-TRABALHADORES ESQUECERAM DE SACAR 24 BILHÕES DO PIS-PASEP NA CAIXA
-VACINA CONTRA A POLIO ALCANÇA UMA A CADA TRÊS CRIANÇAS EM SC
-PARÓQUIA DEFINE PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
-PROGRAMA “PENSO, LOGO DESTINO” SERÁ REALIZADO EM IPORÃ DO OESTE
-CASA FAMILIAR RURAL ESPERANÇA PRODUZ INFORMATIVO IMPRESSO
-SANTA HELENA SEDIA DÉCIMA PRIMEIRA FEIRA REGIONAL DO CONHECIMENTO
-ENGAVETAMENTO ENVOLVE TRÊS VEÍCULOS NO CENTRO DA CIDADE
-POLÍCIA REALIZA NOVAS AÇÕES DE COMBATE À VENDA E TRANSPORTE DE DROGAS
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e sete centavos. O euro está valendo cinco reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
25 pessoas morreram e 31 ficaram feridas no ataque russo contra uma estação ferroviária nesta quarta-feira à noite no centro da Ucrânia. O balanço atualizado foi divulgado nesta quinta pela empresa que opera o serviço ferroviário no país. De acordo com o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY quatro vagões de passageiros foram incendiados no ataque. O bombardeio aconteceu na data em que a Ucrânia celebrava o Dia da Independência, que marca a separação do país da União Soviética em 1991. Moscou nega ter atacado civis e fala sobre interceptação de reservistas ucranianos e equipamento militar.
Um juiz mexicano decidiu que há provas suficientes para ouvir as acusações contra o ex-procurador-geral do país JESUS MURILLO em relação ao seu suposto papel no desaparecimento de 43 estudantes em 2014, e na investigação subsequente. MURILLO, preso na sexta-feira passada, é acusado de tortura, desaparecimento forçado e obstrução de justiça. Especialistas internacionais disseram que a investigação de MURILLO está repleta de erros e abusos, incluindo tortura de testemunhas.
O Ministério Público do Peru pediu 29 anos de prisão para a ex-prefeita de Lima SUSANA VILLARÁN. O órgão acusa a política de lavagem de dinheiro em um caso ligado ao escândalo de corrupção da Odebrecht. De acordo com um documento divulgado nesta quinta-feira, os promotores afirmam que ela participou de uma grupo criminoso que recebeu mais de10 milhões de dólares em pagamentos ilegais das construtoras Odebrecht e OAS para continuar no comando do município. O Ministério Público do Peru que investiga o caso há cinco anos. A ex-prefeita de 73 anos está em liberdade condicional desde maio do ano passado, depois de passar um ano em prisão preventiva e ser liberada devido à pandemia.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começou nesta sexta-feira. Neste primeiro dia, o horário é reservado a candidatos a senador, deputado federal, estadual ou distrital e governador. A Coligação Brasil da Esperança, do candidato LULA do PT tem o maior tempo: são três minutos e 39 segundos e 287 inserções. Já a Coligação Pelo Bem do Brasil, do candidato JAIR BOLSONARO do PL tem o segundo maior tempo: são dois minutos e 38 segundos e 207 inserções. A Coligação Brasil para Todos, da candidata SIMONE TEBET do MDB tem dois minutos e 20 segundos e 185 inserções. Só possuem horário de rádio e TV os partidos que atingiram o desempenho eleitoral mínimo nas últimas eleições, chamado de cláusula de barreira.
Os ingressos líquidos em investimentos diretos no país somaram quatro bilhões e meio de dólares em maio, informou o Banco Central nesta sexta-feira. O número fica acima da expectativa mediana do mercado que foi de três bilhões e meio de reais. O número é 104 por cento maior que o registrado no mesmo mês de 2021, de dois bilhões e 200 milhões. O resultado do mês vem de ingressos líquidos de seis bilhões e 200 milhões em participação no capital e saídas líquidas de um bilhão e 800 milhões em operações intercompanhia. Nos doze meses encerrados em maio de 2022, o ingresso em investimentos diretos totalizou 60 bilhões de reais.
Liberado desde agosto de 2019, o saque das contas dos fundos do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público está esquecido por muitos trabalhadores. Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira pela Caixa Econômica Federal, cerca de 10 milhões e 600 mil brasileiros ainda não retiraram 24 bilhões e 600 milhões do PIS Pasep. Têm direito ao saque quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Os interessados devem procurar a Caixa Econômica Federal para retirar o dinheiro. O prazo para o saque vai até primeiro de junho de 2025. Após essa data, o dinheiro será transferido à União.
Santa Catarina chegou à terceira semana da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite com cerca de uma a cada três crianças do público-alvo imunizadas. O índice de cobertura vacinal é de 30 vírgula 93 por cento. A meta é atingir uma taxa de cobertura, no entanto, de ao menos 95 por cento. Em números absolutos, foram aplicadas 120 mil 957 doses até ontem a tarde. O esperado é que até 391 mil e 34 crianças sejam vacinadas. Apesar baixo, o índice do Estado é o melhor do país. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica atribuiu a melhor taxa do país em Santa Catarina a uma força-tarefa conjunta, que envolve, entre outros esforços, a oferta da vacinação mesmo aos sábados e a conscientização dos responsáveis.
Somente na primeira semana de campanha, Santa Catarina teve 70 denúncias por propaganda irregular nas eleições de 2022. Ao todo, foram mil 330 denúncias em todo o país vai aplicativo Pardal. Entre os municípios com mais denúncias estão: Florianópolis com oito, Tubarão com cinco, Joinville, Santo Amaro da Imperatriz e Jaraguá do Sul, todas com quatro. Ao todo, 34 municípios tiveram pelo menos uma denúncia por irregularidades. As denúncias serão enviadas ao Ministério Público Eleitoral. As propaganda irregulares foram detectadas entre 16 e 23 deste mês, data de início da propaganda eleitoral no Brasil.
A Federação das Indústrias vai promover no dia 22 do mês que vem um encontro com os candidatos ao governo de Santa Catarina, em Florianópolis. No evento, a Fiesc vai discutir com os candidatos os principais pontos da Carta da Indústria, documento que contempla as propostas do setor para os programas de governo. As linhas gerais da Carta foram aprovadas na reunião de diretoria da entidade em agosto. No dia 5 de setembro, a FIESC terá reunião com os assessores dos candidatos, que receberão o documento e vão poder avaliar as propostas para subsidiar as posições candidatos a respeito das reivindicações. O encontro, segundo a Fiesc, tem o objetivo de ouvir o que os candidatos pensam sobre o setor industrial.
A Rede Peperi vai realizar neste sábado o primeiro debate do projeto Eleições 2022. O programa de amanhã será com os candidatos a deputado estadual. A Peperi convidou os partidos que fizeram a indicação de um candidato por sigla. 13 nomes foram confirmados e estarão amanhã no Cine Peperi. Além do programa com os postulantes as vagas da Assembleia, a Peperi vai realizar mais quatro debates em setembro. No dia três, o programa será com os candidatos a deputado federal. Dia 10, o debate será com os candidatos ao Senado. O encontro com os candidatos a governador será no dia 17. O roteiro termina com os candidatos a vice-governador o dia 24 deste mês.
O debate com os candidatos a deputados estadual começa as oito horas da manhã. O programa terá a participação de 13 candidatos: ALTAIR SILVA do PP, ANDRÉ SCHNEIDER do PSOL, CESAR VALDUGA do PCdoB, DECÂNDIDO MAGRÃO do PSB, ELZA FORTES do PDT, INDIANARA HERBERT do Novo, JOSÉ CARAMORI do PSD, JOSÉ DRESCH do Republicanos, JÚNIOR RECALCATI do Patriotas, LUCIANE STOBE do PTB, MARCOS VIEIRA do PSDB, MAURICIO ESKUDLARK do PL e PEDRO BALDISSERA do PT. O debate terá cerca de duas horas de duração.
O debate com os candidatos a deputado estadual da Peperi terá quatro blocos e será retransmitido ao vivo pelas emissoras da Peperi no Extremo Oeste. O programa também terá transmissão pelo Facebook do portal da Peperi. No primeiro bloco, os candidatos terão um espaço para se apresentar e vão sortear um tema para resposta em seguida. Os assuntos são saúde, educação, agricultura, meio ambiente, turismo, segurança pública, rodovias, funcionalismo público, desenvolvimento econômico-empresarial, juventude, criança, adolescente, cultura e esporte, tecnologia e inovação, terceira idade. No segundo, terceiro e quarto blocos, candidato pergunta para candidato com tema livre. O quarto e último bloco ainda terá espaço para as considerações finais.
Descanso vai inaugurar três obras nesta sexta-feira. A informação é do secretário de educação do município, MAICON ROSIN. De acordo com ele, são melhorias e novas obras em algumas escolas municipais. O primeiro ato inaugural será realizado às 16h no Centro de Educação Infantil da Linha Itajubá, onde foi concluída a sala dos professores e o cercamento da unidade escolar. O segundo ato inaugural será realizado às 16h40 na Escola da Linha Cachoeirinha, com reinauguração do educandário e todas as melhorias realizadas nos últimos meses com troca de telhado, pintura, ampliações e colocação de vidro em todo o espaço do refeitório. Mais tarde, a partir das 19h desta sexta-feira, será realizado o ato de reinauguração do ginásio de esportes da Linha Cachoeirinha, que recebeu diversas melhorias para se adequar às necessidades da escola e de toda a comunidade. A estimativa é de que os investimentos em todas as obras passem de meio milhão de reais.
Regional de Educação promove a Décima Primeira Edição da Feira Regional do Conhecimento. Evento iniciou ontem e encerra nesta sexta-feira, na Escola de Educação Básica Santa Helena. A expectativa é de que duas mil pessoas visitem a Feira nos dois dias. De acordo com o coordenador do evento, INÁCIO JOSÉ RHODEN, estão expostos 38 Projetos de todas as Escolas da Regional de Educação de Itapiranga, nas categorias de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante. Uma banca avaliadora escolherá o melhor Projeto em cada categoria para representar a região na Feira Estadual do Conhecimento em Joinville, no mês de novembro. RHODEN destaca ainda que todos os alunos envolvidos na Feira do Conhecimento receberão um certificado. Já os alunos e o professor orientador dos Projetos classificados para a etapa estadual serão premiados com um dia de lazer no Termas São João.
INÁCIO JOSÉ RHODEN ressalta que a Feira Regional do Conhecimento é aberta para a visitação de toda a comunidade. O coordenador avalia que é uma oportunidade importante para as Escolas demonstrarem as atividades pedagógicas que realizam no dia a dia, pois o Projeto apresentado no evento não é desenvolvido exclusivamente para a feira, mas sim, escolhido entre vários realizados no decorrer do ano letivo. RHODEN observa que na atualidade os alunos possuem acesso facilitado a ferramentas de pesquisa na Internet e que a aplicação dos conhecimentos de forma prática engrandece o aprendizado. Cita que a banca avaliadora conta com representantes de Universidades, empresas patrocinadoras e professores com grande conhecimento.
INÁCIO JOSÉ RHODEN enfatiza que as principais temáticas dos Projetos apresentados na Feira Regional do Conhecimento envolvem a preservação do meio ambiente com a correta destinação dos dejetos de animais, sustentabilidade energética, plantas medicinais, cultura e esculturas. Além de representar a região na Feira Estadual, os Projetos também poderão virar alvo de pesquisas acadêmicas. Para o coordenador da Feira Regional do Conhecimento, as propostas apresentadas são o reflexo das atividades pedagógicas de cada educandário. Ele avalia que muitas ideias apresentadas no evento poderão ser trazidas para a realidade das residências e propriedades da região no futuro.
Secretaria Estadual da Educação projeta próximo ano letivo com inovações. O Planejamento da Oferta Educacional está sendo discutido nas bases para ser colocado em prática a partir de 2023 na rede estadual de ensino. Na semana passada uma equipe da Secretaria de Estado da Educação visitou os municípios da região para apresentar a proposta pedagógica. Conforme o Coordenador Regional da Educação, VILSON VON BORSTEL, nos próximos dias vai ocorrer o planejamento detalhado para cada escola, respeitando as particularidades. Será uma oportunidade para debater sobre o que precisa ser ajustado, em questões de ensino, matriz curricular e estrutura. Até fim do mês a equipe da Regional da Educação vai trabalhar com os gestores dos educandários para apresentação de uma proposta.
VILSON VON BORSTEL chama atenção que a meta é o planejamento com antecedência, com iniciativas para implantação de projetos em cada escola. O Coordenador salienta que a educação vive momento de grandes desafios e precisa de ações pontuais para garantir aprendizado de acordo com a demanda. De acordo com VILSON VON BORSTEL, a região costuma ser pioneira nas iniciativas e com resultados positivos. Observa que principalmente o ensino médio passa por adequações profundas e agora surge a possibilidade de formação profissional no ensino médio.
Casa Familiar Rural Esperança desenvolve Projeto “Jornal na Escola”. De acordo com a professora e assessora de direção, JULIANE KIRSCH, o impresso é intitulado de “CFR em Ação”. O objetivo da publicação é de mostrar para a comunidade que cada semana na escola é única e dinâmica, com ações pedagógicas que acontecem diariamente envolvendo teorias e práticas. A assessora destaca que o Jornal CFR é um sonho do passado que se tornou realidade e já está com a terceira edição em circulação. Segundo JULIANE, ele é produzido de forma coletiva envolvendo várias pessoas entre professores, direção, educandos e egressos, com viés voltado para a sala de aula. Na terceira edição, o Jornal da Casa Familiar Rural Esperança possui conteúdo voltado para a área de produção, com conteúdo mais denso em texto retratando a história de 27 anos do Educandário e as diversas disciplinas do currículo básico e do curso técnico em agricultura.
A terceira edição do Jornal CFR traz relatos de franceses que visitaram Iporã do Oeste em 2016. De acordo com a assessora de direção da Casa Familiar Rural Esperança, JULIANE KIRSCH, na época a Escola recebeu a visita de uma comitiva com três professores e 17 alunos de uma Casa Familiar Rural de Lyon, na França. Eles realizaram um estágio voltado às construções em madeira. JULIANE destaca que o Jornal da escola conta com apoio do Sicoob com destinação de uma página para publicidade e divulgação de ações da Cooperativa. Ela enfatiza que acreditar e investir na educação é olhar para o futuro, principalmente quando se discute a sucessão familiar, que é uma das missões do curso técnico em agricultura, através de novas ideias aliadas com as tecnologias, para incentivar a permanência dos jovens no campo. De acordo com JULIANE, o Jornal CFR vai circular no campo e na cidade levando essa ideia.
Produção do Jornal CFR teve envolvimento de várias pessoas. Conforme a professora e assessora de direção da Casa Familiar Rural Esperança, assim como em todos os processos jornalísticos, tudo começou com a elaboração de uma pauta no início do ano para definir quem seriam as pessoas responsáveis pela elaboração dos textos. A pauta também previu o que seria possível produzir e as linhas editoriais de atuação, conforme as disciplinas do currículo básico. Após a elaboração do conteúdo, foi feita a revisão com correções de ortografia e demais adaptações para encaminhamento para a diagramação, que é o processo de organização de textos e imagens para a impressão gráfica. O impresso já está circulando em seis municípios da região e alguns exemplares também foram enviados para a sede do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia em Florianópolis.
Programa “Penso, Logo Destino” será desenvolvido em Iporã do Oeste. A informação é do Engenheiro Agrônomo da prefeitura municipal, MARCOS POHLMANN. De acordo com ele, em fevereiro deste ano foi assinado um termo de cooperação com o IMA – Instituto do Meio Ambiente, onde os municípios se comprometeram a gerenciar e destinar de forma correta e adequada os resíduos sólidos. Fazem parte da logística reversa os pneus, lâmpadas, baterias diversas exceto automotivas e outros itens. Para atender ao compromisso firmado com o IMA, definiu-se algumas datas para colocar em prática o programa nos municípios da Ameosc e demais associados ao Conder.
MARCOS POHLMANN explica que em Iporã do Oeste a campanha vai ocorrer de 29 de agosto a seis de setembro, quando a população terá a oportunidade de realizar o descarte correto dos materiais. Serão três pontos de coleta no município. Após a finalização da coleta, os materiais serão acondicionados no pavilhão central de Iporã do Oeste. O local servirá de polo para abrigar também os itens recolhidos em outros municípios da microrregião como Itapiranga, Mondaí, Tunápolis, Santa Helena e São João do Oeste. No dia 12 de setembro, um caminhão fará o transporte do lixo para empresas de reciclagem.
A Paróquia de Iporã do Oeste vai realizar no dia 18 de setembro, mais uma edição da tradicional festa da padroeira Nossa Senhora das Mercês. Conforme o pároco, ILTON JOSÉ GOETTEMS, a programação do evento já foi definida e iniciará às seis horas da manhã com alvorada festiva, seguida de celebração religiosa às nove horas, chegada da santa padroeira no pavilhão católico às 10h30 e almoço festivo a partir das 11h15. Na parte da tarde, a festa terá música ao vivo a partir das 14h com Elizeu e Banda e sorteio da ação entre amigos às 16h. O padre chama atenção que excepcionalmente a celebração religiosa começará às 09h da manhã e não às 08h30 como geralmente acontece. ILTON GOETTEMS enaltece o trabalho de muitos paroquianos na preparação de um lindo evento e para o bom atendimento de todas as pessoas que se fizerem presentes.
Atualmente a Igreja Matriz está passando por reformas, depois que parte do forro de gesso caiu há algumas semanas. A expectativa é de que as obras sejam concluídas até a data festiva, para que a missa da padroeira possa ser celebrada na Matriz. O pároco lembra que enquanto a Igreja não é liberada, as celebrações religiosas seguem sendo feitas no auditório localizado no porão da igreja. Em relação as demais atividades, GOETTEMS destaca que fazem parte da rotina as celebrações periódicas em todas as 21 comunidades do município, visitas as pessoas doentes e acamadas em suas residências ou Hospital, formação de lideranças e atender outras demandas dos fiéis, com a missão principal de servir. De acordo com o pároco de Iporã do Oeste, a formação de novas lideranças é um dos grandes desafios enfrentados pela Igreja na atualidade, pois existe resistência principalmente dos jovens em participar da vida paroquial. ILTON GOETTEMS reforça o convite para que os jovens participem das celebrações e programas de formação oferecidos pela Igreja Católica, a fim de se tornarem missionários ativos da palavra de Deus.
Um engavetamento foi registrado por volta das 07h45 da manhã de ontem na Avenida Santa Helena, no centro de Descanso. Se envolveram os veículo Ford Edge, Fiat Palio e um caminhão. Segundo divulgado, os veículos Edge e Pálio estavam parados sobre a via aguardando o cruzamento de outro carro para o bairro Jaroseski, quando o caminhão colidiu na traseira do Pálio, ocasionando o engavetamento. Os danos nos veículos foram de média monta e ninguém se feriu. A Polícia Militar esteve no local para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam por volta das 18h50 desta quinta-feira, um acidente de trânsito envolvendo uma EcoSport e um HB20, no bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. Com o impacto, os dois veículos pararam na calçada. Não houve feridos e apenas a condutora do HB20 recebeu atendimento dos socorristas por estar nervosa. Ela foi liberada no local. A dinâmica do acidente não foi divulgada.
A Polícia Civil apreendeu nesta quinta-feira, mais de 263 gramas de maconha no centro de Itapiranga. Ainda no local, foram encontradas duas “petecas” de cocaína”. Na última semana, foram encontrados mais de dois quilos de entorpecentes entre crack, cocaína e maconha no município. Desde então, as investigações prosseguiram. A Polícia acredita que a droga encontrada ontem pertença ao mesmo grupo criminoso. Ninguém foi preso e as investigações continuam para identificar todos os integrantes da organização. A Polícia enfatiza que o combate ao tráfico de drogas permanece intenso na cidade de Itapiranga, com o objetivo de reduzir o comércio e o trânsito de entorpecentes.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu um acidente de trânsito com vítimas leves, envolvendo um veículo de transportes de passageiros com placas de Iporã do Oeste, por volta das 08h30 desta sexta-feira, na SC 386 em Mondaí. A Van era conduzida por um homem, de 70 anos, e tinha como passageiras duas pessoas, de 39 e quatro anos de idade. Conforme relatos, o acidente ocorreu quando o motorista percebeu um barulho, perdeu a direção repentinamente e saiu da pista. As passageiras tiveram lesões leves. Os danos no veículo foram de pequena monta.