ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 26/08/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 54 centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O primeiro-ministro espanhol, PEDRO SÁNCHEZ, afirmou nesta terça-feira que tropas serão mobilizadas para auxiliar regiões do país a superarem o ressurgimento do coronavírus, após a pior semana de infecções na Espanha desde o pico da pandemia no fim de março. Ele também disse que os governos regionais podem tomar decisões sobre como lidar no enfrentamento à pandemia, em vez de ter o governo central no comando. SANCHEZ disse que o governo apoiaria as demandas dos líderes regionais para declarar estados de emergência localizados.

A cidade americana de Kenosha, no estado de Wisconsin, viveu mais uma madrugada, a terceira consecutiva, de protestos depois de uma violenta abordagem policial que deixou um afro-americano gravemente ferido. A polícia afirmou que durante o protesto desta quarta-feira duas pessoas morreram baleadas e uma ficou ferida. Os novos confrontos começaram quase duas horas após o início do toque de recolher em Kenosha, às oito horas da noite de terça-feira, horário local.

O Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos barrou a permanência do brasileiro PAULO ABRÃO na função de secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. LUIS ALMAGRO alegou que ele foi alvo de “dezenas” de denúncias de violações de direitos feitas por funcionários da organização. ALMAGRO afirmou que “seriedade e gravidade das reclamações” contra o brasileiro, que exercia a função em 2016, não permitiu que sua permanência fosse possível.

A demanda de água potável no Brasil pode aumentar quase 80 por cento até 2040 diante de mudanças econômicas, demográficas e climáticas. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil com a Ex Ante Consultoria divulgado nesta quarta-feira. O trabalho estima cenários da demanda futura de água no país para pensar como o setor de saneamento básico deve se planejar para conseguir atender a população de forma eficiente e sustentável. Considerando apenas os crescimentos econômico e demográfico dos próximos anos, os brasileiros devem demandar 14 bilhões e 300 milhões de metros cúbicos de água em 2040. Esse valor é 43 e meio por cento superior à quantidade de água que foi efetivamente entregue para a população em 2017.

O Senado aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, a proposta de Emenda à Constituição que altera regras e torna permanente o Fundeb – fundo que financia a educação básica. O texto foi aprovado com o mesmo teor já aprovado na Câmara dos Deputados, no mês passado. O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE deve promulgar a emenda já nesta quarta-feira em uma sessão do Congresso. A PEC prevê, entre outros pontos, a ampliação gradual da participação da União no Fundeb, de forma a chegar a 23 por cento a partir de 2026. Atualmente, essa complementação financeira do governo federal está em 10 por cento. O placar no Senado foi de 79 votos a zero, nos dois turnos.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta terça-feira medida provisória que cria um novo programa de habitação do governo federal, batizado de Casa Verde e Amarela, concebido para substituir o Minha Casa, Minha Vida. Lançado em cerimônia no Palácio do Planalto, o programa passa a dividir o público alvo em três grupos e, além de financiamento de imóveis, também prevê ações voltadas à regularização fundiária, reforma de imóveis e retomada de obras. Os juros do financiamento das habitações do programa serão menores nas regiões Norte e Nordeste. A previsão do governo é oferecer para o programa até o fim deste ano 25 bilhões FGTS e 500 milhões do Fundo de Desenvolvimento Social. Os juros começam em quatro vírgula 25 por cento ao ano.

O Procon, por meio da Procuradoria Geral do Estado, entrou com uma ação na Justiça Federal contra a Celesc e a Aneel pedindo a suspensão do aumento nas contas de luz, em vigor desde sábado. O percentual do aumento varia de sete vírgula 67 a oito vírgula 14 por cento. A PGE e o Procon entenderam que o reajuste é indevido pela crise econômica gerada na pandemia. O aumento ficou 350 por cento superior à inflação acumulada dos últimos 12 meses. A ação pede que a Justiça suspenda a resolução da Aneel, que autoriza o reajuste, e que a Celesc não aplique os novos valores sobre as contas dos consumidores.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na sessão desta terça-feira os nomes dos nove deputados que vão compor a comissão especial para analisar o pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, a vice-governadora DANIELA REINEHR e o secretário JORGE EDUARDO TASCA. Agora, os parlamentares vão se reunir e eleger quem será o presidente, vice e relator da comissão. A principal tarefa da comissão será analisar as defesas de MOISÉS, REINEHR e TASCA. Os três denunciados têm até dois de setembro para encaminhar as respostas aos deputados. Se a decisão for por prosseguir com a denúncia e houver a aprovação em plenário de pelos menos dois terços dos 40 deputados, será instalada uma comissão julgadora que decidirá se os denunciados cometeram crime de responsabilidade e os três serão afastados dos cargos por até 180 dias.

A segunda Vara da Fazenda Pública de Florianópolis determinou nesta terça-feira ao governo de Santa Catarina que altere a portaria que enumera as ações de prevenção ao contágio do novo coronavírus a serem tomadas de acordo com a classificação de cada região no mapa de risco para a doença. A Justiça deu o prazo de 72 horas após a intimação para que o estado defina as medidas de saúde a serem feitas, observando a coordenação e execução de políticas públicas regionais. A decisão judicial acolhe a opinião do Ministério Público que entendeu que o governo do estado não cumpriu integralmente a determinação da Justiça feita em seis de agosto. Essa decisão do início do mês mandou que o estado definisse as ações de combate à Covid-19 a serem adotadas pelos municípios em cada grau de risco da doença.

Campo Erê tem um caso ativo de coronavírus. Conforme a saúde pública do município, ao todo são 65 casos confirmados da Covid-19. Porém, destes, 64 já são considerados recuperados da doença. Campo Erê tem ainda, 48 pessoas sendo monitoradas pelas equipes da saúde e 28 pacientes aguardam resultado de exame. Não tem nenhum óbito e ao todo são 552 casos descartados da doença.

Eleições 2020. Inscrições de mesários voluntários é preocupação dos cartórios eleitorais. De acordo com MARIANA FLEMING, chefe do cartório de Maravilha, que atende Santa Terezinha do Progresso, desde o primeiro dia, 18 agora de agosto até o último prazo da convocação, essa é uma prioridade da justiça eleitoral. Ela insiste na prestação desse serviço para a democracia. As pessoas interessadas devem acessar o portal do mesário do TRE, bem na frente da página.

Mesário voluntário terá todas as instruções no portal do TRE. A pessoa já preenche com os dados e recebe uma senha pela qual, mais tarde, será convocada pelo tribunal, através do e mail. MARIANA garante que ninguém precisa temer nada com relação a sua integridade. É que o TSE está tomando todas as providências para garantir a saúde dos voluntários. A forma de treinamento está sendo estudada e é provável que aconteça por distanciamento.

As convenções partidárias. O procedimento começa segunda-feira e se estende até 16 de setembro. Conforme MARIANA FLEMING, os partidos tem que se estruturar para definir se as reuniões serão presenciais ou não. Cada agremiação terá que cuidar da segurança de seus membros. Resultados das convenções serão protocolados em ata, que vai para o sistema do TSE. Automaticamente essa ação vira um processo jurídico eletrônico. Hoje o partido não precisa mais ir ao cartório para protocolar.

Contrabando e descaminho são bastante complexos e presentes na sociedade. O comentário é do comandante da Polícia Militar de Saltinho, ALEXANDRO DA SILVA. Conforme ele, ambos os crimes são de competência da PM por ser um dos órgãos responsáveis pela segurança pública. Comenta que percebe um aumento no número de ocorrência de descaminho, principalmente de vinho. Cita uma recente apreensão em que a mercadoria foi avaliada em cerca de 15 mil reais. Os vinhos apreendidos são comercializados dentro do país por até 500 reais a garrafa.

Saltinho tem se destacado na quantidade de apreensões. O comandante da PM salienta que a guarnição utiliza muito o videomonitoramento, mas o principal é a vontade dos policiais em cumprirem sua função. Comenta que as pessoas aproveitam a pandemia para trazerem os produtos do exterior, achando que os policiais diminuíram a intensidade dos trabalhos. Frisa que é exatamente o contrário que acontece, e que, assim como no trabalho da saúde, a Polícia segue com suas atividades.

São Lourenço do Oeste é um corredor muito usado para contrabando e descaminho. Quem conta é VILMAR ROSA - Capitão da Polícia Militar. A confirmação vem da PM de Florianópolis, que mapeia essas atividades. As últimas ocorrências comprovam o comentário do comandante. Aponta algumas apreensões de vulto que ocorreram, como os 500 quilos de maconha há alguns meses e as mais de 170 garrafas de vinho, só em agosto. Essas mercadorias são transportadas principalmente pelo interior, justamente onde o trabalho dos policiais está mais forte na pandemia.

PM trabalha forte na interceptação de produtos na área rural. O capitão frisa que vários dos caminhos utilizados pelos transportadores já foram identificados e mapeados. Conforme VILMAR, conhecendo bem as estradas do município é possível se deslocar por elas até próximo de Joaçaba. Agora seguem o trabalho de mapeamento, para tentar impedir a passagem dessas mercadorias. ROSA salienta que a polícia atua também junto aos agricultores, que denunciam movimentações estranhas. Ele destaca que conseguiu uma camionete nova para o policiamento na área rural de São Lourenço.

Vinho e equipamentos eletrônicos são os produtos mais apreendidos em ocorrências de descaminho. A informação é de FABIANO DOS SANTOS – subtenente da Polícia Rodoviária Estadual, posto de São Lourenço do Oeste, que cobre a região. Ele observa que independente da fronteira fechada, tanto com o Paraguai quanto com a Argentina, muitas ocorrências de descaminho seguem sendo registradas, porém menos que no mesmo período de 2019.

Baixa oferta aumenta valor pago por produtos vindos do exterior. FABIANO comenta que esse aumento no preço cobrado incentiva quem traz esses produtos a se arriscar, mesmo com o intenso trabalho feito pela PRE. Pelo que pode observar nas recentes apreensões, os vinhos vindos da Argentina normalmente são comercializados dento de Santa Catarina. Quanto aos eletrônicos que vem do Paraguai, o subtenente conta que são principalmente celulares, que tem como destino o Rio Grande do Sul.

Mesmo com pandemia do coronavírus, número de apreensões se mantem igual. Comparando com o mesmo período do ano passado, o chefe substituto do setor de comunicação social da PRF, Policia Rodoviária Federal de Santa Catarina, ADRIANO FIAMONCINI, comenta que produtos como o vinho chegou a aumentar a quantidade de apreensões. Ele fala que as pessoas aproveitam o período achando que as equipes estarão ocupadas com fiscalizações em relação à pandemia e tentam passar com a mercadoria, porém a polícia segue combatendo o crime e fazendo as apreensões.

Contrabando e descaminho não é a mesma coisa. ADRIANO explica que contrabando é trazer produtos que são ilegais no país, como armas e drogas. Descaminho é a entrada de mercadorias que são permitidas, porém sem pagar taxas. Na opinião dele, as fronteiras fechadas não impedem os contrabandistas, pois enquanto as pessoas comprarem as mercadorias, eles vão continuar tentando trazer. Conforme FIAMONCINI os produtos que mais estão sendo apreendidos na região são vinhos, cosméticos e eletrônicos, que são vendidos a preço menor por não pagarem impostos.

Descaminho prejudica o comércio legal e os cofres públicos. ADRIANO FIAMONCINI comenta que a concorrência desigual causada pela ausência de tributos acaba fazendo com que comércios regularizados não consigam competir, podendo até fechar as portas, causando desemprego e deixando de gerar impostos ao governo. Ele explica que os materiais que são apreendidos sempre são entregues a Receita Federal mais próxima, que é que decide o destino do produto que pode ser doado, vendido em bazar ou até mesmo destruído.

Número de apreensões aumenta durante a pandemia do coronavírus. A informação vem do delegado da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, VALTER DURIGON. Ele frisa que o aumento se dá principalmente em mercadorias vindas da Argentina. Observa que principalmente vinhos e aparelhos eletrônicos de alto valor tem um aumento considerável no número de apreensões durante a pandemia.

Delegado explica as várias destinações que os materiais apreendidos podem ter. De acordo com o policial, Alguns materiais apreendidos podem ser aproveitados. As mercadorias fruto de descaminho, que poderiam ser vendidas no país caso pagassem as taxas, podem ir para algum órgão público, doadas a entidades ou leiloadas. Aquelas contrabandeados como cigarros, drogase produtos com problemas sanitários, são normalmente destruídas. No caso de bebidas, VALTER explica que podem ser enviadas para produção de álcool em gel, ou no caso das bebidas de auto valor, leiloadas.

Sete mandados de prisão são cumpridos e um carro recuperado em Francisco Beltrão. Policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar cumpriram os mandados ontem na Operação Metrópolis. Dos sete mandados, três foram em Francisco Beltrão, dois em Dois Vizinhos e dois em Santo Antônio do Sudoeste. Num dos endereços, em Beltrão, foi apreendido um Gol de uma locadora de veículos de Porto Alegre. O carro não foi devolvido conforme contrato, sendo considerado furtado desde o dia 25 de novembro do ano passado. Ele estava preparado para transporte de ilícitos.

O automóvel foi encaminhado a 19ª Subdivisão de Polícia. O homem de 30 anos que possuía um mandado de prisão por contrabando e descaminho também foi levado para delegacia. Os outros dois mandados de Francisco Beltrão foram de um homem de 28 anos por tráfico de drogas e outro por não pagamento de pensão alimentícia.

Polícia Militar cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável. Foi ontem, durante a Operação Metrópolis, em Marmeleiro.O acusado de estupro de uma menor de 14 anos, foi localizado numa lanchonete na Avenida Macali e após os procedimentos foi encaminhado à carceragem da 19ª Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão.

Motociclista morre em acidente na SC-157. A moto que a vítima de 22 anos, pilotava saiu da pista e bateu contra a mureta de proteção, próximo a ponte do Rio Chapecó, em Quilombo. Conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima que não teve o nome informado é morador de Chapecó. Os bombeiros foram acionados, mas ao chegar ao local encontraram o motociclista poli traumatizado e já sem os sinais vitais. Testemunhas relataram que a vítima perdeu o controle da moto Yamaha MT-07, que deslizou e bateu contra a estrutura de proteção.

Com a queda capacete se solta e motoqueiro bate forte a cabeça. Os bombeiros informaram que durante o acidente o capacete se soltou, e o jovem bateu com força a cabeça, o que possivelmente causou o traumatismo craniano. Além dos socorristas, o Instituto Geral de Perícias e a Polícia Militar Rodoviáriaforam acionados. A Polícia Militar também auxiliou na ocorrência.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.