ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 26 05 2020

-MAIS DE 153 MIL PESSOAS JÁ SE RECUPERARAM DA COVID-19 NO PAÍS

-ALESC SUSPENDE SESSÕES E ATIVIDADES PRESENCIAIS ATÉ A PRÓXIMA SEMANA

-RECURSOS DA VENDA DE LIVRO SERÃO DESTINADOS PARA CLUBE DE SERVIÇO

-HOSPITAL REGIONAL RETOMA CONSULTAS E EXAMES ELETIVOS A PARTIR DE HOJE

-MUNICÍPIO CHEGA A 29 CASOS DE CORONAVÍRUS E SETE PESSOAS CURADAS

-AGRICULTOR SOFRE FERIMENTOS GRAVES AO SER ATINGIDO POR ÁRVORE

-HOMEM MORRE EM TOMBAMENTO DE TRATOR AGRÍCOLA NO INTERIOR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Organização Mundial da Saúde anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em vários países, como precaução. A decisão segue a publicação de um estudo na sexta-feira na revista médica The Lancet que considerou ineficaz ou até prejudicial o uso de cloroquina e seus derivados como a hidroxicloroquina contra a Covid-19. Os detalhes da decisão foram divulgados ontem pelo diretor-geral da OMS, TEDROS ADHANOM. A OMS iniciou há mais de dois meses ensaios clínicos sobre os efeitos da hidroxicloroquina, mas decidiu suspender os testes porque o medicamento não tem sido eficaz contra a Covid-19 em pacientes hospitalizados.

O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou nesta segunda-feira o reforço das medidas sanitárias na cidade de Rivera, no norte do país, na fronteira com o Brasil. No local, foi registrado um surto de Covid-19 que causou duas mortes neste fim de semana. Em entrevista coletiva, LACALLE POU disse que conversou pela manhã o presidente brasileiro JAIR BOLSONARO para colocar em prática um tratado de ação sanitária binacional já existente. O uruguaio também conversou com o governador EDUARDO LEITE para alinhar ações conjuntas no combate ao coronavírus. LACALLE POU também informou que os ministérios do Interior e da Defesa adicionarão dois postos migratórios e sanitários aos dois já existentes nos pontos de fronteira para minimizar o tráfego.

Nesta segunda-feira, a empresa de biotecnologia de Maryland, a Novavax, anunciou planos para iniciar a inscrição de aproximadamente 130 pessoas em um ensaio com uma nova vacina experimental contra a Covid-19. A empresa diz que espera obter resultados preliminares de segurança e eficácia em julho. Esta é a décima companhia do mundo a iniciar testes em humanos de possíveis vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus. O primeiro voluntário foi vacinado na noite desta segunda na Austrália, onde a fase inicial do julgamento está sendo realizada em dois locais. Se os resultados forem promissores, o estudo continuará em sua segunda fase, na qual um grupo maior de participantes em vários países será testado para avaliar a segurança, eficácia e capacidade de redução da vacina contra o novo coronavírus.

O Brasil alcançou na segunda-feira, o total de 153 mil 833 pessoas recuperadas do novo coronavírus. O número representa 41 por cento do total de casos confirmados atualmente. O Brasil tem 374 mil 898 com a doença. A quantidade de pessoas curadas tem crescido a cada dia. Nas últimas 24 horas, três mil 922 pessoas se curaram da doença. Outras 197 mil 592 pessoas seguem em acompanhamento médico. As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil até o começo da noite de ontem. Até o momento, de acordo com dados do ministério da Saúde, o país registra 23 mil 473 óbitos. 807 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24 horas.

As concessões de crédito, no período de 16 de março a 30 de abril de 2020, somaram 472 bilhões reais, incluindo contratações, renovações e suspensão de parcelas. Segundo a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, o crédito para empresas cresceu 75 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado. No momento que o país enfrenta crise do cronavírus e seus impactos na economia, foi registrado um total de contratações de operações de crédito de 326 bilhões reais. Além disso, os bancos já renegociaram sete milhões e 400 mil contratos com operações em dia. Apesar disso, uma pesquisa feita pelo Instituto Getúlio Vargas mostra que o dinheiro não está chegando na ponta. O Indicador de Facilidade de Acesso ao Crédito das Sondagens Empresariais, calculado pelo instituto registrou perda de 31 pontos entre março e abril. Um dos gargalos que principalmente pequenas e médias empresas têm enfrentado é a burocracia.

Ao ser empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em sessão solene realizada nesta segunda-feira, o ministro LUÍS ROBERTO BARROSO defendeu a conciliação e o diálogo como metas a serem buscadas para superar a atual crise pela qual o Brasil atravessa. BARROS disse que é preciso diálogo em vez de confronto e razão pública no lugar das paixões extremadas. O novo presidente do TSE também condenou os recentes ataques contra o Supremo Tribunal Federal. Ele também destacou que o adiamento das eleições municipais para 2022, como quer a Confederação Nacional dos Municípios, está fora de cogitação.

Santa Catarina já tem mais de quatro mil e 600 casos confirmados de dengue, maior número já registrado da doença no estado. Os dados são referentes ao período de 29 de dezembro de 2019 a 16 de maio de 2020 e foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Um novo sorotipo da doença foi identificado no estado, o DENV4. Dos quatro mil 601 casos de dengue confirmados, 93 por cento foram contraídos dentro do estado, ou seja, são autóctones. Joinville, no Norte catarinense, lidera o ranking, com dois mil 958 casos. A dengue atualmente está presente em 46 cidades catarinenses. Dez cidades estão em epidemia, comoCaibi, Maravilha e São Miguel do Oeste. Em comparação com o ano passado, o aumento de casos de dengue em Santa Catarina é de 190 por cento.

A série de demissões em função da crise da pandemia começa a aparecer com mais peso nos números do seguro-desemprego em Santa Catarina. Na primeira quinzena de maio, foram registrados 30 mil 163 pedidos do benefício no Estado, o que representa um crescimento de 118 por cento frente ao mesmo período de 2019, quando foram encaminhadas 13 mil 834 solicitações. Os dados do Ministério da Economia mostram que Santa Catarina foi o sexto Estado com mais solicitações do seguro-desemprego no Brasil. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que é responsável pelo serviço, informou que do total de pedidos feitos na primeira quinzena de maio, 83 por cento foram habilitados. Durante todo o mês anterior, Santa Catarina registrou 45 mil 577 solicitações de seguro-desemprego, o que representou um aumento de 52 por cento frente ao mês de abril de 2019.

A presidência da Assembleia Legislativa confirmou o fechamento da Casa e a suspensão das atividades por uma semana. O motivo é o registro de um caso confirmado do novo coronavírus e outras quatro suspeitas entre servidores da instituição. As atividades estão suspensas até a próxima segunda-feira. A decisão foi tomada em reunião da mesa diretora com os líderes dos partidos. Em nota, a Alesc informou que todos os quatro servidores com suspeita de covid-19 já fizeram testes e aguardam os resultados. Com o fechamento da Alesc, os depoimentos dos ex-secretários da Casa Civil, DOUGLAS BORBA e da saúde, HELTON ZEFERINO e da servidora MÁRCIA GEREMIAS PAULI, que seriam ouvidos na CPI dos respiradores nesta terça-feira, foram transferidos para a terça da próxima semana.

Empresários e ONGs do município estão desenvolvendo a campanha Ajuda Bicho. O objetivo da iniciativa é arrecadar recursos para ajudar as entidades que trabalham com a defesa dos direitos dos animais. De acordo com o empresário GUILHERME GASPERIN, a iniciativa consiste na venda de objetos decorativos em 3D para a comunidade. 50 por cento do valor arrecadado será destinado para as três ONGS que trabalham com animais abandonados. GASPERIM disse que o objetivo é repassar 500 reais para cada entidade. O dinheiro será usado na compra de vacinas, ração e medicamentos para os animais.

O jornalista e advogado AGEU VIEIRA está lançando um livro sobre a luta armada na época do regime militar. A obra “Guerrilha de 65” revela que a primeira atividade armada contra a ditadura aconteceu em Três Passos, município gaúcho que fica à cerca de 40 quilômetros de Itapiranga. No livro, VIEIRA conta que o grupo que se insurgiu contra o golpe militar em Três Passos passou pela região extremo-oeste, sendo perseguido pelo exército. A obra produzida pelo jornalista foi produzida com base em reportagens e documentos encontrados na Biblioteca Pública Nacional. O livro está a venda nas livrarias da cidade.

Os recursos obtidos com a venda do livro “Guerrilha de 65” serão revertidos para o Lions Clube São Miguel Universidade. De acordo com o autor da obra, AGEU VIERA, o objetivo é auxiliar o clube de serviço que viu as receitas caírem por conta da pandemia de coronavírus. Sem poder realizar eventos e atividades para arrecadar recursos, o Lions tem dificuldades para manter os atendimentos e projetossociais. VIEIRA disse que o recurso gerado pela venda dos exemplares do livro será usado nas ações do Lions. O jornalista comentou que a obra “Guerrilha de 65” foi produzida a partir de pesquisas que ele está fazendo para contar a história da família Nunes Vieira. Ele identificou que um familiar dele fez parte da luta armada contra o regime miliar e resolveu publicar um livro a respeito desse assunto.

Sendo de conhecimento a estreita relação dos acidentes de trânsito com a embriaguez ao volante, a 3ªCia da

A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste recebeu três aparelhos de etilômetro passivo para uso em operações de fiscalização e repressão aos crimes de embriaguez ao volante. O equipamento permite que o teste do bafômetro seja realizado à distância, sem que o motorista tenha que sair do carro. De acordo com o comandante da PRE, DEIBER HAFLIGER, os aparelhos fazem parte das últimas aquisições de equipamentos, armamentos, munições e viaturas que vem sendo realizadas para o melhor aparelhamento da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina. Ele disse que os aparelhos vão melhorar o trabalho realizado pelas equipes dos Postos de Iporã do Oeste, Bom Jesus e São Lourenço.

O uso do etilômetro passivo nas viaturas da Polícia Rodoviária Estadual vão aumentar a segurança nos mais de novecentos quilômetros de rodovias estaduais localizadas no extremo oeste catarinense. O comentário é do comandante da PRE na região, DEIBER HAFLIGER. Ele explicou que o aparelho dará maior agilidade às abordagens Policiais permitindo que todos os motoristas sejam fiscalizados. A verificação dura poucos segundos e o motorista sequer precisa descer do veículo. Esses aparelhos já foram usados pela Polícia Militar Rodoviária na região em operações especiais como o carnaval e a Oktoberfest. Nesses trabalhos, mais de uma centena de condutores foram flagrados dirigindo sob a influencia de álcool. Na época, os aparelhos eram emprestado pela Polícia Rodoviária Federal. Agora, as viaturas da PRE passam a dispor desse aparelho nas 24 horas de policiamento.

A campanha de arrecadação de recursos via fatura de energia elétrica segue na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do comandante interino do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar com sede em São Miguel do Oeste, Major MARCO ANTÔNIO EIDT. De acordo com ele, a campanha é antiga na região e segue em pleno funcionamento. Conforme ele, devido à pandemia causada pela Covid-19 às visitas às residências acabaram sendo suspensas. Segundo EIDT, o objetivo é evitar o contato com muitas pessoas nesse momento de pandemia.

As visitas às famílias eram realizadas visando conseguir novos doadores para a campanha do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste. A afirmação é do comandante interino do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Major MARCO ANTÔNIO EIDT. Ele destacou que diante do novo coronavírus, esse trabalho está temporariamente suspenso. Questionado sobre a participação da comunidade regional nesse projeto, EIDT declarou que a região abraçou essa causa e por isso os números são positivos. O Major ressaltou que até o momento, cerca de cinco mil unidades consumidoras já aderiram a campanha do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste.

As doações feitas pela comunidade regional através da fatura de energia elétrica são de extrema importância para o Corpo de Bombeiros. O comentário é do comandante interino do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Major MARCO ANTÔNIO EIDT. Ele lembrou que devido a esses recursos, o batalhão já adquiriu uma ambulância totalmente nova. Ele revelou que o foco agora é adquirir equipamentos mais modernos para equipar as viaturas, além de produtos e equipamentos de proteção individual. EIDT disse que a intenção é que novos doadores sejam alcançados com o passar do ano. Ele salientou que o valor mais comum doado pelas famílias é entre dois e cinco reais, sendo que o valor mínimo é de dois reais. O Major MARCO ANTÔNIO EIDT enfatizou que os interessados em participar desse projeto podem ligar no número 3631-3400 ou então procurar o Corpo de Bombeiros Militar em São Miguel do Oeste.

A câmara de vereadores terá sessão extraordinária na próxima quinta-feira, dia 28. A convocação foi feita pelo presidente da casa, EVERALDO DI BERTI. O encontro virtual está marcado para as sete horas da noite e servirá, exclusivamente, para votação dos projetos que alteram o plano diretor. Serão votados em primeiro turno os projetos que tratam do parcelamento do solo urbano, que alteram as normas do Código de Obras e Edificações e o sistema viário. Também serão votados os projetos que foram aprovados em primeiro turno. As matérias que já tiveram a primeira análise foram aprovadas com cinco emendas apresentadas pelos vereadores.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso vai retomar, a partir desta terça-feira, as consultas e exames eletivos. Os atendimentos dos casos não emergenciais estavam suspensos desde março. Na última quarta-feira, o Governo do Estado decretou que as unidades hospitalares estão autorizadas a reiniciar as atividades ambulatoriais, respeitando a capacidade de 50 por cento dos espaços e da produção anterior à Pandemia. Além disso, as unidades deverão seguir uma rotina atenta aos métodos de prevenção como higiene das mãos e uso de máscaras por todos os profissionais e pacientes. De acordo com o diretor de Apoio do Hospital Regional, RODRIGO LOPES, os municípios foram oficiados sobre as orientações para retomar o encaminhamento dos pacientes eletivos.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso vai respeitar a portaria da secretaria de Saúde e proporcionar segurança tanto aos pacientes que estão internados, como aos que vierem para consultas e exames eletivos. A afirmação é do diretor de Apoio do Hospital, RODRIGO LOPES. Ele destacou que a preocupação central é com a segurança das pessoas que agora vão voltar a receber atendimento eletivo na unidade. Sobre as cirurgias eletivas, LOPES disse que, seguindo a portaria da Secretaria de Saúde, os procedimentos seguem suspensos. Como o Hospital tem o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, as cirurgias eletiva ainda não serão retomadas. Ele explicou que os setores e fluxos são separados, mas a orientação do Governo do Estado é de manter suspensas as cirurgias nesses locais.

O Hospital Regional definiu uma série de medidas de segurança para a retomada das consultas e exames eletivos na unidade. A principal delas é que os atendimentos irão respeitar o quantitativo de 50 por cento das consultas ofertadas anteriormente à pandemia. A entrada com máscaras nas dependências do Hospital será obrigatória, além da higienização das mãos com álcool em gel. Os acompanhantes serão liberados somente ao grupo prioritário e será formada uma fila única para entrada, respeitando o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas. A temperatura corporal também será aferida antes da entrada das pessoas no Hospital e o paciente poderá entrar no somente no período da consulta.

A Vigilância Epidemiológica registrou mais um caso de covid-19 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Trata-se de um homem de 58 anos que apresentou sintomas respiratórios e está em isolamento domiciliar. Esse foi o vigésimo nono caso de coronavírus confirmado em no município. Também ontem, a secretaria de Saúde confirmou que mais três pessoas se recuperaram da doença. São dois homens e uma mulher que estão há mais de 14 dias sem os sintomas da Covid-19 e, portanto, são considerados curados. Até agora, sete pessoas já se recuperaram da doença. Das 22 pessoas que ainda tem Covid-19, 21 permanecem em isolamento domiciliar e apenas um paciente está internado no hospital.

A principal recomendação do Comitê de Crise do Coronavírus continua sendo para que, na medida do possível, as pessoas permaneçam em casa. Os moradores que apresentarem sintomas respiratórios intensos, como febre persistente acima de 37 vírgula oito graus por mais de 24 horas e falta de ar, devem fazer contato com a Central de Informações Covid-19. O telefone para contato é o 3631-2010. Um profissional vai avaliar a situação do paciente e encaminhar as orientações necessárias. Se houver a necessidade, o morador deve buscar atendimento no Centro de Triagem, que fica localizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O atendimento é das oito da manhã às oito da noite.

A Polícia Militar realizou 862 vistorias em estabelecimentos comerciais da região para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias determinadas em decorrência da pandemia do coronavírus. Os policiais militares tem percorrido o comércio verificando questões como o uso da máscara por clientes e funcionários e a lotação dos estabelecimentos. Também são realizadas vistorias em locais conhecidos como de aglomeração de pessoas, como loteamentos e mirantes. Na última semana foram expedidos 10 termos de notificação e interditado um estabelecimento por descumprimento de normas sanitárias. Além disso, foram expedidos dois termos circunstanciados pelo descumprimento destas medidas em São Miguel do Oeste.

Um fugitivo da penitenciária de Chapecó foi recapturado nesta segunda-feira em Paraíso. A Polícia Militar cumpriu um Mandado de Prisão e Recaptura de foragido por volta das 11 horas da manhã. O homem recebeu o benefício da saída temporária do dia das mães, mas não retornou para o presídio de Chapecó. O fugitivo foi localizado e preso pela guarnição da Polícia Militar de Paraíso com o apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático. O Homem foi entregue na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste e transferido para Chapecó.

Um homem condenado por tentativa de homicídio foi preso no começo da manhã de hoje no município de Iporã do Oeste. A prisão aconteceu por volta das seis horas da manhã na rua Sete de Setembro. Quando as equipes da Polícia Militar chegaram na casa, o homem tentou fugir pela janela dos fundos. Ele acabou cercado e preso. O homem foi conduzido até a unidade prisional em São Miguel do Oeste para o início do cumprimento da pena. Ele foi condenado por tentativa de homicídio ocorrida em

2011 na cidade de São João do Oeste. O Homem já havia fugido em outra oportunidade do sistema prisional e foi recapturado.

Um agricultor ficou ferido ao ser atingido por uma árvore na tarde de ontem no interior de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das três e meia nas proximidades da entrada de linha Jacutinga. A vítima de 55 anos realizava o corte de árvores quando uma delas caiu sobre as pernas dele. Ele sofreu fratura na perna esquerda e esmagamento na perna direita. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e conduzido ao hospital regional para atendimento médico.

Em Campo Erê, um homem morreu em um acidente com um trato agrícola. O fato aconteceu na Linha Belo Horizonte, interior do município por volta das nove e meia da noite. O trator Massey Ferguson 630 caiu sobre a vítima, um homem de 49 anos. JOSÉ ADEMIR PONCIO morreu na hora. Quando os socorristas chegaram o homem já estava sem os sinais vitais. O local foi isolado pelas guarnições do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. As causas do acidente ainda não foram confirmadas oficialmente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.