ÁUDIOS
Show de Bola - Atalaia AM

Show de Bola Atalaia 26/05/2020

Produção do Departamento de Esportes da Rádio Atalaia, apresentação: Nilson Risso.

A Confederação Sul-Americana de Futebol retomou ontem o trabalho na sede presencial em Luque, no Paraguai. Após dispensar os funcionários para o trabalho de home office durante o momento mais agudo da pandemia do novo coronavírus, a entidade retomou o expediente normal e terá como objetivo principal planejar o retorno da disputa da Copa Libertadores e da Sul-Americana. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, fez a ressalva que apesar do interesse de propiciar a volta do futebol, a saúde pública está em primeiro lugar. Os torneios organizados pela entidade estão paralisados desde o começo de março e ainda não têm data para serem retomados. A pandemia mexeu até mesmo com a realização das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Os primeiros jogos seriam disputados no final de março e agora foram remarcados para setembro.

Em elaboração desde abril pela CBF, o protocolo nacional de volta ao futebol se inspira na liga alemã e terá regras rígidas para o dia do jogo em estádio. O documento prevê credenciamento, em lista elaborada por médico de cada equipe, de no máximo 40 pessoas permitidas para o local de jogo. Será responsabilidade dos clubes conferir o estado epidemiológico de cada um que chega ao estádio. O regulamento para os clubes trata também de cuidados no vestiário. Cada um deve usar máscaras e ficar o menor tempo possível dentro do vestiário. Sobre a arbitragem, a CBF, pretende fazer testes em todos profissionais envolvidos e, quer o VAR em funcionamento em suas competições. A proposta da CBF é de redução do número de testes antidoping. Ao invés de dois por time, um de cada equipe, para diminuir o número de envolvidos na sala de controle.

Após ter se recuperado de Covid-19 e passado por quarentena, o centroavante Diego Souza está de volta aos treinos do Grêmio. Como ficou três semanas sem trabalhar com os companheiros, Diego Souza fará uma espécie de pré-temporada nos próximos dias. Assim que igualar os níveis físicos, deverá ser reintegrado em um dos grupos que trabalham em turnos alternados no clube. O Grêmio tem treinado com três grupos de seis jogadores no período da manhã e outros três na tarde. A expectativa da Federação Gaúcha e dos clubes é que o Gauchão possa ser reiniciado a partir da segunda quinzena de julho ou início de agosto. Até lá, seguem os trabalhos individuais ou com o distanciamento social.

Com o corte de 30% em todas as áreas do clube, e que acarretou na demissão de 40 funcionários no começo do mês de maio, o Inter deverá economizar cerca de 4,5 milhões neste ano. A ideia é conter os impactos financeiros impostos pela Covid-19. Além da economia gerada pelas medidas adotadas, permitirão ao Inter entrar em 2021 melhor estruturado. O Inter criou também, o comitê de crise, que elaborou o plano 10 de medidas para Covid-19. O acordo com os jogadores para o pagamento de 6,1 milhões de direitos de imagem em 2021, a redução do orçamento em 25 milhões, o anúncio de que não haverá contratação de serviços e compras e a suspensão de qualquer tipo de novo investimento. O Clube também projeta que se considerar os cenários estudados, as perdas de receitas poderão ser de aproximadamente 100 milhões de reais.

O Grêmio oficialmente nega, mas já trabalha para confirmar a venda de Everton para o futebol europeu. O próprio presidente Romildo Bolzan Júnior afirmou recentemente que não travaria a carreira do atacante, que completou 24 anos em março, e admite a necessidade de fazer uma venda importante. A tendência é que o jogador seja transferido assim que a janela de transferências for aberta. A crise que assola todos os clubes brasileiros impõe o negócio. A negociação do atacante, um dos jogadores mais valorizados do futebol brasileiro na atualidade, amenizaria os impactos da crise no caixa. Há cerca de um mês, o Grêmio liberou Everton para acertar as bases de um possível futuro contrato com o Napoli, da Itália.

Após o final de semana de folga, o elenco do Inter se reapresentou aos treinamentos na manhã de segunda-feira. O grupo de Eduardo Coudet enfrentou o vento que sopra às margens do Guaíba com um trabalho que englobou musculação, troca de passes e cabeçadas no Centro de Treinamentos do Parque Gigante. Divididos em grupos e com o distanciamento necessário, os colorados passavam por uma rotina de exercícios físicos. Levantamento de peso, agachamento e abdominais. Em outra parte do gramado, os jogadores realizaram alguns trabalhos técnicos, com corridas, cabeceios e troca de passes. A tarde foi de descanso para o grupo, e hoje pela manhã mais trabalhos aconteceram. O Inter abre a quarta semana de treinamentos em meio à pandemia do coronavírus ainda sem data marcada para o retorno das competições.

Na noite de ontem, a caixa econômica Federal realizou o sorteio da Lotofácil concurso 1.971. Foram sorteadas as dezenas: 03 – 06 – 08 – 09 – 10 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 21 – 23 e 25. Não houve acerto e o premio acumulou em: 9 milhões de reais. E 417 aposta fizeram 14 dezenas, cada uma recebe: 2 mil e 81 reais. A Quina concurso 5.278 sorteou as dezenas: 06 – 24 – 35 – 48 e 63. Não houve acerto e o premio acumulou em: 3 milhões e 300 mil reais. E 58 apostas fizeram a quadra, cada uma recebe: 5 mil e 998 reais.

Morreu no início da tarde de ontem Oswaldo Alvarez, o Vadão, ex-técnico da seleção brasileira feminina de futebol e com passagens por São Paulo, Corinthians, Guarani, Ponte Preta, entre outros times. Vadão tinha 63 anos, ele lutava contra um câncer no fígado. Vadão também deixou sua marca em Santa Catarina, onde subiu para a Série A em 2007, e foi campeão catarinense em 2013 como técnico. Além da conquista do estadual, fez 15 partidas com o Tigre na Série A. A história na seleção brasileira feminina começou em abril de 2014, quando estava na Ponte e recebeu o convite da CBF. Em dois anos e sete meses durante o primeiro comando, colecionou conquistas: Copa América 2014, Torneio Internacional de Futebol Feminino 2014, Campeonato Internacional de Futebol Feminino de 2015, Jogos Pan-Americano de 2015, além do quarto lugar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Neste ano, ele foi escolhido pela FIFA o sexto melhor treinador do mundo de um time feminino.

O Figueirense divulgou ontem que não foi detectado nenhum caso de Covid-19 entre os atletas do elenco profissional, membros da comissão técnica e funcionários do CFT do Cambirela. Os exames e testes rápidos, foram aplicados na sexta-feira, num total de 60 pessoas. O clube ainda vai aplicar em mais 80 colaboradores o mesmo procedimento. A data ainda não foi definida, mas serão disponibilizados aos funcionários do setor administrativo do clube que trabalham no Orlando Scarpelli. Antes mesmo da testagem, os jogadores retomaram os treinos físicos presenciais no CFT do Cambirela, em Palhoça, na última semana. A expectativa é que nos próximos dias os trabalhos com bola também comecem, porém, isso só vai acontecer após os resultados de todos os exames do elenco profissional serem conhecidos.

Após os 37 testes rápidos aplicados em jogadores, membros comissão técnica e funcionários do clube darem negativo para Covid-19, o Joinville retomou ontem os treinos presenciais no CT do Morro do Meio. A novidade foi a divisão dos atletas em dois grupos de trabalhos. Seguindo o protocolo de saúde, o elenco do JEC cumpriu o roteiro programado pela comissão técnica. Foram criadas oito estações de treinamentos, o que deu o distanciamento necessário para a realização das atividades. Os trabalhos da semana visam recuperar o condicionamento físico. Todos os 17 jogadores presentes nos treinos no CT do Morro do Meio passaram pelo testes rápidos na última sexta-feira. O restante do elenco segue treinando em sessões comandadas virtualmente pela preparação física, na parte da manhã. O Joinville ainda aguarda o posicionamento do Governo de Santa Catarina sobre a possível retomada do estadual a partir de junho.

A Chapecoense confirmou a volta aos treinos presenciais para esta quarta feira após a divulgação dos resultados dos testes de Covid-19, realizados na semana passada. O clube informou, que uma funcionária e a mãe de um funcionário testaram positivo para o coronavírus, mas no elenco e comissão técnica todos os resultados deram negativo. A equipe realizou testes físicos ontem e, amanhã os atletas retomam efetivamente os trabalhos em grupo no CT Água Amarela.O clube afastou três profissionais que vão cumprir quarentena até a realização de novos testes. Segundo o clube, a volta aos treinos terá o rígido controle para manter a saúde dos envolvidos. Além da medição diária de temperatura, os jogadores serão divididos em grupos seis com horários alternados.

A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná confirmou ontem a liberação para a volta dos treinamentos físicos presenciais dos clubes de futebol profissional com calendário esportivo completo. A exigência é que sejam seguidos todos os protocolos de segurança, higiene e distanciamento social para evitar a proliferação do coronavírus no Estado. Em ofício encaminhado à Federação Paranaense de Futebol, a Secretaria da Saúde deixa claro que a permissão é válida somente para trabalhos físicos da categoria profissional, não valendo para atletas inscritos nas divisões de base dos clubes. Ainda de acordo com o texto, os treinamentos coletivos, em que há um agrupamento de atletas, ainda não tem data para ocorrer. O mesmo vale para a disputa de partidas oficiais, como o retorno do Campeonato Paranaense, que também devem aguardar deliberação posterior da secretaria.

A pandemia do novo coronavírus está preocupando os clubes de futsal da região Sudoeste do Paraná que disputam a Série Ouro do Campeonato Paranaense e a Liga Futsal Paraná. No caso de Pato e Marreco, tem também a Liga Nacional de Futsal. Serginho Schiochet, treinador do Marreco Futsal, afirma que essa parada não é bom pra ninguém. O Marreco começou a temporada no dia 10 de fevereiro, e tudo o que foi feito, principalmente na parte tática, está afetado. O técnico disse que o lado financeiro neste momento é o que menos interessa, e que depois dessa parada, não se sabe o que vai acontecer. O Pato está desde o dia 17 de março sem os trabalhos coletivos. A comissão ficou em Pato Branco, mas alguns atletas foram para casa, ficar com suas famílias. Se espera que no mês de agosto o futsal volte a jogar, afirma Sérgio Lacerda, técnico do Pato Futsal.

Na próxima quinta-feira, o futsal São Lourenço deve voltar às atividades. Os atletas foram convocados pela diretoria e estão em quarentena na cidade de São Lourenço do Oeste. Segundo o supervisor da equipe Marcio Werlang, na quinta-feira os atletas se apresentam para os trabalhos que num primeiro momento serão físicos. Marcio acredita que os campeonatos devem ter inicio entre meados de Julho e inicio de agosto. A equipe Lourenciana neste ano deve participar da Copa Santa Catarina, divisão especial e jogos Aberto de Santa Catarina.

O Departamento de Esportes de Saltinho segue com as atividades suspensas. Conforme o diretor de esportes de Saltinho Edimar Ribeiro, estava em andamento o Campeonato de 48, o suíço tinha data para começar e o município estava participando de competição regional. Também foram paralisadas as atividades da escolinha Atletas do futuro. O Departamento de esportes de Saltinho está trabalhando internamente e não tem data para o reinicio das atividades.

Termina aqui o Show de bola, Nós voltaremos amanhã, tenham uma ótima tarde e até lá.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.