das lagartas há incidência de outros insetos como as joaninhas no milho e em pastagens de verão. O presidente comenta que mesmo aqueles que aplicaram venenos para combater as pragas tiveram perdas neste mês. VENTURA comenta que algumas famílias já estavam buscando o Proagro. No entanto, a sugestão é aguardar os próximos meses para avaliar o clima. O presidente salienta que o Sintra possui sementes de milho para consumo e feijão para distribuição.
Uvesc atua na preparação de vereadores para atendimento à população. No mês de Outubro é lembrado o Dia do Vereador. De acordo com o superintendente e presidente em exercício da União dos Vereadores, ILMAR DALA POSSA, o Legislativo é um dos poderes mais importantes se considerado o fato de que é o vereador que mais está próximo da população, para ouvir e receber suas demandas, o que contribui para o processo democrático. O presidente cita que a Uvesc presta assessoria jurídica, contábil e financeira legislativa aos vereadores, com a finalidade de preparar as lideranças e capacitá-las no atendimento à população.
A Uvesc oferece cursos, seminários, congressos e palestras. O presidente da Uvesc, comenta que a associação completou 47 anos de existência, e atua em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal Regional Eleitoral Assembleia e escola Legislativa de Santa Catarina.
Presidente da União dos Vereadores avalia que período reduzido de campanha traz prejuízos aos candidatos. , considerando que também será limitado o contato presencial com as pessoas para ouvir as reivindicações. ILMAR DALA POSSA afirma que a Uvesc também foi contrária a alteração da data das eleições, o que foi contestado ao Tribunal Superior Eleitoral, justificando que o pleito não ocorresse esse ano, unificando as eleições de 2022. Além de evitar maior risco de transmissão do vírus, o presidente considera que o adiamento das eleições iria reduzir os gastos. Ele afirma que a eleição unificada traria uma economia de pelo menos oito bilhões de reais, e as autoridades federais que tinham o poder falharam na decisão de não acatar o pedido feito por todas as associações estaduais de vereadores do Brasil.
Eleições 2020. Agora é Santa Terezinha do Progresso. Compareceram ao debate na Rádio Atalaia os 2 candidatos a prefeitura. MARCIA DETOFOL, MDB, que tem como vice ELISEU DA SILVA, do CIDADANIA. A coligação deles se chama União, Força e Renovação, integrada por MDB, PT e CIDADANIA. De outra parte, ILENIR SECCHI, do PSD tem como parceiro CRISTIANO MACHADO do PL. A dupla defende a coligação Guiados Pela Força do Povo, composta por PSD, PL e PDT.
As 7 e meia os candidatos começaram a chegar a emissora. Seguindo as regras do programa, apenas um assessor podia acompanhar o seu candidato. Logo, foi feito o sorteio para saber qual dos 2 responderia por primeiro aos questionamentos. ILENIR SECCHI foi o sorteado. Durante todo o programa MÁRCIA DETOFOL, respondia por último.
Candidato ILENIR SECCHI, primeiro, agradeceu a DEUS por estar no estúdio. Depois dos cumprimentos, relatou que nasceu em Trindade, município de Tigrinhos em 9 de fevereiro de 73. É filho de ROMILDA e FRANCISCO SECCHI. Em 75 com 2 anos de idade, passou a residir em Santa Terezinha do Progresso com sua família. Em 96 casou com BEATRIZ, com quem tem a TAMARA. Diz que sempre foi ativo na sociedade, iniciando a vida pública no ano de 97. SECCHI foi vereador por 2 mandatos e chegou a presidir a Câmara.
ILENIR SECCHI, “o gordo”, lembra que foi vice prefeito de Santa Terezinha em 2011, assumindo a titularidade da prefeitura por 95 dias. Diz que defende o diálogo e mora no município a 45 anos, onde formou sua família e construiu fortes laços de amizade. Garante que com disposição, trabalho e honestidade, conduz sua vida. Gordo fala em boas estradas, e promete muita dedicação, se for eleito, na saúde, educação, agricultura e comércio.
MÁRCIA DETOFOL iniciou sua auto apresentação agradecendo a DEUS pela oportunidade. Após os cumprimentos, a candidata a prefeita citou seus pais, IVANILDE e ITACIR DETOFOL. Ela nasceu na comunidade de Santa Luzia. É farmacê8utica e bioquímica em Santa TEREZINHA DO PROGRESSO, onde tem uma farmácia a 12 anos. É concursada para o controle interno da Câmara de Vereadores. Diz que sempre buscou experiência na vida pública, por influência de seu pai.
A candidata faz questão de lembrar da grande experiência política de ITACIR DETOFOL, que começou como vereador de Campo Erê. Por 3 vezes foi prefeito em Santa Terezinha. MÁRCIA cita o marido pela compreensão, o qual foi vereador por duas vezes em saltinho. Menciona seu candidato a vice, ELISEU, funcionário público e filho de agricultores. A candidata não esquece do empenho de toda coligação e aos 17 candidatos a vereador. Encerrou sua participação no debate pedindo o voto da população em 15 de novembro.
Saltinho terá seus candidatos à prefeitura no próximo sábado na Rádio Atalaia. O debate vai seguir a todos as regras, como no primeiro programa. Vem ao estúdio candidato a prefeito ARNÉLIO SUTIL, do PP, que tem como vice NELSON CIVIDINI, do PL. A coligação é Para O Progresso Continuar. Compõe a chapa PP, PL e MDB. O outro candidato a prefeito é EDIMAR NORONHA DE FREITAS, do PT. Seu vice é NEIMAIR SOSTER, do PSDB. A coligação é Renovação, Compromisso, Trabalho, composta por PT, PDT e PT.
Justiça Eleitoral trabalha na análise dos registros de candidatura. Alguns registros já foram homologados pela justiça e outros ainda aguardam julgamento. Na comarca de Campo Erê a maioria já foi julgado. Existem algumas renúncias e impugnações que abrangem candidaturas de prefeito, vice e vereadores da comarca. Segundo Ministério Público questões sobre impugnação, não são apenas a crimes eleitorais, mas também a condição de elegibilidade e ou não. Candidatos impugnados podem seguir com a campanha eleitoral. Até lá, podem continuar a campanha. Após a impugnação os candidatos têm prazo para contestar.
Em Campo Erê, dos cinco candidatos a prefeito, um teve pedido de impugnação. O município tem cinco nomes disputando o executivo. Tiveram seus registros de candidatura deferidos: CHRISTINA ROMAN (PATRIOTA); GILBERTO AMARAL (PDT); LUIZINHO (AVANTE) e ROZANE MOREIRA (PT). A candidata RAQUEL (PODEMOS) teve o registro indeferido pela justiça eleitoral. Os cinco candidatos a vice-prefeito foram julgados deferidos: PASTOR ROMEUZITO (PATRIOTA); JOÃO GAIDA (PDT); VICARI (AVANTE); ROQUE MELO (PL) e REASILVA RAOMINDI (MDB).
Chefe do Cartório Eleitoral recebe orientação da justiça a respeito de indeferimento de candidatura a prefeita. DANIEL CORREA foi informado agora de manhã, que deve deixar tudo como está, porque a defesa de RAQUEL está recorrendo da primeira decisão judicial. A candidata está autorizada a seguir normalmente com sua campanha, em busca de votos, até a decisão final da justiça.
Polícia recupera motosserra furtada. A Polícia Civil de Palma Sola recuperou uma motosserra furtada no interior do município no início do mês de outubro. As investigações se deram a partir da informação de que um adolescente de 13 anos estaria vendendo o implemento por um valor bem abaixo do valor de mercado. Diante da informação a Polícia Civil de Palma Sola passou a fazer diligência para encontrar a vítima do furto, visto que não havia registro da subtração daquele objeto nos registros da Secretaria de Segurança Pública. Após diversas diligências, a vítima do furto foi identificada, a qual relatou que a motosserra havia sido subtraída de sua propriedade há aproximadamente 10 dias, contudo, não procurou a polícia para registrar o crime. O objeto foi restituído à vítima e o adolescente, que confessou ter praticado o furto, responderá pela prática do ato infracional análogo ao crime de furto.
Bebê fica inconsciente após se engasgar e é salva por bombeiro. Uma bebê de apenas 6 meses de vida foi salva por um bombeiro militar de Modelo. A mãe chegou ao quartel com a filha nos braços, inconsciente e sem movimentos respiratórios. O primeiro atendimento foi feito pelo CABO JANDREI PALUDO. O bombeiro militar, que atua na corporação há 17 anos, relata que essa foi a segunda vez em que salvou uma bebê engasgada. Ele conta que a mãe chegou correndo no quartel acompanhada de outra mulher, foi quando iniciou a manobra para desengasgar a criança.
A mãe relatou aos bombeiros que a filha estava no berço e percebeu que não estava mais respirando. Segundo ela, a bebê não havia mamado. “A bebê não regurgitou leite, havia apenas secreção. Nesses 17 anos de bombeiro militar o sentimento que fica é de gratidão, principalmente por se tratar de uma bebê. Ocorrências assim a gente não pega seguido, então é uma situação para nós bombeiros muito gratificante, porque o nosso dia a dia é pautado em tragédia, então uma situação dessa a gente fica muito agradecido a Deus em poder ajudar”, conclui o bombeiro.
O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.