ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 26 07 2022

-MERCADO FINANCEIRO REDUZ ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 202

-APENAS 500 CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS SE VACINARAM CONTRA COVID EM SC

-FAPESC PRORROGA INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA NASCER

-OAB POR ELAS PRETENDE AMPLIAR ATENDIMENTO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

-CENSO DO IBGE COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA COM DOIS TIPOS DE QUESTIONÁRIO

-MULHER PERDE CERCA DE MIL E 200 REAIS NO GOLPE DO FALSO EMPRÉSTIMO

-EX-JOGADOR DO GUARANI VÍTIMA DE ACIDENTE ESTÁ NA UTI DO REGIONAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Ao menos 34 pessoas morreram depois de o ônibus em que estavam despencar de uma ponte no centro do Quênia na noite de domingo, segundo autoridades locais. O ônibus despencou de uma altura de pelo menos 40 metros no rio Nithi, quando atravessava uma ponte na estrada. O veículo estava a cerca de 50 quilômetros da cidade de Meru, de onde havia partido rumo ao porto de Mombasa, no sudeste do país. A suspeita inicial é que os freios do veículo falharam quando o motorista tentou reduzir a velocidade ao fazer a curva, mas as autoridades ainda não confirmaram o que de fato causou o acidente.

O Papa Francisco pediu desculpas nesta segunda-feira por conta dos abusos feitos pela Igreja católica em diversas regiões do Canadá durante o século 19 e até meados dos anos 1970. Diversas crianças indígenas foram separadas de suas famílias e obrigadas a estudar nos locais determinados pela Igreja. O governo canadense admitiu que o abuso físico e sexual era excessivo nas escolas cristãs financiadas pelo governo que funcionaram do século 19 até a década de 1970. Cerca de 150 mil crianças indígenas foram retiradas de suas famílias e forçadas a comparecer em um esforço para isolá-las da influência de seus lares, línguas e culturas nativas e assimilá-las à sociedade cristã do Canadá.

Em reunião com representantes de países da Liga Árabe no último domingo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGEI LAVROV, disse que o país irá ajudar o povo ucraniano a se livrar do governo do presidente VOLODYMYR ZELENSKY. LAVROV afirmou que a Ucrânia quer que a Rússia permaneça como um inimigo eterno e que os ucranianos merecem uma vida muito melhor. Ele ainda classificou como “regime impopular e anti-histórico” o governo do presidente ucraniano. Ele também disse que quaisquer navios que cheguem aos portos ucranianos para pegar grãos adicionais serão “inspecionados para garantir que não tragam armas”.

Pela segunda vez consecutiva este ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção aumentou a projeção do crescimento do Produto Interno Bruto da Construção Civil. As informações estão no estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção referentes ao Segundo Trimestre de 2022, divulgado nesta segunda-feira. Pelo segundo ano consecutivo a construção crescerá acima da economia nacional. Entretanto, mesmo considerando a alta de três e meio por cento do PIB em 2022, o setor ainda registra queda em seu PIB de 23 por cento no período 2014 a 2022.

Os economistas do mercado financeiro, ouvidos pelo relatório Focus, do Banco Central, reduziram a estimativa de inflação para 2022 de sete vírgula 54 por cento para sete vírgula 30. Esta foi a quarta queda seguida do indicador. Os dados foram colhidos na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, e divulgados nesta segunda-feira. A redução da estimativa de inflação coincide com o corte de impostos cobrados sobre itens essenciais, como combustíveis e energia elétrica. Além de serem produtos que, por si só, impactam a inflação, também afetam indiretamente os preços de outros itens.

A concessão de crédito para microempreendedores individuais, micro e pequenos empreendedores começou nesta segunda-feira por meio do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Serão 50 bilhões para investimentos e capital de giro que poderão ser utilizados pelos empreendedores, tanto para a aquisição de máquinas e equipamentos e realização de reformas, quanto para despesas operacionais, como o pagamento de salário dos funcionários e de contas como água, luz e aluguel, ou a compra de matérias-primas e mercadorias. O Brasil tem 13 milhões de MEIs e cinco milhões e meio de micro e pequenas empresas, volume que corresponde a 98 por cento das empresas existentes.

Santa Catarina registrou 76 boletins de ocorrência de crimes cometidos contra o agronegócio ao longo do mês de junho. Entre eles, 58 por cento tratavam de casos de furto de gado. Foram furtados 97 animais, dos quais 71 são bovinos. O levantamento é do Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil. A divisão especializada ainda identificou ocorrência significativa do crime de dano, presente em sete e meio por cento dos boletins registrados. Os casos se distribuíram por 52 municípios. Dois deles, no entanto, tiveram maior número de ocorrências: Chapecó e Lebon Régis, com cinco vírgula sete por cento cada um.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina quer tornar nacional uma campanha lançada no Estado nesta segunda-feira de transparência e fiscalização participativa dos gastos dos candidatos nas eleições de 2022. A corte trata o assunto como prioridade, uma vez que o pleito deste ano terá financiamento público recorde. Por conta disso, o TRE-SC passou a produzir material específico para intensificar a fiscalização dos gastos. A iniciativa de transparência ainda vai distribuir material aos próprios candidatos, contadores e advogados envolvidos no pleito, já que há novidades nas declarações de gastos deste ano, como o uso do pagamento via Pix para fornecedores, o que só será permitido com o uso de chaves atreladas a um CPF ou CNPJ.

A vacinação de crianças de três e quatro anos contra a Covid-19 tem pouca adesão em Santa Catarina. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, até esta segunda-feira, apenas 524 menores foram imunizados. A vacinação desta faixa etária começou no Estado na última terça-feira. A liberação ocorreu uma semana depois da aprovação do uso da Coronavac pela Anvisa para esse público. Segundo dados do próprio Estado, cerca de 200 mil crianças desta idade devem ser imunizadas. Com o número baixo de vacinação até agora, a estimativa é que somente zero vírgula 26 por cento do público recebeu a vacina.

A Secretaria de Educação de Belmonte e as presidências das Associações de Pais e Professores do Centro Municipal de Educação Pingo de Ouro e do Centro de Educação João Revers, receberam, na última semana, recursos oriundo do Poder Judiciário de Descanso. O total de verbas foi de 29 mil 74 reais, cerca de 14 mil e 800 para cada escola. Os valores do judiciário são destinados para aquisição de equipamentos para modernização das salas de aula, como a instalação de projetores e outras ferramentas tecnológicas. Segundo a secretária de Educação, DAIANE VILLA BASSO, são valores significativos e que darão a condição de melhorar ainda mais a estrutura oferecida aos alunos das duas escolas.

A Secretaria Municipal de Educação de Romelândia aproveitou o recesso escolar para promover mais um curso de aperfeiçoamento para professores, serventes, merendeiras e motoristas. A equipe da educação participou de uma série de atividades durante a semana passada. Na segunda-feira, houve uma palestra motivacional para os servidores, na terça-feira o tema foi Educação especial e na quarta-feira os assuntos form Tecnologias e atividades pedagógicas e Atendimento de Emergência. Na quinta-feira, a programação abordou a Análise do Comportamento Aplicada e Atividades pedagógicas para autistas. Na sexta-feira, o tema da capacitação foi Saúde socioemocional famíliaescola e Dinâmicas.

A Secretaria de Agricultura de Barra Bonita em parceria com a Epagri vai realizar, neste sábado, o início da capacitação sobre Produção de Carne a base de pastagens. O curso sobre aspectos da criação e manejo de gado de corte está programado para a Câmara de Vereadores, a partir das nove horas da manhã. De acordo com o Secretário de Agricultura, FABRÍCIO FRIEDERICHS, nesse primeiro encontro serão debatidos temas relacionados a produção, além da definição do cronograma da capacitação aos interessados, com palestra sobre o tema. Ao meio dia será servido almoço aos participantes. Os interessados deverão entrar em contato e garantir sua inscrição pelo telefone 3649-0087.

Estão abertas as inscrições do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina para o segundo semestre de 2022. Os interessados em concorrer a bolsas de estudo, pesquisa e extensão podem se cadastrar até 18 de agosto. O mesmo prazo é válido para os recadastramentos, que devem ser realizados para a atualização de dados. De acordo com o setor de atendimento ao estudante da Unoesc, o Uniedu oferta bolsas de graduação de até 100 por cento para estudantes do ensino superior. No primeiro semestre deste ano, cerca de seis mil acadêmicos da Unoesc foram beneficiados, incluindo o campus de São Miguel do Oeste. A lista de documentos necessários, o passo a passo para o cadastro e o edital estão disponíveis no portal do Programa.

Um frigorífico da cidade vai realizar, nesta quarta-feira, mais um processo seletivo para a contratação de trabalhadores para a empresa. A seleção será feita em parceria com o Sine. As entrevistas serão feitas nesta quarta-feira, a partir da uma e meia da tarde no posto local do Sine. De acordo com a atendente do Sine VANESSA PUHLE, são 280 vagas para diversos setores da indústria. Para participar das entrevistas é precisar apresentar documentos pessoais de identificação, Carteira de Trabalho e carteira de vacinação. A contratação é imediata por conta da ampliação da produção no frigorífico.

A nova Casa de Apoio para o atendimento de familiares de pacientes internados no Hospital Terezinha Gaio Basso ainda não tem data para ser ativada. A informação é do presidente da Casa de Apoio do hospital regional, ADEMIR DITTBERNER. O prédio foi construído pelo Rotary Clube, mas ainda precisa de alguns investimentos no mobília e decoração. Ele explicou que o clube de serviço está trabalhando nesses detalhes para liberar o espaço para o Instituto Terezinha Gaio Basso. Também será preciso acertar a questão burocrática com a prefeitura que cedeu o terreno para o projeto. DITTBERNER citou que será preciso formalizar um termo de cessão de uso do local. A data de abertura da nova Casa de Apoio ainda não foi definida.

A Fapesc prorrogou o prazo de inscrições para o programa Nascer. A informação é do diretor de Marketin da Acismo, TIAGO TENGATEN. De acordo com ele, as pessoas interessadas em participar da ação podem se inscrever até o dia 15 de agosto no site da Fapesc. O prazo inicial seria até ontem, mas a Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina ampliou o período para receber as propostas. A terceira edição do Nascer prevê a formação de uma 21 turmas presenciais no estado, duas delas no extremo-oeste, uma em Maravilha e outra em São Miguel do Oeste. O objetivo do programa é estimular a criação de novas empresas e apoiar o desenvolvimento da inovação e capacitação na gestão.

Até ontem, a Fapesc recebeu 254 inscrições para o programa Nascer. A maior procura ocorreu em Florianópolis com 29 incritos. A segunda cidade com maior número de ideia inovadoras cadastradas para participar do Nascer foi Maravilha com 22 projetos. São Miguel do Oeste ficou abaixo do número de vagas: apenas sete inscrições foram realizadas. O diretor de marketing da Acismo, TIAGO TENGATEN espera que com a prorrogação do prazo de inscrições, o número de propostas aumente. O Programa Nascer da Fapesc é voltado para empreendedores maiores de 18 anos que residam em Santa Catarina e que tenham uma ideia inovadora. A melhor proposta de negócio por turma vai receber, no final do programa, uma subvenção de 20 mil reais que pode ser usada na abertura da empresa.

A câmara de vereadores aprovou, nesta segunda-feira, uma indicação para que a prefeitura elabore um programa habitacional em São Miguel do Oeste. O pedido é do vereador do PSD, PAULO DRUMM. Ele disse que o déficit na cidade é de cerca de mil e 500 casas e o município carece de uma política habitacional para as famílias de baixa renda. DRUMM citou que a abertura de novos lotes e a construção de prédios residenciais estão em expansão, mas para muitas pessoas, o acesso à casa própria ainda é um problema. Na indicação, ele sugere que a administração desenvolva um programa para reduzir o déficit habitacional no município.

A subseção de São Miguel do Oeste da Ordem dos Advogados do Brasil realizou na última semana uma reunião com o poder judiciário para debater sobre a implantação oficial do programa “OAB POR ELAS” na região Extremo Oeste. A informação é da advogada e coordenadora do programa junto a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso do município, LUCIANE MOZER. De acordo com ela, o encontro ocorreu com o Juiz da Vara Criminal e Diretor do Foro da Comarca de São Miguel do Oeste, MÁRCIO CHRISTOFOLI e contou com a presença de outros advogados ligados ao programa no município.

O objetivo da reunião realizada na última semana pela OAB de São Miguel do Oeste foi propor a criação de um convênio para remunerar o trabalho prestado pela advocacia junto a DPCAMI, além de aprimorar o atendimento. A afirmação é da advogada e coordenadora do programa “OAB POR ELAS”, LUCIANE MOZER. Conforme ela, a intenção é realizar um termo de cooperação entre o sistema judiciário, DPCAMI e OAB para que o programa seja implantando de fato na região Extremo Oeste. Segundo ela, a ação visa prestar assistência jurídica gratuita para as mulheres vítimas de violência doméstica e que são de baixa renda.

Com o programa implantado de fato na comarca de São Miguel do Oeste, as mulheres terão todo apoio dos advogados com orientações diversas sobre vários temas importantes. O comentário é da advogada e coordenadora do programa “OAB POR ELAS”, LUCIANE MOZER. Ela disse que além do atendimento na delegacia, os profissionais também farão o acompanhamento do caso no poder judiciário do município. Ela salientou que o projeto é de extrema importância e a OAB estadual quer levar essa ação para todas as comarcas catarinenses. LUCIANE frisou que São Miguel do Oeste está adiantado nesse quesito, pois os advogados já prestam esse atendimento inicial, porém, o mesmo ocorre apenas nas quintas-feiras e é realizado de forma voluntária, ou seja, sem qualquer remuneração.

O encontro promovido pela Subseção da OAB de São Miguel do Oeste com o Poder Judiciário foi produtivo e a minuta do convênio será realizada, debatida e assinada em breve. Após esse trâmite, um edital será lançado e novos advogados serão chamados para atuar no programa. Com o convênio, o atendimento prestado na fase administrativa continua voluntário, porém, o advogado vai passar a atuar na fase judicial e a receber os honorários seguindo a tabela da defensoria dativa. Em nota, a Subseção de São Miguel do Oeste da OAB disse que a iniciativa visa melhorar o fluxo de atendimento à vítima e também garantir a atuação da advocacia na fase judicial, com justa remuneração.

O IBGE está acertando os últimos detalhes para o início do censo demográfico de 2022. Depois de dois adiamentos, a pesquisa vai começar na próxima segunda-feira, dia primeiro de agosto. De acordo com o coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR, os recenseadores passaram pela última etapa de capacitação na semana passada e agora estão organizando os documentos para a contratação. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que a equipe ficou um pouco menor do que a projeção inicial, mas a quantidade de recenseadores é suficiente para o trabalho. Nesta semana, o IBGE também está reforçando a divulgação e orientação com reuniões em escolas e prefeituras para o início da pesquisa.

O censo demográfico de 2022 terá dois questionários a serem aplicados na população. Um deles é o básico, com cerca de 25 questões. O segundo é o da amostra, mais completo, com aproximadamente 70 perguntas. De acordo com o coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR, os questionários contem questões sobre a infraestrutura das casas, acesso a bens duráveis, alfabetização, renda e trabalho das pessoas, além da contagem populacional. RADTCKE disse que o censo é um marco importante porque vai levantar informações socioeconômicas fundamentais para a definição de políticas públicas.

A tecnologia vai facilitar e agilizar o processo de coleta e tabulação dos dados do censo demográfico de 2022. A informação é do diretor de área do IBGE, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR. Ele explicou que os recenseadores terão smartphones com sinal de internet, o que permite a transmissão das informações das entrevistas praticamente em tempo real. Além disso, o sistema de monitoramento por GPS garante o acompanhamento do deslocamento e cobertura da equipe. CLAUDIO explicou que os recenseadores tem três meses para entrevistar todos os moradores e concluir a coleta de dados nas residências. A equipe estará identificada com coleta, boné e crachá com o nome e a matrícula do pesquisador.

Uma mulher perdeu mil e 200 reais no golpe do falso empréstimo em São Miguel do Oeste. No final da tarde de ontem, uma moradora da rua Arno Eric Shawanbach, Bairro São Jorge, ligou para a Polícia Militar e relatou que estava em tratativas com uma empresa de crédito para fazer um empréstimo no valor de 15 mil reais. Depois de enviar os documentos, ela foi orientada a fazer depósitos sucessivos de 327, 496 e 400 reais. Quando a atendente solicitou mais 280 reais para custos de cartório e que o não pagamento resultaria em quebra de contrato com inclusão no SPC, a mulher desconfiou que poderia ser um golpe. A guarnição da PM confeccionou o boletim de ocorrência e o caso deve ser investigado pela Polícia Militar.

Um motociclista ficou ferido em um acidente no começo da noite de ontem na SC 492 em Bandeirante. A colisão traseira aconteceu por volta das sete horas e envolveu um Voyage da cidade de Pinhais no Paraná, que era conduzido por um homem de 36 anos, e uma motocicleta YBR 125 emplacada no município de Bandeirante. O condutor da moto, um homem de 45 anos, sofreu ferimentos leve. O motociclista foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

O ex-jogador e auxiliar técnico do Clube Esportivo Guarani, NERI CARLOS BAZOTTI, segue internado na UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ele se envolveu em um acidente na BR-282 entre São Miguel do Oeste e Paraíso no final da tarde de domingo. BAZOTTI andava de bicicleta quando foi atingido por uma camionete. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado em estado grave ao Hospital. A Assessoria de Imprensa do HRTGB, informou que ele ficou cerca de 24 horas esperando por uma vaga de UTI, já que o setor estava lotado no final de semana. Ontem à noite, ele foi para um quarto da unidade de terapia intensiva. De acordo com familiares, o quadro de saúde é considerado estável. Nas redes sociais, o Clube Esportivo Guarani, torcedores e atletas manifestaram desejo de uma pronta recuperação de BAZZOTTI.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.