-BOLSONARO DEVE CONFIRMAR HOJE MUDANÇAS EM TRÊS MINISTÉRIOS
-NÚMERO DE REGIÕES EM BANDEIRA VERMELHA NO ESTADO CAI PARA TRÊS
-EPAGRI INCENTIVA INVESTIMENTOS EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
-CAESP DE IPORÃ DO OESTE ALERTA PARA PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NO AGOSTO LARANJA
-BELMONTE FARÁ RECOLHA DE PILHAS E LÂMPADAS USADAS EM AGOSTO
-PRESIDENTE DE SINDICATO DESTACA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO NOS PRÓXIMOS MESES
-HOMEM AGRIDE EX-MULHER, LEVA FACADA E ACABA PRESO
-QUATRO PESSOAS MORREM EM DOIS ACIDENTES EM RODOVIAS NO FIM DE SEMANA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens.A temperatura pode chegar a 27graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O número de mortes nas inundações e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas de monção se aproxima de 160 na Índia, onde equipes de resgate buscam dezenas de desaparecidos. A costa oeste do país foi afetada por chuvas torrenciais desde quinta-feira e, segundo o serviço meteorológico da Índia, mais tempestades são aguardadas para os próximos dias. No estado de Maharasthra, 149 pessoas morreram, incluindo mais de 40 em um deslizamento de terra na quinta-feira. As equipes de emergência retiravam neste domingo a lama e os escombros em busca de 99 pessoas desaparecidas.
O presidente da Tunísia, KAIS SAIED, determinou na noite deste domingo a suspensão por 30 dias das atividades do Parlamento e a destituição do primeiro-ministro, HICHEM MECHICHI. A decisão, tomada após reunião no palácio presidencial, atribui para SAIED plenos poderes executivos. Ele afirmou que seguiu o artigo 80 da constituição da Tunísia, que permite que este tipo de medida seja adotada frente à um "perigo iminente". SAIED também usou o trecho para suspender a imunidade dos membros do Parlamento.
O Reino Unido recebeu neste domingo ministros do Clima e Meio Ambiente de 51 países para conversas apontadas como "cruciais". O encontro antecede a cúpula COP, que será realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. O ministro britânico ALOK SHARMA, presidente da COP 26, conduzirá a reunião de dois dias, que, segundo Londres, abordará "questões-chave a serem resolvidas" na cúpula. Em nota, o governo britânico afirmou que Sharma "buscará construir um consenso e esboçar as principais linhas das decisões que espera que sejam tomadas em Glasgow".
O neurocirurgião DANIEL FRANÇA, marido da deputada federal JOICE HASSELMANN, negou qualquer possibilidade de ter agredido a mulher. A parlamentar está com fraturas e hematomas pelo corpo desde a madrugada do dia 18 e não se lembra como os ferimentos aconteceram. Ela desconfia de uma agressão e afirma ter dois suspeitos de ser o mandante do crime, ambos de nomes da política, sendo um deles um parlamentar. JOICE se recusa a dizer os nomes publicamente, mas afirmou ter relatado quem são ao Departamento de Polícia Legislativa, responsável pela investigação. O casal, no entanto, não descarta completamente a possibilidade de ter sido um acidente doméstico.
O senador CIRO NOGUEIRA confirmou que tem um encontro previsto com o presidente JAIR BOLSONARO nesta segunda-feira para tratar de sua provável indicação ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil. A expectativa em Brasília é que, depois do encontro, BOLSONARO anuncie as mudanças em sua equipe ministerial que vêm sendo aventadas ao longo da última semana. Com a troca na Casa Civil, o atual titular da pasta, LUIZ EDUARDO RAMOS, deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de ONYX LORENZONI. A Onyx, teria sido prometido um novo ministério, fruto de um possível desmembramento da pasta da Economia que levaria à criação de um novo Ministério do Emprego e Previdência.
O Congresso Nacional pode analisar a partir de agosto, na volta do recesso parlamentar, uma série de projetos relacionados à área ambiental. Especialistas e parlamentares, no entanto, apontam riscos à preservação. Entre essas propostas estão o projeto da regularização fundiária; o que altera as regras de licenciamento ambiental; e o que dificulta a marcação de terras indígenas e flexibiliza o uso das terras. O primeiro amplia o tamanho de imóveis rurais que podem ser regularizados por sensoriamento remoto, isto é, sem vistoria presencial. A proposta que dificulta a demarcação de terras indígenas, também em análise na Câmara, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e foi alvo de muitos protestos.
Santa Catarina pode ter um novo recorde histórico de frio nesta semana, conforme os dados da previsão do tempo. As temperaturas mínimas na Serra podem ficar entre 10 e 12 graus negativos, semelhante a menor temperatura já registrada em Santa Catarina que foi em Caçador, em 1952, há 69 anos. Uma nova e intensa massa de ar frio polar poderá reduzir as temperaturas mínimas do Estado. A defesa civil emitiu um alerta para os municípios informando que a semana deve ser a mais gelada deste ano. Florianópolis está preparando abrigos para pessoas em situação de rua: haverá vagas na Passarela da Cidadania, no Centro e também em um hotel conveniado.
O Ministério da Saúde confirmou que deve enviar 394 mil doses contra a Covid-19 para Santa Catarina nesta semana. Desta vez, vêm vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Coronovac. As chegadas estão previstas para terça e quarta-feira. São 207 mil doses da Astrazeneca, 113 mil da Coronavac e 72 mil e 500 da Pfizer. A Secretaria da Saúde já adiantou que todas as vacinas da Astrazenca serão para dose a dois. Já as vacinas da Pfizer e da Coronovac para primeira e segunda doses. Ainda hoje, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica deve oficializar a divisão por municípios e o quantitativo exato para dose um e doses dois.
A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, neste sábado, aponta que uma região, a do Meio Oeste, foi classificada como o risco alto, bandeira amarela. O mapa mostra que três regiões em estado gravíssimo, na cor vermelha e outras doze com risco grave. O extremo-oeste permanece em bandeira laranja. Os dados seguem apontando uma melhora consistente nos índices. Nos dados divulgados na última semana, eram sete regiões em nível gravíssimo e agora são três. Apenas as regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção.
-DESCANSO TERÁ DRIVE-THRU DE CHURRASCO E LIVE FESTIVA NO LUGAR DA FESTA DA PARÓQUIA
-EPAGRI INCENTIVA INVESTIMENTOS EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
-CAESP DE IPORÃ DO OESTE ALERTA PARA PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NO AGOSTO LARANJA
-BELMONTE FARÁ RECOLHA DE PILHAS E LÂMPADAS USADAS EM AGOSTO
-PRESIDENTE DE SINDICATO DESTACA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO NOS PRÓXIMOS MESES
A justiça bloqueou os bens do ex-prefeito de Guaraciaba, ROQUE MENEGHINI e do atual prefeito que foi vice na gestão anterior, VANDECIR DORIGON. A decisão foi proferida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público. O MP denunciou uma suposta exigência de repasse de parte do salário de servidores comissionados como condição para a permanência no cargo, prática conhecida como “rachadinha”. Segundo a acusação, MENEGHINI e DORIGON exigiam dos servidores pagamentos mensais de cinco a 10 por cento dos salários. A ação busca a condenação dos dois acusados pela suposta prática de ato de improbidade administrativa por violação e enriquecimento ilícito. Liminarmente, a justiça decretou o bloqueio de bens em valor suficiente para garantir o pagamento de eventual multa civil em caso de condenação. Os valores bloqueados, se somados, alcançam um milhão 783 mil. O ex-prefeito e o atual prefeito podem recorrer da decisão. O mérito da ação ainda não foi julgado.
O prefeito VANDECIR DORIGON afirmou, na manhã de hoje, que está tranquilo em relação à ação civil pública por ato de improbidade e que não comentou nada de ilegal. Ele disse que a suposta cobrança de valores dos servidores comissionados não existiu e que ele confia na justiça. DORIGON ressaltou que a denúncia levada ao Ministério Pública teve motivação política e que a verdade será restabelecida no processo judicial. O prefeito também confirmou que vai ingressar com um recurso para desbloqueio dos bens. Ele ressaltou que está tranquilo e que segue trabalhando com foco nos pontos positivos da administração. O ex-prefeito ROQUE MENEGHINI não foi localizado para comentar a ação civil pública e a decisão liminar de bloqueio dos bens.
A passagem do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA por Itapiranga deixou marcas significativas. Além das emendas parlamentares impositivas, o governo anunciou 36 milhões e 600 mil reais para o município. Em entrevista coletiva, o governador anunciou que os investimentos serão ainda mais significativos para a região. MOISÉS garantiu que no prazo de 30 dias já terá novidades sobre a total revitalização da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste. A prioridade será para o trecho mais crítico de 32 quilômetros de Itapiranga a Iporã do Oeste. MOISÉS relatou o problema causado pela desistência do governo federal em receber a rodovia e com isso causou atraso na manutenção.
O governador chamou atenção que dois problemas serão resolvidos com os recursos liberados no sábado. CARLOS MOISÉS destaca mais de 12 milhões de reais para completar a revitalização da Avenida Uruguai e John Keneddy. A via já está em obras desde o ano passado com investimento superior a cinco milhões de reais. Com a garantia de recursos será possível concluir o projeto oferecendo melhores condições de trânsito e entrega de um cartão postal de Itapiranga. O governador também cita que já está liberado o valor de 24 milhões de reais para o Asfalto da Fronteira. A obra de 14 quilômetros será da comunidade de Presidente Becker até Conceição, interior de Itapiranga, na divisa com Tunápolis, na comunidade de Pitangueira.
Governo do Estado vai liberar mais recursos para infraestrutura na região. CARLOS MOISÉS confirmou ao prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, que logo após ser providenciado o projeto, será possível concluir a pavimentação no interior de Tunápolis, interligando a Rodovia da Fronteira. O projeto do Asfalto foi atualizado em Itapiranga, no governo de JORGE WELTER, e com isso permitiu a liberação imediata de recursos para a execução das obras. MOISÉS demonstrou interesse em concluir a obra até a cidade de Tunápolis e aguarda os trâmites legais para a conclusão do projeto da Rodovia da Fronteira.
O extensionista da Epagri de Iporã do Oeste, ALEISSON “LIEDKE”, orienta os produtores para investirem em reservatórios de água que possam garantir a demanda de abastecimento por pelo menos 60 dias. Este período, segundo o extensionista, daria grande autonomia às propriedades. Além disso, o produtor não vai depender de outros fatores ou fontes externas de água, o que aumentaria o custo de produção. “LIEDKE” reitera a importância de fazer um planejamento que inclua o cálculo da demanda de água diária na propriedade. Em virtude da estiagem que o município e a região enfrentam pelo menos nos últimos dois anos, Iporã do Oeste encaminhou projetos em conjunto com o estado. ALEISSON “LIEDKE” explica que o governo de SC lançou linha de projetos chamada Água Para Todos. Ela atende desde produtores com renda mais baixa, até o limite do enquadramento do PRONAF. Também atende o Investe Agro, para produtores de renda acima do PRONAF.
O extensionista solicita ao agricultor para ir ao escritório da Epagri conhecer as linhas de apoio em relação à água, pois elas conseguem atender produtores de qualquer porte. Até o momento, 29 projetos relacionados à questão de água foram encaminhados em Iporã do Oeste. Eles compreendem desde a construção de cisternas, estações de tratamento, instalação de caixas de água para consumo da família, mangas e outros equipamentos de bombeamento. “LIEDKE” enfatiza que o estado vai liberar recursos para os projetos, oriundo do próprio governo de SC ou mediante agente financeiro. À medida que os recursos forem liberados, a Epagri vai acompanhar a instalação das construções e fazer prestação de contas ao estado e à Secretaria de Agricultura.
A paróquia SANTO STANISLAU KOTSKA, de Descanso, terá uma live festiva no dia oito de agosto, num domingo. A família PELISSARI vai promover e transmitir pelas redes sociais. Segundo o padre da paróquia, ALCEU PIMENTELA, a live é alusiva à tradicional festa que ocorria nesta época do ano. Ele reitera que no ano passado foi realizada uma coleta e neste ano as pessoas podem fazer sua contribuição nas comunidades, igreja matriz ou na secretaria paroquial. Além da live, no dia oito de agosto será preparado churrasco, a partir de envolvimento do conselho da matriz. A entrega será no sistema drive-thru, ao lado do salão paroquial, mantendo distanciamento entre um veículo e outro. O padre comenta que por conta da pandemia, tudo é mais restrito, e as pessoas respeitam o limite de ocupação da igreja. A paróquia reúne ministros, com um de cada comunidade, para repassar orientações.
O CAESP/APAE Caminho de Luz, de Iporã do Oeste, fará campanha alusiva ao Agosto Laranja, dedicado à prevenção de deficiências. Conforme a diretora do CAESP, ELIANE BRUGNEROTTO, haverá parceria com a Associação Empresarial, ACIIO, na qual serão entregues, ainda em julho, balões na cor laranja nos estabelecimentos comerciais, simbolizando a campanha. A APAE convida as lojas e o comércio situado na avenida a fazerem decoração das vitrines das lojas e do comércio, em laranja, para também participar da campanha. No dia três de agosto ocorre carreata com objetivo de conscientizar toda população sobre a importância de se prevenir contra deficiências. Ela vai sair no posto da Cooper Fronteira Sul, em direção ao centro da cidade.
Toda população está convidada a participar da carreata, pois qualquer pessoa está sujeita a sofrer deficiência durante a vida, por isso a importância da prevenção. A diretora do CAESP de Iporã do Oeste cita que no Agosto Laranja, APAES de todo estado promovem ações de cuidado para evitar ocorrência de novas deficiências. Em Iporã do Oeste, elas são amparadas inclusive por lei municipal, a mil 884, de 17 de dezembro de 2019. ELIANE BRUGNEROTTO lembra que ao perceber algum atraso no desenvolvimento da criança, os pais devem procurar profissional da área o quanto antes, para avaliação. Salienta que o CAESP dispõe de profissional de estimulação precoce, que encaminha para alguma especialidade se precisar. ELIANE complementa que é importante que se conheça sobre deficiências e se olhe para elas com carinho.
Belmonte terá durante todo mês de agosto a segunda etapa da campanha Reduza, Reutilize e Recicle, por intermédio da Secretaria de Administração. Desta vez a ação tem como foco a recolha de pilhas usadas e lâmpadas inservíveis. Conforme a secretária da pasta, ROSÂNGELA PELISSARI, o material deverá ser levado ao colégio estadual, escolas municipais JOÃO REVERS e Pingo de Ouro, garagem ou na recepção da prefeitura. ROSÂNGELA lembra que nos colégios o material deverá ser colocado na parte externa, por causa da pandemia, pois não é permitido entrar. Todo material recolhido no município será enviado para uma empresa especializada, que fará a reciclagem de cada material. Esta ação terá um custo à prefeitura de R$ 5,00 por quilo de pilha, R$ 0,80 por lâmpada e R$ 15,00 ao quilo de lâmpadas quebradas.
A secretária de Administração de Belmonte enaltece que muitas pessoas armazenam pilhas e lâmpadas em caixinhas. Observa que existe grande demanda por este tipo de recolha agora, inclusive houve levantamento para verificar se seria necessário. Por haver um mês inteiro de coleta, ela espera que a população colabore, levando o material nos pontos de recolha. ROSÂNGELA PELISSARI salienta ainda que na primeira etapa da campanha dos três Rs (Reduza, Reutilize e Recicle), foram recolhidos plásticos e produtos eletrônicos, mais básicos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), de Mondaí, FLÁVIO ZANG, ressalta que os meses de agosto e setembro, marcados pelo plantio da nova safra, demandam maior atendimento aos produtores. Por este motivo, o atendimento, que agora ocorre apenas à tarde, passa a ser integral nos próximos meses, de segunda a sexta-feira. Em agosto e setembro serão desenvolvidas atividades em relação a terras, escrituras, encaminhamento do Incra, ITR, entre outros documentos que precisam ser emitidos. Todas essas ações, segundo ZANG, exigem bastante trabalho, mas o Sintraf vai ajudar o agricultor para que tenha a documentação certa na hora que precisar. Conforme o presidente do Sindicato de Mondaí, a partir de agosto também haverá trabalhos relativos ao processo de compra e venda de terras, por meio do programa de crédito fundiário.
O Sintraf vai ajudar os agricultores a encaminhar a documentação certa e passar a terra que adquirir no nome deles. Após efetuar escritura nova, lembra que o agricultor ainda precisa encaminhar o Incra, e depois o ITR. Por estes motivos, os dirigentes sindicais resolveram nesses dois meses que se sucedem, auxiliar os agricultores durante todo dia. FLÁVIO ZANG reitera que serão tomados cuidados internos em relação ao coronavírus. O trabalho será mantido de forma organizada, dentro do que o associado espera. Transcorridos esses dois meses, o sindicato vai analisar a possibilidade de continuar o atendimento integral em outubro.
-HOMEM AGRIDE EX-MULHER, LEVA FACADA E ACABA PRESO
-PAI, MÃE E FILHA DE TRÊS ANOS MORREM EM ACIDENTE NA BR-282
Polícia Rodoviária Estadual realiza operação de trânsito em Itapiranga. Trabalho especial ocorreu ontem, na SC 163, em Linha Santa Fé Alta. No período das 15 horas até as 19 horas, os policiais da Companhia de Iporã do Oeste realizaram fiscalização com objetivo de coibir a embriaguez e outros crimes de trânsito. O trabalho especial no feriado de Colono e Motorista resultou na abordagem de 46 veículos, sendo que em 20 situações teve consultas criminais, ocorreram 19 atuações e dois veículos foram recolhidos ao pátio conveniado por apresentarem irregularidades.
Carros colidem e mulheres ficam feridas no interior de Itapiranga. Foi por volta das 18h45 deste sábado, no centro da comunidade de Linha Soledade, interior de Itapiranga. A colisão envolveu um Fiat Siena, placas de Feliz/RS, e um veículo Renault Sandero de Itapiranga. Conforme relatório da Polícia Militar, o veículo Sandero verificou que o Siena que estava a sua frente, deu sinal para que pudesse ultrapassar, e ao efetuar a manobra, perdeu o controle do veículo, colidiu em um barranco e em seguida no outro veículo. No veículo Siena estavam quatro ocupantes. Uma mulher de 48 anos relatava dor abdominal e foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Itapiranga. Já no veículo Sandero, com cinco ocupantes, uma mulher de 57 anos relatava dor na região do peito, que também foi conduzida ao Hospital. Os demais ocupantes saíram ilesos. Um boletim de ocorrências foi confeccionado pela Polícia Militar para as providências cabíveis.
Um homem foi preso por volta da uma e meia da madrugada de sábado, em Iporã do Oeste, por embriaguez ao volante. A Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste, realizava operação Lei Seca na Avenida Gustavo Fetter, no centro da cidade, quando um veículo não obedeceu a ordem de parada. Após acompanhar o veículo, a polícia fez a abordagem e ofereceu o teste de bafômetro ao condutor, que apresentava sinais de embriaguez. O teste acusou 0.86 miligramas por litro de álcool no sangue. Também foi constatado que o condutor não é habilitado. A polícia confeccionou os autos de infração de trânsito e prendeu o homem.
Uma briga generalizada foi registrada pela Polícia Militar na noite deste domingo, em frente a um bar na Waldemar Rangrab, centro de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a briga começou quando dois homens entraram no bar com bebidas e não acataram a ordem do proprietário para deixarem o local. Houve um bate boca e tentativa de dano ao bar, momento em que clientes intervieram e a briga começou. Um dos homens precisou ser atendido pelo Corpo de Bombeiros. Outro com corte aparentemente grave fugiu do local antes da chegada do socorro. Um boletim de ocorrências foi lavrado e o caso será investigado.
Um homem foi preso em flagrante por descumprir medida protetiva e agredir a ex-companheira no Bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste, na tarde deste domingo. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi à residência da ex-companheira e a agrediu com um soco no rosto. Ao ver a situação, populares tentaram conter o agressor, quando ele ainda foi ferido com faca, nas costas. O homem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e liberado no local. Em seguida, a PM o prendeu e encaminhou à Delegacia de Polícia, para os procedimentos cabíveis.
Uma jovem de 17 anos morreu em grave acidente envolvendo três veículos na BR 163. Foi na madrugada deste domingo, por volta das duas horas, em Dionísio Cerqueira. O acidente envolveu uma caminhonete L200 de Cascavel/PR, um Chery QQ de Pouso Redondo/SC e um Gol, emplacado em São José do Cedro. Devido ao impacto, os veículos foram destruídos e cinco pessoas ficaram feridas. Duas delas foram encaminhadas para atendimento médico por populares, não sendo possível verificar em quais veículos os envolvidos estavam. Segundo o Corpo de Bombeiros, PÂMELA EDUARDA BENDER RAUBER, de 17 anos, morreu no local. Ela era de Dionísio Cerqueira. A PRF realizou um levantamento sobre as causas do acidente, mas não há detalhes.
Uma criança de três anos e os pais dela morreram por volta das 16h40 deste sábado, em acidente de trânsito na BR-282, em Cordilheira Alta, no Oeste do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros de Chapecó, o carro onde as vítimas estavam saiu da pista e capotou. Outros dois veículos também se envolveram na batida. Uma mulher de 42 e duas crianças de 14 e 10 anos também ficaram feridas. As duas crianças foram levadas para o Hospital Regional de Chapecó e a condutora ficou no local. O motorista de um caminhão, que também se envolveu no acidente, não teve ferimentos. Já a família teve a morte constatada ainda no local. Segundo os bombeiros, o homem estava no banco da frente e a mulher e a criança no banco de trás. A prefeitura de Xaxim emitiu nota de pesar após o acidente. Segundo a administração municipal, a mulher que morreu era servidora pública. Ela foi identificada como JÉSSICA TRINDADE SANTIN, 29 anos. As outras vítimas são RAFAEL, 30, e CAROL, 3. Eles são o marido e a filha da educadora.