-GUEDES DIZ QUE REFORMA TRIBUTÁRIA SERÁ SIMPLES E QUE É DIFICIL ALGUEM SER CONTRA
-AUXILIO EMERGENCIAL DE SANTA CATARINA TERÁ AUMENTO DE VALOR
-LINHA PIRAPÓ PROMOVE 58ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
-MUNICÍPIO CONTRATA MÉDICA DERMATOLOGISTA
-PARCERIA ENTRE MUNICÍPIO E SEBRAE VIABILIZA CERTIFICAÇÃO CONTRA TUBERCULOSE E BRUCELOSE
-INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR DE DANÇAS FOLCLÓRICAS ENCERRAM NO FINAL DO MÊS
-IDOSO CAI DE MOTO E MORRE EM SÃO JOÃO DO OESTE
-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA QUATRO MORTOS NA SC-163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens.A temperatura pode chegar a 21graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 49centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os Estados Unidos e outros países pediram à Organização Mundial da Saúde, nesta terça-feira, quecontinue a investigação sobre a origem da Covid-19. O assunto foi uma das pautas da Assembleia Mundial da Saúde, que começou na segunda-feira e reúne os 194 membros da OMS. O pedido é para que ocorra uma "investigação sólida, completa e comandada por especialistas sobre as origens da Covid-19". Outros países, incluindo Austrália, Japão e Portugal, expressaram posições similares. Existe uma duvida sobre a independência de Pequim que fez um estudo sobre a origem da doença.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, terão sua primeira cúpula no próximo mês em Genebra. A reunião na suíça será no dia 16 de junho. Segundo a secretaria de comunicação da Casa Branca, BIDEN e PUTIN vão debater toda a gama de assuntos urgentes para restaurar a estabilidade da relação entre Estados Unidos e Rússia. O Kremlin confirmou o encontro e disse, em um comunicado, os presidentes vão discutir "questões de estabilidade estratégica", assim como "a resolução de conflitos regionais" e a pandemia da Covid-19.
O México enviará para a Argentina, neste fim de semana, o primeiro lote de vacinas AstraZeneca fabricadas em conjunto, após um acordo assinado em agosto de 2020. A produção de 800 mil doses para cada país ficou a cargo de um laboratório argentino responsável pela fabricação do princípio ativo e de um mexicano que embalou e fiscalizou o medicamento. Os dois países firmaram um acordo para produzir em conjunto cerca de 150 milhões de vacinas AstraZeneca, mas a fabricação sofreu atrasos significativos devido à escassez de suprimentos para embalagens no México.
A Caixa Econômica Federal libera nesta quarta-feira o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial para aproximadamente dois milhões e 400 mil trabalhadores informais nascidos em setembro. Serão injetados cerca de 500 milhões de reais para esse público inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e no site ou aplicativo da Caixa. O saque em dinheiro para o grupo só poderá ser realizado a partir do dia 14 de junho. Os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. Os beneficiários também conseguem movimentar os recursos usando o Caixa Tem na rede lotérica de todo o Brasil.
A Pfizer anunciou nesta terça-feira o início de testes clínicos no Brasil para medir a eficácia e segurança da sua vacina contra a Covid-19 em gestantes. O estudo será realizado com 200 grávidas acima dos 18 anos e saudáveis em quatro centros de pesquisa pelo País. O objetivo do estudo é medir a segurança nas mães e nos bebês e os efeitos da vacina desenvolvida em parceria com a BioNTech, após intervalo de 21 dias entre a aplicação das duas doses. O levantamento também vai investigar a possível transferência de anticorpos para o feto e monitorar os recém-nascidos por aproximadamente seis meses.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta terça-feira, durante evento promovido por um banco de investimentos em São Paulo, que a reforma tributária do governo será simples e que será “difícil alguém ficar contra”. Na segunda-feira, GUEDES e os presidentes da Câmara e do Senado chegaram a um acordo sobre a tramitação da reforma. Ficou definido que o Senado vai analisar, entre outros pontos, a nova proposta de Refis, um programa de renegociação de débitos tributários de empresas com descontos nos valores das dívidas e mudanças no ICMS e ISS. A Câmara dos Deputados vai analisar mudanças nos impostos federais, como Imposto de Renda e a unificação do IPI, PIS e Cofins em alíquota única de 12 por cento.
As prefeituras de Santa Catarina querem mudar a ordem de vacinação. Os secretários municipais de saúde defendem que o critério seja por faixas etárias e não por grupos prioritários. A posição será defendida nesta quarta-feira pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina a partir das duas horas da tarde na reunião da Comissão Intergestores Tripartite do SUS, em Brasília. As prefeituras acreditam que a medida facilita a gestão e também o entendimento por parte da população. A imunização contra Covid-19 chegará a mais quatro grupos prioritários em Santa Catarina: professores da educação especial, moradores de rua, presos e funcionários do sistema prisional. Essas categorias devem começar a ser imunizadas ainda nesta quarta-feira em algumas cidades do Estado.
Santa Catarina atingiu nesta terça-feira a menor fila de espera por leitos de terapia intensiva por covid em quase três meses. São 22 pessoas aguardando por uma vaga, menor índice desde pelo menos três de março, quando a Secretaria de Estado da Saúde passou a divulgar diariamente o indicador em detalhes.São nove pessoas esperando por um leito em hospitais do Meio-Oeste, nove na região Norte, três no Sul e um na Serra. Já Oeste, Vale e Foz do Itajaí e a Grande Florianópolis não apresentam filas por UTIs.Apesar do número positivo, a situação da pandemia em Santa Catarina ainda gera preocupação na secretaria estadual de saúde. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou nesta terça-feira que há receio de que o pior da pandemia esteja por vir.
O auxílio emergencial de Santa Catarina terá um valor maior e vai atingir mais pessoas do que havia sido previsto incialmente. As famílias vão receber 900 reais em três parcelas. Além disso, das 62 mil famílias que seriam beneficiadas, o programa agora vai atender 67 mil. O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA vai encaminhar a mudança no auxílio hoje à Assembleia Legislativa. O projeto será chamado de SC + Renda. Serão beneficiados pelo pagamento famílias do Cadastro Único e do Benefício de Prestação continuada (BPC), que não receberam nenhum auxílio do Governo Federal, além de pessoas desempregadas nos setores ligados à alimentação, alojamento, promoções, eventos e turismo. MOISÉS também incluiu pessoas que trabalhavam no transporte coletivo e que perderam seus empregos.
-DESCUMPRIMENTO DE MEDIDAS CONTRA COVID-19 PODEM RESULTAR EM MULTA DE MEIO SALÁRIO MÍNIMO
-LINHA PIRAPÓ PROMOVE 58ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
-MUNICÍPIO CONTRATA MÉDICA DERMATOLOGISTA
-PARCERIA ENTRE MUNICÍPIO E SEBRAE VIABILIZA CERTIFICAÇÃO CONTRA TUBERCULOSE E BRUCELOSE
-INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR DE DANÇAS FOLCLÓRICAS ENCERRAM NO FINAL DO MÊS
Municípios da Ameosc devem criar Associação dos Consórcios da Saúde. A associação irá envolver todos os municípios do estado catarinense, com objetivo de facilitar o debate entre prefeitos e governo estadual sobre a saúde. A informação é do presidente da CIS, JOÃO DE ANDRADE. O presidente comentou que União e Estado desenvolvem vários programas, mas ao repassar recursos para cada município o valor é mínimo. Outro objetivo para esta implantação está na busca de recursos, pois é de responsabilidade do estado aplicar na saúde, além de buscar destinação de ambulâncias e medicamentos. ANDRADE destacou ainda que no próximo dia primeiro haverá reunião para definir quem serão os diretores desta associação.
Descumprimento de medidas contra Covid-19 podem resultar em multa de meio salário mínimo. O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, enfatiza que a PM recebeu competência legal para fazer a fiscalização do cumprimento dos decretos estadual e municipal em relação ao coronavírus. Quando ocorre alguma denúncia, a polícia averigua e caso haja procedência, os indivíduos são responsabilizados. O comandante cita várias situações registradas no ano passado, quando alguns infratores inclusive responderam criminalmente, principalmente quem estava descumprindo o isolamento determinado pela Secretaria de Saúde. WOLF salienta que alguns casos foram decididos pela Justiça, no Fórum de Mondaí. Normalmente o responsável é condenado a pagamento de meio salário mínimo ou a 20 horas de serviço voluntário.
Conforme o sargento, pessoas condenadas por situações de descumprimento dos protocolos contra Covid em Iporã do Oeste, ocorridas no último ano, estão cumprindo penas. Outros casos ainda são analisados na Justiça. Além das pessoas com suspeita de Covid e que descumpriram o isolamento, a vigilância sanitária, junto com a Polícia Militar, identifica situações de não uso de máscara em local fechado, o que corresponde à multa de 500 reais, prevista no decreto estadual. MILTON WOLF destaca que a guarnição tem obtido resultados com o aumento do efetivo e também com a viatura nova. O reforço na estrutura e na guarnição, segundo ele, facilita o trabalho e confere mais segurança para quem está de serviço, além de diminuir os gastos.
A comunidade de Linha Pirapó, há sete quilômetros da cidade de Iporã do Oeste, reuniu fieis na manhã de hoje para a 58ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. A programação é alusiva ao Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da comunidade de Pirapó, tradicionalmente comemorada no dia 26 de maio. No ano passado a romaria ficou impossibilitada em virtude da pandemia. Já neste ano novamente não haverá festa, porém foi possível fazer a missa campal em frente à estátua de Nossa Senhora de Caravaggio. A celebração iniciou às 10h desta quarta-feira, com o padre OSNI DE SOUZA, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês. Conforme as ministras da comunidade de Pirapó, DENISE TONIN e ANDRESSA CAPELARI, a celebração ocorreu em local de amplo espaço, para atender às normas de distanciamento social. Também foi utilizado som potente para as pessoas acompanharem a celebração. Quem quisesse ainda poderia fazer procissão particular a partir do acesso à comunidade.
As ministras DENISE e ANDRESSA destacam que este foi um momento de agradecimento e oração pela saúde e paz. O clima também colaborou, com uma manhã ensolarada em Iporã do Oeste. Elas ressaltam para que as pessoas que sentem algum medo, que tenham fé na Nossa Senhora, pois tudo dará certo. A imagem da santa localizada no centro de Linha Pirapó foi adquirida após uma promessa de uma moradora. Há 55 anos, TEREZINHA VIDORI perdeu a visão de um dos olhos e para conservar o outro olho, fez a promessa de que doaria a estátua de uma santa, caso preservasse a visão. A sugestão da promessa foi do marido AUGUSTO. Em conversa com o padre VENDELINO SEIDEL, ele sugeriu que fosse a estátua de Nossa Senhora de Caravaggio. O padre comprou a estátua e a família fez a doação para a comunidade. Ainda hoje esta é a estátua usada nas procissões. Nossa Senhora de Caravaggio é um título dado à mãe de Jesus e Maria, que segundo a tradição católica, apareceu na localidade de Caravaggio, na região da Lombardia, província de Bérgamo, na Itália no ano de 1432.
Município contrata médica dermatologista. O atendimento desta profissional será no município de Mondaí, duas vezes por mês, na unidade de saúde. De acordo com o secretário de Saúde, GINTER DREHER, a médica dermatologista foi contratada em função da grande demanda deste atendimento no município. Antes, muitos pacientes precisavam ser levados para fora do município para que pudessem fazer consulta relacionada a problemas na pele, principalmente de câncer. Segundo DREHER, além das quatro equipes de ESF, Mondaí ainda disponibiliza pediatra de 40 horas e ginecologista que atende 30 horas semanais. Com a contratação da dermatologista, o atendimento será mais rápido, além de permitir que os problemas ou doenças relacionados à pele sejam identificados no início.
GINTER DREHER explica que após a consulta com o médico do ESF, se necessário, o paciente será encaminhado à médica dermatologista. Um dos motivos da contratação, conforme o secretário de Saúde, é que agora não existem mais consultas eletivas pelo SUS, em função da pandemia. Em relação à Covid-19, 12 pacientes estão com o vírus ativo em Mondaí. A Secretaria mantém o alerta, principalmente em virtude do aumento de casos na região.
Parceria entre município e SEBRAE viabiliza programa de certificação contra tuberculose e brucelose. Em reunião entre o município de Santa Helena e o SEBRAE na última semana foi discutida nova possibilidade para os agricultores obterem o selo de propriedade livre das duas doenças. Conforme o médico veterinário ANDRÉ JAUREGUY, ainda haverá outra reunião com o SEBRAE para definir como o programa será implantado. Ele reforça que a propriedade precisa ter dois exames negativos para brucelose e tuberculose de rebanho no primeiro ano para obter o certificado. Na sequência, é necessário fazer um exame do rebanho por ano. JAUREGUY comenta que o Extremo Oeste de SC tem a maior concentração de bovinos do estado e é onde está o maior número de focos das duas doenças, o que reforça a necessidade de cuidados. Ele reitera que muitos produtores têm medo de fazer os exames por achar que poderão encontrar algum animal infectado e ter prejuízos. Segundo o veterinário, esta versão não é plausível, pois se um animal estiver com alguma destas doenças, logo passa para outros, o que pode acabar afetando todo rebanho e assim causar perda maior.
Segundo o médico veterinário, estas doenças representam um perigo ainda maior porque podem ser transmitidas dos animais para as pessoas. Em relação aos exames, ANDRÉ JAUREGUY enfatiza que neste ano o SEBRAE vai custear 70 por cento do valor e o custo que fica por conta do produtor é de 15 reais por exame. JAUREGUY reitera que os produtores que constam na lista de interessados serão informados quando o programa estiver definido. O médico veterinário reitera que o município não pode gastar além do valor repassado pelo governo federal no ano passado, em atividades que não tenham relação direta à prevenção do coronavírus. A expectativa é de que no próximo ano a administração de Santa Helena encaminhe projeto de lei para a Câmara de Vereadores, de modo que o município ajude a custear o programa de certificação contra tuberculose e brucelose.
Inscrições para participar de danças folclóricas encerram no final do mês. O grupo de danças germânicas Liebe Zum Tanz, de São João do Oeste, disponibiliza página na internet, pela qual os interessados devem preencher formulário para participar das aulas de dança. As inscrições também podem ser feitas pelo site da prefeitura ou da Associação Cultural Alemã de São João do Oeste (ACASJO). De acordo com a coordenadora do Grupo Folclórico, LISETE LOTTERMANN, as inscrições encerram no dia 31 de maio. As atividades do Liebe Zum Tanz estão paralisadas há quase um ano e meio, em função da pandemia. LISETE enfatiza que tanto a coordenação do grupo folclórico, quanto os próprios dançarinos, aguardam ansiosos pelo retorno das atividades, que agora finalmente têm essa perspectiva.
A coordenadora lembra que devido aos protocolos relativos ao coronavírus, não foi possível retomar antes. Além de exigir movimentos, a dança folclórica germânica envolve contato direto com o parceiro. O grupo de danças alemãs oferece aulas para três categorias, consideradas de base, desde os três anos de idade: mirim, infantil e juvenil. Após o encerramento das inscrições, os participantes serão divididos entre as categorias disponíveis, de acordo com a idade de cada um, e em seguida serão definidas as datas das aulas. LISETE LOTTERMANN recorda que ano passado houve 85 inscrições, um número considerado muito bom. A média é em torno de 20 a 25 integrantes por categoria. Segundo a coordenadora do Grupo Liebe Zum Tanz, as danças são ensinadas por meio de coreografias, músicas cantadas e até brincadeiras. Todas as músicas utilizadas nas danças são cantadas na língua alemã, por se tratar de dança folclórica germânica.
LISETE LOTTERMANN defende que quanto antes é trabalhado o gosto pela dança, melhor para o desenvolvimento da criança, seja na coordenação motora ou no físico. Destaca que o ritmo da dança ajuda a pessoa a aprender outras atividades culturais, como música e canto. Segundo a coordenadora, nos tempos pré-pandêmicos o grupo reunia as três categorias numa mesma noite, numa sequência que começava com o mirim, o infantil e juvenil, e vice-versa. Segundo a coordenadora, todos os protocolos relativos à Covid-19 serão seguidos nas aulas. Os dançarinos deverão usar máscara e também aplicar álcool em gel.
Um dos principais desafios dos grupos de danças na região é em relação a peões/homens para formar os parceiros de dança. LISETE lembra que em épocas anteriores existia maior dificuldade para o Liebe Zum Tanz também neste sentido. O trabalho efetuado na base há vários anos reduziu esse problema. Ela observa que apenas na categoria juvenil, entre 12 e 16 anos, os meninos se esquivam um pouco das danças. O Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz participava de vários eventos antes da pandemia, com outros grupos de dança germânica, principalmente em SC e no RS. A principal programação organizada pelo grupo de SJO, em parceria com a ACASJO, prefeitura, Associação Empresarial e outras entidades, é a Semana Alemã, que em tempos normais ocorria em julho. A coordenadora LISETE LOTTERMANN estima que neste ano ainda não será possível promover eventos.
-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE HOMICÍDIO EM ITAPIRANGA
-IDOSO CAI DE MOTO E MORRE EM SÃO JOÃO DO OESTE
-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA QUATRO MORTOS NA SC-163
Policia Militar de São João do Oeste flagra homem com posse de drogas. Foi por volta 23 horas e 15 minutos de ontem, no centro da cidade. Os policiais realizavam rondas na Rua Santa Cruz, centro de São João do Oeste quando identificaram dois homens em atitude suspeita. Em revista pessoal e nas proximidades, foi localizado um cigarro de maconha. Os policiais deram voz de prisão a um dos homens que confirmou a propriedade do cigarro. Ele se comprometeu a comparecer em juízo, assinando os documentos necessários. Os dois foram liberados em seguida e a droga apreendida.
Briga de casal termina na delegacia. A Polícia Militar atendeu ocorrência de violência doméstica por volta das 13h de ontem, em Guaraciaba. A guarnição foi acionada devido a gritos de um casal e no local a mulher informou que foi segurada pelo pescoço e havia marcas de mordidas nas costas. O homem apresentava arranhões no rosto. Em virtude das versões dos fatos e das lesões, o casal foi conduzido para a delegacia de polícia.
Polícia prende suspeito de homicídio em Itapiranga. Crime ocorreu na noite de sábado, na Vila União, comunidade de Laranjeira, interior de Itapiranga. Um jovem de 22 anos foi assassinado com facada e seu irmão de 20 anos também ferido por facadas. O homem de 52 anos de idade, suspeito dos crimes, se apresentou por volta das 17 horas e 30 minutos de ontem na delegacia de Barra do Guarita, Rio Grande do Sul. Conforme o delegado SANDRO ZANCANARO, responsável pela investigação, o homem se apresentou acompanhado de advogado. Ele foi trazido para Itapiranga e apresentado na delegacia, onde foi preso e conduzido à Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.
Suspeito de homicídio em Itapiranga alega desavenças antigas com vítimas. O homem de 52 anos, preso ontem pelo assassinato de um jovem na noite de sábado teve um relacionamento com a mãe das vítimas. Em depoimento, o suspeito das agressões alegou que agiu em legítima defesa e que possuía desavenças antigas com as vítimas. Segundo o delegado SANDRO ZANCANARO a prisão preventiva foi decretada na tarde de domingo. O delegado também ouviu o jovem de 20 anos, que sobreviveu. Ele alegou os mesmos motivos para a briga. Informou ainda em depoimento que ele e o irmão que foi morto foram atacados a facadas. A Polícia Civil aguarda laudos de perícias que devem ser concluídos nos próximos dias.
Motociclista fica ferido em acidente no centro de São João do Oeste. Foi por volta das sete horas e 20 minutos de hoje, na Rua Santa Cruz, centro da cidade de São João do Oeste. A colisão envolveu um Ford KA e uma motocicleta Honda Biz, ambos de São João do Oeste. O motociclista de 32 anos sofreu lesões no joelho e ombro direito. O motorista do carro não teve ferimentos. A guarnição dos bombeiros de Iporã do Oeste atendeu a vítima e conduziu para atendimento médico.
Idoso cai de moto e morre em São João do Oeste. Foi por volta das 07h desta quarta-feira, no acesso à comunidade de Cristo Rei, interior de São João do Oeste, nas margens da SC 163. A guarnição dos bombeiros de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência. Foi encontrado um idoso de 66 anos, residente em Linha Cristo Rei, caído ao lado da motocicleta em um acesso a comunidade. A ocorrência foi registrada como queda de motocicleta e os bombeiros suspeitam de mal súbito, pois a vítima não possuía nenhum ferimento aparente. O capacete se desprendeu no momento da queda. Foi acionado o IGP para recolher o corpo que ficou ao lado da rua. O idoso foi identificado como JOÃO INÁCIO HENNICKA.
Colisão entre carro e caminhão deixa quatro mortos na SC-163. A colisão ocorreu por volta das 7 horas desta quarta-feira, na SC 163, em Linha Cordilheira, interior de Itapiranga. Um caminhão de transporte de ração com placas de Itapiranga fazia o sentido São João do Oeste a Itapiranga quando em uma curva, ao desviar de um buraco, perdeu o controle da direção e colidiu em um veículo Corsa de Itapiranga que fazia o sentido contrário. No Corsa havia cinco pessoas. Conforme as informações, eram trabalhadores da construção civil que estavam se deslocando ao trabalho em Iporã do Oeste. Quatro morreram na hora. O motorista de 30 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado pela ambulância do Samu ao Hospital de Itapiranga com fratura no braço direito e em seguida transferido ao Hospital de São Miguel do Oeste. O motorista do caminhão, de 29 anos, saiu ileso. O caminhão estava vazio no momento do acidente.
Familiares divulgam informações de vítimas de grave acidente na SC 163, no interior de Itapiranga. Filhas de IVO SANTOS MORAIS, 61 anos, procuraram a Rádio Itapiranga para anunciar o falecimento do pai ocorrido na colisão de um Corsa com um caminhão. Familiares também identificaram como vítimas do acidente na manhã de hoje, DOUGLAS DE SOUZA, 28 anos, JÚNIOR LIMAe VIANEI RASCH, 31 anos. Os nomes foram confirmados pela Polícia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste. Os corpos serão levados para o IML de Chapecó. O motorista do Corsa, CLEITO PETROLLI, 30 anos, está internado no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Participaram do atendimento da ocorrência, Corpo de Bombeiros de Itapiranga, SAMU, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e IGP.