-MAIS DE 153 MIL PESSOAS JÁ SE RECUPERARAM DA COVID-19 NO PAÍS
-ALESC SUSPENDE SESSÕES E ATIVIDADES PRESENCIAIS ATÉ A PRÓXIMA SEMANA
-GOVERNO DE TUNÁPOLIS TEME QUE QUEDA NA RECEITA INTERFIRA EM INVESTIMENTOS PREVISTOS NO MUNICÍPIO
-DESCANSO ESTÁ COM CERCA DE 20 OBRAS EM ANDAMENTO NA CIDADE E NO INTERIOR
-AVICULTORES AGUARDAM NEGOCIAÇÃO PARA AUMENTAR MARGEM DE LUCRO
-TUNÁPOLIS REGISTRA AUMENTO NO ACESSO AOS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELA INTERNET
-PRTB PROJETA VISITAS AO OESTE PARA FORMAÇÃO DE COMISSÕES DAS ELEIÇÕES DE 2022
-PM CUMPRE DOIS MANDADOS DE PRISÃO DURANTE A MANHÃ
-PRESO HOMEM QUE FUGIU APÓS SER ABORDADO COM DROGAS E CARRO ROUBADO
-HOMEM MORRE EM ACIDENTE COM TRATOR NO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A Organização Mundial da Saúde anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em vários países, como precaução. A decisão segue a publicação de um estudo na sexta-feira na revista médica The Lancet que considerou ineficaz ou até prejudicial o uso de cloroquina e seus derivados como a hidroxicloroquina contra a Covid-19. Os detalhes da decisão foram divulgados ontem pelo diretor-geral da OMS, TEDROS ADHANOM.A OMS iniciou há mais de dois meses ensaios clínicos sobre os efeitos da hidroxicloroquina, mas decidiu suspender os testes porque o medicamento não tem sido eficaz contra a Covid-19 em pacientes hospitalizados.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou nesta segunda-feira o reforço das medidas sanitárias na cidade de Rivera, no norte do país, na fronteira com o Brasil. No local, foi registrado um surto de Covid-19 que causou duas mortes neste fim de semana. Em entrevista coletiva, LACALLE POU disse que conversou pela manhã o presidente brasileiro JAIR BOLSONARO para colocar em prática um tratado de ação sanitária binacional já existente. O uruguaio também conversou com o governador EDUARDO LEITE para alinhar ações conjuntas no combate ao coronavírus. LACALLE POU também informou que os ministérios do Interior e da Defesa adicionarão dois postos migratórios e sanitários aos dois já existentes nos pontos de fronteira para minimizar o tráfego.
Nesta segunda-feira, a empresa de biotecnologia de Maryland, a Novavax, anunciou planos para iniciar a inscrição de aproximadamente 130 pessoas em um ensaio com uma nova vacina experimental contra a Covid-19. A empresa diz que espera obter resultados preliminares de segurança e eficácia em julho. Esta é a décima companhia do mundo a iniciar testes em humanos de possíveis vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus. O primeiro voluntário foi vacinado na noite desta segunda na Austrália, onde a fase inicial do julgamento está sendo realizada em dois locais.Se os resultados forem promissores, o estudo continuará em sua segunda fase, na qual um grupo maior de participantes em vários países será testado para avaliar a segurança, eficácia e capacidade de redução da vacina contra o novo coronavírus.
O Brasil alcançou na segunda-feira, o total de 153 mil 833 pessoas recuperadas do novo coronavírus. O número representa 41 por cento do total de casos confirmados atualmente. O Brasil tem 374 mil 898 com a doença. A quantidade de pessoas curadas tem crescido a cada dia. Nas últimas 24horas, três mil 922 pessoas se curaram da doença. Outras 197 mil 592 pessoas seguem em acompanhamento médico. As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil até o começo da noite de ontem. Até o momento, de acordo com dados do ministério da Saúde, o país registra 23 mil 473 óbitos. 807 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24 horas.
As concessões de crédito, no período de 16 de março a 30 de abril de 2020, somaram 472 bilhões reais, incluindo contratações, renovações e suspensão de parcelas. Segundo a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, o crédito para empresas cresceu 75 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado. No momento que o país enfrenta crise do coronavírus e seus impactos na economia, foi registrado um total de contratações de operações de crédito de 326 bilhões reais. Além disso, os bancos já renegociaram sete milhões e 400 mil contratos com operações em dia. Apesar disso, uma pesquisa feita pelo Instituto Getúlio Vargas mostra que o dinheiro não está chegando na ponta. O Indicador de Facilidade de Acesso ao Crédito das Sondagens Empresariais, calculado pelo instituto registrou perda de 31 pontos entre março e abril. Um dos gargalos que principalmente pequenas e médias empresas têm enfrentado é a burocracia.
Ao ser empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em sessão solene realizada nesta segunda-feira, o ministro LUÍS ROBERTO BARROSO defendeu a conciliação e o diálogo como metas a serem buscadas para superar a atual crise pela qual o Brasil atravessa. BARROS disse que é preciso diálogo em vez de confronto e razão pública no lugar das paixões extremadas. O novo presidente do TSE também condenou os recentes ataques contra o Supremo Tribunal Federal. Ele também destacou que o adiamento das eleições municipais para 2022, como quer a Confederação Nacional dos Municípios, está fora de cogitação.
Santa Catarina já tem mais de quatro mil e 600 casos confirmados de dengue, maior número já registrado da doença no estado. Os dados são referentes ao período de 29 de dezembro de 2019 a 16 de maio de 2020 e foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Um novo sorotipo da doença foi identificado no estado, o DENV4. Dos quatro mil 601 casos de dengue confirmados, 93 por cento foram contraídos dentro do estado, ou seja, são autóctones. Joinville, no Norte catarinense, lidera o ranking, com dois mil 958 casos. A dengue atualmente está presente em 46 cidades catarinenses. Dez cidades estão em epidemia, como Caibi, Maravilha e São Miguel do Oeste. Em comparação com o ano passado, o aumento de casos de dengue em Santa Catarina é de 190 por cento.
A série de demissões em função da crise da pandemia começa a aparecer com mais peso nos números do seguro-desemprego em Santa Catarina. Na primeira quinzena de maio, foram registrados 30 mil 163 pedidos do benefício no Estado, o que representa um crescimento de 118 por cento frente ao mesmo período de 2019, quando foram encaminhadas 13 mil 834 solicitações. Os dados do Ministério da Economia mostram que Santa Catarina foi o sexto Estado com mais solicitações do seguro-desemprego no Brasil. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que é responsável pelo serviço, informou que do total de pedidos feitos na primeira quinzena de maio, 83 por cento foram habilitados. Durante todo o mês anterior, Santa Catarina registrou 45 mil 577 solicitações de seguro-desemprego, o que representou um aumento de 52 por cento frente ao mês de abril de 2019.
A presidência da Assembleia Legislativa confirmou o fechamento da Casa e a suspensão das atividades por uma semana. O motivo é o registro de um caso confirmado do novo coronavírus e outras quatro suspeitas entre servidores da instituição. As atividades estão suspensas até a próxima segunda-feira. A decisão foi tomada em reunião da mesa diretora com os líderes dos partidos.Em nota, a Alesc informou que todos os quatro servidores com suspeita de covid-19 já fizeram testes e aguardam os resultados.Com o fechamento da Alesc, os depoimentos dos ex-secretários da Casa Civil, DOUGLAS BORBA e da saúde, HELTON ZEFERINO e da servidora MÁRCIA GEREMIAS PAULI, que seriam ouvidos na CPI dos respiradores nesta terça-feira, foram transferidos para a terça da próxima semana.
-GOVERNO DE TUNÁPOLIS TEME QUE QUEDA NA RECEITA INTERFIRA EM INVESTIMENTOS PREVISTOS NO MUNICÍPIO
-DESCANSO ESTÁ COM CERCA DE 20 OBRAS EM ANDAMENTO NA CIDADE E NO INTERIOR
-AVICULTORES AGUARDAM NEGOCIAÇÃO PARA AUMENTAR MARGEM DE LUCRO
-TUNÁPOLIS REGISTRA AUMENTO NO ACESSO AOS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELA INTERNET
-PRTB PROJETA VISITAS AO OESTE PARA FORMAÇÃO DE COMISSÕES DAS ELEIÇÕES DE 2022
Conselho Tutelar de Tunápolis dispõe de novos números de telefone para atendimento a população. Segundo a conselheira, WANDA MICHELS, em função de problemas de ligação no número de plantão do Conselho Tutelar, novo número está sendo disponibilizado para o atendimento a população. Ela cita que os números são o 9 91 26 56 50, 9 91 52 44 62 ou o fixo 3632 1064. WANDA destaca que o Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que houver violação nos direitos de crianças ou adolescentes. Ela lembra que o conselho também está disponível para esclarecer dúvidas dos pais, em relação ao período de pandemia em que as crianças permanecem mais em casa em função da suspensão das aulas presenciais. A conselheira enfatiza que o Conselho Tutelar continua realizando seu trabalho, com mais cuidado, principalmente em relação a visitas domiciliares, nos casos mais graves.
Instituto Lixo Zero de Iporã do Oeste lança campanha que incentiva reutilização, doação ou compra no comércio local.Conforme a embaixadora do Instituto no município, DEISE SCHNEIDERS, o objetivo da campanha é incentivar a solidariedade entre as pessoas e também promover ações que condizem com os princípios do lixo zero. DEISE explica que a ideia é que antes de consumir novos bens materiais as pessoas confiram o que já possuem de itens de inverno, o que pode ser consertado ou reaproveitado. Já o que não tiver mais utilidade, a embaixadora orienta que seja doado para pessoas carentes. DEISE ressalta que se for necessária a compra de novas peças, que esta aquisição seja feita nas lojas do município, valorizando o comércio local. O Instituto foi implantado em Iporã do Oeste em setembro de 2019, e já promoveu diversas ações como a Semana do Lixo Zero, implantada por meio de lei municipal.
Campanha do agasalho do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste ocorre em parceria com o Setor Social. Segundo o comandante do quartel, sargento OLDAIR SCHMITZ, a campanha, que se estende até dia 17 de junho, objetiva arrecadar roupas, calçados e cobertores, que serão doados as famílias carentes. O sargento destaca que o quartel espera a colaboração dos cinco municípios de abrangência, sendo Iporã do Oeste, Mondaí, Riqueza, Tunápolis e Santa Helena. OLDAIR SCHMITZ cita que ano passado o volume de doações surpreendeu. Parte foi repassado ao Atelie Solidário, projeto da prefeitura, e outra parte foi destinado às famílias pelo setor Social de Mondaí. Este ano, o sargento cita que a parceria é com o setor Social de Iporã do Oeste. A prioridade, conforme o comandante, são as famílias que tiveram seus bens materiais destruídos por incêndios. As doações em bom estado e embaladas estão sendo recebidas no quartel das 14 as 18 horas.
Prefeitura de Santa Helena investe na compra de 600 novos livros para a biblioteca municipal. Conforme a secretária de Educação, ROSA FOLETTO, a biblioteca, “Portal do Saber”, está localizada em uma sala alugada em frente ao campo de futebol, com atendimento de uma professora. O horário é das sete horas e 30 minutos às 11 horas e 30 minutos, e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A secretária lembra que a orientação é que as pessoas façam a retirada dos livros para leitura em casa, pois em função da pandemia, e para evitar aglomerações, a biblioteca não disponibiliza de espaço para leitura no próprio local. ROSA destaca que o acervo da biblioteca contempla mais de cinco mil obras. Na semana passada mais de 600 novos livros foram adquiridos pela prefeitura, atendendo as diferentes faixas etárias. A retirada dos livros é feito mediante um cadastro dos munícipes.
São João do Oeste retoma sábado os procedimentos cirúrgicos no Hospital Santa Casa Rural. Programa Municipal atendeu 25 pacientes nos meses de janeiro, fevereiro e início de março.A Secretaria de Estado da Saúde proibiu as cirurgias eletivas para priorizar atendimento a possíveis pacientes da Covid-19. Conforme o secretário de Saúde, VITUS RITTER, a pedido dos secretários municipais e devido à grande demanda que a população apresenta, o Governo Estadual decidiu liberar procedimentos com algumas restrições. Salienta que é necessário seguir regras e os gestores municipais estão cautelosos para atender as exigências. RITTER explica que foi autorizado apenas 50 por cento das cirurgias que constam no contrato com o Estado que paga as internações e o município fica responsável pelas despesas médicas. Os pacientes possuem todos os encaminhamentos e cirurgia de maneira gratuita.
São João do Oeste projeta sequência do Programa de Cirurgias para zerar fila de espera. Município tem convênio para realizar 12 cirurgias por mês e com a nova medida foi reduzido para seis procedimentos por mês. VITUS RITTER considera que é um bom número e que vai atender a demanda com sequência nos próximos meses. O secretário de Saúde de São João do Oeste cita cirurgias de pedra na vesícula, hérnia, e retirada de útero. VITUS RITTER diz que os seis pacientes estavam agendados para o mês de março quando o programa foi interrompido. Nova cota já está definida para o mês de junho. Objetivo é dar continuidade ao Programa de Cirurgias Eletivas com 10 tipos de cirurgias que são consideradas de baixa e média complexidade e autorizadas em hospitais de pequeno porte como é o caso de São João do Oeste.
Avicultores aguardam negociação para aumentar margem de lucro. Trabalho de vários anos gera grandes benefícios para a região na avicultura. Atividade segue normal a campo, incubatório, fábricas de rações e frigorífico. Algumas regiões enfrentam dificuldades com redução no abate e perdas para os integrados. Conforme o presidente da Associação Regional dos Avicultores, GENÉSIO ANTON, o alojamento está normal para os integrados da JBS de Itapiranga. Ele ressalta que a agroindústria adotou medidas para evitar propagação do Coronavírus e mantém o abate diário de 195 mil frangos. ANTON aponta como vantagem a referência em defesa agropecuária com o primeiro frigorífico do mundo a ter um projeto de compartimentação da avicultura de corte. O sistema implantado em Itapiranga funciona mapeando e isolando os aviários e frigoríficos, como um sistema fechado, e é garantia de sanidade e segurança alimentar.
Para o presidente da Associação, a avicultura enfrenta dificuldades semelhantes de outras atividades. Nos municípios do Extremo Oeste a unidade de Itapiranga, há 10 anos, possuía 390 integrados e atualmente são 215 e com a mesma produção de frangos. A AVIEOSC contratou consultoria nas áreas administrativa, contábil e jurídica para dar maior clareza em suas ações. GENÉSIO ANTON relata que em março teria encontro com a agroindústria para negociação em todos os itens de produção. Esta pauta foi adiada para junho em virtude da pandemia. O presidente diz que será feita uma proposta concreta e clara para negociação sobre custo de produção e margem de lucro. Dos 215 integrados, 85 estão filiados na associação. ANTON diz que o avanço é lento para garantir ações corretas por parte da AVIOESC e também dos integrados que precisam entender como funciona a pauta de reivindicações e os benefícios que a associação proporciona.
Capacitação incluiu formas corretas de negociação com a agroindústria em busca de melhor rendimento aos avicultores. GENÉSIO ANTON, cita os benefícios proporcionados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no treinamento pelo Programa Cadec Brasil sobre gerenciamento de custos de produção. Objetivo é garantir procedimentos corretos nas negociações seguindo legislação e também ter o compromisso em oferecer um frango de qualidade. ANTON relata que o investimento é elevado e o prazo de pagamento em até 12 anos, gerou problema no momento de fazer o re-investimento para manutenção e implantação de novas tecnologias. Além da necessidade de frequentes investimentos, outro problema apontado é a falta de mão de obra. ANTON avalia que a margem de lucro precisa ser atrativa para viabilizar a dedicação que a avicultura exige e ainda atrair os jovens para a criação de frangos.
GENÉSIO ANTON aponta vantagens que integrados da JBS aves de Itapiranga possuem com a compartimentação. O certificado é reconhecido pelo sistema de produção fechado no qual os ovos, os pintainhos, o abate e os caminhões de ração devem circular dentro de um compartimento. O frango precisa nascer, se desenvolver e ser abatido dentro de uma unidade geográfica, no caso, 28 municípios do Extremo- Oeste catarinense. A intenção é reduzir o risco de introdução de doenças, aumentar a qualidade dos produtos e garantir a segurança alimentar dos consumidores. ANTON observa que acompartimentação blinda o setor contra possíveis doenças e traz uma capacidade de resposta muito mais rápida frente a qualquer evento epidemiológico. A unidade da JBS de Itapiranga exporta para os países mais exigentes do mundo como União Europeia, Reino Unido, Rússia, Japão e Arábia Saudita.
Descanso está com cerca de 20 obras em andamento na cidade e no interior. Conforme o assessor de projetos da prefeitura de Descanso, ÉLCIO GESIUR, no momento estão em andamento 20 projetos relacionados a obras públicas, em etapas que variam desde início até fase de conclusão de alguns destes investimentos. Ele explica que no setor de Educação estão em andamento às reformas das escolas, aproveitando o período sem aulas presenciais. Na cultura o centro cultural está na fase estrutural e o projeto do Morro do Cristo já foi licitado, a empresa vencedora definida e o dinheiro está na conta da prefeitura. No esporte, comunidades contempladas com recursos estão executando melhorias nos ginásios, e na cidade está ocorrendo a reforma do ginásio municipal. O assessor de projetos cita que estas obras nos ginásios contemplam também praças para crianças, com areia a parquinho.
No setor de infraestrutura, está em andamento à pavimentação com pedras irregulares no acesso ao viveiro, e outras ruas, além de linha Cruzinhas, também serão contempladas em breve. E ainda no setor de saúde, ÉLCIO GESIUR cita a reforma do posto de Itajubá que inicia em breve. O assessor de projetos da prefeitura de Descanso explica que todas as obras públicas passam pela análise do setor de engenharia. Ele comenta que o setor também analisa projetos particulares da população, com adequação e aprovação, por exemplo, do sistema de tratamento de esgoto. Em função da pandemia, ÉLCIO comenta que o setor de projetos teve alguns entraves na liberação de recursos do governo federal, além da paralisação de 15 dias de algumas obras.
Administração de Tunápolis teme que queda na receita interfira em investimentos previstos no município. De acordo com o secretário de Administração e Finanças, DONATO LAUSCHNER, como já previsto, em função da pandemia, tem se confirmado a queda nas receitas. Ele comenta que a maior receita do município é o ICMS, e é justamente este imposto que vem impactando a maior redução. O secretário ressalta que somente nos últimos dois meses a queda nas receitas foi de 150 mil reais por mês. Ele diz que isso obriga a administração a tomar medidas de contenção de despesas, e inclusive repensar investimentos previstos, caso a situação piore. LAUSCHNER cita entre os projetos em andamento a construção da nova creche, em que 80% dos recursos são próprios do município. Metade desta obra já está concluída. A casa mortuária também já teve as obras iniciadas, e já foi concluída uma etapa da segunda adutora do recalque de água do Rio Peperi. O investimento é superior a 250 mil reais.
O secretário de Administração e Finanças cita também a reestruturação do projeto do centro esportivo municipal, com recursos do governo federal. DONATO LAUSCHNER comenta que um projeto já concluído e licitado é a conclusão do centro de múltiplo uso de Pitangueira, com recursos de emenda e do município. Na linha Fátima está prevista a conclusão do ginásio municipal, com diversas melhorias internas. LAUSCHNER destaca também serviços em outros setores, a exemplo do crédito rural para os agricultores, e o trabalho da secretaria de Transportes e Obras com a limpeza e abertura de fontes. Ele diz que a situação financeira do município é boa, o que garante maior tranquilidade no momento apesar da queda na arrecadação. O secretário lembra que o decreto de situação de emergência devido à estiagem está na fase final de homologação, o que irá auxiliar os agricultores na prorrogação de dívidas e ações de auxílio pela administração.
Tunápolis registra aumento no acesso aos serviços disponibilizados pela internet. Segundo a fiscal de tributos, LILIAN EIDT, para facilitar o acesso dos munícipes aos serviços municipais, a prefeitura disponibiliza no site, www.tunapolis.sc.gov.br, a ferramenta “Cidadão Web”. Ela explica que no espaço “serviços ao cidadão” o munícipe tem acesso a certidões negativas de débito ou de imóveis e diversas guias, como IPTU, serviços de máquina, alvará ou outros impostos municipais. LILIAN destaca que o acesso a ferramenta “Cidadão Web” vem registrando aumento, principalmente no período de pandemia em que os munícipes podem acessar todos os serviços municipais sem sair de casa. O acesso a ferramenta pode ser feita com o CPF ou CNPJ. A fiscal de Tributos lembra que o setor também disponibiliza um número de WatsApp, em que podem ser enviadas dúvidas diversas dos munícipes. O número é o 9 9107354.
Em função da pandemia, a fiscal de tributos explica que o município está oferecendo a opção de parcelamento dos débitos municipais. LILIAN EIDT destaca que a lei define que o débito pode ser parcelado em até dez vezes sucessivas e mensais. Cada parcela deve ter valor superior a 155 reais. Ela comenta que o objetivo é auxiliar os munícipes e também evitar a inadimplência. O Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU, teve o vencimento da primeira parcela no dia 30 de abril e a segunda parcela vence no dia 29 de maio. A fiscal cita que a terceira parcela vence no final de junho, e a quarta no final de julho. Ela lembra que as guias estão sendo enviadas pelo WatsApp, ou então, podem ser retiradas e pagasSicoob Creditapiranga. A estimativa do município é arrecadar 130 mil reais com o IPTU 2020.
PRTB estrutura eleições municipais e já projeta formação de comissões para eleições de 2022. Conforme o presidente estadual do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, PRTB, GUSTAVO MACHADO, o partido de direita está presente em Santa Catarina há 23 anos, fundado por LEVI FIDELIS. O PRTB é o partido do vice-presidente da república, general HAMILTON MOURÃO. O presidente afirma que desde o ano passado o partido vem de uma reconstrução, e hoje está presente em 35 cidades do estado, com meta de chegar a 70 municípios até final do ano. GUSTAVO MACHADO destaca que para as eleições de 2020 o PRTB já possui pré-candidatos a prefeito e vários nomes já definidos para concorrerem como vereadores. Segundo o presidente do PRTB, o partido preserva uma boa imagem porque nunca foi mencionado em escândalos ou corrupções.
Nos municípios, o presidente estadual do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, PRTB, explica que no momento estão sendo construídas as comissões provisórias. GUSTAVO MACHADO explica que o objetivo é buscar lideranças municipais, já em preparação as eleições estaduais e nacionais de 2022. Ele lembra que novas filiações no momento não podem ser feitas porque até o momento não houve alteração na data das eleições municipais. O presidente do PRTB esclarece que o partido tem projetado as visitas aos municípios a partir de final de junho, para estruturar as comissões, o que também depende de como vai se estender a situação da pandemia. MACHADO defende que as pessoas se interessem e participem da política, o que é importante para o desenvolvimento do local onde cada um mora.
Sendo um partido de direita, o presidente afirma que o PRTB está alinhado ao que defende o presidente JAIR BOLSONARO. GUSTAVO MACHADO considera que às vezes o presidente da república é mal interpretado, pois ele nunca afirmou que a doença do coronavírus não existe, mas sim, que a pandemia vai trazer mais prejuízos à economia do que mortes, e lamenta o número de mais de 22 mil óbitos no país. Ao dizer isso, o presidente do partido usa o termo “mais falidos do que falecidos”. GUSTAVO MACHADO avalia ainda que as medidas em relação ao fechamento do comércio devido à pandemia podiam ter sido tomadas de forma diferente, o que agora poderia garantir melhores condições de sobrevivência, principalmente as pequenas e médias empresas. Para o presidente do PRTB, as manifestações mostram que BOLSONARO está tendo o apoio popular.
-PM CUMPRE DOIS MANDADOS DE PRISÃO DURANTE A MANHÃ
-PRESO HOMEM QUE FUGIU APÓS SER ABORDADO COM DROGAS E CARRO ROUBADO
-HOMEM MORRE EM ACIDENTE COM TRATOR NO INTERIOR
PM de Belmonte flagra moradores descumprindo medidas de isolamento social. Por volta das 15 horas desta segunda-feira a Polícia Militar, em fiscalização, flagrou um descumprimento de isolamento o qual foi enquadrado em infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Ao efetuar a fiscalização de uma residência na qual seis pessoas estão em isolamento em razão de ter contato ou sintomas da Covid-19, somente três pessoas estavam em casa. Foi confeccionado o boletim de ocorrência informando o descumprimento das medidas.
Polícia Militar chega a 50 mil fiscalizações no trabalho de combate ao Covid-19. Até esta segunda-feira, foram registradas 50 mil 472 ocorrências, nas quais foram realizadas 893 notificações, 210 estabelecimentos foram interditados, foram lavrados 684 termos circunstanciados e 31 pessoas foram presas em razão do descumprimento das medidas. Ao longo desses últimos meses, a Polícia Militar teve que se adaptar de acordo com a evolução das medidas restritivas, desenvolvendo sistemas informatizados, para poder dar ao policial em operação as condições de continuar com o seu trabalho operacional no combate ao crime. Segundo o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel DIONEI TONET, as ações deverão continuar, além de novas operações de Segurança.
Trabalhador fica ferido em queda de árvore no interior.Um homem de 55 anos ficou gravemente ferido após ser atingido por uma árvore na tarde desta segunda-feira na Linha Jacutinga interior de São Miguel do Oeste.De acordo com informações, populares ouviram gritos de alguém pedindo por socorro. Ao tentar identificar de onde vinham os chamados, foi localizada a vítima em uma área de reflorestamento. Um eucalipto estaria sobre seu corpo. A suspeita é de que o acidente com a árvore tenha ocorrido ainda no início da tarde.Os Bombeiros foram acionados e se deslocaram ao local para prestar os primeiros socorros e remover a árvore de cima do homem.Ele foi imobilizado e conduzido ao Hospital Regional, com suspeita de fratura nas duas pernas e esmagamento em um pé.
Dois homens são presos pelas PM na manhã desta terça-feira em Iporã do Oeste. As prisões ocorreram no início da manhã desta terça-feira, por volta das seis horas, na cidade de Iporã do Oeste. Um dos presos é um homem de 33 anos, foragido do sistema penitenciário. Quando da chegada da guarnição ele tentou fugir por uma janela, mas foi capturado e preso. O preso já havia fugido em outra oportunidade do sistema prisional e foi recapturado. Segundo a PM, o foragido é condenado por tentativa de homicídio ocorrido em 2011 na cidade de São João do Oeste. Esta prisão ocorreu na Rua 7 de Setembro. A segunda prisão foi de um homem de 25 anos, na Rua João Arhur Giehl. Ele foi preso em sua residência por falta de pagamento da pensão alimentícia. Os dois foram conduzidos para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. As prisões contaram com apoio da guarnição da PM de Tunápolis.
O homem preso na manhã de hoje em Iporã do Oeste, tentou matar o padrasto no interior de São João do Oeste. O crime ocorreu em 11 de janeiro de 2011, em uma propriedade agrícola na comunidade de Macuco. A vítima, um homem de 48 anos, foi acordada com o barulho na porta de casa por volta das 23 horas. Ao conferir quem estava na residência acabou sendo atacado pelo enteado, na época com 23 e hoje com 33 anos. Ele desferiu golpes de facão atingindo o padrasto no rosto, braços e costas. A Polícia Militar foi acionada e socorreu o homem com ferimentos graves. A vítima permaneceu internada e se recuperou dos ferimentos.
Polícia Militar Rodoviária apreende mais de 60 quilos de maconha e recupera carro roubado. A ocorrência foi registrada na tarde desta segunda-feira, em Nova Erechim, por volta das 17 horas 30 minutos. Uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário, TOR, estava em Patrulhamento Tático Móvel na SC 160, em Pinhalzinho, quando ao abordar um Honda City, com placas de São Paulo, o condutor arrancou o automóvel bruscamente ao receber ordem de parada. Ele tentou inclusive atropelar os policiais. O homem abandonou o veículo na área rural de Nova Erechim, entrando em área de mata, não sendo possível prendê-lo. No carro, a guarnição encontrou diversos tabletes de maconha, totalizando 61 kg. O veículo estava com placas clonadas de um automóvel similar de São Paulo. O carro recuperado era do Rio Grande do Sul, e foi tomado em assalto por dois armados no município de Taquara, em março.
Polícia prende homem que fugiu após ser flagrado com carro roubado e drogas. O comandante da Polícia Militar Rodoviária, capitão DEIBER HAEFLIGER, repassou a reportagem do Portal Peperi que o homem, natural do Rio Grande do Sul, foi preso pelas guarnições da PM de Nova Erechim e Pinhalzinho enquanto estava tentando pegar carona. O capitão enaltece a contribuição da população que repassou informações a polícia a partir da divulgação feita pela mídia. A ocorrência teve o apoio do SAER, PM de Pinhalzinho e de Nova Erechim, além da Polícia Militar Rodoviária e Tático Ostensivo Rodoviário.
Homem morre em acidente com trator no interior. O fato ocorreu nesta segunda-feira, na Linha Belo Horizonte, interior do município de Campo Erê. Por volta das 21 horas e 35 minutos o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamado para atender a um acidente com trator. A máquina estava tombada em cima da vítima, identificada como JOSÉ ADEMIR PONCIO de 49 anos. Quando os socorristas chegaram o homem já estava sem os sinais vitais. Além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, foram acionados Polícia Civil e IML.