-PACHECO REJEITA PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA MINISTRO DO STF
-MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA 14 PESSOAS PELA COMPRA DOS 200 RESPIRADORES
-FALTA DE GUIAS TURISTICOS É UM DOS ENTRAVES PARA O CRESCIMENTO DO SETOR
-MUNICÍPIO CONCLUI HOJE VACINAÇAO DO PÚBLICO ADULTO CONTRA A COVID
-EMPRESA FARÁ DIAGNÓSTICO SOBRE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE
-OPERAÇÃO DA PF DESARTICULA GRUPO QUE TRAZIA VINHOS ILEGALMENTE DA ARGENTINA
-HOMEM É PRESO COM DROGAS EM BAIRRO DO MUNICÍPIO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O relatório sobre a origem do novo coronavírus, solicitado pelo presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, aos serviços de inteligência do país, é inconclusivo. A inteligência americana não conseguiu confirmar se o vírus que já matou mais de quatro milhões e 400 mil pessoas em todo o mundo passou de um animal para um ser humano ou se escapou de um laboratório na China. BIDEN pediu o documento no fim de maio e deu um prazo de 90 dias. A revelação sobre a conclusão do relatório foi feita pelo jornal "The Washington Post".
O presidente filipino, RODRIGO DUTERTE, anunciou sua candidatura à vice-presidencia para continuar o que ele chama de "cruzada" contra as drogas e os rebeldes. Para a oposição, DUTERTE busca uma maneira de fugir da Justiça. Eleito presidente das Filipinas em 2016, ele é impedido pela Constituição de buscar novo mandato. Nas Filipinas, presidente e vice-presidente são eleitos de forma separada. Ele afirmou que vai disputar a eleição porque está preocupado com a rebelião, com a criminalidade e com as drogas no país. A eleição nas Filipinas vai acontecer em 2022.
Após oito meses de investigações na Bolívia, os especialistas independentes convocados pela Organização de Estados Americanos detalharam casos de tortura, violência sexual e assassinatos ocorridos em 2019 no país. O documento, que reúne depoimentos de vítimas da violência no último trimestre daquele ano, aponta que foram constatadas, em diferentes circunstâncias, "pelo menos 37 mortes" em diversos lugares do território boliviano e centenas de vítimas com "ferimentos tanto físicos como psicológicos". Os especialistas afirmam ter confirmado ainda "pelo menos nove casos de tortura".
O agravamento da crise hídrica deve fazer com que o patamar dois da bandeira tarifária vermelha da conta de luz volte a subir já a partir de setembro. A decisão será tomada na próxima terça-feira, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. O possível reajuste pode levar o atual patamar 2 de nove reais e 49 centavos o quilowattshora para 11 ou 15 reais. Em agosto, a opção da Aneel foi não reajustar o valor, mesmo com defasagem na conta das empresas. Nesta quarta-feira, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, questionou qual seria o problema da "energia ficar um pouco mais cara porque choveu menos". De acordo com o ministro, o país conseguiu se organizar em meio à pandemia, então não haveria razão para "ter medo".
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será oferecida no Brasil. As doses devem ser enviadas aos estados para começar a imunizar as pessoas com a terceira dose a partir de 15 de setembro. A vacinação extra vai iniciar com idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade, os imunossuprimidos. O reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha de vacinação e é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose. A pasta informou que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, rejeitou o pedido de impeachment feito pelo presidente JAIR BOLSONARO contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES. O senador anunciou a decisão nesta quarta-feira. PACHECO recebeu nesta quarta parecer da Advocacia-Geral do Senado considerando o pedido improcedente por aspectos jurídicos e políticos. Segundo o entendimento da área jurídica e do próprio senador, não haveria adequação à chamada Lei do Impeachment e, portanto, faltaria “justa causa” para acolhê-lo. Pelo aspecto político, o presidente do Senado diz que é preciso superar as divergências pelos "meios próprios", e que o pedido de impeachment de um membro de outro poder não é um desses instrumentos.
A Secretaria estadual Fazenda concordou em ampliar a oferta do auxílio empresarial do Estado, o programa SC Mais Renda, para mais setores empresariais. Foram incluídos nesta terça-feira os salões de beleza e estética, comércio varejista e atacadista, atividades de contabilidade, artigos de vestuário e confecções de vestuário. Agora, esses setores também poderão fazer empréstimos de até 100 mil para pagar em três anos. São setores que também tiveram redução de atividades na pandemia. A publicação da medida que incluiu esses setores foi por meio de uma portaria.
O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, o programa SC Mais Asfalto, para fomentar a construção de usinas de asfalto em todas as regiões de Santa Catarina. Ao todo, o Executivo vai liberar 120 milhões de reais para a iniciativa, que será realizada em parceria com os consórcios de municípios. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade em parceria com a Casa Civil. Segundo o governo, a construção das usinas de asfalto irá baratear em até 50 por cento a pavimentação de ruas e estradas rurais. O governador CARLOS MOISÉS afirmou que o programa é um exemplo concreto das ações municipalistas adotadas pela atual gestão do Estado.
O Ministério Público denunciou, nesta quarta-feira, 14 pessoas pela compra dos 200 respiradores por 33 milhões de reais. Entre os envolvidos, estão os ex-secretários de Estado, DOUGLAS BORBA, da Casa Civil, e HELTON ZEFERINO, da Saúde. Segundo as investigações conduzidas pelo grupo formado por promotores, delegados de polícia e técnicos do Tribunal de Contas do Estado, ficou confirmada a participação criminal de pelo menos 14 pessoas na aquisição dos equipamentos, realizada no fim de março de 2020. Entre elas, cinco servidores públicos e nove empresários. Os empresários devem responder por organização criminosa, falsidade ideológica, estelionato e lavagem de dinheiro. O ex-chefe da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, por estelionato e obstrução de investigação. A servidora MÁRCIA GEREMIAS PAULI por peculato culposo, uso de documento falso e obstrução da justiça. Os demais servidores, incluindo o ex-secretário HELTON, por peculato culposo, ou seja, houve o crime, mas sem a confirmação de que tiveram a intenção de se beneficiarem diretamente.
Mais sete imóveis foram legalizados por meio do programa Lar Legal no município de São Miguel do Oeste. Nesta quarta-feira, as famílias, que residem na linha Cruzinhas, receberam as matrículas dos imóveis. Com os documentos, elas tem segurança jurídica sobre o imóvel e passam a ter condições que antes eram impossível, como por exemplo, obter financiamentos habitacionais. De acordo com o diretor municipal de Habitação, PAULO HENRIQUE COUTO, o programa é desenvolvido pelo Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, com o apoio do Ministério Público e do Município de São Miguel do Oeste. Para esta área específica, contou, ainda, com a intermediação de uma empresa de topografia e georreferenciamento.
Somente neste ano, 31 matrículas de terrenos e casas foram entregues por meio do programa Lar Legal no município. A informação é do diretor municipal de Habitação, PAULO HENRIQUE COUTO. Além disso, mais de 200 imóveis estão em fase final de regularização. Além do Lar Legal, outros 117 imóveis estão em processo de legalização por outro programa, o Reurb. O vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, disse que a falta de documentos é um problema que atinge muitas famílias há várias décadas e que agora começa a ser resolvido. Ele explicou que esse trabalho proporciona maior tranquilidade e segurança aos moradores.
Seis pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Outras quatro pessoas entraram para a lista de recuperados. 33 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 48 por cento com 12 pacientes internados no setor. Na enfermaria, são sete casos confirmados e um suspeito com taxa de ocupação em 50 por cento.
O município de São Miguel do Oeste finaliza hoje a vacinação contra a Covid para a população adulta. Desde as oito horas da manhã, a secretaria de saúde está aplicando as doses do imunizante nas pessoas com 18 anos de idade. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação. Até agora, foram aplicadas 46 mil doses da vacina na população. O município não informou qual o percentual dos moradores que uma ou duas doses da vacina.
Está aberto o prazo para inscrições no processo seletivo para o cargo de Auxiliar Temporário da Policia Militar. No total são 723 vagas para 134 municípios catarinenses. 37 vagas poderão ser destinadas às pessoas com deficiência. Os aprovados na seleção vão atuar nas Centrais de Emergências, Centrais de Videomonitoramento e serviços burocráticos nos quarteis da Polícia Militar. Podem participar da seleção maiores de 18 anos e menores de 23 anos até o último dia de inscrição, não ter antecedentes criminais e ter concluído o ensino médio. O Auxiliar Temporário da PM receberá um auxílio mensal no valor bruto mil e 17 reais no primeiro ano do contrato. Caso haja renovação, o valor no segundo ano, passa para mil 346 reais. A carga é de 40 horas semanais.
O décimo primeiro batalhão de Policia Militar tem 33 vagas abertas para o cargo de agente temporário. Só em São Miguel do Oeste são 22 vagas. A informação é do comandante da PM na região, JAILSON FRANZEN. Ele disse que a expectativa é de uma grande procura da comunidade. O comandante comentou que os agentes temporários são importantes na medida em que fazem trabalhos burocráticos e permitem que os policiais militares fiquem na rua, no combate ao crime e na segurança da população.
A expectativa da Polícia Militar é que os novos agentes temporários aprovados no processo de seleção deste ano comecem a trabalhar no mês de outubro ou em novembro. De acordo com o comandante da PM na região, JAILSON FRANZEN, os aprovados vão passar por uma capacitação antes de assumirem as vagas. Ele comentou que a intenção da PM é colocar os aprovados no trabalho antes do final do ano. FRANZEN explicou que a inscrição é pela internet, no site pm.sc.gov.brconcursos. O candidato deverá optar, como critério de classificação, a nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio de um dos seguintes anos: 2017, 2018, 2019 ou 2020. Os candidatos selecionados deverão ainda passar por uma inspeção de saúde e investigação social, antes da capacitação para o trabalho.
A Instância de Governança regional Caminhos da Fronteira realizou, nesta semana, a sétima reunião do grupo em 2021 em São Miguel do oeste. O encontro reuniu as empresas que atuam no turismo e representantes de órgãos públicos e entidades como os conselhos municipais de turismo. De acordo com o presidente da instancia de governança do turismo regional, ADILSOL ALMEIDA, um dos principais assuntos do encontro foi a estruturação da entidade e os programas que podem alavancar o setor, como o Disruptor e o Almanech. O primeiro é uma ação do Senac em 13 regiões turísticas do estado e o segundo é um espaço na página da Santur na internet com dados do turismo na região. A governança Caminhos da Fronteira envolve os 19 municípios da Ameosc, mas nem todos participam.
A reunião dessa semana da instancia de governança Caminhos da Fronteira também discutiu uma das deficiências do setor: a falta de guias turísticos no extremo-oeste. O presidente da entidade, ADILSON ALMEIDA, disse que a região tem apenas duas pessoas com qualificação para atuar na área. Ele explicou que o Senai abriu uma curso para formar guias turísticos. 24 pessoas participam das aulas e em breve poderão atuar nos municípios do extremo-oeste. Segundo o ADILSON, o número, apesar de ser 12 vezes maior do que o total de profissional atuando atualmente, ainda é insuficiente.
Uma empresa de Balneário Camboriú começou o estudo que vai subsidiar a decisão do município sobre a renovação ou não do contrato de concessão dos serviços de agua e esgoto para a Casan. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a empresa fará um diagnóstico completo sobre o abastecimento de água na cidade. A levantamento vai apontar exatamente o número de ligações, o faturamento obtido com as contas de água, a projeção de consumo para os próximos 20 anos e o melhor caminho, do ponto de vista técnico, que deve ser seguido pelo município. A empresa tem 90 dias para finalizar e entregar o diagnóstico.
De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, o município tem três opções em relação ao abastecimento de água na cidade. Ele disse que a prefeitura pode renovar o contrato com a Casan fazer uma nova concessão para outra empresa assumir os serviços ou municipalizar o tratamento e fornecimento de agua para os moradores, assim como ocorrer nas cidades de Itapiranga e São José do Cedro. TREVISAN citou que o município vem conversando com a Casan há bastante tempo com algum tipo de avanço nessa área. Ele ressaltou que o levantamento da empresa sobre o assunto vai ser fundamental para a decisão a ser tomada pelo município. O atual contrato com a Casan venceu em 22 de julho do ano que vem.
A indicação para que o município faça o processo de concessão pública e defina incentivos econômicos para a instalação de um crematório em São Miguel do Oeste terá importantes impactos sociais, ambientais e econômicos para o município. Os vereadores PAULO DRUMM do PSD e MOACIR FIORINI do MDB estiveram no Peperi Entrevista de hoje e explicaram que o crematório provoca menos poluição dos os cemitérios tradicionais e movimentaria a economia já que seria acessado por outras regiões do estado e do Rio Grande do Sul. Além disso, ao conceder incentivos econômicos para o empreendimento, a prefeitura poderia receber cotas para fazer a cremação de pessoas de baixa renda. A indicação foi aprovada nesta semana pela câmara de vereadores.
A instalação de um crematório em São Miguel do Oeste também seria uma alternativa para enfrentar a falta de vagas nos cemitérios do município. De acordo com o vereador PAULO RICARDO DRUMM, o cemitério São Miguel e Almas praticamente não tem mais espaço e o mesmo começa a acontecer no cemitério do Santa Rita. Ele disse que mesmo com a abertura de um cemitério privado na saída para a Bandeirante é preciso pensar em outras possibilidades, como o crematório. DRUMM citou que se a ideia for adiante, o município vai sair da frente de outras cidades da região e se tornar referência na prestação desse tipo de serviço funerário.
O investimento para a instalação de um crematório é de cerca de um milhão de reais. A informação é do vereador MOACIR FIORINI. Ele disse que existem empresas interessadas em investir nessa área, há uma demanda crescente pelos serviços e o município deve estimular o setor assim como faz com outros segmentos empresariais. Os vereadores afirmaram que existe um entendimento do governo em fazer um planejamento a longo prazo para resolver o problema da falta de vagas nos cemitérios. O vereador PAULO DRUMM disse que o prefeito WILSON TREVISAN está muito disposto a apoiar e viabilizar essa ideia.
A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar, deflagrou uma operação para desarticular um grupo que atua no descaminho de vinhos originários da Argentina. Na manhã de ontem, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Dionísio Cerqueira. A ação ocorreu na casa de dez suspeitos de atuarem no transporte e comercialização de vinhos argentinos trazidos ilegalmente da Argentina. Durante a operação, foram realizadas duas prisões em flagrante, a primeira pela apreensão de 800 cartuchos de munição calibre .22 e a segunda de um homem que possuía várias armas ilegais, drogas e cigarro contrabandeado. A investigação começou no ano de 2020, em razão de uma ocorrência atendida pela Polícia Militar e a Polícia Federal acabou identificando um esquema de comércio ilegal de vinhos argentinos.
Segundo a Polícia Federal, o grupo investigado por descaminho de vinho argentino esteve envolvido em cerca de 20 ocorrências desse tipo que resultam em mais de 500 mil reais em apreensões do produto. Além disso, foram apreendidos vinte veículos utilizados para o transporte dos vinhos. Seis pessoas foram presas em flagrante desde o ano passado. Segundo a Polícia Federal, o principal investigado suspeito de comandar o grupo criminoso já foi preso em duas oportunidades. Segundo o delegado da PF, MÁRCIO ANATER, a investigação demonstrou que os vinhos são comercializados via Facebook e Instagram. Os investigados responderão pelos crimes de descaminho e associação criminosa. As penas podem chegar a quatro anos de reclusão.
Dois homens foram detidos depois de furtar uma mochila de uma criança no centro de São Miguel do Oeste nesta quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar uma criança brincava nas proximidades de um mercado quando a dupla passou e furtou a mochila que estava na calçada. Os suspeitos entregaram os materiais para moradores de rua e ficaram com um telefone celular. A PM fez buscas, localizou e prendeu os dois suspeitos. Eles foram levados para a delegacia e informaram onde o telefone estava. O aparelho foi recuperado e devolvido para a família da criança.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tráfico de drogas no município nesta quarta-feira. Em ronda pela cidade, a guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático visualizou um homem arremessando um objeto para fora da residência. Em vistoria pelo terreno, os Policiais Militares localizaram uma pequena quantia de maconha. Nos fundos da residência, foram encontrados mais dois torrões de maconha. Ainda foram apreendidos uma faca utilizada para fracionar a droga, embalagens e um celular. A Polícia Militar prendeu o suspeito e o levou para a Delegacia de Polícia.