ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 26/09/2020

GLOBO EM FOCO – 26/09/20

-TCU DÁ CINCO DIAS PARA INSS DEFINIR PROTOCOLO DE PERÍCIAS POR TELEMEDICINA

-TRIBUNAL DO IMPEACHMENT DEFINE O RELATOR E PRAZOS DE JULGAMENTO

-CARTÓRIO ELEITORAL DE ITAPIRANGA RECEBE URNAS ELETRÔNICAS

-AMEAÇA DE SUICÍDIO É UM PEDIDO DE AJUDA QUE DEVE SER ATENDIDO

-SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS ABRE PEDIDOS DE ALEVINOS

-CINEMAS SÃO LIBERADOS EM SC, MAS CINE PEPERI PERMANECE COM SESSÕES SUSPENSAS

-LIBERAÇÃO DE EVENTOS GERA PROBLEMAS EM ITAPIRANGA

-CAPOTAMENTO NA BR-163 DEIXA UMA PESSOA FERIDA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se com sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus. Neste momento 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A queda de um avião militar no leste da Ucrânia nesta sexta-feira deixou 22 pessoas mortas e outras duas gravemente feridas, anunciou o Ministério do Interior ucraniano. A maioria das vítimas era de cadetes do Instituto da Força Aérea. Quatro estão desaparecidos. Nas imagens divulgadas pelas autoridades nas redes sociais, o avião Antonov An-26 foi visto parcialmente destruído e tomado por chamas, próximo a uma estrada. Fotos compartilhadas pelos serviços de emergência mostram bombeiros jogando água nos destroços.

A diretora para medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde, MARIÂNGELA SIMÃO, disse que a entidade começará a avaliar se vacinas ainda em teste contra o novo coronavírus podem ser liberadas sob o critério de "uso emergencial". Os critérios recomendados pela organização foram publicados em um documento ainda preliminar, que pode ser avaliado ou comentado por pessoas e organizações até o dia oito de outubro. Entre os critérios estão o que prevê que somente vacinas que já passaram por fases 2 ou 3 de testes e que receberam autorização de uma agência regulatória nacional podem ser submetidas a avaliação.


O deputado JUAN EMILIO AMERI, de 47 anos, que foi flagrado trocando carícias com uma mulher diante da câmera do computador em plena sessão virtual do Congresso da Argentina, informou nesta sexta-feira que renunciou ao cargo. Em nota, ele ressaltou que não cometeu "nenhum crime" e que o erro que cometeu foi "não olhar para a conexão de Internet". Segundo o jornal "Clarín", o pedido de renúncia foi feito para evitar sua expulsão da Câmara, e foi enviado durante a madrugada, ainda durante a mesma sessão, sendo aprovado pouco depois das três horas da manhã.

O Ministério da Economia informou nesta sexta-feira que o governo federal economizou cerca de um bilhão e 20 milhões de reais com o trabalho remoto de servidores públicos de abril a agosto. O chamado teletrabalho, ou home office, foi estimulado diante da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o levantamento, o valor considera a redução de 859 milhões de reais nos gastos de custeio e de 161 milhões nos pagamentos de auxílios aos servidores. Só com diárias, passagens e despesas com locomoção dos servidores foram economizados 471 milhões de reais.

Mais de 25 mil candidatos que concorreram na eleição de 2016 alteraram a raça declarada ao TSE no pleito deste ano. Destes, 40 por cento deixaram de ser brancos e passaram a se considerar negros. O número pode ser ainda maior, já que os partidos têm até este sábado para fazer o registro das candidaturas, o que significa que a base no TSE ainda está incompleta. Há até agora 316 mil candidatos registrados. O levantamento feito pelo site G1 mostra que 10 mil 454 candidatos que antes se declaravam brancos passaram a ser declarar negros. O maior contingente é de brancos que agora dizem ser pardos: são nove mil 944.

O ministro BRUNO DANTAS, do Tribunal de Contas da União, deu prazo de cinco dias para que o Instituto Nacional de Seguro Social elabore um protocolo a fim de realizar perícias médicas com o uso de telemedicina. No último dia 18, o governo determinou que os peritos voltassem ao trabalho presencial. A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social se posicionou contra esse retorno e acionou a Justiça. A associação argumentou que as agências do INSS, reabertas depois do fechamento em razão da pandemia do novo coronavírus, ainda não cumprem as especificações de segurança sanitária. Agora, o que se discute são perícias por teleconferência.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou a portaria número, que autoriza e regulamenta o funcionamento das casas noturnas, pubs e casas de shows no estado durante a pandemia do novo coronavírus. As casas noturnas só podem funcionar em regiões classificadas no mapa de risco do governo do estado como em situação moderada para a Covid-19. Está, portanto, proibido que esses estabelecimentos abram em áreas consideradas como risco gravíssimo, grave ou alto para a doença. Atualmente, nenhuma região catarinense está em risco moderado para a Covid-19.

A portaria conjunta, que estabelece regramento antes do retorno gradual das atividades escolares no Estado de Santa Catarina, foi publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial, definindo os critérios de desenvolvimento do Plano de Contingência Escolar. O documento, chamado de PlanCon-EDU/COVID-19, trata da obrigatoriedade do cumprimento do plano de contingência nos municípios do território catarinense para a formulação de planos para as escolas e da criação ou reorganização dos Comitês Municipais específicos para a Educação e suas atribuições. De acordo com a portaria assinada pelas secretarias de Estado da Saúde, da Educação e Defesa Civil, os municípios terão autonomia para articular a retomada das atividades respeitando a matriz de risco potencial e as regras sanitárias determinadas.

O Tribunal misto que vai julgar o processo de impeachment do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS e da vice-governadora, DANIELA REINEHR definiu o relator e o cronograma do processo na primeira sessão para instauração do tribunal realizada na manhã desta sexta-feira na Alesc. Por volta do meio-dia, o roteiro foi aprovado por unanimidade. Em seguida, foi realizado sorteio e o deputado KENNEDY NUNES do PSD foi definido como relator do tribunal misto de processo de impeachment. Ele será responsável por fazer parecer a ser apresentado até sete de outubro e a votação pelos integrantes deve ocorrer na segunda quinzena de outubro.

Cartório Eleitoral de Itapiranga recebe urnas eletrônicas para eleição de 15 de novembro. A entrega ocorreu próximo ao meio dia de ontem. Os equipamentos, que vão registrar os votos dos eleitores em quatro municípios da comarca, ficarão guardados na sede do cartório, no Edifício Peperi. O Tribunal Regional Eleitoral enviou 101 urnas eletrônicas para a sexagésima quinta zona eleitoral que abrange os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. Nos quatro município serão 82 seções. 19 urnas eletrônicas ficarão como reserva técnica caso seja necessário substituir equipamentos no dia da votação. A comarca teve a redução de 26 urnas para a eleição municipal deste ano, porém sem reduzir os locais que ocorrem votação, apenas com ocupação de menor número de salas.

A comarca de Itapiranga possui um total de 28 mil 315 eleitores. 22 mil 625 realizaram a biometria e cinco mil 690 ainda permanecem no sistema convencional. O chefe do cartório eleitoral, BRUNO LOPES MARRONI explica que nenhum eleitor será impedido de votar por questões de biometria, porém que não aderiu ao sistema eletrônico precisa apresentar o título de leitor ou documento com foto. Itapiranga é o maior colégio eleitoral com 12 mil 143 pessoas aptas a votarem. Iporã do Oeste aparece logo em seguida com sete mil 130 eleitores. São João do Oeste tem cinco mil e 99 eleitores. Já Tunápolis contabiliza três mil 945 eleitores. MARRONI lembra que neste sábado encerra o prazo para registro de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Gaúcho viaja o Brasil com bicicleta Monark. O gaúcho, JULIO CESAR MIRANDA, natural de Erechim, passou por Iporã do Oeste nesta sexta-feira, onde permanece até segunda-feira, depois segue viagem. Para a Reportagem da Rádio Oeste, o ciclista contou que viaja pelo Brasil, e alguns países vizinhos, em busca dos costumes e culturas das pessoas, sendo que entre todos que conhece, 5% o descriminam e o consideram apenas como um andarilho, mas dos demais recebe respeito e ajudas. Ele afirma que nas suas várias andanças por tantos lugares, confia inicialmente em Deus, e sempre recebe a ajuda que lhe é oferecida. JULIO foi casado por mais de 30 anos, e após a separação com a esposa em 2006, decidiu se tornar viajante com sua bicicleta Monark.

Antes de pegar a estrada, JULIO CESAR MIRANDA já trabalhou em diversas funções, como operador de máquina, pintor e foi funcionário de indústria. Para se manter e viver na estrada, o ciclista carrega um fogareiro, cobertas, alimentos, utensílios para fazer comida, um rádio e uma foto do seu cachorro, o Neo. Em fevereiro, o gaúcho completa 65 anos, quando pretende se aposentar, mas mesmo assim, diz que quer continuar com a vida de viajante. Sobre viajar em um momento de pandemia, JULIO conta que respeita as medidas de restrição impostas pelos decretos, mas acredita que é preciso confiar em Deus, e o que tiver que ser será. Ele afirma ainda que não planeja os seus roteiros de viagem, e sua intenção não é fazer turismo, mas apenas passar pelos lugarese conhecer as pessoas.

Polícia Militar esclarece dúvidas sobre autuações de trânsito e valores das multas. As autuações foram o tema de um dos vídeos divulgados pela PM de Iporã do Oeste, em sua página do Facebook, alusivo a Semana Nacional do Trânsito. O comandante da Polícia Militar, sargento MILTON WOLF, explica que quando uma infração de trânsito é flagrada, é emitido o auto de infração, o motorista é notificado sobre sua irregularidade e emitida à multa com base nos valores previstos em lei para cada situação. Os fatos da ocorrência são também informados ao Detran, órgão que dá sequência ao processo da infração. O Detran notifica o proprietário do veículo, e este pode recorrer e se defender, caso não concorde com a multa. Se o recurso for aceito, a autuação é cancelada, e caso contrário, é emitido o boleto para pagamento da multa, quando mais uma vez é possível recorrer.

Em relação à destinação do dinheiro das multas, o sargento MILTON WOLF esclarece que o policial que aplica a autuação não recebe qualquer porcentagem sobre o valor. O comandante cita que o valor é arrecadado em favor do órgão de trânsito com circunscrição na via. As vias estaduais são de competência da Polícia Militar Rodoviária, que atua em nome do Departamento Estadual de Infraestrutura, Deinfra, e as vias públicas municipais, como estradas do interior e ruas do perímetro urbano, a fiscalização é de responsabilidade da Polícia Militar. Sargento WOLF ressalta que dos valores arrecadados com as multas, são descontados os custos operacionais, como tarifas bancárias, despesas com o processamento da autuação, penalidade e notificação e manutenção do sistema.

Do total da multa, 5% é destinado para o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito, além de custos com a entrega da notificação pelos Correios, despesas com editais de publicação quando a pessoa não é localizada, custos pagos aos membros da Jari, a junta que avalia os recursos das infrações, e ainda os custos referentes a restituição de multa que já foi paga mas depois é deferida e o valor devolvido. Descontados todos estes custos operacionais, do valor que sobrar, 35% fica para o município, que é responsável pela engenharia do tráfego e sinalização das vias, 32,5% é destinado a Polícia Civil que cuida da parte operacional do Detran, e 32,5% vai para a Polícia Militar, que fazfiscalização do trânsito. O sargento MILTON WOLF cita que todo valor é destinado exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfico e campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Dia Nacional do Surdo chama atenção para direitos de inclusão na sociedade. A data é lembrada hoje, dia 26 de setembro. A professora de Descanso MARILISE LUCION, formada em pedagogia, possui especialização em libras, a língua brasileira de sinais, e desde 2005 atua como interprete. Ela explica que já atuou com turmas do ensino fundamental, ensino superior dos cursos de pedagogia e administração da Unoesc, e no momento atua também no curso de educação especial da Uniasselvi. MARILISE ressalta que uma lei de 2018 instituiu o Dia Nacional de Luta da Inclusão dos Surdos, em 26 de setembro, para que a sociedade perceba e se conscientize sobre direitos destas pessoas. Segundo a intérprete, um dos mitos que existe contra os surdos, é que muitas vezes são considerados também mudos, mas eles possuem a sua forma de comunicação por sons e gestos.

A interprete considera um avanço significativo que cursos superiores na área da educação contemplam na grade curricular a disciplina de libras, por garantir a educação dos surdos, a sua inclusão na sociedade e o entendimento das pessoas de também saber como se comunicar. MARILISE LUCION chama atenção que cada vez mais tem crescido o número de profissionais que se dedicam a interpretação de músicas que levam mensagens positivas aos surdos, e que contribuem para estimular as emoções destas pessoas, que assim como qualquer outra, tem sentimentos e enfrentam dificuldades e conflitos internos. A interprete lembra que na região, há uma associação que realiza diversas atividades voltadas aos surdos, com sede em SMOeste, e que está bem estruturada para este atendimento.

Ameaça de suicídio é um pedido de ajuda que deve ser atendido. Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina promovem ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A psicóloga, SIMONE DREHER, enfatiza que um mês voltado à prevenção é fundamental considerando que por ano mais de um milhão de pessoas comete suicídio. No Brasil, esse número anual é de 12 mil suicídios, o que representa que por dia 32 pessoas tiram a própria vida. A psicóloga comenta que por questões culturais na região o índice de suicídio é alto, o que mostra que é preciso falar mais sobre o tema, considerando que entre os jovens a prática de tirar a própria vida é mais comum do que se imagina.

Um dos mitos, segundo SIMONE DREHER, é acreditar que se a pessoa ameaça se matar, ela não vai cumprir. A psicóloga diz que às vezes a ameaça é feita por anos, e familiares e amigos acabam acreditando que a pessoa não vai se suicidar, mas isso acaba acontecendo. Conforme a psicóloga, a ameaça é um sinal de que a pessoa quer ou precisa de ajuda. Ela cita que em 96% dos casos de suicídio já existia algum problema mental, como depressão ou transtorno bipolar. SIMONE comenta que são momentos doloridos para toda família e amigos, que muitas vezes se questionam em que momento a vítima demonstrou precisar ajuda, mas que não foi possível perceber ou identificar. A psicóloga lembra que nem todos os transtornos têm cura, mas com tratamento é possível ter uma vida saudável mentalmente.

Pescadores aproveitam últimos dias antes da piracema para intensificar trabalhos de pesca. O período de várias restrições na pesca inicia dia primeiro de outubro. Conforme o presidente da Associação dos Pescadores de Mondaí, EGON ULRICH, diariamente a pesca inicia pela manhã e se estende até passado do meio dia. Ele comenta que os resultados do trabalho dependem muito das condições do rio, considerando que às vezes o nível de água está muito baixo, e em outros, a vazão é alta demais devido a água que é largada da barragem de Foz do Chapecó. A vazão alta, além de dificultar a captura dos peixes, pode acabar levando embora os materiais da pesca. ULRICH enfatiza que as principais espécies pescadas no rio Uruguai são grumatã, cascudo, piava e dourado, todas comercializadas na região.

A associação de Mondaí conta com cerca de 40 pescadores. O presidente explica que peixes que não são vendidos agora podem ser comercializados depois da piracema, se forem declarados como estoque no Ibama de Chapecó. Peixes no estoque que não forem declarados estão sujeitos a fiscalização e multa aos pescadores. EGON ULRICH lembra que durante a Piracema, de outubro até final de janeiro, é permitida a pesca com linha de mão, fora de corredeiras e em rios menores. O pescador profissional recebe auxílio de um salário mínimo mensal para se manter neste período.

Cinemas, teatros e bibliotecas foram autorizados a reabrir em Santa Catarina a partir desde sábado, depois de pouco mais de seis meses com portas fechadas devido à pandemia do coronavírus. A portaria da Secretaria de Estado de Saúde foi publicada nesta quinta-feira. Os espaços culturais só poderão funcionar, no entanto, em regiões fora de risco grave ou gravíssimo para coronavírus, conforme classificação do governo catarinense. O diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, informa que, mesmo com a liberação do funcionamento, o Cine Peperi vai permanecer com as sessões suspensas. Uma nova data de abertura deve ser definida os próximos dias.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais abre pedidos de alevinos em Tunápolis. Prazo prossegue até cinco de novembro, com entrega programa para o dia 11 de novembro. As solicitações devem ser feitas na sede do sindicato, na secretaria de agricultura. Os alevinos são oriundos do criadouro Nossa Senhora Aparecida de Ijuí, Rio Grande do Sul. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, NESTOR HAMMERSCHMITT, os criadores de peixes que optaram por comprarem do viveiro de Ijuí, devido ao tamanho maior dos alevinos que reduzir o risco da ação de predadores. As principais espécies utilizadas em açudes de Tunápolis são de carpas, tilápia, jundiá, dourado e surubi. NESTOR HAMMERSCHMITT avalia que a menor variedade oferecida compensa pela qualidade que atende à demanda.

Região de fronteira reflete em maior número de crimes em Itapiranga. A informação é da delegada JOELMA STANG, que responde pela delegacia de Itapiranga no mês de setembro. Ela destaca que é frequente o registro de ocorrências envolvendo pessoas de outras regiões. Divisa com o Rio Grande do Sul e com a Argentina dificulta trabalho de investigação. A delegada diz que muitas vezes, suspeitos e vítimas possuem origem no estado vizinho. Conforme JOELMA isso dificulta a investigação e a localização de autores de crimes cometidos no município. A integração com policiais gaúchos é fundamental para o esclarecimento de ocorrências. A delegada também cita o trabalho que está sendo feito para esclarecer a tentativa de homicídio ocorrido em Tunápolis no dia 18 de setembro. Ela aguada exames periciais para a conclusão do inquérito até a próxima terça-feira. Salienta que é o caso mais grave na comarca no mês de setembro e o suspeito foi preso.

JOELMA STANG é efetiva na comarca de Maravilha e faz parte dos delegados que atuam interinamente na comarca de Itapiranga. Ocorrência de violência doméstica segue como fator preocupante com registros recorrentes. São comuns situações de flagrante de lesões corporais, ameaças e injurias no ambiente familiar. Neste casos são adotadas medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. A delegada diz que a preocupação maior ainda com crimes de estupro intrafamiliar com registro frequentes de casos. JOELA STANG elogia o trabalho preventivo e de fiscalização de medidas protetivas feitas pelo programa da Polícia Militar que visa evitar ocorrência de novos crimes e gera sensação de maior segurança para a vítima de violência doméstica. A delegada reforça que a equipe profissional conta com policiais civis que se dedicam nas investigações e isso compensa a falta de maior efetivo.

PMA flagra pesca ilegal no Rio Peperi-Guaçu em Santa Helena. A Polícia Militar Ambiental de SMOeste realizou na manhã desta sexta-feira ações de fiscalização de pesca no Rio Peperi-Guaçu, no interior de Santa Helena. Durante a fiscalização foi flagrada pesca ilegal. Devido ao fato do pescador não possuir licença para pesca, foi autuado e teve os peixes apreendidos. Foram recolhidos mais de nove quilos de peixes, pescados irregularmente através do uso de redes. O uso de redes é permitido somente para pescadores profissionais devidamente licenciados, e que estejam de acordo com a legislação vigente, respeitando tamanhos de malhas e locais de pesca. A PMA lembra que o período de Defesa, Piracema, inicia dia primeiro de outubro, e vai até o dia 31 de janeiro. Durante esse período a pesca sofre restrições, sendo apenas permitida a pesca de caráter científico e a pesca utilizando linha de mão ou caniço, vara, linha e anzol, além de observar os locais proibidos.

Homem é indiciado por divulgação de pornografia em Pinhalzinho. O crime aconteceu no início de fevereiro deste ano, quando o homem de 33 anos divulgou vídeos contendo cenas de sexo entre ele e sua ex-companheira, de 41 anos. As mídias foram encaminhadas via WhatsApp ao filho da vítima e também ao ex-marido dela. A investigação comprovou tanto o compartilhamento dos vídeos quanto a motivação da divulgação, que foi por vingança devido a mulher não ter aceitado reatar o relacionamento. Além disso, ficou demonstrado que ele fez várias ameaças a ela, inclusive de que divulgaria o material que ele tinha em seu telefone. Em uma das ocasiões o homem ainda enviou uma foto de uma arma de fogo. A vítima compareceu à Delegacia de Pinhalzinho no dia três de fevereiropara noticiar o ocorrido e solicitar medidas protetivas de urgência.

Já no dia seguinte os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão da residência do então suspeito, em Chapecó, com o objetivo de coletar provas, apreender o celular dele e verificar a possível existência de arma. Na oportunidade não foi encontrada a arma, mas foi apreendido o aparelho do indiciado. Com relação à arma, ficou demonstrado que era uma ilustração conseguida por ele na internet. Ele foi indiciado por ameaça e também pelo crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, cuja pena é de reclusão, de 1 a 5 anos, podendo ser aumentada de 1/3 a 2/3 quando praticado por agente que mantém ou tenha mantido relação íntima de afeto com a vítima ou com o fim de vingança ou humilhação, o que ficou demonstrado nesse caso. O autor confessou os crimes, afirmando que o fez de “cabeça quente”.

Capotamento na BR 163 deixa uma pessoa ferida. Os bombeiros de São José do Cedro foram acionados por volta das 19 horas desta sexta-feira, para atender um acidente de trânsito na BR 163, na saída para Guaraciaba. No local foi registrada uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Fiesta de São José do Cedro. O veículo era ocupado apenas pelo motorista de 46 anos. Ele perdeu o controle da direção e capotou o automóvel. O motorista estava encarcerado dentro do carro e foi removido pelos bombeiros. A vítima apresentava corte na cabeça e relatava fortes dores na região da coluna, além de escoriações pelo corpo. A vítima foi atendida no local e conduzida até o hospital.

Motorista abandona veículo após sair da pista e colidir em árvore na SC 163. O acidente ocorreu por volta das duas horas e 30 minutos da madrugada deste sábado, na SC 163, próximo ao Bar do Tio Toni, linha Aparecida, Iporã do Oeste. Foi uma saída de pista seguida de choque em árvore, de um automóvel Onix, emplacado em Itapiranga. O condutor do veículo não foi identificado por ter abandonado o local do acidente, e não foi mais localizado. Policiais rodoviários, com auxílio dos bombeiros, realizaram buscas nas imediações, mas o motorista não foi localizado. Em contato com hospitais da região, os policiais constataram que não houve a entrada de pessoas acidentadas. Os danos materiais no veículo foram de grande monta. O carro foi guinchado ao pátio conveniado.

Bombeiros levam seis horas para combater incêndio em reflorestamento no interior de Riqueza. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste por volta das 18 horas desta sexta-feira, na linha Anta Gorda Baixa em Riqueza. O incêndio atingiu uma área de reflorestamento de eucaliptos e pinos, em uma propriedade que conta com 55 hectares reflorestados. Com o auxílio de populares e funcionários do local, os bombeiros realizaram o combate ao fogo em uma extensão de cerca de três km. O ponto de maior proporção das chamas foi encontrado após três horas, sendo iniciado outro aceiro. Cinco bombeiros atuavam no combate as chamas, e por volta das 21 horas mais cinco socorristas foram deslocados ao local para prestar auxílio. O combate durou no total seis horas, e a área danificada foi de cerca de 25 hectares.

Flexibilização para aglomeração de pessoas gera problemas em Itapiranga. A Polícia Militar teve trabalho extra na noite de sexta-feira. Foram diversas denuncias e constatações de irregularidades. A maior aglomeração ocorreu em estabelecimento comercial na saída da cidade. A guarnição da PM identificou falta de cumprimento das regras e o proprietário foi notificado. Os policiais também emitiram 10 notificações de trânsito por diversas irregularidades cometidas pelos motoristas. A PM ainda recebeu diversas denúncias de perturbação em diferentes pontos da cidade. Os problemas prosseguiram até a madrugada deste sábado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.