O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 13 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é 10 graus. Umidade relativa do ar 75 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A Índia admitiu nesta quinta-feira que seguiu o gesto da China no envio de forças militares na fronteira disputada entre os dois países no Himalaia, após um confronto entre seus dois exércitos em meados de junho. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Índia, os dois lados permanecem mobilizados em grande número na região, enquanto os contatos militares e diplomáticos para tentar resolver a crise continuam. Os dois países vizinhos negaram a responsabilidade pelos confrontos de 15 de junho na região de Ladakh , no norte da Índia, que resultaram na morte de pelo menos vinte pessoas nas fileiras do exército indiano e em perdas não quantificadas do lado chinês.
A Organização Mundial da Saúde afirmou ontem que o número de contágios pelo novo coronavírus voltou a subir na Europa, após flexibilização progressiva das regras de isolamento, adotada pela maioria dos países europeus. A agência alertou para a possibilidade de uma segunda onda da covid-19 e o impacto que ela teria nos sistemas de saúde. Na semana passada, a Europa registrou um aumento no número de casos semanais pela primeira vez em vários meses. De acordo com o diretor da OMS para a Europa, HANS KLUGE, a aceleração da transmissão registrou um aumento significativo das infecções em 11 países e que, se não for controlado, deixará novamente os sistemas de saúde na Europa à beira do abismo.
Um tribunal da Turquia condenou 121 pessoas à prisão perpétua nesta sexta-feira, após um julgamento relacionado com o fracassado golpe de 2016, seguido por expurgos de magnitude sem precedentes. Dos 121 réus, 86 foram condenados à prisão perpétua "agravada", uma sentença mais severa em termos de detenção, ao final deste macroprocesso, conhecido na Turquia como "o julgamento do Comando Geral da Gendarmaria". A tentativa de golpe ocorreu em 15 de julho de 2016 na Turquia e foi conduzida por militares contrários ao presidente RECEP TAYYIP ERDOGAN. Naquele anos as Forças Armadas fecharam os acessos à capital, Ancara, e à maior cidade, Istambul, mas a ação foi contida pelo governo.
O Senado decidiu nesta quinta-feira adiar para a próxima terça-feira a votação do projeto com medidas relacionadas à disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. Durante a sessão, senadores contrários e favoráveis ao texto alegaram que não tiveram tempo de ler o parecer do relator, ANGELO CORONEL, cuja última versão foi apresentada minutos antes do início da sessão. Defensores da proposta dizem que o texto combate as fake news. Os contrários ao projeto afirmam, no entanto, que a redação pode provocar censura na internet e risco à privacidade. O projeto é de autoria do senador ALESSANDRO VIEIRA, mas a versão em análise foi apresentada por ANGELO CORONEL, presidente da Comissão Parlamentar Mista que investiga a disseminação de conteúdo falso.
O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta quinta-feira por meio de uma rede social a nomeação do professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI DA SILVA para o cargo de ministro da Educação. Ele sucederá ABRAHAM WEINTRAUB, que, após 14 meses, anunciou demissão na semana passada para assumir um posto de diretor representante do Brasil no Banco Mundial, em Washington. Oficial da reserva da Marinha, CARLOS ALBERTO DECOTELLI DA SILVA atuou como professor da Escola de Guerra Naval, no Centro de Jogos de Guerra, e presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação entre fevereiro e agosto do ano passado. Depois, passou para a Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação. Decotelli é bacharel em Economia, doutor pela Universidade de Rosário na Argentina e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.
Os estados compraram seis mil 998 respiradores pulmonares durante a pandemia de Covid-19, mas apenas três mil e 88 foram entregues até o momento. Apenas 44 por cento dos equipamentos foram entregues. As informações oficiais foram obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação e com as assessorias das secretarias estaduais da Saúde. Os dados são os mais atualizados disponíveis, referentes ao fim do mês de junho. Na maioria dos estados, a compra de respiradores é apurada pelo Ministério Público de Contas. Grupos especiais de trabalho e forças tarefas foram criados nos Tribunais de Contas dos Estados. Há processos e auditorias em andamento, que já resultaram, inclusive, na rescisão de contratos em alguns estados. Funcionários das secretarias também foram presos, como no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.
A pesquisa nacional Panorama PMEs: impactos da Covid apurou que em Santa Catarina 20 por cento das micro e pequenas empresas tiveram impacto positivo de receita em função da pandemia. Este foi o melhor resultado do Brasil nesse indicador, que teve uma média de 13 por cento de empresas com impacto positivo. O levantamento, realizado pela Resultados Digitais e a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, apurou também que 80 por das empresas tiveram redução de receita e que quase 50 por cento informaram que se a crise não melhorar até o final do ano, terão que fechar as portas. Quanto a quadro de pessoal, 41 por cento disseram ter realizado demissões em função da crise da pandemia e 75 por cento das empresas adotaram home office.
O governo de Santa Catarina informou nesta quinta-feira que o decreto de estado de emergência fitossanitária por parte do Ministério da Agricultura sobre a nuvem de gafanhotos que está na Argentina e avança sobre o Brasil reconhece um risco potencial, mas que considera pequena a chance de os insetos chegarem ao estado catarinense. Com o avanço da frente fria, a chuva mudou o rumo foi alterado e a nuvem deve permanecer na Argentina. O governo do estado monitora a situação e disse que está em contato com o Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar da Argentina, Ministério da Agricultura do Brasil e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Também informou que não há necessidade de ação preventiva por parte dos agricultores e pede que eles não usem agrotóxicos de forma indiscriminada, já que podem atingir insetos polinizadores.
Controladoria-Geral do Estado entregou nesta quinta-feira ao Ministério Público e à CPI dos respiradores o relatório da comissão interna que investigou a compra que custou 33 milhões aos cofres públicos do Estado. A CGE buscou identificar práticas que lesaram a administração do governo durante a negociação dos 200 equipamentos. O relatório apresenta indícios de "práticas de atos de improbidade" envolvendo dois ex-secretários do governo: DOUGLAS BORBA da Casa Civil e HELTON ZEFERINO da Saúde. O material também apontou infrações administrativas do atual secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. A entrega do relatório vem no mesmo dia em que a CPI dos respiradores aprovou um requerimento que pede o afastamento do chefe da Controladoria Geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA, do cargo. Os deputados defendem que o controlador não teria tomado medidas e precauções para evitar irregularidades na compra dos respiradores.
GLOBO-MANCHETES-SEXTA-26.06.20-MÁRCIA
IFSC define funcionamento de cursos técnicos. Conforme DANIEL CAROSSI – diretor do IFSC Campus São Lourenço do Oeste, foi feita uma reunião para definir como os cursos ficam daqui para frente. Se reuniram todos os membros do Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina. Foi decidido que as atividades presenciais de todos os 22 Campus do estado permanecem suspensas até 31 de julho.
Previsão de retorno das aulas presenciais do IFSC é três de agosto. Conforme o diretor, mesmo com as atividades presenciais suspensas, as aulas estão sendo feitas online. Frisa que ao retornarem vão oferecer uma revisão das atividades para quem não conseguiu ou teve dificuldade na modalidade remota. DANIEL salienta que o retorno não será de maneira normal, mas ainda seguindo protocolos de distanciamento e higienização. As instituições devem ainda medir a temperatura de todos os alunos que entram no Campus.
Busca para atingir meta de vacinação da gripe é constante. CATIA SCHAEFER - coordenadora da vigilância epidemiológica em São Lourenço do Oeste comenta que até o momento não atingiram a meta em todos os grupos. Ela informa que o grupo que mais participou, chegando a 95 por cento, foram os idosos acima de 60 anos. Como em outros anos, o grupo das crianças foi o que menos compareceu para se imunizar.
Vacina não previne a covid-19, mas ajuda no diagnóstico de outras influenzas. Conforme a coordenadora, ainda não há informações se as doses da vacina da gripe, serão liberadas também para as pessoas que não pertencem a nenhum dos grupos prioritários. CATIA lembra que a campanha segue até a próxima terça-feira. A esperança é de que os números melhorem e a meta seja atingida em todos os grupos.
Marmeleiro chega a 57 casos de Covid-19. O prefeito do município JAIMIR GOMES, relata que ontem, três novos casos foram confirmados, totalizando 57. Destes, 26 pacientes estão recuperados, 31 em recuperação, 69 casos suspeitos, 123 descartados e 194 em monitoramento. Dos 57 casos confirmados, quatro pessoas seguem internadas em leitos clínicos no hospital em Francisco Beltrão e um paciente permanece na UTI em Pato Branco. Os demais casos, continuam em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela equipe da Saúde do Município.
Juntos: Ministério Público, Prefeitura e Polícia Militar adotam novas medidas de enfrentamento ao coronavírus. O prefeito JAIMIR, relata que após uma reunião, teve início ações efetivas de combate e punição a condutas de pessoas que continuam realizando aglomerações em residências e comércios em Marmeleiro. Somente no fim de semana a Polícia Militar e o setor de fiscalização do município, realizaram diversas abordagens que resultaram em Boletins de Ocorrências e Termos de Constatação de infração administrativa. Os documentos foram encaminhados ao Ministério Público que imediatamente ofereceu denúncia contra os responsáveis pelos locais, por crime contra a saúde pública.
Os locais autuados foram um bar no centro, uma residência na Linha São Francisco e outra na Linha Água Branca. Conforme o chefe do executivo em Marmeleiro, outros procedimentos estão sendo encaminhados e novas denúncias serão oferecidas. GOMES, ressalta que além de responder criminalmente pela conduta, a prefeitura irá autuar os infratores, sendo que as multas aplicadas variam de 500 a mil reais, e em casos de comércios poderão ter seu alvará suspensos. Polícia Militar, Ministério Público e Prefeitura solicitam à população que continuem denunciando aglomerações e desrespeito ao Decreto Municipal. Para isso, podem utilizar os canais institucionais e telefones de cada órgão.
Programa Terra Boa distribui Calcário aos agricultores. ELAINE BAGGIO - extensionista da Epagri, conta que a cota de São Bernardino já foi encerrada nesse ano, e as entregas que ainda não foram feitas devem acontecer nos próximos dias. Segundo ela, agora em 2020, em São Bernardino via cooperativa foram distribuídos cerca de quatrocentas e cinquenta toneladas de calcário, e direto ao produtor cerca de 180.
Análise de solo é exigida de quem desejar ter acesso ao Programa Terra Boa. Conforme ELAINE, além da análise, para o agricultor ter acesso a esse benefício, é exigido que não esteja em débito com o do governo do estado. Ele também deve fazer parte do Pronaf ou trabalhar com melhoria de pastagens. ELAINE, cita que embora a cota de distribuição de calcário em São Bernardino, já tenha sido atingida nesse ano, não quer dizer que agricultores não devam encaminhar a análise do solo. Ela tem validade de dois anos, e além disso, o produtor fica com o nome na lista de espera para o próximo ano.
30 toneladas de calcário é o limite por agricultor. ELAINE BAGGIO, destaca que esse limite foi discutido em reunião e para conseguir atingir mais produtores, foi determinado junto com o Conselho de Agricultura que a quantidade será de no máximo 16 toneladas por propriedade. Essa quantia equivale a uma carga de caminhão. A extensionista ainda informa aos produtores, que já podem procurar o escritório da Epagri para emitir as autorizações de retirada do programa troca-troca de sementes de milho.
Eleições 2020. Senado aprova adiamento das eleições municipais. O primeiro turno foi marcado para 15 de novembro, e o segundo dia 29. DANIEL CORREIA – Chefe do Cartório Eleitoral de Campo Erê, faz uma observação: É preciso haver aprovação pela segunda vez, agora pela Câmara Federal. Ele acredita que essas alterações irão realmente acontecer por causa da pandemia. De acordo com especialistas, em novembro o vírus estará bem mais controlado e haveria menos riscos de infecções a população.
Próximo prazo importante no calendário eleitoral é para prestação de contas dos partidos que ainda não o fizeram. Eles tem até o fim do mês para regularizar a situação, caso contrário, ficarão sem o fundo partidário. As convenções partidárias devem ter datas alteradas. Conforme o Chefe do cartório, Campo Erê tem 15 partidos regularizados na Justiça Eleitoral: AVANTE, DEMOCRATAS, MDB, PATRIOTA, PDT, PL, PODEMOS, PP, PROS, PSB, PSD, PSDB, PSL, PT e SOLIDARIEDADE. Palma Sola está com 8 agremiações ativas: MDB, PDT, PL, PP, PSD, PSDB, PSOL e PT.
Chefe do cartório revela que o município de saltinho tem 7 partidos vigentes. São eles: MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSDB e PT. Conforme DANIEL CORREIA, São Bernardino, por sua vez tem 8 partidos regularizados: CIDADANIA, DEMOCRATAS, MDB, PL, PP, PSD, PSDB e PT. O cadastro eleitoral está fechado desde 6 de maio e por isso não é possível fazer novos títulos e nem transferir eleitores entre os municípios. O Cartório Eleitoral atende a população pela internet. Por esse meio, eleitores podem receber atendimento.
Para a pessoa saber se vai poder votar deve entrar no site do TRE. Se o título estiver cancelado, tem que esperar passar as eleições para poder regularizar o cadastro. CORREIA destaca que Saltinho passou por revisão do eleitorado e quem não compareceu ao cartório, teve o título invalidado. Nesse caso a pessoa deve acessar seguidamente o site para verificar se sua situação mudou. A Lei Eleitoral proíbe várias condutas aos agentes políticos no período de 3 meses antes das eleições. Objetivo é não deixar afetar a igualdade de oportunidades.
Três meses antes das eleições não se pode nomear ou exonerar servidores. Não é permitido também dificultar o exercício do trabalho. Pré candidatos não podem comparecer a inaugurações de obra. Se não cuidar, observa DANIEL CORREIA, a pessoa pode por em risco sua candidatura. Ele aproveita para pedir a quem tiver disponibilidade, que se cadastre como mesário voluntário. O Cartório Eleitoral atende de segunda a sexta feira pelo telefone 3655 1225.
Município tem várias obras em fase de conclusão. Quem informa é ADELI RIFEL – prefeito em São Bernardino. Ele cita o trabalho que está sendo feito na Praça Central, que já está quase concluído. O asfalto no Bairro Scheid que também está em fase final. Comenta ainda as calçadas padronizadas nas principais ruas da cidade. Outro projeto que está sendo executado éiluminação com lâmpadas de Led, para as ruas do município. RIFFEL, menciona também a construção de dois barracões na área industrial de São Bernardino, para instalação de novas empresas.
É preciso fortalecer as forças políticas que defendem o agronegócio; O interior deve ser respeitado. É o que defende o deputado CELSO MALDANER. Salienta que no início da pandemia nossa região foi muito prejudicada. Para ele, 2020 é um ano perdido para a economia. Falando sobre eleições, o deputado diz que defende a unificação geral; a população elegendo desde vereador até presidente da república de uma só vez, a cada 5 anos. Eleição a cada 2 anos custa bilhões de reais aos cofres públicos, justifica.
MALDANER não acredita que a proposta de unificação das eleições passe no Congresso Nacional. Ele explica que tem muitos deputados estaduais e federais e senadores que querem concorrer ao cargo de prefeito, em grandes cidades. O fim da reeleição também é uma ideia defendida pelo parlamentar. CELSO crê que as eleições deste ano vão mesmo ocorrer no dia 4 de outubro em primeiro turno.
PM encontra autores de furto. A Polícia Militar de Renascença identificou os autores de um furto de veículo, que foi encontrado sábado, antes mesmo que o proprietário percebesse o furto. Os autores, dois menores e um maior de 18 anos, foram identificados através das câmeras de segurança da cidade. Um dos menores tem diversas passagens criminais por Santa Catarina. As imagens e a identificação dos envolvidos foram encaminhadas para a delegacia da Polícia Civil de Marmeleiro.
Polícia prende foragido da justiça. A Polícia Militar de Francisco Beltrão estava averiguando uma denúncia do paradeiro de um foragido da Justiça na noite de ontem. Quando o suspeito se aproximou do local esperado, avistou a viatura e fugiu. Na casa dele foi encontrado um tablete de maconha com 646 gramas, uma balança de precisão, um rolo de papel, 45 gramas de crack enroladas em papel alumínio e um rádio HT sintonizado na frequência utilizada pela Polícia Militar. A droga e objetos foram apreendidos e encaminhados para a 19ª Subdivisão de Polícia.
Veículos colidem de frente na SC-480 e motoristas ficam feridos. Foi um Corsa, dirigido por um homem de 38 anos, e um Gol, conduzido por um homem de 33 anos. A Polícia Militar Rodoviária registrou a ocorrência por volta das 13 horas e 15 minutos em Jupià. Segundo os policiais, os condutores tiveram lesões leves e nos veículos foram registrados danos de grande monta.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.