-BOLSONORO DEVE CONFIRMAR HOJE MUDANÇAS EM TRÊS MINISTÉRIOS
-NÚMEROS DE REGIÕES EM BANDEIRA VERMELHA NO ESTADO CAEM PARA TRÊS
-QUASE 30 POR CENTO DA POPULAÇÃO ESTÁ TOTALMENTE IMUNIZADA CONTRA COVID
-CENTRO DOS IDOSOS RECEBE INVESTIMENTOS DE MELHORIAS DE QUASE 30 MIL REAIS
-APOIO A INSTALAÇÃO DE CISTERNAS PODE BENEFICIAR CERCA DE 100 FAMÍLIAS
-SECRETARIA DE AGRICULTURA ESTUDA IMPLANTAÇÃO DA CASA DO MEL
-FALTA DE DOCUMENTOS ATRASA REGULARIZAÇÃO DE LOTEAMENTOS
-MUNICÍPIO DESENVOLVE PROJETO DE ATIVIDADES AO AR LIVRE
-SAÍDA DE PISTA DEIXA MOTORISTA FERIDO NA LINHA SÃO ROQUE
-ACIDENTE ENTRE TRÊS VEÍCULOS DEIXA QUATRO FERIDOS E UMA PESSOA MORTA NA BR 163
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O número de mortes nas inundações e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas de monção se aproxima de 160 na Índia, onde equipes de resgate buscam dezenas de desaparecidos. A costa oeste do país foi afetada por chuvas torrenciais desde quinta-feira e, segundo o serviço meteorológico da Índia, mais tempestades são aguardadas para os próximos dias. No estado de Maharasthra, 149 pessoas morreram, incluindo mais de 40 em um deslizamento de terra na quinta-feira. As equipes de emergência retiravam neste domingo a lama e os escombros em busca de 99 pessoas desaparecidas.
O presidente da Tunísia, KAIS SAIED, determinou na noite deste domingo a suspensão por 30 dias das atividades do Parlamento e a destituição do primeiro-ministro, HICHEM MECHICHI. A decisão, tomada após reunião no palácio presidencial, atribui para SAIED plenos poderes executivos. Ele afirmou que seguiu o artigo 80 da constituição da Tunísia, que permite que este tipo de medida seja adotada frente à um "perigo iminente". SAIED também usou o trecho para suspender a imunidade dos membros do Parlamento.
O Reino Unido recebeu neste domingo ministros do Clima e Meio Ambiente de 51 países para conversas apontadas como "cruciais". O encontro antecede a cúpula COP, que será realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. O ministro britânico ALOK SHARMA, presidente da COP 26, conduzirá a reunião de dois dias, que, segundo Londres, abordará "questões-chave a serem resolvidas" na cúpula. Em nota, o governo britânico afirmou que Sharma "buscará construir um consenso e esboçar as principais linhas das decisões que espera que sejam tomadas em Glasgow".
O neurocirurgião DANIEL FRANÇA, marido da deputada federal JOICE HASSELMANN, negou qualquer possibilidade de ter agredido a mulher. A parlamentar está com fraturas e hematomas pelo corpo desde a madrugada do dia 18 e não se lembra como os ferimentos aconteceram. Ela desconfia de uma agressão e afirma ter dois suspeitos de ser o mandante do crime, ambos de nomes da política, sendo um deles um parlamentar. JOICE se recusa a dizer os nomes publicamente, mas afirmou ter relatado quem são ao Departamento de Polícia Legislativa, responsável pela investigação. O casal, no entanto, não descarta completamente a possibilidade de ter sido um acidente doméstico.
O senador CIRO NOGUEIRA confirmou que tem um encontro previsto com o presidente JAIR BOLSONARO nesta segunda-feira para tratar de sua provável indicação ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil. A expectativa em Brasília é que, depois do encontro, BOLSONARO anuncie as mudanças em sua equipe ministerial que vêm sendo aventadas ao longo da última semana. Com a troca na Casa Civil, o atual titular da pasta, LUIZ EDUARDO RAMOS, deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de ONYX LORENZONI. A Onyx, teria sido prometido um novo ministério, fruto de um possível desmembramento da pasta da Economia que levaria à criação de um novo Ministério do Emprego e Previdência.
O Congresso Nacional pode analisar a partir de agosto, na volta do recesso parlamentar, uma série de projetos relacionados à área ambiental. Especialistas e parlamentares, no entanto, apontam riscos à preservação. Entre essas propostas estão o projeto da regularização fundiária; o que altera as regras de licenciamento ambiental; e o que dificulta a marcação de terras indígenas e flexibiliza o uso das terras. O primeiro amplia o tamanho de imóveis rurais que podem ser regularizados por sensoriamento remoto, isto é, sem vistoria presencial. A proposta que dificulta a demarcação de terras indígenas, também em análise na Câmara, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e foi alvo de muitos protestos.
Santa Catarina pode ter um novo recorde histórico de frio nesta semana, conforme os dados da previsão do tempo. As temperaturas mínimas na Serra podem ficar entre 10 e 12 graus negativos, semelhante a menor temperatura já registrada em Santa Catarina que foi em Caçador, em 1952, há 69 anos. Uma nova e intensa massa de ar frio polar poderá reduzir as temperaturas mínimas do Estado. A defesa civil emitiu um alerta para os municípios informando que a semana deve ser a mais gelada deste ano. Florianópolis está preparando abrigos para pessoas em situação de rua: haverá vagas na Passarela da Cidadania, no Centro e também em um hotel conveniado.
O Ministério da Saúde confirmou que deve enviar 394 mil doses contra a Covid-19 para Santa Catarina nesta semana. Desta vez, vêm vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Coronovac. As chegadas estão previstas para terça e quarta-feira. São 207 mil doses da Astrazeneca, 113 mil da Coronavac e 72 mil e 500 da Pfizer. A Secretaria da Saúde já adiantou que todas as vacinas da Astrazenca serão para dose a dois. Já as vacinas da Pfizer e da Coronovac para primeira e segunda doses. Ainda hoje, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica deve oficializar a divisão por municípios e o quantitativo exato para dose um e doses dois.
A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, neste sábado, aponta que uma região, a do Meio Oeste, foi classificada como o risco alto, bandeira amarela. O mapa mostra que três regiões em estado gravíssimo, na cor vermelha e outras doze com risco grave. O extremo-oeste permanece em bandeira laranja. Os dados seguem apontando uma melhora consistente nos índices. Nos dados divulgados na última semana, eram sete regiões em nível gravíssimo e agora são três.Apenas as regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção.
O município de SJCedro ultrapassa mais de três mil doses aplicadas referente a segunda injeção. Os dados estão no Monitor de Vacinas. Conforme as informações do monitor são três mil e 64 pessoas receberam a única ou segunda dose contra a covid-19 no município. Ou seja, 22 vírgula 17 por cento da população cedrense está totalmente imunizada. O maior grupo de pessoas que recebeu a segunda injeção foi de idosos entre 65 e 69 anos de idade. Sendo que foram aplicadas 584 injeções contra a doença. Sobre a primeira dose, o município aplicou oito mil 585 doses. Isso representa 62 vírgula 12 por cento da população. O grupo que mais recebeu a primeira injeção foi de comorbidades entre 18 e 59 anos de idade, sendo aplicadas 970 doses. Desde o início da vacinação, SJCedro recebeu 15 mil 880 doses para aplicação. Deste total, 73 vírgula 36 por cento já foram aplicadas.
Mesmo com a vacinação da população adulta em SJCedro em andamento, o uso de máscara em espaços públicos ainda segue sendo indispensável. O comentário é do agente sanitarista, MARCOS BAGNARA. Ele lembrou que o município continua registrando números de casos ativos todos os dias. O uso da proteção ainda segue sendo necessário porque nem toda a população buscou a vacinação contra a Covid-19. O agente lembrou ainda que no município cedrense ainda é preciso usar a máscara por haver embasamento legal. Ele também comentou que, nos últimos dias, a Vigilância Sanitária tem recebido denúncias de que pessoas ou até proprietários não estão fazendo o uso do EPI. BAGNARA citou que recentemente, em Itapiranga, um estabelecimento foi interditado por não obedecer às regras de prevenção a Covid. Na última semana, o agente esteve a campo conversando com alguns proprietários de estabelecimentos visando a orientação sobre as normas estaduais.
A secretaria de Saúde de Guarujá do Sul desenvolve o projeto Guarujá Ativo, onde serão realizadas caminhadas semanais e atividades de alongamentos. Além de exercícios em alguns locais ou percursos definidos pelos profissionais que conduzirão a atividade. As atividades serão conduzidas pela fisioterapeuta PRISCILA ROMAN e outros profissionais da saúde que auxiliarão os pacientes no percurso realizado pela cidade. O projeto visa proporcionar um período do dia onde as pessoas poderão se encontrar nas segundas-feiras pela manhã para realizarem exercícios em conjunto, já que muitas pessoas ainda apresentam sedentarismo. As atividades serão realizadas ao ar livre, sendo na academia de saúde, na praça e campo municipal, além de ruas ou percursos diferentes da cidade. Todos precisam realizar as atividades juntos e os profissionais devem auxiliar quando necessário.
O setor de Habitação em SJCedro segue trabalhando na regularização fundiária, através do REURB. A adequação que está sendo feita são de chácaras urbanas. A informação é da diretora de Habitação, JÂNIA NIELSSON. Conforme a diretora, estas chácaras ainda não possuem a escritura, portanto, elas são clandestinas. Contudo, a prefeitura está trabalhando para realizar a regularização destes lotes. Ela explicou que esta questão é comum, sendo que já há chácaras regularizadas que necessitaram passar pelos mesmos processos. Mas também há outras que ainda precisam passar pela regularização fundiária. JÂNIA destacou que a adequação pelo REURB são separados por dois processos, sendo o Social e Específico. Os Socais serão enquadrados pessoas de baixa renda que não irão contribuir no pagamento da chácara. Já os Específicos, são moradores que auxiliam o município e o loteador com a infraestrutura do loteamento.
Conforme a diretora de Habitação, JÂNIA NIELSON, os próximos loteamentos que devem ser regularizados são o Santa Rita três e quatro. Segundo ela, estes loteamentos ainda estão em fase de análise do Conselho municipal responsável por debater sobre as adequações. JÂNIA destacou que ainda não foram liberados para regularização por haver pendências técnicas em documentação junto aos engenheiros. Depois de aprovado, a prefeitura inicia os trabalhos de infraestrutura. A diretora comentou que um dos entraves que o setor está passando é sobre a possibilidade de isentar a colocação da rede de energia elétrica nos dois loteamentos. A Habitação encaminhou um ofício a Celesc, sendo aguardada apenas a resposta. Após isso, ocorre divisão dos lotes e sorteio para definição dos proprietários.
O grupo de Iporã do Oeste busca exemplo em visita ao Parque Augusta Crestani de Palma Sola. De acordo professor e historiador do museu da colonização do município, ROSALINO SIQUEIRA, que a vários anos cuida do parque, é com muita satisfação que vê a área se tornar uma referência regional. Ele informou que o Parque Augusta Crestani se destaca por ser uma das poucas áreas do seu tipo, que está localizada dentro da cidade, e ainda com mata nativa. O professor comentou que o espaço fica aberto todos os dias, e é muito usado por famílias para caminhadas e tomar chimarrão. O Parque Augusta Crestani é usado para vários projetos. SIQUEIRA salientou que o espaço é usado para o programa Casa Da Natureza. Ele explicou que o projeto faz taxidermia, que é o empalhamento de animais, para que a história seja preservada e contada no futuro. ROSALINO destacou que há muitos anos trabalha no parque, que contém trilhas, grutas, ilha artificial, além de ser um museu a céu aberto com itens da colonização do município.
A prefeitura de Palma Sola repassou para o Centro de Convivência dos Idosos da cidade quase 30 mil reais para aplicação em reformas e melhoramentos na estrutura. A informação é do prefeito do município, CLEOMAR MANTELLI. Conforme o prefeito, foram disponibilizados cerca de 28 mil reais para a troca do piso. Ele explicou que, para repassar os valores, foi necessário tramitar na Câmara de Vereadores um projeto de lei aprovado pela maioria dos legisladores. MATELLI disse que os serviços já foram realizados pelos profissionais. Sendo que no espaço foi retirado o piso de tacos em madeira e colocado cerâmica no local. O prefeito comentou ainda que esteve em conversas com o secretário de Assistência Social que esteve solicitando melhorias no centro de idosos nas Linhas Santa Terezinha e Brasil. CLEOMAR garantiu que este espaço também será contemplado com reformas.
A expectativa do prefeito de Palma Sola é que as atividades com os idosos retornem o mais breve possível. CLEOMAR MATELLI disse que os trabalhos com os idosos estão parados desde o início da pandemia e ainda não teve o retorno total. No momento ocorre apenas algumas atividades físicas grupais com os idosos, sendo que cada grupo possui cerca de seis pessoas. O chefe do executivo espera que ainda neste ano retorne as ações nos centros de idosos do município. MANTELLI destacou que o presidente do Centro dos Idosos da cidade disse estar aguardando a retomada das atividades.
A secretaria de Agricultura de Anchieta está elaborando uma parceria com o governo estadual para criar o programa de apoio à instalação de cisterna. Quem detalhou isso foi o secretário da pasta, RAFAEL DA SILVA. Ele disse que a prefeitura implantou o programa há alguns meses visando a ajuda com horas máquinas na perfuração de poços artesianos. O secretária lembrou que o governo estadual também está trabalhando com programas para auxílio aos agricultores. Como a situação da estiagem se agravou nos últimos anos, a secretaria está priorizando as propriedades que tiveram fortes perdas com a falta regular de chuva. Durante o ápice da estiagem, foram entregues água para mais de 100 famílias do município. Mas ele destacou que todos os produtores que solicitarem auxílio da secretaria serão atendidos com os trabalhos de horas máquinas. DA SILVA informou que os agricultores conveniados com a Epagri que pagarem as parcelas em dia, receberão um desconto considerável.
As propriedades que já possuem algum sistema de captação da água chuva e pretende ampliar os espaços para mais reservatórios, também podem buscar a secretaria de Agricultura de Anchieta. De acordo com o secretário do setor, RAFAEL DA SILVA, o governo estadual tem disponibilizados recursos para que os proprietários de áreas rurais façam estes trabalhos no local. Ele lembrou ainda que, através do estado, as pessoas podem estar financiando caixas d'água para disponibilizar na residência. DA SILVA informou que a Epagri de Anchieta também está disponível para sanar as dúvidas dos agricultores referentes aos programas anunciados pela secretaria estadual de Agricultura.
A secretaria de Agricultura de SJCedro avalia, juntamente com alguns municípios da região, a implantação da Casa do Mel. A ideia surgiu depois da viagem a capital do estado na última semana. O comentário é do vice-prefeito e secretário de Agricultura do município, ELMAR HENTZ. Conforme ele, a intenção é buscar a regularização do mel produzido pelos municípios. O secretário destacou a importância das abelhas na polinização das plantas cultivadas. Por isso ele enfatizou que é necessário buscar a conscientização da população sobre os cuidados com estes insetos. HENTZ disse ainda que é preciso utilizar de mecanismo tecnológicos disponíveis para ajudar na produção do mel, como também em manter a qualidade do produto. O secretário comentou que no município há propriedades em que a produção do mel é a principal fonte de renda. Ou propriedades que possuem a produção como uma alternativa de renda. ELMAR informou ainda que na safra 2020-2021 foram recolhidos mais de cinco toneladas de mel, sendo que Santa Catarina possui o melhor mel do mundo.
O vice-prefeito e secretário de Agricultura, ELMAR HENTZ comentou que com a implantação da Casa do Mel, facilitará a comercialização do produto do município cedrense, como também da região. Ele disse também que a intenção é realizar a formalização do mel visando a venda em estabelecimentos nos municípios. Além disso, a Epagri disponibiliza aos produtores de mel de Santa Catarina que contam com serviço de inspeção uma plataforma on-line denominada de Mel Catarina onde o apicultor pode expor e vender os produtos de forma permanente.
A justiça bloqueou os bens do ex-prefeito de Guaraciaba, ROQUE MENEGHINI e do atual prefeito que foi vice na gestão anterior, VANDECIR DORIGON. A decisão foi proferida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público. O MP denunciou uma suposta exigência de repasse de parte do salário de servidores comissionados como condição para a permanência no cargo, prática conhecida como “rachadinha”. Segundo a acusação, MENEGHINI e DORIGON exigiam dos servidores pagamentos mensais de cinco a 10 por cento dos salários. A ação busca a condenação dos dois acusados pela suposta prática de ato de improbidade administrativa por violação e enriquecimento ilícito. Liminarmente, a justiça decretou o bloqueio de bens em valor suficiente para garantir o pagamento de eventual multa civil em caso de condenação. Os valores bloqueados, se somados, alcançam um milhão 783 mil. O ex-prefeito e o atual prefeito podem recorrer da decisão. O mérito da ação ainda não foi julgado.
O prefeito VANDECIR DORIGON afirmou, na manhã de hoje, que está tranquilo em relação a ação civil pública por ato de improbidade e que não comentou nada de ilegal. Ele disse que a suposta cobrança de valores dos servidores comissionados não existiu e que ele confia na justiça. DORIGON ressaltou que a denúncia levada ao Ministério Pública teve motivação política e que a verdade será restabelecida no processo judicial. O prefeito também confirmou que vai ingressar com um recurso para desbloqueio dos bens. Ele ressaltou que está tranquilo e que segue trabalhando com foco nos pontos positivos da administração. O ex-prefeito ROQUE MENEGHINI não foi localizado para comentar a ação civil pública e a decisão liminar de bloqueio dos bens.
Uma briga generalizada foi registrada pela Polícia Militar na noite de ontem em frente a um bar na Waldemar Rangrab, centro de São Miguel. Segundo a Polícia Militar, a briga começou quando dois homens adentraram no Bar com bebidas e não acataram a ordem do proprietário para deixarem o local, houve um bate boca e tentativa de dano ao bar, momento em que clientes interviram e a briga começou. Um dos homens precisou ser atendido pelo Corpo de Bombeiros, outro com um corte aparentemente grave fugiu do local antes da chegada do socorro. Um boletim de ocorrências foi lavrado e o caso será investigado.
Briga termina com esfaqueamento em São Miguel. A ocorrência foi registrada por volta das 15 horas e 40 minutos de sábado na BR 163, em uma das residências, no trevo de acesso ao município de Barra Bonita. Segundo apurado no local, com a mãe de uma das vítimas, ela havia alugado a residência para um homem e durante o sábado o mesmo estava bebendo, quando o seu filho e o morador acabaram brigando. Durante a discussão, o suspeito sacou uma faca e desferiu um golpe no seu filho. A mulher também contou ao jornalismo que a sua filha acabou atirando uma pedra na cabeça do autor, que ainda correu atrás para também tentar esfaqueá-la, mas não conseguiu. Segundo o Corpo de Bombeiros que também atendeu a ocorrência, juntamente com o SAMU, é que as vítimas foram atendidas com ferimentos graves e levadas para o Hospital Regional. A Polícia Militar também foi chamada e fez todos os levantamentos.
O Corpo de Bombeiros de SJCedro foi acionado para atender uma acidente de trânsito na Linha São Roque na BR 163. Ao chegar no local confirmado acidente tipo saída de pista e capotamento em ribanceira, veículo encontrado a aproximadamente dez metros da rodovia. Foi atendido um homem que relatou ser único ocupante. Populares acabaram acionando guarnição. No atendimento, a vitima se referia a dores no crânio, estava apresentando ferimento lacerante em tecido, escoriações no antebraço esquerdo. Os socorristas realizaram limpeza de ferimentos e curativo compressivo e após atendimento da vítima, ela conduzida para unidade hospitalar para atendimento médico cabível.
Jovem de 17 anos morre em grave acidente envolvendo três veículos na BR 163. Na madrugada de ontem por volta das 2 horas, o Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira foi acionado para atender um acidente de trânsito na BR 163, entre o Distrito de Idamar e o município de Dionísio. Três veículos se envolveram no acidente, sendo uma caminhonete L200 de em Cascavel, PR, um Chery QQ de Pouso Redondo, SC e um Gol, emplacado em SJCedro. Devido ao impacto, os veículos ficaram destruídos e cinco pessoas ficaram feridas. Duas delas foram encaminhadas para atendimento médico por populares, não sendo possível verificar de quais veículos os envolvidos estavam. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma jovem de 17 anos morreu no local do acidente. A vítima fatal é PÂMELA EDUARDA BENDER RAUBER, de Dionísio Cerqueira. Os bombeiros informaram ainda que a jovem foi encontrada caída na via, sendo coberto o corpo para os procedimentos cabíveis.