-STF DECIDE QUE TESTEMUNHA DE JEOVÁ PODE RECUSAR TRANSFUSÃO DE SANGUE
-HERNEUS DE NADAL É REELEITO PARA A PRESIDENCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO
-UNIDADE DE SUPORTE BÁSICO COMEÇA ATENDIMENTOS NO MUNICÍPIO
-CARTÓRIO ELEITORAL FAZ AUDIENCIA PÚBLICA DE GERAÇÃO DE MÍDIA PARA AS URNAS
-CANDIDATOS A PREFEITO SE PREPARAM PARA DEBATE FINAL NA RÁDIO PEPERI
-HOMEM É ENCONTRADO COM FERIMENTOS GRAVES NA CABEÇA EM GUARACIABA
-PM PRENDE CONDENADO A 10 ANOS POR DIVULGAR FOTOS ÍNTIMAS DA EX-NAMORADA
O tempo está nublado. A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e seis centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
O presidente VLADIMIR PUTIN advertiu o Ocidente nesta quarta-feira que a Rússia poderia usar armas nucleares se fosse atingida por mísseis convencionais, e que Moscou consideraria qualquer ataque a ela apoiado por uma potência nuclear como um ataque conjunto. A decisão de mudar a doutrina nuclear oficial da Rússia é a resposta do Kremlin às considerações dos Estados Unidos e do Reino Unido sobre a permissão ou não para que a Ucrânia dispare mísseis convencionais ocidentais contra o território russo.
O ministro das Relações Exteriores da França, JEAN-NOËL BARROT, afirmou nesta quarta-feira que está trabalhando junto com os Estados Unidos para um plano cessar-fogo de 21 dias entre Israel e Hezbollah. Negociações entre as duas partes aconteceriam durante a trégua. BARROT discursou durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para tratar da escalada no conflito no Oriente Médio. Nos últimos dias, Israel e Hezbollah têm trocado ataques, resultando em bombardeios e mortes de civis no Líbano. Ele disse que os detalhes sobre o plano de cessar-fogo temporário serão divulgados em breve.
Mais de 90 mil pessoas foram recentemente deslocadas no Líbano, disseram as Nações Unidas nesta quarta-feira. A ONU acrescentou que o “êxodo de pessoas do sul do Líbano para o norte do Rio Litani” em meio à campanha aérea em larga escala de Israel continuava nesta quarta-feira. Já o Ministro dos Negócios Estrangeiros libanês disse que cerca de meio milhão de pessoas podem ter sido deslocadas no Líbano. Israel expandiu as zonas no Líbano que vinha atacando desde terça-feira à noite, com novos ataques nesta quarta e quinta-feira.
O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta-feira, que, por questões religiosas, testemunhas de Jeová têm o direito de recusar tratamentos médicos que envolvam transfusão de sangue. Os fiéis dessa denominação cristã seguem o preceito de não receber sangue de outras pessoas. Os ministros também decidiram que as pessoas que recusam determinado procedimento médico por causa da religião têm o direito a tratamentos alternativos que já estejam disponíveis no Sistema Único de Saúde, inclusive fora da sua cidade de residência, se necessário. Para os ministros, o direito à recusa de transfusão de sangue por convicção religiosa tem fundamento nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e a da liberdade de religião.
Na reta final do primeiro turno da eleição, os casos de violência contra candidatos repercutem em várias regiões do país. Na terça-feira, no ABC Paulista, um candidato a vereador foi encontrado morto, outro foi alvo de tiros. No Rio de Janeiro, um candidato à Câmara de Nova Iguaçu morreu baleado. Em Roraima, um candidato à prefeitura de Amajarí sofreu um atentado a tiros. Dados do Observatório da Violência Política e Eleitoral, da Unirio, revelam que, de janeiro a 16 de setembro, foram registrados 455 casos de violência contra lideranças políticas no Brasil. No primeiro trimestre do ano, ocorreram 68 casos; no segundo, 155 e, no terceiro, 232. Do total de caso desse terceiro trimestre, que foi de julho até 16 de setembro, 173 foram contra candidatos das eleições de 2024.
O Tribunal de Contas da União determinou nesta quarta-feira que o Instituto Nacional de Seguridade Social reduza, em até um ano, o percentual de "desconformidade" nas análises automáticas por tempo de serviço. A decisão foi tomada pela Corte de Contas depois de análise sobre falhas na concessão de aposentadorias por análise automática do INSS. A área técnica do TCU constatou casos de aprovação de aposentadorias mesmo com inconsistências nos dados cadastrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais, como recolhimento abaixo do mínimo e vínculos de trabalho sem data fim. O INSS terá um ano para implementar um plano de ação de forma a reduzir o percentual de pendências ou inconsistências.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja de perigo para onda de calor para dez estados – incluindo Santa Catarina – e o Distrito Federal. Nesses locais, a temperatura registrada está cinco graus acima da média. Serão afetados pelo forte calor, além do Distrito Federal, os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as temperaturas médias ficaram próximas dos 30 graus nesta semana. Outro alerta do Inmet é para a baixa umidade relativa do ar que está abaixo da média no estado.
O Governo de Santa Catarina aprovou neste mês de setembro a liberação de um milhão e 200 mil reais para 11 projetos voltados à promoção, organização e fomento da Economia Solidária. O recurso vai beneficiar entidades, associações, fundações e cooperativas que desempenham trabalho em defesa da Economia Solidária em todas as regiões de Santa Catarina. A Economia Solidária é caracterizada por iniciativas coletivas, comunitárias e associativas que reúnem trabalhadores por meio de organização própria e autogestão. Nesse sentido, o apoio do Governo do Estado à Economia Solidária visa contribuir para a geração de emprego e renda, promover desenvolvimento econômico e social e estimular a redução de desigualdades.
Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina reelegeu, nesta quarta-feira, em sessão extraordinária, os conselheiros HERNEUS JOÃO DE NADAL, JOSÉ NEI ASCARI e ADIRCÉLIO DE MORAES FERREIRA JÚNIOR para os cargos de presidente, de vice-presidente e de corregedor-geral, respectivamente, para o biênio 2025-2027. O ato foi uma demonstração de entendimento entre todos os integrantes do Corpo Deliberativo. A posse ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro de 2025, em sessão especial. NADAL disse que um dos objetivos do novo mandato é fazer com que o Tribunal de Contas de Santa Catarina continue sendo reconhecido como referência no controle externo, na defesa da correta aplicação do dinheiro público e atuando em prol dos interesses da sociedade catarinense.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste, em parceria com empresas e entidades locais, realizou a doação de um fuzil de alta energia à Polícia Civil da cidade. A aquisição do armamento foi possível graças aos recursos arrecadados durante uma campanha organizada pela CDL no mês de setembro de 2023. Em nota, a entidade cita que o fuzil doado, uma ferramenta de última geração de fabricação israelense, é essencial para o enfrentamento da criminalidade que, em muitos casos, conta com armamento obtido por vias ilegais. A nova arma proporcionará uma vantagem estratégica aos operadores de segurança pública, reforçando a capacidade de resposta em situações críticas.
A segurança de São Miguel do Oeste é uma prioridade para o comércio e a doação do fuzil é fruto da união entre o setor privado e a CDL. A afirmação é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, JUARES DOS SANTOS JÚNIOR. Ele disse que a entidade e os parceiros não mediram esforços para proporcionar às forças de segurança o que há de melhor em tecnologia de defesa. Ele explicou que a doação se insere em um contexto mais amplo de fortalecimento da segurança pública no estado. JUARES comentou que assim como outras cidades, São Miguel do Oeste reconhece a importância de equipar as forças policiais com armamento moderno, permitindo que a Polícia Civil enfrente os desafios da criminalidade de forma mais eficaz e segura.
Entrou em funcionamento nesta semana, a Unidade de Suporte Básico do SAMU em São Miguel do Oeste. A ambulância está equipada para atendimentos emergenciais de menor complexidade. De acordo com a diretora da UPA 24 Horas, CLÁUDIA MALDANER, foram registrados seis atendimentos nas primeiras horas de operação na última segunda-feira. Ela destacou que a unidade de suporte básico foi criada para atuar em casos de menor gravidade, como quedas, queimaduras e dores no peito, garantindo mais agilidade no atendimento. De acordo com CLAUDIA, a USB pode ser acionada pelo telefone 192 que é o número do SAMU.
nova unidade de suporte básico está sediada na Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24 horas que fica no bairro Agostini. A informação é da diretora da unidade, CLAUDIA MALDANER. Ela explicou que a equipe da USB conta com dois profissionais por turno: um motorista-socorrista e uma técnica de enfermagem. A equipe da USB passou por um treinamento intensivo de 40 horas para garantir a preparação adequada. Já a Unidade de Suporte Avançado que fica no SAMU é mais ampla e conta também com um médico para os casos de maior complexidade. CLAUDIA lembrou que em caso de emergência, a pessoa deve ligar para o 192 do SAMU e o serviço vai direcionar o paciente para a unidade mais adequada para o caso.
O sindicato dos trabalhadores rurais de São Miguel do Oeste completa hoje 54 anos de fundação. A entidade foi instalada no dia 26 de setembro de 1970. Atualmente, a entidade conta com mil e cem agricultores estão associados nos municípios de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita. Ao longo de mais de cinco décadas, 15 mil 994 pessoas se associaram ao sindicato. Em entrevista para a Peperi, o presidente LIRIO WATHIER disse que o sindicato oferece mais de 30 serviços diferentes para os agricultores, como por exemplo, auxilio para a busca de direitos previdenciários e de saúde, além das ações para fortalecer a atividade rural.
O prazo para declaração do Imposto Territorial Rural termina na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro. A lembrança é do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, muitos agricultores deixam a declaração para a última semana e, por isso, a procura pelo serviço no sindicato foi muito grande nos últimos dias. TEIXEIRA destacou que o não pagamento do imposto poderá acarretar em multa e o impedimento de acesso à crédito por meio de financiamentos. Ele disse que mais de mil e 300 agricultores buscaram o apoio do sindicato para a declaração do ITR deste ano.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, LÍRIO WATHIER, e o secretário de Agricultura, NILO BEDIN, entregaram para o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, um documento contendo o planejamento de ações para a agricultura local nos próximos 10 anos. A entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira. As propostas foram compiladas pelo COMDER com base nas proposições dos participantes do Seminário Municipal de Agricultura, realizado no último dia 30 de abril, no Cetresmo. O evento reuniu lideranças ligadas a área para debater estratégias e definir rumos para a agricultura, melhorando o trabalho, a renda e qualidade de vida das pessoas.
O documento com as reivindicações da agricultura também será encaminhado para lideranças municipais, estaduais e federais. O objetivo, de acordo com o presidente do Comder, LIRIO WATHIER, é fortalecer cada vez mais a agricultura local. Atualmente, o setor representa 17 por cento do movimento econômico do município. O documento do Comder contem pedidos para cinco áreas ligadas a agricultura: inovações para o campo; turismo e agroindústria; pecuária; horticultura e olericultura e fruticultura. Esse mesmo material foi entregue na última semana para os três candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste.
O cartório eleitoral da quadragésima quinta zona eleitoral de São Miguel do Oeste realizou, na manhã de hoje, a audiência pública de geração de mídia. O material contem as informações dos candidatos, como fotos e números. Amanhã começam as audiências de configuração de urnas, ou seja, esses dados serão inseridos nas urnas eletrônicas. Na semana que vem, os equipamentos passarão por uma sequencia de testes. O mesmo trabalho está ocorrendo na zona eleitoral de número 82 que também tem sede em São Miguel do Oeste.
As emissoras da Rede Peperi de Comunicação vão realizar, neste sábado, os últimos debates do projeto Eleições 2024. Desde o final de agosto, candidatos a prefeito do extremo-oeste discutiram projetos e propostas para os municípios da área de cobertura das emissoras. Ao todo, foram programados 27 debates para as rádios Peperi, Itapiranga, Oeste, Cedro e Atalaia. No próximo sábado, os programas vão reunir os candidatos a prefeito das cidades-sedes da emissoras da Peperi: São Miguel do Oeste, Itapiranga, Iporã do Oeste, São José do Cedro e Campo Erê. No sábado do dia cinco de outubro, as emissoras vão apresentar um programa especial com todas as informações sobre a eleição deste domingo.
O último debate do projeto Eleições 2024 da Peperi vai reunir os três candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. Será o segundo confronto dos postulantes a prefeitura nos estúdios da Peperi. O debate, a partir das oito horas, vai reunir EDENÍLSON ZANARDI, JUARES DA SILVA e PAULO DRUMM. O debate vai ter algumas diferenças em relação ao primeiro programa realizado no dia 24 de agosto. A principal alteração será no primeiro bloco. Os candidatos vão responder, no primeiro segmento do debate, a três perguntas formuladas por entidades do município. Os questionamentos serão feitos pelo Conselho das Entidades Empresariais, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e pelo Coletivo Sindical. O programa também terá três blocos com perguntas diretas entre os candidatos com tema livre.
A campanha do candidato EDENILSON ZANARDI acredita que o debate de sábado na Peperi tem uma grande importância nessa reta final da eleição. A afirmação é do coordenador da campanha, VAMILSON SOUZA. Ele destacou que será um momento para reafirmar a caminhada feita pelo candidato até agora e de reforçar as propostas para a população. VAMILSON disse que espera um debate propositivo, com projetos para a cidade e não com ataques e ofensas pessoais. Ele citou ainda que o debate, por ser à uma semana da eleição, pode ajudar o eleitor em dúvida a escolher o melhor candidato para administrar o município nos próximos quatro anos.
O debate da Peperi no próximo sábado será decisivo para a eleição municipal deste ano. O comentário é da coordenadora da campanha do candidato JUAREZ DA SILVA, SANDRA BATAGLIN. Ela disse que o programa é fundamental para a democracia e será um divisor de águas para o pleito. SANDRA comentou que espera um debate propositivo e pautado na lógica do confronto de ideias. Ela citou ainda que o programa oferece o mesmo tempo para todos os candidatos e isso permite que o eleitor possa comparar e fazer a escolha da melhor proposta para o desenvolvimento de São Miguel do Oeste.
O debate de sábado na rádio Peperi é extremamente importante para a eleição. A declaração é do coordenador da campanha do candidato PAULO DRUMM, FLÁVIO RAMOS. Ele também usou a expressão “divisor de águas” para analisar o peso que o programa tem na campanha deste ano. FLAVIO ressaltou que o debate permite que os candidatos apresentem as propostas e mostrem se estão preparados para administrar o município. De acordo com ele, os eleitores indecisos vão aproveitar o debate na rádio Peperi deste sábado para fazer as comparações e decidir em quem votar no dia seis de outubro.
Começou na manhã de hoje o júri de um homem acusado de homicídio no município de Descanso. O julgamento está ocorrendo na sala de júri no fórum da cidade. VITOR PIOCZKOSKI foi acusado pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado. As qualificadoras são motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. De acordo com acusação, ele matou um homem de 35 anos a golpes de faca em 12 de janeiro na Linha Campinas. Naquela noite, houve um desentendimento entre dois homens e um deles matou o outro com seis golpes de faca. O agressor, de 22 anos, foi preso em flagrante e levado para a unidade prisional avançada. A previsão é de que o júri desta quinta-feira termine por volta das quatro horas da tarde.
Uma mulher foi presa em flagrante, nesta quarta-feira, por contrabando de defensivos agrícolas da Argentina. Por volta das sete horas da noite, uma guarnição da Polícia Militar estava em rondas pelo bairro Nascente do Peperi quando abordou um veículos carregado com14 galões de 20 litros de defensivo agrícola de origem estrangeira, de comércio proibido no Brasil. A condutora do carro foi preso em flagrante pelo crime de contrabando e conduzida até a Polícia Federal. O veículo e os produtos foram entregues na Receita Federal.
m homem condenado a 10 anos de prisão por divulgar fotos intimas da ex-namorada foi preso nesta quarta-feira em Santa Helena. A prisão ocorreu nesta quarta-feira após troca de informações entre as Delegacias de Tunápolis e Itapiranga. O crime ocorreu em 2015, em Itapiranga. A acusação é de que ele teria fotografado cenas de sexo envolvendo a sua namorada da época, que era adolescente. Após o fim do relacionamento, o homem teria divulgado as imagens nas redes sociais. A prisão ocorreu no município de Santa Helena, após ações de monitoramento do homem pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil. Ele estava se deslocando entre diversas cidades desde a expedição do mandado. O homem de 31 anos foi preso e encaminhado ao Presídio de São Miguel do Oeste.
Um motociclista sofreu ferimentos graves na cabeça na tarde desta quarta-feira em Guaraciaba. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das três e 20 para atender um homem que foi encontrado por populares deitado na Linha Sede Flores, interior de Guaraciaba. De acordo com os bombeiros, testemunhas informaram que encontraram a vítima sentada sobre uma motocicleta, tentando ligá-la, mas notaram que ele estava desorientado e com sangramento. Ao ser socorrido, o homem apresentava um afundamento no crânio. Ele disse ter sido empurrado à beira de um rio. Na queda, ele bateu a cabeça. A vítima, que tinha dificuldades em responder às perguntas dos bombeiros, foi encaminhada ao Hospital São Lucas. A causa exata do ferimento segue sob investigação.