-GOVERNO LANÇA NOVO PROGRAMA HABITACIONAL CASA VERDE E AMARELA
-JUSTIÇA DETERMINA QUE GOVERNO ALTERE PORTARIA COM AÇÕES DE COMBATE AO COVID
-EQUIPE PAROQUIAL INICIA ROTEIRO DE VISITAS ÀS COMUNIDADES NESTA SEMANA
-HOSPITAL REGIONAL CONFIRMA DÉCIMO SEXTO ÓBITO RELACIONADO AO CORONAVÍRUS
-PARTIDOS PREPARAM CONVENÇÕES E ENCAMINHAM ALIANÇAS PARA ELEIÇÃO
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO NA SC 163
-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRÊS SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NO VILA NOVA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 54 centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O primeiro-ministro espanhol, PEDRO SÁNCHEZ, afirmou nesta terça-feira que tropas serão mobilizadas para auxiliar regiões do país a superarem o ressurgimento do coronavírus, após a pior semana de infecções na Espanha desde o pico da pandemia no fim de março. Ele também disse que os governos regionais podem tomar decisões sobre como lidar no enfrentamento à pandemia, em vez de ter o governo central no comando. SANCHEZ disse que o governo apoiaria as demandas dos líderes regionais para declarar estados de emergência localizados.
A cidade americana de Kenosha, no estado de Wisconsin, viveu mais uma madrugada, a terceira consecutiva, de protestos depois de uma violenta abordagem policial que deixou um afro-americano gravemente ferido. A polícia afirmou que durante o protesto desta quarta-feira duas pessoas morreram baleadas e uma ficou ferida. Os novos confrontos começaram quase duas horas após o início do toque de recolher em Kenosha, às oito horas da noite de terça-feira, horário local.
O Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos barrou a permanência do brasileiro PAULO ABRÃO na função de secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. LUIS ALMAGRO alegou que ele foi alvo de “dezenas” de denúncias de violações de direitos feitas por funcionários da organização. ALMAGRO afirmou que “seriedade e gravidade das reclamações” contra o brasileiro, que exercia a função em 2016, não permitiu que sua permanência fosse possível.
A demanda de água potável no Brasil pode aumentar quase 80 por cento até 2040 diante de mudanças econômicas, demográficas e climáticas. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil com a Ex Ante Consultoria divulgado nesta quarta-feira. O trabalho estima cenários da demanda futura de água no país para pensar como o setor de saneamento básico deve se planejar para conseguir atender a população de forma eficiente e sustentável. Considerando apenas os crescimentos econômico e demográfico dos próximos anos, os brasileiros devem demandar 14 bilhões e 300 milhões de metros cúbicos de água em 2040. Esse valor é 43 e meio por cento superior à quantidade de água que foi efetivamente entregue para a população em 2017.
O Senado aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, a proposta de Emenda à Constituição que altera regras e torna permanente o Fundeb – fundo que financia a educação básica. O texto foi aprovado com o mesmo teor já aprovado na Câmara dos Deputados, no mês passado. O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE deve promulgar a emenda já nesta quarta-feira em uma sessão do Congresso. A PEC prevê, entre outros pontos, a ampliação gradual da participação da União no Fundeb, de forma a chegar a 23 por cento a partir de 2026. Atualmente, essa complementação financeira do governo federal está em 10 por cento. O placar no Senado foi de 79 votos a zero, nos dois turnos.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta terça-feira medida provisória que cria um novo programa de habitação do governo federal, batizado de Casa Verde e Amarela, concebido para substituir o Minha Casa, Minha Vida. Lançado em cerimônia no Palácio do Planalto, o programa passa a dividir o público alvo em três grupos e, além de financiamento de imóveis, também prevê ações voltadas à regularização fundiária, reforma de imóveis e retomada de obras. Os juros do financiamento das habitações do programa serão menores nas regiões Norte e Nordeste. A previsão do governo é oferecer para o programa até o fim deste ano 25 bilhões FGTS e 500 milhões do Fundo de Desenvolvimento Social. Os juros começam em quatro vírgula 25 por cento ao ano.
O Procon, por meio da Procuradoria Geral do Estado, entrou com uma ação na Justiça Federal contra a Celesc e a Aneel pedindo a suspensão do aumento nas contas de luz, em vigor desde sábado. O percentual do aumento varia de sete vírgula 67 a oito vírgula 14 por cento. A PGE e o Procon entenderam que o reajuste é indevido pela crise econômica gerada na pandemia. O aumento ficou 350 por cento superior à inflação acumulada dos últimos 12 meses. A ação pede que a Justiça suspenda a resolução da Aneel, que autoriza o reajuste, e que a Celesc não aplique os novos valores sobre as contas dos consumidores.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na sessão desta terça-feira os nomes dos nove deputados que vão compor a comissão especial para analisar o pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, a vice-governadora DANIELA REINEHR e o secretário JORGE EDUARDO TASCA. Agora, os parlamentares vão se reunir e eleger quem será o presidente, vice e relator da comissão. A principal tarefa da comissão será analisar as defesas de MOISÉS, REINEHR e TASCA. Os três denunciados têm até dois de setembro para encaminhar as respostas aos deputados. Se a decisão for por prosseguir com a denúncia e houver a aprovação em plenário de pelos menos dois terços dos 40 deputados, será instalada uma comissão julgadora que decidirá se os denunciados cometeram crime de responsabilidade e os três serão afastados dos cargos por até 180 dias.
A segunda Vara da Fazenda Pública de Florianópolis determinou nesta terça-feira ao governo de Santa Catarina que altere a portaria que enumera as ações de prevenção ao contágio do novo coronavírus a serem tomadas de acordo com a classificação de cada região no mapa de risco para a doença. A Justiça deu o prazo de 72 horas após a intimação para que o estado defina as medidas de saúde a serem feitas, observando a coordenação e execução de políticas públicas regionais. A decisão judicial acolhe a opinião do Ministério Público que entendeu que o governo do estado não cumpriu integralmente a determinação da Justiça feita em seis de agosto. Essa decisão do início do mês mandou que o estado definisse as ações de combate à Covid-19 a serem adotadas pelos municípios em cada grau de risco da doença.
A equipe paroquial da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo segue seus trabalhos nesse momento de pandemia da Covid-19. A informação é do padre CLAIR LOVERA. De acordo com ele, as celebrações seguem com as restrições, sendo que apenas são permitidas missas e não mais cultos nas comunidades dos bairros e do interior. Conforme ele, essas medidas estão em prática há quase dois meses. Segundo CLAIR, nesse período a equipe paroquial também realizou reuniões com as lideranças das comunidades com o objetivo de orientar sobre os cuidados que cada um deve ter para que as celebrações de fato possam ocorrer sem risco de contágio da Covid-19.
A intenção era retornar as celebrações nas comunidades neste mês de agosto, porém, algumas localidades decidiram adiar essa retomada. A afirmação é do padre da paróquia São Miguel Arcanjo, CLAIR LOVERA. Ele destacou que após algumas reuniões, muitos decidiram manter suspensas as celebrações. Ele explicou que muitos que integram os conselhos de comunidade são do grupo de risco, o que acaba impossibilitando a retomada, além de colocar em risco a saúde dessas pessoas. CLAIR ressaltou que a partir dessa semana a equipe paroquial deve iniciar um cronograma de visitas às comunidades dos municípios pertencentes à paróquia que são além de São Miguel do Oeste os municípios de Bandeirante, Barra Bonita e Paraíso.
Nas comunidades do interior o maior número de pessoas participantes das celebrações são os idosos e por isso a retomada dos trabalhos ainda não devem ocorrer neste momento. O comentário é do padre da paróquia São Miguel Arcanjo, CLAIR LOVERA. Ele disse que a expectativa é que o retorno das celebrações ocorra no mês que vem. Questionado sobre os batizados nesse período de pandemia da Covid-19, CLAIR lembrou que a paróquia possuiu 74 comunidades e apenas cinco batizados são permitidos por celebração.
A paroquia São Miguel Arcanjo possui cerca de 40 ministros do batismo espalhados pelos quatro municípios de abrangência e deste, apenas oito não são do grupo de risco e estão autorizados a realizar os cultos. O lembrete é do padre CLAIR LOVERA. Ele esclareceu que onde não a ministros do batismo, os próprios padres vão fazer o batizado. Ele salientou que é necessário os pais estarem em dia com o dizimo e somente será permitida a presença de pais e padrinhos, sendo que pessoas do grupo de risco não devem participar desse momento sacramental.
O Ministério da Defesa publicou no início do mês de agosto no Diário Oficial da União, uma diretriz na qual impede a participação das Forças Armadas nas atividades culturais e nos eventos comemorativos do dia da Independência do Brasil devido a pandemia do Coronavírus. Com isso, o desfile militar do dia Sete de Setembro em São Miguel do Oeste está cancelado. De acordo com a Secretaria de Cultura, o cancelamento do evento também leva em consideração os decretos do estado e do município que impedem aglomerações nas ruas da cidade. O último desfile cívico com a participação de escolas e entidades foi realizado em 2017. Desde 2018, São Miguel do Oeste promove apenas o desfile com instituições militares e órgãos de segurança pública.
Onze pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira. Com isso, o total de casos confirmados na cidade subiu para 481 com 395 recuperados. No momento, 85 pacientes estão com o vírus ativo, todos em isolamento domiciliar. De acordo com o boletim divulgado ontem pela secretária de Saúde, o maior número de casos está na faixa etária de 20 a 39 anos. São cerca de 220 pessoas nesse grupo. Agosto foi o mês com maior número de registros: foram 222 novos casos neste mês contra 134 no mês passado. Do total de casos desde o início da pandemia, 273 são mulheres, o que representa 56 por cento. 208 casos foram registrados em pacientes do sexo masculino.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou o décimo sexto óbito relacionado a Covid-19 na Unidade Hospitalar. O paciente que morreu ontem é um homem de 65 anos de Maravilha. Nas últimas 24 horas, também foi registrada uma alta de UTI para enfermaria. Nesta terça-feira, até o final da tarde, o Hospital tinha 13 pacientes confirmados e dois suspeitos internados em leitos de UTI. a taxa de ocupação, que chegou a cem por cento na sexta-feira, caiu para 83 por cento. Três leitos de UTI estão disponíveis para pacientes da Covid. Na enfermaria, a ocupação é de dois pacientes positivos, com taxa de 12 e meio por cento.
O PSD deve intensificar a discussão para a definição do nome do pré-candidato a vice-prefeito. A informação é do presidente da sigla, ELIAS ARAUJO. Ele disse que se não houver coligação, o partido vai disputar a eleição com chapa pura. WILSON TREVISAN é pré-candidato a prefeito. O PSD está conversando com algumas siglas, mas ainda não tem nada acertado. A data da convenção partidária ainda não foi definida. Sobre a eleição para vereador, ELIAS disse que o PSD já tem 18 pré-candidatos definidos, mas a relação final pode chegar a 20 postulantes as cadeiras do legislativo municipal.
A coligação entre PP e MDB para a eleição de novembro em São Miguel do Oeste deve ser confirmada oficialmente até a próxima terça-feira, dia primeiro de setembro. A informação é do presidente do PP, GILMAR BALDISSERA. Ele disse que a coligação deve envolver mais dois ou três partidos, entre eles o PSDB e o PSL. GICA é pre candidato a prefeito pela sigla. O que ainda falta definir, de acordo com ele, é que partido vai indicar o candidato a prefeito e quem ficará com a candidatura a vice. O PP ainda não definiu a data da convenção partidária. A lista de pré candidatos a vereador também está sendo definida. O objetivo é lançar o maior número possível de postulantes ao legislativo.
O MDB já tem data definida para a convenção partidária deste ano. A sigla vai se reunir no dia 15 de setembro, mas o objetivo é definir o nome do candidato a prefeito ou vice até o dia primeiro. O presidente do MDB, CARLINHO BURATTO, confirmou que a aliança com o PP está encaminhada. Se o acordo for pela cabeça de chapa, o nome deve ser o de JOÃO GRANDO. Se o MDB indicar o vice na aliança com o PP, outros nomes podem aparecer, como o CARLOS DAGOSTINI, AIRTON FAVERO, GILBERTO BERTE e SILVIA KUHN. A lista de candidatos a vereador pelo MDB ainda não foi definida.
O PT vai fazer parte da frente democrática junto com o PDT, PSB e PSOL para a eleição deste ano. De acordo com a presidente petista, MARIA TEREZA CAPRA, uma nova reunião do grupo está marcada para hoje à noite. O partido já definiu o nome de ADILSON PANDOLFO como pre-candidato para a eleição majoritária junto com MOACIR TOMAZEL indicado pelo PDT. O falta acordar, segundo MARIA TEREZA, é que será o candidato a prefeito e a vice.O PT ainda não escolheu a data da convenção partidária e a relação de candidatos a vereador ainda está sendo discutida.
O PDT está discutindo uma aliança com os partidos da Frente Democrática mas ainda não tem nada confirmado. A afirmação é do presidente do partido, MOACIR TOMAZEL. Ele disse que o PDT foi procurado por outras siglas, mas que não houve nenhuma conversa oficial fora do grupo que integra a Frente Democrática. TOMAZEL comentou que até o dia 30 o PDT vai tomar uma decisão. A sigla ainda não escolheu a data da convenção. Sobre a eleição para vereador, o PDT já tem 12 pré-candidatos ao legislativo, mas nominata de postulantes para uma cadeira de vereador pode chegar a 15 nomes.
O PSB e o PSOL confirmaram que vão compor a frente democrática para o pleito deste ano e estão definindo os detalhes para a eleição de vereador. O presidente do PSB, ARLINDO DECANDIDO comentou que o partido ainda não definiu a data da convenção. Ele disse que a sigla deve ter seis candidatos a vereador. O PSOL também não tem data escolhida para a convenção. O presidente do partido, JEAN CARLESSO destacou que o partido deve ter três candidatos para o legislativo, mas que o número ainda pode mudar. As candidaturas a vereadores também estão sendo discutidas pela frente para potencializar os nomes que vão concorrer as trezes vagas da câmara neste ano.
O PSL deve tomar uma decisão sobre as alianças para a eleição deste ano na próxima sexta-feira. A informação é do presidente do partido, JOSÉ DRESCH. Ele disse que a sigla analisa duas possibilidades: uma delas é a coligação do PSD e outra a formação de uma aliança com o MDB e o PP. O objetivo do partido é definir essa questão na reunião da executiva marcada para a próxima sexta-feira. O PSL deve realizar a convenção partidária entre os dias oito e dez de setembro. DRESCH comentou que a lista de pré-candidatos a vereador ainda não foi definida.
O PL confirmou o nome do ex-vereador NINI SCHANOSKI como pré-candidato a prefeito mas ainda não tem nada definido em relação as coligações. De acordo com o presidente da sigla, SADI ERLO, o PL ainda está conversando com todos os partidos. Ele disse que a data da convenção ainda não foi marcada e que a nominata de candidatos a vereador teve ter 16 nomes. Já o PSDB tem conversas mais adiantadas com PP, MDB, PSL e PL A informação é da presidente do partido, CRIS ZANATTA MASSARO. Ela citou que ainda não dá para indicar qual será a aliança da sigla para disputar a prefeitura. CRIS também confirmou que o PSDB deve ter 10 pré-candidatos a vereador.
A Polícia Militar flagrou um grupo de pessoas jogando baralho e tomando cerveja nesta segunda-feira. O fato, de acordo com a PM, caracteriza descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus. A ocorrência foi registrada na rua Santa Catarina por volta das 11 horas da noite. Segundo a guarnição da PM, além de praticar a aglomeração que é proibida, os devidos cuidados necessários de prevenção não foram adotados. Nenhum dos envolvidos estavam usando máscaras de proteção individual. A PM fez o procedimento de qualificação individual e deu ciência sobre a proibição de aglomeração de pessoas mesmo que em espaços privados e sem os cuidados necessários de prevenção ao Covid 19.
A Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu um acidente com uma pessoa ferida ontem à tarde na SC 163. A colisão aconteceu por volta das três horas da tarde nas proximidades da Roda de Água, na saída da cidade. O acidente envolveu um Uno Mille, emplacado em Miraguaí, conduzido por um homem de 44 anos, e uma motocicleta Fazer 250, de São João do Oeste, conduzida por um rapaz de 19 anos. Os Bombeiros de Iporã do Oeste atenderam o motociclista que teve ferimentos e escoriações na perna esquerda. Após atendimento inicial dos socorristas, o rapaz foi conduzido ao hospital de Iporã do Oeste.
A Polícia Militar localizou uma motocicleta furtada em São Miguel do Oeste nesta terça-feira. Após atender ocorrência de furto no início da manhã, as guarnições fizeram buscas e localizaram o suspeito de ter cometido o crime. Ele estava com a chave da motocicleta furtada. O homem confessou que a moto estava no porão de sua residência, nas proximidades da Linha Emboada. O homem foi preso em flagrante e a moto foi recuperada pela PM. Ele foi levado para a delegacia de polícia e a moto será devolvida ao proprietário.
A Polícia Militar fechou dois pontos de venda de drogas e prendeu três pessoas suspeitas de tráfico nesta terça-feira. Além disso, três pessoas foram detidas por posse de entorpecentes. A operação foi realizada no bairro São Luiz e no Vila Nova Dois. A PM abordou vários veículos com drogas e, em seguida, identificou dois locais onde ocorria a comercialização das drogas. Ao todo foram apreendidos, um quilo e 200 gramas de maconha, 67 pedras de crack prontas para a venda e uma pedra grande para ser fracionada, uma pequena quantidade de cocaína, balança de precisão, materiais para fracionamento e embalo de drogas, além de dois celulares e três mil 386 reais em dinheiro. Os dois pontos de vendas de drogas foram fechados e os seis presos, três por tráfico e três por posse de entorpecentes foram levados para a delegacia de polícia.