ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - segunda-feira - 26 08 2024

-MINISTRA CONVOCA GOVERNADORES PARA DISCUTIR INCÊNDIOS NOS ESTADOS

-SC TEM MAIS DE 430 DENÚNCIAS ELEITORAIS, MAIS DA METADE CONTRA CANDIDATOS A VEREADOR

-CÂMARA PROMOVE AMANHÃ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ALTERAÇÕES NO PLANO DIRETOR

-FÓRUM AGOSTO LILÁS DEVE REUNIR CERCA DE 300 MULHERES NESTA TERÇA-FEIRA

-CANDIDATOS A PREFEITO DE SMO FAZEM AVALIAÇÕES POSITIVAS DO DEBATE NA PEPERI

-MULHER SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM QUEDA DE MOTOCICLETA NO INTERIOR

-IDOSO É PRESO DEPOIS DE PASSAR MAIS DE 20 TROTES PELO 190 DA POLÍCIA MILITAR


O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de um grau. A máxima pode chegar a 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 12 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.

Treze pessoas morreram e duas ficaram feridas na província de Maluku do Norte, na Indonésia, neste domingo, após inundações que atingiram o leste do extenso arquipélago que forma o país. A agência de gerenciamento de desastres do país disse que as enchentes, causadas por fortes chuvas do sábado, também danificaram gravemente 10 casas na cidade de Ternate. A agencia também informou que as previsões são de que as chuvas fortes podem continuar nos próximos dias. Em maio, inundações repentinas e deslizamentos de terra mataram mais de 60 pessoas no país.

O grupo terrorista Hamas informou neste domingo que rejeitou as novas condições apresentadas por Israel nas negociações de cessar-fogo na Faixa de Gaza. O anúncio lança ainda mais dúvidas sobre as chances de um avanço no esforço apoiado pelos Estados Unidos para encerrar a guerra que teve início em outubro do ano passado. Já são meses de negociações sem um acordo para encerrar a campanha militar israelense em Gaza ou libertar os reféns ainda capturados pelo Hamas no ataque a Israel de 7 de outubro. O Hamas disse que Israel voltou atrás no compromisso de retirar tropas do corredor e apresentou outras novas condições.

O aplicativo de mensagens Telegram disse neste domingo que seu fundador, PAVEL DUROV, não tem nada a esconder e que é absurdo responsabilizar um proprietário pelo abuso da plataforma. DUROV foi preso no sábado na França. Ele havia acabado de chegar do Azerbaijão e foi detido quando descia de seu jato particular na pista do aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris. De acordo com jornais franceses, havia um mandado de busca contra DUROV, emitido com base em uma investigação preliminar. O fundador é suspeito de não tomar medidas para impedir o uso do Telegram para fins criminosos.


O Supremo Tribunal Federal vai julgar temas com repercussão econômica na próxima semana. Entre eles, dois processos que tratam da incidência de tributos e um sobre a forma de pagamento da contribuição previdenciária de produtores rurais. Um dos temas de destaque é a inclusão do valor do ISS na base de cálculo do PISCofins, com impacto de 35 bilhões de reais nos cofres públicos em cinco anos, de acordo com estimativas da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Outro tema trata da validade de uma modalidade de arrecadação de contribuição previdenciária no setor rural, com efeitos de cerca de 20 bilhões para o governo, também conforme a LDO.

A ministra do Meio Ambiente, MARINA SILVA, anunciou que o governo federal convocará os governadores dos estados afetados pelos incêndios para uma reunião com o presidente LULA. O objetivo é discutir e definir estratégias de combate ao fogo. Neste domingo, o presidente convocou uma reunião extraordinária após incêndios serem registrados em vários pontos do estado de São Paulo nos últimos dias. Os focos de incêndio no interior paulista causaram uma densa camada de fumaça, que se espalhou por outras áreas, incluindo municípios de Goiás e o Distrito Federal. Na última reunião da sala de situação, realizada na quarta-feira, os governadores das regiões da Amazônia e do Pantanal participaram para fortalecer a colaboração interfederativa no controle e prevenção de incêndios.

Os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para este ano e para 2025. As expectativas, fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, consta do relatório "Focus" divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Para 2024, a previsão avançou pela sexta semana seguida, passando de quatro vírgula 22 para quatro vírgula 25 por cento. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2024, a projeção do mercado subiu de dois vírgula 23 para dois vírgula 43 por cento.

A Agência de Fomento do Estado de Santa Catarin comemora 49 anos de fundação nesta segunda-feira. Um dos principais destaques do Badesc em 2024 foi ter ultrapassado o valor de um bilhão e 200 milhões de reais em carteira de crédito. Desse valor, 77 por cento foram distribuídos entre os segmentos privado, 16 por cento para público e sete por cento para microfinanças. O crescimento foi de 42 por cento em relação ao mesmo período de 2023. O segmento público foi o que mais se destacou, com aumento de quase 88 por cento. Além disso, o Badesc conquistou mais de três mil 350 novos clientes.

A indústria puxou a geração de empregos formais em Santa Catarina no primeiro semestre de 2024, quando registrou mais de 47 mil novas vagas. A cidade de Joinville liderou a geração de empregos industriais em Santa Catarina, seguida por Blumenau, Chapecó, Jaraguá do Sul e Itajaí. O presidente da Federação das Indústrias, MARIO CEZAR DE AGUIAR, analisa que a localização das cidades confirma a distribuição equilibrada das indústrias por todo o estado. Ele disse que os números confirmam que o desenvolvimento do estado descentralizado, com presença importante da indústria nas diferentes regiões catarinenses. A cidade com a maior população do estado, Joinville, ficou com a primeira posição entre as que mais geraram empregos no acumulado do ano até junho, quando nove mil 128 vagas foram registradas.

Nos primeiros dez dias de campanha de candidatas e candidatos das Eleições Municipais deste ano, o aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, recebeu 433 denúncias de Santa Catarina. A maioria das denúncias no Pardal vem dos municípios de Porto União, com 30 registros; Gaspar com 25; Indaial, Itajaí, Agrolândia e Schroeder com 19 cada um. Em Florianópolis, por enquanto, foram 18. A propaganda eleitoral das Eleições 2024 para os cargos de prefeito e vereador começou no dia 16 deste mês. Até o momento, a maioria das denúncias no Pardal se trata de propaganda eleitoral irregular envolvendo candidatas e candidatos ao cargo de vereador: 242.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso estabeleceu novos horários de visitas e trocas de acompanhantes para garantir um ambiente propício à recuperação dos pacientes. A partir de hoje, nas enfermarias, as visitas são permitidas das quatro as cinco da tarde, com dois visitantes por paciente entrando um por vez. As trocas de acompanhantes ocorrem das sete as sete e meia da manhã e das quatro as seis e meia da tarde. Na UTI, as visitas são às 11 e meia da manhã e as oito da noite, permitindo um visitante por paciente. A direção do hospital reforçou que a moderação nas trocas de acompanhantes é recomendada para o benefício de todos.

O tradicional jantar italiano da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Miguel do Oeste reuniu cerca de 850 pessoas na noite deste sábado. A população atendeu o pedido da escola e lotou o salão do Bairro São Gotardo. De acordo com a diretora da Apae, CLAUDINARA OLIBONI, a adesão ao evento surpreendeu e superou as expectativas. Em entrevista à Peperi, ela disse que esse é uma das principais atividades do calendário da Instituição. O objetivo é arrecadar recursos para os serviços prestados pela escola. Ela reforçou que todos os objetivos do Jantar Italiano foram atingidos.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste vai promover, amanhã à noite, uma audiência pública para debater projetos que alteram o Plano Diretor. São cinco projetos de lei complementar que modificam leis que compõem o Plano Diretor do município. A audiência, que é aberta à comunidade, será realizada nesta terça-feira, a partir das sete horas da noite. Um dos projetos dispõe sobre a proibição da exigência de doação de área pública no parcelamento do solo na forma de desmembramento. Outro projeto prevê a integração do "Plano de Rotas Acessíveis, a ser anexado ao Plano Diretor. O evento de amanhã será aberto ao público.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado recebeu a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, MAIARA NORONHA e da coordenadora do seminário municipal sobre deficiências, legislação e invisibilidade, CLEUNICE BANDEIRA. O evento ocorreu na quarta-feira da semana passada. Elas fizeram uma avaliação positiva da atividade que teve o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo conselho e para os temas que afetam a pessoa com deficiência. MAIARA destacou que o conselho está ligado a Secretaria de Assistência Social e é composto por entidades que trabalham com a inclusão das pessoas com deficiência, como Apae, Apas e Adefismo.

O seminário sobre deficiências, legislação e invisibilidade realizado na semana passada teve dois momentos para abordar a temática com públicos distintos. Pela parte da manhã, a discussão foi direcionada para estudantes e na parte da tarde o evento tem como público alvo os profissionais da área. A presidente do conselho dos direitos da pessoa com deficiência, MAIARA NORONHA disse neste sábado, no Peperi Rádio Repórter, que um dos temas do seminário foram as vagas de estacionamento no centro da cidade para outras deficiências, além da física, como o transtorno do espectro autista. Ela citou que São Miguel avançou bastante na inclusão das pessoas com deficiência, mas ainda é preciso discutir mais para que aconteça uma efetiva inclusão.

Além das limitações físicas, a questão cultura é outro obstáculo para a inclusão das pessoas com deficiência. O comentário é da coordenadora do seminário municipal sobre deficiências, legislação e invisibilidade, CLEUNICE BANDEIRA. Ela citou que o município vem melhorando na adaptação de espaços públicos e privados com a instalação rampas de acesso, elevadores e placas em braile, mas ainda é preciso avançar. Outra dificuldade, citada por CLEUNICE, é a questão cultural, ou seja, a conscientização e informação da população sobre o potencial das pessoas com deficiência e os direitos que esse público possui.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher vai promover, nesta terça-feira, o primeiro Fórum do Agosto Lilás. O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O fórum será realizado no Clube Comercial a partir da uma e meia da tarde. De acordo com a secretária do conselho, MAYARA STHELER, o objetivo é discutir o contexto que envolve os casos de violência contra a mulher e as ações de prevenção e atendimento das vítimas. O cronograma prevê o credenciamento a partir da uma e meia, cerimônia de abertura as duas e roda de conversa com a rede de atendimento à mulher vítima de violência a partir das duas e meia. O encerramento está previsto para as cinco horas da tarde.

Um dos objetivos do Agosto Lilás e do Fórum desta terça-feira é sensibilizar e conscientizar a sociedade a respeito da necessidade de enfrentar a violência contra a mulher. A afirmação é da secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, MAYARA STHELER. Ela explicou que a campanha busca divulgar as diferentes formas de violência doméstica e alertar para os canais de denúncia, proteção e atendimento das vítimas. MAYARA reforçou que esse é ainda é um problema bastante comum que precisa ser enfrentado pela sociedade. Ela destacou que neste mês o Conselho intensifica as ações e as campanhas em torno do tema da violência contra a mulher.

O Fórum Agosto Lilás de amanhã tem uma importância ainda maior na medida em que os casos de violência contra a mulher vem aumentando no município. O comentário é da secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, MAYARA STHELER. Ela disse que o Dossiê Mulher, documento elaborado todos os anos no município, aponta um crescimento dos registros de violência de gêneros notificados por órgãos como Creas e Polícias Civil e Militar. De acordo com MAYARA, o quadro é preocupante e mostra que enfrentar a violência contra a mulher ainda é um grande desafio.

A Peperi realizou nesta manhã o primeiro debate do projeto Eleições 2024 com os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. O debate reuniu EDENÍLSON ZANARDI, da coligação Caminho Certo e Seguro, que envolve PL, MDB, REPUBLICANOS, PDT, PODE e PSD; JUAREZ DA SILVA, da Federação Brasil da Esperança-Fé Brasil, que envolve PT, PC do B e PV; e PAULO DRUMM, da coligação União por São Miguel, composta por União Brasil, PP e Federação PSDBCIDADANIA. O debate teve quatro blocos e durou cera de três horas. No final, os tres candidatos saíram satisfeitos do estúdio. O segundo debate entre ZANARDI, JUARES E DRUMM vai acontecer no dia 28 de setembro.

O debate do final de semana foi muito importante para dialogar com a comunidade e apresentar a proposta de governo do Partido dos Trabalhadores. A afirmação é do candidato do PT, JUARES DA SILVA. Ele reforçou que preza muito por espaços democráticos como o debate na Peperi. JUARES reforçou que o debate promove a igualdade entre os candidatos na medida em que oferece o mesmo espaço para todos. Ele disse ainda que o momento mais importante do programa foi o confronto de ideais entre os candidatos. Na visão de JUARES, é nessa horas que população percebe as diferença entre os candidatos e identifica quem está mais preparado para governar a cidade.

O debate de sábado na Peperi foi muito propositivo e produtivo. O comentário é do candidato a prefeito pelo União Brasil, PAULO DRUMM. Ele disse que o programa foi importante para que a população comparasse e identificasse a diferença entre os candidatos. DRUMM citou que um dos aspectos mais relevantes do programa foi o contato direto entre os candidatos que demonstra, de forma mais cabal, o que cada um pode oferecer para a comunidade. O candidato do União Brasil citou ainda que o programa também deu o “start” na campanha e que, a partir de sábado, a corrida eleitoral vai ganhar outra dinâmica.

O debate foi bastante oportuno onde os três candidatos puderam apresentar boa parte das suas propostas e planos de governo. A declaração é do candidato do PL, EDENILSON ZANARDI. Ele citou que um dos pontos mais importantes do programa foi exatamente a possibilidade de comparação entre os candidatos. ZANARDI citou que esse foi o primeiro debate que ele participou e que leva isso como um aprendizado. Ele comentou que os dois candidatos adversários tentaram descontruir o trabalho feito pelo atual governo. Para ZANARDI, o debate na Peperi marca o inicio de um período mais intenso na campanha eleitoral para a prefeitura no município.

O próximo debate do projeto Eleições 2024 da Peperi será no sábado, dia 31 de agosto. O programa vai reunir os candidatos a prefeito de Romelândia: JUAREZ FURTADO, da coligação "Romelândia não pode parar" do PSDB-PT-União Brasil, e o candidato VALDECIR DE OLIVEIRA, o VAIDA, da coligação “Trabalho, transparência e respeito pelo povo” que envolve PL-MDB. Neste ano, a Peperi vai realizar seis debates envolvendo candidatos a prefeitos de cinco cidades da região. Os demais debates serão com os candidatos de Barra Bonita, Paraíso, Bandeirante e o segundo debate com os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste no dia 29 de setembro.

O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste vem registrando um aumento expressivo no número de incêndios florestais às margens das rodovias. Conforme o comandante do quartel local, sargento OLDAIR SCHMITZ, nas últimas duas semanas o número de ocorrências de incêndios foram maiores do que todo o ano de 2023. Ele frisou que diariamente a corporação é acionada para realizar o combate ao fogo principalmente em locais como beiras de estradas e lavouras. SCHMITZ destacou que a grande maioria dos incêndios são registrados por ações humanas, seja de forma proposital ou em virtude da falta de cuidados ao realizar a limpeza de locais por meio de queimadas. Ele citou ainda que os dias de calor, aliado à baixa umidade do ar e a vegetação muito seca, são propícios para o início de um incêndio.

A Polícia Militar registrou mais um caso de posse de drogas para uso pessoal em São Miguel do Oeste neste final de semana. A ocorrência foi no sábado, por volta das cinco e meia, na rua Dom Pedro Segundo, no bairro São Sebastião. Uma guarnição da PM abordou um Gol com dois ocupantes. Ao perceber a presença da viatura, o condutor acelerou de forma inapropriada o automóvel com a intenção de despistar a guarnição, mas o carro acabou interceptado. Com o auxílio do cão de faro, foi localizada uma bucha de cocaína dentro de uma carteira de cigarros. Um dos ocupantes assumiu a posse da droga e vai responder um termo circunstanciado por posse de drogas.

Uma motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente de trânsito no final da manhã de sábado na Linha Nereu Ramos, proximidades da Latitude Eventos, em São Miguel do Oeste. De acordo com populares, uma motociclista seguia em direção a Linha Sete de Setembro quando teria se deparado com um cachorro na pista e sofreu uma queda. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros à vítima, que estava inconsciente. Ela foi imobilizada e encaminhada ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Um idoso de 62 anos foi preso na última sexta-feira, em São Miguel do Oeste, suspeito de fazer mais de 20 trotes para o número de emergência 190 da Polícia Militar. As chamadas ocorreram por volta das seis e 45 da tarde e, após diversas tentativas de interferir no serviço policial, o autor foi localizado em casa por uma guarnição da Polícia Militar. Os policiais confirmaram que as ligações partiram do celular do suspeito, que foi preso em flagrante. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde será investigado por perturbação ao serviço de emergência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.