-GUEDES DIZ QUE REFORMA TRIBUTÁRIA SERÁ SIMPLES E QUE É DIFICIL ALGUEM SER CONTRA
-AUXILIO EMERGENCIAL DE SANTA CATARINA TERÁ AUMENTO DE VALOR
-VEREADORES PEDEM LIBERAÇÃO DA PARTE ANTIGA DO CEMITÉRIO DO SANTA RITA
-AMEOSC VAI AUMENTAR PUNIÇÃO PARA QUEM NÃO SEGUIR MEDIDAS SANITÁRIAS
-NÚMERO DE NOVOS CASOS DE COVID AUMENTA 7,5% POR CENTO EM UMA SEMANA
-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA QUATRO MORTOS NA SC 163
-MOTOCICLISTA MORRE EM OUTRO ACIDENTE NA MESMA RODOVIA NESTA MANHÃ
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os Estados Unidos e outros países pediram à Organização Mundial da Saúde, nesta terça-feira, quecontinue a investigação sobre a origem da Covid-19. O assunto foi uma das pautas da Assembleia Mundial da Saúde, que começou na segunda-feira e reúne os 194 membros da OMS. O pedido é para que ocorra uma "investigação sólida, completa e comandada por especialistas sobre as origens da Covid-19". Outros países, incluindo Austrália, Japão e Portugal, expressaram posições similares. Existe uma duvida sobre a independência de Pequim que fez um estudo sobre a origem da doença.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, terão sua primeira cúpula no próximo mês em Genebra. A reunião na suíça será no dia 16 de junho. Segundo a secretaria de comunicação da Casa Branca, BIDEN e PUTIN vão debater toda a gama de assuntos urgentes para restaurar a estabilidade da relação entre Estados Unidos e Rússia. O Kremlin confirmou o encontro e disse, em um comunicado, os presidentes vão discutir "questões de estabilidade estratégica", assim como "a resolução de conflitos regionais" e a pandemia da Covid-19.
O México enviará para a Argentina, neste fim de semana, o primeiro lote de vacinas AstraZeneca fabricadas em conjunto, após um acordo assinado em agosto de 2020.
A produção de 800 mil doses para cada país ficou a cargo de um laboratório argentino responsável pela fabricação do princípio ativo e de um mexicano que embalou e fiscalizou o medicamento. Os dois países firmaram um acordo para produzir em conjunto cerca de 150 milhões de vacinas AstraZeneca, mas a fabricação sofreu atrasos significativos devido à escassez de suprimentos para embalagens no México.
A Caixa Econômica Federal libera nesta quarta-feira o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial para aproximadamente dois milhões e 400 mil trabalhadores informais nascidos em setembro. Serão injetados cerca de 500 milhões de reais para esse público inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e no site ou aplicativo da Caixa. O saque em dinheiro para o grupo só poderá ser realizado a partir do dia 14 de junho. Os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. Os beneficiários também conseguem movimentar os recursos usando o Caixa Tem na rede lotérica de todo o Brasil.
A Pfizer anunciou nesta terça-feira o início de testes clínicos no Brasil para medir a eficácia e segurança da sua vacina contra a Covid-19 em gestantes. O estudo será realizado com 200 grávidas acima dos 18 anos e saudáveisem quatro centros de pesquisa pelo País. O objetivo do estudo é medir a segurança nas mães e nos bebês e os efeitos da vacina desenvolvida em parceria com a BioNTech, após intervalo de 21 dias entre a aplicação das duas doses. O levantamento também vai investigar a possível transferência de anticorpos para o feto e monitorar os recém-nascidos por aproximadamente seis meses.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta terça-feira, durante evento promovido por um banco de investimentos em São Paulo, que a reforma tributária do governo será simples e que será “difícil alguém ficar contra”. Na segunda-feira, GUEDES e os presidentes da Câmara e do Senado chegaram a um acordo sobre a tramitação da reforma. Ficou definido que o Senado vai analisar, entre outros pontos, a nova proposta de Refis, um programa de renegociação de débitos tributários de empresas com descontos nos valores das dívidas e mudanças no ICMS e ISS. A Câmara dos Deputados vai analisar mudanças nos impostos federais, como Imposto de Renda e a unificação do IPI, PIS e Cofins em alíquota única de 12 por cento.
As prefeituras de Santa Catarina querem mudar a ordem de vacinação. Os secretários municipais de saúde defendem que o critério seja por faixas etárias e não por grupos prioritários. A posição será defendida nesta quarta-feira pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina a partir das duas horas da tarde na reunião da Comissão Intergestores Tripartite do SUS, em Brasília. As prefeituras acreditam que a medida facilita a gestão e também o entendimento por parte da população. A imunização contra Covid-19 chegará a mais quatro grupos prioritários em Santa Catarina: professores da educação especial, moradores de rua, presos e funcionários do sistema prisional. Essas categorias devem começar a ser imunizadas ainda nesta quarta-feira em algumas cidades do Estado.
Santa Catarina atingiu nesta terça-feira a menor fila de espera por leitos de terapia intensiva por covid em quase três meses. São 22 pessoas aguardando por uma vaga, menor índice desde pelo menos tres de março, quando a Secretaria de Estado da Saúde passou a divulgar diariamente o indicador em detalhes. São nove pessoas esperando por um leito em hospitais do Meio-Oeste, nove na região Norte, tres no Sul e um na Serra. Já Oeste, Vale e Foz do Itajaí e a Grande Florianópolis não apresentam filas por UTIs. Apesar do número positivo, a situação da pandemia em Santa Catarina ainda gera preocupação na secretaria estadual de saúde. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou nesta terça-feira que há receio de que o pior da pandemia esteja por vir.
O auxílio emergencial de Santa Catarina terá um valor maior e vai atingir mais pessoas do que havia sido previsto incialmente. As famílias vão receber 900 reais em três parcelas. Além disso, das 62 mil famílias que seriam beneficiadas, o programa agora vai atender 67 mil. O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA vai encaminhar a mudança no auxílio hoje à Assembleia Legislativa. O projeto será chamado de SC + Renda.
Serão beneficiados pelo pagamento famílias do Cadastro Único e do Benefício de Prestação continuada (BPC), que não receberam nenhum auxílio do Governo Federal, além de pessoas desempregadas nos setores ligados à alimentação, alojamento, promoções, eventos e turismo. MOISÉS também incluiu pessoas que trabalhavam no transporte coletivo e que perderam seus empregos.
Um pequeno público participou da Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio na manhã de hoje em Guaraciaba. Em razão da pandemia do coronavírus, a comunidade organizou apenas a parte religiosa do evento, sem a festa com almoço. Algumas pessoas foram a pé para o santuário que fica as margens da BR 163, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. A primeira celebração do dia foi as seis horas da manhã. A segunda, com transmissão da Rádio Peperi começou as 10 horas. A ultima missa está marcada para as seis horas da tarde. As fotos do evento estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O Sine tem cinco mil 796 vagas de emprego em 61 cidades do Estado. Mais uma vez, a região de São Miguel do Oeste é a que tem o maior numero de ofertas de trabalho. A agencia local do Sine tem 802 vagas disponíveis. O número representa quase cerca de 15 por cento do total de vagas ofertadas no Sine em todo o estado. Os salários variam e as oportunidades são voltadas para pessoas com ou sem experiência, para nível superior, médio e fundamental. Os interessados em obter mais informações devem ir até o Sine que fica no prédio do Ceja, ao lado do posto de saúde do centro ou através do site do Sine na internet.
A Fiesc promove até a próxima sexta-feira mais uma edição da semana da indústria, neste ano apenas com eventos online em razão da pandemia do coronavírus. Trata-se de um evento tradicional do calendário da FIESC que valoriza a contribuição do setor ao desenvolvimento do estado. Na região, o SESI SENAI de São Miguel do Oeste realizou, na manhã desta quarta-feira, a abertura da semana da indústria no extremo-oeste. O evento de hoje foi uma vídeo conferencia com os alunos da escola do Senai conectados com o vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele falou sobre a trajetória na indústria, o significado do setor para a economia catarinense. Outro ponto foi a contribuição dos jovens para o segmento.
A semana da indústria da Fiesc na região terá mais dois eventos amanhã e sexta-feira. Na quinta-feira, a palestra virtual será com o empresário do ramo têxtil e ex-presidente do Sindivestuário, IIRTON LAMB. Ele vai abordar a atuação das empresas do setor, demanda por mão de obra qualificada atual e futura e oportunidades profissionais no segmento têxtil. Na sexta-feira, as sete horas da noite, ocorre o encerramento da semana com o coordenador de Educação Profissional do SENAI, WILLI SOBOTKA e a coordenadora da Faculdade SENAI, JOSIANE BETAT. Eles vai falar sobre o ensino e qualificação profissional para a indústria. A atividade, também online, é direcionada aos alunos e pais do Ensino Médio do Oeste e Extremo-Oeste.
A indústria tem uma participação cada vez mais importante para a economia catarinense e regional. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que a participação do setor no PIB catarinense é maior do que a média dos outros estados. KIST comentou que a durante a pandemia, o setor foi um exemplo para o restante do pais, mantendo a produção, gerando emprego e renda. O empresário lembrou que a indústria vem mantendo, por exemplo, o saldo positivo de empregos com carteira assinado no estado e na região desde o ano passado. Ele projetou, inclusive, um fortalecimento e crescimento do setor industrial no extremo-oeste.
A Câmara de Vereadores aprovou uma moção de apelo para que o estado instale um centro administrativo no local do antigo Deinfra, no centro da cidade. O pedido é do vereador VAGNER PASSOS do PSL. A intenção, de acordo com ele, é reunir, no mesmo prédio, os vários órgãos do governo estadual que atualmente estão em vários endereços. O vereador comentou que o estado tem um gasto de cerca de cem mil reais com aluguel e uma estrutura de mais de dois mil e 500 metros quadrados no centro da cidade em desuso. O antigo Deinfra fica ao lado da estação rodoviária, na Rua Santos Dumont, e poderia abrigar os órgãos do governo estadual como a Gerência Regional da Saúde, o IGP e o IMA.
Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira, o projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Direitos do Idoso. O objetivo é facilitar a captação, o repasse e a aplicação dos recursos destinados para ações de atendimento à pessoa idosa. O texto prevê que o Fundo terá programas, dotações orçamentárias e recursos financeiros ativos. Os valores do fundo podem ser usados para projetos, programas e ações de proteção e promoção da pessoa idos nos diversos setores, como saúde, educação, cultura, esporte e lazer. A gestão do fundo ficará com o município. O projeto foi aprovado ontem à noite por unanimidade.
Na sessão ordinária desta terça-feira, que mais uma vez por videoconferência, os vereadores também aprovaram um requerimento de informações sobre o cemitério do bairro Santa Rita. O documento, assinado pelos vereadores NINI SCHARNOSKI, CARLOS AGOSTINI, CRIS ZANATTA, GILMAR BALDISSERA e MARIA TEREZA CAPRA questiona porque a parte antiga do cemitério está interditada. O local foi ampliado recentemente, mas o espaço antigo não está sendo usado para sepultamentos. Os vereadores também querem saber que providencias o município adotou ou vai tomar para a liberação do local. O requerimento será encaminhado ao secretário de Urbanismo.
O município abriu o prazo para inscrições no PIT – programa de iniciação ao trabalho. A ação é voltada para pessoas com idades entre 14 e 24 anos. O curso terá duração de 30 horas. Serão 10 encontros de três horas, uma vez por semana. O objetivo é preparar adolescentes e jovens adultos para o ingresso no mercado dentro do programa Jovem Aprendiz. A inscrição pode ser feita no Cras de referência da pessoa: o CRAS Um fica no Bairro São Luiz, junto ao CAIC e o CRAS Dois é no Bairro São Gotardo, porão do Posto de Saúde. A inscrição também pode ser feita no CREAS, localizado na Salgado Filho, próximo ao SENAC. Os telefones são para outras informações são o 3631-2099, 3631-2040 ou 3631-2056.
Os jovens que participam de programas sociais do município terão preferência na seleção para as aulas do PIT. A informação é da secretária de Assistencia Social, ANDREIA REBELATTO. Ela explicou que o programa de iniciação ao trabalho é uma parceria do município com o CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola. Em razão da pandemia, as aulas vão acontecer de forma 100 por cento online nas sextas-feiras à tarde. O curso vai começar no dia primeiro 18 de junho. Para fazer a inscrição é necessário apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência e um número de telefone celular, pois será criado grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação entre os participantes.
O coordenador do Movimento Pró-Ponte entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI, esteve reunido com o prefeito WILSON TREVISAN nesta terça-feira. O encontro, na prefeitura de São Miguel do Oeste, contou com a participação de representantes da Facisc. O assunto foia mobilização regional em favor da construção de uma ponte interestadual entre os municípios de Itapiranga e Barra do Guarita. O prefeito TREVISAN reforçou que São Miguel do Oeste faz parte do movimento e está envolvida nessa luta. LOCATELLI disse que a coordenação do movimento está agendando encontros com parlamentares catarinenses e gaúchos a fim de aumentar ainda mais a força política em favor dessa demanda.
A secretaria de saúde retomou na manhã de hoje a vacinação contra Covid na praça Walnir Botaro Daniel. O atendimento começou as oito horas da manhã e vai até as quatro horas da tarde. A vacina estará disponível para todas as pessoas dos grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. Entre os públicos-alvo estão as pessoas com idade acima de 60 anos, pacientes transplantados, pessoas com Síndrome de Down, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, portadores de doença renal crônica em diálise e pessoas acima de 18 anos que comprovem alguma das comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde. Em nota, a secretaria lembrou que é necessário pelo menos 15 dias de intervalo entre a vacina contra covid e da gripe.
São Miguel do Oeste tem 199 pessoas com o vírus ativo. O número foi atualizado no boletim divulgado no final da tarde de ontem pela secretaria de saúde. Ontem, mais 33 pessoas tiveram o teste positivo para Covid. Outras 32 pessoas entraram para a lista de recuperados. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, foi confirmado mais um óbito provocado pela doença. Ao todo, são 269 mortes no Hospital desde o começo da pandemia no ano passado. A ocupação é de 23 pacientes confirmados na UTI, com taxa de 92 por cento. Na enfermaria, os oitos leitos de Covid estão ocupados.
A Ameosc realizou uma Assembleia Extraordinária ontem à tarde para analisar a evolução da pandemia da Covid-19 na região. A reunião foi coordenada pelo prefeito de Princesa e presidente da Ameosc, EDILSON WOLKWEIS e contou também com a participação da secretária de Saúde de São Miguel do Oeste e coordenadora do Colegiado Regional de Secretários da Saúde, GENI GIRELLI. O prefeito disse que o quadro geral voltou a preocupar após um breve período de estabilidade. Os prefeitos definiram na assembleia de ontem que haverá um aumento da fiscalização dos decretos em vigor. Além disso, os municípios vão endurecer as punições para quem não respeitar as medidas sanitárias. Por enquanto, não haverá a publicação de decretos locais mais restritivos.
O número de casos confirmados de Covid aumentou sete e meio por cento nos últimos 15 dias no extremo-oeste. O dado foi apurado pela Ameosc e divulgado na assembleia dos prefeitos desta terça-feira. O percentual de óbitos provocados pela doença também aumentou nesse período, chegando a seis vírgula 95 por cento. Nos últimos 30 dias, o total de casos confirmados de Covid na região teve um crescimento de 12 por cento, número maior do que a média estadual. O médico do Hospital Regional, MAURICIO PIACENTINI também participou da reunião dos prefeitos e fez um alerta: se os números continuarem crescendo, a região pode voltar a ter UTI’s lotadas e filas de espera para atendimento. Os prefeitos acertaram ontem que vão aguardar novas orientações do Centro de Operações em Emergências de Saúde, o Coes, antes de emitir possíveis novos decretos.
O homem suspeito de matar um rapaz a facadas no final de semana em Itapiranga se apresentou à polícia nesta terça-feira. O suspeito, de 52 anos, se apresentou por volta das cinco e meia da tarde na delegacia de Barra do Guarita no Rio Grande do Sul. De acordo com o delegado SANDRO MARCON, o homem alegou que o crime foi motivado por desavenças antigas entre ele e a vítima. O crime aconteceu no sábado a noite na Vila União, interior de Itapiranga. Após um desentendimento, um rapaz de 23 anos foi morto com golpes de facas. O irmão da vítima, de 21 anos, também ficou ferido. O suspeito, que se entregou ontem, foi preso e levado para a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.
Um motociclista morreu na manhã de hoje na SC 163. Por volta das sete horas da manhã, um idoso de 66 anos foi encontrado caído, ao lado da moto, em Cristo Rei, interior de São João do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando a equipe chegou no local, o motociclista estava sem os sinais vitais. A Polícia também foi chamada e fez o boletim de ocorrência como queda de motocicleta. Os bombeiros, no entanto, suspeitam de mal súbito, pois a vítima não possuía nenhum ferimento aparente. O idoso estava sem o capacete. A Polícia Civil vai apurar as causas da morte.
Uma colisão entre um caminhão e o Corsa matou quatro pessoas no começo da manhã de hoje na SC 163. O acidente aconteceu por volta das sete horas na Linha Cordilheira, interior de Itapiranga. Um caminhão carregado com ração foi desviar de um buraco na pista e colidiu em um veículo Corsa de Itapiranga que fazia o sentido o contrário. Os cinco ocupantes do carro eram trabalhadores da construção civil que estavam se deslocando para trabalhar em uma obra em Iporã do Oeste. Quatro morreram na hora. O motorista de 30 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Itapiranga com fratura no braço direito e em seguida levado ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O motorista do caminhão, um homem de 29 anos saiu ileso.