-NOVA ETAPA DA REFORMA TRIBUTÁRIA PREVÊ AUMENTO DA FAIXA DE ISENÇÃO DO IR
-BOLSONARO CUMPRE AGENDA NO OESTE E PARTICIPA DE MOTOCIATA EM CHAPECÓ
-IPORÃ DO OESTE CONTEMPLA VÁRIOS GRUPOS EM DOIS DIAS DE IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID
-SÃO JOÃO DO OESTE REESTRUTURA EQUIPE MÉDICA DO POSTO DE SAÚDE E HOSPITAL
-HOSPITAL DE DESCANSO DEFINE DIRETORIA PARA OS PRÓXIMOS TRÊS ANOS
-TUNÁPOLIS ATENDE NOVOS GRUPOS EM ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
-MULHER SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA SC 163
-CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublando, melhorando a tarde.A temperatura pode chegar a 25graus. A mínima das últimas horas foi de 16graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 88 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM afirmou que a variante delta do coronavírus, a "mais transmissível" até agora, já está em "pelo menos" 85 países ao redor do mundo. De acordo com ele, a cepa tem se espalhado inclusive em populações já majoritariamente vacinadas contra a Covid-19. Durante coletiva nesta sexta-feira, o diretor geral da OMS reforçou o pedido da entidade pela doação de mais doses de imunizantes a países de baixa renda.
O ex-policial DEREK CHAUVIN pegou 22 anos e meio de prisão pela morte de GEORGE FLOYD, homem negro asfixiado durante uma abordagem policial em maio de 2020, em Mineápolis, nos Estados Unidos. Ao ler a sentença nesta sexta-feira, o juiz PETER CAHILL afirmou que ela não foi decidida com base na emoção e na opinião pública e que tem a obrigação de aplicar a lei com base em fatos. Pouco antes da leitura da pena, CHAUVIN falou pela primeira vez e ofereceu seus pêsames à família de Floyd. Durante todo o julgamento, o ex-policial se recusou a depor em frente ao tribunal.
Delegados da União Europeia vão visitar a Venezuela em julho para analisar o possível envio de uma missão de observação nas eleições de prefeitos e governadores, marcadas para 21 de novembro. A missão, "composta por três funcionários e quatro especialistas eleitorais", deve chegar ao pais no dia seis de julho e permanecer na Venezuela até o dia 23. Em 2020, a União Europeia enviou uma missão a Caracas para convencer as autoridades a adiar as eleições daquele ano por um período de "cinco ou seis meses".
O Instituto Butantan deve receber neste sábado mais seis mil litros do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, que permitirão a produção de cerca de 10 milhões de doses da CoronaVac. A carga vinda da China deve chegar ao Aeroporto de Cumbica hoje a tarde. A remessa anterior chegou no dia 25 de maio, com três mil litros, e foi utilizada integralmente. Com o fim do estoque, a fabricação foi novamente suspensa em maio e o Butantan ficou cerca de 20 dias sem produzir o imunizante por falta de matéria-prima. A expectativa é entregar 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde até agosto.
O faturamento dos pequenos negócio ainda está, na média, 43 por cento menor do que o nível de antes do início da pandemia, segundo pesquisa do Sebrae divulgada nesta sexta-feira. Segundo a entidade, trata-se do pior resultado desde julho do ano passado, quando o faturamento médio chegou a cair quase metade. O estudo realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostra que 79 por cento das empresas continuam relatando perdas no faturamento, percentual que se mantém inalterado desde fevereiro. Para 67 por cento, a renda atual do negócio não é suficiente sequer para pagar as despesas.
O governo federal entregou ao Congresso nesta sexta-feira uma nova etapa da reforma tributária, com ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda das pessoas físicas dos atuais mil 903 reais para dois mil e 500. No ato, o ministro da Economia, PAULO GUEDES explicou os pontos principais do texto. Segundo a Receita Federal, com a correção de 31 por cento na faixa de isenção, mais de cinco milhões e 600 mil contribuintes passarão a ser considerados isentos do Imposto de Renda. As demais faixas também foram corrigidas, mas em menor proporção, cerca de 13 por cento.
O industrial MARIO CEZAR DE AGUIAR foi reeleito para presidir a Federação das Indústrias de Santa Catarina nesta sexta-feira. A chapa única, liderada pelo empresário, foi reeleita com a aprovação de todos os sindicatos industriais para o mandato 2021-2024. A posse está marcada para o dia 12 de agosto. Ontem, AGUIAR disse que o novo mandato será de continuidade. De acordo com ele, nos três anos da primeira gestão, a diretoria da Fiesc atuou em questões fundamentais como melhorias na infraestrutura, internacionalização, inovação e inclusão de pessoas e empresas na nova economia. No segundo mandato, AGUIAR disse que o foco do trabalho é ampliar ainda mais a participação do setor na geração de riquezas do estado.
O governador CARLOS MOISES sancionou, nesta semana, a lei que prevê a aplicação de cem milhões de reais em programas e ações para minimizar os impactos da estiagem em Santa Catarina. O valor vai reforçar os projetos da Secretaria de Agricultura que apoiam a construção de cisternas e conservação de fontes e nascentes, além de suporte aos municípios. Segundo o secretário adjunto RICARDO MIOTTO, o montante será usado da seguinte forma: 70 milhões para reforçar os programas de armazenagem, captação e uso de água, além de conservação do solo e recuperação de fontes e nascentes. Outros 30 milhões são para aquisição de equipamentos que darão suporte a essas ações nos municípios.
O presidente JAIR BOLSONARO participou na manhã de hoje de uma motociata em Chapecó. Ele chegou ao município por volta das três horas da tarde de ontem. Na sexta-feira, BOLSONARO visitou a Arena Condá e um frigorífico da cidade. Á noite, ele participou de um encontro fechado com empresários que durou cerca de duas horas no centro de eventos. O ministro da infraestrutura, TARCISIO DE FREITAS acompanhou a comitiva do governo federal. Segundo o prefeito JOÃO RODRIGUES, foram debatidos vários temas, entre eles, as BRs 282 e 163. Depois da motociata de hoje, BOLSONARO inaugurou uma agencia da Caixa Econômica Federal em Xanxere.
-MUNICÍPIO INSTALA SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO E INTERFONE EM ESCOLAS
-IPORÃ DO OESTE CONTEMPLA VÁRIOS GRUPOS EM DOIS DIAS DE IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID
-SÃO JOÃO DO OESTE REESTRUTURA EQUIPE MÉDICA DO POSTO DE SAÚDE E HOSPITAL
-HOSPITAL DE DESCANSO DEFINE DIRETORIA PARA OS PRÓXIMOS TRÊS ANOS
-TUNÁPOLIS ATENDE NOVOS GRUPOS EM ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
Palestra vai abordar doenças comuns no rebanho leiteiro. O médico veterinário RAMIRO BONOTTO será um dos palestrantes no evento que será promovido pela Secretaria da Agricultura de Tunápolis, na próxima segunda-feira. A palestra sobre Mastite e Tristeza Bovina terá início às 13 horas e 15 minutos no auditório Municipal. Para participar é necessário fazer inscrição na Secretaria de Agricultura. O veterinários ressalta que são duas doenças frequentes no rebanho de gado de leite na região e com elevados prejuízos. BONOTTO alerta para a necessidade de combater a Mastite e a Tristeza Parasitária Bovina. Lembra ainda que a bovinocultura leiteira tem influencia significativa na economia dos municípios da região e merece atenção especial. Oscilação de temperatura nas últimas semanas contribuiu para o aumento de ocorrência de Tristeza Parasitária Bovina.
RAMIRO BONOTTO diz que o recomendado é trabalhar de forma preventiva, pois isso evita gastos maiores no futuro. Ocorrendo suspeitas da doença é necessário providenciar um diagnóstico com exame clinico e tratamento efetivo. O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uceff observa que é comum a perca de peso do animal e nos casos que não tiver o tratamento adequado causa a morte, principalmente em bezerros e terneiras. BONOTTO reforça que a palestra visa levar informações para os produtores estarem atentos aos primeiros sintomas, evitando gastos elevados e prejuízo com a morte de animais do plantel.
Retomada de atividades gera problema para a saúde de cavalos. Devido à pandemia foram suspensas as cavalgadas e rodeios na região. Vários animais deixaram de ter uma rotina de cuidados e uso. Segundo o veterinário RAMIRO BONOTTO, pequenos rodeios voltaram a ser promovidos na região e as pessoas também estão retomando cavalgadas e passeios com cavalos. O uso repentino dos animais pode causar problemas e que exigem cuidados. BONOTTO afirma que cresceu muito a procura por atendimento no Hospital Veterinário da Uceff. Ele destaca os serviços prestados na área de odontologia equina. Profissionais e acadêmicos em aulas práticas atuam na sede do Hospital Veterinários e também em atividades nas propriedades agrícolas. BONOTTO chama atenção para a importância de manter os exames atualizados seguindo as exigências da Cidasc. O veterinário considera que a região possui um grande número de cavalos que necessitam de atenção para manterem boa saúde.
Descanso concluiu nesta semana a instalação do sistema de videomonitoramento e interfone nas três escolas municipais da cidade. Conforme o secretário de Educação, MAICON ROSIN, outras duas escolas ainda vão receber a instalação, totalizando 20 câmeras de segurança e pagamento mensal de 800 reais por parte do município para a empresa que fará o monitoramento. Ainda houve instalação de interfones, que custaram em torno de sete a oito mil reais. O secretário explica que agora, com as adaptações, quem chegar às escolas, mesmo que sejam familiares dos alunos, deve se identificar no portão e justificar o motivo de querer entrar. A escola então vai decidir se libera a entrada. O objetivo das adaptações, segundo ROSIN, é evitar ao máximo a circulação de pessoas que não são do núcleo escolar, também por conta da pandemia.
MAICON ROSIN lembra que a Secretaria de Educação sempre deve zelar pela segurança dos profissionais e alunos das escolas. Outros investimentos ainda estão previstos no município em breve. Em julho, por exemplo, inicia a licitação do muro da creche de Itajubá. O atendimento na escola infantil já iniciou em maio, e agora a Secretaria quer ampliar a segurança. ROSIN salienta que no mínimo 25 por cento dos recursos devem ser investidos em educação. No ano passado o município superou esta porcentagem. O secretário acrescenta que o município já terminou aquisição de terreno para construção de nova creche e agora está fazendo escritura para posteriormente iniciar a edificação. Ainda nesta semana, a Secretaria de Educação de Descanso adquiriu mais notebooks para as escolas e os investimentos seguem diariamente para atender toda demanda existente.
Iporã do Oeste contemplou na manhã de hoje mais 300 pessoas com a vacina contra Covid-19. De acordo com a técnica de enfermagem e responsável da Sala de Vacinas, KARIN BLATT, pessoas de 46 a 48 anos tiveram a oportunidade de receber a primeira dose, assim como caminhoneiros, professores e pessoas com comorbidades que não compareceram em etapas anteriores. Foi o segundo dia consecutivo de vacinação contra o coronavírus em Iporã do Oeste. Na manhã de ontem, gestantes, lactantes e puérperas receberam a aplicação, no Centro Público de Convivência, totalizando 91 mulheres desses três grupos.
KARIN BLATT lembra que o primeiro lote que veio ao município, ainda no início do ano, tinha apenas 35 vacinas. Se comparado com o momento, quando chegam remessas com centenas de imunizantes, a técnica de enfermagem avalia que o avanço da vacinação é muito positivo. Ainda no início da vacinação contra Covid-19, as doses eram apenas do laboratório Butantan. Agora, segundo a responsável da Sala de Vacinas, já vêm imunizantes de quatro laboratórios, e alguns inclusive são de dose única. KARIN assegura que todas as vacinas são de qualidade e têm como objetivo imunizar, evitar internações e óbitos. A pessoa não tem direito de escolher de que laboratório será a vacina que vai receber, e todas são aplicadas logo que chegam ao município. A Secretaria de Saúde já aguarda novas remessas de doses para organizar as próximas etapas.
São João do Oeste está reestruturando a equipe médica da unidade de saúde e do Hospital Santa Casa Rural. Na rede pública será necessária realização de concurso público para repor profissional que deixou o município há um mês. No momento são apenas dois médicos atendendo a população no setor público. O secretário da Saúde, MAURO BARELLA, afirma que o município só pode contratar via concurso público e no momento não existe fila de espera para ser chamado. Já foi encaminhado processo para selecionar mais um médico a ser contratado pela prefeitura. O secretário anuncia que estão ocorrendo avanços significativos no atendimento na área da saúde com novas especialidades. Objetivo é reduzir a necessidade dos moradores serem transportados a outras cidades.
MAURO BARELLA anuncia parceria com o Hospital Santa Casa Rural para a contratação de novo médico para atuar no serviço de plantão à noite, fins de semana e feriados. O médico ORLANDO SHOJI KONO solicitou apenas uma folga por semana e um fim de semana por mês. Nestes dias outros profissionais farão o atendimento de urgência e emergência no hospital. O novo médico responsável pelo Hospital Santa Casa Rural estava atuando em Iporã do Oeste. De acordo com MAURO BARELLA, o profissional também vai realizar pequenas cirurgias.
Secretário projeta aumento da vacinação para controlar Covid-19. MAURO BARELLA alerta para aumento de casos de contágio de coronavírus. O município também registrou uma semana com aumento de casos da doença. O secretário da Saúde chama atenção para a importância das pessoas terem responsabilidade em atenderem ao chamado para a imunização. Informa que o município tem alto índice de vacinação e parabeniza os idosos por terem aderido à campanha. BARELLA lembra que receber a vacina não significa que não precisa mais ter cuidado e negligenciar com a prevenção. De acordo com o secretário da Saúde de São João do Oeste, já foi constatado que alguns grupos de pessoas não estão contribuindo para o controle da Covid-19 e acabam gerando problemas para toda população.
A Fundação Médica Assistencial dos Trabalhadores Rurais de Descanso, como é chamado o hospital do município, que também atende Belmonte, definiu nesta semana a nova diretoria para o período de julho deste ano até junho de 2024, portanto pelos próximos três anos. De acordo com o atual presidente do Conselho Curador do Hospital de Descanso, LUIZ CARLOS MOROSINI, que já está na função por dois mandatos, a escolha foi definida a partir dos 22 interessados que se inscreveram para fazer o serviço voluntário. MOROSINI frisa que ocorreram algumas alterações na nova diretoria, pois dos 18 integrantes, oito saíram por questões particulares ou em detrimento do estatuto. Ainda na segunda-feira houve reunião para escolher mais oito pessoas que farão parte do novo Conselho, que agora será presidido por DILCE FRANCO JUNGES.
LUIZ MOROSINI lembra que vai assumir agora o cargo de diretor geral, que era ocupado por PAULO CÉSAR BUSNELLO. Segundo o atual presidente, o hospital conseguiu contornar os problemas, mesmo com a pandemia, e houve muitos avanços. A expectativa nos próximos dias é liberar ala psiquiátrica. A Fundação Médica de Descanso também tem projeto de ampliação, com nova sala de cirurgias, que segundo MOROSINI vai ajudar bastante a população de Belmonte e Descanso. Os equipamentos já foram comprados e o hospital aguarda liberação do projeto para fazer adequação e ampliação.
Tunápolis aplicou ontem à tarde a primeira dose do imunizante contra o coronavírus para o público de 50 anos ou mais, gestantes, puérperas e caminhoneiros de transporte rodoviário. Este último grupo teve que comprovar que exerce a atividade para receber a aplicação. O local de imunização foi a Sala de Vacinas da unidade de saúde, com vacinadores treinados e também profissionais para ajudar a controlar o fluxo. De acordo com a secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, embora algumas pessoas sejam resistentes à vacinação, principalmente contra o coronavírus, a adesão tem sido positiva em todos os grupos. Ao todo, até agora foram vacinadas duas mil 924 pessoas contra Covid em Tunápolis, das quais 740 já receberam a segunda dose. ROSELI alerta que mesmo aqueles que já receberam as duas aplicações devem manter os cuidados relativos à Covid-19, como utilização de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e manter o distanciamento social. Mesmo quem já foi vacinado pode vir a se infectar, ainda que a vacina evite sintomas mais graves.
Quanto ao trabalho nas escolas em meio à pandemia, ROSELI BONAVIGO ressalta que até agora não há registro de caso de Covid-19 em educandários do município. Apenas houve afastamento de profissionais ou alunos que tiveram contato com algum infectado. A secretária de Saúde de Tunápolis reforça que todos os cuidados são tomados para evitar propagação do vírus. Existe ainda parceria entre escola e Saúde neste sentido, principalmente para o caso de algum profissional precisar ser afastado. ROSELI informa que nas próximas duas semanas a equipe médica estará reduzida no posto de saúde, portanto a solicitação é para que as pessoas venham apenas em caso de urgência ou emergência. Os atendimentos de pessoas com Covid ou suspeita continuam normalmente, mas a orientação da Saúde é para se organizarem e virem logo no início do expediente. Desta forma, vai facilitar para a equipe, pois os testes demandam certo tempo. Para situações eletivas, por outro lado, a Secretaria não terá capacidade de atender.
Ainda na manhã desta sexta-feira foram aplicadas vacinas contra Influenza em Tunápolis. Já na farmácia básica, conforme a secretária, no momento não há medicamento em falta e ela sempre está organizada para manter o estoque. Em relação à dengue, ROSELI BONAVIGO frisa que os trabalhos seguem no intuito de evitar a proliferação do mosquito. Ela pede para as pessoas cuidarem do entorno da casa ou onde houver acúmulo de água, para eliminar reservatórios. As caixas de água devem ficar fechadas. Mesmo que o coronavírus seja a doença mais debatida hoje em dia, ROSELI lembra que não se deve relaxar quanto à dengue, pois ela também pode levar à internação e até a óbito.
-MULHER SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA SC 163
-POLÍCIA APREENDE VINHO NO VALOR DE 10 MIL REAIS POR TRANSPORTE ILEGAL
-CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
Acidente entre moto e carro deixou um motociclista ferido na Willy Barth, em São Miguel do Oeste, em frente ao Posto Volta Grande, por volta das 18h30 desta sexta-feira. Segundo populares que viram o acidente, o motociclista seguia pela Willy Barth, sentido a Guaraciaba, quando ao entrar no posto de combustível, acabou colidindo na traseira de um Corolla. Com o impacto, o jovem que conduzia um Honda/CG teve suspeita de fratura em uma das pernas e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. Após imobilização, o motociclista foi conduzido ao Hospital Regional. O local e também a moto ficaram aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal.
Uma mulher sofreu ferimentos graves em queda de motocicleta na SC 163, por volta das 16 horas desta sexta-feira, localidade de Cordilheira, interior de Itapiranga. Uma mulher de 39 anos perdeu o controle da motocicleta Honda Biz e sofreu queda no asfalto. Ela foi socorrida pelos bombeiros de Itapiranga com suspeita de fratura na clavícula e costela, além de lesões no tórax. A vítima foi conduzida ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga e transferida pela ambulância do SAMU ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
Mais uma apreensão de produtos de descaminho foi realizada em continuidade à Operação 23ª Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas. A Polícia Militar, em conjunto com a Receita Federal, apreendeu 64 garrafas de vinho de origem Argentina, na manhã de ontem, em Dionísio Cerqueira. Durante barreira policial foi dada ordem de parada a um veículo Golf. Em revista veicular foram encontradas 12 caixas de vinho e espumantes de diversas marcas, sendo o produto de origem estrangeira sem o pagamento dos impostos. Após a contagem e registro, a PM contabilizou mais de nove mil 950 reais em mercadorias que foram apreendidas e entregues à Receita Federal em Dionísio Cerqueira.
Um casal foi preso por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste, na noite de ontem. O 11º Batalhão da Polícia Militar de Fronteira abordou um Vectra durante fiscalização, no qual encontrou crack e cocaína. Dentro do veículo estava um casal que foi preso por tráfico de drogas. A droga também foi levada à delegacia. O canil foi acionado para tentar localizar mais entorpecente dentro do carro. Também por volta das 21 horas desta sexta-feira, Polícia Rodoviária e Polícia Militar de Iporã do Oeste encontraram droga num carro Fiat Stilo Flex Dualogic, na SC 163, em Iporã do Oeste. No veículo, emplacado em Itapiranga, havia dois ocupantes, um homem de 34 e outro de 32 anos. Em busca pessoal em um deles, foi localizado dentro da meia um papelote de dez gramas de cocaína. Com o outro ocupante nada foi localizado. Foi confeccionado Termo Circunstanciado e os dois homens foram compromissados para comparecimento em audiência, antes de serem liberados.