ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 26-08-2021 Quinta-feira

-PACHECO REJEITA PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA MINISTRO DO STF

-MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA 14 PESSOAS PELA COMPRA DOS 200 RESPIRADORES

-SINDICATO ATENDE TRABALHADORES RURAIS COM VÁRIOS SERVIÇOS

-DIRETOR DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DESTACA ADESÃO AO CURSO DE SOLDADOR MIG

-CONSELHO ESTADUAL REALIZA ENCONTRO REGIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES

-CAESP PROMOVE ATRATIVOS PARA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

-OPERAÇÃO DE DESCAMINHO RESULTA EM APREENSÕES

-DOIS HOMENS SÃO DETIDOS POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 11graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O relatório sobre a origem do novo coronavírus, solicitado pelo presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, aos serviços de inteligência do país, é inconclusivo. A inteligência americana não conseguiu confirmar se o vírus que já matou mais de quatro milhões e 400 mil pessoas em todo o mundo passou de um animal para um ser humano ou se escapou de um laboratório na China. BIDEN pediu o documento no fim de maio e deu um prazo de 90 dias. A revelação sobre a conclusão do relatório foi feita pelo jornal "The Washington Post".


O presidente filipino, RODRIGO DUTERTE, anunciou sua candidatura à vice-presidência para continuar o que ele chama de "cruzada" contra as drogas e os rebeldes. Para a oposição, DUTERTE busca uma maneira de fugir da Justiça. Eleito presidente das Filipinas em 2016, ele é impedido pela Constituição de buscar novo mandato. Nas Filipinas, presidente e vice-presidente são eleitos de forma separada.Ele afirmou que vai disputar a eleição porque está preocupado com a rebelião, com a criminalidade e com as drogas no país. A eleição nas Filipinas vai acontecer em 2022.


Após oito meses de investigações na Bolívia, os especialistas independentes convocados pela Organização de Estados Americanos detalharam casos de tortura, violência sexual e assassinatos ocorridos em 2019 no país. O documento, que reúne depoimentos de vítimas da violência no último trimestre daquele ano, aponta que foram constatadas, em diferentes circunstâncias, "pelo menos 37 mortes" em diversos lugares do território boliviano e centenas de vítimas com "ferimentos tanto físicos como psicológicos". Os especialistas afirmam ter confirmado ainda "pelo menos nove casos de tortura".


O agravamento da crise hídrica deve fazer com que o patamar dois da bandeira tarifária vermelha da conta de luz volte a subir já a partir de setembro. A decisão será tomada na próxima terça-feira, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. O possível reajuste pode levar o atual patamar 2 de nove reais e 49 centavos o quilowatts/hora para 11 ou 15 reais. Em agosto, a opção da Aneel foi não reajustar o valor, mesmo com defasagem na conta das empresas. Nesta quarta-feira, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, questionou qual seria o problema da "energia ficar um pouco mais cara porque choveu menos". De acordo com o ministro, o país conseguiu se organizar em meio à pandemia, então não haveria razão para "ter medo".


O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será oferecida no Brasil. As doses devem ser enviadas aos estados para começar a imunizar as pessoas com a terceira dose a partir de 15 de setembro. A vacinação extra vai iniciar com idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade, os imunossuprimidos. O reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha de vacinação e é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose. A pasta informou que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.


O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, rejeitou o pedido de impeachment feito pelo presidente JAIR BOLSONARO contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES. O senador anunciou a decisão nesta quarta-feira. PACHECO recebeu nesta quarta parecer da Advocacia-Geral do Senado considerando o pedido improcedente por aspectos jurídicos e políticos. Segundo o entendimento da área jurídica e do próprio senador, não haveria adequação à chamada Lei do Impeachment e, portanto, faltaria “justa causa” para acolhê-lo. Pelo aspecto político, o presidente do Senado diz que é preciso superar as divergências pelos "meios próprios", e que o pedido de impeachment de um membro de outro poder não é um desses instrumentos.


A Secretaria estadual Fazenda concordou em ampliar a oferta do auxílio empresarial do Estado, o programa SC Mais Renda, para mais setores empresariais. Foram incluídos nesta terça-feira os salões de beleza e estética, comércio varejista e atacadista, atividades de contabilidade, artigos de vestuário e confecções de vestuário. Agora, esses setores também poderão fazer empréstimos de até 100 mil para pagar em três anos. São setores que também tiveram redução de atividades na pandemia. A publicação da medida que incluiu esses setores foi por meio de uma portaria.


O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, o programa SC Mais Asfalto, para fomentar a construção de usinas de asfalto em todas as regiões de Santa Catarina. Ao todo, o Executivo vai liberar 120 milhões de reais para a iniciativa, que será realizada em parceria com os consórcios de municípios. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade em parceria com a Casa Civil. Segundo o governo, a construção das usinas de asfalto irá baratear em até 50 por cento a pavimentação de ruas e estradas rurais. O governador CARLOS MOISÉS afirmou que o programa é um exemplo concreto das ações municipalistas adotadas pela atual gestão do Estado.


O Ministério Público denunciou, nesta quarta-feira, 14 pessoas pela compra dos 200 respiradores por 33 milhões de reais. Entre os envolvidos, estão os ex-secretários de Estado, DOUGLAS BORBA, da Casa Civil, e HELTON ZEFERINO, da Saúde. Segundo as investigações conduzidas pelo grupo formado por promotores, delegados de polícia e técnicos do Tribunal de Contas do Estado, ficou confirmada a participação criminal de pelo menos 14 pessoas na aquisição dos equipamentos, realizada no fim de março de 2020. Entre elas, cinco servidores públicos e nove empresários. Os empresários devem responder por organização criminosa, falsidade ideológica, estelionato e lavagem de dinheiro. O ex-chefe da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, por estelionato e obstrução de investigação. A servidora MÁRCIA GEREMIAS PAULI por peculato culposo, uso de documento falso e obstrução da justiça. Os demais servidores, incluindo o ex-secretário HELTON, por peculato culposo, ou seja, houve o crime, mas sem a confirmação de que tiveram a intenção de se beneficiarem diretamente.


-SINDICATO ATENDE TRABALHADORES RURAIS COM VÁRIOS SERVIÇOS

-DIRETOR DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DESTACA ADESÃO AO CURSO DE SOLDADOR MIG

-CONSELHO ESTADUAL REALIZA ENCONTRO REGIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES

-CAESP PROMOVE ATRATIVOS PARA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA


Educação de São João do Oeste vai ampliar reforço para alunos que não estão acompanhando conteúdos. Atendimento especial será intensificado com o retorno 100 por cento das atividades, a partir do dia 30 de agosto. Conforme o secretário da Educação, CLAUNEI WEBER, o município já havia contratado um professor por 20 horas semanais e este serviço será ampliado para 40 horas. Cita ainda que aulas de reforço serão disponibilizadas de acordo as necessidades visando ampliar o atendimento diferenciado. WEBER avalia que é fundamental dar uma atenção especial aos alunos que estão em defasagem. O secretário elogia a postura dos professores que estão em sala de aula, pois realizam trabalho especial para equilibrar o aproveitamento escolar dos estudantes que possuem maior dificuldade no aprendizado.


Município realiza investimento para aperfeiçoar segurança nas escolas. Melhorias estão sendo realizadas em todos os educandários da rede municipal de ensino. Conforme o secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, foi realizada licitação para o monitoramento nas instalações escolares. O foco está em adequações com portões eletrônicos e interfones para controlar o acesso de pessoas. Objetivo é restringir entrada e saída nos pátios e demais espaços das escolas. De acordo com WEBER, seguem as adaptações em portões de acesso e rede de energia elétrica para atender os padrões de monitoramento nos educandários do município.


Vereador de Tunápolis propõe programa de incentivo ao turismo. Objetivo é dar suporte aos empreendedores do setor. A proposta é do vereador de Tunápolis, VOLNEI DETERS. De acordo com ele, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem condições de contribuir mais com o setor. Observa que o Programa Pró Turismo seria no mesmo formato de outros incentivos que deram certo no município. O vereador cita como bons exemplos experiências com os programas voltados para o desenvolvimento de empresas, melhorias no saneamento básico e também no incentivo residencial. Segundo DETERS, o turismo rural tem grande potencial no município com diversas áreas de lazer e surge como alternativa de fonte de renda.


Vereador destaca que até o momento tudo está focado na iniciativa privada, com investimentos de empresários e produtores rurais. Ele defende que o município deve fazer sua parte e auxiliar os empreendedores. Formas práticas seriam na abertura de acessos, sinalização e capacitação das pessoas dispostas a investirem no setor. Segundo VOLNEI DETERS, a produção agrícola se tornou bastante competitiva e muitas famílias não conseguem acompanhar os investimentos necessários. Em alguns casos o turismo surge como alternativa de renda. O vereador observa que a tranquilidade do interior atrai cada vez mais as pessoas, o turismo rural cresce em plena pandemia e exige maior investimento para atender a demanda.


A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, SJO e Tunápolis, SIMONE LERNER, destaca que a entidade tem uma grande gleba de trabalho nesse ano. O ITR, por exemplo, já está em andamento, aberto para ser feito até dia 30 de setembro. O sindicato também ajudou a fazer o INCRA, para associados e até não associados, imposto que tinha prazo de pagamento até 18 de agosto. Existem ainda os projetos do Crédito Brasil, que é o antigo crédito fundiário, dando sequência para os mutuários que já estavam em espera. Outros serviços relativos ao INSS, encaminhamento de pensões, auxílio maternidade, aposentadorias, bloqueios e empréstimos consignados também são feitos pelo sindicato. A entidade também oferece serviços completos de escritório, para questões de contratos. Para todos os serviços disponibilizados, ainda existe assessoria jurídica contratada.


SIMONE LERNER ressalta a retomada do projeto de aquisição de terras, denominado Terra Brasil, que estava parado. Ela salienta que a forma de fazer o projeto foi alterada e há recursos disponíveis. A expectativa é de que em Tunápolis serão liberados seis projetos ainda nesse ano. Já em Itapiranga sete projetos estão em andamento e depois de concluir todas as vistorias, esse trabalho vai prosseguir em SJO, onde também existe demanda. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais aproveita para alertar que idosos estão recebendo ligações com oferta de empréstimos que eles não desejam. Às vezes, por não conseguir se defender via telefone, acabam aceitando mesmo sem ser do interesse deles. Nesse sentido, recomenda que as pessoas procurem o sindicato, que ajuda a fazer o empréstimo pretendido.


O diretor do Departamento de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo de SJO, ELIAS SCHNEIDER, destaca a adesão ao curso de Soldador MIG, que é a primeira experiência do município junto com o SENAI nesse ano. Em menos de 24 horas, as 15 vagas destinadas ao curso já haviam preenchido. Segundo SCHNEIDER, ainda há muitas pessoas interessadas, inclusive com uma fila de espera para mais uma parceria que vai acontecer ainda nesse ano. A primeira aula foi realizada na noite da quinta-feira passada, dia 19, em SJO. Alguns alunos já atuam no ramo, enquanto outros desejam ingressar na atividade.


O diretor de Indústria e Comércio de SJO observa que o ramo de soldador está com mão de obra escassa, principalmente nas metalúrgicas. Além disso, constata que essa indústria cresce não apenas em SJO, mas também em nível regional. Ao finalizar o curso para essa primeira turma, o objetivo é logo iniciar uma próxima em SJO. ELIAS SCHNEIDER detalha que são 40 horas de curso, divididas em 12 encontros. Caso o professor tenha disponibilidade de vir duas vezes por semana para SJO, o Departamento de Indústria e Comércio vai abrir mais uma turma para atender os interesses da população. Conforme SCHNEIDER, além do Soldador MIG, a administração também pretende fazer parceria com o SENAI para oferecer cursos em outros ramos, como marcenaria, mecânica e elétrica, suprindo assim as necessidades de mão de obra no município.


O Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC (CEJESC) promoveu no último fim de semana um evento em Maravilha, para reunir jovens de regiões mais próximas, mas em nível estadual. Conforme a diretora de negócios do CEJESC, PÂMELA SCHONS, o objetivo é apresentar cases, trocar ideias, fazer network, bancada de negócios, ou seja, é um evento de muito aprendizado. Todos os cuidados referentes à pandemia foram adotados neste encontro. PÂMELA reitera que o CEJESC ficou praticamente um ano e meio sem evento, e agora está retomando. Ela avalia que por mais que o online traga conhecimento, não existe nada melhor que a network e a conexão presencial para os negócios fluírem. No mesmo encontro também já foi sorteada a cidade que vai receber os eventos em nível de estado do Jovem Empreendedor para ano que vem.


PÂMELA SCHONS destaca a importância do planejamento e a estruturação das empresas, principalmente no cenário da pandemia. Conforme a diretora de negócios do CEJESC, não existe receita de como uma empresa deve funcionar. Ou seja, o que serve para uma não se adapta necessariamente para outra. Por outro lado, defende a importância de buscar experiência em nível estadual e se espelhar em multinacionais para ver o que pode agregar na sua empresa. PÂMELA adianta que em outubro haverá uma assembleia geral ordinária do CEJESC, em Anchieta.


A programação oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla vai dos dias 21 a 28 de agosto. De acordo com a diretora do CAESP/APAE Caminho de Luz, de Iporã do Oeste, ELIANE BRUGNEROTTO, nesta escola especial os atrativos para os alunos serão proporcionados por duas semanas. O motivo é que o CAESP ainda trabalha com atendimento que alterna os Grupos A e B na escola, por isso nessa semana apenas um grupo participa dos atrativos, para na próxima o outro grupo ser contemplado. As atividades diferenciadas iniciaram na segunda-feira, com a abertura da semana, num evento com presença de autoridades e um show de mágica. Ontem teve jogos de bolãozinho e bingo, com premiação, enquanto nesta quinta acontece o Festival da Canção interno, com entrega de medalhas como premiação, e ainda haverá presença do músico DIEGUITO DOS TECLADOS, que vai tocar gaita e alegrar os apaianos de manhã e à tarde.


Ainda na sexta-feira, haverá gincana com várias atividades, preparada pelos professores, também com premiação. Já na próxima segunda-feira acontecem jogos de mesa, xbox, cartas e jogos pedagógicos. No dia 31 ainda terá um show com alunos do Indaci e os professores FELIPE e FERNANDO BORBA, tanto no período matutino quanto no vespertino. ELIANE destaca que esse show vai levar em torno de uma hora, na rua coberta em frente à escola. Já no início de setembro, nos dias primeiro, dois e três, de quarta até sexta-feira, repetem-se as atividades, para alunos que não puderam ser contemplados nessa semana. Conforme a diretora do CAESP de Iporã do Oeste, todas as atividades dessa semana são preparadas com muito carinho e dedicação e os alunos se divertem. Além de entreter os alunos, a Semana do Excepcional, como também é conhecida, tem objetivo de promover debates e colocar a sociedade em reflexão.


ELIANE BRUGNEROTTO salienta que o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas com deficiência. Por outro lado, na prática, a maior parte do que a lei assegura não é acessível a todos, como transporte, moradia, educação, saúde e assistência social. A diretora do CAESP pede para as pessoas acompanharem as atividades da escola especial pelas redes sociais, já que devido à pandemia, não pode receber pessoas de fora. A APAE Caminho de Luz divulga diariamente sobre prevenção de deficiências, algo que se trabalha bastante no mês de agosto. Quem quiser colaborar com a instituição pode fazer doações diretamente na escola, ou então participar das rifas, como o Show de Prêmios, que acontece todos os anos, para o qual já há cartelas disponíveis. ELIANE ressalta que o montante que a escola vai arrecadar será revertido nas atividades que estão acontecendo nessa semana, como as premiações.


-PM PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-OPERAÇÃO DE DESCAMINHO RESULTA EM APREENSÕES

-DOIS HOMENS SÃO DETIDOS POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Dois homens foram detidos após furtar a mochila de uma criança no centro de São Miguel do Oeste no início da noite desta quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, uma criança brincava nas proximidades de um mercado quando a dupla passou e furtou a mochila que estava na calçada. Após furtar, a dupla retirou os materiais escolares da menina e em seguida deram a mesma a moradores de rua que se encontravam na Área Coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. Após rondas a dupla foi localizada, detida e encaminhada à Delegacia de Polícia da Comarca para os procedimentos cabíveis. Na delegacia os militares convenceram os dois suspeitos a dizer onde haviam deixado o aparelho celular. Os policiais foram até o local e recuperaram o mesmo.


A Polícia Militar, em continuidade à Operação Hórus, atendeu na tarde desta quarta-feira uma ocorrência de tráfico de drogas na cidade de São Miguel do Oeste. Durante rondas pela comunidade da Pedreira, a guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático visualizou um homem arremessando objeto para fora da residência, em meio à vegetação. Em vistoria pelo terreno, os Policiais Militares localizaram uma pequena quantidade de maconha. Com a presença do Canil e do cão de faro, foram localizados no fundo da residência mais dois torrões de maconha. O autor do fato confirmou à guarnição que jogou a droga assim que viu os policiais militares. A PM deu voz de prisão e conduziu o homem até a Delegacia de Polícia para os demais procedimentos cabíveis. Ainda foi apreendida uma faca utilizada para fracionar a droga, bem como embalagens e um celular.


A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta quarta-feira operação com o objetivo de desarticular um grupo que atua no descaminho de vinhos originários da Argentina. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Dionísio Cerqueira, expedidos pela Justiça Federal de Chapecó, em residências de dez pessoas, sobre as quais pende suspeita de atuarem no transporte e comercialização de vinhos argentinos introduzidos irregularmente em território nacional. Durante a operação foram realizadas duas prisões em flagrante, a primeira em virtude da apreensão de 800 cartuchos de munição calibre 22 e a segunda em razão da descoberta de indivíduo que possuía várias armas ilegalmente, drogas e cigarro contrabandeado.


A investigação iniciou no ano passado, em razão de uma ocorrência atendida pela Polícia Militar. Desde então se comprovou que esse grupo já esteve envolvido em aproximadamente vinte ocorrências que resultaram em apreensão de vinhos no valor aproximado de 500 mil reais, além da apreensão de vinte veículos utilizados para o transporte e da prisão em flagrante de seis pessoas. Inclusive o principal investigado, suspeito de comandar o grupo criminoso, já foi preso em duas outras oportunidades. Os prejuízos causados pelo grupo são incalculáveis, pois estão presentes a sonegação de tributos; os danos que causam àqueles que legalmente representam as marcas e vendem esses vinhos produzidos na Argentina; além da violação de direitos do consumidor, já que na hipótese desses produtos descaminhados apresentarem algum vício, o comprador não terá a identificação daquele que lhe vendeu para que possa reivindicar seus direitos.


Os investigados responderão pelos crimes de descaminho e associação criminosa. Pelo Código Penal Brasileiro, as penas desses crimes podem chegar a até quatro anos de reclusão. Segundo o delegado da PF, MÁRCIO ANATER, a investigação demonstrou que os vinhos vendidos na Argentina estão sendo comercializados pelas redes sociais. Também que o pessoal da fronteira serve de puxador e recebe por carga, mas os grandes comerciantes não estão aqui na região. Sobre a grande quantidade de munições calibre 22, o delegado fala que é uma munição barata na Argentina e na grande maioria abastece as carabinas de pressão transformadas em armas de fogo.


A Polícia Militar prendeu ontem dois homens por violência doméstica na região. O primeiro foi em SMO, ainda de manhã. Por volta das 8h30, a vítima relatou à Guarnição da PM que seu marido saiu à noite e só retornou no dia seguinte. Quando questionou sobre onde estava, ele a agrediu com um tapa. Ela relatou ainda que não é a primeira vez que é agredida, sendo que em outra ocasião a vítima teve seu nariz quebrado após uma discussão. O homem negou todos os fatos, mas diante das alegações de violência que vem sofrendo e do comportamento da vítima, a guarnição policial militar deu voz de prisão ao autor. Outra prisão por violência doméstica ocorreu no interior de Mondaí, por volta das 18h. A solicitante informou que ela e seu esposo discutiram, e que ele lhe agrediu com um empurrão, o que fez com que perdesse o equilíbrio e caísse contra o murro da residência, vindo a sofrer lesões na costela. O agressor ainda a ameaçou e proibiu de entrar em casa. Diante dos fatos, a guarnição deu voz de prisão ao autor, que no momento encontrava-se dentro da residência, e encaminhou a vítima para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.