-BOLSONARO ANUNCIA PROFESSOR COMO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
-RELATÓRIO INDICA ENVOLVIMENTO DE EX-SECRETÁRIOS NA COMPRA DE RESPIRADORES
-PROJETO DE BIOECONOMIA VISA ELEVAR A SUSTENTABILIDADE DO LEITE
-APROVADO APLICAÇÃO DO IPVA NA MANUTENÇÃO DAS RODOVIAS ESTADUAIS
-ITAPIRANGA INSTALA NOVAS GALERIAS NO INTERIOR
-POLÍCIA TERÁ MAIOR ATUAÇÃO PARA CUMPRIR O PROTOCOLO DE PREVENÇÃO
-FECHAMENTO DA FRONTEIRA GERA AUMENTO NAS APREENSÕES DE MERCADORIAS
-ADVOGADO É CONDENADO POR REVELAR IDENTIDADE DE COLABORADOR
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A Índia admitiu nesta quinta-feira que seguiu o gesto da China no envio de forças militares na fronteira disputada entre os dois países no Himalaia, após um confronto entre seus dois exércitos em meados de junho. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Índia, os dois lados permanecem mobilizados em grande número na região, enquanto os contatos militares e diplomáticos para tentar resolver a crise continuam. Os dois países vizinhos negaram a responsabilidade pelos confrontos de 15 de junho na região de Ladakh , no norte da Índia, que resultaram na morte de pelo menos vinte pessoas nas fileiras do exército indiano e em perdas não quantificadas do lado chinês.
A Organização Mundial da Saúde afirmou ontem que o número de contágios pelo novo coronavírus voltou a subir na Europa, após flexibilização progressiva das regras de isolamento, adotada pela maioria dos países europeus. A agência alertou para a possibilidade de uma segunda onda da covid-19 e o impacto que ela teria nos sistemas de saúde. Na semana passada, a Europa registrou um aumento no número de casos semanais pela primeira vez em vários meses. De acordo com o diretor da OMS para a Europa, HANS KLUGE, a aceleração da transmissão registrou um aumento significativo das infecções em 11 países e que, se não for controlado, deixará novamente os sistemas de saúde na Europa à beira do abismo.
Um tribunal da Turquia condenou 121 pessoas à prisão perpétua nesta sexta-feira, após um julgamento relacionado com o fracassado golpe de 2016, seguido por expurgos de magnitude sem precedentes. Dos 121 réus, 86 foram condenados à prisão perpétua "agravada", uma sentença mais severa em termos de detenção, ao final deste macroprocesso, conhecido na Turquia como "o julgamento do Comando Geral da Gendarmaria". A tentativa de golpe ocorreu em 15 de julho de 2016 na Turquia e foi conduzida por militares contrários ao presidente RECEP TAYYIP ERDOGAN. Naquele anos as Forças Armadas fecharam os acessos à capital, Ancara, e à maior cidade, Istambul, mas a ação foi contida pelo governo.
O Senado decidiu nesta quinta-feira adiar para a próxima terça-feira a votação do projeto com medidas relacionadas à disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. Durante a sessão, senadores contrários e favoráveis ao texto alegaram que não tiveram tempo de ler o parecer do relator, ANGELO CORONEL, cuja última versão foi apresentada minutos antes do início da sessão. Defensores da proposta dizem que o texto combate as fake news. Os contrários ao projeto afirmam, no entanto, que a redação pode provocar censura na internet e risco à privacidade. O projeto é de autoria do senador ALESSANDRO VIEIRA, mas a versão em análise foi apresentada por ANGELO CORONEL, presidente da Comissão Parlamentar Mista que investiga a disseminação de conteúdo falso.
O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta quinta-feira por meio de uma rede social a nomeação do professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI DA SILVA para o cargo de ministro da Educação. Ele sucederá ABRAHAM WEINTRAUB, que, após 14 meses, anunciou demissão na semana passada para assumir um posto de diretor representante do Brasil no Banco Mundial, em Washington. Oficial da reserva da Marinha, CARLOS ALBERTO DECOTELLI DA SILVA atuou como professor da Escola de Guerra Naval, no Centro de Jogos de Guerra, e presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação entre fevereiro e agosto do ano passado. Depois, passou para a Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação. Decotelli é bacharel em Economia, doutor pela Universidade de Rosário na Argentina e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.
Os estados compraram seis mil 998 respiradores pulmonares durante a pandemia de Covid-19, mas apenas três mil e 88 foram entregues até o momento. Apenas 44 por cento dos equipamentos foram entregues. As informações oficiais foram obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação e com as assessorias das secretarias estaduais da Saúde. Os dados são os mais atualizados disponíveis, referentes ao fim do mês de junho. Na maioria dos estados, a compra de respiradores é apurada pelo Ministério Público de Contas. Grupos especiais de trabalho e forças tarefas foram criados nos Tribunais de Contas dos Estados. Há processos e auditorias em andamento, que já resultaram, inclusive, na rescisão de contratos em alguns estados. Funcionários das secretarias também foram presos, como no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.
A pesquisa nacional Panorama PMEs: impactos da Covid apurou que em Santa Catarina 20 por cento das micro e pequenas empresas tiveram impacto positivo de receita em função da pandemia. Este foi o melhor resultado do Brasil nesse indicador, que teve uma média de 13 por cento de empresas com impacto positivo. O levantamento, realizado pela Resultados Digitais e a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, apurou também que 80 por das empresas tiveram redução de receita e que quase 50 por cento informaram que se a crise não melhorar até o final do ano, terão que fechar as portas. Quanto a quadro de pessoal, 41 por cento disseram ter realizado demissões em função da crise da pandemia e 75 por cento das empresas adotaram home office.
O governo de Santa Catarina informou nesta quinta-feira que o decreto de estado de emergência fitossanitária por parte do Ministério da Agricultura sobre a nuvem de gafanhotos que está na Argentina e avança sobre o Brasil reconhece um risco potencial, mas que considera pequena a chance de os insetos chegarem ao estado catarinense. Com o avanço da frente fria, a chuva mudou o rumo foi alterado e a nuvem deve permanecer na Argentina. O governo do estado monitora a situação e disse que está em contato com o Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar da Argentina, Ministério da Agricultura do Brasil e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Também informou que não há necessidade de ação preventiva por parte dos agricultores e pede que eles não usem agrotóxicos de forma indiscriminada, já que podem atingir insetos polinizadores.
A Controladoria-Geral do Estado entregou nesta quinta-feira à tarde ao Ministério Público e à CPI dos respiradores o relatório da comissão interna que investigou a compra que custou 33 milhões aos cofres públicos do Estado. A CGE buscou identificar práticas que lesaram a administração do governo de Santa Catarina durante a negociação dos 200 equipamentos. O relatório apresenta indícios de "práticas de atos de improbidade" envolvendo dois ex-secretários do governo: DOUGLAS BORBA da Casa Civil e HELTON ZEFERINO da Saúde. O material também apontou infrações administrativas de mais seis servidores, entre eles o atual secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. A entrega do relatório vem no mesmo dia em que a CPI dos respiradores aprovou um requerimento que pede o afastamento do chefe da Controladoria Geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA, do cargo. Os deputados defendem que o controlador não teria tomado medidas e precauções para evitar irregularidades na compra dos respiradores.
O Quartel de Itapiranga do Corpo de Bombeiros realizou na tarde desta quinta-feira, a destinação dos donativos recebidos na Campanha do Agasalho 2020. Por ser conhecedora da condição e situação das pessoas mais necessitadas, a entidade escolhida pelo Comandante do da unidade, segundo sargento ANDRÉ RAUBER, foi a Secretaria da Assistência Social de Itapiranga. A campanha foi realizada no período de 20 de maio a 17 de junho. O sargento informa que foram recebidas mil e 56 peças de roupas, entre calças, jaquetas, blusas, moletons, camisetas, pares de meias, roupa de cama e calçados. RAUBER lembra que a campanha do agasalho é realizada anualmente pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e só no décimo segundo Batalhão, com sede em São Miguel do Oeste, foram arrecadadas mais nove mil itens.
Novo secretário de Administração de Tunápolis cita trabalhos em andamento. BRUNO LENGERT assumiu a secretaria em função do então secretário DONATO LAUSCHNER ter deixado a pasta, cumprindo os prazos eleitorais. BRUNO explica que é funcionário da prefeitura de Tunápolis há 28 anos, desde 1992. Ele comenta que já atuou nos setores da cultura, educação, compras, controle de frotas e agora assume a secretaria de Administração. Conforme o secretário, a frente da pasta tem entre as responsabilidades o encaminhamento e o acompanhamento de obras. LENGERT cita que está em andamento a nova creche municipal, com inauguração prevista para este ano, com investimento que deve ultrapassar os um milhão e 100 mil reais. Outra obra, em fase de início, é a casa mortuária, com investimento de 255 mil reais, e ainda, o centro esportivo DOIS, na saída para Raigão, com investimento de 150 mil, recursos próprios do município.
Comunidade regional se mobiliza para auxiliar em tratamento da Sofia Helena. A menina, de apenas um ano de idade, foi diagnosticada aos oito meses de vida com Atrofia Muscular Espinhal Tipo UM, a forma mais grave da doença conhecida como AME. A família é de Saudades, e ações em toda região estão sendo feitas para arrecadar recursos para o tratamento. Conforme a mãe da SOFIA, SILVANA PORTE, a gestação foi tranquila e a menina nasceu saudável através de parto cesárea, em julho de 2019, com três quilos e 850 gramas. Ela comenta que aos quatro meses de idade, quando SOFIA começou a frequentar a creche, percebeu que a menina era diferente dos seus colegas, pois não tinha tanta força, tinha dificuldade de segurar a cabeça e ficar sentada. SILVANA comenta que aos seis meses SOFIA teve pneumonia, ficou internada, e o pediatra percebeu que a menina tinha atraso no desenvolvimento, o que confirmado na consulta com neuropediatra.
A partir do diagnóstico, SOFIA HELENA iniciou pelo Sistema Único de Saúde o tratamento com o medicamento Spinraza inicialmente com sessões mensais, e após a cada quatro meses para o resto da vida, caso a menina não consiga aplicar o zolgensma, um medicamento milionário apontado como a cura da atrofia. A mãe SILVANA PORTE explica que pelo alto valor do remédio, foi iniciada uma campanha para arrecadar o valor necessário para a compra, cerca de 12 milhões de reais. A campanha nas redes sociais é denominada de AME SOFIA HELENA, e foi lançada no dia 25 de abril. SILVANA afirma que logo após o início da campanha muitas pessoas se disponibilizaram a ajudar, o que deu mais forças para a família na luta contra a doença. Em dois meses de campanha, a mãe conta que já foram arrecadados pouco mais de dois milhões de reais. Ela cita que já foram realizados bazares, pedágios e venda de alimentos em que o lucro é destinado para a campanha.
O medicamento zolgensma precisa ser aplicado até que a SOFIA HELENA complete dois anos de idade. Conforme a mãe SILVANA PORTE, o ideal seria que o remédio fosse aplicado o quanto antes, pois a cada dia a menina registra mais perdas de movimento. O medicamento iria impedir que as perdas continuem ocorrendo, com chance de reverter às perdas que a SOFIA já teve. Diariamente SOFIA recebe o acompanhamento de fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. As consultas são pelo SUS, ou por meio de doações recebidas. SILVANA enfatiza que para a campanha AME SOFIA HELENA foram criadas páginas no Facebook e Instagram, onde são informadas as contas bancárias para depósitos e também informações sobre a doença. Em Mondaí, no dia 11 de julho, será realizada uma barraca de São João com comidas típicas, no colégio Artur Deiss, em que o lucro será destinado para a campanha em prol da SOFIA.
Um projeto, já aprovado em primeira votação, propõe que as eleições municipais sejam prorrogadas do dia quatro de outubro para dia 15 de novembro e 29 de novembro em segundo turno. A deputada MARLENE FENGLER comenta que o ano está sendo atípico em função da pandemia e em vários setores há indefinições sobre datas, prazos e ações. Ela comenta que existe uma definição praticamente encaminhada quanto às datas das eleições para novembro. A deputada enfatiza que o PSD está se organizando em todo o estado para discussão e definição de candidatos tanto a vereadores como para as majoritárias, considerando que não será mais permitido as coligações na proporcional. MARLENE avalia que a mudança nas eleições vai acabar extinguindo vários partidos pequenos que não vão conseguir eleger representantes devido a dificuldade na composição de chapa única. Ela incentiva ainda as pessoasa participarem mais da política.
Os deputados que integram a Bancada do Oeste se reuniram nesta quarta-feira para tratar das prioridades dos municípios da região atingidos por um tornado no dia 10 de junho. Os prefeitos de Descanso e de Belmonte participaram da conferência via internet e relataram os estragos causados pelo tornado. De acordo com o coordenador do colegiado, deputado MAURICIO ESKUDLARK, a Bancada do Oeste tem cobrado do governo do Estado ações para os municípios atingidos. A deputada MARLENE FENGLER disse que solicitou que os deputados possam incluir nas emendas impositivas as chamadas emendas “guarda-chuva” para que possam ser destinados recursos quando ocorrer esse tipo de situação. O deputado MAURO DE NADAL sugeriu que os deputados proponham, a exemplo do que já ocorreu em outras situações de calamidade, que o Estado ofereça uma linha de crédito sem juros para atender as famílias atingidas e o comércio.
Deputados aprovam projeto que aumenta de 10 para 30 o percentual mínimo do valor arrecadado com o IPVA a ser aplicado na manutenção das rodovias estaduais. O autor da proposta é o deputado, FABIANO DA LUZ. Atualmente, a lei estabelece a aplicação de 10 por cento da arrecadação do IPVA pertencente ao Estado na conservação da malha viária estadual. De acordo com o deputado, com a aprovação do projeto pela Alesc, o governo estadual passaria a contar com 270 milhões por ano para aplicar nas rodovias. A proposta não interfere no montante do imposto que é repassado aos municípios. O projeto será enviado para sanção do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. LUZ explicou que o próprio governo calculou que precisa de 700 milhões de reais para recuperar os três mil e 600 quilômetros de rodovias estaduais. Com a alteração de destinação de 30 por cento do IPVA nas rodovias, serão 270 milhões por ano, quantidade suficiente para resolver, em pouco tempo, os problemas da SCs.
IPVA é um imposto cobrado anualmente dos proprietários de veículos com menos de 30 anos de fabricação. Do total arrecadado, 50 por cento ficam nos cofres do governo estadual e o restante é repassado para o município onde o veículo está registrado. O deputado FABIANO DA LUZ ressaltou que o projeto aprovado nesta semana não mexe na parte que cabe as prefeituras. Em 2019, de acordo com o Portal da Transparência do Governo do Estado, a arrecadação bruta com o IPVA superou um bilhão e 900 milhões de reais, sendo que 774 milhões ficaram nos cofres do Estado. DA LUZ disse que o Estado não dá a devida atenção as rodovias e que a situação das SCs é caótica.
FCDL lança plataforma digital para auxiliar lojistas. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas lançou ontem uma plataforma digital para fortalecer o comércio local. De acordo com o presidente, IVAN TAUFFER, a ferramenta, batizada de QCompras, reúne produtos e promoções de lojas associadas às CDLs. Ele justifica que o extenso período de isolamento social provocou mudanças de comportamento de consumo e acelerou as transformações tecnológicas no varejo. Em razão disso, a proximidade com o cliente no ambiente digital passou a ser ferramenta essencial para o lojista. TAUFFER avalia que este novo sistema opera como um marketplace, permitindo um contato direto e eficaz entre cliente e loja de uma mesma cidade. A ferramenta é gratuita, tanto para associados quanto para consumidores. O aplicativo já está em uso em 10 cidades do Estado.
Projeto de Bioeconomia visa elevar a competitividade e a sustentabilidade do leite. Conforme o gerente regional do Sebrae, UDO TRENNEPOHL, iniciaram nesta semana as consultorias voltadas ao melhoramento de manejo, produção e produtividade da cadeia do leite orgânico. A ação é da prefeitura de Guarujá do Sul em parceria com o Sebrae e a Cooperflor. Entre as ações estão o licenciamento, processos da cadeia produtiva e melhoria da gestão dos negócios. Participam 25 empreendimentos de vários municípios como Anchieta, Barra Bonita, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Tunapolis, Mondaí, Itapiranga, Palma Sola, Princesa, SMOeste e SJCedro. Todas as propriedades recebem acompanhamento para o monitoramento e avaliação dos resultados. Isso é possível porque já foi realizado um levantamento sobre produtividade, lucratividade e volume de desperdício. O próximo passo é orientar sobre adequações nos controles financeiros parar aprimorar a gestão, ampliar a competitividade e agregar retorno ao capital investido.
Projeto para agricultura familiar tem como foco estratégico em melhorar os processos produtivos e os produtos. O gerente do Sebrae, UDO TRENNEPOL destaca que este acompanhamento serve para implantar inovação de produção por meio de tecnologia, difundir o conceito de sustentabilidade e auxiliar no reposicionamento estratégico de comercialização. Ele revela que a proposta prevê avaliação e acompanhamento de condições de saúde animal adequadas na região, condições climáticas e ambientais e o cumprimento das contrapartidas dos parceiros do projeto. UDO percebe que hoje em dia demanda por produtos orgânicos apresenta elevação a cada ano, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos de sistemas que primam pela sustentabilidade. Ele avalia que o leite orgânico difere-se por não conter resíduos químicos de qualquer espécie, porém com o mesmo sabor e valor nutritivo. O gerente do Sebrae lembra que no Brasil a demanda é maior do que a oferta, o que favorece o setor.
Decisão do supremo tribunal pode facilitar o acesso a aposentadoria para moradores da região. O advogado, ANDREY GHELLER explica que a decisão prevê que a atividade rural exercida a partir dos 12 anos, em regime de economia familiar, passa ser computada para fins previdenciários. Ele explica que até então havia divergência nas decisões que agora poderão beneficiar os moradores da região que trabalham na agricultura desde cedo e poderão contabilizar o período. O advogado afirma que isso será possível através de provas como documentos e testemunhas. Ele comenta que muitas pessoas que precisavam deste tempo poderão pedir a revisão do processo para incluir os dados. O primeiro passo é consultar o cadastro. ANDREY afirma que com essa pacificação as decisões ficarão unificadas. Ele citou ainda que em alguns casos o beneficiário pode ter sido prejudicado pelo tempo que faltava e com isso receber um percentual menor da aposentadoria que agora tem a opção de ser revisto.
Itapiranga investe em novas galerias no interior. A secretaria de Transportes e Obras procura atender a demanda de serviços respeitando o novo planejamento de contenção de despesas. O município não está utilizando serviços terceirizados apesar da limitação de máquinas públicas. São várias ações que ocorrem simultaneamente. O secretário de Transportes e Obras, PAULO THEOBALD, chama atenção para instalação de novas pontes e pontilhões sobre riachos nas comunidades de Santa Cruz e de linha Popi. Ele diz que é preciso dar uma atenção maior para a circulação de colheitadeiras e outras máquinas em estradas secundárias. Observa que nesta sexta-feira as estradas ocorrem obras em pontilhões visando também proporcionar maior vazão de água. O secretário informa que já foi solicitado material para instalação de outra galeria na comunidade de Popi para atender demanda antiga.
PAULO THEOBALD lembra que este trabalho vem ocorrendo desde 2017 em parceria do setor de Engenharia e Projetos e a secretaria de Transportes e Obras. De acordo com PAULO THEOBALD, o período de chuva proporciona condições ideias para a manutenção de estradas. Na próxima semana a prioridade será na estrada geral da fronteira e também no acesso de linha Soledade a Conceição. O secretário informa que as máquinas da prefeitura possuem grande demanda para serviços de acessos a propriedades agrícolas. Outra demanda ocorre em relação a entrega de calcário. Serão quatro mil toneladas transportadas do silo da Cooper A1 até a propriedade dos agricultores.
O Comitê de Crise de Itapiranga vai ampliar fiscalização para conter o avanço dos casos de Covid-19 no município. A Polícia Militar terá atuação mais ampla e vai contribuir também no monitoramento das pessoas que precisam respeitar o isolamento social. Locais públicos e estabelecimentos comerciais serão fiscalizados com maior rigor. Segundo o coordenador do comitê, secretário de saúde, DAVINO RAUBER, as decisões foram tomadas em reunião nesta semana. Objetivo é colocar em prática um protocolo de fiscalização mais rígido de algumas situações que são vistas no momento como facilitadoras do contágio. O secretário cita aglomerações em bares e locais públicos, confraternizações em residências, falta de uso da máscara e descumprimento dos protocolos de isolamento. RAUBER observa que pessoas monitorados e até com resultado positivo não estão seguindo as orientações.
O trabalho mais intensivo será em conjunto entre equipes de saúde, segurança pública e vigilância sanitária. O cenário atual não surpreende a equipe de saúde de Itapiranga. DAVINO RAUBER afirma que já era esperado aumento no número de casos do novo Coronavírus. Nos últimos dias foram confirmados 15 novos casos, elevando para 30 o número de pacientes com exame positivo no município. O coordenador esclareceu também em relação a realização de testes; ressaltando que os dois tipos disponíveis na Secretaria de Saúde são realizados, conforme instruções, somente sob decisão da equipe médica que acompanha os casos.
Conforme o secretário de saúde, DAVINO RAUBER, a interiorização da disseminação do vírus. Em razão deste novo quadro as medidas de prevenção e combate à pandemia precisam voltar a ser mais praticadas pela população. RAUBER reforça que o aumento de casos não gera problemas no atendimento médico, pois até o momento nenhum paciente teve consequências graves. O secretário alerta para cuidados necessários e a cautela na busca por atendimento. DAVINO RAUBER salientou que as unidades de saúde do município estão à disposição da população no horário das sete horas às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. Lembra ainda que a população que era atendida na unidade Beira Rio, a partir de segunda passa para a unidade Fronteira em virtude da sobras de revitalização da Avenida Uruguai.
Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atende dois acidentes na SC 163. O primeiro acidente ocorreu por volta das oito horas da manhã de ontem, na SC 163 em Descanso. Foi uma saída de pista seguida de choque em placa de sinalização de um caminhão Ford Cargo 815 E emplacada em Descanso, que era conduzido por um homem de 25 anos. O segundo acidente ocorreu por volta das 15 horas e 20 minutos também na SC 163 em São Miguel do Oeste. A colisão envolveu m motor casa Renault Chapecó emplacado no município de Iraceminha, que era conduzido por um homem de 51 anos, e um Vectra de Guaraciaba, que era conduzido por um homem de 21 anos. Nos dois acidentes ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos.
Fechamento da fronteira entre Brasil e Argentina gera aumento nas apreensões de mercadorias. O delegado da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, MÁRCIO ANATER afirma que a fronteira seca é propícia para este tipo de crime relacionado ao contrabando e ao descaminho de produtos. Atualmente são diversas apreensões de bebidas, com destaque para cargas de vinho. Ele acredita que este acréscimo esteja diretamente relacionado ao fechamento da fronteira como medida de prevenção da Covid 19. Isso porque até então pessoas de ambos os países faziam compras no comércio transfronteiriço. O delegado lembra que muitos motoristas faziam compras de vinhos regulares, conforme a cota permitida. A partir das restrições há três meses a demanda gerada no inverno cresceu e com isso também intermediadores de venda. ANATER percebe que as empresas de Bernardo de Irigoyen precisam escoar estes produtos e na região existem compradores em potencial. A maioria das apreensões foi em carreiros e proximidades da aduana de cargas.
Penas brandas atraem cada vez mais pessoas envolvidas na importação ilegal de mercadorias. O delegado da Polícia Federal, MARCIO ANATER esclareceu que para contrabando existe prisão em flagrante, mas, para o crime de descaminho a lei é mais leve e em poucos casos resulta em detenção. Ele revela que a prisão ocorre quando existe sonegação de impostos acima de 20 mil reais. Para isso, a carga precisa estar avaliada em mais de 40 mil ou então nos casos de reincidência. Ainda existe opção de pagamento de fiança. Cerca de 70 por cento das ocorrências vão apenas para Receita Federal. MÁRCIO considera que uma alternativa para reduzir os índices é a descapitalização dos grupos com a perda dos veículos e das cargas. O delegado reconhece que a qualidade do vinho argentino e chileno também são fatores que geram essa procura, e como não há oferta no Brasil, ocorre a compra ilegal. O delegado está na região há 14 anos e garante que o problema sempre ocorreu.
Polícia Civil de Anchieta recebe denúncias de crimes relacionados ao auxílio emergencial. O delegado da comarca, LEONARDO ZAMBELLI, afirma que houve casos de pessoas que receberam o valor de 600 reais do governo federal na primeira parcela. No entanto, ao sacar a segunda parcela foi constatado que o valor já havia sido retirado. A suspeita é que o cartão da conta tenha sido clonado. O delegado esclarece que o primeiro passo é fazer contato com a caixa econômica federal e em seguida com a Polícia Civil que repasse o caso também para Polícia Federal. Ele revela que cada vez mais cresce o número de golpes pela internet. Citou inclusive os falsos leilões. Na sexta-feira a delegacia recebeu denúncia de que um equipamento da prefeitura de Anchieta estaria num site de leilão, porém, a oferta é falsa.
Advogado é condenado por revelar identidade de colaborador. Um advogado de SMOeste foi condenado a seis meses e 20 dias de reclusão, em regime aberto, pelo crime de revelação de identidade de colaboradores por duas vezes. Outras quatro pessoas foram sentenciadas pelo crime de coação no curso do processo. Somadas, essas outras penas chegam a 10 anos, três meses e 20 dias de reclusão em regime aberto. O magistrado da Vara Criminal da comarca local aplicou ainda multa aos cinco réus. Eles foram acusados de divulgar, em redes sociais, trechos de vídeo gravado durante depoimento de colaboração premiada, em que as testemunhas relataram o envolvimento do cliente do advogado em um crime. Valendo-se de sua profissão, o jurista acessou o processo e extraiu os vídeos em que os colaboradores citavam seu cliente. As imagens também foram utilizadas para ameaças a familiares dos colaboradores. Cabe recurso da sentença.