O relatório sobre a origem do novo coronavírus, solicitado pelo presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, aos serviços de inteligência do país, é inconclusivo. A inteligência americana não conseguiu confirmar se o vírus que já matou mais de quatro milhões e 400 mil pessoas em todo o mundo passou de um animal para um ser humano ou se escapou de um laboratório na China. BIDEN pediu o documento no fim de maio e deu um prazo de 90 dias. A revelação sobre a conclusão do relatório foi feita pelo jornal "The Washington Post".
O presidente filipino, RODRIGO DUTERTE, anunciou sua candidatura à vice-presidência para continuar o que ele chama de "cruzada" contra as drogas e os rebeldes. Para a oposição, DUTERTE busca uma maneira de fugir da Justiça. Eleito presidente das Filipinas em 2016, ele é impedido pela Constituição de buscar novo mandato. Nas Filipinas, presidente e vice-presidente são eleitos de forma separada. Ele afirmou que vai disputar a eleição porque está preocupado com a rebelião, com a criminalidade e com as drogas no país. A eleição nas Filipinas vai acontecer em 2022.
Após oito meses de investigações na Bolívia, os especialistas independentes convocados pela Organização de Estados Americanos detalharam casos de tortura, violência sexual e assassinatos ocorridos em 2019 no país. O documento, que reúne depoimentos de vítimas da violência no último trimestre daquele ano, aponta que foram constatadas, em diferentes circunstâncias, "pelo menos 37 mortes" em diversos lugares do território boliviano e centenas de vítimas com "ferimentos tanto físicos como psicológicos". Os especialistas afirmam ter confirmado ainda "pelo menos nove casos de tortura".
O agravamento da crise hídrica deve fazer com que o patamar dois da bandeira tarifária vermelha da conta de luz volte a subir já a partir de setembro. A decisão será tomada na próxima terça-feira, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. O possível reajuste pode levar o atual patamar 2 de nove reais e 49 centavos o quilowattshora para 11 ou 15 reais. Em agosto, a opção da Aneel foi não reajustar o valor, mesmo com defasagem na conta das empresas. Nesta quarta-feira, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, questionou qual seria o problema da "energia ficar um pouco mais cara porque choveu menos". De acordo com o ministro, o país conseguiu se organizar em meio à pandemia, então não haveria razão para "ter medo".
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será oferecida no Brasil. As doses devem ser enviadas aos estados para começar a imunizar as pessoas com a terceira dose a partir de 15 de setembro. A vacinação extra vai iniciar com idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade, os imunossuprimidos. O reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha de vacinação e é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose. A pasta informou que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, rejeitou o pedido de impeachment feito pelo presidente JAIR BOLSONARO contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES. O senador anunciou a decisão nesta quarta-feira. PACHECO recebeu nesta quarta parecer da Advocacia-Geral do Senado considerando o pedido improcedente por aspectos jurídicos e políticos. Segundo o entendimento da área jurídica e do próprio senador, não haveria adequação à chamada Lei do Impeachment e, portanto, faltaria “justa causa” para acolhê-lo. Pelo aspecto político, o presidente do Senado diz que é preciso superar as divergências pelos "meios próprios", e que o pedido de impeachment de um membro de outro poder não é um desses instrumentos.
A Secretaria estadual Fazenda concordou em ampliar a oferta do auxílio empresarial do Estado, o programa SC Mais Renda, para mais setores empresariais. Foram incluídos nesta terça-feira os salões de beleza e estética, comércio varejista e atacadista, atividades de contabilidade, artigos de vestuário e confecções de vestuário. Agora, esses setores também poderão fazer empréstimos de até 100 mil para pagar em três anos. São setores que também tiveram redução de atividades na pandemia. A publicação da medida que incluiu esses setores foi por meio de uma portaria.
O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, o programa SC Mais Asfalto, para fomentar a construção de usinas de asfalto em todas as regiões de Santa Catarina. Ao todo, o Executivo vai liberar 120 milhões de reais para a iniciativa, que será realizada em parceria com os consórcios de municípios. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade em parceria com a Casa Civil. Segundo o governo, a construção das usinas de asfalto irá baratear em até 50 por cento a pavimentação de ruas e estradas rurais. O governador CARLOS MOISÉS afirmou que o programa é um exemplo concreto das ações municipalistas adotadas pela atual gestão do Estado.
O Ministério Público denunciou, nesta quarta-feira, 14 pessoas pela compra dos 200 respiradores por 33 milhões de reais. Entre os envolvidos, estão os ex-secretários de Estado, DOUGLAS BORBA, da Casa Civil, e HELTON ZEFERINO, da Saúde. Segundo as investigações conduzidas pelo grupo formado por promotores, delegados de polícia e técnicos do Tribunal de Contas do Estado, ficou confirmada a participação criminal de pelo menos 14 pessoas na aquisição dos equipamentos, realizada no fim de março de 2020. Entre elas, cinco servidores públicos e nove empresários.
Os empresários devem responder por organização criminosa, falsidade ideológica, estelionato e lavagem de dinheiro. O ex-chefe da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, por estelionato e obstrução de investigação. A servidora MÁRCIA GEREMIAS PAULI por peculato culposo, uso de documento falso e obstrução da justiça. Os demais servidores, incluindo o ex-secretário HELTON, por peculato culposo, ou seja, houve o crime, mas sem a confirmação de que tiveram a intenção de se beneficiarem diretamente.
GERED tem nova coordenadora regional de educação. Ela é SANDRA FURLAN, 9 anos professora do Estado, que já trabalhou nas 3 escolas de Campo Erê, Quilombo, Jardinópolis e Jupiá. A dirigente está confiante para os desafios que vai ter pela frente e diz que recebeu a indicação com surpresa, para substituir a GILBERTO ZÁTERA. SANDRA elogia a equipe de trabalho, em São Lourenço do Oeste e acredita que a pandemia está se encaminhando para o fim, o que vai facilitar tudo na volta da normalidade do ensino. O retorno cem por cento presencial requer ainda muito planejamento e cuidado. Só permanecem no polo quem apresenta algum tipo de comorbidade.
Todas as escolas estão atualizando seus planos de contingência. Várias mudanças e adequações são necessárias, principalmente no transporte dos estudantes e distanciamento. Até 30 de setembro todos terão que estar dentro dos estabelecimentos. A coordenadora regional de educação não nega que os estudos enfraqueceram durante a pandemia. SANDRA FURLAN vai mais longe e comenta que vai levar muitos anos para recuperar o aprendizado que deixou de ser absorvido pelos alunos, nos últimos 18 meses. Nada substitui professor na sala de aula diante de seus alunos. A coordenadora salienta que em 2022 as dificuldades virão para os estudantes, especialmente para os que irão em busca de uma faculdade.
Quem permanecer no ensino médio ano que vem, deverá receber reforço. A coordenadora regional de educação SANDRA FURLAN atende 8 municípios do Noroeste Catarinense. Ela está visitando todas as escolas da rede estadual da sua área, para conhecer a realidade de cada uma delas.
Casos de Covid-19 voltam a crescer em Campo Erê. A enfermeira do setor Covid no município JULIANA ANSILIERO, destaca que na última semana Campo Erê chegou a ter apenas 11 casos ativos da doença, e hoje já são quase 40. A preocupação nunca diminuiu, e a saúde sempre esteve reforçando os cuidados, no entanto, agora com esse novo aumento, eles precisam ser redobrados, observa a profissional, pois dia após dia mais pessoas estão positivado.
Hoje com os testes rápidos, o paciente com sintomas sai sabendo na hora se está ou não com coronavírus. Segundo a enfermeira JULIANA, nesse mesmo instante recebe da equipe todas as informações e orientações de como deve se comportar durante o isolamento, inclusive assinam um documento se comprometendo a seguir tudo isso. Porém, mesmo sabendo de todas essas medidas, ainda assim muita gente acaba não cumprindo as determinações, e isso gera novos casos.
Diferente do início da pandemia em que pessoas mais velhas contraiam e desenvolviam formas mais graves da doença, hoje dados apontam que hoje, são pessoas entre 18 e 45 anos que estão positivando para coronavírus. Esse público que ainda não tem ou tem apenas uma dose da vacina. Isso comprova que de fato a vacinação tem trazido bons resultados, junto com os cuidados básicos que é uso da máscara e álcool gel, observou a enfermeira. Ainda não temos em Campo Erê, pessoas com a nova variante delta, mas municípios da nossa região estão tendo casos e isso deixa todas as Secretarias de Saúde em alerta.
Vereadores sugerem mudanças no Programa de Reforma de Moradias em São Lourenço do Oeste. A Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara, sugere a alteração da lei que institui o Programa de Reforma de Moradias, voltado as famílias em situação de vulnerabilidade. A indicação é assinada pelos vereadores RENNÃ FEDRIGO do MDB, JOSÉ DEON do PP e ALINI BONETTI, também do MDB. A proposta foi apresentada na sessão dessa semana. Os vereadores reconhecem que a lei representa um marco no município, "permitindo que construções prestes a ruir pudessem ser recuperadas". Porém, acreditam que, depois de seis anos, é preciso uma revisão.
A Comissão aponta a defasagem no valor destinado para as reformas, de cinco mil, considerando a inflação entre 2016 a 2020 de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Se aplicarmos a correção no valor hoje estabelecido, teríamos o correspondente a seis mil e 88 reais", dizem os vereadores. A sugestão é de que o valor fique em seis mil reais. Outra mudança defendida pela Comissão é na idade mínima de 50 anos para ter direito ao benefício. “Conforme relatos da equipe técnica da assistência social, o quesito idade não deve ser fator determinante para que as pessoas tenham acesso ao benefício, e sim o estudo socioeconômico."
Vice-prefeito assume prefeitura em São Lourenço do Oeste. AGUSTINHO MENEGATTI, fica à frente do executivo municipal por oito dias. A troca de comando se deve ao fato de que o prefeito RAFAEL CALEFFI estará em missão no Acre, onde participará do primeiro Seminário de Associações Comerciais do Juruá, que será realizado na cidade de Cruzeiro do Sul. O prefeito foi convidado para falar das experiências positivas de São Lourenço do Oeste, principalmente nas parcerias público-privada.
Prefeito disse que ficou muito feliz com o convite, pois demonstra que as ações feitas no município estão ultrapassando fronteiras e servindo de inspiração para muitos gestores e entidades de classe. A transmissão de cargo contou com a presença de secretários municipais e presidentes de autarquias. MENEGATTI ficará prefeito em exercício até o fim dessa semana. Na semana que vem CALEFFI assume as atividades novamente.
Menino de nove anos está desaparecido. MURILO DA SILVA BARBOSA está desaparecido de sua casa, no Conjunto Terra Nossa, desde a tarde de ontem. Segundo a mãe da criança, ROSENILDA BARBOSA, a família estava conversando em frente a casa, quando o menino pulou a janela dos fundos e desapareceu. Os familiares fizeram buscas durante a noite, mas ele não foi encontrado. Qualquer informação de seu paradeiro pode ser repassada no telefone da mãe 9 8405-0263, ou no telefone da Polícia Militar (190) e Polícia Civil (197).
Grave acidente é registrado no centro de Francisco Beltrão. A colisão foi registrada no início da tarde de ontem, entre dois carros. De acordo com populares, um Voyage seguia pela Rua Octaviano Teixeira dos Santos, e no cruzamento com a Rua Tenente Camargo colidiu com um Civic. Após a batida, o Civic colidiu num muro e o Voyage acertou um Ônix. A motorista do Civic sofreu ferimentos e foi encaminhada ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros. O SAMU também foi acionado. A Polícia Militar realizou os levantamentos do acidente.
Pai e filho menor idade que provocaram acidente no domingo se apresentam na Polícia Civil. O jovem de 17 anos e seu pai de 41, acompanhados de um advogado, se apresentaram na 19ª SDP de Francisco Beltrão, onde assumiram terem provocado um acidente no domingo. O caso aconteceu na Avenida Bispo Dom Agostinho José Sartori, bairro Água Branca, em Francisco Beltrão, onde o condutor de uma motocicleta sofreu ferimentos graves. O menor disse ao delegado que ele dirigia o carro e seu pai estava como caroneiro. Falou ainda que ao avistar a motocicleta, jogou o carro para cima porque ficou com medo, imaginando que o condutor da moto estivesse armado devido desavenças anteriores.
O delegado informou que a vítima não estava armada. O pai disse que não sabia que o filho iria praticar a ação e após o ocorrido fugiram do local, sem prestar socorro a vítima. O motoqueiro que foi atingido, um homem de 35 anos, sofreu ferimentos graves, foi socorrido pelo SAMU, passou por cirurgia e permanece internado no Hospital Regional, onde deve passar por mais cirurgias. O delegado informou que o pai vai responder por tentativa de homicídio qualificado, entregar o carro para o filho menor de idade e por corrupção de menores, pois entendeu que o pai teve a intenção e agiu com seu filho menor de idade para a prática do crime.
O filho deve responder por ato infracional ao crime de tentativa de homicídio. O delegado disse ainda que há relatos de ameaças pelas duas partes, e que a vítima informou que o homem já havia atirado contra ele. O advogado que representa pai e filho, disse que o pai nega ter efetuado o disparo, que os dois são trabalhadores, que nunca tiveram envolvimento com atividades ilícitas e estão colaborando com a investigação e estão a disposição da Justiça. O inquérito deve ser concluído essa semana e encaminhado para o Ministério Público.
Advogado de defesa de autor da chacina em Saudades fala do caso. DEMETRYUS GRAPIGLIA é o advogado de Defesa do jovem FABIANO KIPPER MAI. Em entrevista à Rede Peperi, ele trouxe detalhes sobre a decisão da Justiça de Santa Catarina, que deferiu nesta semana o pedido da defesa para a instauração de incidente de insanidade mental, para FABIANO. Com a decisão, o rapaz será transferido para um hospital em Florianópolis, onde passará por avaliação. Além disso, DEMETRYUS falou sobre seu trabalho à frente do caso e quais serão os próximos passos.